You are on page 1of 12

A FICO CIENTFICA E O ENSINO DE CINCIAS: O IMAGINRIO COMO FORMADOR DO REAL E DO RACIONAL Science teaching and science fiction: imaginary

in the organization of the real and the rational


Marcilene Cristina Gomes-Maluf1 Aguinaldo Robinson de Souza2

Resumo: Este artigo apresenta uma reflexo sobre a insero da fico cientfica no ensino de Cincias, no qual buscamos identificar como a fico cientfica incorpora elementos na estrutura conceitual dos educandos partindo do pressuposto de que teria um papel de desencadeadora e/ou organizadora da aprendizagem. O filme Jurassic Park foi estudado como constitutivo do conhecimento, transmutando o ficcional no real/racional, possibilitando a organizao hierrquica dos conceitos, acrescendo novos elementos na estrutura conceitual dos educandos e atuando, tambm, na mediao do conhecimento - ora organizando, ora desencadeando. Palavras-chave: Ensino de Cincias. Fico cientfica. Imaginrio. Real e racional. Abstract: In this paper, we discuss the development of the science fiction approach in Science education. We are concerned to identify conceptual elements incorporated by students when faced with the science fiction approach in their development of scientific concepts. We use the movie Jurassic Park in this approach and found that the movie can be effective in the mediation of the fictional to the real. Keywords: Science education. Science fiction. Imaginary. Real and rational.

Mestre em Educao para a Cincia. Professora de Qumica da Escola Agrotcnica Federal de Cceres, MT. <marcilenemaluf@eafc.gov.br> 2 Professor Adjunto do Departamento de Qumica da Unesp; Professor do Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia, Unesp, campus de Bauru, SP. <arobinso@fc.unesp.br>
1

Rua Christiano Pagani, 10-49, apto 2C Residencial Vila Gren Bauru, SP 17.047-144
1

271
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

Gomes-Maluf, M. C.; Souza, A. R. Introduo


Descobrimos estranha pegada nas praias do desconhecido. Concebemos, uma aps a outra, profundas teorias para explicar a origem daquele sinal. E conseguimos, por fim, reconstruir a entidade que o imprimiu. E eis que fomos ns prprios. (EDDINGTON, 1959 apud BERNSTEIN, 1975, p. 27)

Dyson (1998, p. 75) afirma que a fico cientfica, em determinado momento, [...] mais esclarecedora do que a Cincia para compreender como a tecnologia vista por pessoas situadas fora da elite tecnolgica. A Cincia proporciona o input tcnico para a tecnologia; a fico cientfica nos exibe o output humano. Esta afirmao talvez tenha configurado o ponto de partida de nossa investigao, e passamos a buscar, ento, o papel da fico cientfica no ensino de Cincias. Para tanto, nossa proposta foi buscar, no imaginrio, o processo de construo do pensamento cientfico, numa relao entre o imaginrio e o real, que se firma enquanto uma interpretao racional. Assim, a viso do real constituda com base nestes dois elementos: o imaginrio representado como atos ficcionais e o racional representado pelos conceitos da Cincia. Para analisarmos o papel da fico cientfica no ensino de Cincias, partimos do pressuposto de que ela pode ou no incorporar novos elementos na estrutura conceitual de educandos, por meio do papel de organizadora e/ou desencadeadora da aprendizagem. Nessa linha, optamos por desenvolver um estudo de caso, trabalhando, como ato ficcional, o imaginrio do filme Jurassic Park e, como elemento racional, os conceitos da Biologia Molecular. Essa escolha se justifica pelo fato de que, a todo instante, recebemos, dos meios de comunicao, as mais diversas informaes sobre os avanos recentes na rea de Biologia Molecular, sem, no entanto, nos apercebermos de como escasso o entendimento da maioria dos conceitos apresentados, pois, pessoas no diretamente relacionadas com a produo desta cincia tornam-se meros espectadores passivos dos acontecimentos. Outro ponto a se destacar a proposta de trabalho apresentada nos Parmetros Curriculares Nacionais em relao ao ensino de Biologia, em que o objeto de estudo tomado como [...] o fenmeno vida em toda a sua diversidade de manifestaes [...] de forma que este conhecimento deva
[...] subsidiar o julgamento de questes polmicas, que dizem respeito ao desenvolvimento [...] e utilizao de tecnologias que implicam imensa interveno humana no ambiente, cuja avaliao deve levar em conta a dinmica dos ecossistemas, dos organismos, enfim, o modo como a natureza se comporta e a vida se processa. (BRASIL, 1999, p. 31-32)

Nossos questionamentos esto relacionados identificao do papel da fico cientfica na composio dos conceitos da Biologia Molecular, como: os atos ficcionais vivenciados no filme Jurassic Park podem ser motivadores ou desencadeadores na aprendizagem de conceitos da Biologia Molecular?
272
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

A fico cientfica e o ensino de Cincias: ...

