You are on page 1of 23

GESTO DE EMPREENDIMENTOS AGROPCUARIOS CONTEUDO PROGRAMTICO 1. NOES FUNDAMENTAIS DE ADMINISTRAO 1.1. 1.2.

Conceito de Administrao Histrico da Administrao

1.2.1 Henry Taylor 1.2.2 Henry Fayol 1.2.3 Henry Ford 2. ADMINISTRAO RURAL 2.1 Conceito e seu campo de atuao 2.2 Os empreendimentos Agropecurios 2.2.1 Empresa Rural 2.2.2 Empresa Agrcola x Empresa Industrial 2.2.3 Caracterizao da Empresa Agrcola 3. CARACTERIZAO DAS AREAS DA ADMINISTRAO NA PROPRiEDADE RURAL 3.1 rea de Produo 3.2 reas de Comercializao E Marketing 3.3 rea Financeira 3.4 rea de Recursos Humanos 4. O EMPREENDEDOR RURAL - EXRCCIOS - BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

I - NOES FUNDAMENTAIS DE ADMINISTRAO 1. Conceitos Bsicos O que ADMINISTRAO? Porque ADMINISTRAR? O que ADMINISTRAR? Como ADMINISTRAR? Administrar interpretar os objetivos propostos pela empresa e transform-los em ao empresarial atravs do planejamento, organizao, direo e controle de todos os esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos. Administrar alcanar objetivos, por meio da organizao de grupos de pessoas, com eficincia e eficcia. Objetivos so metas a serem alcanadas, alvos a serem atingidos.
M E - Mensurvel - Especifica T A S - Temporal - Aplicvel - Significado

Eficincia utilizao dos meios. a relao entre os recursos que deveriam ser consumidos e os recursos realmente consumidos. Eficcia os resultados. a relao entre os resultados obtidos e os resultados desejados ou previstos. 2. Histrico da Administrao Em 1900 surgiram os primeiros mtodos e processos de organizao, com os estudiosos Frederick W. Taylor, Henry Fayol e Henry Ford, que se destacaram como precursores da administrao. 2.1 Frederick Winslow Taylor ( 1856 1915) - fundador da Administrao Cientifica (1911) desenvolveu estudos a respeito de tcnicas de racionalizao do trabalho do operrios. Enfatizava o uso do tempo e dos seus mtodos e para assegurar que seus objetivos de mxima produo a mnimo custo fossem alcanados criou a ORT (Organizao Racional do Trabalho). Para tanto seguia os seguintes princpios: Analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana Diviso do trabalho e especializao do operrio

Diviso de cargas e tarefas Desenho de cargos e salrios Incentivos salariais e prmios de produo Conceito de homo economicus - o homem ao tomar uma deciso acaba optando sempre por aquela que lhe trouxer melhores e maiores ganhos.

Condies ambientais de trabalho Superviso funcional

1.2.2 Henry Fayol (1841-1925) - fundador da Teoria Clssica, paralelamente aos estudos de Taylor, Fayol defendia princpios semelhantes na Europa, baseado em sua experincia na alta administrao. Relacionou 14 princpios gerais da administrao, que so: 1. Diviso do trabalho: consiste na especializao das tarefas e das pessoas para aumentar a eficincia. 2. Autoridade e responsabilidade: autoridade o direito de dar ordens e o de esperar obedincia; a responsabilidade uma conseqncia natural da autoridade: a obrigao de cumprir as atribuies do cargo e responder pelas conseqncias dos prprios atos e decises. Ambas devem estar equilibradas entre si. 3. Disciplina: depende da obedincia. Corresponde ao cumprimento dos acordos estabelecidos e das determinaes vigentes. 4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. o principio da autoridade nica. 5. Unidade de direo: uma cabea e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo. 6. Subordinao do particular ao geral: os interesses setoriais devem subordinar-se aos interesses maiores, como o interesse pessoal deve subordinar-se ao interesse grupal. 7. Remunerao do pessoal: deve haver justa e garantida satisfao para empregados e empresa, em termos de retribuio. 8. Centralizao: refere-se ao grau de concentrao da autoridade na hierarquia organizacional. Seu inverso a delegao. 9. Cadeia escalar: a linha de autoridade que vai do escalo mais alto ao mais baixo. tambm denominado principio do comando. 10. Ordem: um lugar para cada coisa em seu lugar; um tempo para cada coisa e cada coisa em seu tempo; uma funo para cada pessoa e cada pessoa em sua funo. o princpio da ordem material, temporal e funcional. 1l. Equidade: amabilidade e justia para alcanar lealdade do pessoal. 12. Estabilidade e durao (num cargo) do pessoal: a rotao tem um impacto negativo sobre a eficincia da organizao. Quanta mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.

