You are on page 1of 14

Tabela 1 Perda de Confiana dos Consumidores nos Produtos de uma Indstria No meio empresarial, para cada cliente que

reclama outros 26 se mantm em silncio. O consumidor contrariado contar para 8 at 16 pessoas o seu problema, e mais de 10% contaro a mais 20 pessoas. Dos consumidores insatisfeitos, 91% nunca mais iro comprar os produtos ou servios que os desagradaram. Se 26 pessoas contam para outras 8 pessoas = 208 consumidores perdidos. Se 26 pessoas contam para outras 16 pessoas = 416 consumidores perdidos. O custo para atrair um novo consumidor cinco vezes maior que para manter um consumidor.

INTRODUO

BACTRIAS

FUNGOS

LEVEDURAS

EXEMPLOS
Bactrias: - fermentao do leite ( iogurtes e queijos) - carnes ( salames) - vegetais (picles)

Leveduras: - fermento na indstria de panificao - bebidas (cerveja e vinho) - suplemento alimentar Fungos: - fermentao de diversos queijos - consumidos diretamente ( champignon e shitake)

Morfologia e Estrutura Celular dos Microrganismos

Bactrias

INTRODUO

BACTRIAS

FUNGOS LEVEDURAS

CARACTERISTICAS
Bactrias so procariontes Procariontes: organismos unicelulares e microscpicos que no possuem ncleo organizado O tamanho das bactrias geralmente varia de 0,5 a 5 m

S podem ser vistas com microscpio Sem microscpio possvel ver as colnias
A maior bactria conhecida foi descoberto em 1999 e se chama Prola de Enxofre de Namibia (Thiomargarita Namibiensis). Ela pode ser vista com olho nu devido a um dimetro at 0,75mm.

CARACTERSTICAS MORFOLGICAS DAS BACTRIAS Embora existam milhares de espcies bacterianas diferentes, os organismos isolados apresentam uma das trs formas a seguir: 1. Elipsoidal ou Esfrica (COCOS) - apresentam tipos e arranjos diferentes: 2. Cilndricas ou Bastonetes (BACILOS) 3. Espiraladas ou Elicoidais - ocorrem predominantemente como clulas isoladas

Exigncias Nutricionais para a maioria das Bactrias limites: 4 - 9 pH: timo: 6.5 - 7.5 limites 0 - 79 oC Temperatura: Gases: timo 20 - 37 oC aerbias, microaerfilas, facultativas ou anaerbias

ESTRUTURAS BACTERIANAS

Cpsula: Estrutura semelhante a um gel, varia quanto espessura e aderncia a parede celular, no uma estrutura obrigatria. Est presente principalmente nas bactrias patognicas protegendo-as contra a fagocitose.

Micrografia transmisso, revelando a delgada cpsula circundando a clula.

eletrnica

de

Parede celular: Confere rigidez clula, d forma ao microrganismo, serve como barreira seletiva de nutrientes e protege a clula de injrias mecnicas e ruptura osmtica. A parede celular permite dividir as bactrias em 2 grupos Gram+ e Gram- (o tipo de colorao definido pela permeabilidade da membrana, as G- no fixam o corante cristal violeta).

Gram+:roxo Gram-: vermelho

As paredes celulares bacterianas e a colorao de Gram.

A camada de peptoglicano mais grossa nas bactrias gram-positivas, permitindo a reteno do corante cristalvioleta e corando-se assim de prpura. As bactrias gramnegativas no retm esse corante e assim exibem a colorao vermelha do contracorante (safranina). Alm

disso, a concentrao de lipdeos nas bactrias gramnegativas maior que nas gram-positivas.

Microscopia ptica, corada pelo mtodo de Gram, de cocos em um arranjo denominado estafilococos. G+

Microscopia ptica, corada pelo mtodo de Gram, de bacilos arranjados dois a dois (diplobacilos). G-

Microscopia ptica de fluorescncia, de um organismo espiralado.

Microfotografia de bactrias coradas pelo Gram. O Staphylococcus aureus (prpura) gram-positivo, e a Escherichia coli (vermelha) gramnegativa

Membrana celular: Composta de lipdios, protenas e alguns carboidratos. Funciona como barreira osmtica, impermevel maioria das molculas polares, possui sistema de transporte de nutrientes. Citoplasma: Contm todas as organelas da clula inclusive regio nuclear e ribossomos. Esporo: uma estrutura de resistncia das bactrias, se formam para que as bactrias sobrevivam s condies adversas do meio (calor, frio, falta de nutrientes, presena de aditivos, falta de umidade, e desinfetantes). O esporo uma estrutura desidratada, possui menos de 4% de gua, da sua grande resistncia ao calor. Eles podem sobreviver durante anos no ar seco, e so mais resistentes a esterilizantes qumicos, antibiticos, secagem e luz ultravioleta que as bactrias. Eles tambm so termorresistentes. Por exemplo, so necessrios 20 minutos a 120 C para mat-los com 100% de certeza. No entanto, bactrias formadoras de esporos no estado vegetativo, como todas as demais bactrias, morrem em alguns minutos a 100C.

Somente os gneros Bacillus e Clostridium possuem espcies esporuladas. Tipos de Esporos Redonda Elipse Oval Cilndrica Formato de rim Formato de banana

-ObservaoClostridium perfringens: Quando o esporo produzido, produz a toxina. Bacillus cereus e Clostridium botulinum: Quando o esporo germina produz a toxina. Flagelo: Quando presentes so responsveis pela mobilidade das bactrias.

(Adaptado de Atlas, 1997 - Principles of Microbiology)

Bactria monotrquia

Bactria anfitrquia
(Adaptado de Tortora et al., 1998 - Microbiology)

(Adaptado de Tortora et al., 1998 - Microbiology)

Bactria lofotrquia

(Adaptado de Atlas, 1997 - Principles of Microbiology)

Bactria lofotrquia

Bactria peritrquia
(Adaptado de Tortora et al., 1998 - Microbiology)

Bactria peritrquia
(Adaptado de Tortora et al., 1998 - Microbiology

Pili ou Fmbria: importante por ser um fator de aderncia da clula. O pili sexual une 2 clulas permitindo a passagem de parte do DNA de 1 clula para a outra.

Pili Sexual

TIPOS DE REPRODUO Assexuada: D origem a clulas idnticas e a reproduo muito rpida. Neste caso ocorre multiplicao vegetativa. Se s houvesse este tipo de reproduo as clulas ficariam limitadas quanto informao e no haveria resistncia.

Microscopia eletrnica de transmisso, de um bacilo em processo de diviso celular.

Sexuada: Ocorre troca de informaes (material gentico), isto que causa a resistncia dos microrganismos a certos antibiticos. CARACTERSTICAS MORFOLGICAS DOS FUNGOS Fungos So seres eucariticos, com parede celular rgida, podem possuir um s ncleo, como as leveduras, ou ser multinucleados, como se observa entre os fungos filamentosos ou mofos. So heterotrficos desprovidos de clorofila, e nutrem-se de matria orgnica morta fungos saprofticos, ou viva - fungos parasitrios.

Exigncias Nutricionais para a Maioria das Espcies pH : limites: 2 - 9

timo: 5.6 limites 0 - 62 oC Temperatura : Gases : timo 20 - 30 oC aerbios estritos

You might also like