You are on page 1of 3

A Ligao entre a Congregao Crist [no Brasil] e a Igreja dos Irmos

Posted: 31 31UTC maio 31UTC 2009 by osglorias in Histria da Igreja

1
Esse artigo um esclarecimento que eu enviei ao Consultrio da Revista Vigiai e Orai, sobre a resposta do irmo Jabesmar Guimares, sobre a ligao entre a Igreja dos Irmos e a Congregao Crist. Esse artigo foi escrito com base em pesquisas feitas na internet. A Ligao entre a Congregao Crist [no Brasil] e a Igreja dos Irmos

Devido pergunta feita pelo Ademilson de Melo a revista Vigiai e Orai sobre a ligao entre essas duas igrejas e pela resposta dada pelo irmo Jabesmar Guimares, senti de escrever esse artigo para mostrar que ambos os movimentos cristos, no tem somente o vu usado pelas irms em comum.

A Congregao Crist tem origem num pequeno grupo de evanglicos italianos (Presbiterianos e principalmente Valdenses) que, na cidade de Chicago nos Estados Unidos da Amrica, no ano de 1904, passou a se reunir em suas casas, buscando a guia Divina para seguir os ensinamentos bblicos cristos, dentro da simplicidade da f apostlica. (http://www.congregacaocrista.org.br) E tem Louis Francescon como um dos principais lideres nessa origem. Devido a essa origem herdaram dos valdenses suas doutrinas e costumes como o uso do vu pelas irms durante os cultos. Os valdenses so um grupo de cristos no denominacional, oriundos dos tempos dos apstolos na regio dos Alpes na Itlia, esses cristos no denominacionais eram tachados de muitos nomes pelos seus contemporneos: Paulicianos Bogomiles, Valdenses, Albigenses, Lollardos, Hussitas, Anabatistas, Irmos de Plymouth, Darbistas e muitos outros. (A Igreja Peregrina Jaime C. Jardine). Importante ressaltar que esses irmos no aceitam esses apelidos que lhe conferiam, gostariam de ser chamados somente de cristos. Louis Francescon era ancio da Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago, foi desligado dessa igreja por pregar o batismo por imerso e por ter sido batizado pelo irmo Beretta, que foi batizado por um irmo americano da Igreja dos Irmos (Histrico da Obra de Deus, p. 36), creio ser essa igreja ligada a do movimento dos Irmos de Plymouth, de quem Francescon teria herdado a viso eclesistica super-congregacionalista, um pouco da teologia voltada ao exame bblico ao invs da teologia discursiva, e tambm as notrias influencias no culto. (Leo Alves, 2006)

Consta na ata de desligamento de Francescon da Igreja Presbiteriana que ele estava pregando o darbismo (segundo Leo Alves). Segundo relato do irmo Leo Alves (pesquisador da historia da Congregao Crist) um irmo por nome A. Bernabei, ex membro da Igreja dos Irmos na Itlia hoje membro da Congregao Crist, disse que a Igreja dos Irmos so como nos (Congregao Crist) mas s no crem no dom de lnguas. Algumas das Igrejas dos Irmos participaram e se uniram Congregao Crist no seu principio, como em Montreal, Itlia, e no Brasil a CCB em Santos comeou com um grupo deles que se uniram a nos j na dcada de 1910. (Leo Alves, 2006). O irmo Francescon era contra a denominao, no Censu religioso nos EUA em 1936 ele definiu a igreja como no sectria e no denominacional. O nome como pentecostais eram rejeitado e at hoje pela Congregao Crist, em uma breve nota a David DuPlessis, o ir. Francescon pediu que no referisse a nossa igreja como Pentecostal mas simplesmente cristos. (Leo Alves) A igreja no Brasil por no ter nome, nos primeiros anos, foi apelidada pelos no membros de Igreja dos Glorias ou povo dos Glorias, por causa das manifestaes de glorias durante os cultos, alguma igrejas possua nas fachadas escritoREUNIDOS EM NOME DO SENHOR JESUS. O nome Congregao Crist no Brasil foi adotado somente em 1936, pois ouve a necessidade de se criar instituio com personalidade jurdica para poder legalizar as reunies e titularizar a propriedade desses imveis e, por isso, se denominou essa entidade de CONGREGAO CRIST, isto , simples reunio de pessoas, sem qualquer formalismo ou personalismo, apenas imbudas dos mesmos valores espirituais cristos de adorao a Deus. (http://www.congregacaocrista.org.br) Para Francescon as igrejas tambm so locais e independentes dirigidas por ancies e diconos. Isso fez com que ele se desliga-se das assemblias gerais das igrejas nos EUA, pois quando ele estava em uma de suas viagens ao Brasil, alguns membros nos EUA nacionalizaram a igreja l sobre o nome de Igreja Crist da Amrica do Norte (www.ccna.org), o que ele foi contra ficando somente na Congregao Crist de Chicago. Para mim temos sim ligao com a Igreja dos Irmos, alem do uso do vu pelas irms, considero eles como meus irmos em Cristo. No somente com a Igreja dos Irmo mas com outros grupos no denominacionais citados acima, principalmente os valdenses. Uma coisa me entristece como membro da CCB, saber que nossa igreja considerada uma seita para alguns, colocada ao lado de movimentos como os mrmons e as Testemunhas de Jeov, que tem um outro Jesus diferente do nosso Salvador. Creio que alguns acha que somos uma seita pelo material, na grande parte mentiroso, que se encontra na internet escritos por pessoas que no conhece realmente a CCB, ou por sermos uma igreja que prefere no manter contato com outros evanglicos, o que um direito nosso, no

por sermos sectaristas, mas pela confuso de doutrinas que existe entre as igrejas hoje em dia, e por crermos que os verdadeiros cristos j existissem antes da reforma protestante. Ou por no sermos disimistas e nossos ministros so voluntrios, algumas igrejas no gosta disso, pois perdem alguns membros por causa do dizimo, por obrigar seus membros dizimarem. Mas pela graa de Deus todos os verdadeiros cristos estaro unidos, um dia no reino do cu, sem denominao ou igreja, pois somos uma igreja s, que espiritual, o Corpo de Cristo.

http://osglorias.wordpress.com/2009/05/31/a-ligacao-entre-a-congregacao-crista-no-brasil-e-a-igrejados-irmaos/

You might also like