You are on page 1of 11

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

1 Objetivo Orientar os projetistas quanto elaborao de projetos e as reas de anlise de projetos da Copel, em projetos eltricos com Dispositivo de Proteo contra Surtos. 2 Disposies Gerais As orientaes contidas na Parte 1 desta NTC destinam-se s entradas de servio com projeto eltrico elaborado sob consulta a NTC 901110 Atendimento a Edificaes de Uso Coletivo. Na Parte 2 so descritas as orientaes para a instalao de DPS nas instalaes com entradas de servio construdas sob consulta NTC 901100 Fornecimento em Tenso Secundria de Distribuio. O disposto nesta NTC considera que os DPSs so fabricados de acordo com as normas de fabricao pertinentes e obedecem s orientaes da NBR 5410:2004 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. Os requisitos desta NTC so mnimos e havendo divergncias entre esta norma e a NBR 5410, prevalecer as prescries da norma brasileira. Estas orientaes consideram para as instalaes o sistema TN de aterramento. Toda edificao deve dispor de uma infra-estrutura de aterramento, denominada eletrodo de aterramento, preferencialmente com o uso das prprias armaduras do concreto das fundaes ou recursos que promovam um aterramento eficaz. As dvidas sobre as prescries desta NTC podem ser esclarecidas com o Departamento de Normalizao Tcnica da Superintendncia de Engenharia de Distribuio. 3 - Parte 1 Entradas de Servio de Edificaes de Uso Coletivo com Projeto Eltrico A anlise do projeto eltrico ser realizada pelas Divises de Medio das Superintendncias Regionais de Distribuio. O projeto dever estar em conformidade com a NTC 901110 - Atendimento a Edificaes de Uso Coletivo e com a NBR 5410 Instalaes Eltricas em Baixa Tenso. De acordo com a NTC 901110, item 4.20.3.f, a instalao deve ser provida de DPS localizado prximo da caixa seccionadora, instalado em caixa para uso exclusivo, com dispositivo para lacre e visor transparente que permita fcil visualizao dos componentes sem a abertura da caixa. O Responsvel Tcnico pelo projeto dever apresentar as especificaes e caractersticas tcnicas dos DPSs, dos condutores previstos para a ligao, do dimensionamento da proteo adicional de sobrecorrente, entre outras, sob consulta NBR 5410.

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

3.1 - Avaliaes complementares: A anlise do projeto de uma Edificao de Uso Coletivo realizada pela Copel dever verificar as especificaes mnimas sobre as condies de execuo da instalao do DPS na obra, de acordo com o seguinte: a) Localizao mais adequada do DPS. b) Caixa especfica para abrigar o DPS. c) Proteo adicional contra sobrecorrente (DP), se previsto. d) Seleo do DPS. e) Condutores de conexo do DPS.

3.1.a - Localizao do DPS De acordo com as prescries da NBR 5410, o DPS dever ser localizado o mais prximo possvel do Ponto de Entrada da edificao. Ponto de Entrada o ponto em que os cabos/condutores eltricos entram na edificao. A conexo do DPS poder ser feita ao barramento da caixa seccionadora ou quadro de distribuio que estiver mais prximo do Ponto de Entrada, de acordo com as opes oferecidas pelas Figuras 1, 2, 3 e 4.

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

Figura 1 Atendimento em Baixa Tenso Limitao at 200 A


Ligao do DPS na sada do Disjuntor Geral

Figura 2 Atendimento em Baixa tenso com Centro de Medio Modulado Ligao do DPS no Barramento do CMM

Notas: 1. BEP = Barramento de Equipotencializao Principal 2. BES = Barramento de Equipotencializao Secundria

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

Figura 3 Atendimento em Baixa Tenso - Limitao acima de 200 A Ligao do DPS no Barramento do QDG

Figura 4 Atendimento em Baixa Tenso Limitao acima de 200 A Ligao do DPS no Barramento da Caixa Seccionadora, aps o disjuntor geral

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

Localizao do DPS em funo do BEP O DPS deve, sempre que possvel, ser instalado o mais prximo possvel do BEP (Barra de Equipotencializao Principal), que por sua vez estar o mais prximo do ponto de entrada. A FIGURA 5 apresenta a localizao do DPS em funo do BEP, conforme os 3 casos sugeridos na NTC 901110, no item 7.7 (Figura 7), o qual mostra os conceitos e definies acerca de equipotencializao em instalaes prediais. Figura 5 - Localizao do DPS em funo do BEP 1 Caso

