You are on page 1of 16

Inscreva-se j! http://enem.fdr.com.

br
Universidade Aberta do Nordeste

duo deste fascculo. Cpia proibida a duplicao ou repro

e Ensino a Distncia so marcas regist

no autorizada Crime.

radas da Fundao Demcrito Rocha

13
culo fasc

Cincias da Natureza e suas Tecnologias


Felipe Custdio Joo Bosco Ribeiro Rogrio Mendes

Cincias Humanas e suas Tecnologias


Franz Oliveira Juliete Castro Wagner Castro

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

209

Cincias da Natureza e suas Tecnologias


Competncia de rea VII: Apropriar-se de conhecimentos da Qumica para, em situaes-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenes cientco - tecnolgicas.
A Qumica participa do desenvolvimento cientco-tecnolgico com importantes contribuies especcas, cujas decorrncias tm alcance econmico, social e poltico. Ela a cincia que estuda a matria e as transformaes que essa matria sofre. Relacionadas com essas transformaes, temos a produo de novos materiais, a necessidade de energia nesses processos e as perturbaes ambientais com o descarte de produtos no ambiente. A Qumica tem diversas reas de atuao, destacando-se a indstria do petrleo e dos combustveis, a indstria farmacutica, a Engenharia de Alimentos, a agricultura, a Engenharia de Materiais e a Bioqumica dentre outras. A Qumica pode ser um instrumento de formao humana, que amplia os horizontes culturais e a autonomia, exerccio da cidadania, se o conhecimento qumico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, se for apresentado como cincia, com conceitos, mtodos e linguagens prprios, e como construo histrica, relacionada ao desenvolvimento tecnolgico e aos muitos aspectos da vida em sociedade (Parmetros Curriculares Nacionais - PCN+, pg.87). O importante no estudo dessa cincia que se alcance a compreenso da estreita relao entre os processos qumicos e suas aplicaes tecnolgicas, ambientais e sociais. Quando se fala de aplicaes ambientais, necessrio se enfatizar que a Qumica no a grande vil da poluio ambiental, pois ela atua no controle das fontes poluidoras, por meio da melhoria dos processos industriais, tornando mais ecaz o tratamento de euentes.

des H-24 Desenvolvendo Habilida aturas Utilizar cdigos e nomencl acterizar mateda qumica para car ormaes riais, substncias ou transf qumicas.

Texto de relao Protetores Solares O ltro solar (tambm conhecido como protetor solar) uma loo, spray ou produto tpico, que ajuda a proteger a pele da radiao ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras solares e outros danos pele, como o cncer de pele. Os melhores ltros solares nos protegem tanto da UVB (radiao ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanmetros), que pode causar queimaduras solares, como da UVA (entre 320 e 400 nanmetros), que causa efeitos danosos pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro. Os principais ingredientes dos ltros solares so molculas aromticas conjugadas com grupos carbonil. Essa estrutura geral permite molcula absorver raios ultravioleta de alta energia e liber-los como raios de baixa energia, desse modo, prevenindo o ultravioleta, que danoso pele, de atingi-la. Ento, quando expostos luz UV, a maioria dos ingredientes no sofre uma modicao qumica signicativa, permitindo a estes ingredientes reter o potencial de absoro de UV sem uma fotodegradao signicante. H dois tipos de protetor solar: o qumico e o fsico. O fsico, muitas vezes chamado de bloqueador solar, contm maior quantidade de dixido

Expediente
Presidente: Luciana Dummar Coordenao da Universidade Aberta do Nordeste: Srgio Falco Coordenao do Curso: Slvio Mota Coordenao Editorial: Elosa Vidal, Ricardo Moura Coordenao Acadmico-Administrativa: Ana Paula Costa Salmin Coordenao de Design Grco: Deglaucy Jorge Teixeira Projeto Grco e Capas: Mikael Baima, Suzana Paz, Welton Travassos Editorao Eletrnica: Mikael Baima, Welton Travassos Ilustraes: Suzana Paz Reviso: Wilson Pereira da Silva

de titnio, que cria uma barreira para a passagem dos raios UV, ou seja, funciona como um reetor esses bloqueadores so aqueles que deixam uma camada branca sobre a pele, devido ao excesso de TiO2 (dixido de titnio). J os protetores qumicos possuem substncias que interagem com a radiao UV, absorvendo-a e sofrendo mudanas em suas estruturas. Assim, a radiao UV absorvida por essa na camada de substncias e no atinge os melancitos - esse protetores no deixam camada to branca quanto os bloqueadores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro_solar

Soluo comentada: A estrutura correta apresenta anel aromtico (benzeno) conjugado com a carbonila de ster, ou seja, existe uma alternncia entre ligaes simples e duplas e tambm uma cadeia carbnica grande, o que garante a apolaridade.
Resposta: E

des H-25 Desenvolvendo Habilida substnCaracterizar materiais ou rendicias, identicando etapas, caes biolgicas, mentos ou impli bientais sociais, econmicas ou am o. de sua obteno e produ

Questo 1 (Enem 2009) O uso de protetores solares em situaes de grande exposio aos raios como, por exemplo, nas praias, de grande importncia para a sade. As molculas ativas de um protetor apresentam, usualmente, anis aromticos conjugados com grupos carbonila, pois esses sistemas so capazes de absorver a radiao ultravioleta mais nociva aos seres humanos. A conjugao denida como a ocorrncia de alternncia entre ligaes simples e duplas em uma molcula. Outra propriedade das molculas em questo apresentar, em uma de suas extremidades, uma parte apolar responsvel por reduzir a solubilidade do composto em gua, o que impede sua rpida remoo quando do contato com a gua. De acordo com as consideraes do texto, qual das molculas apresentadas a seguir a mais adequada para funcionar como molcula ativa de protetores solares.

