You are on page 1of 5

CESPE/UnB TJ/ES

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Com intuito meramente ilustrativo, poderamos dizer que h em literatura trs atitudes estticas possveis: ou a palavra considerada algo maior que a natureza, capaz de sobrepor-lhe as suas formas prprias; ou considerada inferior natureza, incapaz de exprimi-la, abordando-a por tentativas fragmentrias; ou, finalmente, considerada equivalente natureza, capaz de criar um mundo de formas ideais que exprimam objetivamente o mundo das formas naturais. O primeiro caso o do Barroco; o segundo, o do Romantismo; e o terceiro, o do Classicismo.
Antonio Candido. Formao da literatura brasileira momentos decisivos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2008, p. 57 (com adaptaes).

No que se refere elaborao e apresentao de uma linguagem verdadeiramente moderna, a Semana de 22 no representa um rompimento profundo na histria da arte brasileira, visto que no se identifica, no conjunto das obras expostas, uma unidade de expresso, ou uma esttica radical do Modernismo. No entanto, h de se reconhecer que, a despeito de todos os antagonismos, esse evento configura-se como um fato cultural fundamental para a compreenso do desenvolvimento da arte moderna no Brasil, sobretudo pelos debates pblicos que o movimento motivou e pela riqueza de seus desdobramentos na obra de alguns de seus realizadores.
Enciclopdia Ita Cultural de Artes Visuais. Semana de Arte Moderna. Internet: < www.itaucultural.org.br > (com adaptaes).

Tendo o fragmento de texto apresentado como referncia inicial e considerando as caractersticas gerais da linguagem literria e, em especial, dos estilos barroco, rcade e romntico no Brasil, julgue os itens a seguir.
51

Considerando as informaes acima e as transformaes por que passou o sistema literrio brasileiro entre o ltimo trinio do sculo XIX e os primeiros cinquenta anos do sculo XX, julgue os itens que se seguem.
59

Entre as caractersticas do estilo barroco brasileiro presentes nos Sermes, de Padre Antonio Vieira, destacam-se as antteses e o rebuscamento verbal.

52

Na obra do poeta rcade mineiro Claudio Manuel da Costa, a relao da palavra com a natureza estabelecida tal como a atitude esttica atribuda, no texto, ao Classicismo, ou seja, por meio da articulao entre os traos da natureza convencional e os da natureza local mineira.
60

A poesia de Carlos Drummond de Andrade, um dos ricos desdobramentos da ruptura que marcou o primeiro momento modernista, contribuiu para tornar os recursos formais modernistas fluentes e para consolidar a abordagem literria de temas contemporneos. Com o objetivo de revalorizar a esttica simbolista no primeiro perodo do Modernismo brasileiro, Oswald de Andrade priorizou em sua obra as tcnicas poticas da pardia e da literarizao da oralidade. Na obra Macunama: o Heri sem Nenhum Carter, considerada um romance de tese, Mrio de Andrade emprega tcnicas narrativas ficcionais prprias do Naturalismo. No Brasil, entre o perodo do Parnasianismo-Simbolismo e a Semana de Arte Moderna, ocorreram manifestaes literrias de estilos bastante definidos, entre as quais se destacam as obras parnasianas de Lima Barreto. A arte literria modernista recuperou a esttica de Machado de Assis, especialmente em relao busca da expresso literria brasileira no oficial de grupos discriminados, como negros e indgenas. Na obra Os Sertes, Euclides da Cunha, influenciado pela obra de Cruz e Souza, utiliza, majoritariamente, tcnicas literrias simbolistas para relatar os acontecimentos trgicos ocorridos durante a guerra de Canudos. O rompimento com a esttica parnasiana, pautada pela expresso da forma perfeita e pela excluso de temas cotidianos da literatura, era uma das preocupaes centrais da arte literria do primeiro momento modernista. No que se refere produo literria em prosa, a segunda gerao de autores modernistas preocupou-se em evidenciar os problemas sociais da poca, tal como se verifica nas obras de Graciliano Ramos e de Jorge Amado.
4

53

O Arcadismo no Brasil exemplo de literatura congregada, caracterizada pelo fortalecimento do sistema literrio mediante a criao de agremiaes e de academias para o favorecimento da circulao e da produo das obras literrias.

