You are on page 1of 22

Memorial do Rio Grande do Sul Caderno de Histria, n 21 Luiz Antonio Bolcato Custdio1

Misses Jesuticas Arquitetura e Urbanismo


Apresentao
1

Arquiteto do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional - IPHAN. Mestre em Planejamento Urbano e Regional. Professor Titular da Faculdade de Arquitetura do Centro Universitrio UNIRITTER.

Este trabalho tem por objetivo abordar a estruturao e o desenvolvimento das Misses Jesuticas dos Guaranis sob a tica da Arquitetura e dos Ordenamentos Urbanos2. Procuraremos evidenciar a influncia dos diferentes aspectos e atores que contriburam para a consolidao desse processo civilizatrio ocorrido durante a colonizao europia da Amrica do Sul. O tema das misses, por sua importncia estratgica no contexto colonial, sempre despertou avaliaes e interpretaes apaixonadas. Na medida em que representou interesses de setores concorrentes como as duas Coroas, a Igreja Catlica e os povos nativos, relacionados a territrios com fronteiras ainda maleveis, comparece, na historiografia de cada pas e na memria das reas envolvidas, sob diferentes verses e interpretaes, nas vrias disciplinas interessadas em seu estudo. As fontes primrias de informao disponveis sobre as misses so constitudas principalmente por documentos produzidos pelos padres da Companhia de Jesus, em suas cartas e relatrios peridicos, pela correspondncia oficial espanhola e portuguesa, assim como por relatos e dirios de viajantes. Contemporaneamente, estudos desenvolvidos diretamente sobre os remanescentes arquitetnicos, arqueolgicos e artsticos tm permitido aportar novos aspectos, relacionados, por exemplo, ao cotidiano nas redues, contribuindo para complementar esse enorme quebra-cabea. Alguns autores e obras so referncias bsicas para estudar as misses. Como referncia fundamental, a obra do Padre Furlong que possivelmente rena o maior conjunto de informaes documentais j publicadas sobre o tema. No campo da arquitetura e do urbanismo, as publicaes de Lucas Mayerhofer e Hernn Buzaniche foram pioneiras. Atualmente, a principal referncia nesta rea , sem dvida, o arquiteto e pesquisador Ramn Gutierrez. Nos ltimos vinte anos, o tema das misses tem sido enriquecido pela contribuio de prticas em outras reas, como a arqueologia, a antropologia assim como a preservao, envolvendo tambm centros de estudos universitrios. Nestes campos destacamos Arno Alvarez Kern, Bartomeu Meli, Jos Otvio Catafesto de Souza, Fernando Leal, Jlio Nicolau Barros de Curtis e Roberto de Stefano. Nossa experincia nesta rea decorre da atuao do Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, IPHAN, rgo responsvel pela preservao dos remanescentes missioneiros no Brasil.

O Contexto Americano
Antes da Era dos Descobrimentos, o continente americano era ocupado por diferentes culturas e civilizaes nativas. Os assentamentos pr-histricos remontam a dataes que atingem 12 mil anos antes do presente. Segundo Ribeiro3, a Amrica era povoada por (...) sociedades de nvel tribal, as estruturadas j em estados rurais-artesanais e mesmo os grandes imprios teocrticos de regadio (Inca, Maia e Asteca). Pelo Tratado de Tordesilhas firmado em 1494, foram estabelecidos limites para as possesses decorrentes das descobertas das naes ibricas, inseridas no contexto da expanso do capitalismo mercantil. A ocupao colonial do continente americano deu-se a partir e ao longo do litoral Atlntico pelos portugueses, e a partir do Caribe, de noroeste para o sudoeste, ao longo da costa pacfica, pelos espanhis. Com a chegada dos conquistadores, iniciou-se o processo de transformao e extino de povos, civilizaes e culturas estabelecidas tradicionalmente em todo o continente. As
O conceito utilizado para a anlise dos aspectos urbanos foi proposto por Franoise Choay, que os define como ordenamentos urbanos. CHOAY, Franoise. A regra e o modelo. Coleo Estudos. Ed. Perspectiva. So Paulo, 1980. p. 16. 3 RIBEIRO, Darcy. A Amrica e a Civilizao. Editora Vozes Ltda. Petrpolis, RJ. 1977. p.41.
2

populaes nativas foram envolvidas nesse processo de diferentes maneiras. Por mestiagem, por servido e conquista ou pela dizimao sumria atravs de doenas. A mestiagem foi a principal caracterstica do sistema colonial, tanto no portugus quanto no espanhol. Ela moldou novos costumes, integrando comportamentos e elementos culturais de diferentes formaes que passaram a conviver em espaos comuns. No que se refere ao campo dos ordenamentos urbanos, as teorias das cidades ideais do Renascimento, geomtricas e vitruvianas, foram adaptadas por espanhis e portugueses para serem implantadas nas novas terras conquistadas a partir das grandes navegaes. Apesar de ambos os imprios terem diretrizes gerais de urbanizao baseadas em premissas semelhantes, na prtica, as polticas aplicadas na Amrica foram diferenciadas em razo dos contextos culturais encontrados nas duas frentes de ocupao e conquista. Para Reis Filho, A poltica urbanizadora de Portugal para o Brasil, at a metade do sculo XVII, contrastou com a orientao seguida nesta poca pelos prprios portugueses na ndia e com a dos outros grandes colonizadores na Amrica, especialmente os espanhis. 4 O territrio portugus era povoado por inmeros assentamentos de grupos nativos autnomos, espalhados no territrio, principalmente os Tupi-guaranis, habitantes da costa atlntica, enquanto no territrio espanhol existiam civilizaes estruturadas, formadas por diferentes povos, localizadas na Amrica Central e na regio andina da Amrica do Sul. No territrio portugus, em sua primeira fase de ocupao, os princpios do planejamento luso ps-renascentista no foram aplicados da mesma maneira que nas demais colnias orientais portuguesas. Os investimentos da Coroa foram orientados principalmente s Cidades Reais, mas foi o programa de construo de vilas, estruturado a partir do sculo 17, que consolidou a utilizao de traados regulares. Para Delson, A pedra angular deste programa foi assentada em 1680, quando os portugueses fundaram a Colnia do Sacramento na margem oriental (esquerda) do rio da Prata, no seu esturio, exatamente do lado oposto da cidade espanhola de Buenos Aires.5 Este programa de urbanizao e ocupao planejada do territrio, proposto no sculo XVIII, apoiou a expanso das fronteiras brasileiras para o nordeste, norte, centro, oeste e sul.

Colnia do Sacramento

No territrio espanhol foram consolidadas, pouco a pouco, as sucessivas Ordenaes estabelecidas para organizar a vida nas colnias, diretrizes que incluam aspectos referentes aos ordenamentos urbanos dos novos assentamentos. Essas Ordenaes que ficaram conhecidas historicamente como Leis das ndias, determinavam o respeito liberdade
4

REIS FILHO, Nestor Goulart. Contribuio ao estudo da evoluo urbana no Brasil 1500/1720.Tese de Concurso. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo, 1964, p.60. 5 DELSON, Roberta Marx. Novas Vilas para o Brasil Colnia. Editora Alva Ltda. Braslia, 1998, p.14.

natural dos indgenas, mas estabeleciam o chamado servio pessoal. Esse sistema, tambm conhecido como encomienda permitia que os colonizadores obrigassem os ndios a trabalhar, como forma de indenizao pelos servios de civilizao e cristianizao recebidos. A anlise da rede urbana estabelecida no espao espanhol, no que se refere forma, funo, localizao, inter-relao e direo do crescimento urbano, possibilitou identificar alguns elementos bsicos de uma linguagem tipolgica que tambm so verificveis na estrutura dos assentamentos missioneiros. Alm da ocupao leiga promovida pelas duas Coroas, tambm chegaram Amrica diferentes ordens religiosas catlicas, num perodo em que a Igreja passava pela Reforma promovida a partir do Conclio de Trento. Nesse processo, destacaram-se os Jesutas, cuja ordem foi fundada por Igncio de Loyola em 1540, que tiveram importante papel na relao com os povos nativos e na consolidao dos novos territrios. Nos dois contextos coloniais os Jesutas promoveram a construo de inmeros colgios, igrejas e povoados, por meio de misses e redues que foram utilizadas na Conquista Espiritual. Do lado espanhol, envolveram as naes de Mainas, em Jul, no Peru, Moxos e Chiquitanos na atual Bolvia, os Chilotas no Chile e os Guaranis na regio do Paraguai.

