You are on page 1of 7

TE STE DE A V A L I A O

D E S I G N A O ( S ) : Portugal As reas Rurais

L atentamente todas as questes antes de iniciares o teste A elaborao da resposta dever apresentar um discurso organizado e articulado, utilizando correctamente a Lngua Portuguesa

Grupo I
1. Observa o mapa e indica qual a regio agrria que corresponde cada nmero. 1234-

2. Em Portugal Continental regista-se uma grande desigualdade na ocupao do espao rural. O espao agrrio comporta diferentes utilizaes. Indica quais.

3. O espao agrrio compreende propriedades de vrias dimenses, isto , com diferentes estruturas fundirias. Refere que tipos de estruturas fundirias podemos encontrar em Portugal.

4. Diz o que entendes por SAU.

Grupo II
A grande maioria das exploraes agrcolas pertence s classes de muito pequena e pequena dimenso econmica e caracteriza-se por apresentar condies estruturais muito desfavorveis. Do ponto de vista dos respectivos resultados econmicos, este grupo de exploraes agrcolas apresenta um reduzido nvel de competitividade e de rendimentos, dependendo o nvel de vida dos respectivos produtores e membros do agregado familiar, principalmente de actividades exercidas e dos rendimentos obtidos fora das respectivas exploraes agrcolas. Fonte: "Caderno de Economia", Pblico.25 de Outubro de 2004 (adaptado) 1. Identifica o tipo de estrutura fundiria a que o texto faz referncia. 2. Refere duas regies agrrias portuguesas onde esse tipo de propriedade dominante. 3. Expe as razes que justificam o reduzido nvel de competitividade e de rendimento obtido nestas exploraes. 4. Explica o significado da expresso sublinhada.

Grupo III
O mapa da Figura 1 descreve a estrutura etria dos produtores agrcolas por regio agrria.

Figur a1

1. Uma das regies que mais mo-de-obra emprega na agricultura : A. Aores. B. Beira Interior. C. Entre Douro e Minho. D. Algarve.

2. A anlise, por regio agrria, da estrutura etria dos produtores revela que: A. A mo-de-obra empregue na agricultura dominantemente jovem, em todo o pas.

B. O arquiplago dos Aores a regio que maior percentagem de adultos, entre os 45 e os 64 anos, emprega. C. No Algarve, 50% da mo-de-obra empregue na agricultura tem 65 ou mais anos. D. No Ribatejo e Oeste, o grupo etrio menos representado entre a populao activa a trabalhar no sector agrcola o de 45 a 64 anos. 3. O baixo nvel de instruo e de qualificao dos agricultores portugueses: A. Permitiu aumentar a competitividade do sector devido aos baixos custos da mo-deobra. B. No interfere no processo de modernizao tcnica e tecnolgica da agricultura. C. Constitui um factor que condiciona a reestruturao do sector. D. Tem conduzido ao aumento da produtividade pela utilizao de tcnicas "amigas" do ambiente. 4. A pluriactividade entre os produtores agrcolas: A. Traduz-se na prtica de uma agricultura a tempo inteiro, cujo rendimento complementado com outra actividade a tempo parcial. B. Tem conduzido modernizao da agricultura. C. Encontra expresso muito significativa na regio de Entre Douro e Minho. D. especialmente elevada entre os mais idosos. 5. A terra pode ser explorada por conta prpria ou por arrendamento: A. O arrendamento implica que o proprietrio pague (em gneros ou valor financeiro) pela explorao da propriedade. B. A explorao por conta prpria verifica-se quando o proprietrio simultaneamente o produtor. C. O arrendamento traduz-se, geralmente, num grande investimento na propriedade explorada, que conduz sua valorizao. D. Em Portugal, o arrendamento representa a forma mais comum de explorao agrcola.

Grupo IV
O quadro da figura 3 mostra, em 1999, o nmero e a dimenso mdia das exploraes agrcolas por Regio agrria, em Portugal.