61

62

54

Surgido a partir do desenvolvimento da prosa romntica brasileira, o romance regionalista apresenta como principal caracterstica a representao dos tipos humanos forjados pela urbanidade emergente no Brasil em meados do sculo XIX.
63

55

O Romantismo no Brasil foi marcado pela evaso do real, atitude que contribuiu para a negao, pelos romancistas dessa escola literria, da valorizao dos temas tipicamente brasileiros.
64

56

O indianismo, uma das temticas mais vigorosas da literatura romntica brasileira, caracterizado pela idealizao da figura do indgena a partir de padres literrios da tradio europeia.
65

57

De acordo com a concepo de literatura expressa no texto acima, o texto literrio corresponde a uma forma de expresso humana cuja funo principal a transmisso de informao.
66

58

O autor do texto considera os estilos literrios condensaes de atitudes estticas diante do mundo, e a palavra, o material primordial da literatura.

CESPE/UnB TJ/ES

As contribuies de linha experimental e renovadora foram o timbre dos anos 60 e, sobretudo, dos anos 70 do sculo XX, refletindo, de maneira crispada, na tcnica e na concepo de narrativa, esses anos de vanguarda esttica e de amargura poltica. Desse perodo resultaram textos indefinveis: romances que

mais parecem reportagens; contos que no se distinguem de poemas ou crnicas, semeados de sinais e fotomontagens; autobiografias com tonalidade e tcnica de romance; narrativas que so cenas de teatro; textos feitos com a justaposio de recortes, documentos, lembranas, reflexes de toda a sorte. A fico recebeu na carne mais sensvel o impacto do boom jornalstico moderno, do espantoso incremento de revistas e pequenos semanrios, da propaganda, da televiso e das vanguardas poticas que vigem desde o fim da dcada de 50 do sculo XX, em especial, o concretismo, storm-center que abalou os hbitos mentais, at mesmo porque se apoiou em reflexo terica exigente.
Antonio Candido. A nova narrativa. In: A educao pela noite e outros ensaios. So Paulo: tica, 1987, p. 209 (com adaptaes).
19 16 13 10

O fato de que o homem v o mundo por meio de sua cultura tem como consequncia a propenso do homem a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendncia, denominada etnocentrismo, responsvel, em seus casos extremos, pela ocorrncia de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, um fenmeno universal. comum a crena de que sua prpria sociedade o centro da humanidade, ou mesmo a sua nica expresso. A dicotomia ns e os outros expressa, em nveis diferentes, essa tendncia. Dentro de uma mesma sociedade, a diviso ocorre sob a forma de parentes e no parentes. Os primeiros so melhores por definio e recebem um tratamento diferenciado. A projeo dessa dicotomia para um plano extragrupal resulta nas manifestaes nacionalistas e nas formas extremadas de xenofobia. O ponto fundamental da referncia no a humanidade, mas o grupo. Da a reao, ou pelo menos a estranheza, em relao aos estrangeiros. Comportamentos etnocntricos resultam tambm em apreciaes negativas dos padres culturais de povos diferentes. Prticas de outros sistemas culturais so catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais.
Roque Barros Laraia. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003, p. 72-4 (com adaptaes).

Considerando o fragmento de texto acima e aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.
67

Com relao s estruturas semnticas e lingusticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
71

Na literatura brasileira contempornea, a prevalncia do virtuosismo tcnico resulta, em geral, no resgate de modelos ficcionais tradicionais, no influenciados pelos novos meios de comunicao.
73 72

No primeiro perodo, que resume a ideia principal do texto, o emprego, na orao principal, da forma verbal tem (R.2), no singular, exigido pelo sujeito dessa orao. Na organizao textual, o pronome sua (R.7 e R.8) em ambas as ocorrncias, retoma etnocentrismo (R.6). As aspas em ns e os outros (R.9) so usadas para realar ironicamente essa expresso, revelando o posicionamento crtico do autor em relao ao tema por ele tratado. No desenvolvimento textual, os sintagmas Dentro de uma mesma sociedade (R.10) e plano extragrupal (R.13-14) referem-se aos nveis diferentes (R.9-10) mencionados no texto. A ideia expressa no trecho manifestaes nacionalistas e nas formas extremadas de xenofobia (R.14-15) representa, em forma de exemplo, uma das consequncias da dicotomia entre parentes e no parentes (R.11). Preservam-se a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto, caso se inicie seu ltimo perodo com um conectivo, da seguinte forma: Por isso, prticas de outros sistemas culturais (...). Infere-se do texto que os conflitos nas sociedades resultam da incapacidade humana de buscar o modo de vida mais correto e natural.
5