Para respondermos a essa indagao e destacarmos a importncia da fico cientfica no ensino de Cincias, introduzimos o filme Jurassic Park numa proposta de trabalho de uma disciplina de Biologia Molecular de um curso de graduao em Licenciatura em Cincias Biolgicas da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitrio do Mdio Araguaia3. A turma desse curso, composta por 48 alunos, foi dividida em duas: uma que j havia assistido ao filme (Turma A) e outra que ainda no havia assistido (Turma B). A insero do filme se deu em dois momentos da disciplina: no incio, para a Turma A e, ao final do trabalho da disciplina, para a Turma B. Dessa maneira, ao longo do trabalho da disciplina fomos coletando dados sobre o conhecimento dos pesquisados, ora na forma de mapas conceituais4, ora na forma de formulrios diagnsticos5. Com isso esperamos que a insero do filme Jurassic Park pudesse oportunizar aos pesquisados uma releitura do real/racional, pois se em algum momento eles afirmaram ser possvel a reconstruo da vida a partir de fragmentos de DNA de uma vida extinta h milhes de anos, porque em determinado momento ela no foi uma afirmao efetuada somente pela fico cientfica, [...] mas tambm porque a Cincia, em algum momento da histria, procurou essa possibilidade, criando um imaginrio coletivo (GOMES-MALUF, 2001, p. 16 ). Na nossa viagem por esse imaginrio, via fico cientfica, passamos por uma releitura do real/racional, percorrendo um trajeto que passa pelas discusses das diferentes interfaces entre o imaginrio e o real, inserindo o filme Jurassic Park como elemento que compe o real imaginado, quer com os elementos oferecidos pela Cincia, quer pela fico cientfica. Desta maneira, o filme se transformou parada obrigatria de nossa viagem de interpretao do imaginrio, criado pelo homem para mediatizar suas relaes com o mundo real.

Fico cientfica e as diferentes interfaces entre o imaginrio e o real


Para que possamos entender as diferentes interfaces que existem entre o imaginrio e o real, devemos primeiramente definir estes termos, com base em uma posio epistemolgica que estabelea uma ligao entre o imaginrio e o real, pois o no estabelecimento desta ligao implicaria uma anlise do papel da fico cientfica no ensino de Cincias no nvel emprico.

A opo de trabalhar com esse curso e instituio se deu pelo fato de que eles se encontram em uma regio de difcil acesso aos meios de comunicao e, conseqentemente, havia a maior possibilidade de se encontrarem pessoas que ainda no haviam assistido o filme Jurassic Park. 4 Os mapas conceituais podem ser vistos como diagramas hierrquicos que procuram refletir a organizao conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina (GUERRA, 1983, p. 8). Foram elaborados seis mapas conceituais. 5 Foram aplicados dois formulrios diagnsticos.
3

273
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

Gomes-Maluf, M. C.; Souza, A. R.