13. Iniciativa: a capacidade de visualizar a necessidade de uma ao e execut-la sem precisar aguardar ordens superiores. 14. Esprito de equipe: harmonia e unio das pessoas em torno de propsitos comuns, que asseguram o sucesso da organizao. AS 6 FUNES BSICAS DA ADMINISTRAO POR FAYOL Fayol define o ato de administrar como sendo constitudo das funes prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, mais tarde acrescidos de planejar, formando a sigla PPOCCC. Estas funes administrativas constituem, assim, as funes do administrador: Prever: visualizar o futuro e definir os objetivos e metas da empresa. Planejar: traar os planos de ao. Um bom plano de ao deve ter unidade, continuidade e flexibilidade. Organizar: Organizao proporciona todas as coisas teis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organizao material e organizao social. Comandar: dirigir e orientar o pessoal. Consiste em levar a organizao a funcionar. Seu objetivo alcanar o rendimento mximo dos funcionrios no interesse global. Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforos coletivos. Ela sincroniza coisas e aes em suas propores certas e adapta os meios aos fins. Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com as regras e as ordens dadas. O objetivo localizar as fraquezas e erros para corrigi-los no presente e preveni-los no futuro. Estes so os elementos da Administrao que constituem o chamado processo administrativo, e que so localizveis em qualquer trabalho do administrador, em qualquer nvel ou rea de atividade da empresa. AS 6 FUNES BSICAS DA EMPRESA POR FAYOL 1. 2. 3. 4. 5. 6. Funes Tcnicas Funes Comerciais Funes Financeiras Funes de Segurana Funes Contbeis Funes Administrativas Racionadas com a produo de bens ou servios Relacionadas com a compra e venda de bens ou servios Relacionadas com a procura e gerncia de capitais. Relacionadas com a proteo e preservao do patrimnio Relacionadas com os inventrios, balanos e estatsticas Coordenam e sincronizam as demais funes da empresa, pairando sempre acima delas.

1.2.3 Henry Ford (1863 1947) -

visto como um dos responsveis pelo grande salto

qualitativo no desenvolvimento organizacional atual. Em 1903 fundou a Ford Motor Co. com o

intuito de fabricar carros a preos populares dentro de um plano de vendas e assistncia tcnica. Ciente da importncia do consumo em massa, lanou alguns princpios para agilizar a produo, reduzir os custos e o tempo de produo. Integrao vertical e horizontal - Produo integrada, da matria-prima ao produto final acabado (Integrao vertical) e instalao de uma rede de distribuio imensa (Integrao horizontal). Padronizao - Instaurando a linha de montagem e a padronizao do equipamento utilizado, obtinha-se agilidade e reduo nos custos. Em contrapartida, prejudicava a flexibilizao do produto. Economicidade - Reduo dos estoques e agilizao da produo.

2. ADMINISTRAO RURAL 2.1 Conceito a rea da Administrao responsvel pelo planejamento, acompanhamento e distribuio da produo agro-industrial brasileira. uma ramificao da cincia da administrao que estuda os processos racionais das decises e aes administrativas em organizaes rurais. o estudo da combinao eficiente e eficaz dos fatores de produo com vistas tomada de deciso do gerente agrcola para conseguir maiores lucros, satisfao pessoal, sem agredir a natureza. um dos ramos da administrao que estuda os processos racionais das decises e aes administrativas em organizaes rurais. A administrao rural uma cincia tambm uma arte e teve incio no principio do sculo XX, nos Estados Unidos e na Inglaterra, que se iniciou com a anlise econmica das culturas e criaes, com registros de dados contbeis e tcnicos e com a anlise de custos de produo. considerado um ramo da cincia administrativa que no se preocupa apenas em analisar os aspectos inerentes empresa rural, como tambm suas inter-relaes com o meio ambiente. No Brasil a Administrao Rural surgiu num processo histrico semelhante. Iniciou com analise da viabilidade econmica de culturas e criaes, o registro de dados contbeis e tcnicos e a analise de custos de produo.

Com um quadro onde a importncia da administrao demonstrada de forma to clara, de fundamental importncia que os princpios bsicos de administrao sejam esclarecidos e as funes essenciais da administrao precisam ser estudadas, como veremos a seguir: 1. Planejamento Para MEGGINSON et all (1998) planejar escolher um curso de ao e decidir com antecedncia o que se vai fazer, em que seqncia, quando e como. Est intimamente relacionado a todas as outras funes da administrao, principalmente a de controlar. Planejamento o processo de determinar os objetivos e metas organizacionais e como realizlos". Envolve:

Escolher um destino; Avaliar os caminhos alternativos; Decidir o rumo especfico para o destino escolhido.

Uma forma de administrar uma propriedade agrcola com o planejamento da mesma; a outra e sem planejamento nenhum. Muitas vezes, uma fazenda aparentemente no tem planejamento; porm, analisando com mais profundidade o andamento dos trabalhos e outros aspectos, percebe-se que a atividade esta planejada s que empiricamente, na cabea do dono ou do administrador.Infelizmente, nestes casos, o dono passa a ser insubstituvel na atividade, e se, por algum acaso ele ausentarse, os negcios podem tropear. (BARBOSA, 1985) O processo de planejamento de uma fazenda, conforme COSTA e GONALVES (2002) envolve fornecer respostas para as seguintes questes: 1. O que voc quer executar? (metas) 2. O que voc tem para trabalhar? (fontes) 3. Com quanto de dvida voc consegue conviver? (avaliao da capacidade de correr riscos) 4. O que j foi feito? (anlise das performances passadas) 5. O que ainda pode ser feito? (existncia de planos alternativos) 6. O que ser feito? (apresentar decises tomadas) 7. Como e quando estas coisas sero feitas? (organizando e direcionando aes) 8. Como o sucesso ser garantido? (formas de controlar o empreendimento). Planejamentos ou oramentos avanados tomam muito tempo de elaborao por parte do gerente.

