You are on page 1of 20

Demanda Qumica de Oxignio (DQO)

O que DQO?
DQO uma medida indireta dos orgnicos. DQO a medida pelos orgnicos oxidados com um forte oxidante (dicromato) e medio da quantidade de oxidante consumido na reao. A correlao entre a DQO e DBO muito discutvel e, na grande maioria das situaes, no se aplica.
2

O que DQO (Standard Method)?


DQO uma medida do oxignio equivalente do contedo de matria orgnica de uma amostra que passvel de oxidao por um forte oxidante qumico.
Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater Mtodo de Refluxo Aberto Mtodo de Refluxo Fechado, Titimtrico Mtodo de Refluxo Fechado, Colorimtrico
3

O que DQO (Standard Method)?

Em outras palavras.

- DQO uma medida indireta da quantidade de compostos orgnicos presentes na amostra de gua.

O que DQO (Standard Method)?


O teste de DQO utiliza um forte oxidante qumico (dicromato de potssio), cido, e calor para oxidar o carbono orgnico em dixido de carbono e gua .

O que DQO?
Reao DQO 2 KC8H3O4 + 10 K2Cr2O7 + 41 H2SO4
KHP Dicromato de Potssio cido

16 CO2 + 46 H2O + 10 Cr2(SO4)3 + 11 K2SO4


Dixido de Carbono gua on Crmico Nota: a reao acima normalmente utiliza o on Prata como catalisador e outros problemas decorrentes aparecem.
6

A Qumica do DQO
Compostos orgnicos so oxidados por Dicromato de Potssio e cido Sulfrico. rico
Cr6+
H2SO4 H2SO4 COOH

Cr6+
H2SO4 H2SO4

Cr6+
COOK

Cr6+
7

A Qumica do DQO
A oxidao dos compostos orgnicos resulta na reduo de Cr6+ para Cr3+.
Cr6+ Cr6+ Cr6+ Cr6+

Cr3+ Cr3+ Cr3+ Cr3+

O que DQO?
O teste de DQO mede a quantidade de dicromato (oxidante) consumido no rompimento da matria orgnica .
- Mais oxidante consumido = Altos nveis de orgnicos - Menos oxidante consumido = Baixos nveis de orgnicos

O que DQO?
Porque medir DQO?
- Mais rpido do que o DBO (2 horas versus 5 dias) - Sofre interferncias do Cloreto - Metodologia estvel -Fcil de ser executado, porm deve-se tomar extremo cuidado na manipulao dos reagentes qumicos.
10

A qumica do DQO
Interferncias
- Cloreto a interferncia primria Dicromato oxidar o cloreto para cloro, que resulta em valores elevados de leitura Interferncia controlada at 2000mg/L Cl- com Sulfato de Mercrio !!
11

o mtodo DQO laboratrio ideal?

12
Acet one Acet ic acid Acrolein But eric acid Dext rose Diet hylene glycol E hyl Acet at e t Met hyl Et hyl Ket on Acet ophenone Benzaldehyde Benzene Benzoic Acid Dioct yle Pht alat e Diphenyl 0-cresol t oluene Pot assium Acid Pht alat e Acrylonit ril Adenine Aniline But yl Amine Pyridine Quinoline Trimet hylamine Trypt ophane Uric Acid

recivery (%) 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

oxidation-recovery of the dichromate COD-method

alifates aromatics nitrogen componentns

Onde o DQO medido?


INDUSTRIAL WASTEWATER PLANT
Bar Screen Grit Chamber Primary Clarifier Secondary Clarifier

Influent Wastewater

Pump

Return Sludge

Aeration Basin

Disinfection Contact Chamber

Pump Thickener

13

Automao do mtodo DQO


A automao do mtodo DQO apresenta-se extremamente dificultoso devido aos seguintes fatores: 1. Manipulao de reagentes qumicos perigosos e corrosivos; 2. Aquecimento da reao; 3. Tempo da reao para a completa oxidao;
14

DQO vs UVabsorption
O mercado de DQO em UV254 o que e opera em 254 nm de luz. Este tipo de medio de DQO primariamente usado para detectar uma anormalidade no processo. Em outras palavras, muito impreciso porque apenas mede molculas de ligao dupla e no mede as de ligao simples , i.e. a medio UV COD limitada a aplicaes muito limpas.
15

Compostos que UV254 no mede


ALCOHOL ETHER ALDEHYDE ALKENE ALKINE ETHER GLYCERIN KETONE PARAFFIN SUGARS
16

Comparao DQO terico x dicromato


Composto Orgnico
N-Hexatriacontan (Alkanes Paraffins) 1 Hepten ( Alk...- Para..) 2 Propanol Ethylmercaptan Nitromethan Propanon ( Aceton )
17

DQO terico ( mg/l)


3440 3429 2400 2581 1049 2207

DQO lab. dicromato


3032 2511 2167 2253 880 2001

Qual DQO-online o mais indicado para sua aplicao?

H dois items que tornam a aplicao difcil para uma anlise de DQO-online : 1-) Os hidrocarbonetos e leo so substncias que so difcies de oxidar. Isto significa que todos os analisadores no mercado, que operam em baixas temperaturas, condies mdias de oxidao, ou com baixo potencial de oxidao, no mediro a parte principal da amostra e no mostram boa correlao.
18

Qual DQO-online o mais indicado para sua aplicao?

2-) Interferncia por substncias inorgnicas possvel, pois a amostra tratada quimicamente. Lembrar que DQO significa demanda qumica de oxignio. um mtodo qumico para determinar a concentrao de substncias orgnicas presentes na amostra. Por esta razo, um tratamento qumico prvio da amostra ter uma influncia na determinao do DQO, mesmo se a determinao do DQO executada seguindo um dos mtodos do Standard Methods. Vejamos dois exemplos: a) Um tratamento qumico com Perxido de Oxignio, o qual frequentemente usado para reduzir o DQO quimicamente , interferir com a determinao do DQO, o qual um fato bem conhecido. b) Outro exemplo o tratamento de efluente com Cloreto de Ferro, a qual tambm interferir com a determinao do DQO, uma vez que o Cloreto ser oxidado.
19

O que fazer para contornar os problemas de DQO-online?

A nica alternativa utilizar o mtodo da Demanda Total de Oxignio ( TOD )!


20

You might also like