You are on page 1of 16

A FORMAO DE NOVAS CENTRALIDADES EM GOINIA: O CASO DO SETOR JARDIM GOIS1 Elaine Alves Lobo Correa2 elainelobo@seplan.goiania.go.gov.

br

Resumo

no espao intra-urbano que esto presentes as aes da sociedade. Ele possui uma dinmica complexa e excludente, no qual h de se destacar fenmenos ligados multiplicao e diversificao das reas centrais. A partir da dcada de 1970, o Centro Tradicional de Goinia passou por um processo de descentralizao das suas atividades comerciais e de servios para reas adjacentes, criando subcentros voltados para classes distintas. Essas centralidades mltiplas e polinucleadas criam em Goinia um verdadeiro mosaico, em que a segregao socioespacial se torna visvel atravs da paisagem urbana. atravs desta mesma paisagem, que se percebe a preocupao do poder pblico e dos agentes imobilirios em infra-estruturar reas nobres da cidade, deixando, por outro lado, os bairros perifricos muitas vezes sem a mnima infra-estrutura bsica. Uma destas reas nobres o Setor Jardim Gois, bairro este que se constitui em uma centralidade que exerce papel relevante no espao intra-urbano de Goinia. Destarte, o objetivo central desta pesquisa foi analisar a importncia do Setor Jardim Gois na reestruturao do espao intra-urbano de Goinia, enquanto uma centralidade que atende parte da elite goianiense. Palavras-chave: Goinia centralidade Setor Jardim Gois.

Introduo

Ao analisar a dinmica interna de uma cidade, busca-se entender tanto a espacializao das classes sociais distintas como a dos equipamentos urbanos que criam espaos diferenciados, no qual a localizao se torna fator importante. O espao urbano dotado de particularidades que so percebidas atravs da paisagem, a qual no pode ser entendida somente enquanto o visvel, o aparente (SANTOS, 1997). preciso a partir dela, fazer uma anlise de fato, entender toda teia de significados por trs dela, e no s sua forma, mas a funo que ela exerce no espao. A ao do homem no espao intra-urbano pode ser comprovada atravs da implantao dos objetos sociais, pois este produz e reproduz o espao geogrfico com seu trabalho.

Sntese de Trabalho de Concluso de Curso, defendido junto a Universidade Estadual de Gois sob a orientao da Prof. M.Sc. Flavia Maria de Assis Paula. 2 Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Gois. Mestranda em Geografia pelo Instituto de Estudos Scio-Ambientais IESA/UFG.

Sendo o espao geogrfico dinmico, ele oculta em si uma srie de elementos que compe a espacializao das classes sociais e seus modos de vida. Isto se d pelo fato de que a cidade como qualquer outra instncia manipulada pelos interesses das classes dominantes, um local de contrastes (CAVALCANTI, 2001). Em Goinia possvel perceber a existncia desses locais, e o Setor Jardim Gois, foco dessa pesquisa, se constitui em local de concentrao de uma parcela da classe de maior poder aquisitivo, que ao se fixarem levam consigo benefcios que acabam por dot-lo de densa infra-estrutura, impulsionando assim a formao de uma nova centralidade na metrpole goianiense. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi fazer um estudo acerca da dinmica do espao intra-urbano goianiense, especificamente a expanso da sua rea central em direo a moradia das classes de maior poder aquisitivo, em especial o Setor Jardim Gois. O trabalho est estruturado em trs momentos, a saber: num primeiro far-se- uma discusso acerca da decadncia do centro tradicional de Goinia e a formao de centralidades mltiplas e polinucleadas, num segundo a importncia dos equipamentos urbanos na valorizao socioespacial do Setor Jardim Gois, e por ltimo, a discusso da formao da centralidade do referido setor.

Decadncia

do

Centro

Tradicional

de

Goinia

formao

de

centralidades mltiplas e polinucleadas

A rea central de uma cidade caracterizada por possuir uma diversidade de comrcios e servios, equipamentos de lazer, rgos pblicos, dinamizado por linhas de transporte coletivo e avenidas amplas dotada de acessibilidade e fcil localizao. Criando diariamente na cidade, intenso fluxo de pessoas seja como portador de mercadoria fora de trabalho, para o lazer e consumo (CORRA, 2001). Discutindo acerca do surgimento do centro, Villaa (1998, p. 239) afirma que:
O centro surge ento a partir da necessidade de afastamento indesejados e obrigatrios. Ele como todas as localizaes da aglomerao, surge em funo de uma disputa: a disputa pelo controle [...] do tempo e energia gastos nos deslocamentos humanos.

