You are on page 1of 5

Revises - Sociologia Processo de Socializao

A Socializao
Processo e Mecanismos de Socializao Factos como o aparecimento do rapaz-lobo constituem uma prova de que a sociedade humaniza o Homem, desenvolvendo as capacidades potenciais de cada um atravs de um processo denominado socializao. Deste modo, a socializao um processo geral, interactivo, contnuo e duradouro que engloba todos os aspectos da vida humana. Em Sociologia, entende-se por socializao os processos atravs dos quais os homens adquirem um certo nmero de conhecimentos, de mecanismos e de respostas s diferentes circunstncias da vida social, graas aos quais se adaptam s exigncias da vida colectiva e se integram nas suas estruturas. Esta aprendizagem social tem como objectivo fazer do indivduo um membro mais ou menos adaptado sociedade em que se encontra. No entanto, o indivduo no passivo, ele prprio tambm participa na socializao. A socializao efectua-se atravs de um certo nmero de mecanismos, dos quais podemos destacar a aprendizagem, a imitao e a identificao. A Aprendizagem consiste em inculcar no indivduo certas reaces, mais ou menos automticas, em presena de situaes sociais determinadas. Esta formao de comportamentos varia, obviamente, com as diferentes culturas. Podemos ento considerar que a aprendizagem consiste na aquisio de reflexos, hbitos, atitudes, etc. A Imitao um mecanismo de socializao que se traduz pela reproduo de comportamentos e atitudes dos indivduos ou dos grupos integrados na vida quotidiana. A criana imita as atitudes dos pais e aprende a ser ela imitando os outros. A Identificao s foi posta em evidncia pela psicanlise. A criana identifica-se com o seu pai ou com a sua me que constituem, para ela, modelos de conduta. Este mecanismo inconsciente. Estes trs mecanismos de socializao coexistem. assim que, por exemplo, num processo de identificao de uma criana com um dos progenitores, existe imitao que, por sua vez, constitui um dos processos essenciais de aprendizagem. Agentes de Socializao Os mecanismos de socializao so postos em aco por um certo nmero de agentes sociais privilegiados denominados agentes de socializao. muito difcil separar a parte de actuao que cabe a cada um dos agentes. Eles so: A Famlia: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. a que as crianas adquirem a linguagem e os hbitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formao so muito importantes na vida dos indivduos. Normalmente, so os pais a adaptar os filhos sociedade. Mas na sociedade actual atravs dos filhos que os pais tm conhecimento de novos factores culturais. No caso das famlias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socializao dos pais pois so as crianas que facilitam a integrao dos seus pais.

A Escola: permite criana entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influncia fundamental. Tem vrias funes alm de proporcionar criana instrumentos de trabalho, mtodos de reflexo e conhecimentos que lhe vo ser teis durante toda a vida, impe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formao, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia. Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituies que continuam a sua socializao. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade actual dispe so os meios de comunicao.

A socializao integra todos os domnios da vida do indivduo. Os hbitos alimentares, as noes de bem e de mal, os comportamentos fsicos, as relaes com os seus semelhantes, so os resultados adquiridos e conseguidos deste processo. O processo de socializao pode ser dividido em duas fases: A socializao primria, processo por meio do qual a criana se transforma num membro activo da sociedade. na infncia que o processo de socializao mais evidente. A socializao secundria, que compreende todos os processos posteriores por meio do qual o indivduo introduzido num mundo social especfico. Cada nova experincia social tem um papel fundamental no processo de socializao e a vida de um indivduo uma sequncia das suas experincias sociais. A socializao um processo recproco, visto que afecta no apenas o indivduo socializado como tambm os socializantes. A Socializao como processo de transmisso cultural O processo de aprendizagem e educao que se desenvolve no homem desde a infncia e na cultura qual pertence designa-se por endoculturao. Cada indivduo atravs do processo de socializao vai adquirindo e interiorizando crenas, comportamentos, modos de vida da sociedade a que pertence. Contudo, ningum aprende toda a sua cultura mas est, apesar disso, condicionado transmisso de cultura que se realiza atravs dos grupos sociais a que pertence. Alm disso, o controlo social que a sociedade exerce sobre o indivduo leva a que ele no se desvie dos actos e comportamentos padronizados. Estatuto Social Estatuto o conjunto de posies relativas a um indivduo. O homem socializado faz parte de vrios grupos que esto interligados. Uma pessoa assume vrias posies e cada uma est ligada a um grupo. o conjunto dessas posies que situam o indivduo na hierarquia social e que constituem o seu estatuto. Estas posies representam nveis de prestgio e de poder diferentes, tal como envolvem compensaes diferentes. O estatuto d ao indivduo a definio de si prprio. Ele incorpora-se na conscincia de si. Na noo de estatuto h certamente uma ideia de hierarquia. Isto evidente no domnio econmico mas tambm verdade nos domnios familiar, religioso, poltico ou intelectual. H portanto estatutos inferiores e superiores. Os superiores exaltam a estima de si prprio e os inferiores diminuem-na ou oprimem-na.

