You are on page 1of 7

A EDUCAO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL JOS DE ANCHIETA, MORRO DO CU, NITERI, RJ Declev Reynier Dib-Ferreira http://diariodoprofessor.

com (Escola Municipal Jos de Anchieta) INTRODUO A Escola Municipal Jos de Anchieta, por sua prpria localizao, necessita de um trabalho de educao ambiental ininterrupto, pois situa-se ao lado do vazadouro de lixo da cidade, o que faz com que vrios alunos e familiares trabalhem ou j tenham trabalhado no local, a cata de materiais para vender ou at mesmo comida para prpria alimentao. H ainda, nos terrenos em torno, reas de vegetao, segundo Sisinno (1995), do tipo capoeiro, sendo uma floresta secundria bem desenvolvida, com aspecto de mata virgem, altura mediana a alta e sempre-verde. Por conta disso, a questo ambiental sempre foi uma preocupao constante. Alguns professores promoviam e promovem eventos e atividades espordicas, trabalhando porm, principalmente, em sala de aula. Em 1999, em resposta necessidade de ter atividades sistemticas em educao ambiental que envolvessem toda a Escola, elaborei um projeto que foi aprovado pela coordenao, direo e demais professores recebendo apoio da Fundao Municipal de Educao. Este passou a fazer parte do Projeto Poltico Pedaggico da escola. Diversas atividades foram e so desenvolvidas com a participao, em menor ou maior grau, de toda a Escola. O projeto vem sofrendo modificaes para sanar falhas detectadas no decorrer dos trabalhos, no intuito de atingir seus objetivos: promover novas maneiras de melhorar o ensino de cincias no 2o segmento do ensino fundamental (5a a 8a sries) e desenvolver na comunidade escolar como um todo, uma conscincia e viso crtica sobre os problemas ambientais, utilizando-se recursos como excurses, cursos, palestras, artes, teatro, poesias, na busca de uma melhor qualidade de vida. Levamos em considerao, em nosso trabalho, como nos diz Neves (1992), que meio ambiente tem a ver com as condies de vida das pessoas, com lixo, gua encanada, lazer, educao e sade; e que, como citado por Mauro Guimares (1995), a educao ambiental pode ser um agente dos processos de transformao social, promovendo conhecimento dos problemas ligados ao ambiente, vinculando-os a uma viso global.

DESCRIO DO PROJETO O projeto inicialmente foi dividido em trs focos de atuao: Lixo, Mata Atlntica e Sade, desenvolvidos paralelamente para abranger as necessidades e demandas do local e alunos. Pretendemos desenvolver uma nova conscincia na comunidade escolar em relao ao lixo que produzimos, demonstrando na prtica que este pode ter um destino diferente do que ora dado. Na etapa Mata Atlntica temos como objetivos especficos conscientizar os alunos da importncia desta para a nossa regio e as conseqncias diretas e indiretas do desmatamento. Com o programa de Sade queremos trabalhar a questo do cuidado com o corpo e a mente, alm da relao direta entre ns e a degradao do meio ambiente. Atividades Diversas atividades foram e so desenvolvidas na escola: - Fala Z, jornal interno, com notcias sobre meio ambiente e o projeto e matrias feitas por alunos e professores; - Reunies e conversas com a comunidade escolar sobre cada nova atividade ou fase do projeto; - Trabalhos professor/aluno na sala de aula; - Palestras com profissionais convidados; - Pesquisas; - Trabalhos de artes, utilizando-se materiais reciclados; - Peas de teatro; - Festivais de poesia; - Oficinas; - Sub-projetos em conjunto com professores de diversas matrias; CRONOLOGIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Ano 1999 Este foi o ano inicial do projeto, quando foi formado o Grupo Tcnico de Educao Ambiental e no qual os trabalhos foram, de certa forma, limitados pela falta de tempo livre de que dispnhamos. Mesmo assim, diversas atividades foram empreendidas, como: excurses;