Esse afastamento gerado pela disputa por localizaes no espao intraurbano acaba por segregar a classe de menor poder aquisitivo que no possuindo condies de viver prximo ao centro, so empurrados para locais sem infraestrutura, tornando difcil o deslocamento da casa para o local de trabalho e mais ainda para o consumo e lazer o que para a classe de maior poder aquisitivo no um problema. Conforme aponta Villaa (1998, p. 45), A dominao atravs da estruturao do espao intra-urbano visa principalmente apropriao diferenciada de suas vantagens locacionais. notrio o poder que o centro exerce, nele que se d diretamente as relaes de produo e reproduo capitalista, onde se encontra o domnio do tempo, um ponto dinamizado que conecta-se ao restante da cidade. Da o interesse das classes sociais em domin-lo. Essa disputa das classes sociais por melhor localizao no espao intraurbano acaba por colaborar para a deteriorao do centro, pois a classe de maior poder aquisitivo ao sair descentraliza as atividades comerciais e de servios caractersticas do centro tradicional, para outras reas formando novos eixos na cidade (VILLAA, 1998). O centro de Goinia surgiu com a fundao da prpria cidade3 (24 de outubro de 1933), mas teve expresso somente a partir de 1960, perodo marcado pelo reconhecimento de Goinia enquanto plo de comrcio e servios. Antes o municpio de Campininha das Flores que passou a ser bairro de Goinia (Setor Campinas)4 como j tinha seu ncleo urbano consolidado exercia o papel de centro da cidade (VAZ, 2002). Corroborando com tal afirmao o PDIG (1992, p. 15) ressalta que: O centro da cidade passou a ser o local de concentrao do comrcio, escritrios e principais servios. O centro de Campinas ficou em segundo plano, [...]. Nessa mesma dcada, a rea central passou por um processo de verticalizao por parte da classe de alta renda e houve a expanso horizontal dos bairros perifricos (PDIG, 1992; PAULA, 2003). A partir da dcada de 1960 os Centros Tradicionais no Brasil passaram por um processo de decadncia (VILLAA, 1998). Essa deteriorizao do Centro Tradicional , conforme o mesmo autor, justamente o deslocamento das classes abastadas para regies vizinhas e a tomada dele pelas classes populares.

A cidade de Goinia surgiu de um projeto ambicioso de integrao nacional, visando romper com o domnio poltico da poca, substituindo a ento capital do Estado, localizada na Cidade de Gois. As obras da construo da cidade tiveram incio nos anos de 1933. Acerca da construo de Goinia, consultar Paula (2003), Pereira (2002) e Vaz (2002). 4 Mais detalhes sobre o papel que o Setor Campinas exerceu na estruturao do espao intra-urbano de Goinia, consultar Paula, Correa e Pinto (2005).

As classes de maior poder aquisitivo perdendo o interesse por essa rea central saem em busca de outros locais que possam atender suas necessidades. Da depreende-se que tais classes agregam em torno de si as atividades comerciais e de servios e ao migrarem descentralizam para outras reas da cidade atividades e servios sofisticados e especializados que o centro no consegue mais oferecer. Essa mobilidade por parte da classe mdia e alta se deu a partir da dcada de 1960 com a difuso do automvel, o que possibilitou percorrer um longo caminho em pouco tempo. Sobre esse assunto, Paula (2003, p. 62) em sua dissertao de mestrado sobre a descentralizao e segregao socioespacial em Goinia, ressalta que:
[...] no porque o centro tornou-se velho ou obsoleto que ele foi abandonado pelas camadas de maior renda. que para elas ele j no to atrativo e nem atende mais aos seus interesses. Assim, vo surgindo reas contguas ou no a do centro tradicional, que incorporam os novos valores ou funes adotadas por aquelas outras.

Essa decadncia do centro tradicional de Goinia se deu a partir da dcada de 1970. O prprio PDIG (1992, p. 93) reconhece tal fato: A rea central vem sofrendo uma lenta deteriorizao, pelos problemas de acesso e pelo deslocamento dos servios e comrcios vinculados populao de mais alta renda prevendo a constituio de novos centros na cidade, entre eles o Setor Jardim Gois. O centro ento passa a atender no mais as classes de maior poder aquisitivo, e sim as classes populares, abrigando comrcio e servios, bem como o surgimento de cortios, apartamentos a preo populares, etc. Com a ida da classe de melhor poder aquisitivo para a rea de expanso do centro, vo tambm as atividades sofisticadas visando atender tal clientela configurando novas

centralidades mltiplas e polinucleadas no espao intra-urbano (BELTRO SPSITO, 2001). Goinia tambm apresenta uma configurao espacial bastante

complexa, possui centralidades mltiplas e polinucleadas, ou seja, mltipla, porque plural, h uma centralidade polinucleada, porque diferenciada (Op. cit., p. 250). Cabe aqui diferenciar os conceitos de centro e centralidade, nas palavras de Beltro Spsito (2001, p. 238):

Se o centro se revela pelo que se localiza no territrio, a centralidade desvelada pelo que se movimenta no territrio, relacionando a compreenso das centralidades, do plano conceitual prevalentemente dimenso temporal da realidade. O que central redefinido em escalas temporais de mdio e longo prazo pela mudana na localizao de atividades. A centralidade redefinida continuamente, inclusive em escalas temporais de curto prazo, pelos fluxos que se desenham atravs da circulao das pessoas, das mercadorias, das informaes, das idias e valores.

