You are on page 1of 2

RELATRIO DE LEITURA

COLI, Jorge.O que arte.So Paulo.BRASILIENSE,2007,131p.

INTRODUO
Este relatrio tem o objetivo de comentar os pontos mais importantes do livro, O QUE ARTE do autor Jorge Coli. Em seu livro, Coli fala sobre o processo que uma obra passa, para que esta seja considerada arte.Ele expe os padres estticos da arte e amplia sua discusso falando da funo e utilidade desta para a sociedade.

DESENVOLVIMENTO

Logo no inicio da obra, Jorge Coli apresenta os caminhos que a arte percorre para ser sancionada. Segundo ele, de acordo com nossa cultura quem pode atribuir valor esttico e legitimar uma obra so os crticos e historiadores, pois estes possuem conhecimentos tcnicos que permitem tal julgamento. Porm, no significa que s arte o objeto validado por esses. Segundo o autor, (2007p. 36)...o critico analisa as obras, e sua funo eminentemente seletiva. De certo modo, o juiz que valoriza ou desvaloriza o objeto artstico....Portanto, evidente que seu julgamento ser influenciado por seu gosto pessoal, afinal ele precisa fazer uma seleo. Diferente do critico, o historiador procura evitar estipular valor para as obras por ele estudadas.COLI (2007p. 37)...Entretanto, [...] no consegue evitar inteiramente os critrios seletivos, pois o conjunto de objetos que estuda supe uma escolha.... De acordo com o autor, no existe um conceito fechado sobre esta definio, pois o gosto, o tempo e a sociedade mudam, e com eles os critrios de arte. O que antes no era considerado

arte, pode vir a ser. Portanto as classificaes so nada mais que definies cmodas, provisrias e no cientificas. Jorge Coli demonstra em seu livro que, uma obra de arte importante no por sua classificao, mas sim pelo que representa. atravs da arte que o homem expe suas expresses sobre o mundo.Visto que ela trata do universal, do sublime, do humano. Conforme Jorge Coli, a arte no aliena, ela distancia o homem do real para que ele possa ver a realidade mais plana. em contato com arte que o individuo v a si mesmo e enxerga o outro, pois a arte tem a capacidade de chocar o ser humano, intrig-lo. Ela faz com que ele pense sobre o que foi proposto e pense numa resposta para suas inquietaes. O autor salienta que,...a viagem ao mundo da arte no melhora nossa relao com o nosso mundo. Mas o fato que, se no melhora ela transforma essa relao... (COLI, 2007.111). Portanto, por esse motivo que todo individuo deveria ter direito a arte, pois esta to importante quanto qualquer outro direito social. O contato com a arte faz com que o ser humano mergulhe no seu intimo, a busca de compreender o mundo atravs do conhecimento expressivo.

CONCLUSO

O autor Jorge Coli demonstra por meio de sua obra, O que arte, que o importante no a classificao ou legitimao de uma obra de arte, mas sim o que ela representa. Diferente da filosofia, cincia e religio, a arte trata dos sentimentos humanos. Ela provoca inquietaes que leva o individuo a buscar respostas para compreender a realidade, e por tocar os sentimentos humanos que ela tem um carter humanizador.

You might also like