You are on page 1of 6

O que Tecnologia Assistiva?

Desenho Universal: Tecnologia Assistiva passa pelo conceito de desenho (projeto) de produtos e ambientes para serem utilizveis por todas as pessoas, no limite do possvel, sem a necessidade de adaptao ou desenho especializado. Propsito: atender as necessidades e viabilizar a participao social e acesso aos bens e servios a maior gama possvel de usurios, contribuindo para a incluso. Tecnologia Assistiva um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Servios que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficincia e conseqentemente promover Vida Independente e Incluso. tambm definida como "uma ampla gama de equipamentos, servios, estratgias e prticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivduos com deficincias" (Cook e Hussey in Assistive Technologies: Principles and Practices, Mosby Year Book, Inc., 1995).

Recursos Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Esto includos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questes de acessibilidade, dispositivos para adequao da postura sentada, recursos para mobilidade manual e eltrica, equipamentos de comunicao alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida, auxlios visuais, materiais protticos e milhares de outros itens confeccionados ou disponveis comercialmente. Servios So aqueles prestados profissionalmente pessoa com deficincia visando selecionar, obter ou usar um instrumento de tecnologia assistiva. Como exemplo, podemos citar avaliaes, experimentao e treinamento de novos equipamentos. Os servios de Tecnologia assistiva so normalmente transdisciplinares envolvendo profissionais de diversas reas, tais como:

Fisioterapia Terapia ocupacional Fonoaudiologia Educao Psicologia Enfermagem Medicina Engenharia Arquitetura Design Tcnicos de muitas outras especialidades

No Brasil, encontramos tambm terminologias diferentes que aparecem como sinnimos da Tecnologia Assistiva, tais como Ajudas Tcnicas, Tecnologia de Apoio, Tecnologia Adaptativa e Adaptaes.

Objetivos da Tecnologia Assistiva Proporcionar pessoa com deficincia maior independncia, qualidade de vida e incluso social, atravs da ampliao de sua comunicao, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integrao com a famlia, amigos e sociedade.

Categorias de Tecnologia Assistiva A presente classificao faz parte das diretrizes gerais, porm no definitiva e pode variar segundo alguns autores. A importncia desta classificao est no fato de organizar a utilizao, prescrio, estudo e pesquisa destes materiais e servios, alm de oferecer ao mercado focos especficos de trabalho e especializao.

1 Auxlios para a vida diria

Materiais e produtos para auxlio em tarefas rotineiras tais como comer, cozinhar, vestir-se, tomar banho e executar necessidades pessoais, manuteno da casa etc.

2 CAA (CSA) Comunicao aumentativa (suplementar) e alternativa

Recursos, eletrnicos ou no, que permitem a comunicao expressiva e receptiva das pessoas sem a fala ou com limitaes da mesma. So muito utilizadas as pranchas de comunicao com os smbolos PCS ou Bliss alm de vocalizadores e softwares dedicados para este fim.

3 Recursos de acessibilidade ao computador Equipamentos de entrada e sada (sntese de voz, Braille), auxlios alternativos de acesso (ponteiras de cabea, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com dEficincia a usarem o computador.

4 Sistemas de controle de ambiente Sistemas eletrnicos que permitem as pessoas com limitaes motolocomotoras, controlar remotamente aparelhos eletro-eletrnicos, sistemas de segurana, entre outros, localizados em seu quarto, sala, escritrio, casa e arredores.

5 - Projetos arquitetnicos para acessibilidade

Adaptaes estruturais e reformas na casa e/ou ambiente de trabalho, atravs de rampas, elevadores, adaptaes em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras fsicas, facilitando a locomoo da pessoa com dEficincia.

6 - rteses e prteses

Troca ou ajuste de partes do corpo, faltantes ou de funcionamento comprometido, por membros artificiais ou outros recurso ortopdicos (talas, apoios etc.). Inclui-se os protticos para auxiliar nos dficits ou limitaes cognitivas, como os gravadores de fita magntica ou digital que funcionam como lembretes instantneos.

7 - Adequao Postural Adaptaes para cadeira de rodas ou outro sistema de sentar visando o conforto e distribuio adequada da presso na superfcie da pele (almofadas especiais, assentos e encostos anatmicos), bem como posicionadores e contentores que propiciam maior estabilidade e postura adequada do corpo atravs do suporte e posicionamento de tronco/cabea/membros.

8 -Auxlios de mobilidade Cadeiras de rodas manuais e motorizadas, bases mveis, andadores, scooters de 3 rodas e qualquer outro veculo utilizado na melhoria da mobilidade pessoal.

9Auxlios para cegos ou com viso subnormal

Auxlios para grupos especficos que inclui lupas e lentes, Braille para equipamentos com sntese de voz, grandes telas de impresso, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicaes etc.

10 - Auxlios para surdos ou com dficit auditivo

Auxlios que inclui vrios equipamentos (infravermelho, FM), aparelhos para surdez, telefones com teclado teletipo (TTY), sistemas com alerta tctil-visual, entre outros.

11 - Adaptaes em veculos

Acessrios e adaptaes que possibilitam a conduo do veculo, elevadores para cadeiras de rodas, camionetas modificadas e outros veculos automotores usados no transporte pessoal.

You might also like