Em Goinia a mobilidade da classe abastada para reas adjacentes ao centro formou o chamado Centro Expandido ou Centro Novo (PDIG, 1992; PAULA, 2003), novas reas que oferecem comrcio e servios especializados. Dentre tais reas destacam-se os setores Campinas, Oeste, Marista, Bueno, Norte Ferrovirio, Vila Nova, Aeroporto Coimbra, Sul, Pedro Ludovico e Jardim Gois, criando uma multiplicidade e polinucleao. H a existncia de centralidades voltadas para a

classe abastada que oferece produtos sofisticados e as voltadas para as classes populares com comrcio e servios populares. Geralmente, o surgimento dessas centralidades est atrelado ao aparecimento de equipamentos como shopping centers e hipermercados (BELTRO SPSITO, 2001). No espao intra-urbano de Goinia esses novos fluxos so espacializados e materializados em vrias centralidades, as quais atendem a pblicos distintos, como no caso dos Setores Oeste, Marista e Bueno, como foi constatado por Paula (2003), possuem atividades voltadas para as classes abastadas, j o Setor Campinas um subcentro popular que atende as classes de menor poder aquisitivo da cidade (PAULA; CORREA; PINTO, 2005). Essa reestruturao do espao intra-urbano goianiense configurou vrias centralidades e subcentros, alm de novas formas comerciais e de servios como shopping centers, reas especializadas, etc. Pintaudi (1999) afirma ainda que os shopping centers tece novas funcionalidades no espao urbano e cria novas formas de consumo e lazer, aumentando a complexidade da dinmica do espao intra-urbano. Ele agrega atividades entorno de si e promove a valorizao de reas vizinhas, uma nova paisagem urbana e novas relaes sociais. Para Montessoro (2001, p. 220) os shopping centers esto ligados a estratgias de ocupao urbana o que proporciona uma diversificao nos usos do solo e formao de novas centralidades e formas de circulao no espao intraurbano das cidades. Essas centralidades mltiplas e polinucleadas instauram em Goinia uma segregao socioespacial, que perceptvel na paisagem urbana da cidade. A ao

dos agentes imobilirios e do Estado que beneficiam as reas de residncias das classes de maior renda deixa o restante da cidade sem infra-estrutura, intensificam ainda mais tal segregao. Essa descentralizao das atividades comerciais e de servios do Centro Tradicional ocasiona a disperso das classes de alta renda para outros locais e o distanciamento da classe de menor poder aquisitivo para reas longnquas. Essa disputa por acesso a cidade gera o processo de segregao, criando paisagens diferenciadas. Segregao segundo Villaa (1998, p. 142): [...] um processo segundo o qual diferentes classes ou camadas sociais tendem a se concentrar cada vez mais em diferentes regies gerais ou conjunto de bairros da metrpole [grifos do autor]. Apesar da periferia ser considerada como pobre, existe uma pequena parcela da populao de alta renda que se escondem nesses bairros atrs de muros em condomnios horizontais fechados, verdadeiras fortalezas altamente seguras, expressando a vontade de estar separados. Para Moura e Ultramari (1996, p. 11): Socialmente, as periferias urbanas so reas de concentrao de moradias de populao de baixa renda, carente de servios bsicos essenciais e que sofrem os efeitos dos longos deslocamentos para o trabalho, consumo e lazer. Villaa (1998) destaca que a classe de alta renda de uma cidade, geralmente se concentra em uma mesma direo. Assim, eles se auto-segregam e controlam o seu espao (h uma bipartio do espao urbano, criando duas cidades distintas). Quando tal classe se concentra em determinado local acaba criando outras reas para a classe de baixa renda. Essas reas se tornam valorizadas e o valor venal do terreno sofre um aumento considervel. Outro fator interessante, que atravs do poder que a elite exerce atravs da sua ideologia, seus locais so representantes da cidade. Assim, se ocultam as desigualdades sociais, desprezando a realidade de excluso que permeia as cidades. Goinia, por exemplo, em como um dos seus cartes postais o Parque Vaca Brava5, localizado no Setor Bueno, bairro nobre da capital (PAULA, 2003). Os shopping centers traduzem essa realidade. Eles esto localizados nas reas da elite e se torna um no-lugar para a classe popular, na medida em que

Segundo matria intitulada por Novos Parques em 2006 do Jornal Dirio da Manh (26/12/2005) o Parque Vaca Brava que na verdade se chama Sullivan Silvestre passa por processo de obras de revitalizao, onde ser instalado um busto homenageando Sullivan Silvestre, uma fonte luminosa e a construo de uma sede administrativa.

este no tem condies de usufru-lo. uma forma de auto-segregao da classe abastada de criar locais para beneficio prprio. Essa nova forma de comrcio promove a formao de novos fluxos de circulao no espao intra-urbano, procuram locais estratgicos para sua fixao. Nessa perspectiva, Montessoro (2002, p. 78) chama a ateno para as estratgias de localizao de tais formas de comrcio, explicando que:
As primeiras lojas a varejo procuravam estar localizadas no centro principal e tradicional das cidades, onde o fluxo de pessoas era mais intenso. Nos dias atuais, tal estratgia no corresponde mais s necessidades de consumo e lazer, uma vez que os prprios shopping centers esto encarregados de propiciar novas condies e procuram localizar-se em outras reas [grifo do autor].