O estatuto portanto o comportamento que o indivduo espera dos outros em relao a si prprio e ao seu papel. Papel Social Um indivduo, ao ocupar mltiplas posies, vais desempenhar mltiplos papis, como se fosse um actor. Na vida social, o papel social e a posio social so coincidentes. Assim, o papel social o sector organizado de orientao de uma pessoa definindo a sua participao no processo de interaco pessoal. Multiplicidade de Papis Os papis diferem no espao e no tempo, e alm disso, so mltiplos e variados, tal como o so as suas ligaes e relaes. Assim, o nmero e a natureza dos papis sociais constituem a imagem de uma sociedade num momento preciso da sua histria. A variedade de papis que cada indivduo desempenha tanto maior quanto mais desenvolvida economicamente for a sociedade em que este se encontra. Nas sociedades modernas os indivduos so integrados numa rede cada vez mais complexa de funes, verificando-se uma diversificao de posies e uma multiplicao de papis. Com efeito, os papis evoluem em funo do contexto global, a nvel social, econmico e cultural, modificando-se tambm a sua hierarquia. Os papis definem, tambm, relaes interindividuais e intergrupais. Nas interindividuais existe interaco entre os papis desempenhados pelas pessoas que constituem uma sociedade, como por exemplo se forem: Papis complementares membros de um grupo de trabalho Papis antagnicos polcia e ladro Papis hierrquicos oficial e soldado Nas intergrupais estes esto relacionados com as posies sociais de determinados grupos, por exemplo, o papel da Igreja. Estatuto Adquirido e Atribudo Da multiplicidade de papis existentes destacam-se os que so consequncia de posies adquiridas e os que decorrem de posies atribudas. No estatuto adquirido o desempenho desses papis surge em consequncia de sucessivas aces desenvolvidas pelo indivduo para o atingir, dependendo o seu desempenho da iniciativa e escolha pessoal do indivduo. No estatuto atribudo os papis so desempenhados em funo de factores que no dependeram da vontade do indivduo, sendo-lhe impostos pela natureza ou pela sociedade. Expectativas de Comportamento e Conflito de Papis Cada papel define-se em funo do comportamento esperado. Na sociedade os papis definemse em funo do que cada um espera dos outros. O que se passa ao nvel dos indivduos tambm se verifica ao nvel dos grupos. Na sociedade a coeso social depende da definio de papis. Os papis atribudos correspondem a posies ocupadas e os indivduos tm de se ajustar de forma considerada

