You are on page 1of 18

EXMO. SR. DR. JUIZ FEDERAL DA .... VARA DA SEO JUDICIARIA DE ....

FULANO (nome, qualificao e residncia), vem respeitosamente, por seu advogado, procurao inclusa (doc. ....), nos termos dos arts. 7, XXVIII da Constituio Federal, art. 927 e 932 do Cdigo Civil, propor INDENIZAO DE

REPARAO DE DANOS POR ACIDENTE DE TRABALHO em face de CICLANA (nome, qualificao e endereo da pessoa jurdica de direito pblico), pelas razes de fato e de direito que seguem:

DOS FATOS

1. O Autor era ...., tendo sido contratado na funo de ...., em ...., como se comprova com documento incluso (doc. ....), foi lotada para trabalhar na .....

Decorrente da promulgao da nova constituio, a sua funo foi transformada em cargo pblico, em .... (doc. ....).

Neste interregno foi designado para a funo de .... do .... (doc. ....).

2. No dia ...., por volta das .... h, o autor, por determinao de sua Superior, foi executar a higienizao de um equipamento, movido a eletricidade, utilizado para fazer massa.

A necessidade da limpeza de tal equipamento era decorrente de estar desativado, a muito tempo, tanto que a autora j no o operava a mais de .... (....) anos.

3. Para proceder a limpeza do equipamento, foi determinado ao Autor, a utilizao de gua e sabo.

Para a limpeza era necessrio que o equipamento estivesse ligado.

Na ocasio, o autor estava usando bota.

4. Quando procedia a limpeza do equipamento, em decorrncia da gua e sabo sobre cho liso, o autor veio a resvalar e, consequentemente, perdeu o equilbrio, ocasio que sua mo direita adentrou entre os cilindros utilizados para amassadura.

Mesmo sentindo enorme dor, o autor conseguiu desligar o equipamento.

O supra relatado est comprovado nos termos da Comisso designada pela Portaria n ...., da ...., documento incluso (doc. ....), para apurao do acidente, como consta do documento anexo (doc. ....):

A Comisso reuniu-se visando levantar os fatos que culminaram com o acidente do servidor ...., matrcula n ...., s .... horas do dia .... prximo passado. O servidor quando executava a higienizao de um equipamento, (....), escorregou e desequilibrou-se, prendendo a mo direita no rolo. Para execuo da limpeza necessrio que o cilindro esteja ligado. Foram ouvidos os servidores: ....., ...., ...., ...., que presenciaram o acidente e confirmaram os fatos descritos pelo acidentado.

5. O acidente ensejou graves conseqncias integridade fsica do Autor, produzindo tambm nefastos efeitos morais, como adiante ficar comprovado.

Os danos fsicos, conforme: LAUDO MDICO N ...., cpia juntada (doc. ....), tem o seguinte DIAGNSTICO e PARECER:

"DIAGNSTICO: Acidente de servio, com perda total do terceiro dedo, perda parcial do polegar a nvel da falange proximal, retrao do segundo quarto e quinto dedos da mo direita. Reduo funcional de no mnimo 50%.

PARECER: Invalidade total para atividades laborativas."

6. Em ...., o Autor veio a protocolar Requerimento ao Magnfico ...., onde deduzia os seus problemas para, finalmente, requerer uma indenizao ante aos problemas advindos pela sua inutilidade para o servio, inclusive como dono de casa.

O Requerimento foi protocolado sob n ...., sendo que no doc. ...., encontramos despacho exarado pelo DAP, onde se constata:

"DN/D.A.P.

Primeiramente, solicitamos o encaminhamento do presente processo Comisso de Sade Ocupacional, solicitando que seja elaborado percia mdica no requerente, visando estipular em valores atuais, qual seria o valor indenizatrio que poderia cobrir as perdas que a ex-servidora vem sofrendo."

Pelo supra letrado, fica evidenciado que a prpria R tem conscincia e confessa que teve CULPA pelo acidente e est a dever reparao ao Autor.

O pedido supra transcrito foi respondido, documento incluso (doc. ....), pelo Dr. ...., em cujo PARECER ...., define:

"Em resposta ....

1. As leses residuais decorrentes do acidente em servio, sofrido em ...., afetam o exerccio profissional impossibilitando o desempenho de qualquer funo - motivo da sua aposentadoria por invalidez permanente;

2. Quantificao das seqelas:

O acidente caracterizou-se por leses mltiplas interdependentes, na mo direita do membro superior principal, ocasionando perda da anatomia de .... (....), comprometimento de ....% (....) dos movimentos articulares por imobilidade e reduo e perda de .... (....) da capacidade funcional.