Quanto a segregao socioespacial ocasionada pela implantao de tal empreendimento, Montessoro (Op. cit., p. 80) salienta que:

[...] esses novos centros comerciais ao localizarem-se em reas que possam fazer com que ocorra uma ampliao do setor comercial e de servios proporcionam a formao de novos pontos e, consequentemente, a ampliao das respectivas atividades, ocasionando, de fato, um processo valorizao dessas novas reas, atravs da constituio de novas centralidades. Esta situao expressa pela condio de se pagar um preo pelo uso de uma determinada parte do solo urbano e, assim, quem pode pagar mais ficar com as melhores localizaes.

Nesse contexto, que se encontra o Setor Jardim Gois, um bairro de Goinia que no surgiu como nobre e que na metade da dcada de 1980 e comeo da dcada de 1990 vivenciou uma valorizao espacial, fator este que propiciou a formao de sua centralidade, assunto que ser discutido no prximo item.

Equipamentos indutores da centralidade urbana do Setor Jardim Gois e suas principais atividades econmicas

O Setor Jardim Gois se localiza na Regio Sul da cidade (SEPLAM, 2002), e de acordo com reportagem do Jornal Dirio da Manh (12/07/2005) intitulada Diversidade Cultural, o setor alcanou sua nobreza nos anos de 1990. Essa situao foi possvel devido a ao de agentes que moldam o espao urbano de acordo com o modo de produo capitalista. Ao analisar o processo de valorizao, Marinho (2005) ressalta que: O arranjo espacial das cidades, [...] traduz as relaes de poder e conflito entre as classes sociais, as instituies, o particular e o universal. Na sociedade capitalista, esse poder revelado a partir da apropriao do espao. Ento, o solo urbano enquanto um instrumento do poder pblico tem o poder de distribuir as classes

sociais na cidade de acordo com o poder aquisitivo de cada um. Ele orienta e estrutura o arranjo espacial da cidade, e consequentemente o perfil de seus habitantes. O solo urbano do Setor Jardim Gois, sofreu ao longo dos anos profunda valorizao. Isso pode ser observado na tabela 1.

TABELA 1 Valores Mdios de Imveis (Residenciais) em Alguns Setores de Goinia Jan/2002 Jan/2003
Setor rea em m2 Valores em R$ Janeiro 2002 Janeiro de 2003 Valor por m2 em R$ 2002 2003 % de Aumento

S. Goinia 2 400 15.000 25.000 37,15 62,50 67 S. Ja 400 21.000 30.000 52,50 75,00 43 S. P. Ludovico 450 30.000 45.000 66,67 100,00 50 S. Sul 450 60.000 85.000 133,33 188,89 42 S. Nova Sua 400 60.000 100.000 150,00 250,00 67 Centro 400 150.000 150.000 375,00 375,00 0 Jardim Gois 500 74.000 150.000 148,00 300,00 103 S. Marista 500 120.000 180.000 240,00 360,00 50 S. Bueno 750 150.000 230.000 200,00 306,00 53 Fonte: PAULA, F. M. A. Descentralizao e Segregao Scio-Espacial em Goinia: uma anlise da Centralidade dos Setores Bueno, Oeste e Marista. 2003. 202. f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Instituto de Estudos Scio-Ambientais, Universidade Federal de Gois, Goinia, 2003.

Ao analisar a tabela 1 percebe-se que uma rea com 500 m que custava R$ 74.000,00 em janeiro de 2002 passou para R$ 150.000,00 em janeiro de 2003, o que equivale a 103% de aumento. Tal fato comprova que desde esse perodo vem o correndo a formao da centralidade do referido setor, se levar em conta que foi o maior percentual de aumento em relao aos outros setores do centro expandido de Goinia. Com essa valorizao do solo urbano se torna necessrio fazer tambm uma anlise das formas comerciais existentes no Setor Jardim Gois para uma melhor compreenso da cidade, que segundo Pintaudi (1999) so elementos indissociveis. As novas formas de comrcios e os grandes equipamentos agregados em torno de si delineiam uma dinmica complexa, diversificada. Estas formas comerciais evidenciam a produo e reproduo do modo de produo capitalista. Em Goinia o primeiro SC6 foi o Flamboyant Shopping Center, que comeou a ser construdo em 1976 e inaugurado em 1981. Ele veio suprir a carncia desse tipo de estabelecimento em Goinia (DIRIO DA MANH, 2005). Tal equipamento foi implantado de acordo com a lgica de localizao para obter lucro. E isso foi planejado para buscar os altos rendimentos da
6

Ser utilizada a sigla SC para Shopping Centers para simplificar a leitura, no torn-la enfadonha.