Os diversos autores que discutem o real e o imaginrio, transformando o imaginrio em um aparato epistemolgico de interpretao da Cincia, o fazem em negao ao iderio do mito da cientificidade de descrio da natureza, por meio da razo e da experimentao. Para Ferreira e Eizirik (1994, p. 5 ), o mito da cientificidade esquece que [...] a realidade multifacetada, que os dados do conhecimento so construdos, resultam de recortes da realidade. Pode-se assim dizer que o conhecimento resulta das perguntas que so feitas ao real. Como estamos convictos que o real oculto uma construo humana e mais rica que o dado imediato, tomamos de Bachelard (1986) a proposio de negao do dado imediato: a cincia moderna no uma continuidade da cincia clssica e o conhecimento cientfico no se d em continuidade ao conhecimento comum; so processo de retificaes contnuas, pois no existem verdades primeiras, mas erros primeiros, que so retificados. Com isso, Bachelard inaugura, em 1934, uma categoria filosfica indita: a do No [...] constituda pela extenso regular da negao (LECOURT, 1972, p. 21). Essa proposio de negao constitui a prpria noo conceitual de ruptura de Bachelard (1972), pois se trata da ruptura entre conhecimento sensvel e conhecimento cientfico, o que no seria exagero definir que a cincia instrumental uma transcendncia da cincia de observao natural. Nesse sentido, a aplicao da teoria bachelardiana oferece condies para captar os conceitos cientficos em sntese psicolgica efetiva, isto , em snteses progressivas, estabelecendo, a propsito de cada noo, uma escala de conceitos, mostrando como um conceito produziu outro, ligou-se a outro. Com esse processo, tomando por base o irreal, buscamos uma nova interpretao do real, construdo com base nos modelos da Cincia. Neste sentido, uma das interfaces entre o imaginrio e o real, que o primeiro assume uma posio de interpretao do mundo da Cincia para o mundo ficcional. A fico cientfica transforma-se no output humano como uma organizao que transforma o imaginrio em dinamismo prprio que possibilita a organizao cognitiva do mundo (BACHELARD, 1972, p. 32). O termo imaginrio possui diversos significados, criados pela prpria imaginao, que pode ser aquilo que no existe, como os nossos sonhos, imagens mirabolantes, algo distante da nossa realidade, como os nossos devaneios. Para Barbier (1994), o termo imaginrio possui trs fases: da sucesso a atualizao do pensamento racional e a potencializao da funo de imaginao do ser humano; da subverso o imaginrio torna-se o nico real, e a imaginao, o caminho da realizao; e da autorizao um reequilbrio do imaginrio e do real/racional. Tanto o real quanto o irreal so importantes na nossa interpretao da realidade, mas o [...] imaginrio [tem] a capacidade elementar e irredutvel de evocar uma imagem, a faculdade originria de afirmar ou de se dar, sob a forma de representao, uma coisa e uma relao que no existe (BARBIER, 1994, p. 20). Somente sob a forma da representao que podemos unificar Barbier e Bachelard em torno do imaginrio, pois se, para o primeiro, a representao do imaginrio de algo que no existe, para o segundo, a representao supera a prpria realidade, criando um objeto cientfico que no se encontra dado no mundo natural. Para ns, o nosso imaginrio que inicia o processo de construo do pensamento cientfico, porque
[...] refletimos, no um espao real, mas um verdadeiro espao de configurao. o processo de autorizao entre o imaginrio e o
274
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

A fico cientfica e o ensino de Cincias: ...

real/racional. Um diz do outro sem ser o outro e ao mesmo tempo se completa na composio do outro; uma inveno do imaginrio e, ao mesmo tempo, do real. (GOMES-MALUF, 2001, p. 19)

sob esta viso da Cincia e o imaginrio que trabalhamos a fico cientfica no ensino de Cincias e, atravs de Bachelard que se sabe que a Cincia orientada para descobrir limiares e patamares novos, relacionados entre si, continuamente recomeando, atravs da vigilncia e da retificao; aprendese que a Cincia no um empilhamento, reconstruo e organizao sempre de diferentes modos de pensar e de compreender o mundo, numa problematizao constante do real. (FERREIRA e EIZIRIK, 1994, p. 13) Com esta proposio de devir, inserimos o filme Jurassic Park como o ato ficcional que se torna presente na ruptura e na retificao das estruturas conceituais, ora desencadeando, ora organizando a aprendizagem, numa perspectiva cognitiva em que o sujeito rev as suas concepes com base na Cincia trabalhada.

