You are on page 1of 4

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA

CONDUTAS PARA INSTITUIO E MANUTENO DAS PRECAUES E ISOLAMENTOS NO CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA _______________________________________________________________________________ CONSIDERAES IMPORTANTES Os pacientes colonizados ou infectados por microorganismos multiresistentes devero ser colocados sob Precaues e Isolamento por um perodo definido para cada situao, a fim de prevenir a sua transmisso para profissionais de sade e mesmo para outros pacientes (infeco cruzada). Devem participar ativamente na aplicao das Precaues e Isolamento todos os profissionais que prestam assistncia direta aos pacientes (mdicos, equipe de enfermagem): na identificao precoce dos pacientes; na indicao de precaues e isolamento; na orientao e treinamento dos profissionais (SCIH e Educao Continuada); na superviso da aplicao das recomendaes (SCIH e equipe mdica e de enfermagem). As caractersticas de um sistema ideal de Precaues e Isolamento so: Que leve em conta os modos de transmisso de patgenos no ambiente hospitalar; Que se evite o isolamento de pacientes que no tenham indicao, e ao mesmo tempo, que se permita o isolamento de todos os pacientes que o requeiram; Que seja entendido facilmente por toda a equipe de sade; Que seja implementado rpida e facilmente; Que encoraje o cumprimento das recomendaes tcnicas; Que evite o uso desnecessrio de artigos descartveis; Que seja de menor custo possvel; Que interfira minimamente no cuidado ao paciente; Que minimize o desconforto fsico e emocional do paciente. Requisitos para se implantar um sistema de Precaues e Isolamento: Os membros da equipe mdica e enfermagem do CHS est treinados para a instituio das precaues padro, j desde a chegada do paciente instituio, e para a aplicao dos 3 tipos de Precaues e Isolamento (para contato, para gotculas e aerossis infectantes). Na prtica: Aplicao das rotinas tcnico-operacionais preconizadas para as precaues e isolamento, j amplamente divulgadas pela CCIH. Dispor de quartos privativos {este quarto pode ser individual ou comum para pacientes com a mesma doena ou microrganismo (coorte)}. Quando h necessidade de instituir precaues de contato para um paciente que compartilha o mesmo ambiente com outros, como em muitas UTIs, preciso utilizar a criatividade para contornar a impossibilidade de assisti-lo em um quarto individual. Tem sido utilizada a separao deste paciente em uma rea especfica (ver figuras 1 e 2) ou a demarcao de uma rea limtrofe ao redor da cama deste paciente com uma faixa. Ambas as situaes comprometem a qualidade da aplicao das recomendaes.

Av. Com. Pereira Incio, 564 Jd. Faculdade Sorocaba SP CEP 18031-000 - PABX: 3332 9100

COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA

Figura 1 Figura 2 O leito em destaque, que representa um paciente que requer Precaues de Contato, foi transferido para o canto superior esquerdo do salo, com a finalidade de separ-lo dos demais.
Fonte: Precaues e Isolamento APECIH 1999

Reciclar e treinar todos os profissionais, mdicos e enfermagem, quanto aos riscos e importncia da aplicao correta das precaues. Nesse sentido, a Diretoria do Hospital, Chefia de Enfermagem, Servio de Educao Continuada, Comisso de Controle de Infeco Hospitalar, Servio de Medicina do Trabalho, Servio de Limpeza, os Chefes das Equipes Mdicas e as Enfermeiras das Unidades de Internao, devem participar ativamente. Dispor de funcionrios em nmero suficiente s necessidades. Dispor de artigos e equipamentos em nmero suficiente para o uso individual dos pacientes em isolamento.

Quando instituir as Precaues e Isolamento: chegada do paciente ao hospital, encaminhado de outra instituio hospitalar, ou da comunidade quando houver suspeita ou confirmao de doena infecciosa e colonizao ou infeco por um microrganismo passvel de ser disseminado para outros pacientes ou profissionais que os assistam. Quem deve instituir as Precaues e Isolamento, e, quem faz a avaliao da Precaues e Isolamento: O mdico ou enfermeiro que instituiu o procedimento inicial dever notificar mdico ou enfermeiro do SCIH dever avaliar a indicao do procedimento, aps receber a notificao. O objetivo desta avaliao ratificar ou no institudas e realizar orientaes adicionais pertinentes, cabendo SCIH na supervisionar o tempo de aplicao destas medidas. indicao das ao SCIH, e, o imediatamente as precaues sua instituio

Suspenso das Precaues e Isolamento? Cabe ao SCIH, durante sua Busca ativa a suspenso das medidas de precaues e isolamento, seguindo o perodo de transmissibilidade de cada doena em particular.

