You are on page 1of 23

194

SNDROME DE BURNOUT E SATISFAO NO TRABALHO EM PROFISSIONAIS DA REA DE ENFERMAGEM DO INTERIOR DO RS

Maione de Ftima Silva Ruviaro


Universidade Luterana do Brasil ULBRA Santa Maria Brasil

Marucia Patta Bardagi


Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Brasil

Resumo O trabalho dos profissionais de sade tem ganhado crescente ateno nos meios acadmicos da psicologia, especialmente estudos sobre a sua sade fsica e psicolgica. Esta pesquisa avaliou os nveis de Burnout e satisfao no trabalho em profissionais de enfermagem de uma cidade do interior do RS. A amostra se constituiu de 86 sujeitos (38 homens e 48 mulheres), com idades entre 21 e 50 anos (M = 32,1; DP = 6,97) e tempo de servio entre cinco e 204 meses (M = 54,9; DP = 48,71). Os participantes responderam, em pequenos grupos no local de trabalho, a um questionrio sociodemogrfico, a uma escala de Burnout e a uma escala de satisfao no trabalho. Os resultados apontaram que a maioria dos profissionais apresentou risco baixo para o Burnout, mas o ndice de risco mdio preocupante. Quanto satisfao, houve impacto de variveis como setor, gnero e turno de trabalho nos nveis de satisfao. Esses resultados indicam a importncia de aes preventivas ao estresse crnico no ambiente de trabalho e tambm a observao dos grupos de acordo com suas especificidades ocupacionais. Palavras-chave: satisfao no trabalho; Burnout; profissionais de sade.

Introduo Estudos sobre o trabalho dos profissionais de sade tm ganhado crescente ateno nos meios acadmicos da psicologia, onde de um lado observa-se o carter estressante e sacrificante da profisso, assim como a complexidade da atividade realizada por esses profissionais e, de outro, as reclamaes populares de atendimento de m qualidade, traduzidas em comportamentos e atitudes de descaso e indiferena para com os usurios (TAMAYO, 1997). As ocupaes de carter assistencial demandam dos profissionais altos nveis de comprometimento e envolvimento emocional, pois nesse tipo de ocupaes os

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

195

profissionais precisam cuidar dos usurios, aprender acerca de seus problemas e promover algum tipo de cuidado e ajuda a eles (TAMAYO, 1997). Segundo Rosa e Carlotto (2005), nesse sentido, atualmente existe uma maior preocupao com a sade dos indivduos que exercem suas atribuies em organizaes de sade. A instituio hospitalar um desses contextos de potencial risco sade ocupacional, uma vez que o trabalho desenvolvido em hospitais requer que todos os profissionais tenham suficiente experincia clnica e maturidade que permitam enfrentar e tomar decises difceis, geralmente com implicaes ticas e morais. O trabalhador que atua em instituies hospitalares est exposto a diferentes estressores ocupacionais que afetam diretamente o seu bem-estar. Dentre eles, podemos citar as longas jornadas de trabalho, o nmero insuficiente de pessoal, a falta de reconhecimento profissional, assim como o contato constante com o sofrimento, com a dor e, muitas vezes, com a morte. O desempenho desses profissionais envolve uma srie de atividades que necessitam de um controle mental e emocional muito maior que em outras profisses (BENEVIDES-PEREIRA, 2002). Alm desses aspectos, estudos mencionam outros associados ao estresse e ao Burnout nos profissionais de sade, entre eles os que mais se destacam so a presso no trabalho, a falta de suporte social, a falta de feedback, a falta de participao na tomada de decises, a falta de autonomia, o contato direto intenso com os pacientes e a gravidade dos problemas desses (CODO; VASQUES-MENEZES, 1999). Estudar a manifestao do estresse ocupacional entre profissionais de sade permitiria compreender e elucidar alguns problemas tais como a insatisfao profissional, a produtividade do trabalho, o absentesmo, os acidentes de trabalho e algumas doenas ocupacionais (MUROFUSE; ABRANCHES; NAPOLEAO, 2005). Alm da avaliao do estresse propriamente dito, uma das formas mais em voga atualmente de avaliar o sofrimento no trabalho, como as consequncias ao psquico dos trabalhadores geradas pelas mudanas organizacionais e sociais, a avaliao da chamada Sndrome de Burnout. O conceito de Burnout surgiu nos Estados Unidos em meados da dcada de 1970 para explicar o processo de deteriorao nos cuidados e na ateno profissional dos trabalhadores. O termo Burnout quer dizer incendiar-se, deixar-se queimar (burn = queimar e out = exterior). Ao longo dos anos essa sndrome de queimar-se tem se estabelecido como uma resposta ao estresse laboral crnico integrado por atitudes e sentimentos negativos (FRANA, 1987).

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

196

Vrias pesquisas vm sendo feitas para avaliar a Sndrome de Burnout em diversas categorias profissionais. Podem-se encontrar trabalhos sobre Sndrome de Burnout entre mdicos (BENEVIDESPEREIRA, 2002), na enfermagem (BENEVIDESPEREIRA, 2002; MUROFUSE et al., 2005; PAFARO; DE MARTINO, 2004), entre psiclogos (BENEVIDESPEREIRA; MORENOJIMNEZ, 2002), entre professores (CARLOTTO, 2001), dentre muitos outros. O Burnout tem sido estudado com bastante intensidade nos ltimos vinte anos, procurando identificar suas causas, consequncias e possveis intervenes na esfera preventiva e teraputica no ambiente de trabalho (CARLOTTO, 2001). Para entender adequadamente o Burnout, inicialmente necessrio entender a definio de estresse, podendo-se dessa forma observar melhor as diferenas entre esses dois conceitos (BENEVIDES-PEREIRA, 2002). O estresse, cuja palavra deriva do latim e foi empregada popularmente a partir do sculo XVII, significa fadiga, cansao. A partir do sculo XVIII e XIX o termo estresse aparece relacionado com o conceito de fora, esforo e tenso (VIEIRA; GUIMARES; MARTINS,1999). Segundo Lipp e Malagris:
O estresse uma resposta que o organismo d frente a uma situao que interpretada como desafiante. O estimulo interpretado como desafiador provoca uma quebra na homeostase do funcionamento interno que, por sua vez, cria uma necessidade de adaptao exige emisso de vrios comportamentos adaptativos que se constituem na forma como a pessoa lida com o estresse, ou seja, suas estratgias, adequadas ou no, de enfrentamento (LIPP; MALAGRIS, 2001, p.477).