A composio da fico cientfica


Em diferentes discursos a fico apresenta-se como o mtico, o onrico, o artstico ou o literrio. Podemos afirmar que so discursos de representao e apresentao implcitas e/ ou explcitas do mundo visvel, sendo comum a estas representaes o sentido da palavra. O sentido dicionarizado de fico (FERREIRA, 1986, p. 774), o ato ou efeito de fingir, simulao, fingimento. Coisa imaginria, fantasia, inveno, criao. A fico o ato da criao, no qual percebemos, com base em nossos referenciais, o mundo que nos cerca. No h, nesta produo, mesmo revelando aspectos importantes da realidade, a preocupao em se produzir um discurso da verdade, pois o objetivo esttico de qualquer fico a criao de um mundo verbal, ou parte significativa deste atravs de toda ordem de seu Ser (GASS, 1971, p. 20). Mesmo no se preocupando em produzir verdades, os escritores de fico acabam por produzirem um mundo ainda no pensado pelas cincias, mas sem se preocupar em explicar o mundo. Para Gass (1971), a tentativa de se fundamentar em idias filosficas a elaborao de obras ficcionais foi um erro bem compreendido pelos escritores, abandonando a idia de explicar o mundo, passando a criar mundos com um nico instrumento: a linguagem. Assim, a linguagem o aparato tecnolgico da fico e a narrao a sua tcnica. A forma de subverso tomada pelo imaginrio torna-se o nico real, criando mundos imaginrios; o ficcional criando o real, mas , ao mesmo tempo, a garantia da potencializao da imaginao humana: a fico cria o real e se disfara do real, mas oportuniza a criao de um discurso que seja validado pelo real/racional. O discurso criado na fico to digno de crdito como outro qualquer porque, como qualquer outro, nos apresenta uma leitura do real e inventa um mundo ainda no imaginado por ns; coloca-nos de frente com
275
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

Gomes-Maluf, M. C.; Souza, A. R.

o real, com base em uma narrativa livre de diferentes manifestos, sejam epistemolgicos, filosficos, sociolgicos e/ou cientficos. Para no sermos confundidos pelos contistas, que fazem uma falsa aparncia de um discurso que se prope verdadeiro, devemos estar atentos textura da fico para no confundi-la com a prpria natureza, pois:
Se examinarmos cuidadosamente a textura de uma fico, descobriremos imediatamente que algumas palavras parecem gravitar em torno de seu tema como moscas em torno do acar, enquanto outras aparecem surgir dali. Em muitas obras esse movimento lgico facilmente discernvel e muito intenso. Quando um personagem fala, as palavras parecem emanar dele e serem atos reais. A descrio primeiro forma uma natureza, depois deixa que a natureza realize. Precisamos, contudo, ter cuidado de no julgar pelas aparncias. (GASS, 1971, p. 57)

O contista Michael Crinchton (CRINCHTON, 1995), em seu romance Jurassic Park, usa da narrao para nos fazer adentrar em imagens da natureza e do real, extrapolando-as, saindo do impossvel para o possvel, criando a vida a partir de fragmentos da molcula de DNA; ele constri o real e, ao mesmo tempo, a natureza, e, ao se unir com outro contista, Steven Spielberg, transporta-nos do mundo da narrao para o mundo do cinema, usando a mais alta tecnologia, disponvel na poca, para nos convencer de que possvel a reconstruo da vida. Esta transferncia muda a forma de discurso, abandona-se a narrativa escrita e transforma-se o romance em ao, transportando-nos, ao mesmo tempo, para o imaginrio e para o real/racional, numa credibilidade fantasiosa da cincia.
Um consagrado contista, entretanto uma pessoa propensa mentira servir melhor a sua histria e assegurar sua popularidade, no imitando a Natureza, uma vez que a Natureza no a fonte de verossimilhana, mas seguindo de to perto quanto possvel as formas mais simples, mais diretas e mais naturais de nossa vida real, pois narramos coisas reais, coisas que intrigam e que nos preocupam, e essa semelhante linguagem num livro permite-nos acreditar em personagens e fatos que no podemos ver, jamais tocar, numa certeza de segurana que libere nossas paixes. (GASS, 1971, p. 40)

A proposio dos dois contistas a de transformar a viso que possuamos dos dinossauros, unindo a narrao e a tcnica, introduzindo, no filme, a Cincia e a Tecnologia para gerar a vida, e a de nos colocar no mundo imaginrio, e [...] possvel que o filme O Parque dos Dinossauros seja uma fantasia, mas a popularidade universal dos dinossauros bem real (DYSON, 1998, p. 90). Para ns, este seja talvez o papel da fico cientfica: utilizarse da matria-prima da Cincia, manipulando os instrumentos da fico. O resultado disso que seu compromisso no com a verdade, e sim com a imaginao e a fantasia. Ao ser a fico cientfica uma narrativa que estabelece uma relao intrnseca entre o
276
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