sociedade goianiense, contando com a facilitao do poder pblico para sua efetivao. Ele se localiza na avenida mais importante do Setor Jardim Gois concentrando comrcio, servios e capital. Nesse contexto, o Flamboyant Shopping Center surge como

equipamento urbano indutor de centralidade, assim como os hipermercados. Antes, o bairro no contava com a ateno do poder pblico, com a vinda de tais equipamentos (beneficiados pela ao do Estado) houve uma nova reestruturao no local bem como na capital goiana. Atrelado a essa nova configurao espacial h o processo de verticalizao no entorno do SC e o surgimento de Condomnios Horizontais Alphaville Flamboyant e Portal do Sol I e II nas proximidades, o que comprova a concentrao de uma classe abastada. Segundo Pintaudi (1999), os shopping centers promovem a valorizao socioespacial do local que esto instalados e das reas vizinhas que passam a ter novos valores. O Flamboyant Shopping Center desempenha a funo de shopping regional, pois se constitui em um grande empreendimento e atende grande parte da sociedade goiana, ele vem passando ao longo dos anos por uma srie de ampliaes e expanses. Outros grandes equipamentos instalados na Avenida Jamel Ceclio so os Hipermercados Carrefour e Wal-Mart. O Carrefour foi implantado no final da dcada de 1980, estrategicamente ao lado do Flamboyant Shopping Center e prximo a BR-153. Pintaudi (1992) coloca que a instalao do Carrefour no Brasil se d porque na Frana se tem leis rgidas de ocupao do uso do solo que impede a construo de estabelecimentos desse porte no local que ele quiser. J no caso da capital goianiense, isso no problema, j que essas grandes corporaes mantm contato com o poder pblico e os agentes imobilirios no intuito da valorizao do local. Os Hipermercados Carrefour e Wal-Mart configuraram uma nova dinmica no s para o Setor Jardim Gois, mas para toda a cidade. Eles absorvem grande fluxos de pessoas e delineiam novas relaes sociais, em que o consumo se torna acentuado. O Setor Jardim Gois, pelo fato de portar o maior shopping center do Estado, agrega em torno de si uma srie de atividades de comrcio e servios, e existem umas que sobrepe a outras, sendo que estas so para um pblico especfico. Para uma melhor compreenso da centralidade do setor estudado, foi coletado junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econmico (SEDEM) o Cadastro de Atividades Econmicas (CAE). Tais dados totalizam 1.178 atividades

econmicas, no qual foi considerado para fins de tabulao a principal atividade econmica e o endereo. As principais classes que se destacaram no setor estudado em percentuais foram: Artigos de Vesturio, Confeco e Calados (19,2%), Servios de Alimentao Bares, Lanches e Restaurantes (10,4%), Profissionais Liberais III Engenheiros e Arquitetos, empresas de engenharia e construo civil e servios correlatos (7,6%), Outras Atividades Comerciais No especificadas (6,7%),

Equipamentos Eletro-eletrnicos, Telecomunicaes e Processamento de Dados (4,0%) e Servios Imobilirios (3,6%). Nota-se que a maioria dessas atividades encontra-se aglutinadas no Flamboyant Shopping Center. Quanto distribuio das atividades comerciais por ruas o CAE possibilitou a anlise da seguinte forma: 591 estabelecimentos se encontram na Avenida Jamel Ceclio, local de diversidade dentre eles: shopping center,

hipermercados, imobilirias, processamento de dados, lanchonetes, restaurantes, concessionrias, etc.; 72 estabelecimentos na Avenida Fued Jos Sebba, onde se encontra o Estdio Serra Dourada, a Saneago, Campus V da Universidade Catlica de Gois, etc.; 61 estabelecimentos na Avenida E, em que h uma densa verticalizao e uma diversidade de profissionais autnomos; 31 estabelecimentos na Rua 52 e 23 na Rua 54, os 400 estabelecimentos restantes do total de 1.178 esto espraiados por diversas vias do setor, como a Rua 53, Rua 73 onde se encontra a TV Serra Dourada, Avenida D, Rua 55, Rua 46, Rua 56, dentre outras.. Destarte, essa reestruturao do Setor Jardim Gois veio se constituindo ao longo dos anos novas dinmicas, e os equipamentos urbanos instalados no local constitui em peas fundamentais para a formao da centralidade do referido setor, tal assunto ser abordado no prximo item.