Cultura Guarani
Os Guaranis so povos migrantes, nmades, originrios da Amaznia. Alguns grupos expandiram-se em direo ao sul, e aqui chegaram h cerca de 2 mil anos. Segundo Meli6 eles vo em busca da terra sem mal. A terra sem mal antes de tudo a terra boa, fcil de ser cultivada, produtiva, suficiente e amena, tranqila e aprazvel, onde os Guaranis podem viver em plenitude seu modo de ser autntico. Diz ele ainda, Entendemos por modo de ser o que em Guarani vem expresso por ande reko, um conceito cuja semntica sumamente rica. Citando Montoya em sua obra Tesouro da Lngua Guarani de 1639, modo de ser, modo de estar, sistema, lei, cultura, norma, comportamento, hbito, condio, costume. Do territrio, o Guarani retira seu sustento: a caa, a coleta e eventualmente a pesca. Beneficia a floresta com a prtica da coivara, utilizando o conhecimento da terra e de sua aptido. Cultiva o milho, a mandioca, o feijo e as cabaas. A unidade social fundamental a famlia que agrupada em torno do pai, do av ou de um antepassado mtico que d origem a uma linhagem. Do prestgio do chefe e de sua capacidade de agregao depende a fora econmica e poltica do grupo e de sua expresso em caso de guerra. O trabalho e as decises so comunitrios. A economia baseada na reciprocidade e inexiste o conceito de propriedade privada, apesar de haver reas de cultivo individualizadas, estabelecidas pelo consenso do grupo. As atividades so culturalmente divididas entre homens e mulheres. As mulheres plantam e colhem, os homens caam. O Guarani no gosta de trabalhar s, nem de ser mandado. Prefere convidar e ser convidado. Trabalha em butir (mutiro), em chiquitano, minga. Os Guaranis viviam em amplos territrios com limites difusos, que asseguravam uma zona de transio entre um aldeamento e outro. Buscavam localizar suas casas em terrenos altos e arejados, onde as casas-habitao tinham uma relao fundamental com o terreiro/praa, a oka, local em que se realizavam os convites e as reunies. A grande maloca guarani que tradicionalmente podia abrigar uma famlia extensa - integrada por pais, mes, tios, primos e todos os parentes, com quase uma centena de pessoas - foi sendo
MELI, Bartomeu, Los Guaran Chiriguano - Nuestro Modo de Ser. CIPCA, La Paz, 1988, p.23, 29. Traduo do autor.
6

transformada ao longo do tempo, passando por unidades habitacionais menores que abrigavam trs ou quatro famlias cada uma. Eram casas de palha, com esteios de madeira, onde eram penduradas as redes de dormir. Esta relao casa/oka era fundamental na vida social e religiosa do grupo. O teku o conceito bsico que expressa a unidade scio-poltica Guarani. Representa uma maloca ou rancho e geralmente est identificada com a famlia extensa. o termo utilizado para expressar o lugar onde o Guarani o produto e o produtor de sua cultura. O tenta, ou ptria relacionado com uma unidade social, com relativa autonomia econmica e poltica.

A experincia jesutica
Os jesutas desenvolveram sua ao missionria na Amrica, com diferentes grupos nativos e em diferentes regies, desde o norte do Mxico at o sul do Chile. A regio sul do Continente comeou a ser explorada a partir de 1516, aps a descoberta da foz do Rio da Prata, por Juan Daz de Sols, quando procurava chegar ao Pacfico. A Provncia Jesutica do Brasil foi fundada em 1553; a do Paraguai, tambm denominada Paraquria, muito depois. De acordo com Furlong, ... para Nbrega, para Tom de Souza y para Anchieta, el Paraguay era parte integrante de la misma expresin geogrfica, esto es, del Brasil. Los mismos hombres de la Asuncin, al requerir la presencia de los jesuitas que moraban en la Capitana de San Vicente, confirmaban a los lusitanos la creencia de que corresponda a ellos aquella ciudad.7

Formao Territorial Brasileira

A ocupao do Rio da Prata, segundo Darcy Ribeiro, ... no se fez a partir de ncleos implantados na desembocadura, como seria de esperar. Processou-se desde um ponto de fixao assentado nas barrancas do Rio Paraguai, no interior do continente, a cidade de Assuno, nascida como pouso de aventureiros espanhis que buscavam a serra de Prata, cuja suposta existncia j dera nome regio inteira. 8 A cidade de Assuno fundada em 1536 por Juan de Ayala, passou a ser o principal
7 8

FURLONG, Guillermo. Misiones y sus Pueblos de Guaranes. Buenos Aires, Imprenta Balmes, 1969, p.25. RIBEIRO, Darcy. Op. Cit. p.469.

ponto de referncia no processo de conquista e colonizao das terras tradicionalmente ocupadas por naes nativas de Charrua e Guarani. Estrategicamente situada no centro geogrfico do Continente, vinculava-se pelos rios Paran, Paraguai, Uruguai ao Rio da Prata e possibilitava ainda o acesso ao Alto Peru, atual Bolvia, onde se encontravam as cobiadas jazidas de minrios de Potosi. Sobre o sistema de catequese adotado no Vice Reino do Peru, em 1567, Ramn Gutirrez refere-se: Os jesutas (...) haviam optado por um tipo de ao evangelizadora que se denominava misso, ou seja, um avano sobre as zonas indgenas no catequizadas ou sobre centros urbanos espanhis, onde por um certo tempo se pregava e em seguida se retornava ao colgio ou residncia central.9 Somente em 1585 chegaram ao Paraguai os primeiros padres da Companhia de Jesus provenientes do Peru e em 1587 os do Brasil, uma vez que a partir de 1580, as coroas de Portugal e Espanha encontravam-se unidas. Pelo lado espanhol, a primeira experincia jesutica no campo das redues foi a de 10 Jul , no Peru, que foi utilizada como referncia na estruturao do processo reducional que ento se instalava no Paraguai. A experincia brasileira dos aldeamentos e as estratgias de converso praticadas pelo Padre Manuel da Nbrega tambm foram consideradas nesse processo.

