You are on page 1of 18

GUSTAVO DE ARAJO LAMON

O Verdadeiro Medidor Magntico de Vazo tipo Insero

Belo Horizonte 2010

AUTORIZO A REPRODUO E DIVULGAO TOTAL OU PARCIAL DESTE TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRNICO, PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE

PARA AQUELAS PESSOAS QUE DESEJAM CONTRIBUIR COM SEUS PONTOS DE VISTA A RESPEITO DESTE ARTIGO, SINTAM-SE A VONTADE DE ENCAMINHAR UM EMAIL PARA gustavo@lamon.com.br . SER UM PRAZER RECEBER SUAS OBSERVAES.

Pgina 2 de 18

Resumo Lamon, G. A. O Verdadeiro Medidor Magntico tipo Insero, 2010, 18 pginas Lamon Produtos Ltda O objetivo deste artigo destacar a capacidade de aplicao do medidor de vazo magntico tipo Insero dentro de suas possibilidades, apresentando suas caractersticas, vantagens, cuidados durante a instalao e montagem, demonstrando sua versatilidade e robustez.

Palavra Chave: Medidor, Magntico, Eletromagntico, Insero, Vazo. Pgina 3 de 18

Abstract LAMON, G. A. The Real Insertion Magnetic Flowmeter, 2010, 18 pages Lamon Produtos Ltda

The purpose of this article is to present the possibility to apply an insertion electromagnetic flowmeter, presenting its characteristics, advantages, attention during installation, demonstrating its versatility and toughness.

Keywords: Meter, Magnetic, Eletromagnetic, Insertion, Flow. Pgina 4 de 18

I - Histria da Medio de Vazo


A vazo considerada a varivel de processo mais importante nas empresas de saneamento e uma das mais importantes em processos industriais. De acordo com a Histria, as primeiras medies de vazo de gua foram realizadas pelos egpcios e romanos, cujas obras de aduo de gua ficaram famosas, tanto que um texto do governador e engenheiro romano Julius Fontinus (40 103 d.C) traz referncias claras sobre o assunto. Por se tratar de uma varivel importantssima, a vazo acaba sendo uma das mais medidas em processos industriais mas, infelizmente, no Brasil, mesmo sabendo de sua importncia, poucas empresas de saneamento dispe de sistemas de medio de vazo e quando dispe destes sistemas, nem sempre so confiveis. Devido ao status alcanado por essa varivel de processo, nos dias de hoje a vazo a varivel que dispe de recursos tecnolgicos mais diversos para sua medio, alm de requerer tambm um grande esforo para sua medida em determinadas aplicaes. Pois, para medir a vazo corretamente foi sempre necessrio muito conhecimento tcnico, alm do desenvolvimento das tcnicas de medio j existentes em situaes distintas de medio. Com relao seleo de um determinado tipo de medidor de vazo para uma aplicao em especial, desde que a necessidade do usurio seja a medio da vazo volumtrica de lquidos, o medidor de vazo magntico do tipo carretel ou insero, baseado na lei de Faraday, pode atender satisfatoriamente a uma grande porcentagem de aplicaes.

II - O Princpio de Medio de Vazo Eletromagntico


Para explicarmos o princpio de funcionamento dos medidores de vazo eletromagntico, consideraremos neste momento os medidores do tipo carretel. Estes medidores utilizam um princpio de medio antigo, a Lei de Faraday, e muitos fabricantes de instrumentos continuam a desenvolver medidores de vazo baseados nesse princpio. O medidor de vazo eletromagntico carretel atende a um gigantesco nmero de aplicaes como, por exemplo: medio de vazo de gua, xaropes de glicose com alta concentrao, leite, cerveja e derivados, polpa de celulose, polpa de minrio, cidos em geral, efluentes industriais, esgoto, lamas, pastas, etc. Para que o mesmo possa ser indicado em uma aplicao basta que o lquido possua uma condutividade eltrica mnima, normalmente de 5uS/cm. Dependendo de sua presso, temperatura e velocidade de escoamento na tubulao do processo, com certeza a vazo desse lquido poder ser medida corretamente, conforme a necessidade do usurio. A Lei de Faraday, demonstrada pela primeira vez em 1832 pelo cientista Michael Faraday, foi percussora do desenvolvimento de vrios equipamentos que se baseiam em sua Lei e o medidor de vazo eletromagntico um desses equipamentos. Pgina 5 de 18