Setor Jardim Gois: uma centralidade em formao

Goinia constituda por vrias centralidades mltiplas e polinucleadas, cada uma destinada a um pblico especfico. A centralidade do Setor Jardim Gois encontra-se em formao, isso pode ser percebido atravs da especulao imobiliria e da ateno por parte do poder pblico nos ltimos anos, e que a partir dos anos de 1990 surge como rea nobre da cidade. Uma srie de elementos exemplifica essa tendncia: primeiro desde sua criao h na inconsciente da sociedade goianiense o smbolo de nobreza do bairro, s que na verdade o bairro sofre com a ocupao irregular e vazios urbanos, promovido pelo proprietrio (Famlia Lourival Louza), que visando valorizar suas

terras preservou-as para posteriormente favorecer sua valorizao e tambm a vinda de uma classe de maior poder aquisitivo. Num segundo momento, a implantao dos equipamentos de grande porte que a prpria lei de zoneamento permite como o Flamboyant Shopping Center e Hipermercados, tais equipamentos induzem a formao de centralidades, geram fluxos em torno de si alm de aglutinar uma srie de atividades econmicas e especialmente a direo do adensamento vertical. Em uma terceira anlise, essa concentrao de fixos instalados no local, atraem uma classe abastada que saem em busca de conforto e de produtos sofisticados, agregando assim uma classe mdia e mdia alta. Essa concentrao da classe de alta renda pode ser analisada atravs da tabela 2.

TABELA 2: Faixas Salariais dos Chefes de Famlia em Salrios Mnimos Centro Expandido - 2000
Total por Setores Setor At 3 % Faixas Salariais dos Chefes de Famlia em Salrios Mnimos Acima de 3 at 10 1.116 2.489 3.023 3.514 1.369 576 610 467 1.913 1.276 % Acima de 10 at 20 % Acima de 20 at 30 349 968 170 550 151 132 251 302 1.057 406 227 % Acima de 30 %

Aeroporto Bueno Campinas Central Coimbra Jd. Gois Marista Nova Sua Oeste Sul

3.596 9.174 7.633 8.359 3.259 1.940 2.351 2.010 8.331 4.041

678 1.188 3.454 1.724 1.078 718 364 171 770 526

18,85 12,94 45,25 20,62 33,07 37,01 15,48 8,52 9,24 13,02

31 27,1 39,6 42 42 29,7 25,9 23,2 23 31,6

949 2.411 814 1.814 510 348 528 620 2.238 1.068

26,4 26,3 10,7 21,7 15,7 17,9 22,5 30,9 26,9 26,4 15,30

9,71 10,6 2,23 6,58 4,63 6,8 10,7 15 12,7 10,1 3,64

504 2.118 172 757 151 166 598 450 2.358 765 249

14,02 23,09 2,25 9,06 4,63 8,56 25,44 22,39 28,24 18,93 3,99

Universitrio 6.237 2.555 40,96 2.252 36,1 954 Fonte: IBGE, 2000. Organizado por: Elaine Alves Lobo Correa.

Observa-se pelos dados da tabela 2, que o Setor Jardim Gois possui um nmero expressivo dentre os bairros do centro expandido de Goinia, no que diz respeito aos chefes de famlia que possuem renda de at 3 salrios mnimos (37,01%), enquanto que nos bairros Nova Sua (8,52%), Oeste (9,24%) e Bueno (12,94%) estes so minoria, este fato evidencia que h classe abastada concentrada nesses 3 setores. O mesmo acontece com a faixa etria de 3 at 10 salrios mnimos em que o Setor Jardim Gois (29,7%) em relao a essa classe continua com um maior percentual do que os referidos setores. A faixa salarial

correspondente acima de 10 at 20 salrios mnimos nos setores Nova Sua (30,9%), Oeste (26,9%) e Sul (26,4%) bastante expressiva, enquanto que Setor Jardim Gois aparece com 17,9%. Percebe-se que quanto maior a elevao da faixa salarial, menor o percentual do Setor Jardim Gois em relao aos outros setores de Goinia que so considerados nobres, j que nestes h uma grande concentrao da classe de melhor poder aquisitivo (com renda acima de 30 salrios mnimos). Contudo, pela anlise da mesma tabela constata-se que 33,26% dos chefes de famlia do Setor Jardim Gois, possui renda acima de 10 salrios mnimos. Essa aparente contradio pode ser explicada, em parte, pela renda dos chefes de famlia que residem nas reas de invaso do setor estudado, e pelo fato desses dados serem de 2000, h ento uma discrepncia significativa para os dias de hoje. Ento, o Setor Jardim Gois atravs da anlise da presente, pode ser considerado um bairro que est se constituindo local de classe mdia e mdia alta, pois a mdia da renda salarial no setor provavelmente subiu nos ltimos cinco anos, sendo que o ltimo recenseamento ocorreu em 2000. Por meio da paisagem do setor tambm possvel perceber que o setor passa por mudanas no que se refere classe de seus moradores. Assim as fachadas das residncias e dos comrcios local denotam essa mudana. Tambm h uma densa verticalizao no local, so edifcios residenciais de padro mais elevado como pode ser visto na tabela 3. o

