You are on page 1of 10

www.ifi.unicamp.

br

FSICA NUCLEAR
A interao gravitacional responsvel pelas estruturas muito grandes, como as galxias, sistemas planetrios e estelares. Na experincia cotidiana, a interao gravitacional aparece como o peso dos corpos. A interao eletromagntica responsvel pelas propriedades gerais dos tomos e das molculas, dos sistemas em que tomos e molculas aparecem agregados em lquidos e slidos, e pelas propriedades qumicas das substncias. Na experincia cotidiana, a interao eletromagntica aparece como o atrito, a normal, a viscosidade e as foras elsticas. A interao nuclear fraca ou, simplesmente, interao fraca, responsvel pela transformao espontnea de prtons em nutrons (desintegrao positiva) e de nutrons em prtons (desintegrao negativa). A interao nuclear forte ou, simplesmente, interao nuclear, responsvel por quase todas as propriedades dos ncleos atmicos mas no produz efeitos diretamente observveis na experincia cotidiana. O tomo Nuclear

No final do sculo XIX, o eltron j estava estabelecido como partcula fundamental principalmente depois que, em 1897, J. J. Thomson determinou a sua razo carga / massa. E sabia-se que eltrons eram liberados por emisso termoinica (de um metal a alta temperatura), no efeito fotoeltrico e no decaimento b de certos elementos radioativos. Evidentemente que os eltrons podiam ser considerados como constituintes bsicos dos tomos.

Modelo de Thomson
No modelo de J. J. Thomson, proposto em 1904, o tomo era considerado como um tipo de fluido com uma distribuio esfrica contnua de carga positiva onde se incrustavam os eltrons, com carga negativa, em nmero suficiente para neutralizar a carga positiva. O modelo tinha como hiptese a existncia de configuraes estveis para os eltrons ao redor das quais estes oscilariam. Contudo, segundo a teoria eletromagntica clssica, no pode existir qualquer configurao estvel num sistema de partculas carregadas se a nica interao entre elas de carter eletromagntico. Alm disso, como qualquer partcula com carga eltrica em movimento acelerado emite radiao eletromagntica, o modelo tinha como outra hiptese que os modos normais das oscilaes dos eltrons deveriam ter as mesmas freqncias que aquelas que se observavam associadas s raias dos espectros atmicos. Mas no foi encontrada qualquer configurao para os eltrons de qualquer tomo cujos modos normais tivessem qualquer uma das freqncias esperadas. De qualquer modo, o modelo de Thomson foi abandonado principalmente devido aos resultados das experincias de H. Geiger e E. Marsden.

Experimento de Rutherford
Na poca em que J. J. Thomson props seu modelo, H. Geiger e E. Marsden estudavam o espalhamento de feixes bem colimados de partculas a, que j se sabia serem ncleos de tomos de hlio (He++), por finas folhas de ouro, pelo que hoje se conhece como a experincia de Rutherford. Uma fonte radioativa emite partculas a que so colimadas, formando um feixe paralelo e estreito, que incide sobre uma folha metlica muito pouco espessa.

Para que fosse possvel construir tal folha, a maleabilidade do metal deveria ser grande e, por isso, era usado normalmente o ouro. A folha to fina que as partculas a atravessam completamente com apenas uma pequena diminuio no mdulo da velocidade. Ao atravessar a folha, entretanto, cada partcula a sofre muitos desvios devido a sua interao eletrosttica com as cargas positivas e negativas dos tomos da folha. As partculas espalhadas eram detectadas por um microscpio com uma tela de sulfeto de zinco (ZnS). A tela de sulfeto de zinco cintila no local onde incide uma partcula a. O microscpio permite identificar a cintilao de cada partcula a individualmente. Os resultados experimentais de Geiger e Marsden mostraram que o nmero de partculas a que eram desviadas com ngulos de 90o ou maiores era muito maior que o esperado pelo modelo de Thomson. Em 1911, E. Rutherford mostrou que os dados de Geiger e Marsden eram consistentes com um modelo atmico em que a carga positiva do tomo se concentrava em uma pequena regio que, alm disso, continha praticamente toda a massa do tomo, com os eltrons espalhados ao redor dessa pequena regio (chamada ncleo).

