You are on page 1of 28

UNIVERSIDADE DE SO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CINCIAS E LETRAS DE RIBEIRO PRETO CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA

Aline Frana de Brito Francisco de Arajo Silva

Relatrio Final de Estgio Curricular

Ribeiro Preto

Junho, 2010

Qumica para o Ensino Mdio I Prof Dr. Daniela Gonalves de Abreu

Ribeiro Preto Junho, 2010

Sumrio

1. Introduo...................................................................................................................................... 2. A Escola: Identificao da unidade educacional.......................................................................... 3. Atividades de Regncia................................................................................................................. 3.1. cidos, Bases, Sais e xidos.............................................................................................. 3.2. Energias Renovveis I e II ................................................................................................ 3.3. Termoqumica I, II e III..................................................................................................... 4. Consideraes Finais.....................................................................................................................

01 03 05 05 00 00 00

7. Referncias Bibliogrficas............................................................................................................. 00 8. Anexos.......................................................................................................................................... 00

01

1. Introduo

O curso de Licenciatura em Qumica da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras de Ribeiro Preto possui em sua estrutura curricular uma obrigatoriedade de 400 horas de estgio em escolas de ensino mdio, com a finalidade de proporcionar ao aluno uma integrao entre a teoria vista em sala de aula com a prtica, a vivncia e a realidade da escola e do sistema educacional. Para PICONEZ (1994, p. 27): O futuro professor pode se ver a no como um manipulador de instrumentos, executor de atividades das quais nem participa da sua elaborao. Com a prtica de reflexo sobre a prtica vivida e concebida teoricamente, so abertas perspectivas de futuro proporcionadas pela postura crtica, mais ampliada, que permitem perceber os problemas que permeia as atividades e a fragilidade da prtica. A escola no pode ser discutida e teorizada em sua plenitude ou em sua total abrangncia, ou ainda generalizada a partir simplesmente das salas de aula dos cursos de licenciaturas e pedagogias. Os dilogos realizados nesses espaos devem estar sempre acompanhados da vivncia de cada individuo participante destas discusses, da vivncia das salas de aulas de nossas escolas reais, atuais (s vezes, surreais). A escola transcende a definio comum de grupo e precisa ser acompanhada de perto, seja pelos profissionais da educao que participam dessa vivncia h algum tempo, ou seja pelos novos profissionais dos cursos de pedagogia e licenciaturas, que iniciam suas carreiras com perspectivas que comeam a ser moldada nesses primeiros contatos com a escola: as prticas de estgio. A partir dessas colocaes sobre a importncia da prtica do estgio e das dimenses dos grupos escolares, esse trabalho traz um relato de estgio realizado pelos autores do mesmo e trs a descrio dos planos elaborados para as prticas docentes, as

02

estratgias pensadas, as metodologias utilizadas, os resultados obtidos, bem como anlises, discusses e crticas sobre estas prticas, feitas na sala de aula em uma escola de ensino mdio voltada em seu perodo noturno para o EJA (Ensino de Jovens e Adultos), luz de textos, aulas tericas, livros e pesquisas na rede mundial de computadores. O estgio tinha como princpios, dentro do mbito do espao escolar, mais especificamente da sala de aula, a prtica docente atravs da execuo de aulas planejadas a partir das orientaes da disciplina de Qumica para o Ensino Mdio II. Buscou-se por em prtica algumas metodologias apreendidas durante todo o curso de licenciatura, bem como algumas habilidades didticas. A realizao do estgio foi possvel pela tima recepo da professora de qumica que sempre apresentou grande disposio em auxiliar, dialogar e compartilhar suas preocupaes e suas experincias como docente h algum tempo na rea, bem como sua boa vontade em ceder o espao em suas aulas para que se pudesse executar as regncias requeridas.