No entanto, existem vrias definies diferentes, muitas vezes complementares, de estresse. Segundo Lipp (2001, p.279), o estresse uma reao do organismo com componentes psicolgicos, fsicos, mentais e hormonais, que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptao grande a um evento ou situao importante. O estresse a resposta fisiolgica e de comportamento de um indivduo que se esfora para adaptar-se e ajustar-se a estmulos internos e externos. Como a energia necessria para essa adaptao limitada, se houver persistncia do estmulo estressor, mais cedo ou mais tarde o organismo entra em uma fase de esgotamento. Segundo Lipp e Rocha (1994), o estresse um desgaste causado por alteraes psicofsicas que ocorrem quando uma pessoa se v forada a enfrentar uma situao que a irrite, amedronte, excite ou mesmo a faa feliz. Qualquer situao que desperte uma emoo forte, boa ou m, e que exija mudana um estressor, isto , uma fonte de estresse.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

197

Conforme Lipp e Tanganelli (2002), sabe-se que altos nveis de estresse podem desencadear doenas fsicas, gerar um quadro de esgotamento emocional, caracterizado por sentimentos negativos, como pessimismo, atitudes desfavorveis em relao ao trabalho e aos colegas. Esse desgaste causado pelo estresse pode levar o individuo Sndrome de Burnout, que descreve uma realidade de estresse crnico, muito frequente em profissionais que desenvolvem atividades que exigem um alto grau de contato com pessoas (FRANA; RODRIGUES, 1997; LIPP; TANGANELLI, 2002). Benevides-Pereira (2002) e Codo e Vasques-Menezes (1999) indicam que a principal diferena entre estresse e Burnout a que aponta o ltimo como uma resposta a um estado prolongado de estresse, que ocorre pela cronificao deste, quando os mtodos de enfrentamento falharam ou foram insuficientes. Enquanto o estresse pode apresentar aspectos positivos ou negativos, o Burnout tem necessariamente um carter negativo que chamado de distresse. Outro aspecto que acaba por diferenciar o estresse ocupacional do Burnout a perspectiva relacional presente no ltimo (ARAJO, 2001). Segundo Carlotto e Gobbi (1999), a definio de Burnout mais utilizada e aceita na comunidade cientfica a fundamentada na perspectiva sociopsicolgica. Nessa perspectiva, a Sndrome de Burnout entendida como um processo constitudo por trs dimenses: Exausto Emocional (EE - caracterizada por falta ou carncia de energia, entusiasmo e um sentimento de esgotamento de recursos), Despersonalizao (DE - caracterizada pelo tratamento de clientes, colegas e organizao como objetos) e Baixa Realizao Profissional (BRP - fenmeno comportamental evidenciado por uma tendncia do trabalhador de se autoavaliar de forma negativa) (MASLACH; JACKSON, 1981). Assim, os profissionais se sentem infelizes com eles prprios e insatisfeitos com seu desenvolvimento no trabalho. Analisando mais especificamente cada dimenso, o Desgaste ou Exausto Emocional a dimenso que mais se aproxima de uma varivel de estresse. Refere-se a um sentimento de sobrecarga emocional, sendo esse um trao fundamental da sndrome, caracterizado pela perda de energia, esgotamento e sentimento de fadiga constante, podendo esses sintomas afetar o indivduo fsica ou psiquicamente ou das duas formas. A partir de ento, as pessoas acometidas sentem gradativa reduo de sua capacidade de produo e vigor no trabalho. A Despersonalizao geralmente vem acompanhada de ansiedade, aumento da irritabilidade e perda de motivao. O indivduo se v cercado de sentimentos negativos para si mesmo e para com os outros. Ocorre uma reduo das metas de trabalho, da responsabilidade com os
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

198

resultados, alienao e conduta egosta. O indivduo passa ento a isolar-se dos outros, como forma de proteo, mantendo uma atitude fria em relao s pessoas, no sendo mais capaz de lidar com as suas emoes e as dos outros, e comeando a trat-los de forma desumanizada. J a Falta de Realizao Pessoal aponta que pelo sentimento de incompetncia pessoal e profissional ao trabalho, o indivduo passa a apresentar uma srie de respostas negativas para consigo e para o trabalho, como depresso, baixa produtividade, baixa autoestima e reduo das relaes interpessoais. Aqui, o indivduo assume uma atividade defensiva com modificaes nas suas condutas e atitudes com o objetivo de defender-se dos sentimentos experimentados e tem tendncia a avaliar-se negativamente em relao a seu desempenho (MASLACH; JACKSON, 1981). Frana (1987) divide os sintomas da Sndrome de Burnout em quatro categorias: fsicas, psquicas, emocionais e distrbios de comportamento. Nos sintomas fsicos a autora destaca a sensao de fadiga constante e progressiva e os distrbios do sono. Como sintomas psquicos h uma diminuio da memria evocativa e de fixao, e dificuldade de concentrao. H uma reduo da capacidade de tomar decises. Nos sintomas emocionais, o elemento mais constante o desnimo. H uma perda do entusiasmo e da alegria e, com frequncia, h ansiedade e depresso, sendo esta de carter situacional, aparecendo ou diminuindo diante do ambiente e situao estressora. Como ltimos sintomas aparecem os distrbios do comportamento, onde h uma tendncia ao isolamento, fazendo com que a pessoa tenha dificuldades em contatar com seus clientes ou colegas, passando a evitar encontros sociais. Essa sndrome costuma aparecer com maior frequncia em profissionais que mantm uma relao constante e direta com outras pessoas e que esto expostos a uma sobrecarga de trabalho. Isso acontece principalmente quando esta atividade considerada de ajuda, desenvolvida por profissionais como mdicos, enfermeiros, professores (BORGES; CARLOTTO, 2004). As primeiras investigaes da Sndrome de Burnout foram realizadas com profissionais que exerciam funes de ajuda, como trabalhadores envolvidos com assistncia social, enfermagem e educao (CARLOTTO, 2001) e vrios estudos tm demonstrado que o Burnout incide principalmente sobre estes profissionais, que prestam assistncia ou so responsveis pelo desenvolvimento ou cuidado de outros. Para Gil-Monte e Peir (1997), as caractersticas pessoais no seriam em si mesmo desencadeantes do Burnout, mas facilitadores ou inibidores da ao dos agentes estressores.
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

199

As anlises realizadas pela tica de gnero, em sua maioria, apontam que no tem havido unanimidade quanto possibilidade de maior incidncia no que diz respeito ao sexo. De modo geral as mulheres tm apresentado pontuaes mais elevadas em exausto emocional e os homens em despersonalizao (BENEVIDES-PEREIRA, 2002). Tais diferenas podem ter uma explicao nos papis socialmente aceitos. O fato de as mulheres expressarem mais livremente suas emoes poderia vir a ser uma fonte de expresso de suas dificuldades e conflitos, aliviando os sentimentos de raiva, hostilidade e indignao, enquanto no sexo masculino, sem esta possibilidade (homem no chora), estas emoes acabariam sendo expressas, de forma inadequada, depois de atingir um nvel insuportvel. A elevao da exausto emocional no sexo feminino poderia tambm ocorrer pela dupla jornada de trabalho (a profissional e a do lar) a que a maioria est sujeita (BENEVIDES-PEREIRA, 2002). Outro fator a considerar reside nas questes da relao histrica entre algumas profisses e gnero, uma vez que algumas so predominantemente masculinas, como a de policiais ou bombeiros, e outras femininas, como a docncia ou enfermagem (MASLACH; LEITER, 1997). Algumas pesquisas relatam maior propenso ao Burnout nas pessoas que possuem nvel educacional mais elevado. Nesses grupos, as pontuaes de Exausto Emocional e Despersonalizao encontram-se mais elevadas que em grupos com menos grau de escolaridade, assim como para a escala de Realizao Profissional, em que os com menos escolaridade sentem-se menos realizados. A realizao pessoal no trabalho pode estar relacionada ao status e o reconhecimento de que gozam muitas profisses de nvel superior (MASLACH; LEITER, 1997). No aspecto tempo de profisso no se encontra concordncia na literatura, pois enquanto alguns autores descrevem o Burnout como um processo de desgaste que se desenvolve com o tempo, outros tm apontado maior incidncia nos que ingressam no mercado de trabalho, possivelmente devido pouca experincia na profisso, por no haver ainda desenvolvido formas de enfrentamento adequadas s situaes, ou ainda fatores associados pouca idade (CODO; VASQUES-MENEZES, 1999). Quanto ao turno de trabalho, segundo Peir (1999), o trabalho por turnos e o trabalho noturno chegam a afetar cerca de 20% dos trabalhadores, acarretando diversos transtornos, tanto fsicos como psicolgicos, estando mais propensos os que precisam efetuar mudanas em perodos curtos de tempo. A sobrecarga de trabalho tem sido uma das variveis mais apontadas como predisponentes ao Burnout, pois diz respeito tanto quantidade como qualidade excessiva
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

