You are on page 1of 6

USO DA TEORIA DA MORFOLOGIA MATEMTICA EM CARTOGRAFIA Thiago Gonalves Rodrigues Fernando Leonardi Erivaldo Antnio da Silva

Departamento de Cartografia, Presidente Prudente - SP {fernandoleonardi,tgrcat}@gmail.com; erivaldo@fct.unesp.br

Universidade Estadual Paulista - Unesp Faculdade de Cincias e Tecnologia - FCT

RESUMO
Este trabalho teve por objetivo detectar as pistas (raias) do hipdromo de So Paulo, por meio de utilizao de ferramentas morfolgicas. Foi utilizado um recorte de imagem Quickbird contendo o hipdromo. Os resultados obtidos mostram que a morfologia matemtica para deteco de feies cartogrficas em imagens digitais vivel e que os mesmos podem ser utilizados em processos convencionais de atualizao cartogrfica. Palavras chaves: Sensoriamento Remoto, Morfologia Matemtica, Deteco de Feies, PDI.

ABSTRACT
This work has the aim of detecting the tracks of the Jockey of Sao Paulo, through the use of mathematical morphology tools. It was used a piece of Quickbird image containing the Jockey. The results obtained show that the mathematical morphology for cartographic features detection in digital images is possible and that these results can be used in conventional cartographic updating process. Keywords: Remote Sensing, Mathematical Morphology, Features Detection, DPI.

1 INTRODUO A deteco de alteraes de feies da superfcie terrestre uma importante tarefa na rea de cartografia. O Sensoriamento Remoto se utiliza do Processamento Digital de Imagens (PDI) que envolve a manipulao e a interpretao de imagens digitais. Dentre as diversas ferramentas de PDI, a utilizada foi a Morfologia Matemtica, a qual foi usada para o tratamento digital da imagem e para a deteco da feio. Assim, este trabalho visou contribuir para a automao da rea de Cartografia atravs da utilizao integrada de dados de sensoriamento remoto com dados cartogrficos convencionais, efetuando a deteco e a melhoria da qualidade visual das feies de forma semi-automtica, procurando um produto de melhor qualidade e com integridade entre os dados. A utilizao da Teoria de Morfologia Matemtica, na rea de Cartografia, ainda no totalmente difundida, mas os resultados obtidos em

trabalhos so interessantes e mostram o seu potencial de aplicao. Neste trabalho a manipulao das imagens foi realizada na caixa de ferramentas (Toolbox) de Morfologia Matemtica (MM) desenvolvida pela SDC Information Systems, que roda acoplada ao software MATLAB. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatrios e confirmam que os produtos gerados a partir do uso de rotinas morfolgicas so viveis na rea de cartografia visando atualizao cartogrfica. 2 OBJETIVO O principal objetivo deste trabalho apresentar uma rotina morfolgica para detectar a feio de interesse (hipdromo) a partir do uso da Teoria de Morfologia Matemtica e PDI, com vistas a atualizao cartogrfica.

3 FUNDAMENTAO TERICA Segundo a Associao Cartogrfica Internacional (ACI) a definio de cartografia o conjunto dos estudos e operaes cientficas, tcnicas e artsticas que intervm na elaborao dos mapas a partir dos resultados das observaes diretas ou da explorao da documentao, bem como da sua utilizao. Sensoriamento Remoto segundo Lillesand & Kiefer (1987), pode se definido como sendo a cincia e arte de obter informaes sobre um objeto, uma rea ou fenmeno pela anlise de dados obtidos de uma maneira tal que no haja contato fsico direto com este objeto, esta rea ou este fenmeno. Dentre as vrias ferramentas de PDI existentes que poderiam ser utilizadas para o desenvolvimento dessa pesquisa, a teoria da Morfologia Matemtica MM foi a escolhida. Esta teve seu desenvolvimento com as primeiras pesquisas de MATHERON (1975) e SERRA (1982) e seus colaboradores a partir de 1964, na escola Superior de Minas de Paris. A Morfologia Matemtica compreende a rea que estuda propriedades topolgicas e estruturais dos objetos a partir de suas imagens tendo como objetivo descrever quantitativamente as estruturas geomtricas e funciona como uma tcnica na concepo de algoritmos na rea de PDI, contendo ferramentas bsicas, como detectores de bordas e filtros morfolgicos. 3.1 MORFOLOGIA MATEMTICA A Morfologia Matemtica teve origem na Frana. As primeiras noes tericas foram estabelecidas no perodo de 1964 e 1968, juntamente na poca em que foi criado o Centro de Morfologia Matemtica na Escola de Minas de Paris localizada em Fontainebleau (Frana). Segundo Soille (1999), a Morfologia Matemtica (MM) pode ser definida como uma teoria para a anlise de estruturas espaciais. chamada de Morfologia porque visa analisar a forma dos objetos. Matemtica no sentido que a anlise est baseada em teoria ajustada, na geometria e na lgebra. Porm, a MM no apenas uma teoria, mas tambm uma poderosa tcnica de anlise de imagens. O mtodo de anlise de imagens pela Morfologia Matemtica fundamentado na teoria de conjuntos e tem como objetivo principal analisar a estrutura geomtrica das imagens a partir de uma malha retangular perfeitamente definida e conhecida chamada de elemento estruturante. Sendo assim, a Morfologia Matemtica age sobre as imagens digitais a partir desses elementos.