68

No Concretismo, esttica renovadora surgida aps o Modernismo, a dimenso concreta da palavra assumida como critrio para a determinao da qualidade ou da genuinidade de uma potica.
74

69

Infere-se da anlise de Antonio Candido que a literatura brasileira surgida aps a dcada de 60 do sculo XX apresentou poucas e pouco expressivas inovaes se comparada literatura do primeiro momento modernista.

75

76

70

Ao descrever a nova literatura brasileira surgida aps 1950, Antonio Candido enumera uma srie de caractersticas que tambm so comuns fico desenvolvida na segunda gerao modernista.
77

CESPE/UnB TJ/ES
1

Diferentes pessoas, pertencendo a grupos sociais diferentes, tm no apenas histrias diferentes para contar, mas formas diferentes de cont-las, em razo de lgicas

subjacentes. As histrias de vida interessam Sociologia porque cada histria, obrigatoriamente, contm e revela um universo social muito vasto na medida da ilustrao que ela
7

fornece acerca de uma formao social concreta e, ao mesmo tempo, da forma como os indivduos e os grupos sociais especficos percebem os impactos resultantes do
13 10

10

desenvolvimento dos contextos em que se situam. Afirma-se que a identidade se constri, classicamente, por contraste com outros indivduos e(ou) grupos. A subjetividade, a vida interior

13

e as opes mais ntimas so marcadas por um thos em que a sociabilidade assume um tom caracteristicamente marcante. A cultura subjetiva dos indivduos s pode desenvolver-se em

16

19

16

funo de sua interao com um grupo de eleitos. Nas histrias de vida, os indivduos expressam seus pontos de vista e sua viso de mundo. Assim, a interao vista como processo
22

19

social que d aos atores que interagem no apenas um papel de agentes de reproduo, mas de reinventores da vida social.
Tnia Pereira. Linguagem e identidade: anlise de narrativa construda em sesso teraputica. In: Saberes no tempo, p. 444-5 (com adaptaes).
25

De acordo com MacIntyre (1983), os seres humanos tm uma necessidade de autoconhecimento, que inclui as possibilidades de relacionamento com outros seres humanos. O estudo das formas conviviais objeto da reflexo de homens comuns e o objeto da teoria poltica. Como afirma MacIntyre, o objetivo da teorizao poltica possibilitar aos seres humanos o acesso a instrumentos que satisfaam sua necessidade de localizar a si mesmos no mundo, fazer sua prpria mensurao do mundo e conectar a sua moralidade natureza das coisas. A indispensabilidade da teoria poltica viria dessa necessidade de autoconhecimento dos indivduos. a observao que permite identificar novos temas, e estes tm dado origem teorizao. Chegamos a um ponto em que a evoluo tecnolgica torna mais complexa a organizao social do trabalho, e os indivduos tm, cada vez mais, identidades fragmentadas e uma dependncia orgnica uns dos outros. De acordo com essa nova formatao social, expande-se uma lgica pluralista e multiplicam-se os interesses, os grupos de presso e a natureza das reivindicaes ao Estado. Diversos movimentos sociais impem novos desafios ao fazer poltico. Especialmente movimentos supranacionais, como o movimento feminista e o movimento ambientalista, desencadeiam processos de reterritorializao da poltica, mostrando novas possibilidades vinculatrias, e alteram o coletivo significante para determinado tipo de institucionalizao.
Alvino Rodrigues de Carvalho. Movimentos culturais e justia social: um estudo da cultura hip-hop mineira. Internet: <www.bibliotecadigital.ufmg.br> (com adaptaes).

Com base na organizao do texto acima, julgue os itens seguintes.