TABELA 3: Condomnios Verticais em Goinia Centro Expandido*


Caractersticas Tipologia Total de Valor Mdio para Venda Condomnios (R$) 1Q 2Q 3Q 4Q 5Q Bela Vista 2 4 6 1 13 79.000,00 a 159.700,00 Bueno 6 13 7 1 27 55.000,00 a 1.168.554,00 Centro 1 1 2 Jardim Gois 5 10 2 17 120.000,00 a 248.000,00 Nova Sua 1 2 2 5 209.000,00 a 273.000,00 Oeste 3 3 5 1 12 101.876,00 a 682.000,00 Pedro Ludovico 1 4 1 6 122.000,00 a 167.000,00 Fonte: Associao das Entidades do Mercado Imobilirio de Gois ADEMI (Avaliao Mercadolgica por Setor) Dados referentes ao ms de maio de 2006. * Estes esto em diversas situaes de construes: estrutura, revestimento, fundao e concludo. Setor

O Setor Bueno aparece como o bairro que mais lanou edifcios no ms de maio, com 27 unidades, no qual 13 so de 3 quartos, que variam de R$ 55.000,00 a 1.168.554,00 (valor mdio), sendo que o maior valor corresponde a edifcio com 1 apartamento por andar. Em segundo lugar tem-se o Setor Jardim

Gois com 17 unidades (10 com 3 quartos) variando de R$ 120.000,00 a 248.000,00. Em terceiro lugar o Setor Bela Vista com 13 unidades, sendo que a maioria de 3 quartos com 6 unidades. Percebe-se que uma coisa em comum em todos os setores, a quantidade de edifcios que oferecem 3 quartos, sempre maioria e os que possuem 5 quartos esto localizados especificamente nos Setores Bueno e Oeste, comprovando que ali se encontra uma classe abastada. Ainda segundo a tabela 3, o Setor Jardim Gois apesar de no ser o que possui o maior valor mdio por venda, est em 2 lugar em nmero de empreendimentos lanados at maio de 2006, o que indica o interesse dos agentes imobilirios e de certa forma induz cristalizao do setor enquanto residncias de pessoas de melhor poder aquisitivo e favorece a formao de uma nova centralidade. possvel perceber atravs desses dados que a centralidade desse setor est em formao e recebe impulso dos objetos geogrficos instalados no local, conforme j foi discutido, como os hipermercados, shopping center, e os rgos pblicos que se instalaram no local nos ltimos anos. Toda essa gama de fixos gera um fluxo de pessoas que acaba por constituir em um local de grande importncia no cenrio goianiense. Tal fato percebido nas grandes mudanas ocorridas nos ltimos cinco anos por parte do poder pblico e da iniciativa privada em equipar o bairro, desde a vinda da sede da Prefeitura de Goinia para o Pao Municipal no Park Lozandes em meados de 2000. Isso se deu na perspectiva de valorizao e da formao de um lugar dinmico que pudesse atender aos anseios da sociedade moderna consumista. Todas essas questes levantadas acabam por denotar a ao direta de vrios agentes modeladores do espao urbano, este tem o poder de criar e recriar a fim de obter lucros. O proprietrio fundirio agiu de forma a esperar a valorizao do local, o agente imobilirio na especulao do valor do preo da terra e o Estado em beneficiar de certa forma os outros agentes, no que tange a aprovao de leis e de implantao de infra-estrutura. O acesso a esse local tambm se torna limitado, o que acentua a segregao socioespacial. No so todos os citadinos que tem condies de residirem nesse local, os altos preos dos apartamentos comprovam tal afirmao. So conflitos presentes no s na metrpole goianiense, mas numa srie de outros lugares. Esses diferentes usos que eles fazem da cidade acaba por fragment-la, tornando-a mltipla e polinucleada, criando diferentes espaos e diferentes usos, ou seja, a dinmica das diferentes classes sociais a torna bipartida. Assim, existe uma cidade para a classe de melhor poder aquisitivo e outra para a classe popular.

Consideraes Finais

Uma das formas de se estudar o espao intra-urbano analisar a sua centralidade, em que se faz uma discusso da fragmentao urbana ocasionada pela distribuio das classes sociais na cidade. E sendo a localizao a chave fundamental para o estudo intra-urbano, a decadncia das reas centrais que foi um dos assuntos abordados nesse trabalho o processo no qual as classes perdendo o interesse por tal local se dispersam pela cidade a procura de novas localidades que possa atender a seus anseios. Outros pontos investigados no presente trabalho foi a presena de equipamentos urbanos instalados no Setor Jardim Gois que so indutores da centralidade, nos quais destaca-se: o Flamboyant Shopping Center e os Hipermercados Carrefour e Wall-Mart. O Flamboyant Shopping Center enquanto um equipamento de grande porte reestrutura os locais que esto fixados e provocam impactos na paisagem e nos fluxos que se delineiam, como no movimento tanto de carros e pessoas, por outro lado, devido a esses fluxos intensos h o aumento de linha de nibus promovendo uma melhor acessibilidade. Dos processos presentes no espao intra-urbano de Goinia, a