O raio de um ncleo tpico cerca de dez mil vezes menor que o raio do tomo ao qual pertence mas contm mais de 99,9% da massa desse tomo.

Caractersticas Gerais do Ncleo

Constituio
O ncleo atmico composto de partculas chamadas ncleons. Existem duas espcies de ncleons: os prtons, com carga eltrica positiva, e os nutrons, sem carga eltrica. Prtons e nutrons tm spin e obedecem ao princpio de excluso de Pauli. O ncleo do elemento da tabela peridica de nmero atmico Z constitudo de Z prtons e N nutrons. No tomo neutro correspondente, existem ao redor desse ncleo Z eltrons. A = N + Z o nmero de ncleons ou, como tambm chamado, nmero de massa. As massas nucleares so convenientemente expressas em unidades de massa atmica (u). Uma unidade de massa atmica definida como sendo exatamente um dozeavos da massa de um tomo de carbono 12. Em outras palavras, a massa de um tomo de carbono 12 , por definio, exatamente 12 u. Em termos numricos:

1u = 1,6605 x 10-27 kg A massa de um tomo de carbono 12 vale: m = ( 12 ) ( 1,6605 x 10-27 kg ) = 1,9926 x 10-26 kg e esse valor inclui as massas dos prtons, nutrons e eltrons. A massa de um eltron : me = 9,11 x 10-31 kg de modo que a massa dos 12 eltrons do tomo de carbono 12 : m12e = ( 12 ) ( 9,11 x 10-31kg ) = 1,0932 x 10-31 kg e: m / m12e = ( 1,9926 x 10-26 kg ) / ( 1,0932 x 10-31 kg ) = 1,8227 x 105 Assim, a massa dos eltrons desprezvel comparada massa do tomo e a massa do tomo pode ser considerada igual massa do ncleo atmico. Em termos da unidade de massa atmica, as massas do prton e do nutron so, respectivamente: mP = 1,0078 u mN = 1,0087 u Com o valor c = 2,9979 x 108 m/s para o mdulo da velocidade da luz no vcuo e a relao entre o joule e o megaeletron-volt: 1J = 6,2415 x 1012 MeV, vem:

uc2 = 931,4815 MeV mec2 = 511,0244 x 10-3 MeV = 0,5110 MeV mPc2 = 938,7471 MeV mNc2 = 939,5854 MeV

Istopos
Istopos so ncleos associados ao mesmo elemento da tabela peridica (mesmo nmero atmico) mas com diferentes nmeros de nutrons. Por exemplo, ao elemento hidrognio (Z = 1) esto associados istopos com N = 0, N = 1 (deutrio) e N = 2 (trtio), referidos, tambm, pelo nmero de massa: hidrognio 1, hidrognio 2 e hidrognio 3, e ao elemento oxignio (Z = 8) esto associados istopos com N = 7, N = 8, N = 9 e N = 10, referidos pelo nmero de massa: oxignio 15, oxignio 16, oxignio 17 e oxignio 18. Aos 112 elementos conhecidos esto associados uns 270 istopos estveis e mais de 2.000 instveis.

Isbaros
Isbaros so ncleos associados a elementos diferentes da tabela peridica mas com iguais nmeros de massa. Por exemplo, os ncleos berlio 10 (Z = 4, N = 6), boro 10 (Z = 5,N = 5) e carbono 10 (Z = 6, N = 4) so ncleos isbaros.

Simbologia
usual representar o ncleo de nmero de massa A e nmero atmico Z por AXZ ou simplesmente AX, onde X o smbolo do elemento correspondente. Por exemplo, o ncleo oxignio 17 representado por 17 O8 ou, simplesmente,17O. O nmero de nutrons N no precisa ser representado porque N = A - Z.

