You are on page 1of 6

Gerber Metolius fixed blade Que coisa esquisita! Esta normalmente a primeira reao ao se deparar com esta skinner/utilitria.

Gerber Metolius 01.JPG (141.1 KiB) Especificaes: Comprimento total: 21,5cm Comprimento da lmina: 9,5cm Espessura da lmina: 3,5mm Largura mxima: 3,7cm Desbaste: hollow ground alto em 2/3 da lmina Acabamento: stonewashed Empunhadura: FRN com insert emborrachado Espessura total da empunhadura: 2cm Ao: 9Cr18MoV Dureza: 60/61 HRC Peso faca: 173g Peso bainha: 48g H uma verso desta faca com lmina dobrvel, ou seja, um canivete, que exatamente

igual de lmina fixa. Ento quem estiver interessado em um canivete robusto, esta uma opo. S lembrando que o canivete no vem com um clip e logicamente tem uma robustez geral inferior faca, pelo simples fato de no ser full tang. A dureza anunciada ( na verdade a Gerber oficialmente no anuncia ) em vrios sites, varia de 57 a 61 HRC. Eu s me decidi a compr-la depois de ler em um site de caa o relato de um guia de caa cujo irmo professor de engenharia de uma universidade dos EUA, e aps ele esfolar em um nico dia dois alces ( moose ) e um veado de galha longa ( mule deer ) e se surpreender com a faca ainda assim manter um bom fio, pediu ao irmo que testasse a dureza da mesma e o resultado teria sido 60,8 HRC. Novamente com o meu teste informal de dureza batendo quina de espinha contra quina de espinha ela marcou o meu Spyderco Byrd Cara-Cara cuja dureza anunciada de 61HRC mas tambm foi marcada por ele; j nos dois Buck Vantage, o Pro e o Avid ( de 59,5 a 60,5 HRC ) ela os denteou e mostrou apenas um sinal mnimo em sua lmina! J com a Kershaw Field Knife 1082OR foi o inverso, j que no a marcou e foi marcada por ela. Este ao 9Cr18MoV o ao chins que talvez mais se aproxime do 440C; sua quantidade de molibdnio quase 30% superior e a adio de vandio tornam possvel o refinamento dos gros com maior capacidade de endurecimento em relao ao 440C assim como a diminuio do tamanho dos carbonetos secundrios. Ou seja, tem as excelentes caractersticas do 440C s que melhoradas, apresentando boa reteno de fio, resistncia ao desgaste e corroso.

9Cr18MoV x 440C.jpg (37.2 KiB)

Outra coisa a ser ressaltado nesta faca o seu fio de fbrica, que apesar de no ser o fio de navalha que gosto, d para perfeitamente tir-la da caixa e lev-la para o campo. Outra coisa que impressiona a simetria do fio: o desbaste de ambos os lados exatamente igual. to bom que nem fiz o meu desbaste padro de 10 graus de cada lado, me restringindo a fazer apenas o fio primrio de 20 graus de cada lado nas hastes cermicas. Seu fio mesmo depois de polido no d aquela sensao de suavidade como nos aos Sandvik ( devido aos carbonetos secundrios ), mas os cabelos do brao parecem saltar com a aproximao do fio. Muito bom! Quem desenhou esta faca deve ter caado e esfolado muitos animais campo! Como eu disse no incio, seu desenho um tanto estranho, mas funcionalmente perfeito para a tarefa! Ela tem um fingerchoil que permite a pega mais acima na lmina, quando o dedo simplesmente se deita sobre o recesso superior na espinha da lmina onde h um jimping generoso e confortvel que permite um controle absurdo da faca, como o que necessrio para se fazer a mscara do animal ou o trabalho detalhado de soltar o omento dos intestinos da parede abdominal.

Sua empunhadura muito ergonmica e confortvel com contorno para os dedos e uma generosa guarda inferior. O FRN utilizado no dos melhores, passando inclusive a sensao de plstico barato, e apesar do grande insert emborrachado, ainda assim o achei um pouco escorregadio e por isso vou fazer umas crateras que resolvero o problema. Outro detalhe construtivo que aumenta o valor desta faca seu tang exposto ao fim da empunhadura, cerca de 4mm. Quebrar ossos e castanhas com ele bem mais fcil. H tambm um passador triangular para lanyard/fiel ao fim da empunhadura.

Gerber Metolius 02.JPG (142.12 KiB) O desenho inusitado desta faca to bom, que ela pode perfeitamente ser usada como uma pequena utilitria em pesca, camping, trekking e montanhismo. E nestes casos como vi uma sugesto tambm em um site de caa, seu contra-fio na ponta da lmina poderia receber um fio de machado para dar cabo de ossos, cartilagens, espinhas e espinhos, etc. Sua bainha bem simples, de cordura que uma espcie de nylon com um insert de plstico semi-rgido em todo o seu interior, o que permite uma maior proteo da lmina

e do usurio e faz com que a faca simplesmente deslize para dentro da bainha. Em posio h uma pequena reteno, mas a reteno mesmo se d com uma tira de boto de presso transversal que prende firmemente a faca. Devido ao desenho, a remoo da faca da bainha no muito fcil ou automtica. O formato da lmina o consagrado drop point, sendo que a barriga apresenta um muito leve e quase imperceptvel formato recurvo. Aqueles que usam somente pedras retangulares para afiar no precisam se preocupar, j que esta barriga recurva to mnima, que caso queira possvel endireit-la j na primeira afiada.

Gerber Metolius 03.JPG (154.34 KiB)

Dadas as caractersticas do ao e o tamanho e geometria da lmina ela no se presta ao battoning; simplesmente no h comprimento suficiente de lmina!

Mal posso esperar uma ocasio para us-la em um carneiro ou porco... mas acho que por enquanto vou me contentar com um toucinho mesmo.

uma faca excelente com um design estranho a princpio,mas com uma lmina

extremamente funcional e com uma ao mais que satisfatrio. Sua empunhadura muito boa, apesar de eu achar que merecia material melhor. Me custou exatos 30 dlares mais 6,95 da remessa ).

Recomendadssima para caadores, pescadores ou para aqueles campers que no necessitem realizar battoning em suas aventuras outdoor, ao menos no com esta faca. Quem tambm tiver que cortar material mais abrasivo como cordas, sacarias e papelo ficar bem servido com esta faca.

You might also like