Plano da Reduo de Jul (Peru)

Um dos primeiros registros sobre o conceito de reduo de Montoya: ... llamamos reducciones a los pueblos de los indios, que viviendo a su antigua usanza en montes, sierras y valles, en escondidos arroyos, en tres, cuatro o seis casas solas, separados a legua, dos, tres y ms unos de otros, los redujo la diligencia de los padres a poblaciones grandes y a vida poltica y humana, a beneficiar el algodn para con que se vistan; porque comnmente vivan en desnudez, an sin cubrir lo que la naturaleza ocult.11 Em 9 de fevereiro de 1604, foi constituda a Provncia Jesutica do Paraguai independente das Provncias do Peru e do Brasil. Segundo Armani, Se design como su
GUTIERREZ, Ramn. As Misses Jesuticas dos Guaranis. Fundao Pr-Memria, Unesco. Rio de Janeiro, 1987, p.8. 10 A reduo de Jul foi criada em 1578 nas margens do lago Titicaca, no Peru. Ali chegaram a conviver 9 000 ndios divididos em quatro parquias. Os jesutas junto com os caciques coordenavam a administrao civil e econmica da comunidade. ARMANI, Alberto. op. cit. p. 55. 11 MONTOYA, Antonio Ruiz de. Conquista Espiritual Del Paraguay. Asuncin, Editorial El Lector, 1996, p.58.
9

primer responsable a Diego de Torres Bollo, antes Superior de la Reduccin de Jul, dinmico y emprendedor.12 A partir de sua experincia, o Padre Torres requereu do Governador do Paraguai e do Conselho de ndias13 que assegurasse alguns princpios bsicos para a ao missionria que se iniciava. Princpios que se referiam economia e liberdade dos ndios. Dentre eles, o principal era assegurar que os nativos estariam livres do servio pessoal, mas encomendados diretamente ao Rei. Desta forma, durante mais de cento e cinqenta anos os missionrios jesutas conviveram com os Guaranis, em diferentes regies, estruturando o sistema reducional que em seu apogeu foi constitudo por uma rede de trinta povoados, articulados por estradas, portos e ligaes fluviais, entre estncias de gado, lavouras e ervais, chegando a envolver cerca de 150 mil ndios e a 457 jesutas. 14 Desta forma, a experincia da Paracuria insere-se no contexto colonial espanhol como um espao de exceo. Um sistema social cooperativo, livre da encomienda. Para Ribeiro, Suas misses paraguaias constituem a tentativa mais bem sucedida da Igreja Catlica para cristianizar e assegurar refgio s populaes indgenas, ameaadas de absoro ou escravizao pelos descendentes de diversos ncleos de descendentes de povoadores europeus, para organiz-las em novas bases, capazes de garantir sua subsistncia e seu progresso. 15 Tambm foram fundadas redues na regio mida do Itatim, hoje localizadas ao sul do Estado de Mato Grosso. Atacadas pelos paulistas em busca de escravos e abandonadas pelos jesutas, estas redues no prosperaram. As redues do Guair tambm foram sucessivamente atacadas pelos paulistas. Em 1626, os jesutas liderados pelo Padre Montoya decidiram abandonar a regio dirigindo-se para o Sul, na regio do Tape, para as terras banhadas pelos rios Paran e Uruguai, onde a partir de 1626 criaram cerca de 18 novas redues em territrio localizado atualmente no sul do Brasil. Continuamente atacados pelos paulistas, os ndios receberam autorizao para portar armas e a partir da batalha de Mboror, em 1641, encerra-se o ciclo escravagista. Com as redues arrasadas, padres e ndios novamente se transmigraram para a margem direita do Uruguai, de onde comearam a retornar apenas em 1682. Durante este perodo o gado trazido da Europa, abandonado, reproduziu-se livremente. Quando tornaram a ocupar a regio, os rebanhos foram divididos formando a Vacaria dos Pinhais, nos campos de cima da serra e a do Mar, que se expandia at o Oceano Atlntico. Passados os ataques paulistas, a regio enfim se desenvolveu. O espao missioneiro se constituiu assimilando a experincia dos padres jesutas, com diferentes formaes e nacionalidades, com o conhecimento da natureza, costumes e o modo de ser guarani, num processo que moldou caractersticas prprias. A contribuio cultural guarani se deu nas formas de utilizao da agricultura, na economia da reciprocidade e no esprito religioso. Tradicionalmente agricultores, participaram na diferenciao dos meios de produo: o Tupambae - propriedade de Deus era o campo comum que se destinava ao sustento das vivas, crianas e doentes. Inclua as estncias e
ARMANI, Alberto. Ciudad de Dios y Ciudad del Sol. Mxico: Fondo de Cultura Econmica. 1996 p. 64. O Conselho real e Supremo das ndias foi uma instituio espanhola, com sede em Madri, com status de ministrio criada em 1524 por Carlos V, especificamente para assessorar ao Rei em aspectos relativos ao Novo Mundo. 14 FURLONG, Guillermo. Misiones y sus Pueblos de Guaranes. Buenos Aires, (Imprenta Balmes), 1969. p. 315. 15 RIBEIRO, Darcy. Op. Cit. p.470.
13 12

os ervais que eram destinados ao pagamento de tributos ao Rei, aos gastos administrativos e aos bens usados nos cultos religiosos e nas festas. O Avambae - propriedade dos homens destinava-se ao cultivo para subsistncia individual. Os ndios trabalhavam, em dias alternados, nos dois territrios. A economia da reciprocidade, base da sociedade sem estado da tradio guarani, foi adaptada e adotada nas redues. A lngua, trao fundamental do modo de vida dessa nao foi mantida, mas aos poucos foi sendo modificada nas formas e no contedo de suas expresses. A extino dos pajs, que utilizavam a palavra inspirada como suporte s narraes mticas, eloqncia poltica e aos cantos, esvaziou parcialmente o significado da lngua ancestral. Eles foram substitudos pelos novos representantes na relao cultural com a espiritualidade, os sacerdotes. A nova religio, catlica, utilizava outras formas de discurso, se servia das oraes, dos catecismos e das pregaes. Usava como cenrio o urbanismo, a arquitetura e as artes. O esprito do barroco constituiu o suporte ideolgico, para as novas prticas culturais, que se desenvolveram no espao missioneiro. Ali estavam presentes, adaptadas, as casas e a oka da aldeia Guarani, reordenadas em torno da grande praa espanhola. Os padres, com seus conhecimentos artsticos e culturais, junto com os ndios, criaram obras em um estilo que ficou conhecido como barroco missioneiro. As igrejas eram profusamente decoradas com esculturas de madeira policromada e telas pintadas a leo. No exterior, relevos em pedra arenito geralmente representavam motivos religiosos ou elementos da flora e fauna nativas. Inmeros documentos registraram a vocao artstica dos Guaranis. A msica era executada por orquestras de ndios que reproduziam instrumentos musicais europeus e americanos. As missas eram acompanhadas por corais e msicos tocando chirimias, harpas e violinos. Todos os povoados indgenas tinham seu coro, suas bandas de msica e seus orfees de instrumentos de corda, com 30 ou 40 msicos em cada reduo. As msicas eram inicialmente de origem espanhola. Mais tarde, receberam influncia italiana. Nas misses tambm estiveram compositores como o Padre Domenico Zipoli.

O Ambiente
Segundo os gegrafos Bacchi e Falcade16, em cuja pesquisa baseamos este item, a rea que nos sculos XVII e XVIII serviu de local para a instalao das Redues Jesuticas da Provncia do Paraguai tem um espao natural muito diversificado. Em termos de compartimentao geomorfolgica encontram-se reas de planalto, com variaes significativas de altitudes desde 1300 at 200m. Estes planaltos com origens geolgicas diversas diminuem lentamente de altitude em direo s calhas dos rios Paran, Paraguai e Uruguai, espraiando-se em extensa plancie que ocupa toda a zona centro-oeste do Brasil. Nesta vasta regio, encontram-se terrenos cristalinos, com granitos e gnaisses, planaltos e escarpas de basalto, terrenos sedimentares, com arenito e calcreo. A ocupao jesutica deu-se na Bacia Platina, a segunda bacia fluvial do mundo, que drena boa parte das guas do Brasil, Paraguai, Bolvia, Uruguai e Argentina. Uma regio com fauna e flora riqussimas, de florestas subtropicais onde a erva mate (ilex paraguaiensis) aparece associada canela e araucria e dos campos do pampa que foram utilizados para a pecuria. Na regio de maior concentrao de redues, hoje nos territrios paraguaio, argentino e brasileiro, a terra vermelha, com muito xido de ferro. A relao entre a geomorfologia e a dinmica atmosfrica define a hidro-climatologia da regio. O jogo de avano e recuo das massas de ar tropical, continental e atlntica e polar
BACCHI, Luiz Carlos e FALCALDE, Ivanira. O espao do ndio na Provncia Jesutica do Paraguai. Anais do VIII Simpsio Nacional de Estudos Missioneiros. Uniju, 1989, p. 34- 47.
16

