You are on page 1of 5

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIA DE SO PAULO ACRDO/DECISO MONOCRTICA REGISTRADO(A) SOB N

139

ACRDO
Agravo Regimental n

I iiiiii mil uni uni um uni mil uni mi mi


"03057802* da

Vistos, relatados e discutidos estes autos de 991.09.025425-3/50000, Comarca de Pindamonhangaba, em que agravante BANCO NOSSA CAIXA S/A sendo agravado MARIA EDNA LUIZ DE MOURA (JUSTIA GRATUITA). ACORDAM, em 18" Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO COM APLICAO DE MULTA, V.U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos

Desembargadores

WILLIAM

MARINHO

(Presidente),

JURANDIR DE SOUSA OLIVEIRA E ALEXANDRE LAZZARINI. So Paulo, 15 de junho de 2010.

UTlu
WILLIAM MARINHO PRESIDENTE E RELATOR

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

18 1 Cmara de Direito Privado


VOTO N : 15271 AREG. N : 991.09.025425-3/50000 COMARCA: Pindamonhangaba AGTE. : Banco Nossa Caixa S/A AGDA. : Maria Edna Luiz Moura

AGRAVO REGIMENTAL. Deciso monocrtica. No provimento do agravo de instrumento. /. O agravo do art 557, Io do CPC no visa abertura de nova instncia de julgamento, impondo-se ao recorrente que traga argumentos capazes de alterar a convico esposada na deciso monocrtica. Agravo regimental no provido com cominao de multa.

1) Cuida-se de agravo regimental contra deciso monocrtica que negou provimento ao agravo de instrumento interposto (fl. 35/v). O banco-agravante alega que "a r. deciso que negou seguimento ao recurso de apelao interposto pelo, ora agravante, merece ser reformada''' {sic). Alega ter sido tolhido seu direito de obter uma deciso colegiada (fls. 35/39). E o relatrio.

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO 18 Cmara de Direito Privado

2) Eis o teor da r. deciso hostilizada:


"Vistos, 1) O presente agravo de instrumento foi tirado contra a r. deciso que determinou o desbloqueio de conta corrente, nos autos da ao ordinria subjacente (fl. 8). O baneo-ru, ora agravante, sustenta a ausncia dos requisitos ensejadores da antecipao de tutela. Alega que o carto de crdito fornecido autora, ora agravada, foi bloqueado em razo de expirao do prazo de validade. Reputa inexistente qualquer bice movimentao da conta 2) A insurgncia no prospera. Com efeito, a sistemtica processual faculta ao juiz conceder, 'a ttulo de antecipao de tutela', provimento 'de natureza cautelar', consoante a regra do art. 273, 7B, do CPC. No caso em discusso, alega a agravada que teve dificultada a movimentao veementemente. Tendo em vista que a conta corrente foi aberta para recebimento de penso alimentcia, no se afigura teratolgica a deciso de primeiro grau que determinou "o imediato desbloqueio da conta n 01-0239103, agncia 0036-1, no prazo de 48 horas, sob pena de multa diria de R$ 500,00 reais" (fl. 8), enquanto perdurar a presente demanda. A bem da verdade, no se verifica nenhuma 'leso grave e de difcil reparao' em razo do desbloqueio da conta corrente, eis que o prprio banco-agravante alega que o bloqueio do carto de crdito no se deu "em razo da existncia de dbito" (fl. 4). Dessarte, por ora, foi dada a melhor soluo ao caso, devendo ser mantida a antecipao de tutela. 3) Por essas razes, nego provimento ao agravo, e seu conseqente seguimento, determinando a remessa dos autos . Vara de origem, consoante faculdade do art. 557, do CPC" ( f l . 98/v). da conta corrente, o que o banco-agravante rechaa corrente em questo, nos caixas tradicionais de suas agncias (fls. 2/7).

Agravo Regimental n 991.09.025425-3/50000 - Voto 15271

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

18 Cmara de Direito Privado

3) O agravo regimental no merece provimento, eis que no se vislumbra nenhum novo argumento capaz de alterar a convico esposada na deciso monocrtica, seno a tentativa de reabertura da discusso j travada e rejeitada. A bem da verdade, as razes recursais esto dissociadas da deciso monocrtica hostilizada, o que inadmissvel. Nesse sentido, a jurisprudncia desta Egrgia Corte: "Agravo regimental interposto contra deciso que negou seguimento a agravo de instrumento, por ser manifestamente improcedente - O recorrente no trouxe argumentos novos capazes de infirmar a deciso monocrtica proferida - Recurso improvido" (Ag. Reg. n 7.378.057-5/01, Rei. Des. CARLOS ALBERTO LOPES, j . 1.9.2009). "AGRAVO INTERNO. RECURSO NO CONHECIDO PRINCPIO DA DIALETICIDADE. 1. O agravo interno no visa possibilitar ao recorrente nova instncia de julgamento. Imperioso comprovar-se que a deciso recorrida acha-se em franca desarmonia com os precedentes predominantes nos Tribunais. 2. Razes do apelo que esto sem correlao com o pedido inicial e com o que foi decidido na r. sentena. Juzo de admissibilidade. Regularidade Formal. Principio da Dialeticidade. Recurso desprovido" (Ag. Reg. n 841.684-5/3-01, Rei. NOGUEIRA DIEFENTHLERJ. 14.12.2009).

Agravo Regimental n 991.09.025425-3/50000 - Voto 15271

PODER JUDICIRIO
TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

183 Cmara de Direito Privado

Houve

expresso

exame

do

mrito

do recurso,

especialmente quanto s peculiaridades do caso, sem que se tenha concludo pela existncia de qualquer teratologia na r. deciso interlocutria proferida pelo MM. Juzo a quo. Dessarte, por qualquer ngulo que se examine a questo posta em debate, no se verifica nenhum desacerto na deciso monocrtica e, diante da ausncia de fundamentos do presente agravo regimental, impe-se a cominao de multa, nos termos do art. 557, 2, do CPC. 4) Ante todo o exposto, nega-se provimento ao presente agravo regimental, condenando-se o agravante ao pagamento de multa de 1 % sobre o valor corrigido da causa.

William Marinho Relator

Agravo Regimental n 991.09.025425-3/50000 - Voto 15271

You might also like