You are on page 1of 4

- PLATELMINTOS e NEMATELMINTOS 01) (PUC-RS) Os platelmintos so animais que apresentam o corpo achatado e sua espessura, quase desprezvel, proporciona

uma grande superfcie em relao ao volume, o que lhes traz vantagens. A forma achatada desses animais relaciona-se diretamente com a ausncia dos sistemas: a) digestivo e excretor. d) digestivo e secretor. b) respiratrio e circulatrio. e) secretor e nervoso. c) excretor e circulatrio. 02) (UFMG) Observe as figuras que se referem ao ciclo da esquistossomose

mansnica. Em relao s figuras, correto afirmar que: a) a infeco ocorre em 1 pelas formas 3, 4 e 5. b) a meiose ocorre da fase 3 para a fase 4. c) a passagem do indivduo 5 pelo indivduo 6 necessria para que ele d origem a 4. d) o indivduo indicado por 6 o hospedeiro definitivo do parasito. e) os indivduos indicados em 2 localizam-se no sistema porta-heptico de 1.

03) (FUVEST) Impedir que as larvas penetrem na pele, que os ovos caiam na gua e destruir os caramujos so maneiras de controlar a transmisso da: a) malria. d) febre amarela. b) doena de Chagas. e) cisticercose. c) esquistossomose. 04) (PUC-SP) O doente que apresenta cisticercose: a) foi picado por Triatoma. b) nadou em gua com caramujo contaminado. c) andou descalo em terras contaminadas. d) comeu carne de porco ou de vaca com larvas de tnia. e) ingeriu ovos de tnia.

05) (PUC-RJ) O esquema abaixo representa um verme capaz de parasitar o intestino humano. Assinale a opo que corresponde a uma adaptao desse verme vida parasitria:

a) b) c) d) e)

fecundao cruzada. circulao aberta. pigmentos respiratrios. excreo por clulas-flama. ausncia do tubo digestivo.

06) (VUNESP) Na questo abaixo, relativa s verminoses, so feitas as seguintes afirmaes. I - Andando descalo, o homem pode adquirir a ancilostomose. II - Comendo carne crua de porco, o homem pode adquirir a cisticercose cerebral. III - Elefantase, doena de Chagas e malria so doenas transmitidas por insetos. Assinale: a) se I e II estiverem corretas. d) se apenas II estiver correta. b) se I e III estiverem corretas. e) se I, II e III estiverem corretas. c) se II e III estiverem corretas. 07) (CESGRANRIO) A elefantase ou filariose uma parasitose comum na regio amaznica. Sua profilaxia pode ser feita atravs do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermedirio dessa parasitose so, respectivamente: a) Ascaris lumbricoides e um mosquito de gnero Culex. b) Wuchereria bancrofti e um mosquito do gnero Culex. c) Wuchereria bancrofti e o caramujo. d) Schistosoma mansoni e a filria. e) Ancylostoma duodenale e a filria. 08) (PUC-MG) Leia, com ateno, as informaes abaixo: I - Triblstico pseudocelomado. II - No possui hospedeiro intermedirio. III - Larvas desenvolvem-se no solo. O parasita que possui as caractersticas acima : a) Taenia solium. d) Ascaris lumbricoides. b) Schistosoma mansoni. e) Enterobius vermiculares. c) Ancylostoma duodenale. 09) (UFU-MG) Analise as seguintes medidas profilticas: I - Uso de sapatos e eliminao higinica das fezes humanas. II - Cozinhar totalmente a carne de porco. III - Destruio de caramujos planorbdeos. As medidas I, II e III previnem, respectivamente: a) o amarelo, a tenase e a esquistossomose. b) a ascaridase, a cisticercose e a esquistossomose. c) a ascaridase, a esquistossomose e a cisticercose. d) o amarelo, a cisticercose e a esquistossomose. e) a elefantase, a tenase e a barriga-d'gua. 10) (UNIFOR-CE) A planria e a lombriga so, respectivamente, organismos: a) pseudocelomado e pseudocelomado. b) acelomado e pseudocelomado.

c) pseudocelomado e acelomado. d) acelomado e celomado. e) pseudocelomado e celomado. 11) (UNICAMP-SP) Os parasitas podem alcanar o organismo humano de vrias maneiras. Trichomonas vaginalis, Plasmodium falciparum e Schistosoma mansoni so exemplos representativos de trs destas maneiras. Explique, resumidamente, cada uma das trs. 12) (UFMG) Observe a figura: No ciclo evolutivo da Taenia solium, as setas com a linha contnua esto corretas e uma das setas com linha tracejada est errada. 1. Para que este ciclo fique correto, dever ser eliminada uma das setas com a linha tracejada. Cite o nmero da seta que est errada. 2. Com base no ciclo evolutivo da Taenia solium, responda: a) Qual o seu hospedeiro definitivo? b) Em que rgo se localiza a Taenia adulta? 3. Considerando os sistemas digestivo, circulatrio, respiratrio e reprodutor, indique o que estaria presente na Taenia adulta. 4. Cite uma medida de saneamento que atue diretamente na diminuio da incidncia da cisticercose suna.

13) (UFF-RJ) No Brasil, a esquistossomose encontra-se em franca expanso, com focos surgindo nas cidades do sul e noroeste de Minas Gerais. Esta doena tem no homem seu principal hospedeiro definito, sendo que as modificaes ambientais, introduzidas pelo mesmo, favorecem a sua proliferao. Quais as medidas profilticas disponveis no combate a esta parasitose? 14) (UNICAMP) Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa atravs do exames de fezes. As parasitoses abaixo podem ser diagnosticadas por este exame? Justifique sua resposta em cada cada: a) esquistossomose; b) ascaridase; c) doena de Chagas. 15) (FAAP) Em que doenas parasitrias: a) o verme adulto vive, preferencialmente, no sistema linftico humano? b) a larva do parasita passa pelo meio aqutico, aps sair do caramujo?

- GABARITO - PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS 01 - B 02 - E 03 - C 04 - E 05 - E 06 - B 07 - B 08 - C 09 - A 10 - B

11) Tricomonas vaginalis: pelo ato sexual; Plasmodium falciparum: picada do mosquito Anopheles; Schistosoma mansoni: penetrao de cercria atravs da pele em contato com gua contaminada. 12) 1. Seta 3. 2. a) Hospedeiro definitivo: homem b) Intestino 3. S o reprodutor. 4. Construo e tratamento da rede de esgotos. 13) Tratamento do doente com medicamento que eliminam o verme; instao de fossas ou rede de esgotos e combate ao caramujo.

14) Saneamento bsico com tratamento de esgotos e fossas spticas e campanhas educativas para melhorar a higiene pessoal nas regies atingidas pelas verminoses. 15) a) Filariose (elefantase) b) Esquistossomose

You might also like