03

2. A escola: Identificao da unidade educacional Nome: E.E. Prof Jos Lima Pedreira de Freitas Endereo: Rua Visconde de Inhomirim, 830 Vila Virginia Municpio de Ribeiro Preto SP CEP: 14.030 - 490 Diretora: Maria Tereza de T. Santoro Negro Vice-diretor: Maruan Fati Ibraim Coordenador pedaggico: Cssio Rodrigues de Paula Professora de Qumica: Fabiana Oliveira das Chagas
04

Numa breve descrio do espao fsico da escola e de seu ambiente esta se apresenta em boas condies de funcionamento, pois passou por grande reforma, est sempre limpa e arejada. Conta com 20 salas de aula; 01 quadra de esportes sem cobertura; 01 sala de informtica; 01 cantina; ptio coberto com um pequeno palco e ptio descoberto; zeladoria; cozinha; dispensa; vestirios e sanitrios masculino e feminino; estacionamento para professores e funcionrios; sala da direo; sala dos professores; secretaria; sala da coordenao; local para inspetores. importante pontuar que no h laboratrios e a biblioteca no passa de uma sala onde se amontoaram vrios livros e alguns professores desconhecem de sua existncia. Funciona nos trs perodos: matutino, vespertino e noturno. Possui um total de 2100 alunos. Sua parte administrativa composta de 01 diretora, 02 vice-diretores e 03 coordenadores, conta ainda com 12 funcionrios e seu quadro de professores chega 100. O nmero de alunos por srie chega a uma mdia de 40. Os tipos de ensinos que acontecem na escola so o fundamental dividido em ciclos (I e II) e Educao de Jovens e Adultos (EJA).

No perodo noturno no qual foi realizado o estgio a clientela apresenta-se sobre duas realidades distintas: uma parte formada por alunos do bairro da prpria escola e bairros vizinhos, pertencendo classe mdia, com pais que acompanham a vida escolar de seus filhos (no ensino fundamental), e que ajuda bastante no desenvolvimento dos trabalhos realizados, apesar de ser em numero reduzido; outra parte dos alunos oriunda de vrios bairros vizinhos, pertencem a classe mdia-baixa e uma parcela considervel pertence a classe baixa, moradores de uma favela prxima a escola, sendo que os pais na maioria dos casos possuem pouca ou nenhuma escolaridade e vivem de trabalhos alternativos, so alunos que necessitam de ateno e orientao constantes, pois possuem baixa auto-estima devido, talvez, a pertencerem a uma parte da sociedade que vem sentindo-se excluda, aqui se incluem praticamente a grande maioria dos alunos do perodo noturno, do EJA. O bairro em que se insere a escola apresenta-se de boa estrutura, aparentando ser um dos mais antigos da cidade, e de uma populao de classe mdia-baixa para os padres da cidade de Ribeiro Preto.

05

3. Atividades de Docncia O estgio foi realizado em salas de aula de 2 e 3 ano do EJA no perodo noturno de uma escola pblica de bairro popular de Ribeiro Preto. O atual estgio tinha como principal objetivo colocar o aluno prestes a se formar professor de qumica em contato direto com a sala de aula. Portanto era requisito obrigatrio deste estgio a execuo de dez regncias. Nas primeiras aulas foram apenas observadas as turmas para melhor familiarizao do espao, da interao dos alunos com o professor, bem como observar o grau de interesse daqueles, pois ao praticar as regncias estamos ocupando o espao do professor que j vinha executando um trabalho de interao com os alunos. Fez-se necessrio tambm observar como os alunos enxergavam a disciplina de qumica, como discutiam os assuntos abordados, e mais, se os mesmos compreendiam o porqu de estarem ali estudando aqueles contedos. Depois destas observae s que poderamos iniciar nossos planos de aula e suas respectivas regncias.

06

3.1. Compostos inorgnicos: cidos, bases, sais e xidos Plano de aula Objetivo geral: Pretende-se que o aluno compreenda as diferentes substncias que se formam em diferentes tipos de reaes qumicas, bem como seja capaz de identificar suas caractersticas e implicaes de seu uso. Objetivo especfico: Que o aluno conhea as principais definies de cidos, bases, sais e xidos. Identifique o tipo de substncia analisando sua frmula e reconhea em quais produtos de seu cotidiano estas substncias so utilizadas. Metodologia: Este plano de aula ser executado em cinco sequncias didticas. Na primeira aula ser feito um levantamento prvio das substncias conhecidas pelos alunos, buscando-se identificar caractersticas comuns a cada uma. Usando-se aulas expositivo-dialogadas as prximas sequncias sero: Segunda aula ser discutida definies de cidos e os principais cidos utilizados no cotidiano. Terceira aula, bases. Quarta aula, sais e xidos. Quinta aula os alunos traro rtulos de produtos utilizados no dia-a-dia para identificao e classificao de cada substncia. Ser feita uma pequena experimentao com uso de indicadores.