A fico cientfica e o ensino de Cincias: ...

conhecido e o desconhecido, no se preocupando com a previso do futuro, o que se espera somente um mundo imaginado; mas, no entanto, existem alguns casos de profecias que acabam se concretizando como, por exemplo, as obras de Hugo Gernsback, editor de Amazing Stories, que, em seu livro Ralph 124C 41+, prev o radar, o vo espacial, a luz fluorescente entre outras. No h, na fico cientfica, a profecia em si, mas esta se impregna de elementos da realidade e da produo da Cincia para se fazer ficcional e real perante a opinio pblica. Alm das profecias, as obras ficcionais podem ser consideradas como antevises, como, por exemplo: o trabalho de Stanley Kubric com 2001 (1968); de Steven Spielberg com Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977); de George Lucas com Guerra nas Estrelas (1977), e de Arthur Clarke com 2001: uma odissia no espao. Estas obras mostram que a fico cientfica no est limitada somente a projees no futuro, pois seu assunto o curso evolucionrio da humanidade de sub-humano a humano, e da a alguma coisa mais humana (ALLEN, 1974, p. 223). Na fico cientfica tambm so retratados os problemas caticos ligados natureza, aparecendo catstrofes relacionadas possibilidade do fim do mundo. De qualquer maneira, a Cincia imaginria desempenha um papel muito importante na fico cientfica, sendo que o nmero de romances e contos baseados em alguma Cincia imaginria, provavelmente excede consideravelmente o de baseados em pura extrapolao de Cincia corrente (ALLEN, 1974, p. 235). O uso da fico cientfica no ensino no algo recente, tanto que, no ano de 1973, Williamson apud Britton (1998) identificou que a forma de filme mais usada pelos professores do Ensino Superior no ensino de cincias, totalizando mais de quinhentos tipos de fico cientfica. A categoria de fico cientfica utilizada com este propsito a chamada dura, que explora as produes das Cincias denominadas exatas ou fsicas, e a tecnologia associada a elas, abordando a existncia de um universo ordenado, cujas leis so constantes e passveis de serem descobertas. Este tipo de fico, de acordo com Allen (1974), trabalha com estrias do tipo extrapolativas,
So aquelas que tomam o conhecimento corrente de uma das Cincias e projetam logicamente quais podem ser os prximos passos nessa Cincia; tambm esto includas aquelas estrias que tomam o conhecimento ou teoria aceita correntemente e, ou aplicam-na em um novo contexto para mostrar suas implicaes ou constroem um mundo em torno de um conjunto particular de fatos. (ALLEN, 1974, p. 22)

e estrias do tipo especulativas,


So aquelas geralmente projetadas no futuro, mais adiante que as estrias extrapolativas e, conseqentemente, tm alguma dificuldade de projetar o desenvolvimento lgico de uma Cincia; entretanto as cincias envolvidas em tais estrias so semelhantes s cincias que conhecemos agora e so nela baseadas. (ALLEN, 1974, p. 22)

277
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

Gomes-Maluf, M. C.; Souza, A. R.

Neste contexto, configura-se o filme Jurassic Park (1993) de Steven Spielberg, baseado no romance de Michael Crichton; um filme que considera em sua composio as produes da Biologia Molecular, permitindo uma discusso sobre o seu Dogma Central e a Tecnologia do DNA Recombinante, em seus aspectos ticos, morais, sociais, bem como o avano dos conceitos cientficos que permeiam a estria ficcional. uma fico dura, do tipo extrapolativa, pois nos transpe para um imaginrio baseado em fatos reais, mudando o significado da representao que temos sobre a vida. Na fala do personagem Dr. Ian Malcolm, no filme Jurassic Park, ao discutir a interferncia do homem na vida podemos notar esta transposio: - Deus criou dinossauros; - Deus destri dinossauros; - Deus cria o homem; - O homem destri Deus; - O homem cria dinossauros.