Texto de relao O termo combustvel nuclear comumente empregado para designar o material que pode sofrer sso nuclear. O dixido de urnio (UO2) matria-prima para fabricao do combustvel nuclear nos reatores nucleares. Este xido muito pobre em urnio fssil (235U92), isto , que pode sofrer sso nuclear. Apenas 0,7% dos tomos de urnio presentes nesse xido so (235U92). Os 99,3% restantes so de (238U92), no-fssil. Assim, necessrio um novo tratamento para separar o istopo fssil do istopo no-fssil. Este tratamento conhecido como enriquecimento do urnio. Um dos processos para realiz-lo consiste em transformar o dixido de urnio no gs hexauoreto de urnio (UF6) e fazer esse gs difundir-se por placas porosas. Com isso, consegue-se separar o (235UF6) do (238UF6). Em seguida, o gs hexauoreto de urnio enriquecido volta a ser convertido em dixido de urnio. Este xido o que constituir nalmente o combustvel nuclear.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Urnio_enriquecido

a)

b)

c)

d)

e)

Questo 2 (Enem 2006) Para se obter 1,5Kg do dixido de urnio puro, matriaprima para a produo de combustvel nuclear, necessrio extrair e tratar 1,0 tonelada de minrio. Assim, o rendimento (dado em porcentagem de massa) do tratamento do minrio at chegar ao dixido de urnio puro de: a) 0,10%. b) 0,15%. c) 0,20%. d) 1,5%. e) 2,0%.

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

211

Soluo comentada: 1,0 tonelada = 1,0x103Kg 1,0x103Kg-------------------100% 1,5Kg----------------------------x x = 0,15%


Resposta: B

des H-26 Desenvolvendo Habilida , ambienAvaliar implicaes sociais duo tais e/ou econmicas na pro recursos enerou no consumo de cando gticos ou minerais, identi ou de transformaes qumicas processo. energia envolvidas nesse

Texto de relao O aquecimento global o resultado da emisso excessiva de gases do efeito estufa na atmosfera, principalmente o dixido de carbono (CO2). Esse excedente forma uma camada que ca mais espessa a cada ano, impedindo a disperso da radiao solar e, em consequncia, aquecendo exageradamente o Planeta. O aquecimento global est ligado a fenmenos como o degelo nas regies polares e o agravamento da deserticao. Um aumento de 1oC na temperatura mdia da Terra seria o suciente para alterar o clima de vrias regies, afetando a biodiversidade. De acordo com os cientistas do Painel Intergovernamental em Mudana do Clima, da ONU, o sculo XX foi o mais quente dos ltimos 500 anos, com aumento da temperatura mdia entre 0,3oC e 0,6oC. Segundo os cientistas, as causas do aquecimento global so, principalmente, a derrubada de orestas e a queima de combustveis fsseis - petrleo, carvo e gs natural -, atividades cada vez mais intensas desde o incio da Revoluo Industrial, em meados do sculo XVIII. Esses trs combustveis correspondem a mais da metade das fontes de energia do mundo. Formam, portanto, a base da atividade industrial e dos transportes. Substncias qumicas articiais O dixido de carbono um gs essencial vida, produzido pela respirao dos seres vivos,

pela decomposio de plantas e animais, e tambm pela queima de combustveis fsseis e de orestas. O tempo de sua permanncia na atmosfera de 100 anos, no mnimo. O principal processo de renovao do gs a sua absoro por oceanos e orestas. No incio do sculo XXI, o planeta Terra emite entre oito e nove bilhes de toneladas de CO2 por ano. Desse total, 80% vm da queima de combustveis fsseis. A diferena entre efeito estufa e aquecimento global que o efeito estufa um fenmeno atmosfrico natural, em que os gases da atmosfera funcionam como um anteparo, deixando passar a luz solar para seu interior, mas aprisionando o calor. Sem esse processo, seria impossvel a vida na Terra, j que a temperatura mdia seria 33oC menor. J o aquecimento global causado pelas atividades humanas e resulta no agravamento desse processo natural.
http://educacao.uol.com.br/geograa/aquecimento-global-causas. jhtm

Questo 3 (Enem 2009) Nas ltimas dcadas, o efeito estufa tem-se intensicado de maneira preocupante, sendo esse efeito muitas vezes atribudo intensa liberao de CO2 durante a queima de combustveis fsseis para gerao de energia. O quadro traz as entalpias-padro de combusto a 25oC ( Ho25) do metano, do butano e do octano.
Composto Metano Butano Octano Frmula Molecular CH4 C4H10 C8H18 Massa Molar (g/mol) 16 58 114 Ho25 Kj/mol -890 -2878 -5471

medida que aumenta a conscincia sobre os impactos ambientais relacionados ao uso da energia, cresce a importncia de se criar polticas de incentivo ao uso de combustveis mais ecientes. Nesse sentido, considerando-se que o metano, o butano e o octano sejam representativos do gs natural, do gs liquefeito do petrleo (GLP) e da gasolina, respectivamente, ento, a partir dos dados fornecidos, possvel concluir que, do ponto de vista da quantidade de calor obtido por mol de CO2 gerado, a ordem crescente desses trs combustveis : a) gasolina, GLP e gs natural. b) gs natural, gasolina e GLP. c) gasolina, gs natural e GLP. d) gs natural, GLP e gasolina.

212

e) GLP, gs natural e gasolina. Soluo comentada: CH4 + 2O2 CO2 + 2H2O C4H10 + 13/2 O2 4CO2 + 5H2O C8H18 + 25/2 O2 8CO2 + 9H2O CH4 C4H10 C8H18 KJ/mol CO2 KJ/mol CO2 KJ/mol CO2

Portanto, o combustvel que libera mais energia por mol de CO2 o gs natural e o que libera menos a gasolina.
Resposta: C

des H-27 Desenvolvendo Habilida eno no Avaliar propostas de interv conhecimeio ambiente aplicando do riscos mentos qumicos, observan ou benefcios.

