You are on page 1of 5

Converter udio DTS para AC3 sincronizado

Quando o udio DTS no for compatvel com sua TV... Vdeo-aula do Fairoxx: StaxRip - Converso de udio DTS para AC3 http://youtu.be/1mEpfo8Il3U Por: jandor Baixar essa verso do StaxRip: AQUI verso recomendada: 1.1.7.0

27/07/2011

Alguns aparelhos de TVs no so compatveis com udio DTS. Embora muitas vezes encontremos releases como MKV+udio DTS ou MP4+udio AC3 estas combinaes no so suportadas pelo firmware de alguns aparelhos, os quais so bastante limitados. As TVs Full HD normalmente iro reproduzir: MKV com udio AC3 ou AAC e MP4 com udio AAC, os mais usados. Alguns aparelhos at permitem reproduzir MP4 com udio AC3.

Iniciando o StaxRip
Quando voc se envolve com reproduo, edio ou codificao de vdeo normalmente necessita de ferramentas como: AviSynth, Haali Media Splitter e ffdshow, as principais. Se voc no tiver instalado o AviSynth 2.5.8, instale-o, ele j vm anexo pasta do StaxRip. Algumas outras ferramentas que podem ser exigidas, se voc um iniciante... NET Framework, java, DirectX 9, etc. O StaxRip no exige instalao.

Obtendo vdeo e udio principal: Convertendo apenas uma stream de udio:


Siga a figura abaixo, e na sequncia os procedimentos de cada item...

1. Clique em Source -> Single or Merge -> localize e abra o vdeo MKV -> OK ->
e aguarde a leitura at retornar para a tela principal.

2. Mantenha selecionadas as opes como mostra o quadro em destaque. 3. Clique e selecione JUST MUX. 4. Clique e selecione MKV CONTAINER. 5. Quando voc entra com o vdeo o StaxRip reconhece automaticamente a stream de udio principal.
Se este udio no o que voc queria clique duas vezes no espao da 1 stream para abrir a pasta TEMP criada pelo StaxRip. Para fazer a troca basta clicar duas vezes no udio desejado.

6. Quando no estiver usando uma 2 stream de udio deixe selecionado NO AUDIO. 7. Clique em EDITE e configure o udio conforme a figura abaixo.
Escolha sempre Codec AC3 e Encoder eac3to, clique em Bitrate ou avance para baixo ou para cima e mude para 448 Kbps ou 640 Kbps, em Channels 6 (5.1) quando suportar, 48000 Hz, Normalize selecionado, definir o idioma do udio e em Delay se mostrar algum valor no apague.

9. Se voc possui uma stream de legenda no arquivo original, certamente vai conseguir abrir
o CONTAINER CONFIGURATION para editar tags, se desejar. Clique na aba MISC e preencha apenas: em Title d um nome ao vdeo e em Video Track Language defina o idioma como mostra a figura -> e d OK.

Clique em NEXT -> e START para iniciar processo de cpia do vdeo com o udio convertido. O Vdeo ser salvo na mesma pasta do arquivo original como mostra a figura abaixo. No interior da pasta TEMP criada pelo StaxRip estaro tambm as streams de udio convertidas mais a legenda SRT ou IDX/SUB.

Obtendo vdeo "Dual audio": Convertendo as duas streams de udio:


Repita o passo 5, inclua as streams na ordem desejada e configure cada uma clicando em EDIT (7,8).

Obtendo vdeo "Dual audio": Convertendo apenas uma das streams de udio:
Repita o passo 5, inclua as streams na ordem desejada e configure cada uma clicando em EDIT (7,8). Sendo que para a stream que no receber converso voc ir selecionar JUST MUX, como mostra a figura abaixo. claro, considerando a posio deste udio, se ele ser principal ou secundrio, nesta amostragem ele aparece como secundrio.

Obtendo apenas o udio convertido


Considere o processo inicial... Se no item 4 voc precisou clicar em MKV CONTAINER para obter o vdeo com o udio convertido. Agora voc deve clicar em MKV (4) e selecionar NULL MUXER (no muxing). Desta forma voc vai obter s as streams de udio convertidas + legenda SRT ou IDX/SUB. As streams de udio sero salvas na pasta TEMP criada pelo StaxRip, junto ao arquivo de vdeo original. Neste mtodo voc pode entrar com arquivos Blu-ray (m2ts), se for o caso. Depois, para juntar as streams e obter o MKV s seguir os passos da ltima vdeo-aula do Fairoxx, mais abaixo. Se voc j tiver um udio DTS separado, experimente tambm o DTS2AC3, ele usa o Aften. Atualizei algumas ferramentas dele, e estou disponibilizando neste mesmo link. O manuseio simples, e o resultado da converso o mesmo do eac3to e do StaxRip.

Sobre a sincronia de udio constante-CBR (DTS, AC3) e varivel-VBR (AAC):


Nestes casos se consegue a sincronia convertendo e trocando o udio s pelo MUX, sem a converso do vdeo, e ainda pode aproveitar o udio para qualquer outro release do mesmo filme. AAC -> AC3 DTS -> AC3 AC3 -> AC3 Nestes casos necessita o re-encode do vdeo. Pela simples converso do udio e a troca pelo MUX, vai perder totalmente a sincronia. DTS -> AAC AC3 -> AAC AAC -> AAC

Notas:
- Este processo no envolve re-encode; - No recomendo a converso para udio AAC. Dificilmente ir conseguir a sincronia por esse mtodo. O udio AAC por ter uma codificao varivel ele s deve ser aplicado durante um encode. Que no o caso aqui; - Se voc esqueceu de renomear um udio, ou gostaria de inverter a posio das streams pode faz-lo pelo MKVMerge; - Lembre-se que o executvel do MKVMerge o "mmg.exe" e voc o encontra dentro da sub-pasta MKVtoolnix; - Este processo do JUST MUX de MKV para MKV, e voc sempre deve entrar com o arquivo original; - Se tiver algum problema com o MKVmerge porttil lembre-se que s vezes precisa redirecionar o executvel apontando para o programa que voc est usando: File -> Options -> e localize o arquivo "mkvmerge.exe"; - Atualizei algumas ferramentas, e esta verso do StaxRip funciona bem. Tpico relacionado: http://forum.clubedohardware.com.br/ferramentas-conversao-dts/957795

Mtodo de converso usando o eac3toGUI 2.0


No link inicial voc tambm pode baixar o eac3to com o eac3toGUI. Para este processo acompanhe as Vdeo-aulas do Fairoxx: Converso de udio DTS para AC3: http://youtu.be/Acmyb3gYJTQ

Corrigindo problemas de incompatibilidade com filmes MKV: http://youtu.be/QRms1G9zhGw

Preparando o MKVMerge para garantir uma cpia sincronizada:


Complementando o que j falou o Fairoxx nesta video-aula... Quando voc optar pelo mtodo de converso da stream de udio separada e para desabilitar de forma permanente a compresso para todas as streams na hora de uni-las, ao iniciar o MKVMerge d um Ctrl + P ou entrando em File -> Options -> na aba "mmg" -> e selecione "Disable header removal compression for audio and video tracks by deafault" -> OK Ainda na mesma tela na aba "mkvmerge" -> clique em Browse e direcione para "mkvmerge.exe".

FIM

You might also like