O processo de planejamento est estruturado em trs perspectivas: Estratgico

o planejamento do rumo de uma organizao e de todos os seus componentes. Direciona a misso da organizao em termos de sua principal atividade. Resultados do planejamento estratgico incluem diretrizes amplas e gerais para a seleo de reas de atividades ou mercados nos quais devemos penetrar, ou dos quais devemos nos retirar. Tem um longo horizonte de tempo e olha para o futuro em termos da misso da organizao.
Ttico

Analisa alternativas realizao da misso; os resultados normalmente so alvos de oportunidade dentro da indstria ou do mercado. Tem um perodo de tempo mais curto do que o estratgico e examina mais especificamente variveis como as condies de mercado, os objetivos financeiros e os recursos necessrios para realizar a misso. Todo planejamento ttico feito dentro da estrutura do plano estratgico.
Operacional

o planejamento do dia-a-dia. Tem um perodo de tempo ainda mais curto do que o planejamento ttico e responsvel por cronogramas, tarefas especficas e alvos mensurveis, envolvendo gerentes em cada unidade, que sero responsveis pela realizao do plano. Em geral, existem trs nveis de planejamento.
Misso: a razo de existncia da empresa. So negcios atuais e futuros que podem ser vistos como o objetivo principal de uma empresa. 2. Organizao

Organizaes so grupos de indivduos com um objetivo comum ligados por um conjunto de relacionamentos de autoridade-responsabilidade; so necessrias sempre que um grupo busca consolidar seus objetivos. "O processo de organizar compreende as decises que tm por finalidade atribuir tarefas a indivduos e grupos de indivduos, de modo que cada um - grupo ou indivduo - tenha um compromisso especfico que contribui para a realizao de uma tarefa maior" (Maximiano). BARBOSA (1985) defende que organizao sinnimo de organismo. Organismo um conjunto de rgos, com funes especificas, mas que se inter-relacionam e agem e atuam em conjunto (interagem e interatuam). Uma organizao rural pode ser definida como um conjunto de departamentos integrantes de uma explorao agro-pastoril organizao econmica, ou seja, com objetivo de lucro. Mesmo sendo civil em sua maioria, explorada pelo fazendeiro como pessoa fsica, deve caminhar para o modelo empresarial. Para SOUZA et al (1992) a organizao da empresa rural pode ser vista sob dois aspectos: organizao de pessoal e organizao fsica. Organizao de pessoal se trata de pequenas empresas rurais, podendo ser feita de maneira informal, com o proprietrio esclarecendo os funcionrios sobre seus cargos e as tarefas que

devem executar. O proprietrio deve conseguir dos funcionrios, tambm de maneira informal, um comprometimento para a realizao de tais tarefas. Organizao fsica por sua vez refere-se sua estruturao fsica, ou seja, queles tpicos que se relacionam com a organizao dos campos e benfeitorias, mquinas, equipamentos, materiais e etc. Os departamentos diversos da organizao rural so representados no organograma, atravs dos encarregados dos mesmos. importante que o proprietrio estabelea a forma dessa organizao, o que ajudar a aliviar a carga das prprias costas e trabalhar mais tranqilo. (BARBOSA 1985) Uma boa organizao de extrema importncia para o pleno desenvolvimento de uma empresa rural. Quanto mais organizada e estruturada ela estiver, menos problemtica ser sua direo e mais facilmente sero atingidos os seus objetivos.

3. Direo A direo o processo pelo qual um indivduo influencia outros a realizar os objetivos desejados, de forma a buscar a realizao da misso da empresa. Dentro da organizao de uma empresa, o processo de liderana tem a forma de um gerente que influencia os subordinados a realizarem os objetivos pela alta gerncia. A direo uma funo essencial do processo administrativo. Para BARBOSA (1985) de nada vale a elaborao de um bom planejamento e o estabelecimento de uma correta estrutura organizacional se no houver uma direo adequada. A direo se realiza sobre pessoas e no sobre mquinas, benfeitorias, terras ou animais. preciso agir sobre os recursos humanos compreendendo suas reaes e comportamento. Segundo o autor, o comportamento das pessoas dentro da empresa que vai definir o xito de cada tarefa realizada, e, conseqentemente a eficincia do empresrio na conduo dos seus negcios. Tudo isso, torna-se de fundamental importncia para que o empresrio rural entenda como complexo executar aes de direo, uma vez que elas dependem de diferentes situaes e das pessoas nelas envolvidas. 4. Controle O controle que o processo de se assegurar que os objetivos organizacionais e de administrao sejam atingidos, est relacionada intimamente a cada uma das outras funes do administrador (MEGGINSON et all, 1998).