participaes em fruns de educao ambiental; reunies com demais professores; participao em concurso de ecoescultura, em Itaip; participao em plantio de rvores no Parque da Cidade; palestras. Esta primeira etapa serviu para buscarmos contatos e apoios, alm de solidificar na escola, a idia do trabalho em educao ambiental. Ano 2000 Este foi o ano da consolidao do trabalho. Com tempos extras alm da sala de aula, eu (professor de Cincias), uma professora de Geografia e outra de Histria pusemos em ao vrias atividades que tiveram continuidade ininterrupta at o fim do ano: - Oficina Arte com Lixo. Voltada para o aproveitamento de materiais reutilizveis (jornal, papelo, garrafas, latas, etc.) de forma a estimular a sensibilidade dos alunos, com produo de peas de arte e utilitrias. Foram realizados tambm, o cenrio e roupas para pea da Oficina de Teatro, ornamentao para a Festa do Folclore e exposies diversas. - Oficina de Teatro. Os alunos escreveram, ensaiaram e representaram uma pea com tema de meio ambiente (A Sementinha), apresentada no Frum Ambiental da Secretaria de Educao e na Escola. - Clube de Cincias. Voltado para o ensino da atividade de investigao, realizado atravs de experincias prticas. Foram realizados um herbrio de rvores da regio (para a realizao de um catlogo de rvores da regio do Morro do Cu), pesquisas sobre o desenvolvimento das plantas, montagens de terrrios. - Clube de Jornalismo Ambiental. Os alunos liam jornais e revistas e selecionavam reportagens a respeito de meio ambiente, faziam entrevistas para o jornal, pesquisavam sobre o ambiente em torno da Escola, alm da cobertura de festas e fruns da escola e da Secretaria de Educao. - Campanha de conscientizao em sala, nos ciclos iniciais. A professora de Histria regularmente entrava em sala contando histrias, realizando atividades voltadas para o meio ambiente, com uma linguagem adequada para a idade. Esta atividade tem a inteno de inicilos aos trabalhos do projeto. Entre outras, foram realizadas leituras de textos e conversas sobre temas afins, dobraduras, contao de histrias, produo artstica. - Viveiro de mudas de Mata Atlntica. Recebemos a doao de sementes pelo Jardim Botnico do Rio de Janeiro e iniciamos os plantios.

- Mini-museu., Organizado nos corredores em mveis doados pelo Lions Clube Niteri Vital Brazil. Nestes ficam expostos crnios, animais fixados, dentes, conchas, fsseis, alm de animais vivos, como peixes e insetos. - A Coleta seletiva de lixo foi iniciada este ano, porm, por falta de estrutura operacional, como espao para estocagem e coleta diferenciada, foi paralisada e reiniciada no ano seguinte. - Palestras. Recebemos diversos profissionais que proferiram palestras sobre temas diversos: lixo e coleta seletiva, educao sexual, Educao Ambiental para os professores. - Outras: plantio de mudas de rvores, como Pau-Sangue e Pau-Brasil; aula externa de cincias no Zoolgico de Niteri; participao nos Fruns Ambiental e Cultural da Secretaria de Educao e da Escola. Ano 2001 Diversas dificuldades nos acometeram em 2000 (duas professoras se desligaram da escola por motivo de mestrado e doutorado), o que nos levou a um novo remodelamento. Alm disso, em conversas e depoimentos escritos com as demais professoras e professores da escola, estes se sentiam afastados do projeto, apesar de diversos alunos de suas turmas estarem envolvidos. Desta forma, este ano foi iniciado com atividades diferentes das que foram feitas at ento. Em todo o primeiro semestre dispomos de apenas um professor com trs tempos de aula fora de sala para realizar as atividades, que se resumiram, durante este tempo, em: - Visitas regulares no 2o ciclo (3a e 4a sries), nas quais se realizaram atividades como origami, confeco de terrrios, reciclagem, poesias; - Preparao de um jardim interno na escola, com a participao de alunos do 6o ano (5a srie); - Participao em concurso de ecoescultura, em Itaip. A partir do 2o semestre, com novos professores e mais tempo disponvel, o projeto tomou outros rumos. Com o intuito de aproximar outros professores dos trabalhos, iniciamos alguns subprojetos: - Projeto Histria da Escola. Um grupo de alunos coordenados pela professora de Histria est pesquisando e escrevendo a Histria da escola, na inteno de faz-los conhecer a trajetria do local onde estudam. Esta ser resgatada atravs de entrevistas com antigas funcionrias, professoras, diretoras, alm de ex-alunos. Todas as fotos j tiradas da escola e de suas atividades foram organizadas, catalogadas e acondicionadas de forma adequada pela equipe. Um pequeno livro com os resultados ser produzido no computador.