Tamanho

As tcnicas mais importantes para a determinao do raio nuclear so aquelas que incluem o espalhamento de nutrons e eltrons. Como os nutrons no tm carga eltrica, no so influenciados pela interao coulombiana nem com os nutrons nem com os prtons do ncleo. Mas como so influenciados pela interao nuclear tanto com os nutrons quanto com os prtons do ncleo, os nutrons espalhados sondam a distribuio de massa do ncleo. Por outro lado, os eltrons no so influenciados pela interao nuclear nem com os nutrons nem com os prtons do ncleo. Mas, como tm carga eltrica no nula, so influenciados pela interao coulombiana com os prtons do ncleo e sondam, assim, a distribuio de carga do ncleo. O raio de um ncleo com nmero de massa A, suposto esfrico, dado, com preciso considervel, por: R = r0 A1/3 onde r0 um coeficiente emprico, o mesmo para todos os ncleos, com r0 = 1,4 fm para a distribuio de massa e r0 = 1,2 fm para a distribuio de carga. Aqui usa-se como unidade de comprimento o fermi: 1fm = 10-15 m Esses nmeros indicam que a distribuio de massa nuclear avana um pouco alm da distribuio de carga. Para o volume do ncleo, temos: V = 4 R3 / 3 = ( 4
0 3

/3)A

Como o volume proporcional ao nmero de ncleons e o fator de proporcionalidade o mesmo para todos os ncleos, a distncia mdia entre ncleons a mesma para todos os ncleos. A densidade da matria nuclear tambm a mesma para todos os ncleos, ou seja, independente de A: = M / V = Au / ( 4 e em nmeros: = 3 ( 1,6605 x 10-27 kg ) / 4p ( 1,4 x 10-15 m )3 = 1,4447 x 1017 kg / m3 Um ncleo no tem, evidentemente, um raio exatamente definido como se poderia inferir da frmula acima, nem uma densidade constante no interior da esfera definida por esse raio. Na verdade, a densidade nuclear diminui at zero dentro de um intervalo radial cujo centro dado pela frmula acima. Por exemplo, para as distribuies de carga e de massa do carbono 12: RC [ 12C ] = 1,2 (12)1/3 fm 2,7 fm RM [ 12C ] = 1,4 (12)1/3 fm 3,2 fm e do cobalto 59: RC [ 59Co ] = 1,2 (59)1/3 fm 4,6 fm RM [ 59Co ] = 1,4 (59)1/3 fm 5,4 fm
3

/ 3 ) A = 3u / 4

Assim, a uma distncia do centro do ncleo de 2,7 fm para o carbono 12 e de 4,6 fm para o cobalto 59, a densidade de carga tem a metade do valor que atinge na regio central.

Da relao R = ro A1/3 vem que R3 = ro3 A e da pode-se concluir que o volume do ncleo proporcional ao nmero de ncleons e o nmero de ncleons por unidade de volume constante. Portanto, a densidade de ncleons constante. E como a massa de um prton muito prxima da massa de um nutron, a densidade de massa tambm constante. E mais, como a interao nuclear forte independente da carga eltrica, os prtons e os nutrons esto distribudos mais ou menos uniformemente no ncleo e a densidade de carga tambm constante. Na verdade, nos ncleos com nmero de massa A grande, a densidade de carga na regio central aparece diminuda devido repulso coulombiana entre os prtons. As formas de alguns ncleos afastam-se significativamente da forma esfrica e devem ser consideradas elipsoidais ou, mesmo, com a forma de uma pra.

