You are on page 1of 10

ARTIGO ANLISE DA VISO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA REVISO DE LITERATURA

Juliana Costa1 Saulo Corradi Bechelaine2 Jadson Rabelo Assis3

RESUMO Nos ltimos anos o ensino vem sofrendo modificaes com o objetivo de adquirir profissionais que atendam s necessidades que a realidade exige. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) uma das grandes alternativas. Este artigo resume dados de estudos que analisam a viso de alunos e professores sobre o mtodo ABP. A metodologia utilizada caracteriza-se pela reviso de artigos publicados em banco de dados e bibliotecas virtuais com os temas: aprendizagem baseada em problemas, medicina, ensino superior, metodologia e opinio. Os materiais foram estudados a partir da tcnica de anlise de contedo. Os resultados mostram predomnio significativo das vantagens, delineando a discusso que se desenvolve a partir de uma comparao ampla do que foi encontrado com diferentes teorias. A concluso do trabalho foi de que a ABP um mtodo caracterizado por seus partcipes como eficaz, apesar dos ajustes que ainda so necessrios. Palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas, ensino, metodologia de ensino.

1,2

Acadmicos do Curso Mdico das Faculdades Integradas do Norte de Minas FUNORTE de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil. 3 Mestre em Promoo de Sade pela Universidade de Franca/ SP e Docente das Faculdades Integradas do Norte de Minas, FUNORTE de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

294

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

INTRODUO Uma nova metodologia de ensino atualmente possui amplo destaque: a Aprendizagem Baseada em Problemas. Foi instituda primeiramente na Faculdade de Medicina de McMaster no Canad na dcada de sessenta e surgiu no cenrio brasileiro em 1997, na Faculdade de Marlia (SIQUEIRA-BATISTA, 2009). A estratgia central da ABP a discusso de problemas atravs de grupos tutoriais formados por sete a dez alunos, onde so analisados problemas estruturados a partir do currculo, que visam permitir a discusso contextualizada dos tpicos, favorecendo a recuperao do conhecimento prvio e a aquisio de novos conhecimentos atravs de estudos individualizados. O docente desempenha o papel de facilitador e tutor (JNIOR, 2008). Kraemer (2005) apresenta os quatro pilares essenciais a um novo conceito contido no Relatrio da Comisso Internacional sobre Educao no Sculo XXI da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (United Nations Educational, Sientific and Cultural Organization UNESCO). O documento define que o objetivo maior da educao promover o desenvolvimento humano por meio da construo, pelas pessoas, de competncias e habilidades que lhes permitam alcanar seu desenvolvimento pleno e integral: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. No conceito original sobre a ABP encontram-se estes quatro pilares, o que promove um grande destaque deste mtodo no contexto internacional. Hoje, ela presente em vrias escolas mdicas no Brasil, substituindo o mtodo tradicional. Essa substituio est cercada de vrias justificativas. Segundo Venturelli (2003), h necessidade de romper com a postura de mera transmisso de informaes, em que os estudantes assumem o papel de receptculos passivos, preocupando apenas em memorizar conhecimentos. Gomes (2009) complementa essa ideia, afirmando que a ABP fornece aos estudantes condies de desenvolver habilidades tcnicas, cognitivas e atitudes aplicveis, ou seja, um mtodo que articula teoria com a prtica. Esse autor confirma a partir de pesquisas, assim como na reviso sistemtica de Koh et al. (2008), que a ABP se sobrepe ao mtodo tradicional principalmente no que diz respeito dimenso social, trazendo, de acordo com Barros e Loureno (2006), a integralidade que o curso exige.
R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010 295