"O processo de controle consiste das aes seqenciais tomadas pela administrao para estabelecer os padres de desempenho, medir e avaliar o desempenho, e tomar aes corretivas quando necessrio" (Montana & Charnov). Todas as funes da Administrao so de suma importncia para que se alcance bons resultados Os sistemas de controle para serem eficazes, devem obedecer a vrios critrios: 1) Focalizar os objetivos organizacionais para controlar as atividades adequadas; 2) Agir no tempo certo para a administrao poder introduzir uma ao corretiva e ainda atingir os objetivos; 3) Serem eficazes no custo para os benefcios superarem os custos; 4) Dar informaes precisas; 5) Serem aceitos pelos que esto envolvidos, ou so afetados, pelo sistema de controle. Como em qualquer empresa, em uma fazenda, segundo BARBOSA (1985) deve se controlar: _ O patrimnio, ou seja, a propriedade como um todo, como as benfeitorias, as mquinas, ferramentas, os valores a receber, os rebanhos e outros estoques, alm, claro, das dvidas decorrentes das exploraes e investimentos na propriedade. _ O resultado, ou seja, as atividades de explorao, ou tudo que gera despesas e receitas na propriedade. _ O rebanho, ou seja, o controle de gado, nos casos de animais leiteiros ou de reproduo, o controle deve ser individual (por cabea) controlam-se nascimentos, paries, perdas, produo de leite, etc. _ Alm destes itens, h uma enormidade de outros a serem controlados, dependentes do grau de controle a se efetivar na propriedade. O controle pode ser feito em nvel estratgico, onde se procura avaliar o desempenho global da empresa; em nvel intermedirio, onde cada unidade avaliada; e em nvel operacional, onde se cuida do nvel mais baixo da empresa, dando a cada tarefa uma viso de curto prazo (SOUZA et al, 1992). O controle vital dentro da empresa, uma vez que permite que erros sejam sanados a tempo, evitando que se comprometam as demais funes da produo. A ele cabe devolver as informaes ao planejamento, a fim de que o ciclo da administrao tenha continuidade, e verificar se todas as aes esto sendo desempenhadas corretamente. uma tarefa contnua e fundamental.

O processo de controle, por exemplo, to criticado e, realmente, uma verdadeira arma do mal quando utilizado em excesso, absolutamente essencial para o planejamento eficaz, pois a Administrao precisa saber de seu desempenho para poder fazer uso eficiente dos recursos organizacionais. Deve avaliar como os recursos so usados, tomar aes corretivas quando necessrio e planejar eficazmente para usar os recursos com mais eficincia no futuro. Existem trs pontos principais no que diz respeito importncia do controle: necessrio para medir e avaliar o desempenho organizacional um processo dinmico e contnuo Envolve todas as facetas da organizao

Neste ponto necessrio reforar a importncia da utilizao dos processos em forma cclica, incluindo-se uma avaliao e feedback. Todo essa seqncia de processos extremamente importante administrao da empresa. O custo de um erro resultante do velho mtodo de tomada de deciso "empurrando com a barriga" alto demais na economia complexa de hoje e somente a eficaz conduo desses processos pode garantir um bom gerenciamento. Estabelecido os objetivos e metas (planejamento), distribudas as atividades (organizao) e estruturados a direo e os controles organizacionais, necessrio avaliar-se como a organizao tem alcanado seus objetivos e ento se preparar para comear novamente todo o processo. Para concluir, vamos ler um dilogo ilustrativo da obra Alice no Pas das Maravilhas: Alice: Por favor, voc poderia me dizer que caminho devo seguir? Gato Cheshire: Isso depende muito do lugar para onde voc quer ir. Alice: Eu no me importo para onde. Gato Cheshire: Ento no faz diferena o caminho a pegar. 2.2 O Campo de atuao da Administrao Rural O conhecimento das condies de mercado e dos recursos naturais d ao produtor rural os elementos bsicos para o desenvolvimento de suas atividades econmicas. Cabe ao administrador rural a seguinte tarefa: 1. Tomar decises sobre o qu produzir; 2. Decidir sobre o quanto produzir; 3. Estabelecer o modo como vai produzir; 4. Controlar a ao desenvolvida;

5. Avaliar os resultados obtidos medindo os lucros ou prejuzos e analisando quais as razes que fizeram com que o resultado alcanado fosse diferente daquele previsto. A Administrao Rural , portanto, o conjunto de atividades que facilita aos produtores rurais a tomada de decises ao nvel de sua unidade de produo, a empresa agrcola, com o fim de obter o melhor resultado econmico, mantendo a produtividade da terra. 2.3 Os Empreendimentos Agropecurios 2.3.1 Empresa Rural A administrao rural est voltada para auxiliar na tomada da deciso na empresa rural. No possui uma classificao quanto a tipos de administrao rural e sim podemos caracterizar as empresas rurais. Empresa Rural a unidade de produo em que so exercidas atividades que dizem respeito produo agrcola, pecuria ou culturas florestais com a finalidade de obter de lucro.
Segundo Marion (2002, p. 24), empresas rurais so aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criao de animais e da transformao de determinados produtos agrcolas. Para Crepaldi (1998, p. 23), a unidade de produo em que so exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrcolas, criao do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obteno de renda. Ambos os conceitos de empresa rural abordam a explorao da terra e da criao dos animais como fonte de renda. E partindo desses conceitos classificam as atividades rurais em trs grupos distintos: 1) Produo Vegetal- Atividade Agrcola; 2) Produo Animal- Atividade Zootcnica; 3) Indstrias Rurais- Atividade Agroindustrial.