2 Caso

3 Caso

Notas: 1 - A seo mnima do condutor de aterramento principal e do condutor de interligao de um BES ao BEP ou do BEP ao neutro no deve ser inferior metade da seo do condutor de proteo de maior seo da instalao e no inferior a 25 mm2. O condutor de interligao deve ser o mais curto possvel. 2 - O cabo de interligao do BEP ao DPS Classe I deve ser o mais curto possvel, pois uma parcela da corrente, proveniente do raio, poder ser conduzida por este cabo. 3 -Por que o DPS deve ser instalado o mais prximo possvel ao ponto de entrada? O ponto de entrada o local onde o eletrodo de aterramento instalado, principalmente quando a edificao provida de SPDA. Esse eletrodo interligado ao BEP. Em razo disto, o ponto mais adequado para a instalao do DPS, uma vez que um surto ter um curto espao a percorrer at encontrar o DPS Classe I protegendo a instalao.

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

3.1.b - Caixa para abrigar o DPS A caixa de uso exclusivo para abrigar o DPS e o DP poder ser metlica ou de material polimrico, possuir visor de vidro ou tampa transparente e ter dispositivo para lacres. 3.1.c Disjuntor de Proteo contra sobrecorrente (DP) O DP tem por finalidade proteger o circuito contra falhas no DPS e correntes de curto-circuito no ponto em que estes dispositivos forem instalados. O DP servir tambm como dispositivo de manobra para manuteno e/ou substituio do DPS. O DP dever ser exclusivo para o DPS, para assegurar a continuidade de servio da instalao. A critrio do projetista poder ser previsto sistema redundante com 2 DP e 2 DPS, em paralelo, de forma a garantir a continuidade ao servio da instalao ao mesmo tempo em que mantm a proteo contra sobretenses posteriormente atuao de um dos DPS. Quando se tratar de edificaes para mltiplas unidades, no ser admitida a utilizao do disjuntor geral da instalao para a proteo do DPS. A manopla do DP no poder ser acessvel sem o rompimento do lacre. Posicionamento do DP O DP deve ser posicionado na conexo com o DPS, conforme apresentado na Figura 6. Figura 6 Posicionamento do Disjuntor de Proteo do DPS em Edificaes de Uso Coletivo

Seleo do DP A fim de se evitar que o DPS sofra degradao devido a impulsos de corrente superior a sua capacidade de escoamento e at mesmo venha a entrar em curto-circuito, deve ser previsto um dispositivo de proteo com capacidade de interrupo do curto-circuito presumido no ponto em que este DPS for instalado. Este DP dever ser tripolar e possuir capacidade mnima de interrupo de 5 kA. A corrente nominal inscrita no DP para limitao de sobrecarga deve ser especificada pelo fabricante ou de acordo com o critrio determinado pelo projetista. Considerando que o DPS no um dispositivo com significativa potncia de consumo, como exemplo, sabendo que a seo do condutor de interligao do DPS Classe II seja 4 mm2, o DP poder ser de 25 A. Para o DPS Classe I com condutor de 16 mm2, o DP poder ser de 63 A.

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

3.1.d - Seleo do DPS Tipo ou Classe O DPS pode ser ensaiado para a onda 8/20 s e para a onda 10/350 s. A onda 8/20 s a que simula as caractersticas mais aproximadas da onda de uma corrente causada pelos efeitos indiretos do raio, proveniente da rede de distribuio em direo s instalaes prediais. A onda 10/350 s considerada a que mais se aproxima de ondas de correntes provenientes de uma descarga direta de um raio sobre uma edificao. Para fins de classificao do DPS, convencionou-se chamar: DPS classe I ensaiado com onda de corrente de impulso (Iimp )de 10/350 s. DPS classe II ensaiado com onda de corrente nominal de descarga (In) de 8/20 s. Para escolher a classe mais adequada de DPS, o projetista levar em conta o tipo de influncia que pode atuar sobre a edificao e suas instalaes. H 3 tipos de influncias externas a que uma edificao poder estar sujeita: AQ 1 Considera-se que a edificao no est sujeita aos efeitos dos raios. AQ 2 Edificao sujeita a incidncia de descargas indiretas, provenientes da rede area. AQ 3 Edificao sujeita a incidncia de descargas diretas sobre o SPDA (pra-raios).