Av. Com. Pereira Incio, 564 Jd. Faculdade Sorocaba SP CEP 18031-000 - PABX: 3332 9100

COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA

PRECAUES PADRO: So recomendadas para aplicao em todas as situaes e pacientes, independente da presena ou ausncia de doena transmissvel comprovada. Higienizao das mos: Deve ser realizada antes e aps o contato com o paciente, e entre dois procedimentos realizados no mesmo paciente. Tambm recomendada a higienizao das mos aps a retirada das luvas. Luvas: Recomenda-se o uso de luvas caso haja contato com sangue e lquidos corporais potencialmente infectantes. Avental: Recomenda-se uso de avental caso haja possibilidade do contato de pele ou roupas do profissional com sangue ou lquidos potencialmente infectantes. Mscara, culos, protetor facial: Recomenda-se o uso de mscara e culos ou protetor facial caso haja possibilidade de respingos de sangue e lquidos potencialmente infectantes atingirem a face do profissional de sade. Preveno de acidentes com material,perfuro-cortantes: Deve haver educao quanto ao uso e descarte destes materiais. O reencape proibido. As caixas de descarte devem ser dispostas em locais visveis, de fcil acesso. O transporte destes materiais deve ser feito com cuidado, evitando-se acidentes. Descontaminao de superfcies: A descontaminao de superfcies deve ser feita caso haja presena de sangue ou lquidos potencialmente infectantes em superfcies. Artigos e equipamentos: Artigos utilizados devem ser submetidos a limpeza e desinfeco ou esterilizao, antes de serem utilizados em outro paciente.
Fonte: Precaues e Isolamento APECIH 1999

PRECAUES DE CONTATO:

Destina-se s situaes de suspeita ou confirmao de doenas e microorganismos transmitidos por contato.


Quarto Privativo: Obrigatrio, individual ou comum para pacientes acometidos pelo mesmo Microorganismo. Luvas: obrigatrio o uso de luvas para qualquer contato com o paciente, trocando-as aps o contato com o paciente, a rea ou material infectante. Avental: obrigatrio quando houver possibilidade das roupas do profissional com rea ou material infectante, na higienizao do paciente com diarria, incontinncia fecal / urinria e ferida com secreo no contida pelo curativo. Transporte do paciente: Dever ser evitado. Quando necessrio o profissional dever usar luvas para o contato com o paciente. Artigos e equipamentos: Devero ser exclusivos para o paciente, devero ser limpos e desinfetados ou esterilizados aps alta do paciente.
Fonte: Precaues e Isolamento APECIH 1999

PRECAUES RESPIRATRIAS PARA AEROSSIS: Destina-se s situaes de suspeita ou confirmao de doena transmitida por aerossis. Quarto Privativo: Obrigatrio com porta fechada. Dever dispor de sistema de ventilao com presso negativa e 6 trocas de ar por hora, com uso de filtro de alta eficcia. Mscara: obrigatrio o uso de mscara tipo N95, por visitantes e todo o profissional que prestar assistncia ou realizar procedimento a pacientes com suspeita ou confirmao de doenas transmitidas por aerossis. Dever ser colocada ao entrar no quarto e retirada somente aps sada. Transporte do paciente: Dever ser evitado. Quando necessrio, o paciente dever sair do quarto utilizando mscara comum (tipo cirrgica).

Av. Com. Pereira Incio, 564 Jd. Faculdade Sorocaba SP CEP 18031-000 - PABX: 3332 9100

COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR

SECRETARIA DE ESTADO DA SADE CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA


Fonte: Precaues e Isolamento APECIH 1999

PRECAUES RESPIRATRIAS PARA GOTCULAS: Destina-se s situaes de suspeita ou confirmao de doena transmitida por gotculas. Quarto Privativo: Obrigatrio, individual ou comum para pacientes com o mesmo microorganismo. Mscara: obrigatrio o uso de mscara comum (tipo cirrgico) para todas as pessoas que entrarem no quarto. Dever ser desprezada sada do quarto. Transporte do paciente: Dever ser evitado. Quando necessrio, o paciente dever sair do quarto utilizando mscara comum (tipo cirrgica).
Fonte: Precaues e Isolamento APECIH 1999

ALGORITMO: Mdico assistente OU Enfermeiro da Unidade OU SCIH SUSPEITA OU CONFIRMAO DE DOENA INFECCIOSA INSTITUIO DE PROCEDIMENTO INICIAL (Mdico assistente ou Enfermeiro da Unidade ou SCIH) NOTIFICAO SCIH AVALIAO DA INDICAO DE PRECAUES E ISOLAMENTO (SCIH) RATIFICA OU SUSPENDE A INDICAO E TIPO DE PROCEDIMENTO (Orienta e Supervisiona)

Fontes : Documento do CCIH: Precaues e Isolamento CCIH-CHS 2001 Monografia: Precaues e Isolamento APECIH 1999

Av. Com. Pereira Incio, 564 Jd. Faculdade Sorocaba SP CEP 18031-000 - PABX: 3332 9100

COMISSO DE CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR

You might also like