O filme Jurassic Park e as diferentes interfaces entre o imaginrio e o real


A narrao a seguir parte de uma transcrio de alguns momentos do filme Jurassic Park. A inteno tentar transportar o leitor para estes momentos, sugerindo uma perspectiva para nos firmarmos como contadores de estrias.
Ao chegar ilha Nublar, na Repblica Dominicana, para avaliar a possibilidade da abertura de um parque temtico a visitantes, um dos consultores, a paleobotnica Dra Ellie Sattler, tem em suas mos uma folha de uma planta de origem pr-histrica, sem acreditar no que manuseava. Naquele momento, aproxima-se o paleontlogo Dr. Alan Grant, que fica boquiaberto, pois alm do fascnio gerado pela natureza, percebe a presena de um Branquiossauro, o mesmo ocorrendo com o matemtico Dr. Ian Malcolm. Para o advogado Donald Gennaro, a possibilidade apontada pelo parque a de ganhar milhes de dlares com o sonho visionrio de John Hammond. A Dra Ellie Sattler comea a explicar sobre a origem da espcie da planta que est em suas mos, quando interrompida por Alan e fica estarrecida com a nova imagem que surge a sua frente. Neste momento Alan afirma: - um dinossauro; O que completado por Hammond: - Bem-vindos ao Jurassic Park. Depois de uma viso geral dos Branquiossauros, os visitantes do parque seguem para o centro de visitantes, e ao chegar, Hammond afirma: - Esto no Park mais avanado do mundo, com as tecnologias mais modernas, com a presena de atraes biolgicas vivas... Neste momento, h uma breve pausa na fala de Hammond, que continua:
278
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

A fico cientfica e o ensino de Cincias: ...

- ... to surpreendentes; que iro capturar a imaginao do planeta inteiro. No centro de visitantes, Hammond leva os consultores at um cinema e todos assistem projeo de um desenho animado, explicando o processo utilizado pelos cientistas do parque para a recriao dos Dinossauros, e como conseguir gerar espcies extintas a partir de fragmentos de DNA: o milagre da clonagem. A projeo demonstra um realismo na prpria apresentao. Naquele momento, Ellie e Alan questionam: - Como conseguiram DNA inteiro de uma espcie extinta h 100 milhes de anos? Ao longo da projeo, este questionamento respondido pelo prprio apresentador do desenho animado, uma cadeia estilizada de DNA, at que, em um determinado momento, a figura afirma: - E agora podemos fazer um filhote de dinossauro. Os assentos do auditrio so giratrios, e a mudana de posio possibilita aos consultores visualizar o trabalho dos geneticistas. Tamanha a surpresa que os visitantes abandonam as poltronas e vo at o laboratrio para tentar compreender todo o processo de recriao da vida dos seres extintos. Durante os questionamentos do grupo de consultores, um dos cientistas afirma que no existe nascimento no autorizado de dinossauros no parque, pois todas as vidas recriadas so de fmeas. Depois de explicado o processo que recriava s nascimento de fmeas, Ian Malcolm afirma: - A vida no pode ser contida, ela se liberta, ela se expande a novos territrios e atravessa barreiras dolorosamente, talvez perigosamente... Depois de questionar as afirmaes do geneticista, ele completa: - A vida encontra um meio.

A pergunta principal que podemos encontrar nesta narrativa se existe a possibilidade de reconstruo da vida de seres extintos a partir de fragmentos de DNA, ou seja, a Cincia apresenta condies para que os dois contistas afirmem sobre a possibilidade de recriar a vida? Dinossauros extintos podero voltar a viver? A resposta a esta pergunta, considerada luz dos contistas : tudo possvel. A partir de fragmentos de molculas de DNA, e do uso da tecnologia disponibilizada pela tcnica, como apresentada no romance e no filme, oferece-nos todas as condies para a duplicao, a transcrio e a traduo das informaes contidas nos genes, via Tecnologia do DNA Recombinante. Assim, estabelece-se o imaginrio da possibilidade de reconstruir a vida a partir da produo da Cincia; o imaginrio , ao mesmo tempo, a Cincia e o real, pois [...] para que o real exista, necessrio fazer um desvio pelo imaginrio (BARBIER, 1994, p. 17). Se considerarmos a produo atual da cincia, a resposta a essa pergunta que atualmente isso impossvel, pois a molcula de DNA muito frgil e, com o passar do tempo, teramos de obter o material gentico completo, pois, com as tcnicas desenvolvidas at o momento, seria improvvel encontrar e manipular essa amostra, quer seja oriunda do perodo trissico, jurssico ou cretceo. O prximo passo seria verificar se a utilizao da Reao em Cadeia da Polimerase (PCR) (FARAH, 1997) pode ou no contribuir para a reconstruo da vida de seres extintos,
279
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