Energia de Ligao Nuclear


Dado um ncleo qualquer, a energia liberada quando da sua formao a partir dos seus prtons e nutrons separados de uma distncia infinita ou, o que d no mesmo, a energia que deve ser fornecida a esse ncleo para separar seus prtons e nutrons de uma distncia infinita o que se chama de energia de ligao de tal ncleo. Por outro lado, a relao E = mc2, que Einstein demonstrou em 1905 e que j est verificada por um grande nmero de experimentos, significa que se um dado sistema ganha uma certa quantidade de energia E, sua massa aumenta de uma quantidade dada por E / c2, e inversamente, se um dado sistema perde uma certa quantidade de energia E, sua massa fica diminuda de uma quantidade dada por E / c 2. Aqui, c representa o mdulo da velocidade da luz no vcuo. Ento, sendo E a energia de ligao de um ncleo com Z prtons e ( A - Z ) nutrons, de massa MZ,A, pode-se escrever: ZmP + ( A - Z )mN = MZ,A + E / c2 onde mP e mN so, respectivamente, as massas do prton e do nutron. Da, a energia de ligao fica: E = [ ZmP + ( A - Z )mN - MZ,A ] c2 Assim, com as massas determinadas experimentalmente, a energia de ligao de qualquer ncleo pode ser determinada. Por exemplo,como: mP = 1,0078 u mN = 1,0087 u mHe = 4,0026 u e uc2 = 931,4815 MeV a energia de ligao para a partcula a, ou seja, para o hlio 4, fica: E = [ 2 ( 1,0078 ) + 2 ( 1,0087 ) - 4,0026 ] ( 931,4815 MeV ) = 28,3170 MeV Estritamente falando, essa a energia de ligao de um tomo de hlio 4. Contudo, como a energia de ligao dos eltrons ao ncleo desprezvel ( da ordem de 1 eV ), a energia de ligao nuclear praticamente igual energia de ligao atmica. Como outro exemplo, seja a energia de ligao do ncleo ltio 6, cuja massa vale mLi = 6,0151 u: E = [ 3 ( 1,0078 ) + 3 ( 1,0087 ) - 6,0151 ] ( 931,4815 MeV ) = 32,0430 MeV Relativamente dissociao completa, o ncleo ltio 6 mais estvel que o ncleo hlio 4. Contudo, as estruturas nucleares no se dissociam completamente em seus ncleons individuais. No caso de um ncleo naturalmente radioativo (ncleo pai) pode acontecer a dissociao espontnea em um ncleo menor (ncleo filho) e uma partcula a. Por exemplo:
226

Ra88 ---> Rn86 + 4He2

Como: mRa = 226,0254 u mRn = 222,0175 u mHe = 4,0026 u vem: ERa = [ 88 ( 1,0078 ) + ( 226 - 88 )( 1,0087 ) - 226,0254 ] ( 931,4815 MeV ) = 1734,0460 MeV e: ERa+He = [ 88 ( 1,0078 ) + ( 226 - 88 )( 1,0087 ) - 222,0175 - 4,0026 ] ( 931,4815 MeV ) = 1738,9828 MeV

Como a energia de ligao do 226Ra88 menor do que a soma das energias de ligao do 4 He2, a reao indicada acima realmente espontnea. Deve-se observar que: ERn+He - ERa = [ - 222,0175 - 4,0026 + 226,0254 ]( 931,4815 MeV ) = + 4,9369 MeV

222

Ra86 e do

A massa do rdio 226 maior do que a soma das massas do radnio 222 e da partcula a. Levando em conta a relao E = mc2, isto significa, em termos energticos, que o sistema no estado inicial tem uma energia maior do que no estado final, ou seja, o sistema passa de um estado a outro de menor energia e, portanto, mais estvel. Por outro lado, em termos da energia de ligao, a diferena ERn+He -- ERa, sendo positiva, indica que, para separar o sistema em seus constituintes bsicos, a energia necessria maior no estado final e, portanto, este mais estvel. De qualquer modo, a reao indicada acima espontnea. Agora, seja a reao:
107

