You are on page 1of 12

1

Alfabetizao e Letramento

Ana Maria Almeida Fraga Meirilaine Kele Miranda

RESUMO A escola e em especial os educadores esto cada vez mais buscando o que h de melhor para que os alunos consigam interpretar, compreender e ter prazer com a leitura. Esse xito com a alfabetizao, no acontece em alguns casos, talvez pelo simples fato de haver um trabalho em grande parte sem ateno particular e a alfabetizao est distante do letramento e da prtica da leitura num contexto em que o prprio leitor se encontra, ou seja, distante de uma leitura voltada para o meio social que a criana vive, do seu mundo e de sua realidade. O presente estudo tem como objetivo destacar a importncia do letramento e direcionar um melhor caminho para que isso acontea. O artigo ressalta que necessrio oferecer ao leitor um olhar mais minucioso da leitura bem como uma maior explorao dos diferentes tipos de textos que circulam no meio social e o uso que se faz de cada um deles. Nesse sentido h um dilogo, atravs de uma anlise terica sobre as relaes que implicam a leitura, seu uso, sua vivncia e principalmente os caminhos para um bom trabalho com a alfabetizao. A concluso da investigao sintetiza a importncia de se averiguar a prtica da alfabetizao em sala de aula e trazer para dentro dela a pratica de se alfabetizar letrando.

Palavras chave: textos leitura compreenso alfabetizao -letramento

Introduo Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns conceitos sobre a leitura, bem como mostrar a importncia de se realizar um trabalho de qualidade com a mesma atravs da prtica inovadora em sala de aula atravs do letramento. O presente estudo descreve e discute aspectos que constituem o trabalho da alfabetizao significativa. Desta forma, procurou-se estabelecer relaes existentes entre a escolha de textos pelo professor, a pratica inovadora de alfabetizao, a leitura de textos que circulam em nosso meio social e uma alfabetizao com sucesso e significativa desde a educao infantil. O trabalho promove uma reflexo acerca do trabalho do professor com a leitura e alguns direcionamentos aos mesmos sobre como podem incluir em seu modo de trabalho um novo jeito de ensinar e assim contribuir para que a leitura esteja em primeiro plano como condutora de todas as outras reas e acima de tudo seja aceita e desejada por todos para que se formem verdadeiros leitores. Sendo assim, esse artigo conduzido atravs da anlise da viso de alguns estudiosos sobre o assunto e do dilogo feito a partir da leitura e discusso das teorias que foram utilizadas. A concluso deste trabalho contribui de maneira significativa para uma mudana de postura diante da conduo do trabalho com a alfabetizao dos diversos gneros textuais que nos cercam.

Letramento: alfabetizao com sucesso grande a discusso sobre a alfabetizao em nosso pas e como ela se encontra. Uma grande preocupao que temos muitos alunos em nossas escolas cursando sries no iniciais lendo e escrevendo, mas no Os conceitos de alfabetizao e letramento so diferentes, porm, considera-se que o letramento pode, e deve propiciar a alfabetizao e a alfabetizao propiciar o letramento. ( Caderno do professor, Outubro de 2006, p.31)

3 compreendendo o papel dessa leitura e dessa escrita em sua prpria vida, ou seja, a sua verdadeira utilidade. Nesse caso, percebe-se que durante sua vida escolar esse aluno no teve a oportunidade de perceber isso atravs da prtica da leitura vivida por ele, por intermdio do professor, assim, essa leitura no foi associada ao seu contexto. Para compreender esse problema gerador de tantas discusses, preciso entender o que alfabetizar por alfabetizar e o que alfabetizar com os objetivos focados no letramento. H uma diferena entre saber ler e escrever e dessa maneira ser alfabetizado e fazer o uso dessa leitura e da escrita nas prticas sociais de leitura e escrita. A primeira situao de uma pessoa alfabetizada e a segunda de uma pessoa alfabetizada e tambm letrada. A pessoa letrada adquire a habilidade de pensar diferente, de ver o mundo diferente, muda seu convvio com os outros e tambm adquire uma maneira de falar mais aproximada da linguagem formal, isso porque o contato com a lngua escrita se torna mais intensa e com um real significado de aprender e colocar em prtica aquilo que do mundo em que ela vive. O letramento est mais prximo do que podemos definir como um conjunto de capacidades, conhecimentos e atitudes necessrios para usar a lngua em prticas do meio social. Em nossa sociedade existem pessoas que passaram pelo processo de alfabetizao, que sabem escrever e ler, porm, apresentam nveis baixssimos de letramento. Estes, apesar de saberem ler e escrever superficialmente no possui habilidades de ler textos presentes em revistas, jornais, informativos, manual de instruo, livros diversos, nem mesmo a receita do mdico ou bulas de remdios, ou seja, apresentam grandes defasagens para com a interpretao de textos lidos, como tambm podem no ser capazes de sequer escrever uma carta ou bilhete. O letramento vai alm da alfabetizao, visto que permite a interao com os diversos gneros textuais, tipos e leitura e escrita e as funes que estas desempenham em nossa vida. de extrema importncia ressaltar que, mesmo existindo algumas diferenas entre a alfabetizao e o letramento se encontra interligados j que podemos realizar a alfabetizao ou o ato de se alfabetizar atravs do processo do letramento de modo que a pessoa se torne, ao mesmo tempo alfabetizada e letrada.