As empresas rurais podem ser: Consolidada Em transio De subsistncia

Familiares

Patronais

Latifundiria Capitalista

Familiar Consolidada: a) Propriedades semi-especializadas a diversificadas (3 a 5 atividades com rea de

aproximadamente 100 ha e concentrao de 50 ha); b) Usa tecnologia; c) Busca assistncia tcnica e creditcia; d) Os proprietrios so esclarecidos e tem contato com a comunidade; e) O proprietrio mora na propriedade. Familiar em Transio: a) Diversificao maior de 3 a 6 atividades para obteno de renda, com rea de 50 ha e concentrao de 20 h; b) Usa pouca tecnologia; c) No busca tanto a assistncia tcnica e creditcia; d) So menos esclarecidos em relao a empresas consolidadas. Familiar de subsistncia ou perifricos: a) Possui uma diversificao de 4 a 7 atividades, com rea de 20 ha chegando a ter uma concentrao de 10 h; b) Para sua subsistncia e comercializao do excedente; c) Usam baixa tecnologia; d) No buscam o crdito, pois no possuem viabilidade econmica para ter acesso; e) Pouco esclarecidos quase no saem de suas propriedades. Patronal latifundirio: a)Propriedade com grande extenso de rea, 600 vezes o mdulo rural, improdutiva, com cultivo de animais e vegetais extensivo ou mesmo sem cultivo; b) O proprietrio no reside e nem vive da renda extrada do seu sistema produtivo. Patronal Capitalista: a) Tem a produo voltada para o mercado; b) O uso da mo-de-obra contratada maior do que as familiares; c) So semi-especializados de 2 a 3 atividades para obteno de renda em grande escala; d) So propriedades acima de 200 ha;

e) Usam alta tecnologia; f) Recorrem ao crdito rural para viabilizar sus sistema produtivo. 2.3.2 Fatores de Produo
A "terra" e o "trabalho" so considerados fatores originrios, j o "capital" e derivado da "terra" e do "trabalho". Segundo a teoria desses autores, vamos analisar a influencia desses trs fatores na produo. Esses fatores tm influencia direta na produo, os quais so utilizados para satisfazer as nossas necessidades, direta ou depois de transformadas. O planeta em que habitamos que foi denominado de "Terra", constitui o primeiro fator de produo e quando surgiu o homem, o mundo j estava criado. bom lembrar que o homem o agente da produo e o seu trabalho representa o segundo fator da produo. O trabalho, em economia, quer dizer o trabalho humano e no o desempenho das mquinas e nem o esforo dos animais que parecem trabalhar. A mquina industrial e os animais colocados a servio do homem representam o terceiro fator de produo, que o "capital" o qual vamos abordar a seguir. considerado capital, os bens que no se destina imediata satisfao do ser humano, mas que tem a funo de facilitar a produo de utilidades econmicas. O capital no ponto de vista econmico representado pelas matrias primas, usinas, mquinas, ferramentas, edifcios industriais etc. O dinheiro ou o credito, tambm considerado capital, somente do ponto de vista comercial ou financeiro, representando a fonte do financiamento para a compra dos bens de produo: bens durveis e transitrios (insumos). Quando os trs fatores esto em harmonia, a produo com certeza estar crescente, observamos na "terra" o fator originrio com uma riqueza incalculvel para o ser humano, com o "trabalho" conseguirmos os bens econmicos, e por fim vem o "capital", que s com ele pode se concluir o ciclo produtivo.

Qualquer tipo de empresa rural seja familiar ou patronal, integrada por um conjunto de recursos denominado Fatores de Produo:

Terra: o fator mais importante, pois na terra se aplicam os capitais e se trabalha para obter a
produo.

Capital: representa o conjunto de bens colocados sobre a terra com o objetivo de aumentar
sua produtividade e ainda facilitar e melhorar a qualidade do trabalho humano. O capital da empresa agropecuria constitudo de benfeitorias, animais de produo, mquinas e implementos agrcolas e os insumos agropecurios.

Trabalho: o conjunto de atividades desempenhadas pelo homem. A tarefa de administrar


tambm considerada trabalho, assim como lavrar a terra, cuidar dos animais, construir cercas etc. A diferena fundamental entre a administrao e execuo de prticas agrcolas que na primeira h uma exigncia maior de conhecimento e na segunda se precisa fazer apenas aquilo para o qual foi designado. Organizao da Empresa Agrcola a combinao das atividades desenvolvidas em funo das caractersticas dos fatores de produo disponveis.

