You are on page 1of 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS CURSO DE HISTRIA DISCIPLINA: HISTRIA E ACERVOS

TURMA: 149 ANO/SEMESTRE: 2010/2 PROFESSORA: GISLENE MONTICELLI ALUNO: Data: 01 out 2010

Leia com ateno e responda: 1. Que diferenas podem ser apontadas entre Memria e Histria, de acordo com alguns autores dos textos como Pierre Nora, Fernando Catroga e outros? (2 pontos) A memria algo vivo,construdo constantemente com base em um acontecimento histrico pessoal ou social.Cria-se de acordo com aspectos pessoais de quem a guarda e pode estar atribuda tanto a sentimentos como a elementos fsicos,como monumentos,ou locais de memria. A Histria uma reconstruo do passado que no existe mais, a busca do mais prximo do que ocorreu,busca problemtica do fato, uma reconstruo do passado cientfica. De acordo com Pierre Nora,Histria e Memria no so sinnimos, enquanto Histria no vivida,a memria , vivida e presente.Pierre Nora classifica da seguinte forma Histria e Memria: Histria tornou-se uma cincia social; e a memria um fenmeno puramente

privado.A nao-memria ter sido a ultima encarnao da histria-memria. A Histria pode se servir da memria para a sua construo,porm sempre olhar para a memria desconfiada,pois busca afastamento do subjetivo que a memria pode s vezes representar.Porm nos dias atuais,cada vez mais a memria auxilia na construo de fatos histricos.
2. Qual a importncia pode ser atribuda aos acervos (bibliogrficos, iconogrficos, sonoros, museolgicos) para a pesquisa histrica? (1 ponto) Estes acervos garantem ,ou ao menos preocupam-se em garantir a escrita da Histria de um passado,buscam armazenar fontes,testemunhos de um acontecimento, e isto muito importante para a escrita da histria em um futuro. Desta forma,procuram-se armazenar documentos,entrevistas,objetos,entre outros, sempre que se relacionam com marcas histricas,no caso de estabelecimentos oficiais,e h quem armazene em residncia,relquias de famlia,documentos das rvores genealgicas entre outros,nesta mesma preocupao com a preservao do conhecimento histrico. A discusso sempre sobre o que exatamente guardar,pois uma hora chega o momento em que acervos j no comportam tantas fontes.O que guardar muitas vezes vai de acordo com intenes de governos ou pessoas envolvidas nos fatos,sendo que muito se destrudo quando se tratam de fontes sobre histrias que querem ser esquecidas,escondidas,como por exemplo arquivos da ditadura militar. Os contedos destes acervos so fontes para a escrita da Histria,uma vez que fornecem materiais tanto da memria pessoal,quanto da memria coletiva de uma sociedade.Livros de Histria,biografias,so um suporte em texto de fatos ocorridos no passado,iconografia,entrevistas e objetos podem fornecer uma ilustrao Histria que se quer escrever, auxiliando o historiador a comprovar ou ilustrar seu tema de acordo com estas fontes. 3. Paulo Knauss (UFF) ao analisar a tragdia (incndio no circo), em Niteri, no ano de 1961, afirma: Entre memria e histria que o acontecimento verdadeiramente constitudo entre o discurso afetivo da memria e o discurso crtico da histria. Comente (1 ponto)

Paulo Knauss afirma isto porque o acontecimento constitudo com base na memria das pessoas diretamente ou diretamente envolvidas com o ocorrido,assim

como na anlise crtica feita por um historiador com suas ferramentas de construo da Histria. Paulo Knauss reconstituiu acontecimentos do circo em seu artigo baseando-se em entrevistas,assim como em uma crtica histrica baseada em documentos e anlises posteriores aos fatos,desta forma utilizou do emocional dos argumentos dos presentes e descendentes da tragdia para auxiliar ,ilustrar e contrapor,quando necessrio,documentos e anlises histricas do fato. Concordo com a afirmao dele,pois afirma uma conquista importante da Histria, que relevar depoimentos pessoais na pesquisa,o que no ocorria com a Histria do passado,mais positivista,que se baseava apenas em documentos oficiais,o que considero um esquecimento no fato de que a Histria trata sobre homens,e portanto deve encarar os fatos como produto de seres humanos,dotados de sentimentos ,o que torna uma pesquisa baseada apenas em arquivos e cincia,perigosamente longe dos acontecimentos em seu tempo.
4. Diferencie a forma de lidar com a memria e os fatos do passado em pases como a Alemanha, a Argentina e o Chile, de acordo com autores dos textos que foram apresentados no Seminrio na Guatemala, em 2005, e cuja anlise realizamos em aula (2 pontos)