200

de demandas, que ultrapassam a capacidade de desempenho, por insuficincia tcnica, de tempo ou da infraestrutura organizacional (GIL-MONTE; PEIR, 1997). Segundo diversos autores, a relao profissional - cliente tem sido uma das variveis mais referidas, pois quanto mais prxima a relao do trabalhador com a pessoa a que deve atender profissionalmente, ou em sua ocupao, como no caso de cuidadores de pessoas com necessidades especiais, existe uma maior probabilidade de desencadear o processo de Burnout. Entretanto, nem todos os estudos apresentam concordncia no que concerne quantidade de atendimento e sua influncia no desenvolvimento da sndrome. Enquanto alguns constatam uma correlao positiva (CARLOTO 2001, BENEVIDES-PEREIRA, 2002), outros como Raquepaw e Miller (1989) no encontraram evidncias entre a relao do nmero de pacientes atendidos e Burnout. Segundo Carlotto (2001), algumas caractersticas relativas ao cliente, ou pessoa receptora do trabalho e dos cuidados do profissional podem favorecer o Burnout. O contato com o sofrimento e a morte, principalmente de crianas, tem sido referido como uma das principais causas do Burnout em profissionais da sade (MASLACH; LEITER, 1997). Alguns autores enfatizam o tipo de relacionamento entre colegas de trabalho, mantido nos locais de trabalho como passveis de dar incio ao Burnout. Segundo estudos, 60% dos eventos identificados como estressores em um grupo estudado foram atribudos a essa varivel, evidenciando sua importncia (BEBEVIDES-PEREIRA, 2002). Quanto possibilidade de progresso, pessoas que possuem altas discrepncias entre suas expectativas de desenvolvimento profissional e aspectos reais de trabalho apresentam maiores nveis de Burnout (CARLOTTO, 2001). Segundo Rosa e Carlotto (2005), mesmo que relaes causais sejam difceis de estabelecer, estudos tm identificado associao entre Burnout e Satisfao no Trabalho, uma vez que se encontra como resultado uma forte associao entre os dois temas, ou seja, quanto maior o ndice de insatisfao no trabalho, maiores os ndices da sndrome (BENEVIDES-PEREIRA, 2002; CARLOTTO, 2001). No entanto, essa relao entre satisfao no trabalho e Burnout ainda pouco explorada. Segundo Siqueira (2008), a expresso satisfao no trabalho representa a totalizao do quanto o indivduo que trabalha vivencia experincias prazerosas no contexto das organizaes. Satisfao no trabalho entra no sculo XXI como um dos mltiplos conceitos que abordam a afetividade no ambiente de trabalho ou, mais especificamente, como o vnculo afetivo do individuo com seu trabalho. Estudos apontam que existe uma ligao entre
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

201

satisfao no trabalho e desempenho. Esses estudos apresentam duas explicaes diferentes: a primeira seria que funcionrio satisfeito produziria mais, ou seja, teria um melhor desempenho; e a segunda seria que um funcionrio que tem um bom desempenho tende a se beneficiar e este benefcio gera sua prpria satisfao (SPECTOR, 2003). Segundo Carlotto (2001), a satisfao no trabalho se correlaciona ao Burnout influenciando a qualidade da experincia de trabalho ou o desejo de mudar de campo de atuao. Na reviso de literatura feita pela autora acerca do Burnout, a insatisfao no trabalho est positivamente associada s dimenses de exausto emocional e despersonalizao, mas que, contrariamente ao que esperado, apresenta fraca correlao com o sentimento de desenvolvimento pessoal no trabalho. A existncia de um processo de instalao de Burnout em curso pode ser contida pelo sentimento de satisfao intrnseca com o trabalho desenvolvido. Mas no h concordncia quanto insatisfao no trabalho ser causa ou efeito do Burnout (CARLOTTO, 2001). Segundo Maslach e Leiter (1997), o Burnout foi associado a vrias formas de reaes negativas ao emprego, incluindo insatisfao com o emprego, baixo comprometimento organizacional, absentesmo, inteno de sair do emprego e rotatividade. Os funcionrios que sofrem de Burnout costumam fazer o mnimo necessrio, faltam ao trabalho regularmente, vo embora mais cedo e pedem demisso, e tudo isso ocorre em ndices superiores aos funcionrios que esto satisfeitos com suas atividades. Em contrapartida, pesquisas tm demonstrado que o Burnout ocorre tambm em trabalhadores altamente motivados ou satisfeitos, que reagem ao estresse laboral trabalhando ainda mais at que entram em colapso (TAMAYO, 1997). Em resumo, os estudos sobre a Sndrome de Burnout tm ganhado crescente ateno nos meios acadmicos de psicologia e j se conhece de forma relativamente consistente suas caractersticas. No entanto, ainda so raros os estudos sobre associaes entre Burnout e outros aspectos do trabalho, como a satisfao, por exemplo. Nesse sentido, esta pesquisa teve por objetivo identificar as relaes entre satisfao no trabalho e sndrome de Burnout em um grupo de trabalhadores da rea de enfermagem. Como objetivos especficos, pretendeu-se avaliar se a Sndrome de Burnout e os ndices de satisfao no trabalho associam-se a variveis demogrficas como idade, sexo, estado civil e nvel de escolaridade dos trabalhadores. Ainda, avaliar se a Sndrome de Burnout e os ndices de satisfao no trabalho

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

202

associam-se a variveis profissionais como rea de atuao, tempo de servio e turno de trabalho. Mtodo Participantes Participaram deste estudo 86 profissionais de enfermagem, de um hospital particular de uma cidade do interior do RS, subdivididos em setores: 14 funcionrios do Atendimento Domiciliar; 15 funcionrios do SOS (Urgncia e Emergncia); 20 funcionrios do Bloco Cirrgico; 18 funcionrios da Unidade de Internao; 11 funcionrios do Pronto Atendimento; e dois funcionrios do Ambulatrio de Quimioterapia. Os participantes eram 38 homens (44,2%) e 48 mulheres (55,8%), com idades entre 21 e 50 anos (M = 32,1; DP = 6,97) e que exerciam sua funo h pelo menos trs meses (ou seja, que j haviam passado pelo perodo de experincia). No que diz respeito ao tempo de servio, o mnimo foi de cinco meses e o mximo foi de 204 meses (M = 54,9; DP = 48,71). Ao todo, foram convidados a participar 110 funcionrios da instituio, havendo aceite de 91 funcionrios, dos quais foi possvel considerar vlidos 86 questionrios (completos e corretamente preenchidos), representando uma taxa de adeso de 78%. A Tabela 1 apresenta as caractersticas sociodemogrficas e de trabalho da amostra total.