78

Julgue os itens que se seguem, referentes organizao das ideias e s estruturas lingusticas do texto acima.
85

Na linha 19, a ausncia de vrgulas logo depois de atores e de interagem (R.19) indica que h outros atores que no interagem.

79

Para que a argumentao do texto seja coerente, a orao pertencendo a grupos sociais diferentes (R.1-2) deve ser interpretada como condicional, correspondente seguinte orao: caso pertenam a grupos sociais diferentes.
86

Em natureza (R.9-10), o emprego do sinal indicativo de crase indica que o verbo conectar (R.9) est sendo utilizado com a preposio a, regendo um de seus complementos. Estaria igualmente correto e coerente o emprego, em vez da preposio a, da preposio com, no cabendo, nesse caso, o uso do acento indicativo de crase: com a natureza. Na linha 11, o uso do futuro do pretrito em viria sugere a inteno do autor em manter distanciamento em relao ideia da necessidade de autoconhecimento dos indivduos. A substituio de ao fazer (R.20) por quando fazem manteria a relao semntica entre as ideias expressas no perodo e a sua correo gramatical. As expresses movimento feminista (R.21-22) e movimento ambientalista (R.22) constituem especificaes de movimentos supranacionais (R.21), que exemplificam, por sua vez, o pluralismo de interesses no interior dos movimentos sociais (R.20). No desenvolvimento da argumentao, as referncias a MacIntyre so empregadas para apresentar fatos que devem ser analisados por uma teoria poltica (R.10). Como a expresso seres humanos (R.1) est determinada pelo artigo definido, a omisso do artigo indefinido em uma necessidade (R.2) provocaria incoerncia na argumentatividade e prejudicaria a correo gramatical do texto. Sem prejuzo para o sentido original do texto e para a sua correo gramatical, o trecho possibilitar aos seres humanos o acesso a instrumentos que satisfaam sua necessidade (R.6-8) poderia ser reescrito da seguinte forma: possibilitar a que os seres humanos instrumentalizem sua necessidade.
6

80

Estariam mantidas as relaes de significao entre os termos da orao bem como a correo gramatical do texto caso o trecho formas diferentes de cont-las (R.3) fosse assim reescrito: diferentes formas de as contar.

87

88

81

Mantm-se a coerncia textual e a correo gramatical caso se retire do texto a expresso cada histria (R.5), tornando-a subentendida.
89

82

Nas relaes de coeso que se estabelecem entre os termos do texto, ela (R.6) refere-se a cada histria (R.5) e se (R.10), a os indivduos e os grupos sociais especficos (R.8-9).
90

83

Com o uso de Afirma-se que (...) grupos (R.10-12), o autor indica que a responsabilidade do que diz a respeito da construo da identidade no apenas sua.
91

84

A supresso da preposio em em que (R.13) desrespeitaria as regras gramaticais, pois, por meio dela, se indica que o pronome que retoma subjetividade (R.12).

CESPE/UnB TJ/ES
1

10

13

16

19

22

25

A questo da desigualdade, finalmente, est produzindo estudos focados em entender como os abismos sociais afetam a realidade das pessoas estejam elas no topo ou na base. Dominique Strauss-Kahn, presidente do Fundo Monetrio Internacional avanou a discusso ao afirmar que a desigualdade no apenas um sintoma de distores econmicas e sociais que, uma vez corrigidas, influenciam beneficamente todo o conjunto. Para ele, a desigualdade, especialmente entre pases, corrompe o tecido social. Por essa razo, ela precisa ser atacada diretamente. No se trata apenas de uma mudana de retrica. Strauss-Khan est reverberando outras vozes segundo as quais no s a pobreza que fere o que machuca mais o ser humano em todas as suas dimenses a pobreza prxima da riqueza. Segundo Strauss-Khan: quanto mais desigual o pas, piores so seus indicadores sociais, mais ruinosos seus indicadores de desenvolvimento humano e mais altas suas taxas de insegurana econmica e ansiedade. O que ele aponta, em consonncia com outros estudiosos, que, quando o abismo social que separa os ricos e os pobres muito profundo e intransponvel, as polticas pblicas ficam menos eficientes para mitigar os males sociais normalmente associados apenas pobreza. Para que todos vivam melhor, inclusive os mais ricos, ideal que o fosso material a separar as pessoas seja menos profundo.
Uma bebida amarga. In: Veja, 26/1/2011 (com adaptaes).