Gomes-Maluf, M. C.; Souza, A. R.

pois um tipo de reao to til para os pesquisadores pelo fato de propiciar a multiplicao de qualquer DNA original em bilhes de vezes (DESALLE e LINDLEY, 1998, p. 34). Para a correta utilizao desta tcnica, necessitamos de algumas molculas especiais denominadas primes: seqncias conhecidas de trechos de DNA dos seres extintos. Continuando nesta linha de raciocnio, iremos encontrar outros elementos que confirmaro a nossa afirmao de que atualmente no possvel a reconstruo de seres vivos extintos, a partir de fragmentos de molculas de DNA. Existe, ento, uma separao real entre o que se afirma no romance e no filme em relao produo da Cincia? Se considerarmos que este momento o da autorizao, o real e o imaginrio possuem uma nica interface, que construir o racional, e neste momento atingir seu apogeu no dia em que o imaginvel prevalecer sobre o quimrico, no cerne de um pensamento humano, tomando conscincia de sua hipercomplexidade e de sua relao com o ecossistema a que ela pertence (BARBIER, 1994, p. 21). As duas vises do real, uma sob a gide da fico cientfica e a outra sob a gide da Cincia, colocam-nos frente a frente com o imaginrio, que se faz presente enquanto criao humana. sob este prisma que devemos pensar a fico cientfica no ensino de Cincias, pois se for possvel reconstruir a vida de seres extintos, a partir de fragmentos de molculas de DNA, no somente porque se afirmou isso na fico cientfica, mas tambm porque a Cincia, em algum momento da histria, procurou por esta possibilidade.

Concluses
A opo em se trabalhar a fico cientfica apresentada no filme Jurassic Park est diretamente relacionada ao grande nmero de informaes genricas, veiculadas nos meios de comunicao, relacionadas aos temas de melhoramento gentico, clonagem de DNA recombinante, plantas transgnicas, Projeto Genoma etc. Permeando estas informaes, talvez em um mesmo patamar, est presente a fico cientfica, que acaba gerando conflitos em relao aos conceitos que deveramos conhecer, transformando-os, talvez, na prpria Cincia. A produo literria envolvendo o gnero fico cientfica transformou-se em uma fonte de informao em tempo real e imaginrio. No tempo real apresentado ao pblico o que na Cincia se discute atualmente e quais os direcionamentos apresentados pelas novas pesquisas; e em tempo imaginrio, a fico cientfica transforma o caminhar das pesquisas cientficas em futuro possvel, oferecendo a possibilidade de se fazer Cincia, antecedendo os resultados a serem alcanados. Ao trabalhar entre estes dois mundos, a fico cientfica favorece o acesso a diferentes produes da Cincia, oportunizando, com base em uma obra artstica, o contato com as transformaes que o homem da Cincia vem imprimindo ao mundo. O filme Jurassic Park, enquanto um ato ficcional, nos remete aos conceitos vinculados ao estudo da Biologia Molecular, oportunizando a discusso sobre a possibilidade de recriao da vida, polemizando questes ticas, cientificas e sociais, inserindo-se dentro dos atuais debates sobre a manipulao da vida, o que oportuniza a reflexo em torno desse debate, pois
desejvel e inevitvel um certo controle democrtico da Cincia., [pois os cientistas podem e devem educar o pblico, que] cientifica280
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

A fico cientfica e o ensino de Cincias: ...

mente informado pode debater as mltiplas ramificaes da Cincia e da Tecnologia na vida cotidiana, sem ceder a um otimismo superficial ou hostilidade frentica, participando do processo decisrio e minimizando as possibilidades de mau uso. (KNELLER, 1980, p. 20)

