You are on page 1of 24

Captura de vdeo para o computador

Para capturar um vdeo para o computador, necessrio ter uma placa de Captura, para fazer esse Tutorial foi usada a placa de captura PixelView Play TV pro . Ao final deste tutorial, voc poder ver seu vdeo no computador com som digital igual ao de CD e ver o vdeo em tela cheia no computador, sem perda de qualidade da imagem e sem aquelas pausas de vdeo.

Caractersticas do computador utilizado:


Pentium III 800MHz 128MB de memria RAM Placa de vdeo com 32MB de RAM Placa de Som SiS 7018 On Board Placa de captura PixelView Play TV pro HD 40GB

Softwares necessrios
1) Software da placa de captura, para capturar os vdeos; (Ex.: VirtualDub) 2) Codec para capturar os vdeos; (Ex.: DivX-;) 4.02 ) 3) Software para edio de vdeos; (Ex.: Adobe Premiere 6.0) 4) Compressor de vdeo; (Ex.: Panasonic MPEG Encoder 2.3 e plug-in ) 5) Instale em seu computador o DirectX 8.0

Ordem de instalao dos softwares


1) Instale o DirectX 8.0 (ou verso superior); 2) Instale o codec DivX 4.02 (Obs.: Utilizo a verso 4.02 pois j fiz testes com a verso 5.0 e no consegui obter a mesma qualidade, a imagem no fica to ntida como na verso 4.02.); 3) Instale o Software VirtualDub (verso 1.4.9) 4) Instale o Software Adobe Premiere 6.0 (Este software para edio de vdeos, se voc no sabe mexer, no preciso instalar)

5) Instale o Software Panasonic MPEG Encoder 2.5; 6) Instale o Plug-In do Software Panasonic MPEG Encoder 2.0 (para o Adobe Premiere 6.0);

Equipamentos necessrios para captura de video


1) Para capturar o udio, utilize este cabo.

2) Conectando as pontas RCA do cabo no LINE-OUT - AUDIO L-R do vdeo-cassete.

3) Conectando a outra ponta do cabo no Line-In da placa de som do computador.

Configurando o computador para capturar o udio


1 - Clique duas vezes no cone do auto-falante amarelo; (localizado no canto inferior direito do monitor)

2 - Clique em Opes.

3 - Clique agora em Propriedades.

4 - Clique agora em Reproduo.

5 - Habilite a opo LINE IN.

6 - Agora novamente clique em Opes -> Propriedades

7 - Clique agora em Gravao.

8 - Habilite a opo LINE IN.

9 - Faa como na figura abaixo: (depois feche a janela no X)

4) Para capturar o vdeo necessrio apenas um cabo RCA (Conecte uma das pontas do cabo RCA na entrada do vdeo-cassete LINE-OUT - VIDEO).

5) Conectando a outra ponta do cabo RCA na placa de captura do computador.

Configurando o computador para capturar o vdeo


Para capturar os vdeos, usaremos o Software VirtualDub , (pode ser usado o que vem junto com a sua placa de captura, se quiser). 1) Abra o Software VirtualDub.

2) Aps aberto, clique em: File -> Capture AVI...

3) Depois que voc escolheu a opo Capture AVI..., aparecer uma outra janela do VirtualDub.

4) Agora Clique em: File -> Set capture file... (para escolher em que diretrio voc ir gravar o vdeo a ser capturado)

5) Escolha agora em que diretrio voc ir gravar o arquivo a ser capturado.

6) No menu udio, clique em: Compression... (para escolher o compressor de udio)

7) Aparecer uma nova janela Set udio Compression, coloque como: Nome: Qualidade de CD; Formato: PCM; Atributos: 44.100 Hz; 16 Bit; Estreo 172 Kb/s.

8) Agora clique no menu Vdeo -> Format... (Para escolher o formato do vdeo, ou seja a resoluo do vdeo).

9) Aparecer uma janela Vdeo Format , Coloque em: Image Dimension: 320x240 e Image Format: 24 bit RGB.

10) No Menu Vdeo, escolha agora a opo Source... (para escolher o tipo de entrada de sinal de vdeo, e a colorao do vdeo).

