You are on page 1of 37

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Capital Adicional Baseado no Risco de Subscrio de Seguro de Vida Individual e Previdncia

Rio de Janeiro, maro de 2011

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Modelo Padro de Clculo do Capital Adicional Baseado no Risco de Subscrio de Seguro de Vida Individual e Previdncia
Eduardo Fraga L. de Melo* Eduardo Henrique Altieri + Csar da Rocha Neves** Petrusca Arrieiro Cardoso ++

*D.Sc., SUSEP/CGSOA e UERJ - e-mail: eduardo.melo@susep.gov.br **M..Sc., SUSEP/CGSOA e UERJ - e-mail: cesar.neves@susep.gov.br +SUSEP/CGSOA - e-mail: eduardo.altieri@susep.gov.br ++M..Sc., SUSEP/CGSOA - e-mail: petrusca.cardoso@susep.gov.br

Resumo O artigo apresenta a modelagem da frmula padro de clculo do capital adicional baseado nos riscos de subscrio de seguro de vida e previdncia para o mercado brasileiro. O modelo considera premissas atuais, realistas e no tendenciosas para cada varivel envolvida, com base em simulao estocstica, estimando taxas de mortalidade com ganho de longevidade e fazendo uso de modelo de interpolao e extrapolao da estrutura a termo da taxa de juros, bem como detalhando a forma que essa estrutura projetada para perodos futuros. A regulao proposta, que est em linha com as abordagens da IAIS e da Unio Europia (Solvency II), trar um ganho significativo para a solvncia das seguradoras e EAPCs, alm de contribuir para consolidar a implementao do modelo de superviso baseada em risco no mercado brasileiro.

Palavras-chave: requerimento de capital regulatrio, risco de subscrio de vida e previdncia, estrutura a termo das taxas de juros, estrutura a termos das taxas de mortalidade.

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

I. Introduo Atualmente, no mercado de seguro de vida individual e de previdncia complementar aberta, no h requerimento de capital regulatrio para cobrir os riscos de subscrio, no existindo, inclusive, margem de solvncia aplicada para estas operaes. Esse fato deixa a regulao brasileira de solvncia, para os citados nichos, fora de compasso com os demais mercados internacionais relevantes de seguro e previdncia. Dessa forma, a regulao do capital adicional baseado em risco para operaes de previdncia aberta e vida individual se faz extremamente necessria a fim de resguardar os interesses dos segurados1 e acionistas e a solvncia do mercado supervisionado. A necessidade ainda agravada pelo ganho de longevidade da populao brasileira, como pode ser verificado em vrios estudos do IBGE, e pelas quedas estruturais no nvel de taxas de juros, que apontam um cenrio de crescimento do risco de subscrio nas operaes de seguros de vida individual (VI) e previdncia complementar (PREV). Para os demais ramos de seguro, o capital adicional de subscrio foi introduzido pela Resoluo CNSP 158/06, que entrou em vigor em janeiro de 2008. Essa resoluo no se aplica s operaes dos seguros habitacional dentro do sistema financeiro de habitao, DPVAT, DPEM, VGBL, VAGP, VRGP, VRSA, plano de renda imediata (PRI) e vida individual2. Os riscos inerentes s operaes de seguro no abordadas pela Resoluo CNSP 158/06, com exceo dos seguros habitacional dentro do sistema financeiro de habitao, DPVAT e DPEM, sero objeto do modelo apresentado neste artigo, definido como modelo de clculo do capital adicional de subscrio de vida individual e previdncia. A existncia de modelos diferenciados para clculo do capital de subscrio de VI e PREV e de danos, que inclui vida em grupo (VG), justificada pelas caractersticas tcnicas distintas de cada grupamento. Essas diferenas podem ser percebidas, por exemplo, na forma de comercializao dos produtos de VI e VG. Neste ponto, relevante ressaltar que a superviso de capital baseado em risco j abrange todas as sociedades supervisionadas3 pela Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP), dado que o conceito de capital mnimo requerido, com a vigncia da Resoluo CNSP 227/10, passou a considerar inclusive as EAPCs sem fins lucrativos.
1

Optou-se em usar os termos do mercado de seguros. A extenso deve ser feita para os termos tpicos de previdncia.
2

De acordo com a Circular SUSEP 411/2010, entende-se como operao de vida individual aquelas registradas nos seguintes ramos: Pessoas Individual - Auxlio Funeral (1329); Pessoas Coletivo - Dotal Misto (0983); Pessoas Individual - Dotal Misto (1383); Pessoas Coletivo - Dotal Puro (0986); Pessoas Individual - Dotal Puro (1386); Pessoas Individual Vida (1391); e Pessoas - Vida Individual (Run-off) (0991).
3

Sociedades seguradoras, entidades abertas de previdncia complementar (EAPC), sociedades de capitalizao e resseguradores locais. 3

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Alm disso, a Resoluo CNSP 228/10 requer, a partir de janeiro de 2011, que as supervisionadas mantenham capital baseado nos risco de crdito em adio ao capital baseado no risco de subscrio. fato que os riscos de mortalidade, longevidade, invalidez e de taxa de juros independem da natureza jurdica da sociedade que comercializa as aplices de seguro e os contratos de previdncia. Portanto, a abordagem quantitativa aqui apresentada abrange todas as supervisionadas que tm operaes de seguro de vida individual e previdncia, conforme recomendaes da International Association of Insurance Supervisors (IAIS, 2010a). O objetivo deste documento apresentar o modelo padro para clculo do capital e as diretrizes da regulao. Este tipo de procedimento visa preparar o mercado supervisionado para as novas regras, assim como possibilitar que haja sugestes para melhorias no modelo. Observamos que o modelo descrito neste artigo est em linha com as prticas internacionais de superviso de seguro e com as orientaes da IAIS, bem como com os princpios que norteiam o Solvncia II da Unio Europia. Na seo II, apresentamos modelos internacionais de mensurao do risco de subscrio de vida e previdncia, com foco principal no Solvncia II, apenas para fins de motivao do trabalho. Na seo III, descrevemos o modelo da SUSEP para clculo do capital de subscrio de VI e PREV. Na seo IV, abordamos como modelos internos sero considerados dentro do arcabouo regulatrio. Na seo V, trataremos da forma de agregao dos riscos de subscrio de danos e com o de VI e PREV. Por fim, na seo VI, so feitas as concluses. II. Modelos Internacionais de Mensurao do Risco de Subscrio de Vida e Previdncia Antes da apresentao do modelo para clculo do capital adicional baseado nos risco de subscrio de VI e PREV sero descritos, nesta seo, modelos internacionais de requerimento de capital. O foco principal ser a regulao europia, da qual descrevemos dois submdulos de clculo de capital de subscrio de vida encontrados no QIS5(2010) - mortalidade e longevidade. II.1 Solvncia I A frmula bsica para a margem de solvncia requerida para companhias de seguros de vida foi definida na primeira diretiva (CEE, 1979), principalmente como: Primeiro resultado: 4% das reservas matemticas + Segundo resultado: 0,3% da soma de capital em risco De acordo com Kastelijn e Remmerswaal (1986, p. 30), esta frmula base poderia ser usada para:
4

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

- resseguro: a permisso mxima pode ser 15% das reservas matemticas e 50% da soma de capital em risco ; seguro temporrio de curto prazo: possvel reduo de 0,3% da margem; e seguro suplementar e benefcio de morte acidental: aplicam-se s s coberturas das margens de seguros no-vida.

II.2 Solvncia II Trata-se de uma poltica de regulao de seguros adotada, mas ainda a viger, pela Unio Europia. Em 2009, foi aprovada a Resoluo Legislativa do Parlamento Europeu (Solvncia II, 2009), que define as diretrizes para o mercado de seguros e resseguros na Europa. Nesse documento, entre outros assuntos relevantes, so definidos os critrios para obteno do capital requerido baseado em riscos. No Solvncia II, risco de subscrio definido como risco de perda ou mudana adversa no valor das provises, devido inadequadao da precificao e das hipteses utilizadas no provisionamento. H uma diviso em 3 mdulos: vida (life), danos (non-life) e sade (health). O mdulo de vida, que inclui as operaes de previdncia, deve refletir os riscos decorrentes das obrigaes de seguro de vida, em relao s coberturas e aos processos utilizados na realizao de negcios. No Anexo IV do documento europeu, citado acima, apresentada a frmula de clculo do basic solvency capital requirement (basic SCR - capital bsico requerido de solvncia):
Basic SCR
i, j i, j

SCRi

SCRi

(1)

Sendo, no mnimo, os seguintes mdulos de risco: - SRC non-life = capital requerido (SCR) para risco de subscrio no-vida; - SRC life = SCR para risco de subscrio vida; - SRC healthy = SCR para risco de subscrio sade; - SRC mercado = SCR para risco de mercado; - SRC default= SCR para risco de default da contraparte; - i, j = matriz de correlao entre i e j. Cada mdulo de risco calibrado usando o Value-at-Risk (VaR) com 99,5% de nvel de confiana, considerando um horizonte de um ano. O capital requerido do mdulo de risco de subscrio de vida deve ser calculado, de acordo com o item 3 do Anexo IV da resoluo legislativa citada, combinando no mnimo os seguintes submdulos:

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

- risco de mortalidade: risco de perda ou de mudana adversa nos valores das provises resultante de alteraes no nvel, tendncia ou volatilidade das taxas de mortalidade, em que um crescimento na taxa de mortalidade leva a um crescimento no valor das provises; - risco de longevidade: risco de perda ou de mudana adversa nos valores das provises resultante de alteraes no nvel, tendncia ou volatilidade das taxas de mortalidade, em que um decrescimento na taxa de mortalidade leva a um crescimento no valor das provises; - risco de invalidez - morbidade: risco de perda ou de mudana adversa nos valores das provises resultante de alteraes no nvel, tendncia ou volatilidade de invalidez, doenas e morbidade; - risco de despesas: risco de perda ou de mudana adversa nos valores das provises resultante de alteraes no nvel, tendncia ou volatilidade das despesas incorridas na prestao de servios de contratos de seguros ou de resseguros; - risco de reviso: risco de perda ou de mudana adversa nos valores das provises, resultante de flutuaes no nvel, tendncia ou volatilidade das taxas de reviso aplicadas para anuidades, devido a mudanas no ambiente legal ou do estado de sade do segurado; - risco de resgate: risco de perda ou de mudana adversa nos valores das provises resultante de alteraes no nvel, tendncia ou volatilidade das taxas de resgate, renovaes e cancelamentos; e - risco de catstrofe: risco de perda ou de mudana adversa nos valores das provises resultante de incertezas significativas na precificao e hipteses utilizadas no provisionamento relacionados a eventos extremos ou no regulares. A frmula utilizada para clculo do capital requerido do mdulo de risco de subscrio de vida :
SCRlife
i, j i, j

SCRi

SCRi ,

(2)

onde SCRi denota o capital requerido referente ao submdulo i e SCRj denota o do submdulo j, e i, j a correlao linear entre i e j. O modelo de clculo de cada submdulo e a matriz de correlao so encontrados no QIS5 (2010). Nesse documento o Comitte of European Insurance and Occupational Pensions Supervisors (CEIOPS), atualmente com nova denominao4, prope especificaes tcnicas para clculo do requerimento de capital. Para ilustrar o

EIOPA European Insurance and Occupational Pensions Authority 6

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

modelo de clculo, a seguir, sero descritos os submdulos de longevidade e mortalidade: a) Risco de longevidade Esse risco associado aos produtos que garantam pagamentos de anuidades at a morte dos segurados, em que a reduo da taxa de mortalidade leva a um crescimento do passivo da companhia, e aos seguros dotais, que pagam benefcio nico em caso de sobrevivncia dos segurados. O valor do capital requerido deve ser calculado com base na variao do valor lquido dos ativos (ativos menos passivos) em funo de uma reduo permanente das taxas de mortalidade.
Lifelog ( NAV | longevityshock )

(3)

Onde: - NAV = variao do valor lquido dos ativos menos passivos; e - longevityshock = reduo (permanente) de 20% nas taxas de mortalidade para cada idade e aplice, onde os pagamentos de benefcios (rendas ou pagamentos nicos) dependem do risco de longevidade. Em funo do princpio da proporcionalidade do Solvncia II, o QIS5(2010) apresenta uma frmula simplificada para clculo do capital. Esse modelo no necessariamente reflete um valor de capital a menor. Trata-se apenas de uma frmula simples de clculo, que possa ser efetuada por qualquer seguradora. A simplificao pode ser usada nas seguintes condies: - a simplificao proporcional a natureza, escala e complexidade dos riscos da companhia; e - a carga de trabalho gerada pela utilizao da frmula padro muito pesada para a companhia. O capital requerido usando a simplificao deve ser calculado aplicando uma taxa de choque de longevidade de 20% no produto dos seguintes fatores: (1) melhor estimativa dos contratos sujeitos ao risco de longevidade - proviso; (2) taxa de mortalidade mdia esperada pela seguradora no prximo ano (ponderada pela soma segurada); (3) duration modificada dos fluxos de caixa da proviso (n); e (4) crescimento projetado da mortalidade (1.1((n-1) / 2)), com base no pressuposto de que a taxa de mortalidade mdia da carteira, devido idade, cresce ao longo do perodo correspondente a duration a 10% ao ano. Podemos facilmente explicar a regra da simplificao. Dado que (2) x (4) a mdia geomtrica das taxas, considerando crescimento anual de 10%, e, aplicando o

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

choque de longevidade de 20% nesse resultado, tem-se a variao da taxa de mortalidade. Ento, o capital requerido, calculado pela frmula simplificada :
Lifelog Proviso n taxademortalidade

(4)

b) Risco de mortalidade: Esse risco associado aos produtos que garantam pagamentos de benefcios no caso da morte do segurado, em que o crescimento da taxa de mortalidade aumenta o passivo da seguradora. O valor do capital requerido deve ser calculado com base na variao do valor lquido dos ativos (ativos menos passivos) em funo de uma reduo permanente das taxas de mortalidade.
Lifemort ( NAV | mortshock )

(5)

Onde: - NAV = variao do valor lquido dos ativos menos passivos; e - mortshock = crescimento (permanente) de 15% nas taxas de mortalidade para cada idade e aplice, onde os pagamentos dependem do risco de mortalidade. A simplificao pode ser usada nas mesmas condies apresentadas no risco de longevidade. O capital requerido usando a simplificao deve ser calculado aplicando 15% (taxa de choque de mortalidade) no produto dos seguintes fatores: (1) total do capital segurado em risco; (2) taxa de mortalidade mdia esperada pela seguradora no prximo ano (ponderada pela soma segurada); (3) duration modificada dos fluxos de caixa da proviso (n); e (4) crescimento projetado da mortalidade (1.1((n-1) / 2)), com base no pressuposto de que a taxa de mortalidade mdia da carteira, devido idade, cresce ao longo do perodo correspondente a duration a 10% ao ano. Pode-se facilmente explicar a regra de simplificao. Dado que (2) x (4) a mdia geomtrica das taxas, considerando crescimento anual de 10%, e, aplicando o choque de mortalidade de 15% nesse resultado, tem-se a variao da taxa de mortalidade. Ento, o capital requerido, calculado pela frmula simplificada :
Lifemort CapitalSegurado n taxademortalidade

(6)

II.3 Outras jurisdies a) Canad

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

O OSFI (The Office of the Superintendent of Financial Institutions) o regulador federal do Canad. Como a OSFI tambm regula a rea bancria, existe a tendncia para harmonizao da regulao de seguros com a bancria. Para ramo vida, a estrutura de capital conhecida como Minimum Continuing Capital and Surplus Requirements (MCCSR). O capital requerido determinado atravs da aplicao de fatores em quatro componentes de risco. Um dos componentes est relacionado a estimativas incorretas sobre mortalidade e morbidade. Os outros componentes esto relacionados aos riscos de ativos, de mudanas em taxas de juros e de riscos na margem de precificao. O clculo desses requerimentos mnimos tem, em comum com o sistema RBC americano, o princpio do fracionamento por risco, com pequenas diferenas no risco coberto. O capital requerido corresponde soma do requerimento para cada tipo de risco. O risco referente mortalidade e morbidade corresponde ao risco de seguro no sistema RBC, mas tambm inclui o risco associado ao valor das anuidades. O risco associado morte calculado de uma maneira mais complexa que sistema RBC americano atravs de ponderao do capital de risco. Os coeficientes so determinados como funo da garantia dada (5 coeficientes possveis variando de 0.05% a 0.25%) ajustados ao tamanho do portflio. O risco associado invalidez calculado ponderando o valor das provises para prmios (para risco associado a futuros sinistros) e proviso para anuidades. Existem regras extremamente detalhadas para a determinao dos coeficientes a serem aplicados e posteriores ajustes ao tamanho do portflio da empresa. Em contrapartida, o clculo para o risco associado a contingncias de vida muito menos refinado: o risco obtido aplicando o coeficiente de 1% ao total das provises tcnicas. b) Sua Conforme descrito no item 6.8.6 em Sandstrm (2006), o modelo padro para risco de seguros de pessoas definido pelos seguintes fatores de risco: mortalidade; longevidade; invalidez; taxa de recuperao; taxa de lapsos (resgates); e exerccio de opo.

As mudanas nos fatores de risco so assumidas como normalmente distribudas, analogamente ao modelo para ativos. A companhia calcula a sensibilidade do capital baseado no risco com respeito aos fatores de risco separados. As sensibilidades so agregadas de acordo com as volatilidade e correlaes entre os fatores de risco.
9