Manejo da empresa agrcola o conjunto de medidas que deve tomar o administrador para que todas as praticas agropecurias sejam realizadas a tempo e de maneira eficiente. 2.3.3 Fatores que influenciam a atividade agropecuria A produo agropecuria est associada a um amplo contexto, onde uma infinidade de variveis condicionam tanto os resultados tecnolgicos como a rentabilidade e lucratividade. Alguns destes condicionantes so considerados de: Natureza Tcnica (aspectos fsicos e biolgicos); Natureza Institucional e Humana ( exgenos e endgenos propriedade rural)

( Ver grficos) 2.3.4 Empresa Agrcola x Empresa Industrial O funcionamento eficiente da empresa mais difcil na agropecuria do que na indstria, pelas razes abaixo relacionadas: EMPRESA AGROPECURIA
A quantidade e a qualidade da produo no pode ser controlada com preciso. Especializao menos possvel devido ao dos fatores naturais. O uso das mquinas e equipamentos menos possvel porque estas tm que ser mveis e seu uso perodos do ano A produo obedece a prazos fixos limitado a certos

EMPRESA INDUSTRIAL
Pode ser controlada com preciso, porque as variveis que agem sobre a produo so controlveis. Tem a especializao das atividades dentro da empresa. O uso de grande parte das mquinas e equipamentos fixa e so usados num mesmo local. Pode capital intensificar a sua produo,

proporcionando o uso mais eficiente do

2.3.5 Caracterizao da Empresa Agrcola Os estabelecimentos ou unidades de produo rurais podem ser caracterizados atravs de diferentes critrios de classificao. Os mais freqentemente usados so:
Propriedade apresenta uma srie de vantagens sobre outros sistemas de

Classificao por sistema de posse

acesso e por isso considerada teoricamente ideal. Arrendamento transferncia temporria do direito de uso da terra , que o proprietrio faz a terceiros em contrapartida ao pagamento de um patrimnio de um prmio pelo uso do fator. Contrato de locao. Parceria explorao conjunta de terra por 2 ou mais produtores. uma co-participao formando uma sociedade de explorao conjunta de terra.

Minifndio rea demasiadamente pequena para um emprego

adequado da mo-de-obra familiar do proprietrio, no proporcionando uma

Classificao por tamanho da rea

renda satisfatria para o sustento familiar rural. Latifndio rea excessivamente grande em relao a capacidade de uma explorao eficiente sobe a administrao do proprietrio. Pode ser um latifndio por extenso ( imvel que excede 600 x ou mais a rea do mdulo na respectiva zona) e latifndio por explorao ( imvel rural que seja igual ou superior ao mdulo rural e que permanea inexplorado em relao as suas potencialidades.

Classificao quanto ao tipo de atividade:

1. Agrcolas exploram somente atividades agrcolas podendo ser especializadas ou diversificadas. 2. Pecurias - exploram somente atividades relacionadas a criao de animais. 3. Agropecurias - exploram tanto as atividades agrcolas como as atividades de pecuria. Pode ser considerada empresa mista.

Classificao quanto a Trao

1. Manual 2. Animal 3. Mecnica 4. Robotizada

Quanto natureza jurdica

Na atividade agrcola encontramos duas formas jurdicas possveis de explorao: Pessoa Fsica ou pessoa natural o ser humano, o indivduo. No Brasil prevalece a explorao na forma de pessoa fsica.

3. CARACTERIZAO DAS REAS DA ADMINISTRAO NA PROPRIEDADE RURAL 3.1 rea de Produo A produo caracteriza o processo de transformao dos fatores de produo em produtos para venda no mercado, sendo que a empresa administra a compra dos insumos, combinando-os segundo um processo de produo escolhido e vendendo produtos ou servios (Vasconcellos & Troster, 1996). A teoria da produo aplica-se s empresas comerciais, bem como rgos governamentais e organizaes sem fins lucrativos, com atividades produtivas (Pindyck & Rubinfeld, 1994). Os recursos que compem a rea de produo so os recursos de transformao e de utilizao. Com relao rea de produo as empresar rurais podem ser classificadas como especializadas e diversificadas. Especializada a produo baseada em uma s linha de explorao de modo que o empresrio rural que a pratica depende de uma s fonte de renda. Vantagens da especializao: a) Cada empresa deve dedicar-se a linha de explorao que melhor se adapte , tendo em vista obteno de maiores lucros; b) Desenvolve habilidades do homem para executar determinadas tarefas dentro da organizao c) Permite melhor aplicao de capital d) Facilita a administrao da empresa Diversificada a produo de vrios produtos para o mercado e nesse caso o empresrio rural depende de vrias fontes de renda. Muitas empresas esto organizadas de tal modo a obter renda de um grupo reduzido de produtos estreitamente relacionados que pode ser denominado semi-especializado. Vantagens da diversificada: a) Atravs da adequada combinao de exploraes principais, complementares e

suplementares, determina o uso mais completo dos recursos disponveis; b) Reduz os riscos devido a preos desfavorveis e as condies meteorolgicas desfavorveis; c) Permite a rotao de cultura 3.2 reas de Comercializao E Marketing 3.2.1 Comercializao

o conjunto da operaes ou funes realizadas no processo de levar os bens ou servios desde o produtor primrio at o consumidor final. 3.2.1.1Comercializao Agrcola Nas empresas rurais, dependendo da cultura, existe uma diferena em relao a outras empresas de produo, pois as vendas dos produtos no tem carter continuo e sim integrado com o perodo das safras. A comercializao agrcola estuda o fluxo dos produtos agropecurios das empresas rurais para o consumidor, que envolve o fluxo de atividades e indivduos. Engloba a identificao e analise de todas as atividades e instituies necessrias transferncia dos bens e servios. 3.2.1.2 A Ao Comercializadora abordada por meio das funes ou atividades das instituies do mercado e a forma de comportamento sobre como se relacionam, que a estrutura de comercializao. Funes de comercializao So atividades atravs das quais adicionam-se as utilidades de tempo, lugar, forma e posse do produto, que iro lhe conferir suas condies finais de consumo. Classificam-se em: Permuta compra e venda que acrescenta a utilidade de posse. Fsica que so armazenamento (tempo); beneficiamento e embalagem (forma); e transporte (lugar); Auxiliares padronizao, financiamento e informaes de mercado.