Avaliao Os alunos sero avaliados segundo a participao em cada aula, sendo que se pretende deixar a ltima aula para que o aluno possa identificar e classificar as substncias presentes em seu dia-a-dia. 1 Sequncia didtica 1 momento: Comeou-se a aula propondo que a turma classificasse todos os objetos disponveis na sala de aula, segundo o critrio: -de madeira; -de vidro; -de metal e -de papel. Registramos na lousa os objetos e os agrupamentos feitos pelos alunos. Perguntamos qual poderia ser outro critrio para agrupar esses objetos, alguns alunos responderam que poderia ser no apenas pela natureza do material, mas tambm pela funo de cada um deles. Tentamos, a partir da, que o aluno observasse que existem certos critrios para classificar os objetos, bem como em qumica, existem critrios que servem para classificar as substncias. 2 momento: Posteriormente, foi feito um levantamento prvio das substncias conhecidas pelos alunos de seu dia-a-dia. Substncias citadas:

- cido muritico -Soda custica -Sal de cozinha -Leite de magnsia -Dixido de carbono -xido de clcio -Bicarbonato de sdio - cido carbnico 3 momento: A partir das substncias elencadas pelos alunos foram mostradas as respectivas frmulas moleculares: -cido muritico = HCl -Soda custica = NaOH -Sal de cozinha = NaCl -Leite de magnsia = Mg(OH)2 -Dixido de carbono = CO2 -xido de clcio = CaO -Bicarbonato de sdio = Na2CO3 -cido carbnico = H2CO3

4 momento: Foi pedido ento que um aluno fosse at a lousa e segundo as orientaes dos colegas agrupasse as que possuam algo em comum nas frmulas moleculares. A lousa ficou: Mg(OH)2
HCl H2CO3

NaOH

NaCl Na2CO3

CO2 CaO

5 momento: A partir do conhecimento prvio dos alunos, advindo do conhecimento popular, foi pedido que eles nomeassem a classe de cada grupo. Eles conseguiram associar corretamente os compostos, principalmente pelos nomes comerciais dos produtos, como por exemplo, cido muritico como CIDO, NaCl em SAL, por sal de cozinha, a maior dificuldade foi nas bases, que eles classificaram por critrio de excluso. 2 Sequncia didtica Comeamos retomando a aula anterior, buscando trabalhar a classe dos cidos pedimos que os alunos tentassem definir qual a caracterstica em comum entre eles. A associao feita foi que cidos so substncias que so formadas por tomos de hidrognio e a-metais.

Pedimos que eles citassem quais seriam as propriedades que essas substncias tm em comum, foram lembradas as de corroso dos metais, sabor azedo, lembrando-se das frutas ctricas. Neste momento, introduzimos ento as definies mais conhecidas: Arrhenius e Bronsted-Lowry. Perguntamos ento: Para identificar uma substncia precisamos sempre olhar sua frmula para saber a qual classe ela pertence? Alguns alunos responderam que sim, outros preferiram no opinar. Mostramos que possvel identificar o carter de uma substncia pelo uso de indicadores, sem saber sua estrutura. Apresentamos a fenolftalena, o papel de tornassol e o extrato de repolho roxo. 3 Sequncia didtica Retomando a aula anterior, buscamos trabalhar mais o grupo dos lcalis, enfocando as teorias j previamente vista. Discutimos sobre a presena deste grupo na natureza, como em frutas, no caju e na banana verde, que so estes compostos que do a sensao adstringente. Mostramos a presena deles em produtos de limpeza, como a soda custica utilizada na produo do sabo e o leite de magnsia utilizado como anticido estomacal: Hidrxido de sdio ou soda custica (NaOH) a base mais importante da indstria e do laboratrio. fabricado e consumido em grandes quantidades. Utilizada na fabricao do sabo e glicerina:

(leos e gorduras) + NaOH glicerina + sabo Tambm utilizada na fabricao de sais de sdio em geral. Exemplo: salitre. HNO3 + NaOH NaNO3 + H2O Tem aplicao em inmeros processos industriais na petroqumica e na fabricao de papel, celulose, corantes, etc. , em usos de limpeza domstica, sendo muito corrosivo o que exige cuidado ao ser manuseado. obtida por eletrlise de soluo aquosa de sal de cozinha. Na eletrlise, alm do NaOH, obtm-se o H2 e o Cl2, que tm grandes aplicaes industriais. Hidrxido de clcio (Ca(OH)2) a cal hidratada ou cal extinta ou cal apagada. Obtida pela reao da cal viva ou cal virgem (CaO) com a gua. o que fazem os pedreiros ao preparar a argamassa. consumido em grandes quantidades nas pinturas a cal (caiao) e no preparo da argamassa usada na alvenaria Hidrxido de magnsio (Mg(OH)2) pouco solvel na gua. A suspenso aquosa de Mg(OH)2 o leite de magnsia, usado como anticido estomacal. O Mg(OH)2 neutraliza o excesso de HCl no suco gstrico: Mg(OH)2 + 2HCl MgCl2 + 2H2O

Hidrxido de alumnio (Al(OH)3) muito usado em medicamentos anticidos estomacais, como Maalox, Pepsamar, etc. Utilizando-se desta informao (anticido estomacal), mostramos as reaes entre cidos e bases, as reaes de neutralizao. 4 Sequncia didtica Voltando ao tpico das reaes de neutralizao, comeamos a discutir a classe dos sais, falando sobre a natureza de suas ligaes e quais os mais conhecidos no dia-adia. Quando falamos em sal, no cotidiano, logo nos lembramos daquele condimento fundamental da cozinha, o qual responsvel pelo sabor salgado dos alimentos: o cloreto de sdio. Contudo, procuramos mostrar que na qumica o termo sal tem uma definio mais ampla. "Sal", para os qumicos, todo o composto capaz de se dissociar em gua liberando ons, mesmo que em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um ction diferente de H+ e pelo menos um nion diferente de OH-. Procuramos relembrar o que so estas espcies qumicas: ctions so as espcies qumicas com carga positiva e que nions so as de carga negativa. Sucintamente, de acordo com os exemplos citados pelos alunos, procuramos discutir sobre a utilizao de cada sal: Cloreto de sdio (NaCl)

O sal encontrado em nossa cozinha o cloreto de sdio (NaCl), conhecido tambm como sal marinho ou sal-gema. Est presente em grande quantidade no sal de cozinha, que obtido a partir da evaporao da gua do mar. Na crosta terrestre, encontrado em jazidas, constituindo o sal-gema. Tem papel importante na reteno de lquidos, sendo esse o motivo pelo qual se administra soro fisiolgico ou soro caseiro, que o contm, para repor perdas de gua no organismo humano. utilizado na alimentao, como tempero e para a conservao de carnes e peixes, e na fabricao de xampus. Contudo, o sal de cozinha no um "sal", pois ele no constitudo apenas por cloreto de sdio, mas tambm, segundo a lei brasileira, deve ter um teor igual ou superior a 40 miligramas at o limite mximo de 100 miligramas de iodo por quilograma de cloreto de sdio. Como no possvel identificar visualmente a diferena entre cloreto de sdio e iodo, dizemos que o sal de cozinha uma mistura homognea. Nitrato de sdio (NaNO3) Fabricado a partir da amnia (NH3), conhecido como salitre-do-chile. Pode ser utilizado na alimentao, como substituto do sal de cozinha, e tem emprego destacado na fabricao de fertilizantes. Tambm obtido de depsito de caliche, ou pode ser preparado por reao de cido ntrico com hidrxido de sdio ou carbonato de sdio. Era antes usado na produo de cido ntrico por aquecimento com cido sulfrico concentrado. Carbonato de sdio (Na2CO3)