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

c) Reino Unido A queda vertiginosa no valor das aes em anos recentes e o desejo do regulador de evitar vendas desnecessrias em conjunto com outros desenvolvimentos, serviram para ressaltar deficincias nos mtodos ora existentes para avaliao do requerimento de capital para lastro dos negcios com garantias e reverso de excedentes. A relativa insensibilidade do mtodo tradicional de avaliao de passivos a mudanas nas condies de mercado tem sido endereada por meio da combinao de uma mudana na abordagem tradicional para avaliar negcios regulares e de ajustes ao teste de sensibilidade. Adicionalmente, um mtodo mais realstico para aferir passivos foi introduzido. Este mtodo inclui um valor (consistente com o mercado) para opes e garantias. Ele tambm permite explicitar o potencial para futuros bnus e aes tomadas pelas companhias que so consistentes com o tratamento justo de seus segurados. De acordo com o artigo de consulta CP195 (2003), para garantir que haver ativos suficientes para cumprir com as obrigaes aps eventos adversos de mercado, crdito e sensibilidade, uma companhia deve ter o maior de: - o clculo das provises matemticas + teste de sensibilidade + requerimento de capital estabelecido pela Unio Europia; e - o valor presente realstico dos passivos esperados futuros, incluindo opes e garantias + pagamentos projetados + capital adicional requerido Se a soma dos elementos realsticos mais o capital requerido exceder as provises matemticas mais o teste de sensibilidade acrescido do requerimento de capital estabelecido pela Unio Europia (EU), ento a seguradora dever manter um capital adicional. O maior dos dois valores o ECR (Enhanced Capital Requirement). Esse procedimento freqentemente referido como a abordagem dos picos gmeos (twin peaks). As regras para o ECR variam de acordo com o negcio. Empresas sem fins lucrativos e negcios correlatos retm a abordagem da EU. Nesses casos, o ECR deveria incluir um elemento de risco de 3% das provises matemticas, alm de qualquer quantia adicional necessria para cobrir o teste de sensibilidade, de forma a cobrir o risco de mercado de investimento. Fundos com fins lucrativos de grande tamanho devem adotar a nova abordagem para provisionamento e capital em termos realsticos. III.Modelo de Clculo do Capital de Subscrio de Vida e Previdncia Toda abordagem desenvolvida neste artigo baseia-se no uso de modelos estocsticos e de simulao que diferem da abordagem tradicional - determinstica. importante ressaltar que o uso de abordagem estocstica tendncia irreversvel no
10

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

mundo, tendo em vista ser a nica capaz de lidar de forma adequada com a complexidade atual de contratos de vida e previdncia, incluindo a seus derivativos embutidos. O tratamento determinstico nestas situaes incapaz de capturar de forma eficaz a dinmica de processos e variveis que interferem na distribuio de perdas de seguradoras e entidades de previdncia. Um excelente exemplo da aplicabilidade de processos estocsticos est na avaliao de garantias mnimas. Certamente, so estas que representam as principais obrigaes de rendas assumidas pelas seguradoras e EAPCs, tendo em vista a severidade das perdas. Como se v, garantias requerem uma abordagem especfica. Quando um indicador de mercado (como por exemplo: a taxa DI, ou uma taxa de cupom de IPCA) se torna desfavorvel para o emissor de um seguro, isto afeta muitas aplices ou contratos ao mesmo tempo. Para os contratos mais simples, h duas situaes: ou todas as aplices geraro perdas ou nenhuma gerar. Neste contexto, no possvel aplicar conceitos do Teorema do Limite Central (TLC), por exemplo. Este tipo de risco definido como risco sistmico, sistemtico ou no-diversificvel. Estes termos so intercambiveis neste contexto. Considere os seguintes exemplos: Exemplo 1: Um segurador vende 10.000 contratos de seguros temporrios a vidas independentes, cada uma com uma probabilidade de sinistro de 5% sob o perodo do contrato. O nmero esperado de sinistros 500, e o desvio padro 22 sinistros. A probabilidade que mais de, por exemplo, 600 sinistros ocorrer menor que 10-5. Se o segurador quiser ser muito cuidadoso para no subprovisionar ou subprecificar, ao assumir uma taxa de mortalidade de 6% para cada vida ao invs da melhor estimativa de 5%, ele absorver virtualmente todo o risco de mortalidade, considerando estas premissas estatsticas. Exemplo 2: O segurador vende 10.000 dotes puros, sem risco de sobrevivncia, ligados a um ndice de renda fixa (por exemplo, o DI). O benefcio segurado est relacionado a um ndice objeto baseado em uma taxa fixa de juros. Se o valor do ndice ao final do perodo de diferimento maior que o garantido, o benefcio contratual pago. Se o ndice ao final do termo menor que o valor contratual, o segurador deve arcar com a diferena. A probabilidade de o ndice ter um valor ao final do perodo menor que o valor contratual 5%.

O nmero esperado de sinistros sob ambos os contratos o mesmo, ou seja, 500 sinistros. Entretanto, a natureza do risco no segundo exemplo que h 5% de chance de que todos os 10.000 contratos geraro sinistros, e 95% que nenhum contrato gerar sinistros. No possvel capturar este risco pela adio de uma margem probabilidade de ocorrncia de 5%, via TLC. Esse exemplo simples de garantia mnima ilustra que, para este tipo de risco, o valor mdio do nmero (ou montante) de sinistros no muito til. Pode-se observar que no h ajuste simples que possa ser feito mdia para capturar o risco. No se pode assumir que a avaliao tradicional determinstica com alguma margem nas

11

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

hipteses ser adequada. Ao invs, deve-se utilizar uma abordagem mais direta, estocstica, para a avaliao do risco. fato que o capital representa o excesso de ativos de uma empresa sobre seus passivos. Essa ferramenta de regulao de mercado fornece um parmetro que ajuda a garantir uma situao de solvncia das seguradoras. Com relao s incertezas na operao de uma supervisionada, tanto as companhias quanto os supervisores tm que reconhecer a funo do capital como o colcho primrio para absorver choques ou perdas no previstas. Um nvel suficiente de capital ponto crtico para que um segurador ou entidade de previdncia cumpra com suas obrigaes com os segurados e possveis credores. Um dos princpios da IAIS prope que a autoridade supervisora requer que as seguradoras estejam em conformidade com o regime de solvncia prescrito. Este regime inclui requisitos de adequao de capital e exige formas convenientes de capital que permitam seguradora absorver perdas significativas no previstas. Sob essa tica, o capital serve como proteo a segurados, ao reduzir a probabilidade de insolvncia devida a perdas no esperadas, incluindo declnio no valor dos ativos e/ou aumento no valor das obrigaes da instituio, e tambm a magnitude das perdas para segurados, caso a companhia se torne insolvente. No ambiente de empresas que operam VI e PREV, existem muitos ensejos relacionados necessidade de capital. A capacidade de pagamento dos sinistros ou benefcios sob a forma de renda ou sob forma de benefcio nico de importncia primordial tanto para o detentor da aplice quanto para o supervisor. Outras razes incluem o desejo de pagar dividendos mesmo durante o perodo de baixa lucratividade e ter potencial para investir em outros projetos ou expandir os ramos de atuao. Do ponto de vista do supervisor, a manuteno de margens de solvncia apropriadas conduo dos negcios a principal preocupao. Dentro do ambiente de negcio das seguradoras, para que a solvncia seja garantida preciso reter provises adequadas, investir prudentemente e possuir adequado nvel de capital, limitando a concentrao de sua exposio ou transferindo riscos para outros agentes de mercados, atravs de mecanismos como resseguro e cosseguro. Conforme exposto, a meta do supervisor ao exigir nveis mnimos de capital ser sempre salvaguardar segurados de perdas inesperadas e promover segurana, solidez e estabilidade para o sistema segurador, sem inibir a competio de mercado. Esse o princpio que baliza este trabalho. O risco, por sua vez, pode ser descrito como a possibilidade dos eventos ocorrerem de uma maneira diferente do esperado. Estudar os riscos associados ao processo de negcios das seguradoras ajuda a compreender como as margens de solvncia podem ser afetadas pelas variabilidades e incertezas presentes no ambiente do negcio. Assim, os requerimentos de capital so por natureza numricos, baseados
12

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

em medidas quantificveis do risco. Estes requerimentos existem para prover suporte financeiro suficiente. Nas subsees seguintes abordaremos as bases tcnicas, o modelo e a metodologia para avaliao dos riscos de subscrio referentes aos planos e produtos de previdncia e seguros de vida individual. III.1 Medida de Risco e Horizonte de Tempo O grande agente catalisador das discusses sobre modelos de regulao baseado em risco foi o setor bancrio. O valor que tem servido de parmetro para a maioria dos bancos centrais tomarem alguma ao (interveno, direo fiscal, liquidao, etc.) em um banco conhecido por Value at Risk (VaR). O VaR uma tentativa de fornecer um nmero simples que resume o total de risco de um portflio financeiro. Segundo Hull (2002), quando se pensa na medida de VaR, o seguinte enunciado posto: Estamos c por cento certos que no perderemos mais do que VaR reais nos prximos N dias. Seja VaR uma funo de dois parmetros: N, o horizonte de tempo; e , o nvel de confiana, ou seja, o VaR representa o nvel de perda atravs dos N dias que estamos 100 % certos de que no excederemos. Em geral, o VaR corresponde ao (100-100 )-simo percentil da distribuio de mudana do valor da carteira atravs dos prximos N dias. Entretanto, o VaR possui diversas deficincias que no o caracterizam como uma medida de risco coerente (verificar definio de coerncia em Atzner et al, 1999). A principal delas que o VaR no subaditivo. Por conta disto e por conta dos diversos trabalhos na rea de mensurao de riscos existentes na literatura, resolvemos utilizar o Tail VaR, este sim uma medida de risco coerente. O Tail Value at Risk (TVaR) o VaR mais a mdia dos excessos ao VaR. sabido que o VaR denota um quantil de uma distribuio. Por exemplo, o TVaR de 95% a mdia aritmtica de todos os VaRs a partir do quantil 95% em diante. A figura abaixo ajuda a ilustrar.
Mdia Desvio Padro

VaR (95%) Tail VaR (95%)

Figura 1: Ilustrao do VaR e do TVaR de uma distribuio de perdas.