atlntica e pacfica, resulta em climas diferentes, com variaes maiores ou menores de temperatura e ou precipitao. Sobre a extensa plancie do Chaco, forma-se uma massa de ar anticiclonal, que por tratar-se de rea continental e tropical, seca e quente, produzindo normalmente tempo estvel. J sobre o Atlntico, na altura do Paran e So Paulo, forma-se uma massa de ar quente e mida, portadora de instabilidade. E procedente das altas latitudes, a massa de ar polar fria e mida. A maior parte da rea analisada sofre a influncia da massa de ar polar atlntica. No inverno responsvel por geadas, por espordicas quedas de neve e dos ventos frios como o minuano e o pampeiro. Na primavera e outono, em contato com massas de ar quente, produz, nas zonas frontais, intensos temporais. Sobre eles, escreveu Padre Sepp Logo ao princpio da primavera e outono, coisa rara na Europa, as Pliades levantam tempestades, e Jpiter irado troveja, relampagueia, fulmina. 17 Como conseqncias desta dinmica formam-se na regio da Provncia Jesutica do Paraguai dois tipos climticos, o temperado, com temperaturas mdias inferiores e superiores entre 3oC e 22oC e o tropical, mais quente, com temperaturas quase sempre superiores a 18oC.

Tipologia urbana missioneira


A base para a organizao espacial das cidades espanholas na Amrica foi estabelecida por sucessivas diretrizes denominadas Ordenaes Reais para colonizao do Novo Mundo. A compilao das diferentes Ordenaes foi reunida em nove livros, com diferentes ttulos, acerca de aspectos administrativos, econmicos, polticos e sociais, que passaram para a histria com a denominao genrica de Leis das ndias. Originados no contexto colonial espanhol, os povoados missioneiros tambm utilizaram as diretrizes administrativas e as referncias urbanas vigentes para estruturar uma tipologia peculiar, morfolgica e funcional, que pode ser considerada como uma variante da organizao espacial espanhola adequada a um programa e a uma situao poltica e administrativa prpria. No que se refere s etapas por que passaram os ordenamentos urbanos no sistema reducional, podem-se reconhecer duas fases referentes estrutura espacial interna onde as variveis, territrio, arquitetura e organizao espacial interagem, diferentemente: - a primeira fase (sculo XVII), em que as povoaes iniciais devem ter atendido s orientaes genricas das Leis das ndias e que, em princpio, correspondem s descries dos inmeros pequenos povoados aldeamentos ou pueblos de ndios empreendidos durante a colonizao espanhola e portuguesa na Amrica. - a segunda fase, quando a reduo missioneira adquire sua autonomia compositiva e funcional em relao ao traado da cidade colonial espanhola, moldando caractersticas prprias, estruturando um modelo espacial reconhecvel. Este pode ser denominado de tipologia urbana missioneira uma vez que caracterizou, distinguiu e permite identificar, especialmente, as redues da Provncia Jesutica do Paraguai. A tipologia urbana missioneira se organizava a partir de um traado virio estruturado por duas ruas principais que se encontravam no centro da praa, formando uma cruz18 e por
SEPP S.J., Antnio, Viagem s misses Jesuticas e trabalhos apostlicos. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo, 1980, p. 159. 18 Analisando as iconografias: Fig. 7 - Plano So Joo Batista (Arquivo de Simancas Espanha); Fig. 8 Plano So Joo Batista (Biblioteca Nacional Paris, Frana); Fig. 9 - Plano de So Miguel Arcanjo 1756
17

dois conjuntos bsicos, dispostos no entorno da grande praa central.

Estrutura Urbana

Dois Conjuntos

Eixos Principais

O primeiro, um conjunto de edificaes dominado pela Igreja que geralmente ocupava o ponto mais alto do stio urbano. O segundo, se desenvolvia a partir das trs outras faces da mesma praa, em blocos de edificaes regulares, com uma mesma tipologia arquitetnica. O primeiro conjunto era uma grande estrutura, com a igreja ao centro e de um lado o cemitrio e do outro, o claustro e as oficinas e depsitos ao redor de dois ptios. No primeiro ptio, ficava a residncia dos padres. Atrs deste bloco e cercada por um muro de pedra, localizava-se a quinta dos padres, com pomar, horta e jardim. Era uma estrutura fechada, organizada sobre um mesmo alinhamento frontal, com poucos e definidos acessos em relao praa e ao restante do espao pblico. Apenas o prtico da igreja avanava sobre a praa e se sobressaia em relao ao alinhamento do conjunto. A enorme igreja era o principal marco morfolgico e funcional da reduo, constituindo-se no corao da mesma. O segundo conjunto era estruturado a partir da praa e das vias principais, ao redor das quais se organizam, em lugar de quarteires, grandes pavilhes avarandados, ortogonalmente distribudos, com as habitaes coletivas utilizadas pelos ndios. Diferentemente do primeiro, o segundo conjunto era integrado por blocos de edificaes de carter aberto, rodeadas de galerias, avarandados ou porticados, cujos vos conectavam os cmodos diretamente ao espao pblico e permitiam que se circulasse por toda a povoao ao abrigo do sol e da chuva.

(Biblioteca Nacional Rio de Janeiro, Brasil); Fig. 10 Plano de Candelria (Arquivo Histrico do Itamaraty Rio de Janeiro, Brasil), entre outras, fica evidente a existncia destes eixos, (semelhantes ao cardum e decumanus dos acampamentos romanos), tanto na forma (mais largos), quanto na utilizao (principais acessos). Um deles, frontal Igreja, de carter principal.

10

Plano de So Joo Baptista(Paris) Plano de So Joo Baptista (Espanha)

Plano de Calendria

Plano de So Miguel Arcanjo

Alguns dos componentes da estrutura urbana missioneira variavam de posio nas diferentes redues, mas obedeciam sempre a um mesmo esquema geral. As estruturas que mais mudavam de posio eram o cotigua19, o tambo20 e o cabildo21. A praa era o espao pblico e aberto onde se realizavam atividades cvicas, religiosas, culturais, esportivas e militares. Ali se realizavam as celebraes de colheitas, os desfiles militares, as procisses, os teatros sacros, os jogos esportivos e onde se exercia a justia. A praa era o elemento estruturador da organizao espacial de uma reduo. Em cada reduo havia dois padres e at seis mil ndios. Um era responsvel pelos servios religiosos enquanto o outro organizava as atividades cotidianas. Os ndios dos diversos grupos ou parcialidades eram coordenados pelo conselho dos caciques que formavam o Cabildo, numa estrutura hierrquica, tipo militar, que correspondia experincia do fundador da Companhia de Jesus. Quando uma povoao atingia uma determinada populao, entre 5 a 6 mil ndios, era necessrio planejar sua diviso, que era feita com a criao de uma nova reduo e a diviso da populao. Inicialmente eram destacados alguns ndios que partiam para preparar o novo local e iniciar as plantaes. Quando a estrutura bsica j estivesse concluda, deslocava-se a populao.
19 20

Edificao destinada s recolhidas: vivas e rfs. Edificao usada como hospedaria para visitantes estrangeiros reduo. 21 Edificao usada para as reunies do Conselho de Caciques no sistema reducional.

