You are on page 1of 18

Irradiao de alimentos para sua preservao

Alunas: Iosana Alves da S. Nardelli e Priscilla Gomes Lins Prof.: Luciano Santa Rita Oliveira

Conceitos bsicos
Irradiao: Exposio controlada de um material a um campo de radiao ionizante produzido por uma fonte radioativa para que ele absorva energia (dose). Trata-se de um processo fsico que praticamente no deixa resduos. Radiao Ionizante: Onda eletromagntica ou partcula de alta energia capaz de ionizar tomos, podendo dissociar molculas. Ex.: raios-X, radiao gama e eltrons.

Conceitos bsicos
Alimentos irradiados NO ficam radioativos porque:
No entra em contato direto com a fonte radioativa (no se contamina) devido presena de vrias barreiras fsicas. No sofre ativao (ou induo de radioatividade) por ao da radiao. A energia da radiao insuficiente para alterar a estrutura do ncleo atmico. Os efeitos so qumicos e no nucleares.

A segurana da irradiao de alimentos


Mais de 500 trabalhos tcnicos apresentados em vrios congressos internacionais por cientistas de mais de 50 pases ao longo de dcadas deram suficiente respaldo para que o Grupo Consultivo Internacional em Irradiao de Alimentos, em 1999, declarasse:
que a irradiao de alimentos um processo totalmente seguro, seja sob o ponto de vista toxicolgico, radiolgico, microbiolgico ou nutricional, independentemente da dose.

praticamente unanimidade entre os especialistas em alimentos que o processo mais exaustivamente pesquisado e mais bem conhecido dentre todos os mtodos de tratamento de alimentos a irradiao.

Radura
O Radura o smbolo internacional, para mostrar que um alimento foi tratado com radiaes ionizantes. Normalmente verde e lembra uma fbrica em crculo. A metade superior do crculo tracejada. Detalhes grficos e cores variam entre os pases. Uma Interpretao do Radura
Denotando alimentos - como um produto agrcola - ou seja, uma planta (ponto e duas folhas) em um pacote fechado (o crculo) - irradiados de cima atravs do pacote por raios ionizantes penetrante (as fissuras na parte superior do crculo).

Efeitos da radiao por categoria de dose


Baixas doses at um 1kGy - Radurizao
que Inibe brotamento de bulbos e tubrculos (0,05-0,2 kGy) Desinfesta Gros e Farinceos (0,01 1kGy) Retarda amadurecimento de frutas ou senescncia de verduras Aumenta qualidade e vida til de vrios produtos

Mdias doses (1 10kGy) Radicidao


Retarda amadurecimento de frutas (morango) Reduz / elimina contaminao por fungos ou bactrias Melhora qualidade sanitria de produtos de origem animal

Altas doses (acima de 10kGy) - Radapertizao


Descontamina ou esteriliza (especiarias) Esteriliza raes para grupos especiais
Bactrias (1 - 40kGy)

Nveis de doses e Tratamentos de Principais Alimentos


Tipo de alimento
Carne, frango, peixe, marisco, alguns vegetais

Dose absorvida (kGy)


20 a 70

Resultado da irradiao
Esterilizao. Os produtos tratados podem ser armazenados temperatura ambiente. Reduz a contagem de microorganismos e destri insetos, substituindo produtos qumicos. Retarda a deteriorao, mata alguns tipos de bactrias patognicas (Salmonella). Aumenta o tempo de prateleira, retarda o aparecimento de mofo. Mata insetos e evita sua reproduo, podendo substituir parcialmente os fumegantes. Retarda a maturao. Inativa a bactria Trichinella. Inibe o brotamento.

Especiarias

8 a 30 1 a 10 1a4 0,1 a 1 0,25 a 0,35 0,08 a 0,15 0,05 a 0,15

Carne, frango e peixe Morangos e outras frutas

Gros, frutas e vegetais Banana, abacate, manga, mamo, e outras frutas no ctricas Carne de porco Batata, cebola e alho

Vida til dos alimentos


Produto
Alho Arroz Banana Batata Cebola Farinha Legumes e Verduras Papaia Manga Frango refrigerado Fil de pescada refrigerado Morango Trigo Milho

Vida til sem irradiao


4 meses 1 ano 15 dias 1 ms 2 meses 6 meses 5 dias 7 dias 7 dias 7 dias 5 dias 3 dias 1 ano 1 ano

Vida til com irradiao


10 meses 3 anos 45 dias 6 meses 6 meses 2 anos 18 dias 21 dias 21 dias 30 dias 30 dias 21 dias 3 anos 3 anos

Vida til dos alimentos

Cebolas irradiadas h seis meses (direita) e cebolas no irradiadas (esquerda)

A irradiao pode ser usada para inibir a maturao em algumas frutas

Tipos de irradiadores
Irradiadores de grande porte
Irradiadores gama:
Co- 60:
5,2 anos de meia-vida, 1,17 e 1,33MeV (energia gama), metlico no solvel em gua, produzido em reatores 59Co + n = 60Co, monoplio da Nordion (Canad).

Cs- 137:
30 anos de meia-vida, 0,66 MeV (energia gama), cloreto solvel em gua, produzido em reatores:produto de fisso (reprocessamento), disponvel em grandes quantidades (USA)

Irradiadores de grande porte:


Irradiador gama

Blindagem Descarga

Sala de Irradiao Piscina de Armazenagem Matriz da Fonte Radioativa

Carga

Consiste de uma sala com paredes de concreto, com dois metros de espessura, que contm a Fonte de Irradiao (60Co). Um sistema de esteiras transporta automaticamente o produto para dentro do ambiente de irradiao e aps a irradiao o remove de l. Sendo necessrio manuteno na sala de irradiao, a fonte recolhida ao fundo de uma piscina, cuja gua absorve a energia da radiao, protegendo assim os operadores.

Tipos de irradiadores
Irradiadores de grande porte
Irradiadores feixe de eltrons:
grandes avanos tecnolgicos nos ltimos anos; at 10MeV de energia; menos penetrante; consumo de eletricidade (liga/desliga); no requer manuseio, transporte e estocagem de material radioativo.

Irradiadores de grande porte:


Irradiador feixe de eltrons

Processo de Irradiao para evitar brotamento

Autorizaes mais significativas para irradiao de alimentos por pases.

Atitude do consumidor frente a irradiao de alimentos

Baseado no trabalho Atitude do consumidor frente a irradiao de alimentos dos alimentos autores ORNELLAS, Cla Batista Dias; GONALVES, Maria Paula Junqueira; SILVA, Patrcia Rodrigues; MARTINS , Renaldo Travassos.

Atitude do consumidor frente a irradiao de alimentos

Baseado no trabalho Atitude do consumidor frente a irradiao de alimentos dos autores ORNELLAS, Cla Batista Dias; GONALVES, Maria alimentos Paula Junqueira; SILVA, Patrcia Rodrigues; MARTINS , Renaldo Travassos.

Irradiao de alimentos para sua preservao


Referncias
http://www.cena.usp.br/irradiacao/irradiacaoalimentos.htm http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/LinkAula/My-Files/alimentos_irradiados.htm

VITAL, Hlio C. - Irradiao de Alimentos ORNELLAS, Cla Batista at all Atitude do Consumidor Frente Irradiao de Alimentos

Alunas: Iosana Alves da S. Nardelli e Priscilla Gomes Lins Prof.: Luciano Santa Rita Oliveira

You might also like