3.2 ELEMENTO ESTRUTURANTE Segundo Facon (1996), o elemento estruturante um conjunto completamente definido e conhecido (forma, tamanho), o qual comparado, a partir de uma transformao, ao conjunto desconhecido da imagem. O resultado desta transformao permite avaliar o conjunto conhecido. A morfologia age sobre imagens digitais a partir de elementos estruturantes geralmente definidos em uma malha retangular. Foram utilizados, neste trabalho, elementos estruturantes 3x3. O elemento DEFAULT do operador skiz o secross, mas tambm foram feitos testes com o sebox. As figuras 3.1 e 3.2 apresentam os elementos estruturantes utilizados.

Figura 3.1: secross

Figura 3.2: sebox A figura 3.1 apresenta o elemento secross. Este operador cria um elemento estruturante B por R adies do elemento cruz com ele mesmo. B = secross (R) Onde R raio do elemento estruturante; B elemento estruturante. A figura 3.2 apresenta o elemento sebox. Este operador cria um elemento estruturante B por R adies do elemento mscara cheia com ele mesmo. B = sebox (R) Onde R raio do elemento estruturante; B elemento estruturante 3.3 TOOLBOX A toolbox (caixa de ferramentas) de Morfologia Matemtica foi desenvolvida pela SDC Information Systems. Ela um conjunto especfico de arquivos que tm como plataforma o software MATLAB. Nela esto contidos os operadores morfolgicos que foram utilizados neste trabalho. De modo geral possvel entender a toolbox como sendo um conjunto especializado de arquivos para trabalhar em classes particulares de problemas.

4 REA TESTE A rea teste escolhida um recorte pertencente a cidade de So Paulo SP, cujo alvo de interesse so as pistas do hipdromo. Este recorte de imagem foi escolhido por estar disponvel no banco de dados do grupo de pesquisa. Na Figura 4.1 mostrada a rea teste.

4 Georreferenciamento da carta topogrfica e do hipdromo detectado via MM; 5 Vetorizao do resultado da deteco do Hipdromo; 6 Sobreposio da feio detectada via MM sobre a carta topogrfica; 7 Apresentao do resultado morfolgico; 8 Apresentao da comparao do resultado morfolgico com mtodos convencionais; 9 Anlise dos resultados obtidos; 10 Concluso; Utilizou-se para os processamentos morfolgicos um recorte de imagem contendo o hipdromo como feio de interesse, localizada na cidade de So Paulo SP. Esta imagem foi obtida a partir do satlite QuickBird, com resoluo espacial de 1m no modo multiespectral, rbita Polar e heliossncrona, sendo escolhida por conter feies cartogrficas de interesse (hpica) .

Figura 4.1 Imagem Original 5 MATERIAIS E MTODOS Os materiais e mtodos utilizados para o desenvolvimento foram: um recorte de imagem, carta topogrfica da regio homloga da imagem, micro computador e os softwares Matlab e Adobe PhotoShop. A manipulao das imagens foi realizada na caixa de ferramentas Toolbox de Morfologia Matemtica (MM) desenvolvida pela SDC Information Systems, que roda acoplada ao software MATLAB. Antes da deteco das pistas do hipdromo, foram aplicadas rotinas morfolgicas visando a melhoria da qualidade visual das pistas com o intuito de facilitar o processo de deteco. Aps a deteco, o resultado obtido foi sobreposto ao mapa digital. Tal processo teve por objetivo comprovar o potencial do uso das ferramentas morfolgicas. A carta topogrfica referente ao hipdromo foi convertida para o formato digital por meio da utilizao de um scanner. Para o georreferenciamento foram utilizados seis pontos de controle, sendo estes correspondentes ao cruzamento entre paralelos e meridianos da carta topogrfica. Foram aplicados os filtros convencionais Gradiente e Sobel sobre a imagem original com o propsito de realizar a comparao visual do resultado obtido com o processo de deteco morfolgica com mtodos convencionais. Para a realizao deste trabalho, as etapas desenvolvidas foram: 1 Definio da rea teste; 2 Desenvolvimento e aplicao de rotinas para a melhoria visual das feies cartogrficas detectadas; 3 Deteco da feio de interesse;

6 APRESENTAO RESULTADOS

ANLISE

DOS

O primeiro passo foi converter a imagem multiespectral para nveis de cinza, para iniciar os processamentos morfolgicos. A Figura 6.1 mostra a imagem em nveis de cinza.

