You are on page 1of 16

AES INTEGRADAS DE EDUCAO, COMUNICAO E MOBILIZAO SOCIAL NO CONTROLE DE DOENAS PREVENVEIS

Controle da Dengue: responsabilidade social

GESTO SOCIEDADE CIVIL PARTICIPATIVA GOVERNO

Mobilizao Social: direo e sentido

COMUNICAO Informao confivel e desejada

EDUCAO Construo dos significados

PRAXIS A inteno subjetiva de mudar que objetiva a ao

A INFORMAO SE TRANSFORMA EM COMUNICAO CAPAZ DE MOBILIZAR PARA A AO

INFORMAO

COMUNICAO

Revelar a situao de sade dos grupos Justificar decises polticas Definir prioridades Avaliar intervenes

Aumentar visibilidade sobre a situao Fundamentar enunciaes e reivindicaes Identificar territrios Projetar o futuro

MOBILIZAO PARA A AO

Comunicao para a mobilizao


Ultrapassar a situao de mero repasse de informaes e desencadear a participao, a partir do conhecimento e da ao individual e coletiva. A educao em sade deve se orientar pela autonomia dos grupos sociais e pelo respeito s diferenas culturais. Conferir consistncia quilo que percebido e reivindicado pela populao, valorizando suas necessidades e subjetividades.

DIMENSES DO PROCESSO DE EDUCAO, COMUNICAO E MOBILIZAO SOCIAL

DIMENSES PARA O PROCESSO DE MOBILIZAO SOCIAL

O ciclo da doena: Relao com a dinmica climtica de cada territrio, cada localidade apresenta peculiaridades quanto ao ciclo de chuvas e criadouros predominantes que precisam compor o conjunto de informaes a serem trabalhadas em aes de educao, comunicao e mobilizao. Exemplo A utilizao do Levantamento Rpido de ndice para Aedes Aegyptis (LIRAa) permite a identificao de reas prioritrias de ao.

Os determinantes sociais da sade: O quantitativo populacional por territrio, faixa etria, gnero, ou seja as caractersticas sociais em que as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as caractersticas sociais dentro das quais a vida transcorre.

Exemplo As aes de educao em sade e mobilizao social devem considerar os aspectos que caracterizam a localidade e sua populao entendendo que a Dengue uma doena com diversos fatores que causam sua disseminao e agravamento.

Participao e Controle Social: mapeamento da organizao social local, como os movimentos sociais, associaes de moradores, sindicatos, entidades religiosas, escolas. O dilogo e promoo da articulao entre esses atores e, destes, com as instituies pblicas.
Exemplo - a implementao de Comits de Combate Dengue nos estados e municpio; a mobilizao dos conselhos de sade.

Intersetorialidade: a)deve envolver os setores de governo: como educao, saneamento e limpeza urbana, cultura, turismo, transporte e segurana pblica, b)envolver parceiros do setor privado: empresas, sindicatos.

Exemplo as aes de limpeza urbana e saneamento devem ser planejadas conforme os levantamentos da vigilncia epidemiolgica.

A organizao dos servios de sade: A divulgao da organizao da rede de servios de sade imprescindvel, ao mesmo tempo, transformar os servios em espao de participao e mobilizao para alm do combate ao vetor, no tratamento precoce e oportuno para a reduo da letalidade.
Exemplo- Reforar o papel da estratgia sade da famlia na ateno sade, tornando o espao da unidade de sade como lcus articulador das aes de mobilizao e educao em sade criando a confiana pela eficcia da ateno bsica com retaguarda da rede.

A comunicao social e educao em sade : ocupao dos espaos de mdia comercial, estatal e alternativa (como rdios comunitrias) produo de material de acordo com o conhecimento, a linguagem e realidade regional

Exemplo Diversos materiais de contedo popular vm sendo desenvolvidos em todo pas, como cordis, teatros populares e jingles.

Aes de gesto participativa nos Planos de Contingncia


Intersetorialidade: Setores de governo educao,assistncia social, turismo, saneamento, etc. Sociedade Civil Instituies empresariais, entidades e associaes, movimentos sociais, etc. Ampliar interlocuo entre governo e sociedade: Comunicao e Mdia Regionalizada. Ouvidoria (espao de acolhimento e divulgao de informao). Atuar na Ampliao da Conscincia e Responsabilidade Sanitria: Articular e apoiar a mobilizao social Incentivo Educao Popular Fortalecimento da ao dos Conselhos de sade

AES INTEGRADAS DE EDUCAO EM SAUDE, COMUNICAO E MOBILIZAO SOCIAL

Aes de mobilizao social no combate dengue

Incremento das aes da Ouvidoria

Articulao com a Rede Escolar

PLANO DE CONTINGNCIA (SITUAO EPIDMICA) Construo de Plano de Mdia Regional de comunicao e informao Estabelecimento de parcerias com setores pblicos e privados Fomento produo local de materiais informativos

Concluso
A mobilizao social voltada a ampliao da cidadania poltica e da conscincia sanitria, ao resgate da luta pelo direito sade. As aes participativas orientadas pela co-responsabilidade entre governo e sociedade, fortalecidas no apenas para a situao presente mas, especialmente, para identificar e enfrentar problemas futuros.

Obrigado
Departamento de Apoio Gesto Participativa Secretaria de Gesto Estratgica e Participativa/MS Esplanada dos Ministrios - Ministrio da Sade Bloco G Edifcio Sede - 4 andar 70058-900, Braslia, DF Tel.: (61) 3315-3594 Fax: (61) 3315-3287 E-mail: sgep.dagep@saude.gov.br

You might also like