O primeiro medidor de vazo eletromagntico carretel foi desenvolvido em 1932 por um cientista suo. No entanto, esta tecnologia tornou-se consolidada no final dos anos 70. Apesar deste medidor ser baseado num princpio antigo, ele continua sendo aperfeioado e customizado para determinadas aplicaes por alguns fabricantes. A Lei de Faraday utilizada para medidores de vazo determina que o movimento do lquido atravs do campo magntico induz uma fora eletromotriz que atravessa o lquido num sentido perpendicular ao campo magntico, sendo essa f.e.m. diretamente proporcional sua velocidade de escoamento do liquido. importante salientarmos que o lquido dever possuir uma condutividade eltrica mnima admitida, normalmente de 5uS/cm. Devido ao campo magntico empregado na induo, o material do tubo medidor deve ser de material no magntico, para no conduzir e nem modificar a direo do campo magntico gerado. Por meio de dois eletrodos inseridos em um plano perpendicular ao campo magntico, torna-se possvel a medio da fora eletromotriz induzida por meio de um milivoltmetro. De qualquer forma, preciso uma observao cuidadosa durante a engenharia de aplicao do medidor magntico, quanto aos limites de operao relativos temperatura, presso e velocidade de escoamento, alm da condutividade eltrica mnima exigida do lquido a ser medido. No medidor de vazo magntico, o seu campo magntico poder ser gerado por um m permanente ou por bobinas excitadas por corrente alternada ou contnua. Essa fora eletromotriz induzida (dada em microvolts), no afetada pela temperatura, viscosidade, presso, turbulncia, densidades especfica/relativa e condutividade eltrica do lquido medido, desde que a condutividade eltrica esteja acima do valor mnimo exigido.

Pgina 6 de 18

Figura 1 Representao do funcionamento do medidor magntico A determinao da Fora Eletromotriz Induzida regida pela seguinte equao:

Onde: fem = Fora Eletromotriz Induzida (tenso induzida nos eletrodos) Kg = Constante Geomtrica B = Campo Magntico gerado pelas bobinas L = Distncia entre os eletrodos v = Velocidade do fludo

Pgina 7 de 18

Figura 2 Representao do funcionamento do medidor magntico Uma vez que temos Kg, B e L constantes podemos simplificar nossa equao sendo:

Podemos observar que a tenso induzida fem diretamente proporcional Velocidade de escoamento do fludo porem, notamos que h um fator multiplicador velocidade denominado K. Este fator multiplicador o famoso Fator K dos medidores eletromagnticos. Este fator imprescindvel para o perfeito funcionamento do medidor e o seu levantamento, obrigatoriamente, deve ser realizado pelo fabricante aps a fabricao do tubo medidor (sensor) e a nica forma de determin-lo, seria submetendo o sensor a uma calibrao realizada em bancada apropriada.

Pgina 8 de 18

Figura 3 Representao da atuao do Fator K Uma das principais qualidades de um medidor que o mesmo seja repetitivo e esta uma caracterstica do medidor de vazo magntico. No entanto, a curva de resposta do medidor aps sua fabricao no linear. Aps a calibrao realizada em bancada apropriada, o fabricante consegue determinar a constante deste medidor, ou ainda o seu Fator K, que transforma a curva de resposta do medidor em uma curva de resposta ideal. E a vazo, como determinada? Ora, uma vez que conhecemos a velocidade mdia de escoamento do fludo e conseguimos medi-la de forma exata com este sistema de medio quase perfeito, basta ento multiplic-la pela rea da seo do medidor que pode ser determinada pela equao:

Onde: A = rea = pi = 3,14159265 D = dimetro Logo temos:

Onde: Q = vazo fem = Fora Eletromotriz Induzida K = Constante de Calibrao determinado pelo fabricante A = rea Pgina 9 de 18

Apesar de ser um medidor de vazo quase perfeito, o medidor eletromagntico tipo carretel tem como uma de suas desvantagens o aumento do custo do produto em razo do dimetro, bem como o elevado custo de sua instalao em grandes dimetros de rede, tornando-a s vezes, invivel economicamente. Em razo deste aspecto, ou seja, a inviabilidade econmica de instalao dos grandes medidores eletromagnticos de vazo tipo carretel, fez com que alguns fabricantes de medidores eletromagnticos partissem para o desenvolvimento dos medidores eletromagnticos tipo insero.