um p branco que endurece e se agrega quando exposto ao ar devido formao de hidratos. O carbonato de sdio pode ser produzido por cristalizao adequada de seus depsitos naturais (trona; natro; ranksita; pirsonita e gailussita). Apresenta-se na forma slida e conhecido por barrilha ou soda. utilizado na fabricao de vidro, sabo, fotografias, tratamento txtil, medicamentos e no tratamento de gua de piscina, para reduo de acidez. Hidrogenocarbonato de sdio (Na2CO3) Conhecido comercialmente como bicarbonato de sdio um p branco que por aquecimento perde gs carbnico. Muito usado em bebidas e sais efervescentes, como fermento qumico, como reagente de laboratrio, na eletrodeposio de ouro e platina, em curtumes; no tratamento de l e da seda; em extintores de incndio; como anticido em Medicina (por ingesto); na cermica; para preservao da manteiga e de madeiras. Pode ser produzido por reao de dixido de carbono com hidrxido de sdio lquido. Retomando os exemplos das primeiras aulas, procuramos mostrar a diversidade da classe dos xidos: xido de clcio (CaO) um dos xidos de maior aplicao e no encontrado na natureza. obtido industrialmente por pirlise de calcrio. Sendo utilizado na: -Fabricao de cal hidratada ou Ca(OH)2. -Preparao da argamassa usada no assentamento de tijolos e revestimento das paredes.

-Pintura a cal (caiao). -Na agricultura, para diminuir a acidez do solo.

Dixido de carbono (CO2) um gs incolor, inodoro, mais denso que o ar. No combustvel e nem comburente, por isso, usado como extintor de incndio. o gs usado nos refrigerantese nas guas minerais gaseificadas. Ocorrendo a reao: CO2 + H2O H2CO3 (cido carbnico) O CO2 slido, conhecido por gelo seco, usado para produzir baixas temperaturas. Aproveitamos para discutir rapidamente sobre como o teor de CO2 na atmosfera tem aumentado, sendo este um dos fatos que tem agravado o chamado efeito estufa. Monxido de carbono (CO) um gs incolor extremamente txico. um serssimo poluente do ar atmosfrico. Forma-se na queima incompleta de combustveis como lcool (etanol), gasolina, leo, diesel, etc. A quantidade de CO lanada na atmosfera pelo escapamento dos automveis, caminhes, nibus, etc. cresce na seguinte ordem em relao ao combustvel usado: lcool < gasolina < leo diesel.

A gasolina usada como combustvel contm um certo teor de lcool (etanol), para reduzir a quantidade de CO lanada na atmosfera e, com isso, diminuir a poluio do ar, ou seja, diminuir o impacto ambiental.

Dixido de enxofre (SO2) um gs incolor, txico, de cheiro forte e irritante. Forma-se na queima do enxofre e dos compostos do enxofre: S + O2 (ar) SO2 O SO2 um srio poluente atmosfrico. o principal poluente do ar das regies onde h fbricas de H2SO4. Uma das fases da fabricao desse cido consiste na queima do enxofre. A gasolina, leo diesel e outros combustveis derivados do petrleo contm compostos do enxofre. Na queima desses combustveis, forma-se o SO2 que lanado na atmosfera. O leo diesel contm maior teor de enxofre do que a gasolina e, por isso, o impacto ambiental causado pelo uso do leo diesel, como combustvel, maior do que o da gasolina. O lcool (etanol) no contm composto de enxofre e, por isso, na sua queima no liberado o SO2. Esta mais uma vantagem do lcool em relao gasolina em termos de poluio atmosfrica. O SO2 lanado na atmosfera se transforma em SO3 que se dissolve na gua de chuva constituindo a chuva cida, causando um srio impacto ambiental e destruindo a vegetao:

2SO2 + O2 (ar) 2SO3 SO3 + H2O H2SO4 Aproveitamos neste tpico para discutir um pouco das questes ambientais, principalmente sobre a poluio atmosfrica e chuva cida. 5 Sequncia didtica Para finalizar o tema de compostos inorgnicos pedimos aos alunos que levassem rtulos de produtos encontrado em suas casas e levamos limo, suco de caju, leite, vinagre e gua sanitria. Passamos identificao das substncias presentes nos rtulos dos produtos levados pelos alunos. Nesta etapa demos total autonomia aos alunos, cada um ia frente da sala lia a substncia e os demais tentavam classific-la. Cada produto que levamos, ns colocamos em um frasco sem identificao (apenas ns sabamos qual era qual) e em tubos de ensaio diferentes adicionamos gotas do indicador fenolftalena e mostramos a mudana de cor do papel de tornassol. Assim os alunos agruparam os compostos de acordo as cores em comum aps a adio das substncias, mostramos ento a tabela:

Indicador Tornassol fenolftalena

cido De azul para vermelho incolor

Base De vermelho para azul avermelhado

Os alunos puderam concluir, dessa forma, quais compostos eram cidos e bsicos, assim revelamos quais eram os produtos que havamos levado. Conclumos a aula enfatizando que a grande quantidade e diversidade de compostos inorgnicos exige uma classificao, feita segundo critrios previamente estabelecidos que dependem da estrutura dessas substncias e de como elas interagem umas com as outras. Dessa forma que chegamos aos quatros grandes grupos de classificao inorgnica: cidos, bases, sais e xidos. Procuramos mostrar que atravs da classificao possvel se reconhecer tendncias, relaes e identificao a partir de observaes experimentais. 3.2. Energias Renovveis I e II Plano de Aula Objetivo Geral: fazer com que o aluno reconhea as diferentes fontes de energia provenientes da natureza, e atualiz-lo quanto s novas tendncias energticas. Objetivo Especfico: reconhecer as diferentes fontes de energia na natureza, identificando cada uma atravs dos seus princpios tericos qumicos e fsicos, bem como criar idias a respeito das vantagens e desvantagens de cada uma dessas fontes tomando conhecimento da interao do homem com o meio ambiente em cada fonte de extrao de energia. Atualizar o aluno quanto as novas perspectivas de obteno de energia e que o conhecimento cientifico-tecnlogico um processo dinmico de pesquisa e estudos que buscam avanos conforme as necessidades da atual sociedade. Metodologia: O contedo ser apresentado em duas aulas, na primeira aula apresentar aos alunos cinco fontes de energia na natureza combustveis fsseis, lcool, elica, solar, hidreltrica renovveis ou no-renovveis, atravs de recortes de

imagens representativas de cada uma delas, distribudas aos alunos. Utilizar como mtodo para atingir o objetivo de aula o grupo de verbalizao para discusso dos primeiros reconhecimentos por parte dos alunos e cada fonte de energia e em seguida para discusso das vantagens e desvantagens de cada uma bem como do impacto ambiental que cada uma provoca. Na segunda aula utilizaremos um recorte da Folha de So Paulo, da sesso Folha Cincia que trata da carros movidos Hidrognio como uma tendncia das novas fontes de energia. O mtodo utilizado o de leitura dinmica e de discusso. Avaliao: escrever uma sntese dos pontos que o aluno mais gostou nas discusses. 1 Seqncia didtica A aula foi realizada numa turma de 3 ano que possua 48 matriculados mas uma mdia de 30 frequentavam as aulas. Iniciamos a aula distribuindo uma cpia (conforme anexo) contendo imagens representativas das cinco fontes de energia que pretendamos apresentar e discutir com os alunos. Primeiramente dividimos a sala em 5 grupos e pedimos que elaborassem uma pequena discusso sobre uma das cinco imagens representadas no material distribudo. Cada grupo exps suas idias sobre a imagem. As imagens mais discutidas foram as representativas da gasolina atravs da bomba de combustvel, do aquecedor solar, e da hidreltrica. As outras duas os alunos os grupos tiveram dificuldades em reconhecer a usina de lcool e o moinho de vento. As exposies dos grupos trouxeram apenas reconhecimentos simples do cotidiano dotados de experincias do censo-comum. Durante as exposies fomos complementando com informaes conceituais cada fonte de energia atravs de seus princpios qumicos ou fsicos como liberao de