Figura 6.1 Imagem em nveis de cinza A partir da converso da imagem em nveis de cinza, deu-se incio ao pr-processamento. O hipdromo destacou-se mais em relao as demais feies presentes na imagem aps o prprocessamento, e como o resultado obtido nesta etapa melhor que a imagem original, a imagem prprocessada foi utilizada como imagem de entrada. Deve-se ressaltar que os parmetros utilizados nas funes variam conforme os alvos presentes na imagem e os valores de brilho dos mesmos. Foram empregados os que melhor se adequaram a imagem e apresentaram melhores resultados. A escolha deles, na maioria das vezes, foi feita com base na anlise do histograma da imagem. Sendo assim, o primeiro operador utilizado foi o histeq, cujo objetivo foi aumentar o contraste entre as feies.

Na seqncia, aplicou-se o operador hbasin, que tem a funo de remover valores com contraste menor que o limiar estipulado pela funo, atravs da reconstruo da imagem em tons de cinza. O prximo operador empregado foi o addm, cuja funo criar uma nova imagem pela adio de outras duas, com saturao. Terminada a etapa de pr-processamento, a imagem foi binarizada com limiar 240. Tal valor foi obtido pela anlise do histograma da imagem. Os valores de pixels que estavam abaixo do limiar estipulado assumiram o valor 0 (preto) e os valores que estavam acima do limiar recebam valor 1 (branco). O resultado da aplicao deste operador ilustrado na Figura 6.2.

Figura 6.3 Hipdromo detectado Para comprovar visualmente que a feio foi totalmente detectada, realizou-se a sobreposio das pistas do hipdromo detectado sobre a imagem original, conforme Figura 6.4.

Figura 6.2 Imagem binarizada Na seqncia, aplicou-se o operador areaopen, com limiar 3100. Esse operador tem por objetivo remover qualquer componente com rea menor que um valor estipulado em uma imagem binria. Na etapa seguinte, a imagem foi dilatada pelo operador dil, com o propsito de conectar as descontinuidades das raias do hipdromo. Vale ressaltar que a dilatao um operador fundamental para a construo de todos os outros operadores morfolgicos, sendo chamado operador elementar de Morfologia Matemtica. Com o intuito de remover os rudos restantes, aplicou-se o operador areaopen novamente. Em seguida, a imagem foi erodida pelo operador ero, retomando a sua forma original, devido a mesma ter sido dilatada em uma das etapas anteriores. A partir da anlise da imagem, foi possvel detectar rudos no interior das raias, o que levou a aplicao do operador areaclose, com limiar 100, para a remoo desses. Para finalizar, aplicou-se o operador close, com o objetivo de gerar o fechamento morfolgico da imagem. O resultado final do processo de deteco est apresentado na Figura 6.3. Figura 6.4 Resultado Morfolgico sobreposto Da anlise da Figura 6.4, comprova-se que o processo de deteco via morfologia matemtica no gerou deslocamento posicional das feies na imagem. Isto importante, pois garante que as feies detectadas podem ser utilizadas em processos de atualizao cartogrfica. 6.1 APLICAO PREWITT DOS FILTROS SOBEL E

Realizou-se a aplicao dos filtros de Sobel e Prewitt, na imagem contendo o hipdromo com o propsito de efetuar a comparao visual entre o resultado morfolgico obtido e os mtodos convencionais. Com o intuito de facilitar a comparao, os resultados obtidos com a aplicao dos filtros e os obtidos pela morfologia esto apresentados em conjunto. Na Figura 6.5 so apresentados os resultados da aplicao dos filtros.