1. As duas regies agrrias que apresentavam o maior nmero de exploraes eram... A. Beira Litoral e Madeira. C. Beira Litoral e Trs-os-Montes. B. Ribatejo e Oeste e Algarve. D. Entre Douro e Minho e Madeira. 2. As trs regies agrrias com menor dimenso mdia das exploraes agrcolas eram... A. Beira Interior, Entre Douro e Minho e Trs-os-Montes. B. Entre Douro e Minho, Beira Litoral e Madeira.

C. Algarve, Ribatejo e Oeste e Aores. D. Beira Interior, Ribatejo e Oeste e Trs-os-Montes. 3. A dimenso das exploraes nas regies de Entre Douro e Minho e Beira Litoral est associada ... A. prtica de um sistema intensivo, com policultura e aproveitamento contnuo e quase total da superfcie agrcola. B. existncia de uma sociedade muito contrastada, na qual, de um lado, esto os proprietrios da terra e, do outro lado, a mo-de-obra assalariada. C. prtica de um sistema extensivo, com monocultura de cereais de sequeiro, afolhamento e rotao de culturas. D. existncia de um clima com um Vero muito seco e com uma grande variao intra e interanual da precipitao.

4. O desenvolvimento sustentado de uma regio agrria com as caractersticas do Alentejo deve implicar um conjunto de medidas, tais como a... A. concesso de subsdios compensatrios para o aumento da rea deixada em pousio, com reduo do volume de produo e da populao agrcola. B. extensificao das actividades agrcolas de produo vegetal e de produo animal, com abandono de terras e aumento dos incultos. C. intensificao de prticas agrcolas ligadas ao cultivo de produtos deficitrios na Unio Europeia, com uso indiferenciado de tcnicas agrcolas modernas. D. valorizao das dinmicas locais, com aproveitamento da tradio industrial de produtos como os de salsicharia, o vinho, o queijo e o turismo verde. 5. A dimenso e a disperso da maioria das exploraes agrcolas portuguesas so um entrave modernizao da actividade agrcola. Esta afirmao ... A. falsa, porque a prtica de um sistema extensivo com afolhamento, rotao e pousio de cereais de sequeiro no compatvel com a mecanizao da agricultura. B. verdadeira, porque a prtica de um sistema intensivo tradicional, associada a elevadas densidades populacionais, tem permitido o emparcelamento.

C. verdadeira, porque as novas tecnologias, nomeadamente a mecanizao, no so rentveis em exploraes agrcolas constitudas por vrios blocos e parcelas pequenas. D. falsa, porque o elevado nmero de blocos e de minifndios no permite a utilizao de produtos qumicos como os herbicidas ou os pesticidas.

Grupo V
A agricultura portuguesa continua a evidenciar uma fraca capacidade para atrair recursos, devido a mltiplos problemas que urge resolver. () A agricultura portuguesa continua a apresentar dificuldades especficas. Os problemas que a agricultura portuguesa enfrenta no podem ser atribudos apenas a dificuldades de ajustamento estrutural, fortemente enraizadas, mas tambm forma como a PAC se aplica actualmente a Portugal. Assim, as questes crticas para a agricultura portuguesa nos prximos anos parecem consistir na necessidade de: relanar e acelerar o ajustamento estrutural; apoiar o desenvolvimento de uma agricultura sustentvel, centrada na qualidade e orientada para o mercado; melhorar a sustentabilidade e a competitividade das reas rurais.()
Fonte: Comisso das Comunidades Europeias. 2003. Comunicao da Comisso ao Conselho e Parlamento Europeu Relatrio sobre a Situao da Agricultura Portuguesa. Bruxelas: CCE (adaptado)

1. Refere dois obstculos estruturais que se colocam ao desenvolvimento da agricultura portuguesa.

2. Apresenta dois exemplos de medidas da PAC que condicionaram negativamente o desenvolvimento da agricultura portuguesa.

Bom Trabalho! O professor: Aires Barros

You might also like