Texto de relao BENZENO um hidrocarboneto aromtico que se apresenta como um lquido incolor, lipossolvel, voltil, inamvel, de odor caracterstico, perceptvel a concentraes da ordem de 12 ppm, cuja frmula molecular C6H6 (Fundacentro 1993). Registro CAS n.71-43-2, registro ONU n.1114. BENZENISMO Conjunto de sinais, sintomas e complicaes, decorrentes da exposio aguda ou crnica ao hidrocarboneto aromtico, benzeno. As complicaes podem ser agudas, quando de exposio a altas concentraes com presena de sinais e sintomas neurolgicos, ou crnicas, com sinais e sintomas clnicos diversos, podendo ocorrer complicaes a mdio ou a longo prazo localizadas, principalmente, no sistema hematopoitico. EXPOSIO OCUPACIONAL AO BENZENO PRINCIPAIS FONTES: * Siderurgias;

* Indstrias do petrleo; * Indstrias petroqumicas; * Indstrias qumicas que utilizam o benzeno em processo de sntese qumica; * Laboratrios de anlise qumica; * Postos de gasolina; * Atividades que usam gasolina como solvente. EFEITOS AGUDOS O benzeno um irritante moderado das mucosas, e sua aspirao em altas concentraes pode provocar edema pulmonar. Os vapores so, tambm, irritantes para as mucosas oculares e respiratrias. A absoro do benzeno provoca efeitos txicos para o sistema nervoso central causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitao seguida de sonolncia, tonturas, cefalia, nuseas, taquicardia, diculdade respiratria, tremores, convulses, perda da conscincia e morte. EFEITOS CRNICOS: PRINCIPAIS AGRAVOS SADE e ALTERAES HEMATOLGICAS: Vrios tipos de alteraes sanguneas, isoladas ou associadas, esto relacionadas exposio ao benzeno. Devido leso do tecido da medula ssea (local de produo de clulas sanguneas), essas alteraes correspondem, sobretudo, Hipoplasia, Displasia e Aplasia. O aparecimento de macrocitose, pontilhado baslo, hiposegmentao dos neutrlos (pseudo Pelger), eosinolia, linfocitopenia e macroplaquetas so alteraes precocemente apreciadas na toxicidade benznica (Ruiz 1988, 1993). ALTERAES NEUROPSICOLGICAS E NEUROLGICAS: So observadas alteraes como: ateno, percepo, memria, habilidade motora, visoespacial, visoconstrutiva, funo executiva, raciocnio lgico, linguagem, aprendizagem e humor. OUTRAS ALTERAES: Foram observadas alteraes cromossmicas numricas e estruturais em linfcitos e clulas da medula ssea de trabalhadores expostos ao benzeno. possvel fazer avaliao de danos cromossomiais atravs de tcnicas citogenticas. TOXICOCINTICA Na exposio ocupacional ao benzeno, a principal via de absoro a respiratria. Em alguns locais de

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

213

trabalho, a absoro cutnea de benzeno pode contribuir signicativamente para a dose de exposio. Devido a sua lipossolubilidade, o benzeno armazena-se preferencialmente no tecido adiposo. Uma proporo de 10 a 50% do benzeno absorvido , dependendo da dose, da atividade metablica e da quantidade de lipdeos presentes no organismo, eliminada em sua forma inalterada atravs do ar expirado, e cerca de 0,1% excretado inalterado na urina. A frao remanescente biotransformada, principalmente no fgado, em derivados hidroxilados que so excretados na urina na forma de metablitos conjugados ou produtos de anis abertos.
Questo 4 (Enem 2008) A China comprometeu-se a indenizar a Rssia pelo derramamento de benzeno de uma indstria petroqumica chinesa no rio Songhua, um auente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois pases. O presidente da Agncia Federal de Recursos de gua da Rssia garantiu que o benzeno no chegar aos dutos de gua potvel, mas pediu a populao que fervesse a gua corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus auentes. As autoridades locais esto armazenando centenas de toneladas de carvo, j que o mineral considerado ecaz absorvente de benzeno.
Internet: <jbonline.terra.com.br> (com adaptaes)

Aprenda fazendo
Q1. rea 7 / Habilidade 24 (Enem 1999) A gua do mar pode ser fonte de materiais utilizados pelo ser humano, como os exemplicados no esquema a seguir:

Os materiais I, II, III e IV existem como principal constituinte ativo de produtos de uso rotineiro. A alternativa que associa corretamente gua sanitria, fermento em p e soluo siolgica com os materiais obtidos da gua do mar : gua sanitria Fermento em p a) b) c) e) II III III I III I IV III IV Soluo siolgica IV IV I I III

d) II

Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimizao dos danos ao ambiente e populao, correto armar que: a) o carvo mineral, ao ser colocado na gua reage com o benzeno, eliminando-o. b) o benzeno mais voltil que a gua, por isso necessrio que esteja fervido. c) a orientao para se evitar a pesca deve-se necessidade de preservao dos peixes. d) o benzeno no contaminaria os dutos de gua potvel, porque seria decantado naturalmente no fundo do rio. e) a poluio causada pelo derramamento de benzeno da indstria chinesa caria restrita ao rio Songhua. Soluo comentada: O procedimento de ferver a gua correto porque o benzeno mais voltil que a gua, ou seja, o benzeno passar para a fase gasosa antes de a gua entrar em ebulio. Dessa maneira, a gua ca prpria para o consumo.
Resposta: B

__________________________________________
02. rea 7 / Habilidade 24 (Colgio 7 de Setembro) O vinho produzido atravs da fermentao de uvas, durante esse processo, os acares (glicose e frutose) so transformados em lcool. Veja a equao que representa: C6H12O6 2 C2H5OH + 2 CO2 Uma reao indesejvel nos vinhos a transformao do vinho em vinagre. Uma vez oxidado, o vinho passa a ser imprprio para o consumo, e sua qualidade ca comprometida. Essa oxidao pode ser feita pelo oxignio atmosfrico. Reao qumica de oxidao do vinho:

Sobre as reaes dos vinhos verdade.