4 Sabe-se que a alfabetizao, com o passar dos anos, foi tomando novos significados e rumos. At pouco tempo, somente as crianas que entravam em contato com as primeiras letras estavam diretamente inseridas num processo de alfabetizao atravs de habilidades de codificao e decodificao e dessa maneira, a escrita utilizada pelas crianas para as prticas sociais seria separada. Contudo, hoje, sabe-se que essa codificao e decodificao j no vista em oposio ao processo de letramento e sim interligada ao letramento. Mas, por que realmente importante fazer acontecer alfabetizao de uma maneira diferente? De acordo com Luzia Bomtempo (2002, p.143) a alfabetizao acontece de maneira natural que decorre da curiosidade do aluno. Cabe ao educador oportunizar ao educando esse contato com a linguagem ,colocando sua disposio uma infinidade de textos. Dessa maneira, o aluno vivenciar uma alfabetizao rica e pode desta maneira refletir sobre as propriedades do sistema. Enfim, bem melhor unir um ensino sistemtico da notao alfabtica com a vivncia cotidiana de prticas letradas, que possibilitem ao educando se apropriar das caractersticas e finalidades dos gneros escritos que circulam socialmente. Ao contrrio de se ver a alfabetizao separada do letramento, temos nesse contexto a alfabetizao como parte do processo do letramento. A autora Marlene Carvalho (2002, p.10), assinala que a leitura mais eficiente quando os leitores conhecem as convenes, as caractersticas, o tipo de estrutura prpria do texto cuja leitura vai iniciar. Livros didticos, reportagens, fotonovelas, fbulas, crnicas, poesias e contos so escritos de formas diferentes. Suas estruturas diversas obedecem a convenes do gnero, e por isso se torna mais fcil abordar o texto com segurana quando se passeia pelo mesmo e descobre suas caractersticas. A leitura deve ser um constante dilogo, uma troca, uma interao entre o texto e o leitor. Nesse processo, ele constri os significados e os compreende. O trabalho da leitura atravs da simples decodificao das palavras faz com que o leitor se concentre de tal maneira na decifrao das palavras que, ao chegar ao final da leitura incapaz de interpretar o texto de maneira global. Assim, tem dificuldades na compreenso e sente-se

5 despreparado para uma leitura mais eficiente e coerente. J aqueles que permeiam uma leitura significativa, percorrendo leituras de textos que circulam em nossa sociedade e que tem contato com as mesmas desde a infncia, adquire uma leitura mais concisa e funcional e inicia sua alfabetizao atravs do letramento. Porm, seria de grande relevncia que esse processo citado anteriormente continue e no simplesmente seja esquecido nas escolas ou substitudo por um mtodo de um ensinar mecnico e decodificador, resultante de desinteresse e rejeio em relao leitura e a escrita.
Ler melhor que estudar, esta frase de Ziraldo, j famosa, virou botton e foi carregada do lado esquerdo do peito, por parte da nossa juventude. Ela nos remete a ineficincia da escola sua distncia em relao as prticas sociais significativas. (Prticas de leitura e escrita, p.25.)