11

Estudos recentes dos remanescentes missioneiros nas reas de arquitetura e arqueologia tm comprovado o que afirmam alguns autores como Furlong e Gutierres: nem toda a iconografia missioneira corresponde aos vestgios materiais existentes in situ. Na documentao existente em territrio brasileiro isto se verifica, por exemplo, no conjunto de plantas de redues elaboradas pela comisso portuguesa durante a implantao do Tratado de Madrid, hoje arquivadas na Biblioteca do Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Plano de Santo ngelo Custdio

Plano de So Loureno Mrtir

Plano de So Luis Gonzaga

12

Igreja de So Miguel Arcanjo, 1784, Cabrer.

Todas elas foram elaboradas sobre um mesmo esquema bsico, que desconsiderou as peculiaridades de cada reduo, tanto no que se refere localizao das edificaes quanto s dimenses das mesmas. Isto tambm ocorre no Plano de So Miguel Arcanjo, de 1756, onde a disposio das casas dos ndios no corresponde aos vestgios remanescentes no stio arqueolgico. Por outro lado, tanto os desenhos de Cabrer, de 1784, como os de Demersay, de 1846, referentes Igreja de So Miguel Arcanjo so mais exatos em sua representao.

Runas de So Miguel Arcanjo, 1846, Demersay.

Arquitetura
A arquitetura missioneira desenvolveu-se adaptando os padres culturais europeus e a experincia dos nativos s condies materiais da regio. As edificaes missioneiras caracterizam-se pela presena de alpendres, para a proteo do calor e das chuvas e pelos

13

grandes ptios internos, tambm alpendrados, da tradio europia, sempre presentes nas edificaes principais. O primeiro autor a estabelecer uma classificao para as etapas pelas quais passou a arquitetura missioneira foi Hernn Busaniche. Ele definiu basicamente a evoluo dos sistemas construtivos nas redues, identificando: ... tres etapas sucesivas en cuanto se refiere a la arquitectura. Durante la primera poca que corresponde a las primeras fundaciones, la obra constructiva de los Padres es provisoria; (...) En la segunda etapa, y despus del gran xodo de las misiones, los pueblos se concentran y se consolidan; (...) La tercera etapa de esta arquitectura corresponde a la ltima poca de las misiones; antes de la Expulsin...22 somente na terceira fase, no perodo que corresponde ao seu apogeu, que aparecem obras mais sofisticadas, fruto da ao de jesutas arquitetos que passam a utilizar sistemas construtivos europeus e a usar como referncia a igreja de Jesus, de Roma, em substituio s edificaes tradicionais usadas nas redues. Dentre os construtores dos primeiros tempos, citamos: Nicolas Mastrilli, Silvrio Pastor, Roque Gonzlez de Santa Cruz, Igncio Henardt e Cristbal de la Torre. Da fase em que as redues se consolidaram, citamos Bartolom Cardenosa. Em finais do sculo 17 chegou o grande arquiteto italiano Jos Brasanelli, que deixou uma grande obra arquitetnica e artstica por suas qualidades como pintor, escultor e msico. Na mesma poca chegaram Angel Camilo Petragrasa da Itlia e Antnio Sepp da Alemanha. No incio do sculo 18, veio o arquiteto Gian Baptista Prmoli, de Milo, responsvel pelos projetos do Cabildo de Buenos Aires, das Igrejas de So Miguel Arcanjo, de Trinidad e pelas estncias de Crdoba, Alta Gracia e Jesus Maria. Na mesma poca chegaram Andra Bianchi e Antnio Forcada, provvel construtor da Igreja de Jesus, projeto de Jos Grimau. Um outro grande arquiteto foi o suo Martin Schmid que trabalhou em Concepcin, mas sua grande obra foi nas misses de Chiquitos, onde foi o principal responsvel. 23 De maneira geral foram utilizados nas misses os sistemas tradicionais de construo europeus adaptados s possibilidades tcnicas e aos materiais existentes na regio, que foram a base para as edificaes nas diferentes etapas. A argila local era utilizada nas olarias missioneiras para fazer tijolos, pisos cermicos e telhas. A tabatinga, um barro esbranquiado encontrado junto aos crregos, era utilizada como tinta para branquear as construes. O arenito, de diferentes veios e resistncias, era utilizado nas construes e nos trabalhos de cantaria. A pedra itacur, tambm conhecida como pedra cupim, era utilizada para fundaes e para extrao do ferro com que se fabricavam equipamentos,
BUZANICHE, Hernn. La arquitectura en las misiones jesuticas guaranes. Editorial Santa F, Santa F, 1955, p. 21-2. 23 Estudos recentes de Bozidar Darko Sustersik propem uma atualizao nesta periodizao, aplicveis principalmente evoluo da arquitetura das igrejas, definindo quatro perodos: Segundo SUSTERSIK (1999), a primeira etapa (1610-1641) corresponde s construes de madeira, palha e pasto, usando a tradio construtiva Guarani das og-guasu casa grande - como arqutipo para as igrejas missioneiras e a os ogjekutu - para as casas dos ndios. Na segunda etapa (1641 1695) as edificaes passaram a ter estruturas mais estveis, auto portantes. O mtodo de construo corresponde tradio nativa de montar primeiro as coberturas e depois as paredes - de adobe, de ladrilhos ou pedra. A terceira etapa (1695 1730) corresponde evoluo das casas clavadas, com a introduo das abbadas meias cpulas nos transeptos de So Borja e So Nicolau. Este perodo corresponde tambm s fachadas retbulos e torres de pedra, de San Ignacio Mini e Concepcin. Este perodo tem a marca do irmo Brasanelli e do padre Antonio Sepp e se consolida a arquitetura tradicional missioneira. A quarta etapa (1730-1768) quando surgem as obras mais sofisticadas as igrejas sem pilares de madeira - resultado da ao de jesutas arquitetos que adotaram sistemas construtivos europeus, com a introduo de padres de composio arquitetnica em estruturas com paredes portantes de pedra para suportar arcos e abbadas de pedra. Nesta etapa se incluem So Miguel, Trinidad e Jesus.
22

14

sinos e ferragens. O cedro (Cedrela Tubiflora) era a principal madeira utilizada nas construes e esculturas. Tambm o couro era utilizado em correarias e no mobilirio.

As igrejas
Um dos fatores evidentes de diferenciao na arquitetura das redues eram as caractersticas de suas igrejas. A presena de padres de provenincias diversas e com diferentes formaes, dentre os quais alguns arquitetos, moldaram, dentro da tipologia geral, certas caractersticas peculiares para cada povoado. Os edifcios mais requintados das redues foram as igrejas, que envolveram a habilidade de arquitetos e artfices em sua construo. Sempre estiveram associadas, de um lado casa dos padres e de outro ao cemitrio. Depois da fase inicial, caracterizada por construes simples, de utilizao transitria, podemos descrever dois sistemas construtivos principais utilizados nas igrejas missioneiras: o das estruturas independentes de madeira e o das paredes portantes, em pedra. No primeiro caso o processo construtivo consistia em montar uma estrutura de madeira, composta por quatro carreiras paralelas de pilares alinhados entre si, que sustentam caibros nas duas laterais e tesouras de linhas altas, na cobertura da nave central.

So Miguel Arcanjo, Brasil.

Os pilares possuam bases quadrangulares ou cilndricas e s vezes so entalhados. As paredes externas de pedra ou adobe, os envolviam, possuindo o dobro de sua espessura. Posteriormente estas paredes eram rebocadas e pintadas, recebendo ornamentos em profuso. Internamente, conformavam um salo retangular dividido em trs naves pelas linhas de pilares de madeira, com trs portas frontais e, no mnimo duas laterais, uma para o cemitrio e a outra para o claustro. Geralmente a capela-mr ocupava o espao da nave central, e nas suas laterais estavam as duas sacristias, com portas para a mesma. A cobertura, em duas guas, geralmente avanava sobre o alinhamento da fachada, formando um alpendre frontal apoiado em quatro pilares, s vezes com trs arcos que correspondem aos acessos igreja. No segundo caso, a edificao se apoiava em paredes portantes24, duplas, executadas em pedra de cantaria, preenchidas internamente com pedras irregulares e barro. As naves laterais eram separadas da central por conjuntos de colunas ou por macios que sustentam arcos de pedra ou tijolos. O forro da nave central geralmente possua abbada de bero de madeira e o das laterais com abbadas de aresta de madeira ou tijolos. Sobre a capela mor, localizava-se uma abbada de meia laranja, estruturada sobre um tambor de madeira, com
24

Estruturas onde as paredes so responsveis por suportar as cargas da edificao e sua cobertura.

