You are on page 1of 2

Dinmica - Juri Simulado

Dinmicas de Formao para a Cidadania - Jri Simulado Tema: Neoliberalismo As crises que vm sacudindo a Amrica Latina desde o final da dcada de 1990 so decorrentes da adoo irrestrita do Neoliberalismo. H crises nas exportaes, na competitividade do mercado, e o retrato maior est no nvel de miserabilidade dos povos. Neoliberalismo, em sentido mais amplo, a retomada dos valores e ideais do liberalismo poltico e econmico que nasceu do pensamento Il minista e dos avanos econmicos u decorrentes da Revoluo Industrial. Claro que h uma adequao necessria realidade poltica, social e econmica de cada nao em que se manifesta. A expresso Neoliberalismo passou amplamente a ser utilizada aps a dissoluo da Unio Sovitica. Os dois primeiros grandes pases em que se manifestaram as culturas neoliberais foram o Reino Unido e os Estados Unidos. No primeiro, durante o governo da primeira ministra Margaret Thatcher (1979 1990) e nos EUA com o presidente Ronald Reagan (1981- 1988). Sendo depois adotada em vrios pases pelo mundo.

O projeto neoliberal
O Neoliberalismo prope: - Reduo da participao do Estado nas economias; - Liberdade nas taxas de cmbio e de juros; - Reduo dos direitos trabalhistas; - Liberdade de ao ao capital estrangeiro (transnacionais), dentre outros. Estas medidas facilitam os fluxos de capitais e mercadorias, importantes Globalizao, e aumentam a concentrao e a centralizao de capitais, formando corporaes cada vez maiores e mais poderosas. Este fenmeno percebemos claramente quando olhamos o tamanho gigantesco que as transnacionais vm atingindo, enfraquecendo, sobretudo, o poder estatal, especialmente nos pases subdesenvolvidos. O discurso neoliberal prega a reduo do papel do Estado em decorrncia do seu aumento durante a fase Keynesiana (1945-1973). O Keynesianismo foi criado por Lord Keynes e propunha o desenvolvimento capitalista aliado a polticas de bem -estar social. A partir do final dos anos 70 e com a crise do WelfareState (Estado de bem-estar social surgido aps a Segundo Guerra nos EUA e Europa), a cultura neoliberal passou a ditar as regras aos principais pases capitalistas, implementando a privatizao acelerada, enxugamento do Estado, polticas fiscais e monetrias, sintonizadas, acima de tudo, com o FMI (Fundo Monetrio Internacional). No Brasil, o Neoliberalismo iniciou com Fernando Collor (1991-1992). Na verso brasileira, o Neoliberalismo defende a limitao da participao do Estado na atividade econmica, identificando-se como Estado menor e mais eficiente, onde a ofensiva neoliberal vem promovendo a liquidao dos direitos sociais, a privatizao do Estado, o sucateamento dos servios pblicos e a sistemtica implementao de uma poltica macroeconmica lesiva massa da populao. O Neoliberalismo responsvel, hoje, pelo declnio econmico das classes sociais brasileiras. Em 1973, poca em que o Brasil colhia os frutos da industrializao e vivia a euforia do milagre econmico, os brasileiros conseguiram subir um degrau na escala social. De 1973 para c, a crise econmica interrompeu o progresso e a prosperidade destas famlias, agravando cada dia mais em -se decorrncia da implementao da cultura neoliberal. A atual gerao tem dificuldade de

progredir economicamente e as disparidades sociais so enormes, que fazem do Brasil um pas campeo da desigualdade social. Mas, diante de situaes to adversas, necessrio manter um projeto tico -poltico, no permitindo que o Neoliberalismo se instaure como forma de excluso social. H maneiras de resistir. Afinal, o ltimo reduto a ser conquistado a nossa prpria conscincia. Ningum destri o pensamento crtico. Jri simulado Objetivo: Debater o tema, levando os participantes a tomar um posicionamento; exercitar a expresso e o raciocnio; amadurecer o senso crtico. Participantes: Juiz: dirige e coordena as intervenes e o andamento do jri. Jurados: ouviro todo o processo e no final das exposies, declaram o vencedor, estabelecendo a pena ou indenizao a se cumprir. Advogados de defesa: defendem o ru (ou assunto) e respondem s acusaes feitas pelos promotores.Promotores (advogados de acusao): devem acusar o ru (ou assunto), a fim de conden-lo. Testemunhas: falam a favor ou contra o acusado, pondo em evidncia as contradies e argumentando junto com os promotores ou advogados de defesa.

Descrio da dinmica:
1. Dividem-se os participantes, ficando em nmeros iguais os dois grupos - todos os participantes (exceto o juiz e os jurados) podem ser testemunhas. 2. Os promotores devem acusar o Neoliberalismo, a partir da realidade concreta da comunidade/bairro - municpio. Definir o Neoliberalismo como causa do desemprego, da fome, da violncia e da misria em que vive a maioria da populao. 3. Os advogados defendem o Neoliberalismo. Defini-lo como sistema que respeita a liberdade individual, que promove a livre iniciativa e que desperta a criatividade e o esprito de competio em favor do bem de todos. 4. As testemunhas devem colaborar nas discusses, havendo um revezamento entre a acusao e a defesa, sendo que os advogados podem interrogar a testemunha adversria. 5. Terminado o tempo das discusses e argumentaes dos dois lados, os jurados devem decidir sobre a sentena. Cada jurado deve argumentar, justificando sua deciso. 6. Avaliao e comentrios de todos sobre o assunto discutido. *Obs.: importante fixar bem o tema, bem como os fatos que sero matria do julgamento. Para isso poder haver uma combinao anterior com todas as partes, preparando com antecedncia, os argumentos a serem apresentados.

You might also like