Retomando a discusso anterior, percebe-se que o aluno que alfabetizado letrado simultaneamente vir a ser um leitor que automaticamente far o uso eficaz da linguagem favorecendo a si prprio, transmitindo melhor as informaes obtidas e conseguir refletir com mais autonomia os textos.
Quando entram na escola, os textos que circulam socialmente tm um papel modalizador, servindo como fonte de referncia, repertrio textual, suporte da atividade intertextual. A diversidade textual que existe fora da escola pode e deve estar a servio da expanso do conhecimento letrado do aluno. (Fins, 1997, p. 34)

Portanto, importante que a escola promova o acesso do aluno ao mundo dos textos que circulam socialmente, que trabalhem com eles a produo e a interpretao destes mesmos textos.
... O letramento uma condio para a alfabetizao, para o domnio das correspondncias entre grafemas e fonemas; mas a alfabetizao e a explorao dessas relaes grafo-fonemas so tambm uma condio para o letramento. (Orientaes para organizao do Ciclo inicial de Alfabetizao, p. 25. Belo Horizonte 2004)

Deixar de lado os diversos gneros textuais que esto fora da escola reduzir e empobrecer o objeto de aprendizagem que a escrita e deixar de explorar uma escrita significativa. Assim, uma escola eficaz parte de uma ao pedaggica que consegue articular simultaneamente a alfabetizao e o letramento. Deve-se ter em mente que o trabalho do professor precisa ser de

6 algum que est sempre atento para as necessidades dos alunos quer seja de maneira coletiva ou individual. A conquista da leitura e da escrita alfabtica no garante ao aluno uma compreenso significativa do que se l porque muitas das vezes o leitor no consegue fazer uma relao do texto com uma situao de comunicao real. Para entender melhor essa alfabetizao distante do letramento tomemos, por exemplo, um trabalho com textos simples, curtos, de pouqussimas frases e tambm um trabalho com materiais de leitura empobrecidos, ou seja, sem diversidades e de m qualidade. Sendo assim, no h garantia de uma alfabetizao significativa, pois um sujeito letrado s ir se construir a partir do momento em que tiver oportunidades de vivenciar experincias de leitura e escrita de uso no cotidiano e entenda ao mesmo tempo a finalidade e a funo que atribui aos textos que l. Se pensarmos em uma alfabetizao mais resultante e positiva, no seria o caso de escolher entre alfabetizar e letrar e sim alfabetizar letrando. Tambm no o caso de trabalhar os dois processos de maneira seqencial, como se a alfabetizao fosse uma preparao para o letramento ou at mesmo o letramento sendo uma preparao para a alfabetizao. Uma maneira aplausvel de se ministrar essa alfabetizao deveria ser a apropriao do sistema alfabtico por meio de condies reais do uso da lngua, seria o caso de faz-la atravs de um contexto social principalmente, porque sabemos que os alfabetizandos esto inseridos em uma sociedade letrada, cercado de escrita por todos os lados e que fazem a partir das mesmas hipteses sobre suas utilidades e seus funcionamentos. Saber ler no uma atividade fcil para aqueles que na realidade no so leitores e sim decifradores, partilham apenas de uma alfabetizao isolada sem nenhuma contribuio do letramento no processo. Deste modo, o aluno que l decodificando no interpreta e se torna um noleitor ou algum com um nvel baixssimo de letramento incapaz de encontrar informaes inseridas no texto e muito menos compreender o sentido global do texto. preciso saber que os livros, os textos so ferramentas que precisam ser manuseadas e acima de tudo ser entendidos quanto ao seu funcionamento. Aquele que faz uso dessas ferramentas se torna um bom leitor, em tudo que l crtico a ponto de avaliar o texto no sentido global, e capaz de descobrir

7 pistas, assunto principal, faz ligaes a outros textos das quais pde ter contato e principalmente faz inferncias.
A leitura uma atividade que se realiza individualmente, mas que se insere num contexto social, envolvendo disposies atitudinais e capacidades que vo desde a decodificao do sistema de escrita at a compreenso e a produo de sentido para o texto lido. Abrange, pois, desde capacidades desenvolvidas no processo de alfabetizao stricto sensu at capacidade que habilitam o aluno participao ativa nas prticas sociais letradas que contribuem para o letramento. (Prticas e leitura e escrita, p. 21)