Na Alemanha a memria do Holocausto,passou por vrias fases histricas na busca de uma construo adequada desta memria para o povo alemo.Passou-se por uma negao do holocausto,uma fase de auto piedade pelos alemes ,e at que nos tempos mais recentes,a Alemanha buscou se aprofundar na busca da Histria do Holocausto,produzindo filmes,livros ,pesquisas, e alimentando a curiosidade mundial sobre o tema,sendo que segundo o autor a Alemanha assumiu sua culpa e fez do tratamento de sua memria um artigo de exportao. Com relao ao muro de Berlim,houve tambm fases de construo para definir o que fazer com a memria e os resqucios da dolorosa diviso, e depois de mudanas curriculares,discusses e tentativas de apagar o passado,se chega a um momento de relembras a histria como um marco. Desta forma, o autor do artigo afirma que o manejo do passado um dos poucos artigos de exportao feito na Alemanha que recebem admirao e reconhecimento.Mas o que hoje se apresenta como um modelo de manejo foi na verdade um processo de disputas sobre a memria e lutas pelo direito a definir e interpretar os processos histricos,disputas e lutas que duraram cerca de dcadas inteiras e ainda no acabaram. Na Argentina,as mes da praa de maio,ganharam uma simbologia,de forma que so smbolos da memria coletiva atribudas a uma luta poltica pelos direitos,de forma que sua imagem j foi reapropriada na luta de outros oprimidos.Sendo assim a Argentina mantm a memria dos dolorosos acontecimentos viva e renovada,como afirma a autora do artigo sobre a re-atualizao da memria: A memria no s se reatualiza pelos prprios grupos que construram constantemente uma vigilncia comemorativa,se no que em sua eficcia legitimadora, ganha novas simbologias[....] No Chile,o silncio, a falta de documentos, fontes de pesquisa causados pela tentativa de esconder envolvidos,culpados em atos criminosos, o que aumenta a dor do perodo difcil,e como afirma o autor deixa a sociedade chilena com sentimento de ausncia de uma memria anterior para ser compartilhada.
5. Aps consulta a acervos (disponibilizados em meio digital ou com tratamento digitalizado), que medidas podem ser adotadas para a proteo e valorizao de diferentes tipos de acervos, especialmente aqueles pblicos ou de uso coletivo? (1 ponto)

Acredito que a melhor medida hoje em dia para a disponbilizao de acervos relacionada com a longa preservao dos mesmos a digitalizao de tudo que um Acervo possuir,pois assim evita o desgaste de contatos manuais,assim como a perda ou extravio de documentos. Para isto dar certo os acervos tero que possuir pessoas capazes de tais armazenagens e que se dediquem a preserva-las em diferentes suportes a medida que ocorrerem avanos tecnolgicos para que os mesmos no se percam no futuro.
6. Reflita: Qual a relevncia da disciplina de Histria e Acervos para sua formao profissional? (1 ponto) .

Achei importante pelo que aprendemos at agora,para o tratamento com acervos, e me chamou ateno o tratamento com a Memria e a Histria,a anlise feita pelos artigos e pela professora me fizeram pensar bastante a respeito.No peso desta memria para a construo da Histria e a valorizao de acervos que carreguem o passado e tambm resqucios desta memria,o que no assim diretamente tratado em nenhuma outra cadeira. Conhecer diferentes acervos digitais tambm foi muito importante para pesquisa,assim como outras discusses em aula sobre acervos e o que guardar,me chamaram ateno para pensar sobre o tema, e acredito que isto importante para os historiadores,e como disse,no diretamente tratado assim em outra cadeira.

You might also like