You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE FEDERAL D0 ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Cincias Sociais Aplicadas Bacharelado em Cincia e Tecnologia Prof.

Maria Gabriela S.M.C. Marinho Arthur Scaquetti do Nascimento Turma A - Noturno RA: 11206110

Estudo Dirigido 02 Texto 01: Um Toque de Clssicos (Captulo 01) 1. O que caracteriza o mtodo dialtico na formulao marxista?
R: A contradio de vrias ideias, como a de que o progresso da sociedade a culpa pelos prprios problemas que ocorrem nela, (o desenvolvimento das mquinas como responsvel pela fome, por exemplo). A dialtica est relacionada com o conceito de alienao, que mostra que o trabalhador separado do produto do trabalho, ou seja, ele no tem controle sobre o produto.

2. Como se articulam e se relacionam os conceitos de Estrutura e Superestrutura no pensamento de Marx e Engels?


R: A estrutura seria as relaes trabalhistas, de produo e econmicas. Superestrutura seria o plano dos cdigos, costumes e leis.

3. Por que o conceito de luta de classes assume centralidade na abordagem proposta pelos dois pensadores?
R: A desigualdade social provocada pela economia da poca, obrigavam cada vez mais os trabalhadores a lutar por condies melhores de trabalho, o que conflitava com as ideias dos patres. Pela perspectiva marxista, essa dinmica de conflito de interesses (olhando apenas para a estrutura, no para a superestrutura) a principal fora motriz de todas as outras desigualdades e conflitos.

4. Explique o significado de modo de produo e aponte a especificidade dessa formulao no pensamento de ambos.
R: O Modo de Produo caracterizado pelas relaes de trabalho. O Modo de Produo capitalista visa o lucro e gera a desigualdade. Para a sociedade h duas consequncias: para os opressores esta desigualdade necessria para o lucro, j para os oprimidos, o modo de produo s aumenta a desigualdade.

5. Por que a anlise histrica fundamental nas concepes marxistas?


R: Por que Marx usa de fenmenos do seu presente e passado como objeto de estudo. As maiores influncias para os trabalhos de Marx so a Revoluo Francesa, a

Revoluo Inglesa e a Independncia Americana, alm dos conflitos burgus-proletrios alemes de seu tempo.

Texto 02: Karl Marx/Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista 1. No contexto das formulaes marxistas, que significados podem ser atribudos afirmao presente no Manifesto Comunista de que tudo que slido se esfuma no ar?
R: Essa afirmao nos remete revoluo burguesa. Marx disserta sobre um perodo de ruptura, que com certeza causar transformaes sociais e econmicas.

2. Por que os autores afirmam que o capital no uma fora pessoal; uma fora social?
R: Por que o homem tem que vender sua da fora de trabalho para sobreviver, ou seja, para comprar o produto de sua fora de trabalho. Ou seja, a sociedade o obriga a trabalhar. Caso contrrio, ele no conseguiria sobreviver.

3. Aponte o trecho do Manifesto Comunista em que Marx e Engels analisam os processos sociais que fundamentaram a constituio do Estado Moderno. Justifique sua escolha.
R: Na sociedade burguesa, o passado domina o presente; na sociedade comunista o presente que domina o passado. Na sociedade burguesa, o capital independente e pessoal, ao passo que o indivduo que trabalha no tem nem independncia nem personalidade. Neste trecho h uma anlise da liberdade, um dos conceitos centrais da obra dos autores.

4. Crise econmica e progresso tcnico so dimenses cruciais nas anlises marxistas. Explique como os autores incorporam estes tpicos em suas proposies.
R: As crises econmicas so causadas, segundo pensamentos marxistas, pelo progresso tcnico que acarreta uma diminuio no nmero de empregos, aumentando o nmero de desempregados e mendigos.

5. Elabore uma pequena anlise do Manifesto assinalando, de um lado, aspectos superados e, de outro, elementos atuais das questes ali estruturadas.
R: No Brasil, entre os aspectos superados pode-se destacar a Consolidao das Leis Trabalhistas. Entre os elementos atuais destacam-se o baixo salrio e os altos ndices de desemprego. Outro aspecto que os autores abordam o de reforma agrria, atualmente em discusso.

You might also like