13

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

A escolha de um apropriado horizonte de tempo para determinao do capital regulatrio necessita de uma anlise precisa (IAIS, 2010b). Existem dois perodos que devem se definidos: o perodo em que choque aplicado (shock period) e o perodo em que o choque impactar na seguradora (effect horizon). No modelo, o TVaR calibrado ao longo do prazo das obrigaes decorrentes dos contratos e certificados cuja vigncia tenha se iniciado at a data-base do clculo, considerando a evoluo das expectativas correntes durante o perodo de anlise. O capital ser complementar ao valor da proviso calculado com base nas melhores estimativas (Prov), na forma definida no teste de adequao de passivos (Circular SUSEP 410/2010).
Capital TVaR Prov

(7)

III.2 Bases Tcnicas No clculo atuarial dos fluxos de caixa consideramos premissas atuais, realistas e no tendenciosas, para cada varivel envolvida. Para avaliar as obrigaes decorrentes dos contratos e certificados dos planos de seguro e previdncia complementar aberta, inclusive as opes embutidas, modelamos as bases tcnicas envolvidas no clculo - estrutura a termo de taxa de juros (ETTJ), estrutura a termo de taxas de mortalidade (ETTM), taxas de entrada em invalidez e taxas de cancelamento. A metodologia utilizada para cada uma descrita a seguir: III.2.1 Estrutura a Termo de Taxa de Juros (ETTJ) Consideramos que os ativos so rentabilizados pela taxa real de juros em relao ao indexador do plano, ou seja, pelo cupom do indexador do plano. Esta hiptese considera que o risco de descasamento de ativos e obrigaes est segregado do risco de subscrio. O risco de mercado deve ser avaliado e regulado posteriormente para que seja completado o perfil de risco de uma sociedade seguradora. Construmos a estrutura a termo de taxa de juros para a data-base do clculo, extrapolada em funo das maturidades dos fluxos de caixa, e projetamos essa estrutura utilizando um modelo que garanta no arbitragem. a) Modelo de Interpolao e Extrapolao da Taxa de juros No modelo para obteno da frmula padro, para desconto dos fluxos de caixa, utilizamos as curvas de taxa de juros de cupom de IPCA, obtida na data-base 30/12/2010. Para interpolao e extrapolao das taxas de juros livre de risco, adotamos o
14

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

modelo e os resultados expostos em Franklin et al. (2011). O critrio usado para derivar a ETTJ fundamentado tecnicamente e baseado em prticas amplamente adotadas pelo mercado financeiro. b) Modelo de Projeo da Estrutura a Termo de Taxa de Juros Haja vista que fazemos as avaliaes das obrigaes de forma realstica (termo equivalente a em bases correntes ou consistente com o mercado), precisamos desenvolver um arcabouo comum teoria de precificao de opes, que envolve argumentos de no arbitragem para calcular preos de fluxos de caixa contingentes de forma consistente com o mercado (financeiro). Para a projeo da estrutura a termo de taxa de juros utilizamos um modelo auto regressivo com 3 fatores latentes e 1 fator macroeconmico com restries de no arbitragem. Para isto, seguimos a abordagem de Ang e Piazzesi (2003). Neste modelo, a dinmica conjunta das taxas de mercado da estrutura a termo e variveis macroeconmicas descrita por meio de um modelo auto regressivo vetorial (VAR), onde restries so baseadas na ausncia de arbitragem. Este tipo de restrio de grande importncia para precificao consistente de fluxos de caixa, ela constitui a base terica de modelos de precificao de ativos derivados. Diversos estudos na literatura verificam que um grande percentual de variabilidade da estrutura a termo de taxa de juros pode ser explicada por um nmero restrito de fatores. Trs fatores costumam responder por um grande percentual da variabilidade total. Esses 3 fatores respondem pelo nvel, inclinao e curvatura da estrutura a termo (Litterman e Scheinkman, 1991). Alm destes 3 fatores, inserimos tambm um fator macroeconmico para explicar a ETTJ. Estudos como os de Estrella e Mishkin (1997) e Evans e Marshall (1998) usam modelos VAR com taxas de diferentes vrtices conjuntamente com fatores macroeconmicos. Estes estudos inferem a relao entre movimentos nas taxas e choques em variveis macro utilizando funes de impulso-resposta (IR) e tcnicas de decomposio de varincia. A dinmica da estrutura a termo dada por um modelo de estrutura gaussiana com prmio de risco variante no tempo, consistente com desvios na Hiptese de Expectativas (ver Fisher, 1998; Duffee, 2002; Dai e Singleton, 2002). As variveis macro foram incorporadas como fatores na estrutura a termo pelo uso de uma representao fatorial do kernel de preo, que precifica todos os ttulos na economia. Essa uma maneira direta e tratvel de captar o efeito de fatores macroeconmicos no preo dos ttulos. O kernel de precificao guiado por choques em ambos os fatores macro e fatores no observveis (latentes). Uma vez que fatores macro so correlacionados com as taxas de mercado, ao se incorporar estes fatores, os modelos tm seu poder de previso melhorado em comparao com modelos que no os consideram.

15

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Esta metodologia tem diversas vantagens sobre as abordagens tradicionais que utilizam modelos VAR. Primeiro, permite caracterizar o comportamento de toda a curva de juros em resposta a choques macro ao invs de incluir somente as taxas de mercado no VAR. Segundo, uma comparao direta de variveis macros com fatores latentes pode ser feita. Terceiro, esta abordagem mantm a tratabilidade de abordagens VAR sujeito a restries no lineares de no arbitragem. O modelo, formalmente, um caso especial de verses discretas da classe de modelos afins introduzida por Duffie e Kan (1996), em que os preos de ttulos so funes afins exponenciais das variveis objetos. Em nosso estudo, algumas destas variveis so fatores macroeconmicos. Com processos Gaussianos, o modelo afim reduz a um VAR com equaes de restries cross-section. O ajuste acomoda lags nos fatores. Como fator macro, utilizamos a primeira componente principal das variaes mensais de desemprego (Taxa de desemprego - RMSP - Seade), IPCA, IGP-M, TR e CDI, filtrando-se efeitos de tendncia e sazonalidade. Esta componente ento utilizada em conjunto com fatores latentes. Como estudos na literatura sugerem trs fatores como apropriado para capturar as caractersticas mais salientes na curva de juros, estimamos os modelos com este nmero de fatores no observveis em adio ao macroeconmico. Permitese, conforme estrutura do modelo, que os fatores no observados sejam correlacionados. Considera-se independncia entre os fatores latentes e o fator macro. Como ETTJ observada, utilizamos as curvas de juros obtidas atravs de Franklin et al. (2011). Abaixo, mostramos grficos da evoluo das estruturas a termo cupom de IPCA (taxa real em IPCA) no tempo. As taxas esto exibidas em bases anuais, sendo de composio contnua.

Taxa 7 0.08 0.09 0.1 0.04 0.05 0.06 0.0

10 8 Ma 6 tur ida de (
8 10

an 4 os ) 2
2

6 es) estr 4 (sem ata D

Figura 2: Superfcie da ETTJ de cupom de IPCA, srie semestral de 30/04/2006 a 30/10/2010.

16

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Conforme o modelo escolhido, a equao da taxa de juros de curto prazo denotada por:
rt
0 ' 11

X t0

' 12

X tu

(8)

Onde X0 representa o fator macro e Xu denota os fatores latentes. De forma reduzida: ' rt (9) 0 1Xt Onde X representa todos os fatores explicativos. A equao de estado dos fatores dada por:

Xt

Xt

(10)

- Kernel de precificao: Para desenvolver o modelo de estrutura a termo, usamos a hiptese de no arbitragem para garantir a existncia de uma medida equivalente martingal (ou medida neutra ao risco) Q tal que o preo de qualquer ativo Vt que no paga dividendos no tempo t+1 satisfaz Vt EtQ (exp( rt ) Vt 1 ) , onde a esperana tomada com relao medida Q. A derivada de RadonNikodym (que converte a medida neutra ao risco em medida de probabilidade objetiva) denotada por t 1 . Assim, para qualquer varivel Z em t+1, temos EtQ ( Z t 1 )
Et (
t 1

Zt 1 )

. A hiptese de no
t 1

arbitragem, ou equivalentemente, a hiptese de existncia de precificar qualquer ativo na economia, em particular todos os ttulos. Se assumirmos que 1 ' t 1 t exp( t t 2
t 1

, nos permite

segue um processo log-normal:


' t t 1

(11)

Onde t so os preos de mercado do risco variantes no tempo associados s fontes de incerteza. Parametrizamos t como um processo afim:
t 0 1

Xt

(12)

Desta maneira, definimos o kernel de precificao:


mt
1

exp( rt )

t 1

(13)
' 1

Substituindo rt

X t , temos:

17

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

mt

exp

1 2

' t

' 1

Xt

' t t 1

(14)

- Preos dos ttulos: O processo de retorno bruto de qualquer ativo satisfaz:


Et (mt 1 Rt 1 ) 1

(15)

Se pnt representa o preo de um ttulo zero cupom de maturidade n, ento a equao acima pode ser calculada recursivamente por:
ptn
1

Et (mt 1 ptn 1 )

(16)

Neste contexto de modelos afins (Duffie e Kan, 1996), os preos dos ttulos so dados pela seguinte relao:
ptn exp( An Bn' X t )

(17)

Onde os coeficientes A e B seguem as equaes: ' 1 ' An 1 An Bn' ( Bn Bn 0) 0 2 ' Bn' 1 Bn' ( 1) 1

(18)

Com A1 0 e B1 1 . A taxa composta continuamente para um ttulo zero cupom de prazo n dado por:
ytn log ptn n ' An Bn X t

(19)

Onde: An An n

Bn

Bn n

Embora as ltimas equaes ditem uma relao exata entre os retornos e as variveis de estado Xt, em estimao economtrica, elas so geralmente tratadas como uma aproximao, permitindo o uso de uma equao de medida, ou seja, com uso de erros aleatrios. Nesta abordagem, seguimos Chen e Scott (1993) e assumimos tantas taxas sem erros quanto o nmero de fatores latentes. Assim, foram consideradas no modelo as taxas de maturidades 1, 2, 3, 4, 6 e 10 anos, considerando sem erros aleatrios os vrtices relativos s maturidades 1, 3 e 6 anos. O modelo descrito nos pargrafos acima foi representado em sua forma de
18

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

espao de estado e estimado via filtro de Kalman no pacote estatstico S-Plus. A seguir, apresentamos grfico com as estimativas das curvas de juros projetadas 60 semestres frente, a partir do ltimo semestre de dados observados, obtidas atravs de mtodos de simulao.