A necessidade de reorientao metodolgica para conseguir profissionais que se adequem s necessidades que a realidade cotidiana de cada profisso exige outra justificativa que amplia a discusso de tal dicotomia: ABP versus mtodo tradicional. Isso confirma o que Gadotti (2004) disse: Antes, a escola se questionava apenas pelos seus mtodos; hoje, tambm pelos seus fins. A ABP vem sendo avaliada em um amplo estudo comparativo com o mtodo tradicional para que se chegue a uma concluso concreta sobre essa proposta metodolgica, o que de grande interesse para estruturao de um ensino superior no que diz respeito a adequao realidade com que o profissional ir se deparar aps a concluso do curso. O debate em torno da ABP longo. H mais de 30 anos essaproposta vem sendo implementada, avaliada, criticada e defendida. Como pontua Gomes, ainda h muito que se questionar sobre esse ensino (GOMES et al., 2009). A partir dessa perspectiva, este artigo tem o objetivo de analisar, atravs de uma reviso bibliogrfica, a viso de docentes, discentes e coordenadores em relao a ABP, levando em considerao os aspectos positivos dela. Alm disso, tem como objetivos especficos rever a dinmica do funcionamento do mtodo, avaliar as diversas opinies atravs de uma discusso ampla e relacionar teorias com pontos de vista diferentes.

METODOLOGIA O delineamento metodolgico que subsidiou este artigo baseouse numa reviso bibliogrfica utilizando as palavras-chave: aprendizagem baseada em problemas, ensino superior, medicina, metodologia e opinio. Foi realizada uma busca de artigos na base de dados Lilacs, nas bibliotecas vituais Scielo e Pubmed e no site da Universidade de So Paulo (USP), publicados durante o perodo de 1993 a 2009. O material foi submetido a vrias leituras durante o intervalo de quatro meses, de fevereiro a maio do ano de 2010, analisando-se qualitativamente os seus conceitos sobre a ABP e os resultados naqueles em que foram realizadas pesquisas sobre pontos de vista em relao a tal metodologia.

296

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

RESULTADOS De maneira geral, observou-se que existe uma avaliao positiva entre os que experenciam e estudam o mtodo ABP, porm foram observadas e descritas algumas desvantagens. Numa pesquisa realizada por Ribeiro e Mizukami (2005) em uma universidade de So Paulo no curso de engenharia que utiliza a ABP, concluiu-se que a maioria dos alunos avaliou a ABP satisfatoriamente. Neste estudo uma minoria observou algumas desvantagens, entre elas a dependncia constante da motivao do estudante pela procura do conhecimento; outra que o mtodo, forando o aluno a participar, por vezes pode inibi-lo por causa de sua personalidade (mais reservada). No geral, os professores avaliaram positivamente o mtodo. Assim como os alunos, eles afirmam que este cria mais interesse e dinmica nas aulas, o que provavelmente favorece os estudantes na aquisio de conhecimento e desenvolvimento de habilidades e atitudes. Acreditam que o mtodo mais eficiente na promoo de ensino autodirecionado e pensamento crtico, se comparado com o mtodo tradicional, e que demanda maior maturidade e maior motivao intrnseca dos estudantes. Vrios estudos foram realizados na Faculdade de Marlia, pioneira da ABP no Brasil. Um deles foi um questionrio aplicado aos alunos de medicina. Este analisou temas gerais sobre a tica Mdica, assunto considerado imprescindvel na integralidade que o curso de medicina exige. Os resultados foram os seguintes: o modelo ABP d chance de distribuir o tema em vrios mdulos e tutorias durante o curso mdico, destacando que a varivel mais importante o tempo de exposio ao tema. O estudo sugere fortemente que, quanto antes se introduzir no currculo mdico a reflexo sobre aspectos ticos, maior ser a possibilidade de apreenso e reflexo sobre o tema pelos acadmicos (FIGUEIRA et al., 2004). Em outro estudo, foi analisada a organizao dessa metodologia nesta mesma faculdade. Os coordenadores pontuaram que a aplicao da ABP vai se tornando cada vez mais eficiente a partir do momento em que ocorre uma anlise do mtodo aplicado, procurando sempre corrigir pontos negativos; assim, o ensino s tende a melhorar a partir do amadurecimento da ideia do que o mtodo implica. Destacam que devem ser observados mnimos detalhes, exemplificando com uma

