You are on page 1of 6

RESOLUO SMG N N 604 DE 11 DE SETEMBRO DE 2002 (DOM 12-09-02) O RESPONSVEL PELO EXPEDIENTE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO (Decreto n 1.

630/2002), no uso de suas atribuies legais, e, considerando o disposto no Decreto N N 19.486 de 10 de janeiro de 2001. Considerando que o trnsito de alimentos em condies seguras pressupe a preservao da sade e do meio ambiente e ainda a necessidade de normatizao e da uniformizao das aes de fiscalizao dos veculos que transportam alimentos; Considerando a necessidade de uma proteo eficaz dos alimentos transportados por veculos minimizando os riscos de contaminao; Considerando o contido no 4 do Art. 81 do Decreto 6235 de 30 de outubro de 1986 e a Resoluo SMG n 541 de 11 de maio de 2001 (e sua adequao em 3 de janeiro de 2002 ); RESOLVE Art. 1 - Os veculos de transporte de alimentos destinados ao consumo humano, refrigerados ou no, devem garantir a integridade e a qualidade a fim de impedir a contaminao e deteriorao do produto. Art. 2 - proibido manter no mesmo continente ou transportar no mesmo compartimento de um veculo, alimentos e substncias estranhas que possam contamin-los ou corromplos. 1 - Excetuam-se da exigncia do caput do Art. os alimentos embalados em recipientes hermeticamente fechados, impermeveis e resistentes, salvo aqueles que contenham produtos txicos. 2 - No permitido transportar, conjuntamente, pessoas e / ou animais com alimentos. 3 - A cabine do condutor do veculo deve ser isolada da parte que seja utilizada para o transporte dos alimentos. Art. 3 - No transporte de alimentos, devem constar, nos lados direito e esquerdo dos veculos, de forma visvel, dentro de um retngulo de 30cm de altura por 60cm de comprimento, os dizeres : Transporte de Alimentos, Nome, Endereo e Telefone da Empresa , Produto Perecvel (quando for o caso). Art. 4 - Os veculos de transporte de alimentos devem possuir Certificado de Inspeo Sanitria (CIS-A), o qual ser concedido pela Autoridade Sanitria, aps inspeo. 1 - Os veculos pertencentes a empresas sediadas na cidade do Rio de Janeiro devero possuir o Certificado de Inspeo Sanitria (CIS-A ) concedido pela autoridade Sanitria deste Municpio .

2 O Certificado de Inspeo Sanitria A (CIS-A), concedido ao proprietrio de veculo novo, com fabricao de at 2 (dois) anos, dever ser renovado a cada 2 (dois) anos. A renovao para veculo com fabricao superior a 2 (dois) anos dever ser anual. 3 - Quando o veculo de transporte de alimentos for procedente de outro Municpio ou Estado da Federao, o Certificado de Inspeo Sanitria ou documento equivalente emitido na origem dever ser aceito pela Autoridade Sanitria. Art. 5 - O veculo de transporte de alimentos deve ser mantido em perfeito estado de conservao e higiene e no apresentar a menor evidncia da presena de insetos, roedores, pssaros, vazamentos, umidade, materiais estranhos e odores que possam comprometer a qualidade dos produtos transportados . 1 - Os mtodos de higiene e desinfeco devem ser aprovados pela Autoridade Sanitria competente e adequados s caractersticas dos produtos e meio de transporte . 2 - A limpeza deve ser efetuada com gua potvel da rede pblica ou tratada com hipoclorito de sdio a 2,5% (na proporo de 2 gotas/litro e permanecer em repouso de 30 minutos antes de ser utilizada) at a remoo de todos os resduos. No caso de resduos gordurosos, devem ser utilizados detergentes neutros para a sua completa remoo. 3 - A desinfeco deve ser realizada aps a limpeza e pode ser efetuada de uma das seguintes formas, segundo a necessidade: a)Desinfeco com gua quente: atravs do contato ou imerso dos utenslios em gua quente a uma temperatura no inferior a 80C, durante 2 minutos no mnimo. b) Desinfeco com vapor: atravs de mangueiras, temperatura no inferior a 96C, e o mais prximo da superfcie de contato, durante 2 a 3 minutos. c) Desinfeco com substncias qumicas, registrados no Ministrio da Sade e usados conforme instrues do fabricante, no deixando resduos ou odores que possam ser transmitidos aos alimentos.Art. 6 - Os veculos de transporte de produtos perecveis devem ser revestidos de material liso, resistente, impermevel e atxico, lavvel e aprovado pela Autoridade Sani tria . 1 - Deve possuir o piso e as laterais da carroceria isentos de frestas ou buracos impedindo a passagem de umidade e / ou poeira para a carga. 2 - O veculo deve possuir dispositivos de segurana que impeam, o derrame em vias pblicas de alimentos e / ou de resduos slidos e lquidos, durante o transporte. 3 - Todos os alimentos devem ser colocados sobre prateleiras e / ou estrados removveis, de forma a evitar danos e contaminao.Art. 7 - No permitido o transporte concomitante de matria-prima ou produtos alimentcios crus com alimentos prontos para o consumo, se os primeiros apresentarem risco de contaminao para esses ltimos.Art. 8 - No permitido o transporte concomitante de dois ou mais produtos alimentcios, se um deles apresentar risco de contaminao para os demais.Art. 9 - Os equipamentos de refrigerao no devem apresentar riscos de contaminao para o produto e devem garantir, durante o transporte, temperatura adequada para o mesmo.