Taxa 0.08 0.09 0.04 0.05 0.06 0.07

10 8 Ma 6 tur ida de (
50 60 40 res)

an 4 os ) 2
10

30 t es 20 ta (sem Da

Figura 3: Superfcie da ETTJ de cupom de IPCA projetada. III.2.2 Estrutura a Termo de Taxas de Mortalidade (ETTM) Como trabalhamos com premissas atuais, realistas e no tendenciosas para cada varivel do modelo, temos que estimar as taxas de mortalidade no decorrer da vigncia dos contratos em vigor, ajustadas por critrio de desenvolvimento das expectativas de longevidade. Pode-se dividir a modelagem em duas partes: graduao das taxas de mortalidade e projeo de ganho de longevidade. a) Graduao das taxas de mortalidade Para graduao das foras de mortalidade, utilizamos os dados de exposio e bitos usados pela UFRJ na obteno da tbua biomtrica BR-EMS2010, tanto para a cobertura de morte como para sobrevivncia. Ou seja, trabalhamos com o histrico de dados de 2004 a 2006. Graduamos as taxas utilizando modelos lineares generalizados (GLM), com o nmero de mortes sendo distribudo de acordo com uma Poisson. Aps testarmos alguns modelos, para o intervalo de idade considerada no estudo, chegamos a:

N x ,t ln(
Onde:
x ,t

Poisson ( )
0 1

x ,t

)
2

. ln( E x ,t )

.x

(20)

19

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

x = idade; t = ano; N x ,t = nmero de bitos na idade x no ano t; e


E x ,t = expostos ao risco na idade x no ano t; e

Em seguida, na modelagem, utilizamos tcnicas de reamostragem para obteno de uma distribuio para os parmetros i . Assim, por meio de simulao, chegamos s distribuies de N x ,t e das taxas centrais de mortalidade ( m x ,t ). As foras de mortalidade e as probabilidades de morte foram obtidas por aproximao da seguinte maneira: m x ,t x ,t
1 e
mx ,t

1 e

x ,t

qx ,t

(21)

A partir desse resultado, para morte e sobrevivncia, estimamos as taxas para os anos futuros atravs da projeo de ganho de longevidade. b) Projeo de ganho de longevidade: Para projeo do ganho de longevidade das foras de mortalidade de sobrevivncia e de morte, utilizamos o modelo de Lee e Carter (1992). Esse mtodo bastante aceito e difundido na comunidade atuarial. Nas aplicaes, assumimos que a medida de probabilidade atuarial a mesma da medida de probabilidade neutra ao risco. O modelo consiste no ajuste da matriz das taxas centrais de mortalidade pelo seguinte modelo demogrfico:
ln( mx ,t )
x x t x ,t

, com

x ,t

~ N (0,

(22)

Onde:
m x ,t
x

= taxa central de mortalidade na idade x no ano t;

= parmetro especifico para cada uma das idades; = impacto da passagem do tempo t no clculo da taxa; = tendncia da mortalidade para a idade x com o passar dos anos, sendo
t 2

impactada desta forma pela evoluo de


x,t

;e
).

= erro com distribuio N (0,

20

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Conforme colocado por Lee (2000), se restringirmos a soma de x a 1 (um), e a soma de t a 0 (zero), x deve ser a mdia dos valores de ln[mxt] para cada x. Ento, em nossa abordagem por espao de estado, alm da varivel no observada t , tambm estimamos os coeficientes x . Na forma de soluo tradicional do modelo, indicado no modelo original de Lee-Carter, aplicamos o mtodo de Decomposio em Valores Singulares (SVD) para obtermos uma soluo para o modelo. Em funo dos dados utilizados, para x>79, trabalhamos com x = 79 , na forma do apresentado em Rotger and Estany(2002), com isso, o ganho de longevidade ser igual a partir dos 79 anos. O segundo estgio re-estimar o t (Lee, 2000), identificando valores que minimizem a diferena das mortes observadas e estimadas a cada ano. Desta forma, aplicamos a seguinte equao:
Nt
x

{exp(

) E x ,t }

(23)

Onde, N t representa o total de mortes observadas em cada ano t e E x ,t representa os expostos da populao de idade x no ano t. O ltimo passo consiste em estimar os valores de t para os anos futuros, como realizado em muitas aplicaes, modelamos t como um caminho aleatrio com drift:
kt kt
1

c ut
t

(24) e ut normalmente

Onde c representa a tendncia no processo de distribudo com mdia zero e desvio .

A partir dos valores de t , podemos estimar, atravs de simulao estocstica, os valores de m x ,t , para morte e sobrevivncia, considerando o ganho de longevidade durante o horizonte de tempo do estudo:
mx ,t mx ,T . exp(
x

.[kt

kT ]) ex ,t

(25)

Onde: T = ano em que as taxas foram graduadas; m x ,T = taxa central de mortalidade graduado em T, diferentes para cobertura de morte e sobrevivncia; t = ano de estimao, t > T; e

21

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

e x ,t = erro com distribuio N (0,

).

Podemos aproximar a fora de mortalidade e obter as probabilidades de morte a partir de (21). Para ajuste deste modelo, e obteno do ganho temporal de longevidade, foram utilizados dados do IBGE de taxas de mortalidade de ambos os sexos, de 1998 a 2008. importante notar que no dispomos de sries longas para os dados do mercado segurador, por isto recorremos s taxas do IBGE. Apesar de no representar de forma acurada o comportamento da populao segurada, consideramos que esta aproximao adequada para os fins perseguidos no trabalho. III.2.3 Taxas de entrada em invalidez: Para obteno das foras de entrada e das probabilidades de entrada em invalidez, utilizamos a mesma tcnica usada para graduao das taxas de mortalidade. Os dados utilizados foram os encaminhados pelas supervisionadas, por fora de Circular SUSEP, entre os anos de 2005 e 2007. No foi estimada alterao destas taxas ao longo do perodo de avaliao. Para as probabilidades de morte de invlidos, consideraremos as probabilidades de morte para cobertura de sobrevivncia, dada a falta de dados consistentes. III.2.4 Taxas de cancelamento: Graduamos trs tbuas de cancelamento, em funo da cobertura do plano: morte, invalidez e sobrevivncia. Para obteno das foras e das probabilidades de cancelamento, utilizamos a mesma tcnica usada para graduao das taxas de mortalidade. Os dados utilizados foram os encaminhados pelas supervisionadas, por fora de Circular SUSEP, entre os anos de 2005 e 2007. III.3 Mdulos de clculo Segregamos o clculo do capital de subscrio de VI e PREV em mdulos em funo da estruturao e tipo do plano e tipo de cobertura. Alm dos j citados neste estudo, foram empregados para mensurao do risco os dados extrados dos quadros, inclusive os estatsticos, do FIP, carregados pelas supervisionadas mensalmente, criticados e validados pelas reas responsveis da SUSEP. importante ressaltar que nenhuma estrutura de dados foi criada para avaliao do risco de subscrio em operaes de VI e PREV. Todas as informaes so recebidas periodicamente pela SUSEP. Em funo da necessidade das informaes refletirem a realidade das companhias, para aferio do risco de subscrio, se faz importante a conferncia dos dados enviados SUSEP pela fiscalizao in loco. Ressaltamos que, nos
22

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

correspondentes mdulos, levamos em considerao as despesas de pagamento de renda e de benefcio vista. III.3.1 Risco de Proviso No Matemtica das Coberturas de Risco Morte e Invalidez A figura abaixo representa a linha do tempo dos riscos de subscrio para seguros ou planos estruturados no regime de repartio (simples ou de capitais por cobertura). A situao representada de forma esttica ocorre na realidade de forma recorrente. Assim, o modelo da SUSEP utiliza modelos estatsticos que captam os efeitos dos dois tipos de riscos: prmio e provisionamento.