214

a) O lcool formado no processo de fermentao o propanol. b) O cido carboxlico formado na oxidao do lcool o cido etanodiico. c) Ao deixar uma garrafa de vinho aberta, no se corre o risco de o vinho car imprprio para o consumo. d) A reao indesejvel da oxidao transforma o etanol em cido etanico. e) Quando oxidado, o vinho se transforma em vinagre e ca com o sabor muito doce.

b) do aquecimento da gua do riacho devido ao monxido de carbono liberado na queima do carvo. c) da formao de cido clordrico no riacho a partir de produtos da combusto na gua, diminuindo o pH. d) do acmulo de elementos no riacho, tais como ferro, derivados do novo combustvel utilizado. e) da formao de cido sulfrico no riacho a partir dos xidos de enxofre liberados na combusto. __________________________________________ Q5. rea 7 / Habilidade 25 (Enem 2005) Na investigao forense, utiliza-se luminol, uma substncia que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo em superfcies lavadas. proposto que, na reao do luminol (I) em meio alcalino, na presena de perxido de hidrognio (II) e de um metal de transio (Mn+), forma-se o composto 3-amino ftalato (III) que sofre uma relaxao dando origem ao produto nal da reao (IV), com liberao de energia (h ) e de gs nitrognio (N2). Qumica Nova, 25, no 6, 2002. pp. 1003-1011 (adaptado) Dados: pesos moleculares: Luminol = 177 3-amino ftalato = 164. Na anlise de uma amostra biolgica para anlise forense, utilizou-se 54g de luminol e perxido de hidrognio em excesso, obtendo-se um rendimento nal de 70%. Sendo assim, a quantidade do produto nal (IV) formada na reao foi de: a) 123,9. b) 114,8. c) 86,0. d) 35,0. e) 16,2.

__________________________________________
Q3. rea 7 / Habilidade 24 (Colgio 7 de Setembro)

Ultimamente, nos postos de combustveis, a cena da gura acima tem sido corriqueira. Essa gura permite concluir que: a) A substituio do combustvel lcool comum pelo combustvel etanol. b) O aumento do preo do combustvel etanol. c) A substituio do nome do combustvel de lcool comum para etanol. d) A utilizao de um novo combustvel produzido no Brasil, o etanol. e) A mudana de um combustvel renovvel por outro no-renovvel.

__________________________________________
Q6. rea 7 / Habilidade 25 (Enem 2009 prova anulada) Os exageros do nal de semana podem levar o indivduo a um quadro de azia. A azia pode ser descrita como uma sensao de queimao no esfago, provocada pelo desbalanceamento do pH estomacal (excesso de cido clordrico). Um dos anticidos comumente empregados no combate azia o leite de magnsia. O leite de magnsia possui 64,8 g de hidrxido de magnsio (Mg(OH)2) por litro da soluo. Qual a quantidade de cido neutralizado ao se ingerir 9 mL de leite de magnsia?

__________________________________________
Q4. rea 7 / Habilidade 25 (Enem 2008) Diretores de uma grande indstria siderrgica, para evitar o desmatamento e adequar a empresa s normas de proteo ambiental, resolveram mudar o combustvel dos fornos da indstria. O carvo vegetal foi ento substitudo pelo carvo mineral. Entretanto, foram observadas alteraes ecolgicas graves em um riacho das imediaes, tais como a morte de peixes e dos vegetais ribeirinhos. Tal fato pode ser justicado em decorrncia: a) da diminuio de resduos orgnicos na gua do riacho, reduzindo a demanda de oxignio na gua.

Dados: Massas molares (em g.mol-1): Mg = 24,3; Cl = 35,4; O = 16; H = 1. a) 20 mols. b) 0,58 mol. c) 0,2 mol. d) 0,02 mol. e) 0,01 mol.

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

215

Q7. rea 7 / Habilidade 26 (Enem 2003) A ecincia do fogo de cozinha pode ser analisada em relao ao tipo de energia que ele utiliza. O grco abaixo mostra a ecincia de diferentes tipos de foges.

e o metano, que produziu 176g de CO2. e) o hidrognio, que teve apenas 2g de massa consumida, e o etanol, que produziu 1350g de CO2.

__________________________________________
Q9. rea 7 / Habilidade 27 (Colgio 7 de Setembro)

Pode-se vericar que a ecincia dos foges aumenta: a) medida que diminui o custo dos combustveis. b) medida que passam a empregar combustveis renovveis. c) cerca de duas vezes, quando se substitui fogo a lenha por fogo a gs. d) cerca de duas vezes, quando se substitui fogo a gs por fogo eltrico. e) quando so utilizados combustveis slidos.

INDICAO MODO DE USAR: Para desentupir pias, canos e caixas de gorduras, misturar 4 colheres de sopa de soda custica Boa Ideia por litro de gua quente. Para ajudar na limpeza domstica, misturar 4 colheres de soda Boa Ideia a 4 litros, em seguida aplicar. PRECAUES: Evitar contato com os olhos e a pele durante o manuseio. Evitar a inalao. No ingerir. No reutilizar o vasilhante para outros ns. No usar em recipientes e objetos metlicos. Lavar os objetos e utenslios utilizados como medida antes de reutiliz-los. Manter longe do alcance de crianas. CUIDADO: Em caso de contato com os olhos ou pele, lav-los com gua em abundncia durante 15 minutos. Se ingerido no provocar vmitos, dar grande quantidade de gua com vinagre ou suco de limo e, em seguida, chame um mdico, mostrando-lhe a embalagem do produto. De acordo com as indicaes do rtulo e as propriedades qumicas da soda custica, analise as armativas abaixo: I. A soluo de soda custica preparada para limpeza domstica quatro vezes mais concentrada do que a soluo para desentupir pias. II. Em caso de contato com a pele, deve-se lavar com gua em abundncia e utilizar substncias alcalinas para anular o efeito abrasivo da soda custica. III. Em caso de ingesto da soda custica, o vinagre um bom antdoto para uso nos primeiros socorros, pois, sendo um cido, vai reagir com a soda numa reao de neutralizao cido-base. correto o que se arma em: a) apenas III. b) apenas II e III. c) I, II e III. d) apenas I e III. e) apenas I.