energia na reao exotrmica da combusto da gasolina, combustvel proveniente do petrleo, este explicado atravs de sua extrao e representao no cenrio econmico mundial; ou ainda a energia potencial da queda dgua que aproveitada/transformada em enrgia eltrica nas hidroeltricas. Depois de realizadas as exposies utilizamos o mtodo de grupos de verbalizao (GV/GO) onde os alunos formaram dois crculos, o de verbalizao que discutiu e comparou cada tipo de fonte de energia bem como complementou as exposies anteriores e o de observao que guardava suas concluses para o momento em que houve a troca dos grupos. Esse mtodo foi utilizado primeiramente para complementar e discutir as exposies anteriores dos grupos e em seguida para discutir os impactos ambientais provemiemtes de cada fonte. 2 Sequncia didtica Iniciamos a aula distribuindo uma cpia da matria de jornal (em anexo) que trazia informaes sobre os carros movidos a hidrognio, retomando a discusso da aula anterior sobre as fontes de energia que foram apresentadas aos alunos, relembrando como eram obtidas na natureza, os conceitos qumicos e fsico bem como o impacto ambiental produzido por cada uma. Foi realizada leitura dinmica do jornal. Pedamos para cada aluno ler uma parte da matria e em seguida discutamos o que foi lido bem como incentivamos a participao do aluno para complementar o que foi lido. Como avaliao do tema apresentado nas duas aulas foi pedido para que cada aluno descrevesse no caderno qual parte das discusses ele achou mais interesante e qual daquelas fontes de energia com base nas discusses este aluno achou mais vivel para um desenvolvietno sustentvel para a sociedade atual.

3.3. Termoqumica I, II e III Plano de Aula Objetivos Gerais: reconhecer, teoricamente, as trocas de calor decorrentes das reaes qumicas; classifica-las a partir das suas especificidades; relaciona-las aos exemplos cotidianos; desenvolver habilidades de clculos termoqumicos envolvendo calores especficos de reao e a lei de hess; Objetivos especficos: Uma vez que o ensino de Qumica deve sempre procurar relacionar-se com o cotidiano, o estudo das trocas de calor, especialmente durante as reaes qumicas, favorecer ao aluno reconhecer e classificar este tipo de fenmeno no dia-a-dia, aplicando os novos conhecimentos de forma significativa at o ponto de intervir conscientemente no meio em que vive, uma vez que o tema central abre um leque considervel de opes para problematizaes e discusses (desde economia de energia e recursos naturais at desenvolvimento sustentvel), portanto, alm dos objetivos j relatados pretende-se que os alunos associem a energia discutida aqui com a energia discutida nos temas transversais das fontes renovveis de energia. Um dos pontos mais importantes e tentar fazer com que o aluno relacione a qumica e a fsica numa interdisciplinaridade bem como a percepo que as reaes podem ser endotrmicas ou exotrmicas atravs da observaes de reaes do cotidiano. Metodologia: para este tema a professora disponibilizou o espao de trs aulas na mesma turma em que foi trabalhado os temas referentes as fontes de energia. Como recursos foi utilizado lousa, giz, livro didtico. Como mtodos usamos a tempestade cerebral para observar os conhecimentos prvios dos alunos.

Avaliao: Os alunos devem resolver exerccios de clculos termoqumicos referentes ao calor especifico de cada substncia e referentes a Lei de Hess. 1 Sequncia didtica

Na primeira aula desta seqncia utilizamos a tempestade cerebral para sabermos quais os conheimentos prvios dos alunos referentes a calor, temperatura, energia. Em seguido trouxemos uma introduo a termoqumica contextualizando com a preocupao que as pessoas tem com a sade atravs da escolha das dietas alimentares. Alguns alunos conheciam pessoas que faziam dietas elevando assim a discusso em sala de aula o que chamou a ateno de quem no estava prestando ateno. Aproveitamos para perguntar aos alunos se j tinham, dessa forma, ouvido falar no termo caloria. Aproveitamos para introduzir o tema definindo o termo caloria e em seguida mostrando uma tabela com as calorias que cada quantidade de alguns alimentos representavam. Em seguida abordamos os conceitos referentes s trocas de calor. Colocamos uma garrafa de gua para congelar na geladeira na sala dos professores e na hora da aula pedimos para um aluno por as mos e descrever qual a sensao que estava sentindo. A partir da sensao de frio que o aluno sentia descrevemos a transferncia de calor que estava acontecendo da mo para a garrafa. Trouxemos atravs da lousa a relao matemtica que representa a unio dos conceitos referentes a energia liberada na forma de calor, a massa do material, o calor especifico de cada material e a variao da temperatura. Com isso foram trazidos exemplos de resoluo de exerccios bem como foram passados alguns exerccios para os alunos. 2 Sequncia didtica