Imagem Original

Filtro Sobel Filtro Prewitt Figura 6.5 Resultado da aplicao dos filtros

Morfologia Matemtica

Analisando os resultados apresentados na Figura 6.5, percebe-se que os obtidos por mtodos convencionais apresentam maior segmentao ao redor da feio de interesse, o que dificulta o processo de atualizao e confirma a potencialidade da morfologia matemtica na deteco de feies cartogrficas. 6.2 SOBREPOSIO DO RESULTADO OBTIDO VIA MM NA CARTA TOPOGRFICA Para comprovar que a deteco da feio a partir dos operadores morfolgicos atendeu os objetivos esperados, foi realizada a sobreposio da feio detectada no processamento com a base digital da regio homloga na carta topogrfica. A sobreposio foi efetuada com o uso do software Spring. Primeiramente, foi necessrio scannear a rea da carta topogrfica correspondente a rea teste utilizada. Estando a carta topogrfica no formato Raster, a imagem foi referenciada no software Spring. Na seqncia, realizou-se o georreferenciamento da carta topogrfica utilizando as coordenadas UTM do retngulo envolvente do recorte da carta topogrfica. Estando a carta georreferenciada, o prximo passo foi selecionar os pontos de controle a serem utilizados no processo de georreferenciamento do recorte da imagem de satlite contendo o hipdromo. Foram utilizados 6 pontos de controle para o georreferenciamento da carta topogrfica e 6 para o recorte de imagem. A preciso obtida no georreferenciamento da carta foi de 0,96m e 0,87m para a imagem. A partir do georreferenciamento do resultado obtido via MM, foi possvel realizar a vetorizao das pistas do hipdromo nas quais foram sobrepostas na carta topogrfica. As Figuras 6.6 e 6.7 mostram o hipdromo vetorizado e sobreposto.

Figura 6.6 Imagem vetorizada do hipdromo

Figura 6.7 Resultado da Sobreposio entre a imagem vetorizada e a Carta Da anlise das Figuras 6.6 e 6.7, depreendese que a deteco foi realizada com sucesso e a sobreposio das feies homlogas foi correta. Observando o resultado obtido possvel perceber que houve um timo casamento entre as feies cartogrficas detectadas da imagem (vermelho) e o mapa digital da rea teste, fato esse que vem comprovar o potencial de uso das ferramentas morfolgicas contidas na Toolbox (caixa de ferramentas) de Morfologia Matemtica como tcnica alternativa atualizao de produtos cartogrficos. As

pequenas diferenas no casamento das feies sobrepostas podem ser explicadas pelas raias do Hipdromo serem de areia e pela generalizao cartogrfica que foi efetuada na carta topogrfica. 7 CONCLUSES O resultado obtido atendeu aos objetivos quanto ao uso das ferramentas morfolgicas em processos de melhoria da qualidade visual da imagem original na deteco das feies de interesse indicando que o resultado obtido pode ser utilizado em processos convencionais de atualizao de produtos cartogrficos. Vale ressaltar que a escolha dos operadores e limiares adequados contriburam sobremaneira para a deteco da feio, na qual o resultado indica que os processamentos morfolgicos empregados foram adequados. Todos os limiares adotados basearam-se na anlise do histograma da imagem envolvida. A escolha adequada destes limiares uma das chaves para que os resultados obtidos sejam os melhores possveis, e com isso possam ser obtidos bons resultados sem que haja a necessidade de aplicar muitos operadores na imagem. A partir do resultado obtido da sobreposio do hipdromo sobre a carta topogrfica, fica comprovado que a deteco do alvo via morfologia matemtica no causa alteraes das feies bem como deslocamento posicional. O timo casamento do resultado sobre a carta topogrfica deve-se ao fato da correta aplicao dos operadores morfolgicos e do georreferenciamento. REFERNCIA BIBLIOGRFICAS FACON, J. Morfologia Matemtica: Teorias e Exemplos. Editora Universitria Champagnat da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Curitiba. 1996. xii. 320p: il. GOUTSIAS, J., HEIJMANS, H.J.A M. Mathematical Morphology. 2000. ISBN 1 58603 056 6. SERRA, J. Image analysis and mathematical morphology. London: Academic Press, 1982. 610p. SILVA, E. A. Extrao de feies cartogrficas de imagens multiespectrais fundidas. So Paulo:USP, 1995. 114p. Tese (Doutorado em Engenharia) - Escola Politcnica da USP, 1995. SDC MORFHOLOGY TOOLBOX FOR MATLAB 5, SDC Information Systems, June 28, 1999 BANON, G. J. F.; BARRERA, J. Bases da Morfologia Matemtica para anlise de imagens binrias Recife, UFPE DI, 1994, xii, 230p: il.

BAKKER, M. P. R. Cartografia: Noes Bsicas Rio de Janeiro: DHN, 1965. 242p. HARLEY, J. B. A nova histria da Cartografia. O Correio da UNESP, Rio de Janeiro, v. 19, n. 08, p. 3-9, ago. 1991.

You might also like