You are on page 1of 7

Bicicleta Musical

Luiz Silvio Scartazzini


Doutor em Engenharia Civil, Professor do Curso de Eletromecnica do IFSC/Chapec luiz.silvio@ifsc.edu.br

Djoni Tatian Dittadi


Bolsista e estudante do curso de Eletromecnica do IFSC/Chapec djoniidittadi@hotmail.com

Felipe Ragnini
Bolsista e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automao do IFSC/Chapec felipe.ragnini@gmail.com

1 Campo Eltrico

Quando uma carga eltrica atravessa um condutor, este torna -se um corpo eletrizado, que emite uma informao de existncia para o espao onde se encontra, chamada de campo eltrico. Quando uma nova carga (q) inserida no campo eltrico (E) j existente, este produz uma fora sobre a nova carga (q). O campo eltrico propaga no espao com mdulo, direo e sentido, logo, o campo eltrico e a fora so componentes vetoriais. O mdulo do vetor do campo eltrico dado por:


(1)

O sentido de  o mesmo da fora que atua sobre a nova carga (q): se q positiva, o sentido do campo eltrico para longe da carga; se negativo, o sentido do campo eltrico para dentro da carga q, como mostra a Figura 1:

Figura 1: Sentido do campo eltrico em partculas

2 Corrente Eltrica

Corrente eltrica um movimento de partculas carregadas em uma superfcie. Para que um fluxo de eltrons livres torne -se ordenado, e produza uma corrente eltrica no interior do cond utor, necessrio introduzir -se uma fonte de energia no circuito.

A l

i , = ( )

t , A=

SI Si t t l

I t l

l l A: = /

U i

s ti s ser roduzidos travs do ovi ento de Os argas eltri as em um ondutor, omo a orrente eltri a em um fio de obre, ara fabri ar um eletroim, ou ent o atravs de im erm entes materiais ue ossui eltrons, ue or sua vez, organizam seus ampos magnti os de forma a emitir um ampo magnti o em torno do material a ue pertencem. HALLI AY; RESNI K, 2003 . Por defini mdulo de o, a partcula em movimento, tem velocidade , sendo ue o , onde o ngulo entre a a direo de

proporcional a v. sen

e a direo de Para encontrar o mdulo do campo magntico, usa -se a seguinte equao:  2

Onde q a carga da partcula. 4 inhas e am o agnti o

Um campo magntico pode ser representado atravs de linh s d gn ti . Para representar-se a direo da tangente a uma linha de campo  nesse ponto. J

magntico em qualquer ponto fornece a direo de

espaamento das linhas representa o mdulo d e  uanto menor a intensidade do campo, maior as linhas, e vice -versa. omo demonstra a figura 2:

igura 2: linhas de campo magntico 5 am o magnti o roduzido ela orrente de um fio retilneo

Um condutor, quando percorrido por uma corrente eltrica, emite um campo magntico em torno de si. O sentido do campo magntico em qualquer ponto ao redor do fio perpendicular ao sentido da corrente que percorre o mesmo. Quando o sentido da corrente invertido no fio, o sentido do campo magntico continua sendo perpendicular, ou seja, se em um fio retilneo a corrente flui para cima, o campo magntico em torno do mesmo perpendicular ao sentido da corrente, apontando para dentro do plano, indicado pelo smbolo X. Essa relao conhecida como re ra a mo ireita, em que o polegar indica o sentido da corrente e os outros dedos indicam o sentido do campo magntico ao redor do fio, como demonstra a Figura :

I B B

Campo Magntico
Figura : egra da

M o Direita
o Direita

6 Campo Magntico de uma bobina

Anteriormente viu-se que um condutor retilneo que tem uma corrente eltrica pode transformar-se em um eletrom. Uma bobina um fio enrolado para concentrar as linhas de campo magntico. Para calcular a intensidade do campo magntico em uma esp ira ou bobina pode usar-se a seguinte frmula:

Onde: i r corrente eltrica percorrida no fio; raio das espiras da bobina

momento magntico dipolar, dado por:


Onde: nmero de espiras da bobina;

I corrente que percorre a bobina, em amp res; A rea limitada de espiras pela bobina, em metros quadrados.
7 Lei de indu o de Faraday

ichael Faraday, fsico ingls, descobriu que uma tenso e uma corrente podem ser induzidas em uma espira ou bobina qua ndo o campo magntico que atravessa os condutores varia, ou seja, se um im movimenta-se prximo a uma bobina, o campo magntico que este produz induz uma corrente contnua na bobina, e essa energia pode ser aproveitada. Este o princpio do funcionamento da bicicleta musical. (YOUNG; F EED AN, 9). As linhas que saem do plo norte do im atravessam a espira, gerando uma corrente induzida na mesma. Quando o im para de se mover, a corrente induzida desaparece.
7 Aplica o dos conhecimentos na constru o da bicicleta