Cultura de paz, para mim, no um objeto profissional, um meio de vida. Aprendi muito cedo em casa, com a famlia, que a paz a coisa mais importante do mundo.

Sua cultura tem base em tolerncia e solidariedade. Ela respeita os direitos individuais, assegura e sustenta a liberdade de opinio e se empenha em prevenir conflitos, resolvendo-os

em suas fontes, que englobam novas ameaas no militares para a paz e a segurana, como a excluso, a pobreza extrema e a degradao ambiental. Est intrinsecamente ligada

10

preveno e resoluo no violenta dos conflitos. A cultura da paz uma iniciativa de longo prazo, que leva em conta os contextos histrico, poltico, econmico, cultural e social de

13

cada sociedade. um processo que tem um comeo, mas nunca pode ter um fim. Sua elaborao e seu estabelecimento requerem profunda participao de todos, sendo o pano de

16

fundo de qualquer mobilizao a tolerncia, a democracia e os direitos humanos.

Considerando o fragmento de texto acima, adaptado de entrevista concedida por Marlova J. Noleto revista Planeta em maro de 2011, julgue os itens subsecutivos.
99

Acerca das ideias e das estruturas lingusticas do texto acima, julgue os prximos itens.
92

No desenvolvimento do texto, o pronome Ela (R.4) remete a Sua cultura (R.4), que, por sua vez, refere-se cultura da paz.

Preservam-se a coerncia e a correo gramatical do texto ao se substituir a separar (R.24) por que separa. A relao construda no texto entre as ideias de desigualdade (R.8) e de abismo social (R.19-20) permite que se interprete a primeira ideia como distncia entre o topo (R.3) e a base (R.4). A obrigatoriedade do emprego da forma verbal estejam (R.3), no modo subjuntivo, decorre da relao sinttica entre essa forma verbal e o trecho como os abismos sociais afetam a realidade das pessoas (R.2-3). No texto, o valor semntico do sintagma uma vez corrigidas (R.7) corresponde ao de ao corrigi-las. A partir da expresso especialmente entre pases (R.9) infere-se que a desigualdade (R.8) existe em diferentes nveis. O trecho No se trata apenas de uma mudana de retrica (R.10-11) poderia ser reescrito, sem prejuzo da coerncia do texto e da correo gramatical, da seguinte forma: No se tratam apenas de mudanas retricas. Depreende-se do trecho entre as linhas 15 e 18, em que se reproduz o pensamento de Strauss-Khan, que a elevao dos indicadores sociais e a diminuio das taxas de insegurana econmica diminuiriam os nveis de desigualdade em um pas.
100

93

Na linha 7, obrigatria a flexo de plural em englobam porque o sujeito da orao, o pronome relativo que, refere-se a fontes.

94

101

Na linha 8, a preposio para, que antecede a paz, subtendida antes da expresso a segurana.

102

Com o emprego de os contextos (R.11-12), no plural, generaliza-se o significado desse termo, que, em seguida, especificado por meio do trecho histrico, poltico, econmico, cultural e social (R.12); estariam preservadas a coerncia e a correo gramatical do texto caso se empregasse o referido termo no singular o contexto.

95

96

97

103

Seriam mantidas a coerncia e a correo gramatical do texto se a conjuno porque fosse inserida imediatamente antes de um meio (R.2), tornando mais explcita a relao de causa e efeito entre as duas oraes do perodo.
7

98

CESPE/UnB TJ/ES
1

A escola da era da globalizao, tecnologia e informao deve preparar o educando para intervir criticamente na realidade e transform-la, e no apenas para integr-lo ao

No que concerne Constituio do Estado do Esprito Santo, julgue os itens seguintes.