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

297

experincia vivenciada nesta faculdade, onde inicialmente a construo de problemas refletia em uma justaposio de contedos, no produzia contexto e cenrios relevantes para estimular a aprendizagem. Afirmaram que os estudantes tiveram papel fundamental em denunciar os erros de cada problema, o que indica que suas atuaes, suas criticas e opinies so essenciais no processo de aplicao da ABP, sem esquecer a participao do corpo docente (BARROS; LOURENO, 2006). Neste mesmo estudo sobre a organizao da ABP, observouse a necessidade de incluso de elementos da sade coletiva nos problemas. Houve a proposta dos atores deste mtodo em introduzir elementos da organizao social, inserindo nos problemas um sentido de reestruturao do conjunto de dimenses qualitativas e quantitativas da economia, da poltica, da cultura, da epidemiologia. O meio de introduzir esses elementos foi trabalhar com as categorias constitutivas, simultaneamente, da organizao social e da sade coletiva: o tempo, o espao, a pessoa e os modelos explicativos do processo sadedoena. Entre as mudanas mais significativas desse novo formato de um velho problema est o trabalho com a noo de totalidade e integralidade (BARROS; LOURENO, 2006). Outro trabalho foi realizado numa faculdade particular de contabilidade, para analisar se a ABP era aplicvel em todas as disciplinas, de acordo a opinio dos acadmicos. De modo geral, estes perceberam que por meio desse mtodo a aprendizagem mais fcil e ampla, pois ocasiona uma oportunidade de descobrir as matrias relacionadas ao problema central de cada atividade e, como o conhecimento surge por meio da pesquisa, torna-se mais seguro e duradouro. O principal obstculo observado nesse trabalho pelos pesquisadores foi a definio do problema pelos alunos. Entretanto, no grupo que teve a oportunidade de experimentar o mtodo por diversos problemas, os alunos j desenvolviam esta etapa com mais facilidade e segurana; houve resistncia dos alunos que rejeitam o mtodo, sendo necessrias intervenes do docente no sentido de convenclos a participar, por meio de conversas sobre as vantagens de experimentar mtodos novos para sair da rotina (ARAJO; RODRIGUES, 2006). Um artigo baseado na experincia do Curso de Medicina da Universidade So Francisco, referente implantao do internato de

298

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

psiquiatria pela metodologia da aprendizagem baseada em problemas, apresenta a satisfao dos resultados adquiridos com esse mtodo. O corpo docente observa significativa evoluo no conhecimento adquirido pelos alunos, que conseguem, ao trmino do internato, desenvolver raciocnio clnico e sedimentao de conceitos e prticas psiquitricas adequados formao mdica generalista, compatveis ao que o curso de graduao prope. Sinais indiretos de melhora do conhecimento psiquitrico foram observados, a exmeplo dos encaminhamentos apropriados de pacientes de outras clnicas por alunos que passaram pelo internato de psiquiatria. Observa-se tambm o nmero crescente de acadmicos que desejam fazer estgio eletivo em psiquiatria, bem como maior procura por programas de residncia nessa rea (PAULIN; POAS, 2009). Pesquisas realizadas na perspectiva dos alunos de cursos de Medicina e de Odontologia revelam a satisfao com o mtodo em comparao com o formato tradicional de ensino, principalmente em relao ao estmulo que a atividade clnica, integrada com disciplinas bsicas, j no incio do curso, capaz de despertar. Alm disso, apontam como vantagem a flexibilidade de horrios e o trabalho de equipe. Por outro lado, os mesmos alunos preocupam-se em estar adquirindo conhecimentos apenas superficiais, gastar mais tempo com a busca das solues das atividades propostas e ficar sobrecarregados pela falta de comprometimento de alguns membros do grupo de estudo. Assim, em alguns casos os estudantes sentem a necessidade de aulas tradicionais, que confirmariam os conhecimentos adquiridos, funcionando como um feedback do processo de aprendizagem (SALIBA, 2008).

DISCUSSO Os resultados mostram as vantagens e desvantagens enfrentadas por um curso que possui a ABP como forma de ensino. Destacando que o mtodo descrito positivamente pela maioria, porm cabe ressaltar que ainda so necessrias amplas avaliaes no processo de adoo da ABP na formao de profissionais, pois existem vrios empecilhos sua aplicao. As principais questes trazidas por esses atores da ABP devem ser cuidadosamente tratadas.