Somente essa oportunidade de reflexo crtica do papel das cincias perante a vida j seria o suficiente para o uso da fico cientfica no ensino de Cincias, mas no o suficiente para responder o nosso questionamento inicial: pode a fico cientfica ser desencadeadora e/ ou organizadora da aprendizagem? A resposta a essa pergunta encontra-se no resultado dos mapas conceituais e dos formulrios diagnsticos dos pesquisados, pois ao inserir o filme em momentos diferentes, constatamos que a insero no incio do trabalho da disciplina passou a orientar as respostas que eles ofereciam nos formulrios e na organizao dos mapas conceituais; enquanto a insero no final do trabalho da disciplina gerou, junto aos pesquisados, uma descrena em relao ao conhecimento adquirido, ocorrendo uma total mudana na organizao de seus mapas conceituais e nas respostas de seus formulrios. Assim, podemos afirmar que a insero de filme de fico cientfica deve ser efetuada no incio das atividades, pois ele serve como um aparato desencadeador da aprendizagem e organizador dos conceitos que sero explorados; enquanto sua insero aps a explorao dos conceitos da disciplina acaba por gerar uma insegurana em relao validade terica de seus conceitos. como se sua insero ao trmino das atividades gerasse dvidas nos pesquisados sobre a validade de seus conceitos, criando-se um obstculo frente ao conhecimento. Ao inserirmos a fico cientfica no incio de qualquer atividade pedaggica, ela se transforma em um instrumento metodolgico para o ensino de Cincias, pois passa a ser o elemento que informa o conhecimento a ser explorado e, ao mesmo tempo, o aparato que oferece as imagens de experincias a serem realizadas na aprendizagem dos conceitos da Biologia Molecular. A nossa proposio inicial de que a fico cientfica pode ser mais esclarecedora que a Cincia, pode ser considerada como o ponto de partida para uma proposta metodolgica no ensino de Cincias, devendo-se inserir o filme na explorao inicial dos conceitos a serem desenvolvidos em sala de aula.

Referncias ALLEN, L. D. No mundo da fico cientfica. Trad. Antonio Alexandre Faccioli e Gregrio Pelegi Toloy. So Paulo: Sumus, 1974. BACHELARD, G. O novo esprito cientfico. Trad. Antnio Jos Pinto Ribeiro. Lisboa: Edies 70, 1986.
281
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

Gomes-Maluf, M. C.; Souza, A. R.

______. Filosofia do novo esprito cientfico: a filosofia do no. Lisboa: Presena, 1972. _______. A Epistemologia. Trad. Ftima Loureno Godinho e Mrio Carmino Oliveira. Lisboa: Edies 70, 1990. BARBIER, R. Sobre o imaginrio. Em Aberto, Braslia, v. 14, n. 61, p. 15-23, 1994. BERNSTEIN, J. As idias de Einstein. Trad. Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. So Paulo: Cultrix, 1975. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio - Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias. Braslia: SEF, 1999. BRITON, L.A. An exploratory study of the impact of hypermedia-based approach an science-in-fiction approach for instruction on the polymerase chain reaction. 1998. 361f. Dissertation - Faculty of Lousiana, Lousiana, 1998. CRINCHTON, M. O parque dos dinossauros. So Paulo: Editora Best Seller, 1995. DESALLE, R.; LINDLEY, D. Jurassic Park e o mundo perdido. Trad. Srgio Coutinho Biasi. Rio de Janeiro: Campos, 1998. DYSON, F. J. Mundos imaginados: conferncias Jerusalm-Harvard. Trad. Cludio Weber Abramo. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. FARAH, S. B. DNA: segredos e mistrios. So Paulo: Sarvier, 1997. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FERREIRA, N. T.; EIZIRIK, M. F. Educao e imaginrio social. Em Aberto, Braslia, v. 14, n. 61, p. 5-14, 1994. GASS, W.H. A fico e as imagens da vida. Trad. Edmilson Alkmin Cunha. So Paulo: Cultrix, 1971. GOMES-MALUF, M. C. O filme Jurassic Park e a tecnologia do DNA recombinante: o uso da fico cientfica no ensino de Cincias. 2001. Dissertao (Mestrado em Educao para a Cincia) Faculdade de Cincias, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2001. GUERRA, W. A. Mapas conceituais como instrumentos para investigar a estrutura cognitiva em fsica. 1983. 105f. Dissertao (Mestrado em Fsica) Instituto de Fsica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983. KNELLER, G. F. A cincia como atividade humana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1980. LECOURT, D. Para uma crtica da epistemologia. 2. ed. Trad. Manuela Menezes. Lisboa: Assrio e Alvim, 1980.

Artigo recebido em maio de 2006 e aprovado em maio de 2007.

282
Cincia & Educao, v. 14, n. 2, p. 271-282, 2008

You might also like