Instituies de Comercializao So os sujeitos do sistema de comercializao que desenvolvem as funes adicionadoras de utilidade. Classificam-se em: A) Intermedirios Comerciantes

Atacadista Industrial Varejista ou retalhista

B) Intermedirios Agentes

Comissrios, vendedores e viajantes Corretores e bolsas

C) Instituies auxiliares ou agncias facilitadoras

Instituies governamentais e associaes Instituies Financeiras

Seguradoras e bolsas de mercado a termo Agentes de coleta e divulgao de informaes de mercado

3.2.1.3 Canal de Comercializao o caminho percorrido pelo produto desde a sada da unidade de produo agrcola at chegar ao consumidor. a relao de todas as instituies de mercado numa certa linha: produtor consumidor. Mediante a anlise dos canais de comercializao, pode-se: Localizar pontos de estrangulamento. Ex.: armazns inadequados ou insuficientes, estradas intransitveis por algum perodo, etc. Detectar graus de competio. Ex.: Oligoplios, cartis e monoplios Fazer diagnsticos dos setores. Os canais de comercializao podem se:

1.

De acordo com o nmero de instituies a maneira mais tradicional de classificar os canais. Com base no nmero de instituies eles podem ser: Canal direto caracterizado pela inexistncia de intermedirios. Canal Semi-direto caracterizado pela existncia de apenas um tipo de intermedirio entre o produtor e o consumidor. Canal indireto caracterizado pela insero de mais do que um tipo de intermedirio entre o produtor e o consumidor. 1. De acordo com o grau de desenvolvimento - de acordo com o grau de desenvolvimento local, regional ou nacional e com o nvel de organizao da comercializao, os canais podem ser classificados em: Tradicional aquele em que operam as instituies intermedirias tradicionais de varejo e atacado. Moderno aquele que requer comercializao mais rpida e mais eficiente, produo mais organizada e produtos mais processados. Avanado aquele que surge da necessidade de atender ao mercado exterior. 2. De acordo com o nvel de integrao subdivide-se em:

No-integrados representam os canais tradicionais, em que os agente produtores, atacadistas e varejistas negociam um com o outro em operaes isoladas.

Integrados representam os canais modernos e avanados, em que os agentes, produtores, atacadistas e varejistas negociam sob o controle de uma gerncia Constituem os chamados complexos agroindustriais. central programada.

3.2.1.4 Fluxo de Comercializao o esquema geral de todos os possveis canais estruturados de forma agregada. Fluxo Geral a sntese capaz de reunir as diversificadas aes por que passam a mercadoria no sistema de comercializao de produtos agropecurios e seus agentes, de forma agregada ou no.
FLUXO GERAL DA COMERCIALIZAO DA BANANA EM LAVRAS
0,42% 21,10% 57% CEASA (BH) 0,88% 2,11% 100% 0,26%

- MG NA SEMANA DEL 22 28 DE FEVEREIRO DE 1.999


0,378% MERCEARIA DO ISMAEL VERDURO HORTILAVRAS SABORES E MERCE ARIA VERDURO DO ALESSANDRO SUPERMERCADO SO J0O 18,99% 0,221 0,792% 2,0226% 2,11% 0,039% 0,088% 0,00844% 0,0042%

PRODUTOR

5,63% 5,28% 3,68% 7%

5,067% 0,17% 0,153 %

0,563% 0,017%

SUPERMERCADO ALVES HIPERVERDURO

0,153% ARMAZEM DO CLIO 2,944%

0,017% 0,736%

REAL VERDURO 17,60% CEASA (SP) 7% SUPERMERCADO REX VERDURO ECONMICO FEIRANTE 1

25,802%

0,798% 1,6% 0,16%

C O N S U M I D O R

2% 16% 2%

14,4% 1,84%

16%

FEIRANTE 2, E FEIRANTE 3, E SUPERMERCADO ESPERANTO

12%

4%

Percentagem passado para o consumidor

Percentagem de perda

Neste fluxo podemos identificar 6 nveis de mercado, cada qual com uma graduao diferente de concorrncia que so:

Mercado Local o produtor rural e o primeiro comprador. Grade nmero de vendedores para
um pequeno nmero de compradores. (Oligopsnio ou Monopsnio)

Atacado intermedirio de reunio nmero maior de atacadistas locais vendem seus lotes a
um nmero menor de atacadistas regionais. (Oligoplio bilateral)

Mercado Terminal de Reunio nmero maior de atacadistas regionais para um pequeno


nmero de grades atacadistas. (Oligopsnio ou Monopsnio)

Atacadistas igualizadores - nmero pequeno que detm grande volume de produtos, vendem
em grandes lotes para os atacadistas distribuidores. (Oligoplio bilateral)