Neste segundo dia de aula referente a seqncia especificada foram retomados as idias da aula anterior sobre calor, calorias, trocas de calor bem como a resoluo de um exerccio deixado como atividade para casa. Na seqncia mostramos o conceito de entalpia e como esta entalpia pode sofrer variao em um sistema atravs de reaes qumicas. Apresentamos grficos para representar essas reaes qumicas e como fazer a leitura da variao de entalpia atravs desses grficos. Depois desses conceitos foram empregados alguns exerccios para que resolvessem conforme apresentamos na sala. 3 Sequncia didtica Neste terceiro dia continuamos retomando os conceitos da aulas anteriores e, agora, trazendo a conceituao da Lei de Hess e abordando de forma mais avanada algumas reaes qumicas endotrmicas e exotrmicas e suas representaes da variao de entalpia Avanamos um poquinho mais trazendo reaes que ocorridas em mais de uma etapa mostrando para o aluno como elencar essas reaes par aos clculos da Lei de Hess. Resolvemos exerccios na lousa e passamos algumas atividades no caderno.
21

19

6. Consideraes finais

Francisco de Arajo Silva Este trabalho sobre a prtica do estgio obrigatrio, que se submete disciplina de Qumica par ao ensino mdio, trs um relato simples das tentativas de regncia praticadas durante o ltimo semestre. As regncias realizadas em escola publica,

noturna, situada em bairro popular de Ribeiro Preto e, ainda, que funciona no seu perioro noturno apenas com o curso de EJA forma suficientes para que se identificasse grandes dificuldades que o ensino enfrenta, em particular o ensino de qumica.
23

A universidade no absorve a realidade do que foi visto como concreto e real no ensino de qumica durante as regncias praticadas. As metodologias inovadoras e diversas, preocupadas com as varias formas e caminhos que a aprendizagem possa seguir ainda no atinge a realidade dessa escola. Ensinar qumica, da forma fragmentada em seus conceitos como se d no ensino mdio, a uma turma que tem seu contedo anual simplificado em seis meses torna-se apenas o cumprimento de um programa obrigatrio, sem pretenses. Aline Frana de Brito O estgio curricular consistiu em uma atividade de observao, registro, elaborao de planos de aula e regncias que proporcionaram uma vivncia dentro de um ambiente escolar desconhecido at ento para mim: a realidade de salas de aula noturnas, de uma escola com pblico diverso e ensino voltado para Jovens e Adultos. Os estgios que realizei ao longo do curso sempre foram em escolas do centro da cidade, com ensino regular para adolescentes. Esta oposio de realidades me fez ver que o ensino que se prega na universidade ainda tem um discurso pouco inclusivo para a diversidade, isto , muito distante da realidade de nossas escolas pblicas. A nossa profisso tornou-se mais que dar aulas de qumica, tornou-se um grande desafio: Como ensinar qumica a alunos que mal compreendem o que lem? A alunos que no desenvolvem clculos bsicos de matemtica? Ainda, ao passar das disciplinas pedaggicas sempre acompanhando a evoluo da turma, termino este estgio com uma grande preocupao: Como podemos ver alguns de ns, e eu me incluo neste ns, incluo a tambm alguns de nossos docentes e

educadores, cometer erros conceituais qumicos grotescos e ver que a preocupao continua apenas na didtica, no recurso que se usou? De forma alguma desprezo estas duas anteriores, mas como ser professor de qumica sem o domnio da mesma? Dessa forma, termino meus estgios com muito mais incertezas que no incio deste curso, e certa de que um professor no se forma em uma faculdade, se forma em luta diria para a educao deste pas.

7. Referncias Bibliogrficas

BIANCHI, Jos Carlos de Azambuja; ALBRECHT, Carlos Henrique; MAIA, Daltamir Justino. Universo da qumica: ensino mdio. Volume nico. So Paulo: FTD, 2005. OLIVEIRA, Renato Jos; SANTOS, Joana Mara. A energia e a qumica. Qumica Nova na Escola. N 8, 1998. PICONEZ, Stela C. B. A prtica de ensino e o estgio supervisionado: a aproximao da realidade escolar e a prtica da reflexo. In: FAZENDA, Ivani C. Arantes. A prtica de ensino e o estgio supervisionado. Campinas: Papirus. 1994. p.27. USBERCO, Joo. Qumica, vol. nico. 7 ed. So Paulo, Saraiva, 2006.

You might also like