Pargrafo nico Os equipamentos de refrigerao e congelamento devem ser conservados e mantidos em perfeitas condies de funcionamento. Art. 10 - Os alimentos perecveis transportados em veculos, dependendo da natureza do produto, obedecer ao contido no Anexo I.Art. 11 - O transporte de refeies prontas para o consumo imediato, deve ser realizado em veculo fechado, logo aps o seu acondicionamento, em recipiente hermeticamente fechado, de material adequado, conservada a temperatura do produto ao redor de 4C, no ultrapassando 6C ou acima de 65C. 1 - Os veculos de transporte de produtos sob controle de temperatura devem ser providos permanentemente de termmetros adequados e de fcil leitura. 2 - As instrues sobre o empilhamento, quando existentes, devem ser rigorosamente respeitadas, inclusive quando a carga se encontra em veculos dotados de refrigerao, para garantir a adequada circulao do ar frio.Art. 12 - As operaes de carga e descarga do veculo devem ser executados em local protegido de chuva.Pargrafo nico As condies de temperatura e umidade requeridas pelo alimento devem ser preservadas, durante a carga e descarga, evitando-se riscos de contaminao, dano ou deteriorao.Art. 13 - Os estrados, se utilizados, devem estar secos, limpos e isentos de odores e de infestaes. Art. 14 - Os meios de transporte especificados nesta Resoluo devero atender a legislao (Cdigo Tributrio Municipal), quanto ao recolhimento da Taxa de Inspeo Sanitria para receber o documento solicitado (CIS-A de veculos ). Art. 15 - Os meios de transporte de alimentos no especificados por esta Resoluo devem cumprir as exigncias estabelecidas pela autoridade sanitria competente.Art. 16 - O no cumprimento desta Resoluo caracterizar em infrao sanitria e deve ser punido na forma de legislao vigente.Art. 17 - A inspeo sanitria dos veculos transportadores de alimentos dever ser efetuada obedecendo ao Roteiro para Avaliao Sanitria do Veculo, contido no Anexo II .Art. 18 - Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. ANEXO I Caractersticas mnimas necessrias aos meios de transportes, de acordo com o tipo de produto: Caractersti Tipo do Produto cas do Transporte - Leite cru em vasilhames metlicos fechados, hortculas e similares, biscoitos, balas e chocolates; cereais e gros a granel; cereais e gros pr-embalados, seus derivados farinceos e alimentos processados base de Transporte gros e cereais; condimentos, temperos e aberto com especiarias; caf; doces em pasta; gua mineral proteo pr-envasada; massas alimentcias secas; leos; ps para o preparo de alimentos e alimentos desidratados; sal; acar e adoantes dietticos; alimentos em geral acondicionados em embalagens hermeticamente fechadas (ex.: Exigncias -Constitudo de material de fcil limpeza e desinfeco; - Protegidos com plsticos e outros ; lona,

- No deve ocasionar danos ou deteriorao dos produtos .