Instrumentos Para coleta de dados, os instrumentos utilizados foram: 1) Questionrio sociodemogrfico, com questes sobre caractersticas pessoais (sexo, idade, estado civil, naturalidade, escolaridade, nmero de filhos) e de trabalho (atividade, tempo de servio, setor, turno) dos participantes. 2) MBI - Maslach Burnout Inventory (MASLACH; JACKSON, 1986, na verso traduzida e adaptada para o Brasil por TAMAYO, 1997). O inventrio de 22 itens autoaplicado e avalia as trs dimenses estabelecidas pelo Modelo Terico de Maslach: Exausto Emocional (9 itens), Realizao Pessoal no Trabalho (RP) (8 itens) e Despersonalizao (5 itens). Neste estudo, talvez pelo nmero pequeno de sujeitos, o instrumento demonstrou ndices de consistncia interna (Alpha de Cronbach) apenas razoveis, de 0,44 para a subescala de Exausto Emocional, 0,51 para a subescala de Realizao Pessoal no Trabalho, e 0,41 para a subescala de Despersonalizao. O ndice de consistncia total da escala foi de 0,58.
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

203

3) Escala de Satisfao no Trabalho - EST (SIQUEIRA, 2008). Este instrumento de 25 itens foi construdo com o objetivo de avaliar o grau de contentamento do trabalhador frente a cinco dimenses do trabalho: satisfao com os colegas de trabalho (Fator 1, cinco itens); satisfao com o salrio (Fator 2, cinco itens); satisfao com a chefia (Fator 3, cinco itens); satisfao com a natureza do trabalho (Fator 4, cinco itens) e satisfao com as promoes (Fator 5, cinco itens). Neste estudo, a escala apresentou bom ndice de consistncia interna (Alpha de Cronbach), de 0,92 para a escala total, com os ndices de cada subescala variando de 0,80 a 0,95.

Delineamento e procedimentos Este foi um estudo emprico correlacional. Para sua execuo, primeiramente foi solicitada autorizao da instituio onde seria realizada a pesquisa. A partir disso, aps a aprovao do estudo pelo Comit de tica da universidade, foi realizado novo contato com a gerncia para o recrutamento de voluntrios para participar da pesquisa. Foi enviada uma carta para cada voluntrio explicando o objetivo da pesquisa, alm dos aspectos ticos sobre sigilo e o carter optativo da participao no estudo. Aps o aceite, cada participante assinou um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Num segundo momento, os participantes foram reunidos na prpria instituio de trabalho, fora de seu expediente, em pequenos grupos de 10 a 15 pessoas para responder aos instrumentos, de forma coletiva e na presena dos pesquisadores. Aps a coleta de dados, os mesmos foram analisados quantitativamente.

Tabela 1: Caractersticas sociodemogrficas e de trabalho da amostra total. Estado civil Solteiro Casado Separado Vivo Filhos Nenhum Um Dois Trs Reside Com os pais Sozinho 23,3% 11,6% Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010. 52,3% 26,7% 15,1% 5,8% Percentual 38,4% 55,8% 4,7% 1,2%

204

Com amigos Com famlia prpria Outros Atividade que exerce Tcnico de Enfermagem Enfermeiro Turno Manh Tarde Noite Escala Integral

2,3% 55,8% 7,0% 72,1% 27,9% 15,1% 15,1% 17,4% 45,3% 7,0%

Resultados Os dados foram analisados quantitativamente, atravs de testes estatsticos, com auxlio do pacote SPSS 13.0. Inicialmente, foram calculados os percentuais de severidade nas trs dimenses do Burnout. A avaliao dos protocolos permite identificar nveis de risco baixo, mdio ou alto para cada dimenso analisada. Do total de participantes, em relao dimenso de despersonalizao, 53,5% (N=46) estavam com risco baixo, 37,2% (N=32) estavam com risco mdio e 9,3% (N=8) estavam com risco alto; em relao dimenso de realizao pessoal, 75,3% (N=64) estavam com risco baixo, 23,5% (N=20) estavam com risco mdio e 1,2% (N=1) estavam com risco alto; e em relao dimenso de exausto emocional, 70,9% (N=61) estavam com risco baixo, 22,1% (N=19) estavam com risco mdio e 7,0 (N=6) com risco alto. possvel verificar que a maioria dos participantes, independente de gnero ou rea de atuao, encontra-se com risco baixo para Burnout. No entanto, os ndices de risco mdio so preocupantes, assim como a existncia de alguns funcionrios com risco alto em alguma dimenso. Aspectos como sexo, estado civil, turno ou setor de trabalho no apresentaram associao com grau de severidade do Burnout. Anlises posteriores compararam as mdias gerais nas dimenses de Burnout e a satisfao no trabalho e os diferentes aspectos pessoais e de trabalho. As mdias e desviospadro para cada medida, de acordo com sexo, tipo de atividade, setor e turno de trabalho, esto apresentadas nas Tabelas 2 e 3. Em relao ao tipo de formao, no houve diferenas de mdias entre tcnicos ou enfermeiros em nenhuma das medidas de satisfao ou Burnout avaliadas. Testes t de diferena de mdias apontaram que em relao ao Burnout, no houve
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

205

diferenas de sexo. J em relao satisfao, homens e mulheres diferiram significativamente nos nveis de satisfao com o salrio (t=3,13; gl=83; p<0,01), satisfao com promoes (t=2,01; gl=84; p<0,05) e satisfao total (t=2,42; gl=84; p<0,05) com o trabalho, mas no nas demais dimenses avaliadas. Nas trs medidas em que houve diferenas, os homens apresentaram nveis mais altos de satisfao do que as mulheres.
Tabela 2: Mdias e desvios-padro das dimenses de Burnout de acordo com sexo, tipo de funo, turno e setor. Exausto Emocional M DP SEXO Feminino Masculino FUNO Tcnico de Enfermagem Enfermeiro SETOR Atendimento Domiciliar SOS Bloco Cirrgico Unid. Internao Pronto Atendimento Ambulatrio Quimioterapia Medicina Preventiva TURNO Manh Tarde Noite Escala Integral 10,3 9,6 11,6 10,5 5,3 10,65 7,67 11,03 6,93 3,07 2,5 3,2 1,9 4,7 1,8 2,57 4,98 2,54 5,22 2,56 44,6 43,0 42,7 44,7 45,8 3,54 4,01 5,58 3,57 2,58 6,9 8,4 12,5 11,4 11,4 20,5 5,3 8,71 5,12 9,38 9,13 7,89 3,53 3,07 2,8 3,0 4,1 2,8 6,2 1,8 3,5 2,41 3,1 4,52 4,54 7,3 2,56 4,42 45,8 45,2 42,7 44,1 43,3 39,5 45,8 2,44 3,97 4,84 3,19 4,58 4,95 2,48 9,7 11,4 7,9 9,25 3,6 3,1 4,82 3,26 43,8 45,2 4,31 2,79 8,7 11,4 6,26 9,48 3,6 3,4 5,04 3,92 43,9 44,3 4,07 3,95 Despersonalizao M DP Realizao Profissional M DP