- Projeto Maquete da Regio. Com o intuito de faz-los conhecer melhor o local onde vivem, sua geografia e seus problemas, um grupo de alunos com a coordenao do professor de Geografia, construir uma maquete da regio do Morro do Cu. Esta ser feita com material reutilizado. - Coleta Seletiva. Est sendo reimplantada, com o apoio da Companhia de Limpeza Urbana de Niteri (Clin). - Jardim Interno. Com um viveiro de mudas, plantas ornamentais, medicinais, uma pequena horta, compostagem e minhocrio. - Projeto Caminhantes. Grupo de alunos que faz caminhadas ecolgicas regulares, acompanhados por um guia e professores. - Concurso de Poesias. Com tema sobre meio ambiente, natureza e afins, envolveu toda a escola, com diversas poesias inscritas e solenidade de premiao. CONSIDERAES FINAIS Partindo da idia citada por Azevedo (1999), de que a escola um espao definido e significativo onde as relaes ensino/aprendizagem, interpessoais e profissionais, necessitam de mudanas e, com a noo da qual partilhamos, apresentada por Pedrini (1997), de que o que causa a degradao ambiental , dentre outros motivos, a falta de educao ambiental, desenvolvemos este projeto com a convico de suscitar mudanas, tanto a nvel de aprendizagem escolar, quanto comportamentais e de conscincia em relao ao papel de cada um na busca de uma melhor qualidade de vida. Porm, a experincia de trs anos atuando nos revelou diversos obstculos que temos que superar na consolidao deste projeto. No primeiro ano ficou patente a necessidade de tempo livre, o que foi sanado no ano seguinte com o apoio da Fundao Municipal de Educao. Neste segundo ano, embora muitas atividades fossem realizadas e vrios alunos estivessem envolvidos diretamente, percebemos que houve falha na comunicao e envolvimento dos demais professores. Isso fez com que no se envolvessem no projeto e no contribussem de forma significativa. Cremos que o mesmo se aplica direo e demais servidores. Procuramos sanar esta dificuldade, com subprojetos envolvendo outros professores, cada qual contribuindo em sua rea. Um trabalho deste tipo necessita de professores com tempo disponvel para atuar fora de sala de aula. O professor pode desenvolver atividades em sala com enfoque nas questes ambientais, porm, talvez no como um projeto de educao ambiental, mas como atividades isoladas, como nos indica a cartilha Educao Ambiental, da Comisso de Defesa do Meio

Ambiente da ALERJ (ALERJ 2000): A E. A., por ser de responsabilidade de todos, ser tema transversal, uma preocupao de toda a escola. Desta forma, uma das condies que, atravs de nossa experincia, podemos considerar fundamental para o sucesso e alcance dos objetivos, uma equipe de professores, ou um professor responsvel pelo projeto, que articule as atividades, faa as ligaes com os demais professores, divulgue as atividades, enfim, que movimente toda a engrenagem. Isto s pode ser conseguido se esta equipe, ou se este professor, tiver algum tempo livre para atuar fora da sala de aula. O sucesso de um trabalho deste tipo depende da participao de todos na escola. Por fim, a educao ambiental um processo e, como tal, no deve ser interrompida no primeiro obstculo. Os resultados vm a mdio ou longo prazo, atravs de atividades que sucedem atividades que, com o tempo, envolvem a todos em sua volta, desenvolvendo uma conscincia de respeito ao prximo e ao meio ambiente. Referncias Bibliogrficas ALERJ, Comisso de Defesa do Meio Ambiente. Educao Ambiental Como Elaborar um Projeto de Educao Ambiental. grfica ALERJ, 2000(?). AZEVEDO, G. C. de. Uso de jornais e revistas na Perspectiva da Representao Social de Meio Ambiente em Sala de Aula. In Marcos Reigota (org.) Verde Cotidiano: O Meio Ambiente em discusso. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. GUIMARES, M. A dimenso Ambiental na Educao. Campinas, SP: Papirus, 1995. NEVES, e. & tostes, A. Meio Ambiente: A Lei em Suas Mos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1992. PEDRINI, A. G. Trajetrias da Educao Ambiental. In Alexandre de G. Pedrini (org.) Educao Ambiental: Reflexes e Prticas Contemporneas. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. SISINNO, Cristina Lucia Silveira. Estudo preliminar da contaminao ambiental em rea de influncia do aterro controlado do Morro do Cu (Niteri - RJ), Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1995.

Endereo: Rua Riodades, 237, Fonseca, Niteri. CEP 24.130-240 RJ

Telefones: 2627-3528 / 9716-2615 email: declev@uol.com.br

You might also like