Ag47 ---> 103Rh45 + 4He2

e sendo: mAg = 106,9041 u mRn = 102,9048 u mHe = 4,0026 u vem: ERh+He - EAg = [ - 102,9048 - 4,0026 + 106,9041 ]( 931,4815 MeV ) = - 3,0739 MeV A massa da prata 107 menor do que a soma das massas do rdio 103 e da partcula a. Levando em conta a relao E = mc, isto significa, em termos energticos, que o sistema no estado inicial tem uma energia menor do que no estado final, ou seja, o sistema passaria de um estado a outro de maior energia e, portanto, menos estvel. Por outro lado, em termos da energia de ligao, a diferena ERh+He - EAg, sendo negativa, indica que, para separar o sistema em seus constituintes bsicos, a energia necessria menor no estado final e, portanto, este seria menos estvel. Assim, de qualquer modo que se pense, a reao indicada no espontnea. O ncleo prata 107 no pode decair espontaneamente por emisso de partcula .

O que foi mostrado que a radioatividade natural por decaimento a pode acontecer quando a massa do ncleo pai maior que a soma das massas do ncleo filho e da partcula . O mesmo tipo de argumento .

pode ser feito para discutir a emisso de eltrons ou psitrons no decaimento

Energia de Ligao por Ncleon


Uma indicao da estabilidade nuclear resultante das interaes coulombiana e nuclear forte dada pelo grfico da energia de ligao por ncleon, E / A, em funo do nmero de ncleons, A. O grfico de E / A contra A inclui tanto ncleos estveis quanto ncleos radioativos. O ncleo com a menor energia de ligao por ncleon o hidrognio 2 (deutrio) e o ncleo com a maior energia de ligao por ncleon o ferro 56. Assim, esse grfico tem um mximo em A 56. Os ncleons so mantidos juntos pela interao nuclear, de carter atrativo, apesar do efeito contrrio da interao coulombiana, de carter repulsivo, entre os prtons. Como E / A varia muito pouco com o aumento de A para ncleos no muito pequenos, cada ncleon deve interagir atrativamente pela interao nuclear apenas com um certo nmero de outros ncleons de sua vizinhana imediata, e esse nmero independente de A.

A diminuio lenta de E / A para A > 56 conseqncia do aumento do nmero de prtons com o aumento de A e do alcance infinito da interao coulombiana, com cada prton interagindo repulsivamente com todos os outros prtons do ncleo. A diminuio lenta apesar de o efeito depender do nmero total de pares de prtons porque a interao coulombiana cerca de 100 vezes menos intensa que a interao nuclear. Por outro lado, para ncleos com A < 56, E / A diminui cada vez mais rapidamente com a diminuio de A porque, ento, diminui cada vez mais rapidamente o nmero de ncleons na vizinhana imediata de qualquer ncleon, onde a interao nuclear efetiva. Assim, enquanto a interao nuclear contribui para a estabilidade do ncleo, a interao coulombiana contribui para a sua desestabilizao. Como o grfico da energia de ligao por ncleon em funo do nmero de ncleons apresenta um mximo em A 56, tanto processos de fuso de ncleos leves quanto processos de fisso de ncleos pesados podem levar a liberao de energia e podem, portanto, servir de fundamento tanto para a construo de reatores de gerao de energia quanto para a construo de bombas com extremo poder de destruio.

Fuso Nuclear
Fuso nuclear o processo de formao de um ncleo a partir da coliso e posterior juno de dois ncleos menores. Os ncleos que colidem devem ter, inicialmente, uma energia cintica que lhes permita se aproximar contra a repulso coulombiana o suficiente para que a interao nuclear forte passe a ser efetiva e mais importante. Como a repulso coulombiana tanto mais importante quanto maior a carga eltrica dos ncleos em coliso, a fuso nuclear pode ser provocada com mais facilidade entre ncleos com nmero pequeno de prtons. De qualquer modo, a fuso nuclear com liberao de energia s ocorre se o nmero de ncleons do ncleo resultante menor ou da ordem de 56. A ttulo de exemplo, seja a fuso de dois ncleos de oxignio 16 para formar um ncleo de enxofre 32:
16