__________________________________________
Q8. rea 7 / Habilidade 26 (Enem 2009 prova anulada) Vrios combustveis alternativos esto sendo procurados para reduzir a demanda por combustveis fsseis , cuja queima prejudica o meio ambiente devido produo de dixido de carbono (massa molar igual a 44 g.mol-1). Trs dos mais promissores combustveis alternativos so o hidrognio, o etanol e o metano. A queima de 1 mol de cada um desses combustveis libera uma determinada quantidade de calor, que esto apresentadas na tabela a seguir. Combustvel Massa Molar Calor liberado na (g.mol-1) queima (KJ.mol-1) H2 CH4 2 16 270 900

46 1350 C2H5OH Considere que foram queimadas massas, independentemente, desses trs combustveis, de forma tal que em cada queima forma liberados 5400 KJ. O combustvel mais econmico, ou seja, o que teve a menor massa consumida, e o combustvel mais poluente, que aquele que produziu a maior massa de dixido de carbono, foram, respectivamente: a) o etanol, que teve apenas 46g de massa consumida, e o metano, que produziu 900g de CO2. b) o hidrognio, que teve apenas 40g de massa consumida, e o etanol, que produziu 352 g de CO2. c) o hidrognio, que teve apenas 20g de massa consumida, e o metano, que produziu 264g de CO2. d) o etanol, que teve apenas 96g de massa consumida,

__________________________________________
Q10. rea 7 / Habilidade 27 (Colgio 7 de Setembro)

216

Os carros eltricos so ocasionalmente denidos como a principal resposta crescente emisso de gs carbnico pela queima de combustveis fsseis, sendo ecologicamente corretos, tais veculos no contribuem para o aumento do efeito estufa atualmente observado. Contudo, mesmo a troca completa da atual frota constituda de veculos com motores a exploso por uma frota constituda de veculos eltricos no assegura uma diminuio das taxas de emisso de gs carbnico. Marque o item que justica corretamente tal concluso.

a) Carros eltricos liberam cidos de bateria (utilizadas para armazenar energia eltrica) na atmosfera,

que reagem com substncias do meio e promovem a liberao de CO2 na atmosfera. b) Carros eltricos so apenas carros que usam sistemas eltricos de controle e injeo em seus motores a exploso. Dessa maneira, emitem gs carbnico como qualquer outro carro. c) No so carros puramente eltricos: todos os prottipos j testados so sistemas mistos, que usam uma combinao de motor eltrico/motor a exploso. d) O gs carbnico liberado na construo do veculo innitamente maior que o processo de combusto realizado no funcionamento do motor durante toda a vida til do veculo. e) A fonte que fornece a energia eltrica a ser usada para recarregar as baterias do automvel pode ser to poluidora quanto os atuais carros com motores a exploso, ou mais, no caso das termoeltricas a carvo.

Cincias Humanas e suas Tecnologias


Competncia de rea VI: Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interaes no espao em diferentes contextos histricos e geogrcos.
Questes comentadas
Questo 1 rea 1 / Habilidade 3 (Colgio 7 de Setembro) reetem um senso comum entre os brasileiros nos dois perodos mostrados na charge, que seriam, respectivamente: a) a conana no talento individual de cada brasileiro e o desapontamento pelo inchao urbano da cidade. b) a terra de oportunidades e o descaso com a preservao de um patrimnio da humanidade. c) a conana no progresso do Brasil, simbolizado pela nova capital, e o desapontamento pelo elevado nmero de escndalos poltico-nanceiros. d) a conana no talento individual de cada brasileiro nas comemoraes dos 60 anos de Braslia e o descaso com a preservao de um patrimnio da humanidade. e) a certeza da vitria eleitoral de Juscelino Kubitschek e a tristeza em decorrncia da corrupo eleitoral vigente na poltica nacional. Soluo comentada: A construo de uma nova capital para o Brasil se transformou em uma obsesso e em meta governamental de Juscelino Kubistchek no m da dcada de 50. A construo de Braslia simbolizava o novo pas, industrializado e urbano, portanto melhor, em contraposio ao pas agroexportador e rural. Nas comemoraes dos 60 anos da inaugura-

Neste ano, Braslia comemora 50 anos. A charge acima expe dois sentimentos diferentes de Oscar Niemeyer em relao a Braslia, que, de certa maneira,

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

217

o de Braslia, os casos de corrupo acabaram por macular as festividades, ao mostrar os esquemas de propinas e desvios de verba que, segundo a Polcia Federal, foram realizados por componentes do governo de Braslia, sob o comando do prprio governador, Jos Roberto Arruda.
Resposta: C

Questo 2 rea 1 / Habilidade 4 (Colgio 7 de Setembro) Texto 1: (...) Bem-aventurados os mansos, porque possuram a terra. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque tambm alcanaram misericrdia. Bem-aventurados os que padecem perseguio por amor justia, porque deles o reino dos cus.
GIORDANI, Mrio Curtis. Histria de Roma. So Paulo: Ed. Vozes.

prprio nome da religio foi alterado, alm da criao da hierarquia da Igreja por Teodsio. Item c. Falsa. H, com a volta da religiosidade, uma espcie de retrocesso da racionalidade do homem. Item d. Verdadeira. Para alguns pesquisadores, a impossibilidade da Igreja em satisfazer as necessidades individuais e coletivas possibilitou o surgimento de outras religies. Item e. Falsa. Nas sociedades moderna e ps-moderna, a injustia social parece normal.
Resposta: D

Questo 3 rea 2 / Habilidade 6 (Colgio 7 de Setembro)

Texto 2: O recente documento n. 87, da CNBB (Diretrizes Gerais, 2008-2010), arma que o perl da religio hoje acaba por oferecer um bem-estar interior, terapia, sucesso na vida e nos negcios e que esta modalidade de religio muito procurada pela mdia, que acaba por reduzi-la a mais um espetculo (cf.n. 39). Segundo o telogo Mrio de Frana Miranda, isso leva ao desinteresse pelo bem comum e pelas grandes causas (...).
MAGALHES, Pe. Almir. O POVO, 8 de junho de 2008, p. 26.