3. Critrio utilizado para a avaliao: - Tabela de Avaliao de Seqelas do INSS (SUS)."

Como se depara do Parecer Mdico, o Autor perdeu .... (....) de sua capacidade funcional da mo direita, ou seja, definiu total perda de utilizao de to importante membro, pois o autor destro.

O Requerimento em si no foi decidido pela Autoridade a quem se requereu, porque os documentos finais, documentos .... e ...., dizem respeito a um Parecer Jurdico, concluindo pelo INDEFERIMENTO da indenizao pretendida, do qual foi dado cincia ao Autor, doc. ....

7. Do supra relatado e comprovado, pode se concluir que:

a) - o autor sofreu um acidente de trabalho;

b) - o acidente ocorreu por estar cumprindo ordem superior;

c) - a ordem foi para o Autor desempenhar trabalho que no inerente sua funo e para o qual foi designado, pois como .... no lhe caberia proceder a limpeza dos equipamentos, atribuio, claramente, dos ocupantes dos cargos de ...., etc.;

d) - tendo em vista ao grande perodo de inoperncia, a vistoria, reviso e limpeza do equipamento deveria ser procedida, indubitavelmente, por algum dos servios tcnicos, especializados em manuteno de mquinas e equipamentos eltricos, e nunca o Autor;

e) - o modo de limpeza, com o equipamento ligado, com eletricidade e gua, que aumenta, em muito, o perigo do "choque", e em cho liso, nunca poderia ter sido ordenado para que o Autor o desempenhasse;

f) - a R, atravs de seu preposto, veio incorrer em GRAVE CULPA, pois, indubitavelmente, em razo dos problemas no equipamento, poder-se-ia, claramente, prever e ter conscincia do perigo em que foi colocada a integridade fsica do autor, tanto que aconteceu o acidente, e, portanto,

g) - a responsabilidade da R, pelo acidente e os nefastos efeitos dele decorrente, inafastvel.

8. Ante ao supra exposto, s resta ao Autor vir procurar o respaldo do Judicirio, objetivando ver atendido nos seus direitos, para que haja verdadeiramente reparao pelos danos fsicos e morais sofridos ante acidente de trabalho, ocasionado, exclusivamente por CULPA GRAVE, em ato emanado da R

DO DIREITO

9. A Constituio Federal, no inciso XXVIII, do art. 7, o expressa de maneira clara que:

"Art. 7 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social:

XXVIII - seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa." (destacamos e grifamos).

Assim, princpio constitucional que se houver um acidente de trabalho, por culpa do empregador, este dever responder pela indenizao, obrigatoriamente.

10. No nosso Cdigo Civil, o definido no seu art. 927 de uma clareza meridiana, quando letra:

"Art. 927 - Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo."

J o inciso III, do art. 932, do mesmo Diploma Legal, expressa:

"Art. 932, So tambm responsveis pela reparao civil:

III - O empregador ou comitente, por seus empregados, serviais e prepostos, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou por ocasio dele." (destacamos).

Pelo consignado no nosso Cdigo Civil, fica consistente o entendimento de que havendo dano, por negligncia ou imprudncia de preposto, o empregador o responsvel pela reparao.

O egrgio Supremo Tribunal Federal j apaziguou tal entendimento, na smula 341:

" presumida a culpa do patro ou comitente pelo ato culposo do empregado ou preposto."

11. At o advento da atual Constituio Federal, utilizava-se o que consta da Smula 229, do STF, a qual ensejava determinar que "A indenizao acidentria no exclui a do direito comum, em caso de dolo ou culpa grave do empregador" (destaque nosso).

Assim, s haveria responsabilidade desde que se provasse que o empregador houvesse praticado o ato ou omisso com culpa grave.

Contudo, como se depara do dispositivo constitucional, supra transcrito, o princpio desse define que a responsabilidade surge com culpa, no sendo necessrio que ela seja graduada como grave.

O colendo SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA j decidiu sobre o assunto, e de maneira indubitvel ementou:

"RESPONSABILIDADE CIVIL - ACIDENTE DE TRABALHO - CULPA LEVE DO EMPREGADOR - FATO ANTERIOR CF/88

ACIDENTE DE TRABALHO - APLICAO DA NORMA CONSTITUCIONAL A FATO OCORRIDO ANTES DE SUA VIGNCIA. ALEGAO DE QUE CONTRARIANDO O DISPOSTO NO ARTIGO 6 DA LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL. Para que uma norma possa determinar o contedo da outra, necessrio que uma tenha hierarquia superior. A lei ordinria no se pode dizer violada porque outra, da mesma hierarquia, disps de modo diverso. Menos ainda se a norma posterior constitucional. Hiptese em que, de qualquer sorte, era desnecessria a invocao da Constituio. Com a integrao o seguro acidente do trabalho no sistema da Previdncia Social, revogadas, pro ais se justificarem, as normas constantes dos Decretos-leis 7036/44 e 293/67, haver responsabilidade do empregador, com base no direito comum, desde que haja concorrido com CULPA, AINDA QUE LEVE, PARA O ACIDENTE." (aC. UN. DA 3 T do STJ - REsp 30.396-9-SC - Rel Min. Eduardo Ribeiro j. 07.02.95 0 DJU 1 03.04.95, p. 8.127. In Repertrio IOB de Jurisprudncia - 1 quinzena de junho de 1995 - n 11/95 - pgina 171).

Pelo decidido, conclui-se inexoravelmente que aps o advento do princpio constitucional, o empregador deve ser responsabilizado por reparao de danos, quando incorrer em CULPA, independente de sua graduao, mesmo que LEVE.

DO DIRETO DO AUTOR

DA RESPONSABILIDADE DA R

12. Pelo supra a legado, demonstrado e comprovado, o acidente sofrido pelo Autor decorreu de ato emanado de preposto da R.

Neste ato fica evidenciado, manifestamente, a negligncia e imprudncia da R, em mandar que o Autor viesse a proceder limpeza em equipamento eltrico, ligado, em cho liso e que estava inoperante a mais de dois anos.

Mesmo que se queira argir a graduao da CULPA, ela fica evidente que GRAVE, porque se ordena que funcionrio exera atividade que no inerente a sua funo, com a possibilidade de vir a sofrer at acidente que poderia ter lhe ocasionado danos mais graves, porque no dizer, a sua morte.

Ainda, pelo que consta em princpio de ordem constitucional, a responsabilidade de responder pelos danos independe da graduao da culpa.

Assim sendo, fica bvio, evidente e intuitivo que a R deve responder pelos danos fsicos e morais que, por ato seu, veio o autor a sofrer e padecer pelo resto de sua vida.

13. Com as seqelas, decorrentes do acidente, o Autor teve a sua capacidade de trabalho diminuda, em muito, advindo inmeros problemas no seu cotidiano.

Tendo ainda a esposa com idade avanada, dependente do auxlio do Autor para lavar, cozinhar, limpar etc.

Estes servios o autor no pode mais desempenhar em sua casa, dependendo de filhos e empregadas que teve de contratar.

Portanto, alm dos gastos que tem com serviais, o Autor veio a enfrentar problemas de ordem moral, porque nem a sua casa pode administrar, j que depende de auxlio.

Em suma, no final da vida o autor vem a ter graves problemas de ordem financeira e moral, porque est totalmente incapacitado para vir desempenhar tarefas inerentes ao ...., dentro de seu lar.

14. Dentro do contexto, fica evidenciado que para ter uma empregada domstica, o Autor est gastando e dever dispender, no mnimo, .... (....) salrios mnimos mensais.

Como dano moral, atendendo ao problema esttico agravado pela impossibilidade de desempenhar a sua atividade domstica, poder-se- deduzir que o autor tenha, no mnimo, direito a .... (....) salrios mnimos mensais.

Tais valores so, indubitavelmente, moderados.

Assim, teria o Autor direito a obter .... (....) salrios mnimos, mensais, durante os .... (....) meses de sua projeo de vida, resultando uma indenizao por dano fsico e moral, no equivalente a .... (....) salrios mnimos.

Isto sem que a R tenha efetivamente ressarcido todos os danos ocasionados ao Autor, principalmente, os de ordem moral.

DO PEDIDO

15. Isto posto, REQUER a Vossa Excelncia, a citao da R, atravs de seu representante legal, no endereo contido no prembulo, para contestar a presente, querendo, no aprazado de lei.

Protesta-se por todos os meios de prova admitidos em direito, em especial a ouvida do representante legal da R, bem como as testemunhais e periciais, se necessrios.

Ao final, pede-se a condenao da R a indenizar os danos causados ao Autor, nos valores supra demonstrados, como nico meio de ressarcir os danos que este veio a sofrer, por culpa daquela, acrescidos das custas e honorrios advocatcios, atendendo os ditames jurdicos vlidos e aceitos.

Por ser de inteira justia, REQUER-SE o benefcio da assistncia judiciria gratuita, ante a impossibilidade do autor em arcar com as custas antecipadas.

Atribui-se presente causa o valor de R$ .... (por extenso).

Termos em que

Pede Deferimento.

Local, data.

Assinatura do advogado

N da OAB

You might also like