socialmente aceitvel, organizando os seus comportamentos, atravs da assimilao dos esquemas sociais do meio em que vivem. O estatuto tambm se define em funo das expectativas de comportamento, pois os modelos culturais esto associados a um dado estatuto. Da que englobem as atitudes, os valores, os comportamentos que a sociedade atribui a uma pessoa e a todos que possuam esse estatuto. Na nossa sociedade existem mltiplas situaes de conflito em virtude da mudana social e da consequente evoluo dos papis. Deste modo, a evoluo rpida das sociedades pode colocar o indivduo perante posies contraditrias entre o sistema tradicional e o sistema moderno. O papel um modelo de comportamento interiorizado e que faz parte da personalidade do indivduo. Assim, a nvel individual, os papis desempenhados no podem ser contraditrios sob pena de desequilbrio da personalidade. Nas sociedades contemporneas, baseadas na concorrncia e na competitividade existe o chamado duplo papel. Socializao como aprendizagem de Papis e reconhecimento de Estatutos A aprendizagem dos papis que um indivduo assume na sociedade um dos aspectos mais importantes da socializao. O conceito de papel, associado ao estatuto, como uma ponte entre o nvel colectivo e o individual da vida em sociedade. Para cada indivduo, a socializao consiste em: Aprender com os comportamentos correspondentes aos papis e Compreender os comportamentos dos outros indivduos correspondentes aos seus papis. Alm disso, permite reconhecer ao indivduo o seu estatuto, isto , os seus direitos e os seus deveres em funo da sua escala social. Os papis correspondem a modelos de comportamento, mas a sua definio deixa uma margem de liberdade aos indivduos que ocupam a posio correspondente ao respectivo papel. Assim, existem imagens ideais de professores, pais de famlia, figuras polticas, etc., mas isso no implica que todos os pais de famlia ou professores sejam iguais. Existem as incongruncias de status que quando os papis sociais tm uma face secreta e dos quais as pessoas conscientemente se envergonham (exemplo os porteiros nos EUA ganham muito mas tm muito pouco prestgio).

O Papel da Socializao na Reproduo Social


Socializao e Estratificao As sociedades no so homogneas; de facto, em todas elas podemos verificar a existncia de grupos de maior ou menor poder econmico, poltico ou prestgio social, em suma, desigualdades sociais. Em sentido lato, estratificao social designa o conjunto de sistemas de diferenciao social baseados na distribuio desigual dos recursos e posies numa determinada sociedade. Estas desigualdades levam formao de grupos mais ou menos estruturados, estabelecendose entre eles relaes de subordinao, de excluso e de explorao. Segundo este ponto de vista as classes constituem uma das formas de estratificao. Em qualquer sociedade podemos verificar o mesmo fenmeno: a existncia de posies sociais diferentes. Deste modo, a estratificao pressupe uma hierarquizao social. Os indivduos

que detm a mesma posio ou posies semelhantes constituem um estrato que constitudo por um conjunto de actores sociais com um status social comparvel. Existem vrios critrios de estratificao social que se baseiam em factores como as funes exercidas, o poder, os rendimentos ou o reconhecimento mtuo, que so: Funes: no processo geral da vida econmica e social os indivduos assumem diferentes papis e funes; Poderes: a repartio das funes acompanhada de poderes mais ou menos alargados. A diversidade de funes determina a hierarquizao de poderes; Rendimentos: dependem, em certa medida, das responsabilidades e do poder que as pessoas detm; Apreciaes colectivas: atravs delas que se classificam os homens numa sociedade de acordo com as diferenas que indicam a sua maior ou menor participao nos valores da sociedade; Prestgio: na globalidade existe um certo consenso para a classificao por ordem de prestgio. No entanto, este varia conforme as sociedades. Existem vrios sistemas de estratificao como o religioso, a estratificao baseada no direito e a estratificao nos pases capitalistas desenvolvidos. Nestes ltimos, as perspectivas de distino das camadas sociais podem ser: maneiras de vestir, ocupao dos tempos livres, escolha de habitao, tipos de conduta, vocabulrios utilizado e valores sociais. A Mobilidade Social Na generalidade, por mobilidade social entende-se a passagem de um indivduo ou de um grupo de uma posio social para outra, dentro de uma constelao de grupos e estratos sociais. Numa sociedade hierarquizada as deslocaes podem verificar-se entre a base e o topo, sendo do tipo vertical, ascendente ou descendente, ou de uma dimenso para outra, sendo do tipo horizontal, onde a deslocao lateral sem ascenso ou regresso. A mobilidade tambm pode ser do tipo: Estrutural se for imposta pelas modificaes da estrutura social (industrializao) De Circulao quando existe facilidade de passagem de um grupo social para outro. Por fim, podemos ainda considerar a mobilidade intrageracional, quando so comparadas as posies sucessivas de um indivduo durante a sua vida activa mobilidade profissional, ou intergeracional, quando estabelecida uma relao entre ocupada por um indivduo e a da sua famlia de origem. Todos estes tipos de mobilidade coexistem e esto inter-relacionados. Existem diferentes causas para a mobilidade social: Migraes internas e externas; Laos de famlia e de parentesco Revolues e transformaes no sistema sociopoltico Inovao tecnolgica Circulao de elites

You might also like