A bicicleta musical consiste num trabalho interdisciplinar que envolve estudos de campos magnticos, campos eltricos, consumo de calorias e gerao de energia. Os materiais necessrios para construo da bicicleta, basicamente, foram uma bicicleta, ims retirados de D de microcomputadores, um diskman, duas caixas de som, 1 led, capacitores e uma bobina de fios. O prottipo pode ser visualizado na figura 4:

Figura 4: Bicicleta Mu ical Primeiramente foi retirado o pneu traseiro da bicicleta, e deixado somente o aro da mesma. Os ims retirados de Ds de microcomputadores foram soldados no aro da bicicleta, observando que o plo norte dos ims ficasse apontando para fora do aro, pois assim as linhas de fluxo magntico saem do im em direo ao espao. Posteriormente, o sistema de acoplamento mecnico foi desenvolvido, sendo que uma bobina com 5 espiras foi construda usando fio espessura 8 AWG, e acoplada na frente dos ims. Quando exercido um torque nos pedais da bicicleta, os ims giram e as linhas de fluxo magntico variam ao passar na frente da bobina, relembrando o princpio da ei de Faraday, que dita que a

variao do fluxo magntico atravs de um circuito fechado gera uma corrente induzida. O fluxo magntico variante dos ims atravessa a bobina perpendicularmente, gerando uma corrente induzida na mesma. A estrutura dos ims e bobina pode ser visualizada na figura 5:

Bobina perpendicu a r aos ims

Figura 5: esquema de posicionamento dos ims e da bobina. A corrente induzida pelos ims na bobina direcionada para o diskman, que far um CD tocar, gerando som nas caixas de som. Porm, entre a bobina e o diskman, foi instalado um banco de capacitores, dispositivo capaz de armazenar energia das primeiras pedaladas e acumul-la, para que quando o diskman ligue o circuito j tenha energia capaz de faz -lo funcionar sem falhas. Os capacitores tem a capacidade de armazenar energia em seu interior , para que, quando o circuito seja fechado a fonte de consumo tenha energia sufic iente para funcionar. Alm do banco de capacitores, na sada da bobina foi instalado um le para que o usurio perceba que est havendo gerao de energia, emitida na forma de luz. No total, a bicicleta, atravs da induo magntica dos ims na bobina, gera energia eltrica que ser transformada em energia sonora nas caixas de som, energia luminosa nos leds e display do diskman, energia mecnica (que move o motor que h no interior do diskman, responsvel pelo movimento de rotao do CD). Assim que o usurio para de pedalar, o fluxo magntico dos ims que estavam em movimento na roda da bicicleta extinto. Vale lembrar que os ims continuam emitindo linhas de fluxo magntico, porm agora os mesmos no esto em movimento.
8 Consideraes Finais

A bicicleta musical um instrumento didtico capaz de auxiliar o ensino de fsica nas salas de aula, pois o aluno consegue visualizar e entender facilmente como funciona a Bicicleta Mu ical. Percebe-se que os principais conceitos envolvidos no funcionamento da bicicleta so a ei de Faraday e Induo agntica , ajudando os alunos a

Ims retirados de Hds de computador

compreenderem o funcionamento do motor eltrico . O aluno consegue perceber a transformao da energia eltrica em sonora, mecnica e luminosa, ou seja, a energia mecnica que o aluno aplica nos pedais da bicicleta gera energia eltrica que ser consumida de diversas maneiras no conjunto da bicicleta. Cabe ao professor estimular o raciocnio cientfico para que os alunos se interessem pelo prottipo e procurem desenvolver formas d e otimiz-lo. Alm do estudo de fsica, a bicicleta musical estimula a realizao de atividades fsicas e uma forma sustentvel de gerao de energia. Tambm pode ser implantada, por exemplo, em academias, fazendo com que a energia mecnica gerada pelos usurios gere energia eltrica para ser consumida na prpria academia.
9 Agradecimentos. Os autores gostariam de expressar agradecimentos ao programa PIBICIT do CNPq e a Pr-reitoria de Pesquisa e Ps -Graduao do IFSC pela concesso da bolsa e do auxlio para o projeto de construo de materiais didticos para o ensino, o que possibilitou a realizao do presente trabalho.

10 Re erncias A IDAY, David; ESNICK, . v.1. oger A. Fsica III: Eletromagnetismo. So Paulo: obert; WA KE , earl. Fundamentos de Fsica . io de

aneiro: TC, YOUNG,

ugh D; F EED AN, 9.

AddisonWesley,

Responsabilidade de autoria As informaes contidas neste artigo so de inteira responsabilidade de seus autores. As opinies nele emitidas no representam, necessariamente, pontos de vista da Instituio e/ou do Conselho Editorial do IF -SC.

_______________________________________________________________ 1 coulomb 1,6 176487.1


-19

eltrons

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1500

You might also like