O contato com o mundo letrado comea desde a infncia, a partir do contato com os diversos textos, sendo eles: cartazes, placas de ruas, nos jornais, nas embalagens de alimentos e de remdios. O papel da famlia importante para o despertar do interesse leitura e o simples ato de contar histrias pode contribuir para isso. Tambm se pode deixar a criana desenhar, rabiscar, tentar escrever o seu nome, brincar de escrever e reproduzir os textos que v em sua volta. O interessante seria buscar sempre discutir essa relao do registro como algo existente e como uma releitura do meio, ou seja, na construo da linguagem sem destitu-la das funes que ela exerce na sociedade. As crianas conseguem perceber que os textos sempre querem dizer algo, embora no consigam perceber exatamente como acontece essa transmisso de comunicao atravs dos sinais escritos no papel. Por isso, importante realizar o ensino da leitura associando ao uso da leitura da vida social e atravs desta associao a alfabetizao conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita de dentro e fora da escola so as mesmas e com objetivos bem semelhantes. preciso criar sempre um ambiente alfabetizador, levando as crianas a usar a lngua escrita mesmo antes de conhecer as primeiras letras, colocando na sala de aula alguns cartazes para anotaes dirias, fichinhas com nomes dos alunos, dos objetos da sala de aula e outros. Desta maneira, a criana j vai observando que a escrita tem uma funo no espao em que est inserida e vai se formando a noo do uso da escrita nas prticas sociais. importante destacar que esse trabalho com

8 um ambiente alfabetizador tambm imprescindvel para as crianas que no puderam e no tiveram acesso a todos os tipos de texto que circulam na sociedade, ou seja, seria ideal para aqueles alunos que pouco manusearam textos diversificados, e no foram ouvintes de belas histrias e nem puderam expressar suas idias a partir da delas interagindo assim com a linguagem. Essa uma triste e real realidade na educao do nosso pas, pois, muitos brasileiros no tem nenhuma condio de comprar sequer um livro ou uma revista. a que mais uma vez a escola entra, como responsvel por um mundo letrado apresentando textos de qualidade para todos os alunos. O trabalho com o letramento de suma importncia para que o indivduo em sua vivncia diria interaja com as mltiplas linguagens que o cercam e consiga corresponder aos objetivos das mesmas. Caso contrrio continuaremos a ter pessoas que no conseguem preencher de simples fichas de lojas, empregos, fazer relatrios entre outras atividades de escrita necessrias na sociedade. Levando em conta que toda pessoa possui certo grau de letramento, ou seja, ningum iletrado, mas pode vir a ter um nvel menor de letramento, basta que no trabalho de alfabetizao o alfabetizador aproveite ao mximo os diversos materiais que tem ao seu redor e leve-os para a sala como j mencionado anteriormente, fazendo destes materiais objetos que despertem curiosidades seguidas de investigaes e descobertas. A alfabetizao sempre deve partir do universo do alfabetizando, do seu vocabulrio da sua linguagem prpria, resultante da leitura do seu mundo que far parte de outro espao, que a sala de aula. As crianas precisam entender e saber o porqu de sua escrita, para quem ou para qu ela escreve, para mais tarde no se perder em meio a tantas informaes e demandas do seu meio. Alfabetizar letrando significa orientar a criana para que leia e escreva sabendo fazer o uso dessas habilidades com prticas reais. A sala de aula pode se transformar numa sala de interao e porque no diverso porque ensinar e aprender pode e deve ser muito mais prazeroso tanto para professor quanto para os alunos. Nesse caso mais uma vez temos a unio e o trabalho simultneo da alfabetizao e letramento a favor de formar cidados alfabetizados e letrados. A respeito da leitura e da interao com a mesma, ressalta-se a importncia de criar primeiro nos educadores em especial os alfabetizadores

9 hbitos de leitura constante, partilhar e oferecer as mesmas com bastante entusiasmo aos alunos. Isso tambm se encaixa com professores de outras disciplinas como histria, geografia, no entanto no de responsabilidade apenas da disciplina do portugus, deve-se ter em mente que o letramento responsabilidade de todos os educadores.
Para os alunos no acostumados com a participao em atos de leitura, que no conhecem o calor que possui, fundamental ver seu professor envolvido com a leitura e com o que conquista por meio dela. Ver algum seduzido pelo que faz pode despertar o desejo de fazer tambm. (PCN - Lngua Portuguesa, p. 58)

Ainda h uma resistncia e pouco conhecimento sobre o letramento, mas aos poucos temos a notvel convico de que precisamos quebrar os paradigmas de um trabalho sem significados reais diante da leitura e da escrita, tendo a responsabilidade de que no basta alfabetizar de maneira tradicional, pois nossos alunos precisam de uma aprendizagem mais consistente e concreta ligada ao que realmente vive em seu cotidiano e desta maneira contextualizadas com suas experincias. indiscutvel a ideia de que preciso existir a realizao da alfabetizao como uma prtica social capaz de desenvolver a formao de um indivduo com capacidades de produo de textos orais e escritos e tambm da compreenso das relaes entre fonemas e letras. Nesse aspecto importante conhecermos o desejo e os objetivos dos alunos em relao ao aprendizado da leitura e da escrita bem como suas experincias anteriores sobre tais habilidades. As crianas se sentem bastante importantes quando trazem para a sala o que tm de interessante. Por isso pode-se pedir que as mesmas tragam palavras retiradas de embalagens, rtulos, de revistas e ou jornais presentes em seu ambiente fora da sala de aula seja na rua ou em casa. Depois de coletadas as palavras seria interessante fazer jogos e atividades com as mesmas e claro discutir quais so as utilidades de cada uma delas e suas funes no contexto onde se encontravam. Tambm se pode, por exemplo, trabalhar a leitura de uma receita para escrev-la ou ensin-la e a partir da levar os alunos a conhecer letras, slabas ou palavras com sons parecidos como fermento, fogo, farinha, forno.