Comparando os pontos de vista expressos nos textos acima a respeito da religiosidade, podemos inferir que:
a) o Sermo da Montanha, ou resumo do Islamismo, enaltece o cristianismo primitivo. b) o Cristianismo como religio ocial do Imprio Romano adotou os princpios da igualdade, da fraternidade e do desapego aos bens materiais. c) esta irrupo do religiosa representa para alguns pesquisadores da religio que o ser humano consegue suportar uma sociedade totalmente secularizada, isto , sem Deus. d) em certo sentido, percebe-se que a Igreja Catlica Apostlica Romana no possui mais o controle do sagrado. e) os documentos revelam um grande paradoxo: de um lado, exploso do fenmeno religioso da sociedade moderna e ps-moderna, de outro, a injustia social como algo extremamente anormal. Soluo comentada: Item a. Falsa. O Sermo da Montanha considerado o resumo do Cristianismo. Item b. Falsa. Ao ser adotado como religio ocial, o

A gura representa, de forma caricata, a China. A mensagem contida nessa representao relaciona-se: a) ao fato de a China ser a sede das empresas transnacionais citadas. b) nova diviso regional da China, a partir de sua abertura poltica. c) ao exagerado crescimento demogrco de algumas regies e ao consequente aumento de seus mercados consumidores. d) s peculiaridades regionais de cada mercado consumidor. e) abertura da economia chinesa ao capital externo. Soluo comentada: A gura representa, de forma caricata, a China, a abertura e expanso das multinacionais no territrio chins, principalmente com a criao das chamadas ZEEs (Zonas Econmicas Especiais), onde se estabeleceram as multinacionais.
Resposta: E

Questo 4 rea 2 / Habilidade 7 (Colgio 7 de Setembro) Na Amrica Latina, pases como o Brasil, o Mxico,

218

a Argentina e o Chile deagraram processos industriais antes da Segunda Guerra Mundial, baseados no desenvolvimento do mercado interno (substituio de importaes) e, mais tarde, em estmulo indstria de base. Enquanto os tigres asiticos ingressaram na industrializao no psguerra, utilizando como modelo a exportao de bens de consumo para o mercado internacional. Reetindo sobre os conhecimentos apresentados no texto, podemos armar que os pases subdesenvolvidos: a) mencionados industrializaram-se em momentos diferentes da histria do capitalismo e com estratgias diferentes, no entanto vm superando a situao de pobreza econmica e social. b) mencionados demonstram que a situao de pobreza das populaes permanece apesar da industrializao, porque persiste a dependncia em vrias dimenses da vida em relao aos pases de capitalismo avanado. c) mencionados podem servir como modelos para os demais que desejarem sair da condio de subdesenvolvimento, pois a medida a urbanizao. d) no mencionados podem, de modo geral, seguir o exemplo dos chamados tigres asiticos e tornarem-se desenvolvidos, distanciando-se do tipo de industrializao latino-americana. e) no mencionados apenas esto atrasados na industrializao, pois ela ainda muito recente, mas, de acordo com a ordem mundial, psguerra Fria, podero tornar-se desenvolvido. Soluo comentada: Lembre-se de que a situao de subdesenvolvimento ( pobreza) est relacionada s diferentes desigualdades sociais e subordinao econmica que ainda existem nos pases citados no texto acima.
Resposta: B

reram, ao todo), a mortalidade foi 50% maior que na populao geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos bitos (416, no total). E as crianas menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidncia da doena no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes).
Fonte: Ministrio da Sade http://www.conasems.org.br/cgi-bin/pagesvr.dll/Get?id_doc=2126

Texto 2 No Rio de Janeiro teve incio a luta pela implantao da vacina obrigatria contra varola, a terceira epidemia no alvo de Oswaldo Cruz. (...) Em dezembro de 1889, um ms depois da proclamao da repblica, o governo provisrio renovara a obrigao para crianas de at seis meses de idade. A partir da, at 1903, uma srie de decretos foi ampliando a exigncia da vacinao para os alunos de escolas pblicas, civis e militares, para os empregados dos correios, para os detentos e menores recolhidos a asilos pblicos. Mas, como a prpria vacina, que s vezes no vigorava, essas leis no vigoraram, especialmente as que estendiam a obrigatoriedade a todos os cidados.
CARVALHO, Jos Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. 3. Ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Questo 5 rea 3 / Habilidade 11 (Colgio 7 de Setembro) Texto 1 Vacinao de grvidas deve ser intencicada, diz ministrio. De acordo com o site ocial do Ministrio Sade, a preocupao se d pelo fato de as gestantes estarem no grupo de pessoas mais vulnerveis doena e representam uma em cada trs mortes da nova gripe. (...) Em 2010, foram registrados 361 casos graves da gripe H1N1, at o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos est relacionado s gestantes. Em relao s mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes, 32%. No ano passado, os 2.051 bitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenas crnicas. Entre as grvidas (189 mor-

Os trechos das campanhas de vacinao descritas nos levam a concluir que: a) nos dois textos, o Estado brasileiro se utilizou da fora policial para obrigar as pessoas a se vacinarem. b) no texto 1, demonstrada a diculdade do Governo Federal em atingir as metas de vacinao, sobretudo entre os prossionais da sade e pacientes de doenas crnicas. c) o texto 2, evidencia que o processo de vacinao, realizado no incio do sculo XX, foi resultado de um processo de reivindicao das camadas populares, que exigiam do Estado brasileiro uma ao efetiva no combate epidemia de varola. d) no texto 1, o maior grupo de risco formado pelas mulheres grvidas, e, no texto 2, as crianas foram o alvo inicial da campanha de vacinao, tanto no Imprio, quanto na recm-proclamada Repblica. e) nos dois textos, ca demonstrado o desinteresse por parte das autoridades competentes em vacinarem a maioria da populao, em decorrncia dos grandes gastos que elas geravam para os cofres pblicos. Soluo comentada: Os textos mostram duas formas diferentes de ao do Estado em relao ao trato das doenas endmicas e epidmicas que atingem, e atinge, a populao brasileira. O primeiro texto retrata a atual campanha de vacinao contra o vrus H1N1. Nesse caso, as foras pblicas agem no sentido de informar e conscientizar a populao da necessidade e importncia da vacinao, sem coagir o cidado por fora da lei ou

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

219

da autoridade policial. J no segundo texto, a coao fsica e da lei foi imposta populao, dentro da lgica da medicina higienista do Estado, caracterstica do nal do sculo XIX e incio do sculo XX, quando, em nome da erradicao, preveno ou combate a alguma doena, o Estado utilizava todos os meios para faz-lo, no importando a opinio do povo.
Resposta: D