Anlises de varincia para setor mostraram que houve diferenas em todas as dimenses de satisfao, mas no nas dimenses de Burnout. Quanto aos colegas, os funcionrios do atendimento domiciliar estavam mais satisfeitos do que os demais; quanto ao salrio, os funcionrios do bloco cirrgico e do ambulatrio de quimioterapia esto menos satisfeitos do que os demais; quanto chefia, os funcionrios do SOS so os menos satisfeitos e os do atendimento domiciliar e do ambulatrio de quimioterapia os mais satisfeitos; quanto tarefa, os funcionrios do atendimento domiciliar so os mais satisfeitos e os do ambulatrio
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

206

de quimioterapia os menos satisfeitos do que os demais; quanto s promoes, os funcionrios do ambulatrio de quimioterapia e do pronto atendimento so os menos satisfeitos; em relao satisfao total, percebeu-se que os funcionrios do atendimento domiciliar so mais satisfeitos que os demais e os do ambulatrio de quimioterapia os menos satisfeitos. Anlises de varincia para o turno de trabalho mostraram que apenas os nveis de satisfao com a chefia apresentam diferenas significativas entre os turnos; no houve diferenas nos nveis de Burnout. Os funcionrios do turno da manh so mais satisfeitos e os funcionrios da noite e da escala os menos satisfeitos neste item. As correlaes entre as medidas avaliadas esto apresentadas na Tabela 4. Pode-se observar que h correlaes entre as diferentes dimenses de satisfao e entre estas dimenses e as dimenses de Burnout.
Tabela 3: Mdias e desvios-padro das dimenses de satisfao com o trabalho de acordo com sexo, tipo de funo, turno e setor. Satisfao Promoo M DP SEXO Feminino Masculino FUNO Tcnicos de Enfermagem Enfermeiro SETOR Atendimento Domiciliar SOS Bloco Cirrgico Unidade de Internao Pronto Atendimento Ambulatrio Quimioterapia Medicina Preventiva TURNO Manh 19,3 7,99 29,6 3,57 30,7 4,18 14,1 7,23 30,4 3,25 106,5 19,69 22,2 20,9 17,1 19,2 15,1 11,5 22,8 6,52 6,07 7,3 6,14 9,07 9,19 3,54 30,0 26,5 26,1 28,0 26,1 15,5 26,1 2,44 2,74 4,53 3,6 3,94 6,36 2,31 30,3 23,0 27,1 27,2 26,4 32,5 27,6 3,58 6,22 5,07 4,41 4,5 3,53 3,07 19,7 20,2 12,6 16,2 15,6 11,5 20,5 8,25 7,42 6,21 7,76 8,89 9,19 5,01 31,0 26,2 27,1 28,6 29,1 27,0 26,1 3,38 3,88 3,97 4,57 2,89 2,82 1,16 114,7 101,7 94,3 102,0 96,3 86,5 107,5 17,29 14,84 18,88 16,76 21,06 20,50 9,35 20,7 17,7 7,05 6,99 27,5 26,5 4,34 3,96 27,0 27,0 5,91 4,51 19,6 14,4 8,11 6,87 28,2 28,0 3,79 4,16 106,8 97,3 17,87 18,05 Satisfao Tarefa M DP Satisfao Chefia M DP Satisfao Salrio M DP Satisfao Colegas M DP Satisfao Total M DP

18,4 20,7

7,35 6,42

26,7 27,5

4,34 3,59

26,8 27,6

5,49 4,16

16 18,7

8,14 6,77

27,7 29,1

4,13 3,45

99,4 107,0

19,09 15,95

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

207

Tarde Noite Escala Integral

18,6 18,4 18,7 22,8

6,87 8,66 6,86 3,54

25,3 25,9 27,2 26,1

5,31 4,18 3,78 2,31

28,6 25,6 25,6 27,6

4,19 4,04 5,07 3,07

15,1 17,2 17,5 20,5

6,73 9,37 8,06 5,01

28,6 27,8 27,5 26,1

3,61 4,13 4,32 1,16

100,2 99,4 100,2 107,5

17,69 22,62 18,02 9,35

Tabela 4: Correlaes entre as medidas avaliadas para a amostra total. 1 1. Tempo _____ 2. Exausto -.02 Emocional 3. Realizao .03 Profissional 4.Despersona-.09 lizao 5. Satisfao dos -.25* Colegas 6. Satisfao .08 Salrio 7. Satisfao -.19 Chefia 8. Satisfao .19 Tarefa 9. Satisfao -.02 Promoo 10. Satisfao -.10 Total ** P< 0,01 *P<0,05 2 -.02 ____ -.31** .18 -.10 -.41** -.11 -.34** -.41** -.42** 3 -.03 -.31** ____ -.20 .29** .22* .18 .29** .31** .34** 4 .09 .18 .20 ___ -.05 -.09 .17 -.12 -.20 -.18 5 -.25* -.10 .29** -.05 _____ -.04 .60** .58** .13 .43** 6 .08 -.41** .22* -.09 -.04 _____ .12 .34** .80** .80** 7 .19 -.11 .18 -.17 .60 .12 ____ .48** .30** .57** 8 .19 -.34** .25** -.12 .58** .34** .48** _____ .52** .69** 9 -.02 -.41** .31** -.20 .13 .80** .30** .52** ____ .89** 10 .10 -.42** .34** -.18 .43** .80** .57** .68** .89 _____

Discusso Este estudo pretendeu avaliar os nveis de Burnout e de satisfao no trabalho entre funcionrios da rea de enfermagem em uma instituio de sade do interior do RS. Os resultados obtidos permitem algumas consideraes importantes. Com relao s trs dimenses de Burnout em separado, os resultados indicam que nesta amostra no h uma presena significativa de risco alto para a Sndrome, pois essa indicativa quando na amostra ocorrem mdias elevadas em exausto emocional (EE) em despersonalizao (DE) e baixas em realizao profissional (RP). Esses resultados so positivos em funo de indicarem boas condies gerais dos funcionrios para lidar com as demandas do trabalho, sem excessiva sobrecarga emocional, o que desejvel em profisses de cuidado e atendimento a outros, como o contexto de sade (TAMAYO, 1997; BENEVIDES-PEREIRA, 2002; ROSA; CARLOTTO, 2005). No entanto, percebe-se que h participantes com risco mdio e tambm