latas, vidros, filmes plsticos, tetrabick etc,.); similares - Po e produtos de panificao; produtos Transporte crneos salgados, curados ou defumados; fechado pescado salgado ou defumado; produtos de temperatura confeitaria; similares, alm dos citados ambiente anteriormente. (ba, containers e outros)

- Constitudo de material atxico, resistente, de fcil limpeza e desinfeco; - Imobilidade dos recipientes para garantia de integridade dos produtos. - Constitudo de material liso, resistente, impermevel e atxico. - Conservao de produtos perecveis (ver texto) :

Transporte fechado, isotrmico , refrigerado e / ou congelado ( necessrio sistema gerador de frio )

Quente: acima de 65C. - Carnes e produtos crneos, sucos e outras bebidas a granel, creme vegetal e margarina, alimentos congelados ou supergelados, gelados comestveis (sorvetes, picols); gorduras em embalagens no metlicas, produtos de confeitaria que requeiram temperatura especial de conservao; refeies pronta para o consumo e similares. -Frio: 4 a 10C e / ou conforme especificaes do fabricante. -Congelado: (-12 a -18C) -Termmetros em perfeitas condies de funcionamento. -Estrados, prateleiras, caixas, ganchos removveis para facilitar a limpeza e desinfeco.

ANEXO II ROTEIRO PARA AVALIAO SANITRIA DO VECULO 1 Condies do veculo Situao em geral

1.1 Possui Certificado de Inspeo Sanitria do Veculo que est sendo vistoriado Sim No 1.2 Possui vestgios / resduos de que transportou produtos qumicos txicos ou qualquer outro que possa contaminar o produto ? Sim No

1.3 Possui boas condies de higiene e limpeza da carroceria ?

Sim No

1.4 Possui boas condies do assoalho, paredes , Tetos , estrados e guardas do veculo? Sim...No 1.5 A lona / corda utilizada est em bom estado de conservao e higiene ? No 1.6 So transportados animais e pessoas junto com alimentos ? Sim No Sim

1.7 A cabine do motorista est totalmente isolada da parte que contm alimentos ? Sim....No 1.8 Constam nas laterais do veculo as informaes quanto ao nome , endereo e telefone da empresa transportadora , bem como os dizeres : Transporte de Alimentos , e perecvel quando for o caso?" Sim....No 1.9 O veculo possui dispositivo de segurana que impea o derrame em via pblica de alimentos e/ou resduos slidos e lquidos durante o seu transporte? Sim No 1.10 Os recipientes utilizados no transporte de produtos perecveis so confeccionados de material liso, resistente, atxico e lavvel ? Sim...No 1.11 Os equipamentos de refrigerao esto em perfeito estado de funcionamento e garantem a manuteno da temperatura recomendada pelo Fabricante? Sim No 1.12 Os termmetros e os registradores de temperatura esto em perfeito estado de conservao e funcionamento? Sim No 1.13 Existe separao no transporte de alimentos 1.14 Crus e alimentos prontos para o consumo? Sim No

1.15 As refeies prontas para o consumo imediato esto sendo transportadas em veculo isotrmico fechado , e conservados a temperatura de 4 C a 10 C, ou acima de 65 C, quando for o caso? Sim No 1.16 Os alimentos congelados esto sendo transportados a temperatura em torno de 18 C e nunca superior a 12 C.? Sim....No 1.17 O transporte de alimentos resfriado est sendo realizado entre 4 e 10 C , ou conforme especificao do fabricante expressa na rotulagem? Sim....No 1.18 Na inspeo notou indcios de insetos , roedores , pssaros , vazamentos , umidade , odores intensos ou a presena de materiais estranhos? Sim No

1.19 O veculo apresenta piso e lataria da carroceria isento de frestas ou buracos permitindo a passagem de umidade e/ou poeira para a carga? Sim No 1.20 O compartimento de cargas apresenta frestas, pregos , lascas e / ou outros objetos que possam danificar a embalagem dos produtos? Sim....No 2 . Observaes .......................................................... .......................................................... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . 3 . Parecer da Equipe responsvel pela vistoria ......................................................... ......................................................... .......................................................... 4 . Quantidade de veculos vistoriados APTO APTO COM RESTRIES INTIMADO INAPTO (

5. Assinatura e carimbo do Mdico Veterinrio e Agente de Inspeo Sanitria INFORMAR DATA , LOCAL E HORA .......................................................... .......................................................

You might also like