15

coberturas planas. A maior parte das igrejas missioneiras possua apenas uma torre ou campanrio, que se localizava independentemente no lado oposto ao batistrio. So poucas as obras desta fase concludas antes da expulso dos jesutas. Nesta poca foi descoberta e utilizada a cal na regio, usada apenas nas igrejas de So Miguel e de Trinidad, no Paraguai.

Jesus, Paraguai.

Trinidad, Paraguai.

As obras da igreja de Jesus, tambm no Paraguai, ficaram interrompidas quando da expulso dos Jesutas, permanecendo inconclusa. Segundo o Capito Espanhol D. Francisco Graell, que visitou a igreja de So Miguel em 1756, A igreja muito grande, toda em pedra grs, com trs naves em meia-laranja, muito bem pintada e dourada, com um prtico magnfico e de belssima arquitetura; as abbadas em forma de meia laranja so de madeira; o altar-mor de entalhes sem dourar, faltando-lhe a ltima parte: no cruzeiro h trs altares esculpidos, dois em estilo italiano, tambm dourados.25
25

GRAELL, Francisco. O passado missioneiro no dirio de um oficial espanhol. EDUNISC, Santa Cruz do Sul, 1998, p.89.

16

As casas dos ndios


Nas misses, a casa da famlia-extensa da tradio guarani foi adaptada aos novos padres de moral estabelecidos pelos padres, sendo subdividida em cmodos, que passaram a ser utilizados, cada um, para apenas uma famlia, evitando a poligamia. Estas unidades de habitao de forma retangular substituram os quarteires quadrangulares das ordenaes espanholas. Um sistema construtivo utilizado nos telhados missioneiros o que usa sobre o caibramento de madeiras rolias, taquaras cortadas ao meio, dispostas lado a lado, ou esteiras de juncos, ao invs de ripas. Sobre elas, vo assentadas as telhas, sobre uma camada de barro. Este sistema, ainda utilizado na Argentina, favorece o condicionamento trmico. As fundaes das casas missioneiras eram geralmente de pedra, tais como arenito, itacur ou basalto. Da mesma forma que as demais construes das redues, a arquitetura das casas dos ndios tambm passou por trs etapas: a primeira, a das choas, construes precrias fabricadas de taquaras revestidas de barro e cobertas de palha. A segunda, de tijolos cozidos, adobes ou de pedra e barro. A terceira, algumas vezes com paredes e galerias de pedra de cantaria, por vezes trabalhadas; com arcadas de pedra (Trinidad), passeios pavimentados, pisos cermicos e portas de madeira trabalhada.

A economia rural
Dois produtos bsicos se destacaram na economia missioneira. Um, nativo, integrante da tradio Guarani e que pouco a pouco foi sendo assimilado na colnia - a erva-mate. O outro trazido pelos europeus, e que provocou significativas transformaes na paisagem e no comportamento da regio - o gado. Ambos foram contribuies tipicamente missioneiras que vieram a configurar a base econmica da regio. O uso da erva mate foi inicialmente condenado pelos jesutas. Pouco a pouco sua prtica foi assimilada e sua produo ajudou a combater o alcoolismo entre os nativos. O cultivo da erva mate foi intensificado e se tornou um produto de grande interesse nos mercados coloniais. Posteriormente estabeleceu-se como grande indstria, sendo um dos principais produtos de exportao no comrcio colonial. Com a introduo do gado europeu, foram criadas grandes estncias e as vacarias. Famosas foram as Vacarias do Mar e dos Pinhais, formadas no sul do Brasil. Cada povoado tinha uma retaguarda pecuria de enormes dimenses. So estncias como a de So Miguel, no Brasil e de Japej, Caleira de las Hurfanas e das Vacas, no Uruguai assim como um grande nmero localizado nas regies de Tucumn, Santa F e Crdoba, na Argentina. Vinculada produo da carne e do couro, estava a do leite e todos os seus derivados. Do ponto de vista da arquitetura, as estncias adotam um partido semelhante ao do conjunto principal das redues, com algumas variaes: uma igreja tendo ao lado a residncia dos padres, disposta ao redor de um ou dois ptios. As residncias dos padres podem ser de dois pavimentos. Atrs deste conjunto, o pomar, cercado, com equipamentos complementares. Por todo o territrio das estncias e dos ervais, a iconografia encontrada aponta a existncia de outras edificaes como capelas ou postos de guarda, onde sempre esto presentes as cruzes. Cercados de pedra, tambm fazem parte destes equipamentos, sendo utilizados para reunir os rebanhos e cavalos.

17

Outros produtos importantes na economia missioneira foram o trigo e o algodo. O primeiro, propiciou a criao de moinhos que tambm abasteciam outras cidades coloniais espanholas e o segundo era utilizado nas tecelagens.

A decadncia
A propalada pujana do sistema reducional e sua relativa autonomia despertaram diferentes campanhas contra os jesutas que foram considerados uma ameaa poltica. A principal campanha foi capitaneada pelo portugus Marqus do Pombal que conseguiu articular a reao efetiva das duas coroas. O tratado de Madri celebrado entre Portugal e Espanha em 1750 determinou, entre outras coisas, que os povoados dos Sete Povos26 fossem abandonados e que as terras da Banda Oriental27 passassem ao domnio portugus, em troca da Colnia do Sacramento28. Houve reao dos Guaranis que aps algumas demarches decidiram lutar, provocando a Guerra Guarantica29. Como conseqncia deste processo os Jesutas foram expulsos de Portugal (1759), da Espanha (1767) 30 e da Amrica (1768). Furlong aporta: Un anlisis sereno, a base de la inmensa documentacin ahora existente, nos lleva a la conclusin que dos, y solo dos, fueran los causales de la expulsin y la extincin de la Compaa de Jess. Las reducciones establecidas por sta en toda la extensa frontera lusohispana impedan el avance de los portugueses sobre los territorios hispanos, y era menester tan taimada como eficazmente acabar con esta muralla, y Portugal, gracias a Carvalho, que prepar los espritus, envenenando-los con las calumnias ms arteras, logr lo que pretenda, y pudo as apropiar-se, solo en el Ro de la Plata, de un tercio de lo que era espaol. Esa fue la primera causal. La segunda, fue que los jesuitas, en conformidad con las tradicionales doctrinas dominantes entre los catlicos acerca de la origen del poder, (...) del origen divino de los Reyes, (...) sostenan que la autoridad viene de Dios, pero no a los Reyes, directamente, sino a los pueblos, y estos la otorgan al prncipe condicionalmente, mediante una especie de contrato poltico, con deberes y derechos por parte de ambos contratantes.31 O Marqus de Pombal, em sua obra de 1757 referente ao jesutica nas misses Carvalho (1989) - apresenta documentos e os acusa, entre outras coisas, de: proibir o acesso de eclesisticos e particulares nas misses; proibir o uso do idioma espanhol nas redues; promover uma catequese que determinava a obedincia cega aos jesutas, o que pior que escravido; ensinar que no existia na terra poder superior aos dos padres, fazendo com que ignorassem que tinham um Rei; manter a ignorncia acerca da existncia de leis que no fossem as dos padres; fazer crer que todo homem branco era igual ao demnio e portanto inimigo; exercitar os ndios para a guerra; incitar os ndios contra os dois monarcas.
Denominao utilizada para os povoados localizados na Banda Oriental do Rio Uruguai, - os Sete Povos insurretos. 27 Atual Repblica Oriental do Uruguai. 28 Povoao Portuguesa fundada em 1680, em territrio espanhol, na margem esquerda do Rio da Prata, na altura de Buenos Aires. Ver S, Simo Pereira de. Histria topogrfica e blica da nova Colnia do Sacramento do Rio da Prata. Porto Alegre: Arcano 17, 1993. 2 v. 29 A Guerra Guarantica (1754-1756) uniu as cortes portuguesa e espanhola contra a reao dos missioneiros. Classificada por muitos autores como um genocdio e, segundo Tau Golim, foram mortos nesta guerra mais de 1 800 ndios. GOLIM, Tau. 1998, p. 597. 30 Por Decreto Real de 21 de fevereiro de 1767. GOLIM, Tau. 1988, p. 214. 31 FURLONG, Guillermo. op. cit., 1978, p.23.
26