segregao socioespacial se torna visvel, a disputa das classes sociais reflete nas centralidades mltiplas e polinucleadas existentes na cidade, alm da expanso dos condomnios horizontais (auto-segregao) que principalmente no setor estudado, em que as residncias de luxo contrastam com reas de invaso. Quanto s principais atividades comerciais e de servios do Setor Jardim Gois comprovou-se que estas esto aglutinadas no Flamboyant Shopping Center e distribudas de forma esparsa pelas vias do setor. Conclu-se que essa centralidade, diferentemente do Setor Campinas (que uma centralidade voltada para a classe popular) - que constituda pela diversidade comercial e de servios em diversas vias do bairro se d com o shopping, pois essas atividades esto concentradas naquele local, e este tem o poder de criar novas centralidades. Essas atividades econmicas esto presentes tambm, nas Avenidas Fued Jos Sebba, Avenida E, Avenida B, Avenida D e Ruas 46, 52, 53, 54 e 55. Tais atividades esto voltadas para uma classe de melhor poder aquisitivo, caracterizadas pela paisagem de suas moradias e pela concentrao de imobilirias que agem na edificao de prdios de luxo, outro ponto a ser destacado, o fato de o local portar restaurantes e bares de destaque em Goinia.

Esse trabalho possibilitou um entendimento dos fenmenos presentes no espao intra-urbano de Goinia e os diferentes fluxos presentes nele, o uso que as elites fazem da cidade e o no-uso de fato da classe de menor poder aquisitivo, acentuando assim a segregao socioespacial. Tais fenmenos tornam a cidade dinmica sendo necessrio uma anlise profunda das relaes sociais e espaciais, pois essa reestruturao intra-urbana configura novos fluxos, e que essa anlise do Setor Jardim Gois no se esgota, somente um olhar lanado dentre os diversos que podero surgir a respeito dos estudos urbanos.

Referncias Bibliogrficas

BELTRO SPSITO, M. E. Novas formas comerciais e a redefinio da centralidade intra-urbana. In: _______ (Org). Textos e Contextos para a leitura geogrfica de uma cidade mdia. Presidente Prudente: [ s.n.]. 2001. CAVALCANTI, L. de S. Uma geografia da cidade: elementos da produo do espao urbano. In: ________ (Org.) Geografia da cidade: a produo do espao urbano de Goinia. Goinia: Alternativa, 2001. CORRA, R. L. Trajetrias Geogrficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. Diversidade Cultural. Dirio da Manh, Goinia, 12 jul. 2005. Meu bairro, Disponvel em: http://www.dm.com.br. Acesso em: 20 dez. 2005. MARINHO, C. Metrpole: construindo paisagens, lugares e valores. Goinia: Descubra, 2005. MONTESSORO, C. C. L. Presidente Prudente: a instalao dos shopping centers e a (re)estruturao da cidade. In: BELTRO SPSITO, Maria Encarnao. (Org). Textos e Contextos para a leitura geogrfica de uma cidade mdia. Presidente Prudente: [ s.n.]. 2001. ____________. Shopping Centers: novas formas de comercializao e estratgias locacionais em Presidente Prudente-SP. In: Boletim Goiano de Geografia. Goinia: Editora da UFG, v. 22, n. 1, jan/jun, 2002, p. 73-96. MOURA, R.; ULTRAMARI, C. O que periferia urbana. So Paulo: Brasiliense, 1996. PAULA, F. M. A. Descentralizao e Segregao Scio-Espacial em Goinia: uma anlise da Centralidade dos Setores Bueno, Oeste e Marista. 2003. 202. f. Dissertao (Mestrado em Geografia) Instituto de Estudos Scio-Ambientais, Universidade Federal de Gois, Goinia, 2003.

PAULA, F. M. A.; CORREA, E. A. L.; PINTO, J. V. C. O papel do Setor Campinas na formao da centralidade polinucleada de Goinia. In: Anais do IX EREGEO. Porto Nacional: Editora da UFT, 2005. PEREIRA, E. M. C. M. Goinia, filha mais moa e bonita do Brasil. In: BOTELHO, T. R. (Org.). Goinia: cidade pensada. Goinia: Editora da UFG, 2002. PINTAUDI, S. M. A cidade e as formas do comrcio. In: CARLOS, A. F. A. (org). Novos caminhos da geografia. So Paulo: Contexto, 1999, p. 143-160. PINTAUDI, S. M.; FRUGLI JR. H. (Org.) Shopping Centers: espao, cultura e modernidade nas cidades brasileiras. So Paulo: Unesp, 1992. Plano de Desenvolvimento Integrado de Goinia. Goinia: Instituto de Planejamento Municipal da Prefeitura Municipal de Goinia, 1992. SANTOS, M. Metamorfoses do espao habitado. So Paulo: Ed. Hucitec, 1997. SEPLAM, Radiografia Scio-Econmica de Goinia 2002. Goinia: Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de Goinia, 2002. VAZ, M. D. A.C. Transformao do centro de Goinia: renovao ou reestruturao? 2002. 269 f. Dissertao (Mestrado em Geografia) - Instituto de Estudos Scio-Ambientais, Universidade Federal de Gois, Goinia, 2002. VILLAA, F. Espao Intra-Urbano no Brasil. So Paulo. Studio Nobel: FAPESP: Lincolm Institute, 1998.

You might also like