111

mercado de trabalho. Esse aluno dever ter o perfil do cidado engajado na luta pela justia social, pela solidariedade humana e para o exerccio da cidadania compromissada com o bem

A Lei de Organizao Judiciria do Estado do Esprito Santo (LOJ/ES), de iniciativa do Superior Tribunal de Justia, dever ser encaminhada para aprovao na Assembleia Legislativa, e, depois, ser submetida sano do governador do estado. Compete ao Tribunal de Justia do Estado do Esprito Santo (TJ/ES) processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, o vice-governador do estado, os deputados estaduais e os prefeitos municipais. A vedao ao nepotismo no se encontra prevista expressamente no texto constitucional do estado do Esprito Santo, ainda que incidente por determinao de smula vinculante do Supremo Tribunal Federal. permitida a acumulao remunerada de dois cargos pblicos privativos de mdico, desde que comprovada a compatibilidade de horrios, limitados os subsdios ao teto constitucional. Se o servidor pblico estadual investir-se no mandato de deputado estadual, perceber, havendo compatibilidade de horrios, as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; inexistindo compatibilidade, o servidor poder optar pelos vencimentos de seu cargo.

comum, abrangendo questes raciais, das minorias culturais, da violncia, do meio ambiente, das formas de excluso social e das formas de explorao do trabalho humano que ainda

112

10

acontecem na sociedade capitalista. O fortalecimento das lutas sociais e a vitria da cidadania dependem da abrangncia, cada vez maior, das aes de pessoas que possam tomar parte das
113

13

decises fundamentais que dizem respeito aos interesses individuais e coletivos. Aceitar sem discriminao a diversidade o primeiro identificador para a luta em defesa dos

16

direitos humanos. referncia fundamental de mudana de mentalidade, de modificao da configurao do pensar, do sentir, da conduta em relao s outras pessoas e diferentes

114

19

culturas, e contra a excluso social.


115
Amlia Hamze. A escola como sntese da justia social. Internet: <www.educador.brasilescola.com> (com adaptaes).

Julgue os itens a seguir, a respeito da organizao das ideias e das estruturas lingusticas do texto acima.
104

coerente com o desenvolvimento dos argumentos no texto interpretar realidade (R.3) como sinnimo textual de mercado de trabalho (R.4).

Julgue os itens subsequentes, relativos LOJ/ES.


116

105

Seriam mantidas as relaes sinttico-semnticas estabelecidas no texto, e tornadas mais claras, se, em vez da preposio para (R.6), fosse utilizada a preposio por, tal como nos demais complementos do nome luta (R.5).
117

O cargo comissionado de secretrio de gesto do foro deve ser preenchido, exclusivamente, por bacharel em direito. Cada comarca, que compreende um municpio, ou mais de um, desde que contguos, deve receber a denominao da respectiva sede, podendo ser dividida em varas.

106

Como o pronome relativo que, nas linhas 12 e 13, em ambas as ocorrncias, refere-se a pessoas (R.12), sua substituio por as quais, nos dois casos, preservaria a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto. Justifica-se a flexo de singular em (R.15) tanto pelo fato de o sujeito da orao ser oracional quanto pelo fato de o trecho o primeiro identificador (R.15) estar no singular.

Com relao ao plano de carreiras e de vencimentos dos servidores efetivos do Poder Judicirio do estado do Esprito Santo, julgue os itens que se seguem.
118

107

O servidor que no concordar com o resultado do processo de promoo poder interpor recurso, com justificativa e provas das alegaes, no prazo mximo de trinta dias, a contar da data de publicao do referido resultado. Entre os critrios exigidos para a promoo do servidor pblico inclui-se o do limite de trs faltas injustificadas no decorrer dos 24 ltimos meses que antecedam o processo de promoo.

108

Dada a organizao dos argumentos, subentende-se o termo fato antes de identificador (R.15).

119

109

Infere-se da argumentao do texto que possvel observar mudana de mentalidade (R.16-17) quando se identifica a aceitao da diversidade.

110

Do ponto de vista argumentativo, o uso reiterado do verbo auxiliar dever, como em deve preparar (R.2) e dever ter (R.4), indica grande probabilidade de os objetivos associados a essas formas verbais se tornarem realidade.

Em relao lei que dispe sobre a reestruturao e modernizao da estrutura organizacional e administrativa do TJ/ES, julgue o prximo item.
120

Cabe a desembargador designado pelo Tribunal Pleno a superviso da coordenadoria das varas de infncia e juventude.
8

You might also like