Aprenda Fazendo
Q1. rea 1 / Habilidade 1 (Colgio 7 de Setembro) Analise as imagens das obras renascentistas. I

Questo 6 rea 3 / Habilidade 14 (Colgio 7 de Setembro) Leia, atentamente, os textos abaixo: De hoje em diante, os continentes americanos, pela condio livre e independente que assumem e mantm, no devem estar sujeitos a futuras colonizaes por nenhuma potncia europeia. Trecho da mensagem anual ao Congresso dos Estados Unidos, em 1823. A Independncia do Brasil, proclamada por Pedro I, foi, para Portugal, um fato gravssimo porque destrua os alicerces da economia nacional. Ou voltava o Brasil a ser colnia, alimentando a metrpole com suas riquezas, ou tinha-se de organizar a metrpole para a sua autossucincia. Texto do historiador portugus Antonio Srgio sobre a independncia do Brasil. Diante dos textos analisados, em relao Independncia do Brasil, pode-se concluir que: a) o primeiro texto critica o processo de independncia do Brasil, enquanto que o segundo o apoia. b) o primeiro texto apoia o processo de independncia do Brasil, enquanto que o segundo o critica. c) ambos os textos combatem a independncia do Brasil. d) Ambos os textos defendem a independncia do Brasil. e) Os textos so meramente informativos, no demonstrando apoio ou crtica ao processo de independncia do Brasil. Soluo comentada: O primeiro texto relativo Doutrina Monroe, apoiando a independncia do Brasil. Enquanto que o segundo refere-se insatisfao de Portugal que perdera sua colnia.
Resposta: B

Sandro Boticelli, O Nascimento de Vnus, 1483 II

Rubens, As trs Graas, 1638 III

Michelangelo, detalhe da Capela Sistina, 1508/1512

220

IV

Os fatores que nortearam tais aes nesses momentos histricos de mudana e de permanncia podem ser interpretados como: a) no primeiro caso, uma necessidade sanitria visando melhoria da sade pblica sem qualquer inteno ideolgica do regime republicano. b) no segundo caso, uma reabilitao histrica do perodo monrquico brasileiro. c) nos dois casos, uma explorao do potencial turstico da cidade. d) no segundo caso, um resgate da memria social de determinado perodo histrico. e) no primeiro caso, um combate ao trco presente nos morros cariocas.

__________________________________________
Q3. rea 1 / Habilidade 5 (Colgio 7 de Setembro) Leonardo da Vinci, desenhos de anatomia Identique dentre as alternativas abaixo, a nica que informa corretamente e na ordem das guras a representao do pensamento renascentista que podem ser atribudos a essas imagens. a) Geocentrismo, classicismo, individualismo e experimentalismo. b) Classicismo, naturalismo, antropocentrismo e experimentalismo. c) Classicismo, individualismo, experimentalismo e hedonismo. d) Hedonismo, teocentrismo, coletivismo e antropocentrismo. e) Individualismo, humanismo, heliocentrismo e antropocentrismo.

__________________________________________
Q2. rea 1 / Habilidade 2 (Colgio 7 de Setembro)

Laconte e seus lhos

O desmonte do Morro do Castelo, em 1922, e a reabilitao do Pao Imperial, a partir de 1985, so exemplos de aes polticas que se baseiam em distintas concepes de preservao de stios histricos na cidade do Rio de Janeiro.

Juzo Final A esttua Laconte e seus lhos, produto do helenismo, que foi desenterrada em Roma, em 1506, im-

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

221

pressionou Michelangelo (1475-1564) e inuenciou seu trabalho artstico em Juzo Final. A inuncia da cultura clssica sobre os artistas renascentistas ca evidente na comparao entre as duas obras de arte em questo, sobretudo: a) pela preocupao com os temas sobrenaturais e religiosos. b) pela temtica hedonista oriunda do cristianismo. c) pela nfase na postura hierrquica dos personagens, que se traduzia pela falta de mobilidade destes. d) pela ausncia da perspectiva e da ideia de profundidade nas pinturas. e) pela construo dos personagens de modo individualista e naturalista.

Q5. rea 2 / Habilidade 9 (Enem 2006) Tendncias nas migraes internacionais O relatrio anual (2002) da Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE) revela transformaes na origem dos uxos migratrios. Observa-se aumento das migraes de chineses, lipinos, russos e ucranianos com destino aos pasesmembros da OCDE. Tambm foi registrado aumento de uxos migratrios provenientes da Amrica Latina. No mapa seguinte, esto destacados, com a cor preta, os pases que mais receberam esses uxos migratrios em 2002.

__________________________________________
Q4. rea 2 / Habilidade 8 (Enem 2009) O movimento migratrio no Brasil signicativo, principalmente em funo do volume de pessoas que saem de uma regio com destino a outras regies. Um desses movimentos cou famoso nos anos 1980, quando muitos nordestinos deixaram a regio Nordeste em direo ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no perodo seguinte, os anos 90, com um acrscimo de 7,6% nas migraes deste mesmo uxo. A Pesquisa de Padro de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais no qualicados, 18,5% so trabalhadores manuais qualicados, enquanto 13,5%, embora no sejam trabalhadores manuais, se encontram em reas que no exigem formao prossional. O mesmo estudo indica, tambm, que esses migrantes possuem, em mdia, condio de vida e nvel educacional acima dos de seus conterrneos e abaixo dos de cidados
estveis do Sudeste.Disponvel em:http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul 2009 (adaptado)

As migraes citadas esto relacionadas, principalmente, : a) ameaa de terrorismo em pases pertencentes OCDE. b) poltica dos pases mais ricos de incentivo imigrao. c) perseguio religiosa em pases muulmanos. d) represso poltica em pases do Leste Europeu. e) busca de oportunidades de emprego.

__________________________________________
Q6. rea 2 / Habilidade 10 (Enem 2009) No tempo da independncia do Brasil, circulavam nas classes populares do Recife trovas que faziam aluso revolta escrava do Haiti: Marinheiros e caiados Todos devem se acabar, Porque s pardos e pretos O pas ho de habitar.
AMARAL, F. P. do. Apud CARVALHO, A. Estudos pernambucanos. Recife. Cultura Acadmica. 1907.