18

Os povoados missioneiros passaram a partir de ento a ser gerenciados por administraes civis e outras ordens religiosas que no deram continuidade ao sistema reducional. Muitos nativos foram levados para outras regies ou abandonaram suas redues. Os novos colonos europeus que chegaram regio em fins do sculo 19 contriburam para a destruio dos remanescentes, retirando seus materiais para fazer novas construes. Passado um sculo, restaram apenas vestgios arqueolgicos e populaes descontextualizadas. Tal desfecho no foi exatamente igual nas misses de Chiquitos na Bolvia. Com um processo histrico semelhante, mas com uma localizao isolada pela floresta tropical de difcil acesso, acabaram no sendo destrudas apesar das nefastas administraes civis. At hoje os povoados continuam mantendo suas populaes, sua arquitetura e muitos dos antigos costumes missioneiros. No sculo 19, algumas transformaes ocorreram em grande parte dos espaos urbanos chiquitanos, com a aglutinao dos quarteires tradicionais constitudos pelas habitaes coletivas, em quarteires semelhantes aos propostos pelo urbanismo espanhol: quadrados com espao central. Em meados do Sculo 20, a partir da ao determinada do arquiteto suo Hans Roth, que veio trabalhar na chiquitania, iniciou-se um processo de restaurao e valorizao do patrimnio arquitetnico, urbanstico e cultural daquela regio. As edificaes em adobe passaram a ser conservadas ou reconstrudas e o antigo cabildo indgena, valorizado, voltou a ter papel social, mesmo dentro do estado republicano contemporneo. Muitas das prticas sociais e comportamentais mantiveram-se e atualmente so incentivadas num projeto de valorizao das antigas tradies. A base cultural deste grupo tnico, em muitos aspectos semelhantes s dos guaranis, no sofreu soluo de continuidade: a economia da reciprocidade, o trabalho conjunto (a minga) e a religiosidade, que ainda representam o encontro e a fuso de duas culturas, a nativa e a europia. O cenrio barroco, decorado em profuso, revitalizado por um processo de construo e apropriao coletiva, emoldura as prticas sociais. Nas missas, os velhos msicos nativos ainda tocam seus violinos e os corais de jovens interpretam msicas do sculo 18, em sua lngua nativa e em latim, utilizando partituras missioneiras recentemente descobertas. Os cabildantes com seus bastes, ocupam local de destaque na encenao da missa. E se verifica, ao vivo, a semelhana entre os traos dos nativos e as feies das pinturas e esculturas sacras, configuradas em anjos, arcanjos, santos e querubins dos retbulos missioneiros. A renovao e adaptao contemporaneidade so evidenciadas nas novas formas de agenciamento das praas principais. Os antigos terreiros, livres e abertos, passaram a receber arborizao, canteiros geomtricos, passeios calados e iluminao pblica. As casas, ainda de adobe, so pintadas e portam, orgulhosas, como smbolo da modernidade, antenas de televiso. Um conjunto de comportamentos culturais, signos e smbolos que relacionam estas populaes com as prticas sociais das antigas redues ainda esto presentes, tais como os diferentes toques dos sinos, que comunicam mensagens por todos reconhecidas, que os convocam a se reunir.

Significados
Dentre as idias principais que influenciaram o campo da arquitetura e dos ordenamentos urbanos, entre os sculos XVI e XVIII, estava a herana do renascimento, o apogeu do barroco e o incio do maneirismo. Movimentos intelectuais que nascidos na Itlia,

19

espalharam sua influncia pela Europa, gerando formas e linguagens peculiares em diferentes ambientes, pela mo de diferentes autores. Estes preceitos foram trazidos enquanto bagagem cultural ao Novo Mundo, na forma de diretrizes para representar a civilizao europia. Aps a conquista e durante o processo de miscigenao, assumiram novas variantes decorrentes de diferentes processos de aculturao. A origem e o significado da proposta do sistema reducional foi sempre objeto de inmeras interpretaes. Muitos autores buscam semelhanas em obras como A Repblica de Plato, A Utopia de Toms Morus, ou A Cidade do Sol de Toms Campanella, entre outros. Furlong admite a influncia que tiveram nas redues os trabalhos dos franciscanos e as prticas de outras redues, em particular as de Jul, no Titicaca. Segundo ele, Aunque los jesuitas que fundaran las Reducciones de Guaranes conocan y apreciaban los escritos de Platn, inclusive sus libros De Repblica, poco o nada debieran de influir las doctrinas del filsofo griego en la organizacin de aquellas poblaciones. (...) Algunas de las analogas son, por cierto, simples coincidencias, fruto, en uno y otro caso en la teora del filsofo griego y en la realizacin guarantica del buen sentido y de la experiencia de los siglos, tan sabiamente condensada en las Leyes de Indias.32 Apesar dos ordenamentos urbanos propostos para as novas terras descobertas terem sido orientados a partir dos ideais do renascimento (racionalidade das propostas, ortogonalidade dos espaos, etc.), pode-se dizer que foi o barroco que definiu o esprito e a configurao da arquitetura e da arte colonial na Amrica, tanto no lado espanhol quanto no portugus. Em suas diferentes feies (na perspectiva monumental, no espao cenogrfico, na teatralizao do uso, etc.), como estilo da Contra-Reforma, o barroco foi utilizado, historicamente, pela Igreja Catlica como suporte s suas aes de persuaso. Sob diferentes denominaes como criollo, mestio, ou mesmo missioneiro, o barroco se expressava na profuso das formas curvas e no exagero da dramaticidade. No Novo Mundo fez escola e deixou um enorme acervo artstico de pintura e escultura, utilizando como tema basicamente a motivao sacra. Nas redues, o esprito barroco conjugou no espao fsico das igrejas e das praas as manifestaes imateriais das orquestras, dos coros em latim, da dana e da encenao, das celebraes sacras, missas, procisses, enterros e das festas, com ritos e vestimentas especiais. 33 Complementando o espetculo, estavam flores, plumagens, incensos, as chamas das velas, tochas, os toques dos sinos, alm do rufar freqente dos tambores das rondas noturnas nas galerias do casario. Tambm no se poderia mencionar a arquitetura jesutica sem citar a igreja de Ges,34 de Roma. Alm de ser um marco identificador da matriz da Companhia, ela ser amplamente utilizada como arqutipo nos projetos jesuticos35 em todos os continentes, inclusive nas redues da Provncia Jesutica do Paraguai e na igreja de So Miguel.