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

208

um nmero pequeno da amostra com risco alto. Esses resultados intermedirios so preocupantes e indicam um contexto de relativa vulnerabilidade de alguns funcionrios ao desenvolvimento do esgotamento profissional, salientando a importncia de intervenes preventivas neste momento, a fim de evitar o agravamento dos riscos. A literatura aponta que a despersonalizao, a exausto emocional e a baixa realizao profissional geralmente vm acompanhadas de ansiedade, aumento da irritabilidade, perda de motivao, sentimentos negativos, isolamento, sentimento de incompetncia e de inadequao profissional, vulnerabilidade depresso, entre outros problemas (MASLACH; JACKSON, 1981; FRANA, 1987; ARAUJO, 2001; BORGES; CARLOTTO, 2004). Com o agravamento dos sintomas, as pessoas acometidas sentem gradativa reduo de sua capacidade de produo e vigor no trabalho, podendo inclusive abandon-lo por completo (MASLACH; JACKSON, 1981). Segundo Frana e Rodrigues (1997), a preveno da Sndrome de Burnout consistiria em aumentar a variedade de rotinas, para evitar a monotonia, prevenir o excesso de horas extras, dar o melhor suporte social s pessoas e melhorar as condies sociais e fsicas de trabalho e investir no aperfeioamento profissional e pessoal dos trabalhadores. Em uma perspectiva psicossocial, o Burnout tem sido entendido como o resultado de um contexto laboral desfavorvel, de caractersticas individuais; dessa forma, as intervenes e os programas preventivos procuram enforcar programas centrados na resposta do individuo, onde consistem basicamente na aprendizagem, por parte do trabalhador, de estratgias de enfrentamento adaptativas frente s situaes estressantes. Entre outros fatores, trata-se de modificar as condies ocupacionais, a percepo do trabalhador e a forma de enfrentamento diante de situaes de estresse ocupacional (BENEVIDES-PEREIRA, 2002). Quanto diferena de gnero, os dados deste estudo no apontaram diferenas quanto aos sintomas de Burnout, o que contraria a literatura que aponta comumente maior vulnerabilidade feminina (SIQUEIRA, 1978; MARTINS, 1985; CARLOTTO, 2001; BENEVIDES-PEREIRA, 2002; MARTINEZ, 2002; GOMES; CABANELAS; MACEDO; PINTO; PINHEIRO, 2008). Em contrapartida, com relao satisfao, as mdias apontaram que homens e mulheres diferem significativamente em satisfao com salrio, promoes e satisfao total, com maiores mdias masculinas. Mesmo quando as mulheres encontram-se empregadas nas mesmas ocupaes que os homens, como o caso deste estudo, pode-se pensar que as mulheres ainda tenham uma percepo de menor valorizao, ou sintam-se
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

209

pressionadas pela dupla jornada de trabalho, o que pode implicar uma sensao de maior esforo despendido no trabalho (OLIVEIRA, 1996; BRITO; OLIVEIRA, 1998; ROCHA; DEBERT-RIBEIRO, 2001; SANTOS 2008). Dessa forma, percebe-se que seriam importantes novas investigaes que ampliem as discusses acerca da relao entre satisfao e gnero, onde fosse possvel formular propostas de interveno com a populao feminina da enfermagem que leve em conta as caractersticas especficas destes indivduos. Na anlise de associao entre as dimenses do Burnout e as variveis do trabalho, como turno, setor e funo, os resultados no evidenciaram relao significativa, contrariando alguns achados da literatura, como os que indicavam maior vulnerabilidade em profissionais com maior escolaridade (MASLACH; LEITER, 1997) ou de trabalho por turnos (PEIR, 1999). Isso parece reforar a ideia de que o contedo do trabalho o aspecto mais relevante para a vulnerabilidade ao Burnout (CODO; VASQUES-MENEZES, 1999; BENEVIDESPEREIRA, 2002; BORGES; CARLOTTO, 2004). No contexto do estudo, apesar da diferena de setor, formao e horrios de trabalho, os funcionrios esto envolvidos em um mesmo grupo de tarefas, como o contato com pacientes, em atividades de ajuda, em contato com situaes de sofrimento e morte, em ritmo intenso de trabalho. Essas questes parecem afetar a todos de forma uniforme, abrangente. Para observar diferenas, talvez fosse importante pesquisar diferentes grupos dentro de uma mesma instituio, que exeram funes distintas; por exemplo, neste caso, avaliar tambm os funcionrios administrativos e do atendimento. Como j haviam apontado Gil-Monte e Peir (1997), as caractersticas pessoais (e podemos pensar tambm nas de trabalho) no seriam desencadeantes do Burnout, mas apenas facilitadores ou inibidores da ao dos agentes estressores; nesse sentido, parece coerente estabelecer o contedo do trabalho como um aspecto mais relevante para o desencadeamento do Burnout. Mas, com relao associao com satisfao, os dados mostraram que o setor e o turno implicam diferenas em vrias dimenses de satisfao. H diferenas na satisfao com o salrio, com as tarefas, com a chefia, com os colegas, com as promoes e com a satisfao total entre os setores. Esses resultados apontam que, para uma percepo global de satisfao, so vrios os aspectos importantes a considerar, e que cada alterao que acontece no ambiente organizacional tem repercusso na percepo dos funcionrios da organizao. No cotidiano prtico da enfermagem, a motivao surge como aspecto fundamental na busca de maior eficincia e, consequentemente, de maior qualidade na assistncia de enfermagem
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

210

prestada, aliada satisfao dos trabalhadores (PEREIRA; FAVERO, 2001). Os fatores motivadores referem-se ao contedo do cargo, s tarefas e aos deveres relacionados com o cargo em si, produzindo efeitos duradouros de satisfao e aumento de produtividade em nveis de excelncia (CHIAVENATO, 1990). Nesse sentido, os resultados deste estudo indicam a importncia de se observar, dentro das organizaes, questes como a relao do indivduo com seu trabalho, a percepo dos funcionrios quanto s polticas de RH e a percepo sobre a transparncia das informaes e das prticas de gesto, pois esses so aspectos diretamente relacionados satisfao. Especificamente, em relao ao salrio, segundo Codo e Vasques-Menezes (1999), o bom salrio seria aquele pago de acordo com o trabalho realizado, e onde o valor do trabalho na empresa fosse compatvel com o investimento que ele faz para tornar vivel a realizao da sua tarefa. Talvez alguns funcionrios estejam percebendo maior esforo exigido, em relao s compensaes recebidas, uma vez que cada pessoa tem necessidades e expectativas diferentes para seu padro de vida, de consumo para o futuro, etc. (MASLOW, 1970). Quanto satisfao com a tarefa, o nico setor que apresentou insatisfao foi o Ambulatrio de Quimioterapia, pois, sendo a enfermagem uma profisso que lida permanentemente com situaes estressantes, o modo pelo qual responde em seu cotidiano doena e ao sofrimento e, principalmente morte de pacientes, influencia diretamente no desenvolvimento e desempenho de seu trabalho. Sabe-se ainda que lidar com a dor e o sofrimento, principalmente com pacientes quimioterpicos, afeta os profissionais diretamente, pois lidar com a perda de pacientes gera impotncia e insatisfao (FISHER; SILVA, 2003). Segundo Martins (1985), os aspectos relacionados com a chefia se subdividem em satisfao com o suporte organizacional ou insatisfao com a inadequao da chefia e com a falta de oportunidades. Em relao satisfao com a chefia percebeu-se que a maioria dos setores est satisfeito com suas chefias, pois, segundo (BENEVIDES-PEREIRA, 2002), em estudos com enfermeiros verificou-se que, quanto maior o comprometimento e a autonomia no desenvolvimento das atividades, maiores so os nveis de realizao profissional e de satisfao. Um nico setor apresentou um maior grau de insatisfao, que foi o SOS. Esse um setor de situao de urgncia e emergncia, onde os atendimentos acontecem em situaes de crise. Estudos indicam que as presses advindas do trabalho repercutem negativamente, propiciando o aparecimento de insatisfao (CARLOTTO, 2001). Ainda, possvel pensar