Com base nas informaes contidas no texto, depreende-se que: a) o processo migratrio foi desencadeado por aes de governo para viabilizar a produo industrial no Sudeste. b) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualicao da mo-de-obra migrante. c) o processo de migrao para o Sudeste contribui para o fenmeno conhecido como inchao urbano. d) as migraes para o Sudeste desencadearam a valorizao do trabalho manual, sobretudo na dcada de 1980. e) a falta de especializao dos migrantes positiva para os empregadores, pois signica maior versatilidade prossional.

O perodo da independncia do Brasil registra conitos raciais, como se depreende: a) dos rumores acerca da revolta escrava do Haiti, que circulavam entre a populao escrava e os mestios pobres, alimentando seu desejo por mudanas. b) da rejeio aos portugueses, brancos, que signica-

222

va a rejeio opresso da Metrpole, como ocorreu na Noite das Garrafadas. c) do apoio que escravos e negros forros deram monarquia, com a perspectiva de receber sua proteo contra as injustias do sistema escravista. d) do repdio que os escravos trabalhadores dos portos demonstravam contra os marinheiros, porque estes representavam a elite branca opressora daqueles. e) da expulso de vrios lderes negros independentistas, que defendiam a implantao de uma repblica negra, a exemplo do Haiti.

estadistas, representando as concesses do governo; 5) a ao da famlia imperial.


Joaquim Nabuco. Minha formao.So Paulo: Martin Claret, 2005. p. 144 (com adaptaes).

__________________________________________
Q7. rea 2 / Habilidade 12 (Enem 2009) A partir de 1942 e estendendo-se at o nal do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indstria e Comrcio de Getlio Vargas falava aos ouvintes da Rdio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa Hora do Brasil. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovaes na legislao de proteo ao trabalho.
GOMES, A.C. A Inveno do trabalhismo. Rio de Janeiro IUPERJ / Vrtice. So Paulo: Revista dos Tribunais. 1988 (adaptado)

Os programas Hora do Brasil contriburam para: a) conscientizar os trabalhadores de que os direitos sociais foram conquistados por seus esforos, aps anos de lutas sindicais. b) promover a autonomia dos grupos sociais por meio de linguagem simples e de fcil entendimento. c) estimular os movimentos grevistas, que reivindicavam um aprofundamento dos direitos trabalhistas. d) consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas. e) aumentar os grupos de discusso poltica dos trabalhadores, estimulados pelas palavras do ministro.

Nesse texto, Joaquim Nabuco arma que a abolio da escravatura foi o resultado de uma luta: a) de ideias, associada a aes contra a organizao escravista, com o auxlio de proprietrios que libertavam seus escravos, de estadistas e da ao da famlia imperial. b) de classes, associada a aes contra a organizao escravista, que foi seguida pela ajuda de proprietrios que substituam os escravos por assalariados, o que provocou a adeso de estadistas e, posteriormente, as aes republicanas. c) partidria, associada a aes contra a organizao escravista, com o auxlio de proprietrios que mudavam seu foco de investimento e da ao da famlia imperial. d) poltica, associada a aes contra a organizao escravista, sabotada por proprietrios que buscavam manter o escravismo, por estadistas e pela ao republicana contra a realeza. e) religiosa, associada a aes contra a organizao escravista, que fora apoiada por proprietrios que haviam substitudo os seus escravos por imigrantes,o

que resultou na adeso de estadistas republicanos na luta contra a realeza. __________________________________________


Q9. rea 3 / Habilidade 15 (Enem 2007) Em 4 de julho de 1776, as treze colnias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da Amrica (EUA) declaravam sua independncia e justicavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a poca, armavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienveis: o direito vida, liberdade e busca da felicidade. Armavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionrios que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na Frana.
Emlia Viotti da Costa. Apresentao da coleo. In: Wladimir Pomar. Revoluo Chinesa. So Paulo: UNESP, 2003 (com adaptaes).

__________________________________________
Q8. rea 3 / Habilidade 13 (Enem 2008) O abolicionista Joaquim Nabuco fez um resumo dos fatores que levaram abolio da escravatura com as seguintes palavras: Cinco aes ou concursos diferentes cooperaram para o resultado nal: 1) o esprito daqueles que criavam a opinio pela ideia, pela palavra, pelo sentimento, e que a faziam valer por meio do Parlamento dos meetings [reunies pblicas], da imprensa, do ensino superior, do plpito, dos tribunais; 2) a ao coercitiva dos que se propunham a destruir materialmente o formidvel aparelho da escravido, arrebatando os escravos ao poder dos senhores; 3) a ao complementar dos prprios proprietrios, que, medida que o movimento se precipitava, iam libertando em massa as suas fbricas; 4) a ao da poltica dos

Considerando o texto acima, acerca da independncia dos EUA e da Revoluo Francesa, assinale a opo correta. a) A independncia dos EUA e a Revoluo Francesa integravam o mesmo contexto histrico, mas se baseavam em princpios e ideais opostos.

Universidade Aberta do Nordeste | Colgio 7 de Setembro

223

b) O processo revolucionrio francs identicou-se com o movimento de independncia norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. c) Tanto nos EUA quanto na Frana, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais dignidade humana. d) Por ter sido pioneira, a Revoluo Francesa exerceu forte inuncia no desencadeamento da independncia norte-americana. e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revoluo Francesa abriu o caminho para as independncias das colnias ibricas situadas na Amrica.

Ateno!! Inscreva-se j e tenha acesso a outros materiais sobre o Enem no http://enem.fdr.com.br

Parceria

Cincias da Natureza e suas Tecnologias Gabarito

Cincias Humanas e suas Tecnologias - Gabarito

Apoio

Realizao

Q1 Q1 B

Q2 Q2 D

Q3 Q3 E

Q4 Q4 C

Q5 Q5 E

Q6 Q6 A

Q7 Q7 D

Q8 Q8 A

Q9 Q9 C

Q10

Promoo

You might also like