Concluso
FURLONG, Guillermo. op. cit., p.181. No inventrio de 1768, de So Miguel, se menciona a existncia de ...todos los trajes de los danzantes.... FURLONG, Guillermo. op. cit., p.177. 34 Projeto inicial de Iacopo Barozzi, dito Il Vignola, arquiteto e terico italiano (1507-1573) que escreveu em 1562 as Regras das cinco ordens da arquitetura. 35 A chamada arquitetura jesutica usou este projeto como referncia principal. Na Amrica espanhola, no Brasil e inclusive no Oriente, em Macau. Segundo Brandi, ma limportanza della chiesa, per lordine dei Gesuiti che si espanse in tutto il mondo fu enorme. BRANDI, Cesare. Disegno dellarchitecttura italiana. Torino: Einaudi,1985. p. 143
33 32

20

Do ponto de vista do urbanismo, a experincia missioneira apresenta peculiaridades que lhe confere suma importncia no panorama da histria mundial. A maioria das povoaes criadas a partir dos planos ps-renascentistas espanhis, teve seus elementos estruturadores como o traado, a ocupao, os limites e a estrutura fundiria, definidos em projetos de base bidimensional, isto , em seu traado. Isto permitiu conferir aos espaos urbanos das cidades de origem colonial espanhola, configuraes diferenciadas, decorrentes dos processos de ocupao peculiares de cada assentamento, de acordo com fatores scioeconmico-culturais especficos em cada tempo e lugar. Nas misses, o plano ideal definiu-se como uma tipologia e foi aplicado em sua tridimensionalidade; isto , alm do traado, a arquitetura dos povoados foi construda integralmente, sendo a frmula repetida no mnimo em trinta casos, junto aos Guaranis e dez, entre os Chiquitanos. Casos que apresentaram pequenas variantes, principalmente no que se refere arquitetura ou disposio de alguns elementos nos conjuntos. Esta tipologia plenamente reconhecvel como o do espao missioneiro. Ao lado da arquitetura, estavam prticas sociais caractersticas, relacionadas com o funcionamento do sistema reducional missioneiro. Casos como o das redues jesutico-guarans, fruto de uma concepo urbana integral, que conjuga o espao estruturado com prticas sociais especficas, numa proposta construda e praticada ao longo de geraes, so uma raridade na histria do urbanismo. Por ltimo, cabe mencionar o carter utpico que foi atribudo s redues da Provncia Jesutica do Paraguai. Esta denominao j foi objeto de ampla discusso por diferentes autores, em diferentes pocas, sob o enfoque de diferentes disciplinas. Na viso do antroplogo Bartomeu Meli, a questo da utopia missioneira pode ser considerada como uma armadilha da prpria histria. La hiptesis de que las Reducciones guaran-jesuticas del Paraguay hayan actualizado en la historia una utopa, es una de las trampas que la propia historia ha colocado en su camino. Tal vez sera lo ms prctico desconocer y pasar por alto esta cuestin que por muchas razones hace parte del imaginario ideolgico con que se ha disfrazado la propia historia. Las reducciones guaran-jesuticas son probablemente mucho menos que una utopa, pero tambin son mucho ms que una utopa, precisamente porque no pueden ser reducidas ella. Las reducciones guaran-jesuticas tuvieran lugar...36 As Misses, no entanto, fizeram parte da realidade do sistema colonial. No contexto do sculo XVIII, So Miguel Arcanjo era um lugar diferenciado. Um lugar de utopia. E ainda hoje o ...

36

MELI, Bartomeu. Y la utopa tuvo lugar... In. Un camino hacia la arcadia. AECI, Madrid, 1995. p.33.

21

Referncias Bibliogrficas
AGUILERA ROJAS, Javier e MORENO RELAX, Luis J. Urbanismo Espanhol en Amrica. Editora Nacional, Madrid, 1973. ARMANI, Alberto. Ciudad de Dios y Ciudad del Sol. Mxico: Fondo de Cultura Econmica. 1996. BACCHI, Luiz Carlos e FALCALDE, Ivanira. O espao do ndio na Provncia Jesutica do Paraguai. Anais do VIII Simpsio Nacional de Estudos Missioneiros. Uniju, 1989. BUZANICHE,Hernn. La arquitectura en las misiones jesuticas guaranies. Editorial Santa F, Santa F, 1955. CALVO, Luiz Maria. La Compaia de Jess en Santa F. Ediciones Culturales Santafesinas, Santa F, 1993. CARVALHO e MELO, Sebastio Jos de. Repblica Jesutica Ultramarina. Transcrio da primeira edio de Lisboa 1757, Martins Livreiro, Porto Alegre, 1989. CUSTDIO, Luiz Antnio Bolcato. So Miguel Arcanjo, Levantamento cadastral. Ministrio da Cultura, IPHAN, Porto Alegre, 1994. DE CURTIS, Julo N. B. O espao urbano e a arquitetura produzidos nos sete povos das misses. In Arquitetura no Rio Grande do Sul. Mercado Aberto, Porto Alegre, 1933. DELSON, Roberta Marx. Novas Vilas para o Brasil Colnia. Editora Alva Ltda. Braslia, 1998. ESTERAS, Cristina e GUTIERREZ, Ramn. La misin de Jul y su influencia en las misiones de Paraguay. Revista Dana, N17, Buenos Aires. FURLONG, Guillermo. Misiones y sus Pueblos de Guaranes. Buenos Aires, Imprenta Balmes, 1969. _________. Los Jesuitas y la cultura rioplatense. Montevideo, Ediciones Universidad del Salvador, Buenos Aires, 1984. GRAELL, Francisco. O passado missioneiro no dirio de um oficial espanhol. EDUNISC, Santa Cruz do Sul, 1998. GUTIERREZ, Ramn. As Misses Jesuticas dos Guaranis. Fundao Pr-Memria, Unesco. Rio de Janeiro, 1987. KERN, Arno Alvarez. Misses: uma utopia poltica. Porto Alegre, Mercado Aberto, 1982. KHNE, Eckart. Las misiones Jesuiticas de Bolivia - Martn Schmidt 1694-1772. Pro Helvetia, Zrich, Santa Cruz de la Sierra, Bolvia, 1996. LEAL, Fernando Machado. So Miguel das Misses estudo de estabilizao e conservao das runas da igreja. Revista do IPHAN, n.19, Rio de Janeiro, 1984. MAYERHOFER, Lucas. Reconstituio do Povo de So Miguel das Misses. Tese de Concurso, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1947. MELI, Bartomeu, Los Guaran Chiriguano - Nuestro Modo de Ser. CIPCA, La Paz, 1988. ______, Y la utopa tuvo lugar... in Un camino hacia la arcadia. AECI, Madrid, 1995. MONTOYA, Antnio Ruiz de. Conquista Espiritual del Paraguay. Asuncin, Editorial El Lector, 1996. PINHEIRO, Jos Feliciano Fernandes, Visconde de So Leopoldo. Anais da Provncia de So Pedro. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1946. REIS FILHO, Nestor Goulart. Contribuio ao estudo da evoluo urbana no Brasil 1500/1720.Tese de Concurso. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo,1964. RIBEIRO, Darcy. A Amrica e a Civilizao. Editora Vozes Ltda. Petrpolis, RJ. 1977. SEPP S.J., Antnio, Viagem s misses Jesuticas e trabalhos apostlicos. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; So Paulo: Ed. da Universidade de So Paulo, 1980. SOUZA, Jos Otvio Catafesto de O Fantasma das Brenhas:Etnografia, Invisibilidade e Etnicidade de Populaes Originrias no Sul do Brasil (RS), PPGAS UFRGS, 1998. STEFANO, Roberto di et alli. Per La Conservazine delle Missiones Guaranies, in Revista Restauro, 56,57,58, Napoli, 1981. SUSTERSIK, Bosidar Darko. Templos Jesutico-Guaranes. Facultad de Filosofa y Letras UBA Buenos Aires, Argentina, 1999.

22

You might also like