11) Aparecer uma nova janela, Vdeo Source, escolha as seguintes opes: Vdeo Connector: Composite (entrada de vdeo da placa de captura); Vdeo Standard: NTSC-M ou PAL-M (dependendo do modelo de sua filmadora ou vdeo-cassete)

12) Novamente no menu Vdeo, v agora na opo Compression (compatibility)... (para ver os compressores de vdeo compatveis)

13) Aparecer uma nova janela Compactao de vdeo, escolha a seguinte opo: Compactador: DivX 4.02 Codec -> depois de escolhido o compactador CLIQUE EM Configurar...

14) Aparecer uma nova janela DivX Vdeo Codec Configuration (Siga as instrues da figura a seguir)

Clique em OK 15) Agora v no menu Capture, escolha a opo Settings... (para escolher a taxa de captura de FPS Frames Por Segundo)

16) Aparecer uma nova janela Capture Settings Faa como na figura abaixo

17) No menu Capture, escolha a opo Capture vdeo (compatibility mode) Agora aperte o boto play de seu vdeo-cassete, ou filmadora.

Agora o programa VirtualDub comear a capturar o vdeo, que esta sendo reproduzido em seu computador. Aps feita a captura pressione a tecla ESC, para parar de capturar o vdeo.

Observaes importantes durante o processo de captura:

Para parar o processo de captura pressione a tecla ESC do teclado

Comprimindo o vdeo
Agora vamos comprimir o arquivo para o formato MPG, pois se voc tentar visualizar o arquivo capturado no formato divx (.avi), ele ficar lento, dando aquelas pausas, isso porque est com uma qualidade grande, e necessrio um processador de vdeo bom, e para que o vdeo rode sem pausas e com sincronismo o vdeo nos computadores bsicos, iremos comprimir no formato MPG, pois ele gera imagens em jpg, que so menores que a do arquivo avi, que utiliza imagens bmp. A proporo do vdeo, no formato MPG, na opo Vdeo Bitrate do Panasonic MPEG Encoder opcional, eu coloco 3000 kbit/s. Isso, ocupa um espao no vdeo de (25MB por minuto), ou seja 1 minuto de vdeo equivale 25MB de espao no disco rgido. Se voc quiser deixar menor, s mudar o Vdeo Bitrate para 2500 kbit/s, 2000 kbit/s, 1500 kbit/s, etc. (quanto menor o vdeo bitrate, pior ser a qualidade do vdeo). Eu comprimo no formato MPG, assim depois consigo rodar o vdeo em qualquer computador, at em um Pentium 100MHz, com tela cheia (fullscreen). Esta a vantagem do formato MPG, j no formato DIVx (.avi), voc ter de ter em seu micro uma placa aceleradora 3D, e por ai vai. Comprimindo o arquivo no formato Divx (.avi) -> para o formato MPEG1 (.mpg)

1 Maneira Sem edio no vdeo.


Clique em Select, para selecionar o arquivo divx (.avi)

Aps selecionado o arquivo (.avi), Como exemplo eu coloquei o arquivo de meu computador Capture.avi. Depois faa como a figura abaixo, nas opes Video e Audio.

Agora clique em Start Encoding... Pronto, o seu arquivo de vdeo j esta sendo comprimido. Depois s ver no Windows Media Player, ou em outro visualizador de vdeo. ( Se quiser pode grav-lo em um CD). Comprimindo o arquivo no formato Divx (.avi) -> para o formato MPEG1 (.mpg)

2 Maneira editando o vdeo e comprimindo em MPEG no Adobe Premiere 6.0


Software para edio de vdeos; (Ex.: Adobe Premiere 6.0) 1) No Software Adobe Premiere 6.0 coloque sua configuraes de Load Project Settings em:

2) No Software Adobe Premiere 6.0, aps ter editado seu vdeo, veja como gravar como uma arquivo de vdeo MPG1. No menu File -> Export Timeline -> Movie... Clique em Settings...

3) Em General veja em File Type, escolha a opo Panasonic MPEG1, e depois clique em Advanced Settings.

4) Em Advanced Settings, aparecer uma nova janela: Panasonic MPEG1 Encoder Plug-In (siga as instrues da figura abaixo)

Clique em OK 5) Em Vdeo veja a figura abaixo:

6) Em udio veja a figura abaixo:

Clique em OK 7) Em Export Movie escolha o diretrio a ser gravado o arquivo e depois e Nome do Arquivo, digite o nome (.mpg)

Clique em Salvar Pronto, o seu arquivo de vdeo j esta sendo comprimido. Depois s ver no Windows Media Player, ou em outro visualizador de vdeo. ( Se quiser pode grav-lo em um CD).

You might also like