Figura 4 Demonstrao do aumento do custo do medidor magntico carretel em funo do dimetro do tubo Infelizmente a tecnologia eletromagntica de insero no propicia o mesmo nvel de exatido do medidor eletromagntico do tipo carretel. Tipicamente, o medidor magntico do tipo carretel apresenta erro abaixo de 0,5% da leitura e o Verdadeiro Medidor Magntico de Insero apresenta erro abaixo de 2% da leitura e dependendo do critrio de sua instalao pode chegar a erro inferior a 1% da leitura. Dependendo da aplicao, a utilizao de um Verdadeiro Medidor de Vazo Eletromagntico de Insero pode ser utilizada e tratando-se de empresas de saneamento a aplicao desta tecnologia totalmente vivel.

III - O Princpio de Medio de Vazo Eletromagntica tipo Insero


Os primeiros medidores eletromagnticos de insero comearam surgir no mercado na dcada de 90. Apesar de trabalhar com o mesmo princpio do medidor eletromagntico tipo carretel, infelizmente esta tecnologia no to perfeita quanto o medidor magntico carretel. Isso se d em razo de uma varivel denominada Perfil de Velocidade que quando no for conhecida e aplicada nos medidores magnticos de insero podem incorrer em altssimos erros de medio. O medidor de vazo magntico de insero pode ser considerado um hbrido entre um medidor magntico do tipo carretel e o tubo de Pitot. Esta afirmativa verdadeira em razo deste tipo de tecnologia utilizar os conceitos de ambas as tecnologias. Pgina 10 de 18

Diferentemente do medidor magntico carretel, a medio da velocidade no medidor magntico de insero pontual, ou seja, a Fora Eletromotriz Induzida gerada em razo do vetor velocidade que passa pela ponta do sensor no ponto de exato de sua insero.

Figura 5 Representao do campo magntico gerado pela medidor magntico carretel VS. Insero Apesar de possurem a mesma tecnologia, a medio da vazo utilizando o magntico de insero, deve ser munida de alguns cuidados, se no vejamos: A partir da equao:

Onde: Q = vazo fem = Fora Eletromotriz Induzida K = Constante de Calibrao determinado pelo fabricante A = rea Como a fem x K = Velocidade, simplificaremos a equao para:

Onde: Q = vazo v = Velocidade mdia A = rea Pgina 11 de 18

Sabemos que em razo da viscosidade do fludo e da rugosidade do tubo, gera-se um atrito entre a parede do tubo e o fludo causando uma deformao nos infinitos vetores velocidade dentro do tubo gerando assim o que conhecemos como perfil de velocidade de escoamento fludico dentro do tubo, que na condio turbulenta (Re>4000) e considerando um trecho reto adequado, obtemos um perfil similar a figura 6.

Figura 6 Representao de um perfil de velocidade, em condio turbulenta, ideal Teoricamente, o vetor velocidade de maior mdulo encontrado no centro da tubulao e o vetor velocidade mdia encontrado a 1/8 ou 7/8 do dimetro do tubo. Infelizmente, em condio real nem sempre temos um perfil de velocidade uniforme como o ilustrado na figura 06, e por isso, nem sempre podemos afirmar que o vetor velocidade mxima esta exatamente no centro do tubo ou ainda que o vetor velocidade mdia encontrase a 1/8 ou 7/8 do dimetro. Como a vazo obtida pela multiplicao da velocidade mdia pela rea e o medidor capaz de medir apenas a velocidade pontual, h a necessidade de ser inserido o primeiro fator de correo, aqui denominado como Kp, na equao de determinao da vazo para os medidores magnticos de insero, ou seja, um fator que ir transformar o vetor velocidade medido em um vetor que corresponder mdia de todos os vetores. Logo teremos:

Onde: Q = Vazo A = rea V = velocidade pontual Kp = Fator de Correo do Perfil Pgina 12 de 18

Agora que nossa velocidade foi corrigida, precisamos de nos atentar para outro fator de correo. Por se tratar de um medidor de insero, a rea da seo de medio no mais determinada pela simples aplicao de formula. A rea passa a ser a rea do tubo menos a rea de insero e por isso, outro fator imprescindvel nos medidores magnticos de insero o que chamamos de Coeficiente de Insero, aqui denominado como Ki.

Figura 7 Representao da projeo da haste do sensor na tubulao Podemos observar atravs da ilustrao acima que a rea da seo de medio na verdade a rea do tubo menos a rea de insero do sensor logo, a equao da medio da vazo regida pelos medidores de insero passa para:

Onde: Q = Vazo A = rea Ki = Coeficiente de insero V = velocidade pontual Kp = Fator de Correo do Perfil

Pgina 13 de 18

Se expandirmos a equao acima para apresentar a fem, podemos observar que um medidor magntico de insero necessita de no mnimo trs tipos de constantes de correo, vejamos:

Onde: Q = Vazo A = rea Ki = Coeficiente de insero fem = Fora Eletromotriz Induzida K = Constante de Calibrao determinado pelo fabricante Kp = Fator de Correo do Perfil Obs.: importante ressaltarmos neste momento que a constante K, uma vez determinada pelo fabricante, no deve mais ser alterada. Caso o operador venha a realizar qualquer tipo de alterao nesta constante para realizar qualquer tipo de correo, a linearidade do medidor ser afetada drasticamente e com certeza acarretar em resultados de medio inexatos. Agora que temos conhecimento das constantes mnimas para o perfeito funcionamento de um medidor magntico de insero, como fazemos para obt-las? 1- A constante K, obrigatoriamente, deve ser determinada pelo fabricante e estampada no corpo do sensor e no conversor do instrumento dever constar um campo especfico para entrada deste valor; 2- A constante Ki obtida atravs de uma equao que relaciona o dimetro do tubo e as dimenses do sensor. Normalmente, os Verdadeiros Medidores Magnticos de Insero possuem as equaes internas e ao informar o dimetro do tubo a ser instalado e a posio de insero do sensor, o Ki calculado automaticamente; 3- A constante Kp, apesar de poder ser determinada automaticamente pelos Verdadeiros Magnticos de Insero levando em considerao um perfil de velocidade ideal, recomenda-se em situaes prticas que a mesma seja levantada atravs da Pitometria ou ainda utilizando-se o prprio medidor e em seguida, o valor calculado deve ser digitado manualmente. O clculo do Kp muito simples, se no vejamos:

Onde: Kp = Fator de Correo do Perfil Vm = Velocidade Mdia Vc = Velocidade Central Pgina 14 de 18

Exemplo de clculo do Kp para instalao do sensor no centro de um tubo de 500mm


mm Posio Velocidade medida

0mm 50mm 100mm 150mm 200mm 250mm 300mm 350mm 400mm 450mm 500mm

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

0,75 0,79 0,83 0,86 0,9 0,91 0,89 0,86 0,83 0,81 0,78

Tabela 1 Representao das Velocidades em diferentes pontos do tubo

Figura 8 Representao do Perfil de Velocidade Pgina 15 de 18

Logo temos: Vm = (V1 +V2 + V3 + . + Vn)/n Vc = Velocidade central na posio 6/11. Kp = Vm/Vc Vm = 0,837273 Vc = 0,91 Logo temos: Kp = 0,92008 Obs.: Considerando a instalao a 1/8 ou 7/8, teoricamente, estes seriam os pontos aonde encontraramos o vetor velocidade mdia e conseqentemente, o Kp deveria ser igual 1. Como nem sempre isso verdade, importante que saibamos o valor desta velocidade mdia para compararmos com o valor obtido em 1/8 ou 7/8 para determinarmos a variao percentual do mesmo. Usando o exemplo acima, se ao posicionar o medidor a 1/8 do dimetro, ou seja, 500/8=62,5mm e a velocidade de medio fosse de 0,87, poderamos afirmar que o vetor velocidade mdia no se encontraria nesta posio. Caso o tcnico decidisse permanecer com o sensor nesta posio e nenhuma correo fosse efetuada, o resultado da medio acarretaria em um erro de aproximadamente 4%. O correto neste caso seria o tcnico inserir em Kp o valor de 0,96 para compensar esta diferena de 4%.