Mercado Regional os atacadistas em pequeno nmero vendem aos varejistas em grande


nmero. (Oligoplio )

Mercado Varejista os varejistas em nmero relativamente grande vendem aos milhares de


consumidores monopolista). 3.2.2 Marketing Rural Marketing compreende todas as aes desenvolvidas para a venda de produtos e servios agropecurios e para a fixao de uma imagem positiva das empresas que atuam no setor. Conceitos importantes e bsicos em marketing so: necessidade, desejo, demanda, produto, troca, transao e mercado. (Ler texto) Numa organizao orientada para o marketing rural, os produtos, os canais de distribuio usados e as promoes de venda esto todos relacionados como meios de se atingir as necessidades dos consumidores com lucro. O Marketing Rural est relacionado com 3 atividades: Reconhecimento da demanda; Estimulao da demanda pela promoo e venda; Satisfao da demanda, pelo produto em si e pelos meios de distribuio. que compram em pequenas quantidades. (Oligoplio ou concorrncia

Venda

Produtor Preo

Propaganda
Satisfao do Consumidor

Embalagem

Marca Promoo Processamento Distribuio

3.2.2.1 Dificuldades do Marketing Rural Produtos no diferenciados; Tradicionalismo; Sistema de administrao emprico ; Sazonalidade da produo; Propriedades isoladas e distantes; Baixa mentalidade comercial; Produtos perecveis; Irreversibilidade da produo.

3.3 REA DE RECURSOS HUMANOS 3.3.1 Conceito Relacionada a todas as pessoas que ingressam, permanecem ou participam da empresa e que promovem o seu funcionamento. 3.3.2 Recursos Humanos ou Pessoal Constituem os recursos vivos e dinmicos da empresa; Dotados de vocao dirigida para o crescimento e desenvolvimento; Capazes de manipular e colocar em ao os demais recursos; Capazes de auto-evoluir e promover acrscimos qualitativos e quantitativos s operaes da empresa. Vejamos cada um dos aspectos que a empresa agrcola precisa desenvolver para ter recursos humanos capacitados e motivados: Recrutamento a busca de recursos humanos para suprir a necessidade da empresa. Antes de iniciar o recrutamento a empresa precisa estipular as caractersticas do empregado que vai contratar. Entre as caractersticas destaca-se; idade, escolaridade, formao, experincia, etc. Meio de recrutamento: anncios de jornal, rdio, revistas, etc. Seleo escolher a pessoa mais adequada para preencher a vaga. Utiliza-se os seguintes meios para selecionar funcionrios: formulrios, entrevistas, testes, curriculum vitae, etc.

Treinamento consiste em transmitir ao funcionrio os conhecimentos necessrios para o desempenho de suas funes. Motivao a juno das palavras motivao + ao. Por trs de cada ao h um motivo. Os motivos que levam uma pessoa a ao so vrios. O principal a satisfao de suas necessidades. Existem diversos tipos de necessidades, so elas:

Autorealizao Necessidade de Status Necessidade Social Necessidade de Segurana Necessidade fisiolgica 3.3.4 LIDERANA E MOTIVAO O tipo de liderana tambm influi no nvel de motivao dos empregados. O que se entende por liderana? Significa exercer influncia sobre o comportamento de outrem. Quando damos uma ordem a um subordinado, quando discutimos um ponto de vista com um interlocutor, e em inmeras outras situaes, o que estamos fazendo uma tentativa de liderana. Existem duas maneiras de se conseguir que outra pessoa faa o que queremos que seja feito: Por coao ou por motivao. Quando agimos atravs da coao estamos agindo como chefes, quando agimos atravs da motivao estamos agindo como lideres. Seu CHEFO interesse voltado LDER Est disposto a escutar; Com freqncia ouve o grupo antes de tomar decises; educado, sugere, orienta; Interessa-se tambm pelas pessoas; Diz: Ns, Faamos Trabalha com o grupo; Inspira confiana, confia e assiste

exclusivamente para o trabalho; Isola-se do grupo; Inspira medo, desconfia, cria tenso; grosseiro, autocrtico; Diz: Eu, Faam No se dispem a escutar; Toma sempre decises sem consultar o grupo;

No individuais.

considera

diferenas

Leva em considerao as diferenas individuais.

3.4 REA DE FINANAS Trata-se das previses dos recursos monetrios necessrios aquisio ou obteno de insumos, servios, equipamentos e demais recursos ou fatores para a produo e comercializao de produtos agropecurios, de formar a atender aos objetivos da empresa, a rea de finanas da empresa rural diz respeito basicamente a: Receitas so as entradas de dinheiro da empresa durante determinado perodo oriundo da venda de produtos agropecurios e de subprodutos das atividades agropecurias, da prestao de servios, do arrendamento da terra, etc, Despesas so todos os gastos de recursos, durante um determinado perodo de tempo para aquisio dos fatores de produo e comercializao. Investimentos - so todos os gastos realizados para a obteno de recursos necessrios s atividades agropecurias cuja utilizao ultrapasse um ciclo produtivo, isto , recursos utilizados por mais de um perodo de produo. Ex.: aquisio de mquinas, equipamentos, rebanhos produtivos, construo de estbulos, etc. Depreciao -

You might also like