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

211

que a chefia esteja um pouco afastada do cotidiano de trabalho desses funcionrios, o que repercute negativamente na sua avaliao deste aspecto. Com relao satisfao total, os setores que apresentaram maior ndice de satisfao foram o Atendimento Domiciliar, a Medicina Preventiva, o SOS e a Unidade de Internao. Locke (1976) define satisfao como um estado emocional agradvel ou positivo, que resulta de algum trabalho ou de experincias no trabalho, definio que tem, ainda hoje, o impacto mais importante para o conceito. Martins (1985), baseada na definio de Locke, afirmava que o homem usa de sua bagagem individual de crenas e valores para avaliar seu trabalho e essa avaliao resulta num estado emocional que, se for agradvel, produz satisfao, e, se for desagradvel, leva insatisfao. Assim a enfermagem parece estar mais satisfeita com aspectos intrnsecos de seu trabalho, tais como reconhecimento, responsabilidade e autonomia. Nos setores com maior insatisfao aparecem o Bloco Cirrgico, Pronto Atendimento, Ambulatrio de Quimioterapia. Isso nos leva a pensar que essa insatisfao no estaria ligada ao contedo de trabalho, mas a fatores extrnsecos que apareceram como maiores causadores de insatisfao, como o nvel salarial, a qualidade da superviso, o relacionamento com a equipe de trabalho e as condies de trabalho. A instituio hospitalar possui uma estrutura organizacional complexa quanto a profissionais, papeis, estrutura, diviso de trabalho, metas, hierarquia e normas que a regulam, com uma prtica organizacional voltada quase que exclusivamente para a eficcia do atendimento ao paciente. Muitas vezes percebe-se uma menor valorizao das condies de trabalho essenciais para a sade do trabalhador, que permanece exposto por um perodo prolongado a situaes que exigem alta demanda emocional (MASLACH; JACKSON, 1981). Nesse sentido, h necessidade de estudos complementares a este assunto, talvez de carter qualitativo, para avaliar os recursos de enfrentamento que os funcionrios utilizam e as percepes acerca das questes que envolvem a satisfao. Acredita-se que um estudo comparativo com outras instituies hospitalares seria pertinente, uma vez que cada instituio tem suas prprias polticas internas e dessa maneira poderia contribuir para ver se estas diferenas se mantm. J as anlises para o turno de trabalho mostraram que apenas os nveis de satisfao com a chefia apresentaram diferenas significativas indicando que os turnos de maior insatisfao so o turno da noite e o turno por escalas. Segundo Peir (1999), o trabalho por turnos e o trabalho noturno chegam a afetar cerca de 20% dos trabalhadores com maior
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

212

vulnerabilidade para diversos transtornos, tanto fsicos quanto psicolgicos. Esses profissionais frequentemente tm uma chefia mais ausente, que no acompanha a rotina dos funcionrios e no apresenta condies de monitoramento ou resoluo de problemas no momento em que eles acontecem. Isso pode repercutir negativamente na satisfao. Aqui, percebe-se a necessidade de que os profissionais que trabalham na instituio precisam, acima de tudo, de melhores condies e organizao de trabalho, com maior suporte de seus supervisores. As anlises de correlao apontaram relaes entre as dimenses do Burnout e da satisfao, o que vai ao encontro da literatura na rea (DEL CURA; RODRIGUES, 1999; MARTINEZ, 2002; ROSA; CARLOTTO, 2005; GOMES et al., 2008). A exausto emocional correlacionou-se negativamente com a satisfao com salrio, com a satisfao com a tarefa e com a satisfao total; a realizao profissional correlacionou-se negativamente com a exausto emocional e positivamente com a satisfao com colegas, com a satisfao com salrio, com satisfao com a tarefa, com a satisfao com a promoo e com a satisfao total; apenas a despersonalizao no apresentou correlaes significativas com as outras variveis. Verificou-se, ainda, que houve correlao negativa entre tempo de servio e satisfao com colegas, diferentemente do que nos mostra a literatura (CODO; VASQUESMENEZES, 1999). Pode-se perceber que quanto maior o tempo de servio menor o grau de satisfao com colegas, talvez pelo convvio dirio, pelo desgaste normal nas relaes quando se passa muito tempo junto, especialmente em um contexto de dor e sofrimento. Por fim, importante ressaltar que os resultados obtidos neste estudo dizem respeito a uma instituio especfica, desse modo no se pretendem generalizveis a todas as instituies hospitalares ou de sade. Ainda, uma vez que a amostra teve um nmero pequeno de participantes, sente-se a necessidade de um aprofundamento, pois a adeso dos participantes pode ter se dado por aqueles que esto mais satisfeitos, sendo para eles mais fcil falar de seus sentimentos externos do que suas possveis fragilidades. Dessa forma, possvel que os funcionrios menos satisfeitos tenham sentido maior constrangimento em responder ao estudo, especialmente em funo da pesquisa ser realizada por um membro da Instituio. Salienta-se a necessidade de novos estudos, uma vez que a literatura no tem sido conclusiva sobre as variveis que afetam o Burnout em profissionais da rea da sade, tendo em vista a complexidade dessa rea e os diferentes contextos onde estes profissionais exercem suas atribuies. Novos estudos podem trazer ainda mais subsdios para a compreenso das
Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

213

relaes entre sade e trabalho, tendo como foco o indivduo como pessoa e como sujeito, e no apenas como profissional da sade. A Sndrome de Burnout uma patologia severa, com muitos fatores que facilitam o seu surgimento e com sintomas que muitas vezes os profissionais desconhecem, no percebendo quando a esto desenvolvendo. Desse modo, processos de informao sobre este tema nos ambientes de trabalho tambm se fazem necessrios como estratgias preventivas.

BURNOUT SYNDROME AND JOB SATISFACTION IN NURSING PROFESSIONALS OF THE INTERIOR OF RS Abstract Health professionals work have gained increasing attention in academic circles of psychology, especially studies concerning to their phisical and psychological health. This study evaluated the levels of Burnout and job satisfaction of nursing professionals from a country city of RS. The sample consisted of 86 participants (38 men and 48 women), aged between 21 and 50 years old (M = 32.1, SD = 6.97) and length of service between 5 and 204 months (M = 54.9; SD = 48.71). The participants completed, in small groups at work space, a demographic questionnaire, a burnout scale and a work satisfaction scale. The results showed that most professionals have low risk for burnout, but the level of medium risk is dangerous. As to satisfaction, there was impact of variables such as department, gender and work shift in the levels of satisfaction. These results indicate the importance of actions to prevent chronic stress in work environment and the observation of groups according to their occupational specificities. Key-words: work satisfaction; burnout; health professionals Referncias ARAJO, V. L. N. Sndrome de Burnout e sade geral em trabalhadores da sade. 2001. 103f. Dissertao de Mestrado Universidade Metodista de So Paulo, So Bernardo do Campo So Paulo, 2001. BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. Burnout: o processo de adoecer pelo trabalho. In: BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. (org.), Burnout: quando o trabalho ameaa o bem-estar do trabalhador. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002, p. 17-57. BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T.; MORENOJIMNEZ, B. O burnout em um grupo de psiclogos brasileiros. In: BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T. (Org), Burnout: quando o trabalho ameaa o bem-estar do trabalhador. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2002, p. 154-181.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