10
Enfim escola deve ser um espao onde a criana pode enriquecer experincias com a escrita, aprender sobre suas funes e significados. (Caderno do professor, Outubro 2006, p. 10.)

Ainda ressaltando o trabalho com a diversidade textual no processo de alfabetizao, deve-se ressaltar que alfabetizar letrando no implica apenas em encher a sala de aula de escritas diversas e sim criar situaes em que os alunos despertem para a observao e a compreenso, interagindo sempre com as mesmas a fim de descobrir suas funes. Quanto produo textual, esta tambm se faz com mais sentido quando o letramento est atuante na alfabetizao e, isso desde o incio e durante toda a vida escolar visto que sabemos que um dos objetivos fundamentais da alfabetizao tambm a produo de textos oral ou escrita. A produo de textos de extrema importncia, pois atravs dela que a criana interage com a lngua, pode colocar em prtica os conhecimentos sobre o sistema de escrita que est aprendendo, fazer o uso das palavras inseridas em seu vocabulrio e praticar a organizao de suas ideias. Nesse sentido, desde o incio da alfabetizao, devemos incentivar as crianas a registrar textos que conhecem produzir textos coletivamente para serem registrados pela professora e escrever individualmente seus prprios textos, mas, tambm necessrio incentiv-las a narrar experincias, relatar notcias de jornais ouvidas na TV, etc., oralmente e a usar essa modalidade de linguagens em contextos pblicos formais. Enfim, alfabetizar no apenas pensar que devemos seguir pelo caminho dos cdigos e parar no entendimento destes; muito mais que isso e compreende um caminho mais longo no qual podemos nos enveredar pela linguagem cheia de descobertas e sentidos atravs do uso social da lngua escrita, o letramento.

11

Concluso De tudo, o que a escola pode oferecer de melhor aos alunos a leitura, sem dvida, a grande herana da Educao. o prolongamento da escola na vida, j que a maioria das pessoas, no seu dia-a dia l muito mais do que escreve. Portanto, deveria se dar absoluta prioridade ao ensino da leitura desde a educao infantil. fundamental ensinar os alunos a ler e no s histrias, mas tambm outros tipos e textos que esto ao seu redor em seu cotidiano. A aprendizagem da leitura e sua interpretao devem ser trabalhadas desde o incio da vida escolar de maneira significativa e com prazer. Como foi discutido, a leitura vai alm do que se v, no apenas um passeio decodificador das letras o mergulhar num mar de letras e descobrir tesouros escondidos. Se o leitor se depara com um texto que no tenha tido contato, provavelmente ter dificuldade em interpret-lo. Nesse caso refora-se a idia da importncia do contato desde a educao infantil com a diversidade textual. necessrio que se faa uma reviso quanto maneira de se trabalhar com leitura e interpretao de textos para que o letramento acontea. Que o professor planeje suas aulas, de modo que a alfabetizao e o letramento aconteam de maneira simultnea. Dessa maneira a alfabetizao com sucesso possvel quando educador e aluno se apaixonam pela leitura. O letramento sem dvida o caminho mais desejado por todos porque nele podemos encontrar sucesso e um resultado satisfatrio de crianas que saibam ler e compreender o que leem.

12

Referncias bibliogrficas: CARVALHO, Rosa Helena Mendona; CARVALHO, Maria Anglica Freire de. Prticas de leitura e escrita. Braslia, 2006. Caderno do Professor, Outubro 2006 FULGNCIO, Lcia; LIBERATO, Iara G. Como Facilitar a Leitura. 3 ed. So Paulo:Contexto,1998. Parmetros Curriculares Nacionais. 2. Lngua Portuguesa. Braslia Orientaes para Organizao do Ciclo Inicial de Alfabetizao, Belo Horizonte 2004

You might also like