Risco da Proviso

Risco de Precificao

Data da avaliao

Vigncia dos contratos existentes

Figura 4: Ilustrao da linha do tempo do risco de subscrio. Baseados nesta abordagem, segregamos o risco de subscrio no risco de proviso (no matemticas) e no risco de emisso/precificao. A figura seguinte representa o tringulo run-off de ocorrncias e avisos. Com base no tringulo, construmos os modelos para mensurao do risco de subscrio provises no matemticas: Perodo da Ocorrncia (i) Tempo do Desenvolvimento dos Avisos (t) 1 1 Y11 Y12 2 Y21 Y22 ... ... m Ym1 Figura 5: Tringulo de run-off. 2 ... ... ... ... m Y1m

As equaes abaixo descrevem o modelo para avaliao do montante de provises constitudas: (EQUAO DAS OBSERVAES) Log(Yi,t)|Ni,t it, 2 ~ Normal ( it, N it / it , E i ~ Poisson( it )
2

) (26)
23

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

(FUNO DE LIGAO)
it
i

log(N it ) t
* * i * t

log( it )
(RESTRIES)
1 * 1

(27)

1 * 1

0 0

A fim de se reduzir a necessidade de aplicao dos modelos estatsticos e matemticos para cada uma das seguradoras e entidades abertas do mercado, foi realizado procedimento para agregao destas sociedades. Para agregao, utilizamos anlise de cluster. As variveis usadas para o agrupamento foram: montante de prmios e contribuies e volume de sinistros separados por benefcios de risco e acumulao. Separamos as sociedades em 4 grupos, com a diviso baseada no tamanho e foco em produtos de acumulao versus produtos de risco. A otimizao do fator para risco de proviso de IBNR foi feita em relao esperana dos valores de sinistros no avisados (Esp), obtida por meio do tringulo acima descrito. Essa esperana igual ao valor da proviso de IBNR. Assim: CapitalIBNR = fatorprov x valor de IBNR (28)

Para os sinistros j avisados, no clculo do risco da proviso de benefcios a regularizar (PBAR), trabalhamos com a coerente hiptese que o coeficiente TVaR/Esp igual ao do risco de IBNR. Assim, utilizando a PBAR como esperana dos valores de sinistros avisados e no pagos, temos que o fator de risco ser igual ao de IBNR. O risco de subscrio da PBAR ser: CapitalPBAR = fatorprov x valor de PBAR (29)

Considerando que a correlao entre o risco de IBNR e de PBAR igual a 1, temos que o risco de subscrio de proviso no matemtica ser: CapitalProvmat = fatorprov (IBNR + PBAR) (30)

O capital de risco de subscrio lquido de resseguro. Logo, temos que considerar o valor do compromisso lquido da seguradora. Essa obrigao calculada da seguinte forma: IBNR + PBAR E(sinistros/benefcios a recuperar das coberturas de risco do ramo vida individual e de previdncia). Essa esperana igual ao valor dos ativos de resseguro referentes aos sinistros/benefcios das coberturas de risco de VI e de PRE (AR.VI.Prev). Logo:
24

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

CapitalProvmat = fatorprov (IBNR + PBAR - AR.VI.Prev )

(31)

III.3.2 Riscos de Emisso das Coberturas de Risco (Morte e Invalidez) em Repartio Essa parcela calculada no perodo de diferimento dos planos em repartio simples (RS) ou repartio de capitais de coberturas (RCC) que oferecem coberturas de risco. Dividimos em 4 submdulos: morte em RS, invalidez em RS, morte em RCC e invalidez em RCC. a) Morte em RS Para simulao e avaliao do risco de subscrio levamos em considerao o risco de desvio na probabilidade real e o chamado risco idiossincrtico (risco diversificvel), que relevante para carteiras pequenas. Em funo disso, separamos as supervisionadas, por anlise de cluster, em 4 grupos em funo do tamanho da populao exposta. Para evoluo das populaes expostas, trabalhamos com dois decrementos, considerando que os nmeros de morte e de cancelamento tm distribuio binomial. Ento, simulamos a distribuio de perda, dadas as ETTM e ETTJ modeladas, e obtemos o valor do capital de subscrio. A otimizao do fator de risco feita em relao ao valor do capital segurado (CS) 5 referente cobertura de morte em RS, lquido de resseguro. Assim, o valor do capital ser: CapitalmorteRS = fatormorteRS x CS b) Invalidez em RS Modelo de avaliao similar ao de morte em RS, entretanto considera mais um decremento que a entrada em invalidez, tambm com distribuio Binomial. Para esta cobertura, as supervisionadas foram separadas por cluster em dois grupos. O capital adicional, realizada a otimizao, ser: CapitalinvRS = fatorinvRS x CS c) Morte e Invalidez em RCC: Similar ao regime de RS, mas, como os planos pagam benefcios sob a forma de renda, foi modelado tambm o risco na proviso que se constitui (matemtica de benefcios concedidos) quando ocorre o evento gerador, por meio de estimativas correntes de ETTJ e de ETTM, que geram uma distribuio do valor da anuidade mensurada de forma consistente com o mercado. Separamos as supervisionadas, por
5

(32)

(33)

Ou valor benefcio em pagamento nico, no caso de previdncia. 25

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

anlise de cluster, em 2 grupos em funo do tamanho da populao exposta. A otimizao dos fatores de risco feita em relao ao valor da renda mensal lquida de resseguro referente s coberturas avaliadas. O valor do capital ser calculado: CapitalmorteRCC = fatormorteRCC x renda mensal CapitalinvRCC = fatorinvRCC x renda mensal III.3.3 Riscos da Proviso Matemtica de Benefcios Concedidos (PMBC) Esta parcela calculada no perodo de concesso dos planos que pagam renda. Como j citado, consideraremos que os ativos sero rentabilizados pela taxa real de juros em relao ao indexador do plano, ou seja, pelo cupom do indexador do plano IPCA no modelo padro. Para avaliao do risco de mortalidade, utilizamos a ETTM modelada. Para esta avaliao, seguimos a abordagem apresentada em Moller e Steffensen (2007), Melo e Mendes (2009) e Melo (2008). Outra fonte que seguimos a abordagem Hardy (2003). Para avaliao do risco de subscrio em Provises Matemticas de Benefcios Concedidos, utilizamos a abordagem de mensurao dos possveis dficits futuros que a seguradora possa ter. Ou seja, foram avaliados os fluxos de caixa negativos quando o valor das provises maior que o dos ativos que as cobrem. Dessa forma, primeiro definimos as equaes diferenciais estocsticas dos ativos e provises:
dR( x) tA rt .R( x) tA dt
u t

(34)

x t

(t ).R( x) tA dt

g t dt - processo do ativo

(35) (36)

gu

gt e

is ds

- processo da renda
f ).R( x) tL dt
* x t

dR ( x) tL

(ii

.R( x) tL dt

g t dt - processo da proviso

(37)

Onde: rt = taxa de juros de curto prazo em t; x t = fora de mortalidade realstica na idade x+t; it = inflao em t; = fora de mortalidade contratual na idade x+t; f = taxa de juros contratual; R ( x ) tA = valor do ativo em t;
x t *

R ( x ) tL = valor da proviso em t.

Apresentamos, a seguir, os fluxos de pagamento do excedente (bnus) e de dficit:


26

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

C ( x) t

( R ( x) tA

R ( x) tL )

(38)
t [0, ]

P( x) t

( R( x)

L t

R( x) )

A t

(39)

Sendo: = percentual de excedente pago ao assistido; C ( x)T - fluxo do pagamento do excedente; e P( x)T - fluxo do pagamento do dficit. Como o prprio pagamento de excedentes altera o processo dos ativos e das obrigaes, temos que redefini-los para considerar os bnus. Cash se refere aos excedentes quando pagos diretamente na conta do assistido e Benefit quando revertidos para proviso via aumento de benefcio.
Cash

dR ( x) tA

rt R ( x) tA dt

x t

(t ) R( x) tA dt

g t dt C ( x) t dI t

tk

P( x) t dI{ R ( x ) L
t

R ( x )tA }

, (40)

onde tk = tempo onde h pagamento de excedente.


Cash

dR ( x) tL

(it

f ) R( x) tL dt

* x t

R ( x) tL dt

g t dt

(41)

Quando no h promessa de excedente, o processo representado como em Cash, com C(x)t = 0. Quando excedente revertido proviso, via aumento de benefcio:

Benefit

dR( x) tA

rt R( x) tA dt

x t

(t ) R( x) tA dt

g t*dt

P( x) t dI{ R ( x ) L
t

R ( x )tA }

(42) (43) (44)

Benefit

dR( x)tL
it g t*dt

fR( x)tL dt
C ( x) t dI {t

* x t

R( x)tL dt
tk

gt*dt C ( x)t dI{t

tk }

dg t*

tk }

AFx

- processo de renda com excedentes.