DPS Classe I indicado para as unidades consumidoras isoladas ou de uso coletivo sujeitas influncia AQ3. DPS Classe II indicado para as unidades consumidoras isoladas ou de uso coletivo sujeitas influncia AQ2. Suportabilidade a Correntes de Curto-Circuito O DPS deve ser capaz de suportar a mxima corrente de curto-circuito presumida no ponto em que for instalado. Corrente nominal de descarga In Corresponde ao valor de crista de uma corrente com forma de onda 8/20 s. Portanto, o DPS Classe II (onda 8/20 s) deve suportar uma corrente nominal de descarga mnima de 5 kA. Corrente de impulso Iimp Corresponde ao impulso de corrente com que ensaiado o DPS Classe I, na forma de onda 10/350 s. Portanto, o DPS Classe I (onda 10/350 s) deve suportar uma corrente de impulso mnima de 12,5 kA. Tenso Mxima de Operao Uc a mxima tenso que pode ser aplicada de forma contnua aos terminais do DPS. Para os modos de proteo Fase PE/PEN esta tenso deve ser no mnimo 10 % maior que a tenso de alimentao da instalao. Os DPSs instalados na proteo Fase-PE/PEN devem ter Uc mnimo de 140 V. Nvel de Proteo Up a tenso, em kV, que caracteriza a capacidade do DPS de limitar as sobretenses. A regra geral que Up seja menor que a tenso suportvel de impulso dos equipamentos e/ou materiais a serem protegidos. Este nvel de proteo deve ser no mximo 1,5 kV para instalaes alimentadas em 127/220 V.

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

3.1.e - Condutores de conexo do DPS DPS classe II - condutores de cobre com seo mnima de 4 mm2. DPS classe I - condutores de cobre com seo mnima de 16 mm2. Os condutores que interligam o DPS aos barramentos de fase barra PEN devem ter o menor comprimento possvel, preferencialmente respeitando o prescrito pela NBR 5410, em 0,5 m. No sendo possvel, prever ao menos que o condutor que interliga o DPS barra PEN possua o comprimento mximo de 0,5 m Figura 7. Esses condutores devem percorrer o trajeto mais curto e linear possvel, a fim de no representar uma impedncia neste circuito, o que pode prejudicar o desempenho da proteo atravs do DPS. Figura 7 Comprimento mximo dos condutores

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

4 - Parte 2 Entradas de Servio de Edificaes sem Projeto Eltrico Entradas de Servio em que no h a necessidade de apresentao de projeto eltrico para anlise da Copel, construdas de acordo com as prescries da NTC 901100 - Fornecimento em Tenso Secundria de Distribuio. Para melhor orientao, o consumidor dever consultar um tcnico ou engenheiro eletricista habilitado pelo CREA, o qual ir procurar atender as prescries da NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso, verificando os seguintes aspectos: a) Localizao mais adequada; b) Caixa especfica para abrigar o DPS; c) Proteo adicional contra curto-circuito (DP); d) Seleo do DPS. e) Condutores de conexo do DPS; 4.1 - Unidade Consumidora em rea urbana sem SPDA. (Sujeita a descargas indiretas condio de influncia externa AQ2) 4.1.a - Localizao mais adequada: A localizao do DPS dever ser sempre aps a medio. Quando o consumidor optar pela instalao do DPS, este dever ser instalado o mais prximo possvel do ponto de entrada, conforme mostra a Figura 8. Figura 8 Localizao do DPS

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

4.1.b - Caixa especfica para abrigar o DPS O DPS poder ser instalado no prprio quadro de distribuio da unidade consumidora. 4.1.c - Proteo adicional contra curto-circuito (DP) A seleo do DP poder seguir as orientaes do subitem 3.1.c. 4.1.d - Tipo ou classe mais adequada do DPS. O DPS neste caso de CLASSE II (In 5 kA - 8/20 s).

4.1.e - Condutores de conexo do DPS. Neste caso, os condutores a serem utilizados devem possuir seo mnima de 4 mm2.

4.2 - Unidade Consumidora em rea rural ou com SPDA (Sujeita a descargas diretas condio de influncia externa AQ3,) 4.2.a - Localizao mais adequada O DPS deve estar localizado no ponto de entrada. 4.2.b - Caixa especfica para abrigar o DPS Pode ser instalado em caixa individual ou no prprio quadro de distribuio, desde que este esteja o mais prximo possvel do ponto de entrada. 4.2.c - Proteo adicional contra curto-circuito (DP) A seleo do DP poder seguir as orientaes do subitem 3.1.c. 4.2.d - Tipo ou classe mais adequada do DPS. O DPS neste caso de CLASSE I (Iimp 12,5 kA -10/350 s).

4.2.e - Condutores de conexo do DPS. Neste caso, os condutores a serem utilizados devem possuir seo mnima de 16 mm2.

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

10

COPEL

DISPOSITIVOS DE PROTEO CONTRA SURTOS - DPS Instalao em Entradas de Servio Orientaes

NTC 910910

Figura 9 Quadro Resumo

Nota: 1. Os dimensionamentos especificados devem ser considerados mnimos. 2. Em regies sob influncia AQ2, a critrio do projetista, poder ser utilizado o DPS Classe I.

Emisso: Outubro 2008

SED / DNOT

Pgina

11

You might also like