Figura 9 Diferena de um perfil ideal para um perfil real A figura acima ilustra bem a diferena que podemos encontrar nos perfis de velocidade.

Pgina 16 de 18

IV Concluso e Recomendaes
Um Verdadeiro Medidor Magntico de Insero deve possuir, obrigatoriamente, um conversor dedicado a este tipo de sensor e ter a possibilidade de inserir o dimetro real da tubulao e da posio de insero do sensor no conversor. Mediante estas informaes o medidor dever calcular automaticamente o fator de correo de insero. O conversor deve possuir ainda o campo para inserir a correo do perfil de velocidade alm do campo para informar a constante K do sensor determinado pelo fabricante. Assim como nos medidores magnticos carretel, desejvel que o mesmo possua deteco de tubo vazio, diagnstico automtico do conjunto sensor-conversor, dentre outras caractersticas. Procuramos neste artigo elucidar os pontos mais importantes para o perfeito funcionamento de um medidor magntico de insero. Aqueles medidores que no possurem no mnimo as correes apresentadas neste artigo, no podero ser jamais classificados como medidores de vazo magnticos de insero. Estes equipamentos seriam classificados na instrumentao como chave de fluxo (pseudo medidores), ou seja, aqueles medidores que so capazes de medir algo e no so capazes de garantir o resultado de suas medies. H alguns fornecedores que esto ofertando para o mercado o que chamamos de chave de fluxo (pseudo medidor magntico de insero). Por esta razo, em alguns casos, os resultados obtidos pelos clientes destes fornecedores no so satisfatrios. Infelizmente, isso faz com que esses clientes assumam esta pssima experincia como referncia, colocando em descrdito a tecnologia do medidor magntico de insero. Apesar de parecer complexa, a instalao de um Verdadeiro Medidor Magntico de Insero extremamente simples. muito importante que antes de se adquirir tal medidor, o cliente certifique-se que o fornecedor esteja ofertando um medidor que possua as condies mnimas acima mencionadas, bem como, um suporte tcnico ps venda, apropriado para orientar os tcnicos que iro instalar o produto. Esperamos com este artigo poder contribuir com um pouco de conhecimento aos tcnicos e engenheiros das diversas empresas que venham usufruir desta tecnologia para medir vazo e a partir desta leitura, estes possam refletir e buscar ainda mais informaes a respeito deste assunto que muito fascina o autor deste artigo e que estes possam tomar suas prprias concluses. O fato do mercado comprador nem sempre possuir o conhecimento necessrio para avaliar as opes oferecidas pelos fornecedores e tomar uma deciso consciente no momento da compra gerou a nossa preocupao e interesse em disseminar o conhecimento aplicvel a estes tipos de medidores uma vez que acreditamos que somente atravs da educao tcnica/elucidativa teremos condies de nos tornar profissionais cada vez mais qualificados. Para finalizar, resumiriamos todo este artigo com a seguinte frase: Jamais devemos medir por medir e to pouco estimar, uma vez que erros nessas medies ou estimativas acarretar sempre em tomadas de decises equivocadas podendo causar prejuzos imensurveis. Pgina 17 de 18

Referncias Bibliogrficas
Pitometria e Macromedio nas Empresas de Saneamento, Lamon Gerado P.S. 2 edio Manual de Medio de Vazo. Gerard Delme, 3 edio-2003. Technical paper Magmeter basics. Dr. Richard Furness, Gloucester-England. Wikipedia the free encyclopedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Sextus_Julius_Frontinus

Pgina 18 de 18

You might also like