Sendo AFx tk = fator para clculo da anuidade contratual na idade x + tk. Para clculo do valor presente de cada dficit, temos:

P( x) 0
0

Rt .t

( R( x)tL

R( x)tA ) dt

Rt .t

( R( x)tL

R( x)tA )

(45)

Onde Rt igual a taxa de juros real extrada da ETTJ na data do clculo. A partir da distribuio da soma do valor presente de todos os dficits, por
27

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

meio de TVaR, calculamos o valor do capital. Os fatores de risco, em funo da tbua e taxa de juros contratual, se houver, so otimizados utilizando os valores de PMBC. Assim: Capitali= fatori x PMBCi, (46) sendo i a combinao entre taxa de juros e tbua de mortalidade contratuais (se houver). Como estamos avaliando os fluxos de caixa negativos quando o valor das provises maior que o dos ativos vinculados, entende-se que o risco inerente ao desenvolvimento dos fluxos no afetado pelo resseguro. Portanto, o fator de risco ser aplicado diretamente no valor da PMBC. Essa concluso usada em todos os demais mdulos que seguem esta dinmica de clculo de capital, a serem apresentados abaixo. III.3.4 Riscos da cobertura de sobrevivncia sem garantia mnima no perodo de diferimento Neste mdulo calculado o risco de subscrio dos planos PGBL e VGBL no perodo de diferimento. Foram seguidos os passos de Ballotta e Haberman (2003) sobre avaliao de opes de anuidade garantida (GAO, em ingls). O risco no perodo de diferimento em planos PGBL e VGBL est na anuidade garantida ao participante no momento da contratao. A aferio deste risco se d da seguinte forma: verificado se no momento da aposentadoria o valor presente das rendas calculado de forma consistente com o mercado maior que o fundo acumulado. Caso isto ocorra, a seguradora tem um dficit que deve ser reconhecido. Este dficit calculado com o desconto do momento da aposentadoria at o momento da idade atual do participante, levando em considerao hipteses de morte e resgates. Para eleger uma idade de participantes no perodo de diferimento, utilizamos dados dos quadros FIP sobre a distribuio por faixas etrias nos planos PGBL e VGBL. Matematicamente, utilizando os decrementos de morte e cancelamento, podemos representar a opo:
GAOT (VPT ( Renda ) ST )

(47)

Onde: - VPT (Renda) o valor presente a mercado da renda no momento T (aposentadoria); - ST o fundo acumulado no momento da aposentadoria. Assim, o valor presente denotado por:
T

rs

d x s

w x s ds

GAOt

Q* t

(VP ( Renda ) ST ) T

28

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

rs

d x s

w x s ds

Q* t

gST
k 1

PT (T

k ) k px

ST

rs

d x s

w x s ds

rs ds

rs ds

Q* t

gS t e

PT (T
k 1

k)

px

St e

T d x s w x s ds

gSt E

Q* t

PT (T
k 1

k)

px

(48)

Sendo,
T

f ( t ,u ) du

Pt (T ) e t = data da avaliao; T = data de aposentadoria; Pt (T ) = preo de um ttulo de zero- cupom na data t para a maturidade T; p = probabilidade realstica de sobrevivncia; g = fator de clculo da renda contratual; 1/ g = anuidade garantida contratual; rs = taxa de juros de curto prazo em s;
t

= fora de mortalidade ; e = fora de cancelamento; Q * = medida equivalente de martingale.


w

Caso o plano preveja renda certa, basta retirar de (48) a varivel

px T .

Obtida, por simulao, a distribuio da GAO, calculamos o valor do capital. Os fatores de risco, em funo da tbua e taxa de juros contratual, se houver, so otimizados por meio dos valores de proviso matemtica de benefcios a conceder. Assim: Capitali= fatori x PMBACi, sendo i a combinao entre taxa de juros e tbua de mortalidade contratuais, se houver. III.3.5 Riscos da cobertura de sobrevivncia com garantia mnima no perodo de diferimento Para os planos no perodo de diferimento que possuam garantias mnimas, sejam financeiras somente ou financeiras e atuariais, seguiremos o mesmo raciocnio apresentado na seo III.3.3. Ou seja, sero simulados os comportamentos dos ativos e das obrigaes da companhia seguradora e, sendo computado um dficit, este dever
29

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

ser coberto via capital. Para o caso especfico, deveremos levar em considerao tambm as sadas por resgates que sero modeladas via probabilidades de cancelamento. importante notar que no ser levada em considerao a hiptese de novos entrantes. O risco que se quer avaliar o risco de subscrio da proviso acumulada at uma determinada database, assim simularemos o comportamento daquela proviso que pode ser de resgate (por vontade ou por morte) ou sada por aposentadoria. Os fatores de risco, em funo da tbua, se houver, e taxa de juros contratuais, so otimizados por meio dos valores de PMBAC. O valor do capital ser: Capitali= fatori x PMBACi, sendo i a combinao entre taxa de juros e tbua de mortalidade contratuais, se houver. So calculados fatores para os produtos estruturados em capitalizao financeira e atuarial. Temos, ainda, que acrescentar a avaliao as opes de anuidade garantida (GAO). Para isso, utilizamos o mesmo modelo de clculo da seo III.3.4. III.3.6 Riscos das coberturas de risco, no perodo de diferimento, estruturadas em capitalizao Para modelagem do risco de subscrio nestes produtos, utilizamos a equao de Thiele:
dRt
t

dt

Bt dt

rt Rt dt

x t

Rt dt

(49)

Para a cobertura de morte, consideramos anlise bi-decremental (morte e cancelamento), temos:


dR( x) tA dR( x) tL dt rt R( x) tA dt
d x t

R( x) tA dt
d* x t

d x t t

b dt
d* x t

w x t

R( x) tL dt
w x t

dt (it

f ) R( x) tL dt

R( x) tL dt

.bt dt

R( x) tL dt

(50)

Para a cobertura de invalidez, consideramos anlise multi-decremental (invalidez, morte e cancelamento), temos:

dR( x) tA dR( x) tL

dt

rt R( x) tA dt (

d x t

i x t

) R( x) tA dt
i* x t

i x t

.bt dt
i* x t

w x t

R( x) tL dt
w x t

dt (it

f ) R( x) tL dt (

d* x t

) R( x) tL dt

.bt dt

R( x) tL dt (51)

Onde: - b = valor do benefcio;


t

is ds

bt

b0 e 0

30

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

= prmio; = fora de mortalidade realstica; d* = fora de mortalidade contratual; w = fora de cancelamento; i = fora de entrada em invalidez realstica; e i* = fora de entrada em invalidez contratual.
d

Em (50) e (51), quando se tratar de plano que paga benefcio sobre a forma de renda, no ativo, a varivel b ser igual ao valor da proviso calculada considerando a anuidade mensurada de forma consistente com o mercado e, no passivo, igual proviso dado o valor da anuidade contratual. O dficit dado por:
P( x) t ( R( x) tL R( x) tA ) , t [0, )

(52)

P( x) 0
0

Rt .t

( R( x)tL

R( x)tA ) dt

Rt .t

( R( x)tL

R( x)tA )

O capital calculado a partir da distribuio da soma dos dficits. Os fatores de risco so calculados por meio dos valores de PMBAC, em funo da taxa de juros contratual. III.3.7 Riscos do Plano Dotal Puro no perodo de diferimento Para o Dotal, o raciocnio anlogo:

dR( x) tA dR( x) tL
P( x) t

t t

dt

rt R( x)tA dt

d x t

R( x)tA dt
d* x t

w x t

R( x)tL dt
w x t

dt (it

f ) R( x) tL dt

R( x)tL dt

R( x) tL dt

(53) (54)

( R( x) tL

R( x) tA ) , t [0, )

P( x) 0
0

Rt .t

( R( x)tL

R( x)tA ) dt

Rt .t

( R( x)tL

R( x)tA )

O capital calculado a partir da distribuio da soma dos dficits. Os fatores de risco so obtidos por meio dos valores de PMBAC, em funo da taxa de juros e tbua de mortalidade definidos no contrato. III.3.8 Riscos do Plano Dotal Misto no perodo de diferimento

31

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Para o Dotal Misto, o raciocnio anlogo:

dRS ( x) tA dRS ( x) tL

St

dt

rt RS ( x) tA dt (it

d x t

RS ( x) tA dt
d* x t

w x t

RS ( x) tL dt
w x t

S t dt

f ) RS ( x) tL dt

RS ( x) tL dt

RS ( x) tL dt

(55)

dRM ( x) tA dRM ( x)
L t

Mt Mt

dt dt

rt RM ( x) tA dt (it
L t

d x t

RM ( x) tA dt
d* x t L t

d x t

.bt dt
d* x t

w x t

RM ( x) tL dt
w x t L t

(56)

f ) RM ( x) dt

RM ( x) dt

.bt dt

RM ( x) dt

Porm, neste caso, pode haver a compensao de risco (morte e sobrevivncia). Por isso, simulamos tudo de forma conjunta.
P( x) t ( RS ( x) tL RM ( x) tL RS ( x) tA RM ( x) tA ) , t [0, )

P( x) 0
0

Rt .t

( RS ( x) tL

RM ( x) tL RS ( x) tA

RS ( x) tA RM ( x) tA )

RM ( x) tA ) dt

(57)

Rt .t

( RS ( x) tL

RM ( x) tL

Para clculo do valor de capital por meio da frmula padro, otimizando o resultado obtido pela aplicao da frmula acima, obtemos a correlao entre as parcelas referentes morte e sobrevivncia. O capital dos planos dotais mistos ser:

Capital

( fatorm PMBAC m ) 2

( fatord

PMBAC d ) 2

2 ( fatorm PMBAC m )( fatord

PMBAC d )

Onde: - fatorm = fator de risco da cobertura de morte, no perodo de diferimento, estruturada em capitalizao; - PMBACm = PMBAC da parcela de morte do dotal misto; - fatord = fator de risco do plano dotal puro; - PMBACd = PMBAC da parcela de sobrevivncia do dotal misto; e - = correlao entre as parcelas referentes morte e sobrevivncia do plano dotal misto. III.3.9 Riscos de Despesas Administrativas (DA) O risco de subscrio referente DA ocorre quando a h flutuao ou oscilao na taxa das despesas administrativas, calculada em relao aos prmios6. Considerando as demais parcelas que formam o prmio constantes, o risco de subscrio se d quando a taxa de crescimento da DA distinta da do prmio.

Prmios e contribuies 32

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

DAt DAt Premiot Riscot = = rt = 1 , t= 1,..., T DAt 1 Premiot Premiot 1 Para aferio do risco associado s despesas administrativas, adotamos uma abordagem incondicional, aplicando aproximao normal a estas variveis. Assim, supomos rt ~ Normal ( , ) .

