You are on page 1of 6

ALGUMAS CONTRIBUIES PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA AGROPECURIA DO PAR:

de se repetir mais e mais vezes: a agricultura necessria, a agricultura essencial. A agricultura fator de segurana nacional. Para ter o gro, necessrio que algum o plante, cuide, colha, beneficie. Quanto tempo ainda poder o agricultor plantar com prejuzo? O Brasil busca os primeiros traos de sua poltica agrcola plurianual e o Par tambm deve faz-lo. Sem poder contar com este instrumento balizador, a agricultura tem sido, nos ltimos anos, um esforo individual dos produtores, submetidos, de forma catica, a incertezas de decises tomadas em geral de forma intempestiva. o momento de buscarmos exercer o espao de cidadania que o regime democrtico nos oferece. Aqui falamos dos agricultores, porm cada um dentro de seu enfoque tem a oportunidade de direcionar o futuro de seu pas. No apenas ouvindo, mas apresentando suas pautas de reivindicaes, fazendo com que o Estado se comprometa com as necessidades setoriais. Para o pleno exerccio deste direito, necessria uma profunda discusso setorial para avaliao de sua situao, das causas que levaram a ela, e de qual a melhor poltica para o setor, tanto no comrcio interno como externo.

A Implantao de Unidades Armazenadoras de Gros nas Regies Produtoras de Gros. Em que pese a produo estadual de 1.300 mil toneladas por ano, a capacidade armazenadora do Estado do Par de apenas 260 mil toneladas. (20%). A falta de armazns compromete a comercializao dos produtos, levando os produtores a fazer a venda imediata dos produtos, sem que desfrute das melhores oportunidades para vender a safra.

Unidades de 10.000 toneladas de silos, com secadores. Nesta safra que passou os produtores de milho tiveram que retardar a colheita do produto, deixando as espigas armazenadas nos ps das plantas durante cerca de 30 dias. A conseqncia foi a perda de cerca de 10 % em gros ardidos e a perda de qualidade por fermentao.

Criao de Programa de Distribuio de Sementes para os Pequenos Agricultores. Muitos pequenos agricultores de arroz, milho e feijo, ao invs de plantarem sementes de boa qualidade plantam gros que guardam de uma safra para a outra, isso leva a uma reduo progressiva da produtividade e o conseqente prejuzo.

Apoiar e Incentivar a Implantao de Mini Usinas produtoras de lcool de Mandioca. Aproveitar o potencial produtivo de mandioca do Estado, atualmente maior produtor nacional, com cerca de 5.000.000 de toneladas anuais. Cada 100 toneladas de raiz podem produzir 10.000 litros de lcool, destinado ao suprimento dos municpios paraenses. fonte de energia alternativa a custos bem menores que os provenientes do petrleo. Cumpre ressaltar que a medida ora proposta representa uma oportunidade para demonstrar que o Estado do Par atue no desenvolvimento de novas tecnologias energticas, capazes no s de contribuir para o desenvolvimento econmico e social do Pas, gerando empregos, oportunidades e renda, para uma parcela importante da nossa sociedade, mas tambm, permitir que tais descobertas e solues sejam mais um recurso que tornar o meio ambiente mais saudvel e menos poluente, melhorando a qualidade de vida da populao. Propostas Gerais Existe necessidade de um conjunto de medidas para o setor agrcola traz aes para o Plano Agrcola e Pecurio (PAP) para a prxima safra; aes emergenciais de renegociao das dvidas, e intervenes emergenciais na recuperao de estradas vicinais e rodovias utilizadas no escoamento das safras.

Incentivo a prtica de parcerias para constituio de plos de produo e uso do Biodiesel (dend, mamona) e do etanol (cana de acar, mandioca e milho) com a construo de usinas. Utilizao do resduo de leos de plantas nativas da floresta amaznica, visando reduo de custos com energia e ganho de renda para os extrativistas e agricultores familiares. Compromissos com o estmulo produo familiar e com as populaes tradicionais: criar os programas estaduais de apoio comercializao da agricultura familiar e das populaes tradicionais, como indgenas, quilombolas e ribeirinhos. Criar o Sistema Estadual de Assistncia Tcnica e Extenso Rural do Par, fortalecendo a Emater e garantir progressivamente em 04 anos o atendimento de Assistncia Tcnica e Extenso Rural, a todos os agricultores familiares do Estado; Criar a Companhia de Estrepostos e Armazns Gerais do Par, a partir da estrutura da CEASA, que alm das aes de comercializao de hortigranjeiros, trataria da implantao de armazns no interior do Estado, tanto do armazenamento a seco e a frio, contribuindo para a soluo de um dos mais graves problemas da comercializao dos perecveis (mariscos e pescados) que nunca foram tratados decisivamente pelos governos anteriores. O Programa de Aquisio de Alimentos - PAA em parceria com o Governo Federal deve ser uma ao prioritria para a impulso da agricultura familiar no Par. No Brasil como um todo, responde por sete de cada 10 empregos gerados no campo e por cerca de 40% da produo agrcola. Atualmente, cerca de 35% dos alimentos que compem a cesta alimentar distribuda pela Conab originam-se da agricultura familiar. E a maior parte dos alimentos que abastecem a mesa dos brasileiros vem das pequenas

propriedades, a saber: 84% da mandioca, 67% do feijo, 58% dos sunos, 52% do leite, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Infra-estrutura O apoio logstico de armazns, estradas, ferrovias, hidrovias e portos fluviais e martimos, indispensvel para o crescimento e o desenvolvimento do setor agropecurio do Par e do Pas. A extenso da ferrovia Norte Sul at Ananindeua ou Barcarena, uma proposta a discutir face ao congestinamento do porto de Itaqui no Maranho. Deve ser prioritria a viabilizao da hidrovia do Capim cujo montante de recursos financeiros mnimo considerando a envergadura dos resultados. A concluso das eclusas de Tucurui permitir o incremento do progresso na regio, considerando o corredor navegvel do Tocantins, importante via de escoamento dos gros do centro oeste e do sul do Par. No preciso ser especialista em estratgia e logstica para concluir que, sem o porto de Santarm, o projeto de asfaltamento da BR-163 (CuiabSantarm) ficaria bastante prejudicado, alm de criar srios problemas para o desenvolvimento socioeconmico do Oeste do Par e do cerrado brasileiro. SINTESE de importncia estratgica a criao de um Ncleo de Assessoria e Consultoria, para a busca de recursos financeiros junto a rgos e Entidades nacionais e internacionais, visando implementao de planos e projetos ligados s reas de ao do Deputado.

Moacir da Cruz Rocha


Eng agrnomo, administrador de empresas, especialista em Gesto da informao no agronegcio, Mestre em Economia. Avenida Jos Bonifcio 1130, apto 1901 CEP: 66063-140 Belm - Par Fones: Residncia: 3229 6811 Celular 9206 0067 Trabalho: 3218 3617 Email: moaroc@gmail.com.br

You might also like