You are on page 1of 10

O Bsico da Guitarra

O Bsico da Guitarra Aula I Para comearmos com o p direito a aprender o instrumento, nada melhor do que conhecer suas partes. Na figura abaixo temos a guitarra com a indicao dos componentes importantes e logo aps o comentrio de cada um deles.

Corpo / Body - O corpo da guitarra um fator muito importante para sua sonoridade. Quanto mais madeira, mas sustentao das notas que so tocadas na guitarra. Temos vrios tipos de corpos, slido, semi-slido, semi-acstico e acstico. Ponte / Bridge - Parte metlica por onde passam as cordas, onde so encontrados os carrinhos mveis que servem para alguns ajustes na guitarra. Temos vrios tipos de ponte, Fixa, com sistema de alavanca, com sistema de alavanca de dupla trava tipo Floyd Rose. Captadores / Pick-ups - So bobinas que envolvem uma barra magntica, que responsvel pela captao do som das cordas e pela sua transformao em sinais eltricos que sero enviados para um amplificador de som. Knobs - Tambm chamados de Potencimetros, so responsveis pelo controle de volume e tonalidade dos captadores. Seletor de Captadores - uma chave que seleciona o captador desejado pelo msico. Alavanca / Whammy Bar - Sistema mecnico, que tem o poder de mudar a afinao do instrumento por alguns instantes. Brao - Pea nica geralmente de madeira, contra quem o guitarrista aperta as cordas para produzir as notas. Traste / Fret - Srie de filetes metlicos que tem a funo de separar as casas do instrumento. Tarraxas / Machine Heads - Mecanismo que serve para afinar as cordas da guitarra. Headstock - Extremidade superior do brao onde so encontradas as tarraxas. Espero que tenham gostado da primeira aula, semana que vem tem mais aguardem!!!!!

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (1 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

Noes Bsicas Aula 2 Antes de nos aventurarmos no mundo das 6 cordas essencial, sabermos algumas noes bsicas, e que so usadas tanto pelos iniciantes quanto pelos profissionais. Portanto, preste ateno nesses conceitos abaixo, que eles sero usados pelo resto de sua vida na msica. As Notas Musicais As Notas Musicais so sete: D, R, Mi, F, Sol, L, Si. Cifra - Linguagem Musical Universal, onde letras indicam o nome das notas e acordes.

Tom - Unidade de Medida Musical, mede a distncia entre as notas. tom distncia de uma casa para a outra, como por exemplo, da casa 4 para casa 5. 1 tom distncia entre duas notas que esto separadas por uma casa, como por exemplo, da casa 4 casa 6. Acidentes - So sinais que modificam as notas. #- Sustenido Eleva a entonao da nota em 1 semitom / meio tom. b- Bemol Abaixa a entonao da nota em 1 semitom / meio tom - Bequadro Anula o efeito do sustenido e do bemol. As notas musicais de em tom:

Reparem que a distncia do E( mi ) para o F( f ) e do B( si ) para o C( d ) de tom no existindo assim na prtica E#, B#, Fb e Cb. Enarmonia - notas com o mesmo som, mas com nomes diferentes, exemplos de notas enarmnicas C#, Db G#, Ab, etc. A Localizao das notas no brao da Guitarra A agilidade em achar as notas no brao da guitarra muito importante para montarmos escalas
http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (2 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

e acordes. Para isso, extremamente necessrio conhecer onde esto as notas no seu instrumento. De nada adiantaria saber a teoria, se na prtica voc no for capaz de localiz-las. O primeiro passo, para isso conhecer o nome das cordas soltas. As cordas soltas na guitarra, so contadas de baixo para cima, sendo assim a primeira a mais aguda e a 6 a mais grave. 1 2 3 4 5 6 corda corda corda corda corda corda solta solta solta solta solta solta Mi ( E ) Si ( B ) Sol ( G ) R ( D ) L ( A ) Mi ( E )

A partir das cordas soltas, cada vez que pressionamos uma nova casa, subimos 1 semitom, ou seja, tom. Vejamos o que acontece no brao da guitarra at a quinta casa.

Para acharmos as notas da sexta casa em diante, continuaremos a seguir meio a meio, at a nota desejada. Afinando a Guitarra Para afinar nossa guitarra, podemos usar um outro instrumento que esteja afinado e comparar as cordas soltas, podemos nos beneficiar do uso de um afinador eletrnico, afinar pelos harmnicos, por acorde, de vrios jeitos. Mas, a forma de afinar mais usada pelos guitarristas de todo o mundo, atravs da comparao da 5 casa com a corda solta abaixo.
http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (3 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

Reparem que a 5 casa na 6 corda, representa a nota A e que a 5 corda solta, tambm denominada A . Portanto, aom esse raciocnio, ao equiparar o som destas cordas voc j estar afinando a sua guitarra. O mesmo ocorre para a 5, 4, e 2 corda. Olhe a figura abaixo e repare que a 4 casa da 3 corda representa a nota B, o que equivale a 2 corda solta.

Exerccios 1- Localize as notas indicadas no brao do instrumento

2 - Complete os espaos, dizendo a distncia entre as notas em tons e semitons:

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (4 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

O bsico da Guitarra - Aula 4 As Mos Para o incio do aprendizado prtico da guitarra, essencial sabermos como usar cada dedo, e como segurar uma palheta. Mo Esquerda Os dedos desta mo so responsveis pelo pressionamento das cordas contra o brao do instrumento. Para facilitar possveis indicaes, cada dedo representado por um nmero.