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

299

A viso que deve ganhar mais destaque a dos acadmicos, pois a maneira como o ensino superior cursado refletir em um futuro no muito distante, no qual um mtodo pode fazer a diferena. Assim, as mudanas devem basear-se no questionamento destes, que sabem se possuem ou no conhecimento suficiente. Evidentemente a personalidade dos alunos e o mtodo de ensino adotado devem se relacionar bem, principalmente quando se refere ao autoaprendizado, sendo este um dos pontos questionados por alunos e coordenadores. Essa afirmao encontra apoio no que Hadgraft (1993) pontua: Os alunos devem ser informados ainda no incio da dinmica de tal metodologia e de como isso ir prepar-los para situaes que encontraro nas prticas profissionais. Talvez, olhando por esse lado, faz-se necessrio que as universidades ofeream aos seus alunos mtodos diversos, pois o que mais importante no simplesmente o mtodo, e sim o profissional que se obter. As universidades experimentam um momento de profundas reflexes sobre o processo de conduo da formao profissional, assim, uma anlise crtica deve surgir tanto de faculdades que possuem este mtodo quanto daquelas que ainda se baseiam no mtodo tradicional, sempre em busca de um ensino qualificado, pois um ponto positivo de um pode ser suprido pelo outro. Dessa maneira, no necessrio que a ABP seja algo imposto e limitado, mas que ela tambm esteja sujeita a mudanas, opondo-se ao que Briani (2001) questiona: Apesar de essas novas propostas de ensino centralizarem no aluno, na resoluo de problemas, tendem a desenvolver experincias copiadas, sem reflexo crtica, de modelos de ensino de outras naes, no conseguindo problematizar a organizao do currculo no contexto da sociedade contempornea, nem discutir demandas econmicas, polticas ou questes ideolgicas envolvidas na formulao desse currculo. Assim, as faculdades devem analisar quais so os pontos positivos e negativos na viso de seus alunos e professores, uma vez que a boa qualidade de um mtodo consequncia da sua boa aplicabilidade. Segundo Soares e Arajo (2008), o entendimento e a aderncia ABP pelos estudantes os conduzem a adquirir conhecimento na rea, a desenvolver habilidades de comunicao e contrair confiana; ainda, elevam as expectativas dos estudantes ao colocar conhecimento e

300

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

aprendizagem em um contexto do mundo real. Contudo, esses autores afirmam que no h um mtodo que resolva todos os problemas de ensino-aprendizagem, tampouco um mtodo que garanta colocao no mercado de trabalho e sucesso na vida profissional do egresso, mas h alguns mtodos que promovem a satisfao, no de todos, mas da maioria dos estudantes.

CONCLUSO Conclui-se que a metodologia da ABP norteia a conquista dos objetivos propostos para a sua aplicao. Este sucesso demonstrado atravs da satisfao dos protagonistas envolvidos com este mtodo. Nesta reviso observadas as grandes vantagens que a aprendizagem baseada em problemas possui. Ela se caracteriza como um mtodo que muitos veem como soluo para o ensino, destacando no somente o curso de Medicina, que foi o primeiro a ser avaliado. Certamente ajustamentos sero necessrios para que se obtenha o profissional ideal que a realidade exige. Percebe-se a necessidade de novas pesquisas na rea, com o objetivo de melhoria e aperfeioamento do mtodo ABP. Essas pesquisas devem analisar pontos de vista de alunos, tutores e coordenadores dos mais variados perodos do curso mdico, para observar se h mudanas de opinies durante o decorrer do curso, anlise da organizao e da estrutura. Isso de grande importncia para que ocorram reorientaes de novos saberes e prticas pedaggicas.