O + 16O ---> 32S

Pela observao do grfico E / A contra A tem-se aproximadamente 7,8 MeV e 8,6 MeV, respectivamente, para a energia de ligao por ncleon para os ncleos 16O e 32S. Assim, as energias de ligao dos sistemas inicial e final so: E [ 16O + 16O ] = ( 2 )( 16 )( 7,8 MeV ) = 249,9 MeV e E [ 32S ] = ( 32 )( 8,6 MeV ) = 275,2 MeV Ao passar do estado inicial para o estado final, o sistema sofre uma variao de energia dada por: DE = E [ 32S ] - E [ 16O + 16O ] = 25,6 MeV Como E > 0, a energia de ligao do ncleo resultante maior do que a soma das energias de ligao dos ncleos iniciais. Em outras palavras, como uma energia de 275,2 MeV deve ser fornecida ao sistema no estado final (ncleo 32S) para separ-lo em ncleons infinitamente separados e uma energia de 249,6 MeV deve ser fornecida ao sistema no estado inicial (os dois ncleos 16O) para separ-lo em ncleons infinitamente separados, o sistema deve ter perdido uma energia de 25,6 MeV. Esse resultado se deve ao fato de as energias de ligao por ncleon dos ncleos iniciais serem menores do que a energia de ligao por ncleon do ncleo final, ou seja, a fuso nuclear com liberao de energia s ocorre se o nmero de ncleons do ncleo resultante menor ou da ordem de 56, j que a curva E / A contra A tem mximo em A 56.

Fisso Nuclear
Fisso nuclear o processo de diviso de um ncleo em dois ncleos menores, de tamanho comparvel. Os ncleos com um grande nmero de ncleons esto sujeitos fisso espontnea, com uma probabilidade muito pequena, e sujeitos fisso induzida por captura de nutrons, com uma probabilidade maior. A ttulo de exemplo, seja a reao de fisso de um ncleo de urnio 235 em um ncleo de rubdio 97 e um ncleo de Csio 137: n + 235U ---> [ 236U ] ---> 97Rb + 137Cs + 2n Pela observao do grfico E / A contra A tem-se aproximadamente 7,7 MeV e 8,6 MeV e 8,2 MeV, respectivamente, para os ncleos 236U e 97Rb e137Cs. Assim, as energias de ligao dos sistemas inicial e final so: E [ 236U ] = ( 236 )( 7,7 MeV ) = 1817,2 MeV

e E [ 97Rb + 137Cs + 2n ] = ( 97 )( 8,6 MeV ) + ( 137 )( 8,2 MeV ) + ( 2 )( 7,7 MeV ) = 1973,0 MeV Ao passar do estado inicial para o estado final, o sistema sofre uma variao de energia dada por: E = E [ 97Rb + 137137Cs + 2n ] - E [ 236U ] = 1973,0 MeV - 1817,2 MeV = 155,8 MeV Como E > 0, o sistema deve ter perdido uma energia de 155,8 MeV. Novamente, esse resultado se deve ao fato de a energia de ligao por ncleon do ncleo inicial (o ncleo composto [ 236U ]) ser menor do que a soma das energias de ligao por ncleon dos ncleos finais e dos dois nutrons, ou seja, a fisso nuclear com liberao de energia s ocorre se o nmero de ncleons dos ncleos resultantes maior ou da ordem de 56. Este clculo aproximado e o que se pode fazer a partir do grfico considerado. Na realidade, a energia total liberada na reao maior porque os ncleos resultantes so instveis e decaem, posteriormente, por emisso de eltrons, neutrinos e raios .