Ento: Capital T (%) =


DAT PremioT z1

= fator

Capital T (R$) = fator

PrmioT

Dado que observaes empricas demonstram que as empresas que so especializadas em produtos de sobrevivncia tm DA menor que as empresas que so especializadas em coberturas de riscos, segregamos, por meio de anlise de cluster, as sociedades nesses dois grupos. Optamos por fazer a segregao por meio do ndice prmio - coberturas de risco / prmio total, que apresenta resultado melhor do que se segregssemos as companhias apenas pelo volume dos prmios, pois esse ltimo mtodo causa distores em funo da diferena de arrecadao das grandes companhias nos produtos VGBL e PGBL. A partir disso, calculamos o fator de risco de cada grupo. Para clculo do mdulo de risco de subscrio de DA, para todas as seguradoras e EAPCs: - o fator de risco das coberturas de risco ser aplicado sobre o montante dos ltimos 12 prmios diretos e contribuies anteriores data base (mensal) de clculo, referentes s coberturas de vida individual e previdncia, distintas da cobertura de sobrevivncia; e - fator de risco da cobertura de sobrevivncia ser aplicado sobre o montante dos ltimos 12 prmios diretos e contribuies anteriores data base (mensal) de clculo, referentes cobertura de sobrevivncia. III.3.10 Agregao dos mdulos Para agregao do capital adicional baseado em risco de subscrio de VI e PREV, utilizaremos uma matriz de correlao entre os mdulos de clculos. Assim, o valor final do capital adicional de risco de subscrio de VI e PREV ser:

CAVIPREV
i j

ij

CAi CAj

33

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Onde: - CAi e CAj = capital adicional dos mdulos i e j; e - i, j = elemento da linha i e coluna j da matriz de correlao entre os mdulos de clculos. IV. Modelos Internos Para aquelas companhias que no possurem um modelo interno para gerenciamento de riscos ou possurem, mas em desacordo com os princpios e diretrizes a serem definidos pelo rgo supervisor, haver um agravamento no montante de capital requerido. Este procedimento tem por objetivo incentivar as seguradoras e EAPCs a desenvolverem seus prprios modelos internos. Esta diretriz est em linha com os padres emitidos pela IAIS. A aferio dessa penalizao ser feita a partir das probabilidades crticas, ou seja, a exigncia de capital ser definida a partir de probabilidades crticas menores, acarretando maiores exigncias ou requerimentos. importante ficar bem claro que, para ter esse benefcio, a seguradora ou entidade dever elaborar um modelo interno a partir dos critrios a serem regulamentados pelo rgo supervisor, entre eles a exigncia da utilizao de um modelo matemtico de simulao e a implementao de uma estrutura de gerenciamento de risco, compatvel com a natureza das operaes e complexidades dos produtos. V. Agregao do risco de subscrio de VI e PREV com o de Danos e VG Para agregao dos riscos de subscrio de contratos de VI e PREV com aqueles de contratos de VG e seguros de danos, ser utilizado uma matriz de correlao linear. Esta uma ferramenta extremamente comum na regulao de capitais baseados nos riscos em vrios pases e facilita sobremaneira os clculos para os entes supervisionados. VI. Concluso Esta regulao trar um ganho significativo para a solvncia das seguradoras e EAPCs visto a grande relevncia destas operaes no cenrio nacional. Tambm importante ressaltar que o grande beneficirio deste normativo o consumidor dos produtos de seguro e previdncia, que ter garantias maiores que seu benefcio ser efetivamente honrado pela empresa contratada, devido ao aumento do nvel de confiana na solvncia e a reduo da probabilidade da negativa de pagamento de sinistros ou benefcios. O ganho estendido aos acionistas que passam a investir em um mercado mais seguro, com requisitos de capital calculados em funo dos riscos assumidos.
34

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Por todo o exposto, percebe-se que o modelo desenvolvido segue a abordagem que est sendo discutida no mbito da IAIS e da Unio Europia. Trata-se, portanto, de um modelo com objetivo preventivo. A regulao proposta contribuir em muito para consolidar a implantao do modelo de superviso baseada em risco no mercado brasileiro. O grande objetivo do projeto brasileiro conseguir estruturar o mercado para uma nova realidade de gesto. Nessa linha h a necessidade de atualizar as metodologias de gerenciamento de risco, bem como melhorar a qualidade das informaes. No mbito internacional, o modelo de clculo, da forma que est sendo apresentado, coloca o pas no hall das jurisdies que seguem as melhores prticas de regulao de seguro e as orientaes da IAIS, tornando o pas mais atrativo para os investidores externos. Para que possamos apresentar e discutir o modelo de clculo com as supervisionadas, ser criado um grupo tcnico de discusso composto por representantes das associaes e federaes representativas do mercado, alm dos analistas da SUSEP/CGSOA/CORIS. Para dar mais transparncia aos interessados, os documentos emitidos pela SUSEP e pelos demais membros do grupo, as atas das reunies e as apresentaes sero amplamente divulgadas no site da SUSEP. VII Referncias Ang, A. e Piazzesi, M., 2003. A no-arbitrage vector autoregression of term structure dynamics with macroeconomic and latent variables. Journal of Monetary Economics 50, 745787. Ballotta, L. e Haberman, S. 2003. Valuation of guaranteed annuity conversion options. Insurance. Mathematics and Economics 33, 87108. CEE, 1979. Primeira Directiva 79/267/CEE do Conselho, de 5 de Maro de 1979, relativa coordenao das disposies legislativas, regulamentares e administrativas, respeitantes ao acesso actividade de seguro directo de vida e ao seu exerccio. Instituto de Seguros de Portugal ISP. Chen, R.R., Scott, L., 1993. Maximum likelihood estimation for a multi-factor equilibrium model of the term structure of interest rates. Journal of Fixed Income 3, 1431. Circular SUSEP n 410 de 22 de dezembro de 2010. CP195, 2003. Enhanced capital requirements and individual capital assessments for life insurers. Financial Services Authority , agosto.
35

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Dai, Q., Singleton, K., 2002. Expectation puzzles, time-varying risk premia, and affine models of the term structure. Journal of Financial Economics 63, 415441. Duffee, G.R., 2002. Term premia and interest rate forecasts in affine models. Journal of Finance 57, 405443. Duffie, D., Kan, R., 1996. A yield-factor model of interest rates. Mathematical Finance 6, 379406. Estrella, A., Mishkin, F.S., 1997. The predictive power of the term structure of interest rates in Europe and the United States: implications for the European central bank. European Economic Review 41, 1375-1401. Evans, C.L., Marshall, D.A., 1998. Monetary policy and the term structure of nominal interest rates: evidence and theory. Carnegie-Rochester Conference Series on Public Policy 49, 53-111. Fisher, M., 1998. A simple model of the failure of the expectations hypothesis. Workingpaper, Federal Reserve Bank of Atlanta, Atlanta, GE. Franklin, S., Duarte, T.B., Neves, C.R., Melo, E.F.L, 2011. Interpolao e Extrapolao da Estrutura a Termo das Taxas de Juros para Utilizao do Mercado Segurador Brasileiro, a ser publicado. Pode ser obtido em http://www.susep.gov.br /menumercado/modelo_ettj.asp Hull, J.C., 2002. Options, Futures, and Other Derivatives., Prentice Hall, 5th ed. IAIS, 2010a. Issues Paper on the Regulation and Supervision of Mutuals, Cooperatives and other Community-based organizations in increasing acces to insurance markets. International Association of Insurance Supervisors, draft, janeiro. IAIS, 2010b. ICP 17 Capital Adequacy. International Association of Insurance Supervisors, outubro. Kastelijn, W.M., Remmerswaal, J.C.M., 1986. Solvency, Surveys of Actuarial Studies 3. Nationale-Nederlanden N.V., Rotterdam, Netherlands. Lee, R. D., 2000. The Lee-carter method for forecasting mortality, with various extensions and applications. North American Actuarial Journal, (4) 1, 80-91.

36

Coordenao Geral de Monitoramento de Solvncia - CGSOA Coordenao de Monitoramento de Riscos CORIS

Lee, R.D., Carter, L.R., 1992. Modelling and Forecasting U.S. Mortality. Journal of the American Statistical Association 87, 659-671. Litterman, R., Scheinkman, J., 1991. Common factors affectingbond returns. Journal of Fixed Income 1, 51-61. Melo, E.F.L., 2008. Valuation of Participating Inflation Annuities with Stochastic Mortality, Interest and Inflation rates. 8 Encontro Brasileiro de Finanas. Melo, E.F.L., Mendes, B.V.M, 2009. Pricing Participating Inflation Retirement Funds through Option Modelling and Copulas. North American Actuarial Journal, volume 13 Issue 2. Moller, T., Steffensen, M., 2007. Market-Valuation Methods in Life and Pension Insurance. Cambridge. QIS5, 2010. Quantitative Impact Study - Technical Specifications. CEIOPS, julho. Resoluo CNSP n158 de 26 de dezembro de 2006. Resoluo CNSP n227 de 6 de dezembro de 2010. Resoluo CNSP n228 de 6 de dezembro de 2010. Rotger, G. P., Estany, M. G., 2002. Evaluating the Lee-Carter Method to Forecasting Spanish Life-Expectancy. Universitat de Barcelona, seminar. Sandstrm, A., 2006. Solvency: Models, Assessment and Regulation. Chapman & Hall /CRC. Solvncia II, 2009. Insurance and reinsurance (Solvency II) (recast). European Parliament Legislative Resolution, April/2009.

37

You might also like