214

BORGES, . M. B.; CARLOTTO, M. S. Sndrome de Burnout e fatores de estresse em estudantes de um curso tcnico de enfermagem. Aletheia. Canoas, v.19, n.1, p. 45-56, jun. 2004. BRITO J.; OLIVEIRA, S. Diviso sexual do trabalho e desigualdade nos espaos de trabalho. In: SILVA FILHO, J. F.; JARDIM, S. (Orgs), A danao do trabalho organizao do trabalho e sofrimento psquico. Rio de Janeiro: Te Cor; 1998, p. 245-263. CARLOTTO, M. S. Sndrome de Burnout: Um tipo de estresse ocupacional. Cadernos Universitrios. Canoas, v.18, n.1, p. 4-11, 2001. CARLOTTO, M. S.; GOBBI, M. D. Sndrome de Burnout: Um problema do indivduo ou do contexto de trabalho? Alethia. Canoas, v.10, n.1, p. 103-114, 1999. CHIAVANETO, I. Recursos humanos. So Paulo: Atlas, 1990. CODO, W; VASQUES-MENEZES, I. O que Burnout? In: CODO, W. (Org.). Educao: carinho e trabalho. Rio de Janeiro: Vozes, 1999, p. 237-254. DEL CURA, M. L. A; RODRIGUES, A. R. F. Satisfao profissional do enfermeiro. Revista Latino-americana de Enfermagem. Ribeiro Preto, v.7, n.4, p. 21-28, 1999. FRANA, A. C. L.; RODRIGUES, A. L. Estresse e trabalho: guia bsico com abordagem psicossomtica. So Paulo: Atlas, 1997. FRANA, H. H. A Sndrome de "Burnout". Revista Brasileira de Medicina. So Paulo, v.44, n.8, p.197-199, 1987. FISCHER, E. S.; SILVA, M. J. P. Reaes emocionais da enfermeira no atendimento ao paciente fora de possibilidades teraputicas. Nursing. So Paulo, v.11, n. 1, p. 21-29, nov. 2003. GIL-MONTE, P.; PEIR, J. M. Desgaste psquico em el trabajo: El sndrome de quermase. Madri: Sintesis, 1997. GOMES, A. R.; CABANELAS, S.; MACEDO, V.; PINTO, C.; PINHEIRO, L. Stresse, burnout, sade fsica, satisfao e realizao em profissionais de sade: anlise das diferenas em funo do sexo, estado civil e agregado familiar. In: PEREIRA, M. G.; SIMES, C.; McINTYRE, T.(orgs.). Modelos, investigao e prtica em diferentes contextos de sade: Actas do Congresso Famlia, Sade e Doena., Braga: Universidade do Minho v. 4, p. 178-192, 2008. LIPP, M. E. N.; ROCHA, J. C. Stress, hipertenso arterial e qualidade de vida: um guia de tratamento ao hipertenso. Campinas: Papirus, 1994. LIPP, M. E. N. Pesquisas sobre stress no Brasi., 2. ed. So Paulo: Papirus, 2001.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

215

LIPP, M. N.; TANGANELLI, M. S. Stress e qualidade de vida em magistrados da justia do trabalho: diferenas entre homens e mulheres. Psicologia: Reflexo e Crtica. Porto Alegre, v.15, n.3, p. 537- 548, 2002. LIPP, M. E. N.; MALAGRIS, L. E. N. O estresse profissional e seu tratamento. In: RANGE, B. (Org.). Psicoterapias cognitivo-comportamentais. So Paulo: Artmed, 2001, p.475-490. LOCKE, E. A. The nature and causes of job satisfaction. In: DUNNETE, M.D. (Org.). Handbook of industrial and organizational psychology. Chicago: Rand McNally College Publishing, 1976, p. 125-143. MARTINS, M. C. F. Satisfao no trabalho: elaborao de instrumento e variveis que afetam a satisfao. 1984. 204f. Braslia. Dissertao de Mestrado - Universidade de Braslia. Braslia, 1984. MARTINEZ, M. C. As relaes entre a satisfao com aspectos psicossociais no trabalho e a sade do trabalhador. 2002. 143f. Dissertao de Mestrado, Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo, So Paulo. 2002. MASLOW, A. H. Motivation and personality. New York: Harper & Row, 1970. MASLACH, C.; JACKSON, S. E. The measurement of experienced burnout. Journal of Ocuppational Behavior. New Jersey, v.2, n.1, p. 99-113, 1981. MASLACH, C.; LEITER, M. P. Trabalho: fonte de prazer ou desgaste. Campinas: Papirus, 1997. MUROFUSE, N. T.; ABRANCHES, S. S.; NAPOLEAO, A. A. Reflexes sobre estresse e Burnout e a relao com a enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeiro Preto, v.13, n.2, p. 255-261, 2005. OLIVEIRA, M. C. F. de. A famlia brasileira no limiar do ano 2000. Revista Estudos Feministas. Rio de Janeiro, v.4, n.1, p. 55-63, 1996. PAFARO, R. C.; DE MARTINO, M. M. F. Estudo do stress do enfermeiro com dupla jornada de trabalho em um hospital de oncologia peditrica de Campinas. Revista da Escola Enfermagem-USP. So Paulo, v.38, n.2, p. 152-160, 2004. PEIR, J. M. Desencadeantes do estrs laboral. Madri: Pirmide, 1999. PEREIRA, M. C. A.; FAVERO, N. A motivao no trabalho da equipe de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeiro Preto, v.9, n.4, p. 7-12, 2001. RAQUEPAW, J. M. & MILLER, R. Psychotherapist Burnout. A componential analys. Professional Psychology: Research and Practice. Washington, v.1, n.20, p. 32-36, 1989.

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

216

ROCHA, L. E.; DEBERT-RIBEIRO, M. Trabalho, sade e gnero: estudo comparativo sobre analistas de sistemas. Revista de Sade Pblica. So Paulo, v.35, n.6, p. 539-547, dezembro 2001. ROSA, C.; CARLOTTO, M. S. Sndrome de Burnout e satisfao no trabalho em profissionais de uma instituio hospitalar. Revista da SBPH. So Paulo, v.8, n.2, p.1-15, dezembro 2005. SANTOS, G. M. G. Gnero, carreiras e a relao entre o trabalho e a famlia: uma perspectiva de gesto. E-cadernos CES. Coimbra, v.1, n.1, p. 97-120, 2008. SIQUEIRA, M. M. Satisfao no trabalho. 1978. 81f. Braslia. Dissertao de Mestrado Universidade de Braslia. Braslia,1978. SIQUEIRA, M. M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnstico de gesto. Porto Alegre: Artmed, 2008. SPECTOR, P. Psicologia das organizaes. So Paulo: Saraiva, 2003. TAMAYO, M. R. Relao entre a sndrome de Burnout o os valores organizacionais no pessoal de enfermagem de dois hospitais pblicos. 1997. 123f. Dissertao de Mestrado Universidade de Braslia. Braslia, 1997. VIEIRA, L. C.; GUIMARES, L. A. M.; MARTINS, D. de A. O estresse profissional em enfermeiros. In: GUIMARES, L. A. M. e GRUBITS, S. (Orgs.). Srie sade mental e trabalho. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1999, p. 169-185.
Data de recebimento: 10/08/2010. Data de aceite: 04/11/2010. Sobre os autores: Maione Ruviaro bacharel em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil Campus Santa Maria (RS). Atualmente, trabalha como psicloga da Unimed Santa Maria. E-mail: maioneruviaro@gmail.com. Marucia Bardagi psicloga, mestre e doutora em Psicologia pela UFRGS (RS). Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC (SC), desenvolve pesquisa nas reas de orientao de carreira, avaliao psicolgica e psicologia organizacional. E-mail: marucia.bardagi@gmail.com

Barbari. Santa Cruz do Sul, n. 33, ago./dez. 2010.

You might also like