1 2 3 4

Indicador Mdio Anular Mnimo

Posio Clssica da Mo Esquerda

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (5 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

Certos msicos preferem essa posio, que consiste em deixar o polegar fixo atrs do brao do instrumento o tempo todo. Essa posio permite ao guitarrista uma maior abertura nas mos e velocidade para tocar certos trechos, principalmente solos.

Posio Alternativa da Mo Esquerda Est tcnica utilizada mais por msicos auto-ditadas e guitarristas de Blues, onde o polegar aparece por cima do brao do instrumento, deslizando sobre sua borda superior. Essa posio permite ao guitarrista prender em certos acordes, a 5 e 6 corda com o polegar, e dar Bends, que uma tcnica muito usada na guitarra, mais firmes e precisos.

Apertando as cordas muito comum o iniciante no instrumento tocar de forma errada as cordas da guitarra, no saindo assim o som certo da nota desejada. As vezes, podemos ouvir alguns trastejamentos, que so rudos ou zumbidos metlicos, ou as notas de uma forma abafada. Para evitar isso, devemos manter nossos dedos da maneira mas vertical possvel.

Canhotos Os canhotos, como o famoso Jimi Hendrix, podem inverter as cordas das guitarras comuns ou

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (6 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

comprar um modelo de guitarra especial para canhotos. Se a soluo de inverter as cordas for adotada, seu brao direito poder esbarrar nos controles de volume e tonalidade ao tocar. Assim, provvel que tenha de modificar a posio do brao para no obter efeitos indesejados. O canhoto pode se quiser tocar guitarra como se fosse destro, assim a mo esquerda, a mais firme ficaria responsvel pelo brao do instrumento, o que seria extremamente benfico, mas a mo direita ficaria responsvel por tocar as cordas, dificultando algumas batidas e solos. Mo Direita Palheta, Dedos os dois juntos, para atacar as cordas do seu instrumento voc pode utilizar vrias formas. O jeito de tocar muito particular, poderamos citar vrios guitarristas espetaculares que utilizam formas diferentes e desenvolveram tcnicas diferentes para suas mos direitas. Comece utilizando o jeito que lhe parece melhor e depois descubra enfim o seu estilo. Para comearmos, vamos utilizar a palheta. Segure a palheta entre a polpa do polegar e o lado da junta da primeira falange do dedo indicador. A ponta da palheta deve ficar a um ngulo de mais ou menos 90 em relao s cordas. Os dedos devem "agarrar" a palheta de modo firme, mas relaxado. Se os dedos ficarem muito rgidos ser difcil mov-los rapidamente, mas, se no agarr-la com suficiente firmeza, voc poder deixar cair a palheta ou fazer com que ela se mexa enquanto toca.

Exerccios para Mo Direita Tente fazer os seguintes exerccios: Palhete de cima a baixo todas as cordas, tocando com a paheta s pra baixo. Palhete de cima a baixo todas as cordas, tocando com a palheta s para cima. Palhete de cima a baixo todas as cordas, tocando com a palheta uma vez para baixo uma vez para cima, se preferir voc pode tocar duas vezes por corda. ------------------------------------ ---------------------------------------- ------------------------Como ler Acordes At o guitarrista conseguir memorizar a formao dos acordes bsicos, ele ter o auxilio de bracinhos como o que est abaixo, simbolizando o brao da guitarra, com smbolos e nmeros que o ajudaram a entender e tocar de forma correta o acorde.

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (7 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

Outras Explicaes Quando aparecer um x na parte de baixo da figura, isso indica que devemos abafar a corda indicada, no deixando assim que ela soe. Todas as cordas que estiverem abaixo da nota mais grave e no estiverem marcada com o x devem ser tocadas num acorde, inclusive as cordas soltas. ------------------------------------ ---------------------------------------- ------------------------Lio n1 Aqui temos uma seqncia de acordes onde treinaremos as explicaes da aula de hoje. Treinaremos, a formao de acordes com a mo esquerda, uma batida para mo direita, e a leitura dos acordes.

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (8 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

A Batida ou Levada uma seqncia de mo direita que usada para os iniciantes tocarem uma msica ou exerccio. Aqui nessa lio tocaremos 3 vezes a palheta simultaneamente nas cordas indicadas para baixo, como indica as setas, no final dessa seqncia troca-se o acorde pelo o prximo, e assim por diante. Repita esse exerccio, at toc-lo com segurana. Dicas Tente fazer a troca dos acordes primeiramente sem tocar com a mo direita. Tente no parar o movimento da mo direita na troca dos acordes. Cuidado para no esbarrar nas cordas E e A que esto acima da nota mais grave. O bsico da Guitarra Aula 5 Depois de um longo e tenebroso inverno, voltamos ao bsico. Hoje preferi, passar apenas uma lio prtica, pois estamos meio defasados entre prtica e teoria. Esta lio de hoje da continuidade a lio n1 da aula passada, que foi na 4 semana de Maio. Aqui temos uma nova seqncia de acordes, para treinarmos a mo esquerda e uma nova batida para treinarmos a mo direita. A batida pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima, e ao final dela troca-se de acorde. As dicas dadas na ultima aula tambm valem aqui: Tentem fazer a troca dos acordes primeiramente sem tocar com a mo direita. Tentem no parar o movimento da mo direita na troca dos acordes. E cuidado para no esbarrar nas cordas acima do circulo que indica as notas mais graves. Qualquer duvida, deixe um comentrio ou mandem um e-mail.

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (9 of 10) [22/10/04 18:29:22]

O Bsico da Guitarra

Ir para as prximas aulas "6~10"

http://www.guitarx.com.br/library_html/basico_guitarra/basico_da_guitarra%201_5.htm (10 of 10) [22/10/04 18:29:22]

You might also like