ABSTRACT In recent years the school has undergone modifications in order to get professionals to meet the needs that reality requires. The Problem-Based Learning (PBL) is one of the major alternatives. This article summarizes data from studies that examine the perspective of students and teachers about the PBL method. The methodology is characterized by a review of published articles in the database and virtual libraries with the themes: problem-based learning, medicine, education, methodology and opinion. The materials were studied using the technique of content analysis. Results show a significant predominance of the benefits, outlining the

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

301

argument that develops from a broad comparison of what was found with different theories. The conclusion of this study was that PBL is a method characterized by their participants as effective, despite the adjustments that are necessary. Keywords: problem-based learning; teaching and teaching methodology.

REFERNCIAS ARAUJO, A. M. P.; RODRIGUES, E. A. O Ensino da Contabilidade: Aplicao do mtodo PBL nas disciplinas de contabilidade em uma Instituio de Ensino Superior Particular. In: 6o Congresso USP de Contabilidade, So Paulo, 2006. Disponvel em: http:// www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/448.pdf. Acesso: 01 de maio de 2010. BARROS, N. F.; LOURENO, L. C. A. O ensino da sade coletiva no mtodo de aprendizagem baseado em problemas: uma experincia da Faculdade de Medicina de Marlia. Rev. Bras. Educ. Med., Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, dez. 2006. BRIANI, M. C. O ensino mdico do Brasil est mudando? Rev. Bras. Educ. Med., v. 25, p. 73-77, 2001. FIGUEIRA, E. J. G. et al. Apreenso de tpicos em tica mdica no ensino-aprendizagem de pequenos grupos: comparando a aprendizagem baseada em problemas com o modelo tradicional. Rev. Assoc. Med. Bras., v. 50, n. 2, p. 133-141, 2004. GADOTTI, M. Pensamento Pedaggico Brasileiro. 8. ed. So Paulo: tica, 2004. GOMES, R. et al. Aprendizagem Baseada em Problemas na formao mdica e o currculo tradicional de Medicina: uma reviso bibliogrfica. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 33, n. 3, set. 2009. HADGRAFT, R. A problem-based approach to civil engineering education. In: RYAN, G. (Ed.) Research and development in problem-based learning. Sydney: University of Sydney-MacArthur Press, p.29-39, 1993.

302

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

JNIOR, T. et al. Aprendizagem Baseada em Problemas: uma nova referncia para construo do currculo mdico. Rev. Mdica de Minas Gerais, v. 18, n. 2, abr-jun, 2008. KOH, G. C. H. et al. The effects of problem-based learning during medical school on physician competency: a systematic review. Can Med Assoc J., v.178, n.1, p. 34-41, 2008. KRAEMER, M. E. P. Reflexes sobre o ensino da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, n.153, p. 65-79, mai-jun, 2005. PAULIN, L. F. R. S.; POAS, R. C. G. A experincia da Universidade So Francisco com o internato mdico de psiquiatria utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Revista de Psiquiatria, Rio Grande do Sul, v. 31, n.1, p.67-72, 2009. RIBEIRO, L. R. C.; MIZUKAMI, M. G. An experiment with PBL in higher education as appraised by the teacher and students. Interface Comunic., Sade, Educ., v. 9, n. 17, p. 357-68, mar-ago 2005. SALIBA, N. A. A utilizao da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev. Odonto Cinc., v. 23, n. 4, p. 392-396, 2008. SIQUEIRA-BATISTA, R.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Os anis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. Cinc. sade coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 4, ago. 2009 . SOARES, M. A.; ARAUJO, A. M. P. Aplicao do mtodo de ensino problem based learning (PBL) no curso de Cincias Contbeis: um estudo emprico. In: II ANPCONT, 2008, Salvador. Disponvel em: http://www.fearp.usp.br/ensinocontabil/Arquivos/ART%20PREMIADO% 20ANPCO NT%20 2008.pdf. Acessado em: 30 de abril de 2010. VENTURELLI, J. Educacin mdica: nuevos enfoques, metas y mtodos. 2. ed. Washington, D.C.: Organizacin Panamericana de la Salud/Organizacin Mundial de la Salud, 2003.

costa.juliana@ymail.com saulobechelaine@yahoo.com.br jadson.fono@bol.com.br

R. Min. Educ. Fs., Viosa, Edio Especial, n. 5, p. 294-303, 2010

303

You might also like