Fsica Nuclear

Por Luiz Bruno Vianna Desde a antiguidade havia a idia de que se quebrssemos um pedao de qualquer objeto muitas vezes chegaramos a um ponto em que no seria mais possvel quebr-lo. Surge ento a idia de que existiria o tomo, que significa indivisvel. Conforme avanamos no conhecimento da natureza, os modelos de tomo foram aperfeioados at chegarmos ao modelo atual, onde temos no uma esfera indivisvel, mas um sistema formado por vrias partculas diferentes. Na parte externa temos os eltrons, partculas com carga negativa e massa muito pequena em relao s outras. No ncleo temos principalmente prtons com carga positiva e neutrons com carga neutra. Esse modelo foi criado por Ernest Rutherford e aprimorado por Niels Bohr.

A partir das descobertas do incio do sculo, descobriu-se que o ncleo do tomo formado por outras partculas e mais complexo do que imaginava-se.

O que Fsica Nuclear estuda


Se classificarmos todas as foras que existem, teremos quatro grandes grupos:

Fora Gravitacional Atrao entre corpos responsvel pela rbita dos planetas ou pela queda de uma fruta. Foras Eletromagnticas D origem aos ims, aos fenmenos eltricos, s reaes qumicas, etc. Fora Nuclear Fraca Produz o decaimento em que um eltron emitido do ncleo. Fora Nuclear Forte Responsvel por manter as particulas do ncleo unidas, mesmo com cargas eltricas iguais.

A Fsica Nuclear estuda as reaes que ocorrem nos ncleos dos tomos. Eles no so to estveis e indivisveis quanto os antigos pensavam que um tomo seria. Muitos fenmenos ocorrem produzindo variados efeitos. Alguns elementos da tabela peridica por exemplo s existem durante alguns segundos at que reaes nucleares o transformem em outros elementos.

Aplicaes

Fisso de um tomo Entre as aplicaes mais conhecidas da Fsica Nuclear esta gerao de energia eltrica em usinas nucleares. Reaes nucleares de fisso controladas produzem calor aquecendo gua que movimenta turbina para produzir eletricidade. Na medicina os Raios X permitem enxergar ossos e outras partes do interior do corpo humano; tratamentos de cncer utilizam efeitos nucleares como arma para combater os tumores (radiologia); elementos radioativos (que emitem partculas ou radiaes) so usados para estudos do crebro e outras partes do corpo. A Fsica Nuclear tambm pode ser usada para produzir os armamentos mais destrutivos da histria, as bombas nucleares.

Principais teorias
Einstein incorporou a existncia do tomo em suas teorias. At ento o tomo era visto como uma suposio terica sem prova material. O fsico alemo tambm formulou a teoria pela qual matria e energia so equivalentes. Segundo ele: E = m . c Onde: E = energia m = massa c = velocidade da luz Atravs da frmula podemos calcular quanta energia existe em um objeto de massa m. Como massa e energia so equivalentes, o Princpio da Conservao da Massa se resume ao Prncpio da Conservao da Energia segundo o qual em um sistema fechado a Energia no pode ser criada nem destruda, ela apenas se transforma.

Usina Nuclear A quebra de um ncleo atmico resulta em novos ncleos e produz uma grande liberao de energia porque a massa total dos novos elementos menor que a do ncleo original. A massa que sobra emitida sob a forma de energia. Isto chamado de Fisso Nuclear. Essa a base do funcionamento de Usinas Nucleares, com a fisso controlada para produzir eletricidade, e tambm o princpio das primeiras bombas atmicas. Quando tomos de hidrognio se juntam para formar um tomo de hlio, existe grande perda de massa que transformada em energia. Esta a Fuso Nuclear, processo que gera a luz e calor do Sol e que usado na mais poderosa arma j criada pelo homem: a bomba de Hidrognio. Ele s ocorre em locais de altssima temperatura e presso. Atualmente pesquisadores estudam formas de utilizar a Fuso para produzir eletricidade. Ao estudar as partculas que compe a matria, a Fsica Nuclear se aproxima de outra rea: a Fsica de Partculas. Esta investiga quais so e como se comportam as partculas que compe o Universo mostrando de forma muito clara que o tomo, o seu ncleo ou mesmo prtons ou nutrons no so indivisveis.

You might also like