You are on page 1of 6

Perguntas sobre Redes de Computadores 1.

Os ______________ so utilizados para dividir o trfego entre os segmentos de uma mesma rede ou para interligar redes com diferentes protocolos na camada fsica. Escolha a opo que preenche corretamente a lacuna acima. a) Servidores IDS b) Servidores DNS c) Hubs d) Roteadores e)Conectores RJ45 2.Analise as seguintes afirmaes relacionadas a Conceitos Bsicos de Informtica. I. O DNS um servio de nome hierrquico dinmico para hosts TCP /IP que so iguais aos domnios de rede do Windows 2000. II. Uma interface SCSI pode ser utilizada para conectar microcomputadores a dispositivos perifricos, como discos rgidos e impressoras. III. Um cliente DHCP solicita e, quan do possvel, obtm concesses de um endereo IP de um servidor DHCP como parte do seu processo de inicializao da rede. IV. O sistema de arquivo NTFS, derivado do FAT, que alguns sistemas operacionais mantm como uma tabela ou lista para acompanhar o status de vrios segmentos de espao em disco, d suporte a tamanhos de cluster menores que o FAT,resultando na alocao de espao mais eficaz nas unidades. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 3.Analise as seguintes afirmaes relacionadas a conceitos bsicos de redes de computadores. I. No roteamento dinmico utilizado pelos Hubs e Switches, as tabelas de roteamento refletem dinamicamente as modificaes na topologia da rede. As tabelas so atualizadas a partir de informaes trocadas entre estes dispositivos. II. O endereo usado para identificar uma sub -rede, denominado mscara de subrede, deve ser composto por b ytes completos. Desta forma, em uma LAN, as trs mscaras de sub-rede possveis so: 255.255.255.0, 255.255.0.0 e 255.0.0.0. III. Alguns endereos IP so reservados, no podendo ser utilizados para identificar as placas de inter face de rede em um computador. Um desses endereos, o 127.0.0.0 identifica a prpria mquina. IV. Um ARP traduz um endereo IP para o endereo MAC correspondente. Quando o endereo MAC associado ao um endereo IP no conhecido, o ARP envia uma mensagem de consulta para o endereo de broadcast. Cada mquina na recebe a mensagem e verifica se o endereo IP consultado pertence a uma de suas placas e, em caso afirmativo, responde informando o endereo M AC

equivalente. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 4. Os switches so dispositivos: a) capazes de estabelecer a comunicao de computadores distantes entre si e at mesmo com protocolos de comunicao diferentes. b) utilizados por uma tecnologia de rede desenvolvida pela IBM chamada Token Ring, cujo princpio de operao a comunicao em forma de circuito fechado. c) que tm a funo de transferir os pacotes de um segmento para todos os demais, no fazendo qualquer tipo de seleo ou endereamento. d) semelhantes a hubs, mas no repetem o mesmo pacote para todas as portas. Cada pacote dirigido para o dispositivo de destino, evitando colises e excesso de trfego. e) da estrutura de nvel mais alto em uma rede composta por vrias sub-redes. O switch composto por linhas de conexo de alta velocidade, que se conectam s linhas de menor velocidade. 5. Analise as seguintes afirmaes relativas a redes de computadores. I. Os cabos de rede so classificados de acordo com a sua qualidade e capacidade de transmisso de dados. De acordo com esta classificao, os cabos Cat 5(Categoria 5) podem ser usados tanto em redes Ethernet de 10 Megabits quanto de 100 Megabits, sendo os mais comuns hoje em dia. II. Utilizando um servidor DHCP em uma rede que use o protocolo TCP/IP, possvel fazer com que os hosts da rede obtenham automaticamente seus endereos IP, assim como sua configurao de mscara de sub-rede e Default gateway, ao invs de configurar manualmente os endereos IP usados por cada mquina. III. Os servidores WWW convertem URLs nos respectivos endereos IP. Ao digitar o endereo de um site no navegador, o computador enviar a requisio ao servidor WWW do provedor, que retornar o endereo IP do servidor do site desejado. Este servio apenas um facilitador, mas essencial para a existncia da Web, como os atuais facilitadores para a navegao. Sem os servidores WWW seria necessrio decorar ou obter uma lista com os endereos IP de todos os sites que se desejasse visitar. IV. Em uma rede, Mapear um processo de configurao do protocolo TCP/IP, independentemente do sistema operacional usado, formado por valores entre 0 e 255. Em alguns casos, como em 255.255.0.0 ou 255.0.0.0, onde um valor 255 indica a parte endereo IP referente rede, e um valor 0 indica a parte endereo IP referente ao host, o mapeamento formado apenas pelos valores 0 e 255. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras.

a) II e III b) I e II c) III e IV d) I e III e) II e IV 6. Com relao a instalao e caractersticas de redes de computadores correto afirmar que: a) existem vrios modos de passar o cabo atravs do espao do escritrio. recomendado que se utilize o mesmo duto utilizado pelos cabos de energia eltrica devido proteo j existente neste tipo de duto. b) se devem manter as configuraes dos fios nas duas pontas dos cabos seguindo-se os tipos T568A e T568B. Todos os cabos que forem utilizados para conectar um computador a um HUB devem utilizar o tipo T568A em uma extremidade e o tipo T568B na outra. Caso contrrio, o ndice de coliso na rede ser elevado. c) acesso remoto a tecnologia que conecta um com putador a um Hub utilizando conexo de rede sem fio do tipo infravermelho. d) uma Ethernet uma Intranet quando esta tem acesso contnuo Internet ou a outra Intranet. e) em vez dos dados serem transmitidos por impulsos eltricos correndo por fios de cobre, as conexes sem fio usam impulsos produzidos por micro-ondas, luzes de laser, sinais de rdio ou luz infravermelha. 7. Em relao s caractersticas de uma rede de computadores, aos equipamentos relacionados a ela e protocolos utilizados correto afirmar que a) um roteador simplesmente uma caixa de conexo para os cabos que transmitem dados atravs da rede. Os roteadores representam uma alternativa fcil para conectar cabos, eliminando falhas que vierem a surgir. b) em uma LAN Ethernet cada quadro transmitido vai para todas as estaes, mas s aquela que tem um endereo igual ao do destinatrio aceita a mensagem. Desta forma, apenas uma estao por vez pode enviar mensagens, logo, quanto mais estaes na rede, pior sua performance. c) uma VPN como uma Internet privada, qual somente os funcionrios da empresa tm acesso. Atravs de uma VPN os func ionrios da empresa podem comunicar-se via e-mail, compartilhar arquivos, formulrios online, aplicativos, bancos de dados, cronogramas e outros recursos. d) o Internet Protocol (IP) um dos principais protocolos em uma rede TCP/IP e responsvel pelo transporte de datagramas entre a mquina de origem e a mquina de destino. Cada datagrama dependente dos outros datagramas trafegando na rede e devem ser estabelecidas conexes lgicas na comunicao. e) O User Datagram Protocol (UDP) um protocolo de transporte que presta um servio de comunicao orientado a conexo e com garantia de entrega.

8. A tecnologia que utiliza uma rede pblica, como a Internet, em substituio s linhas privadas para implementar redes corporativas denominada a) VPN. b) LAN. c) 10BaseT. d) 10Base2. e) 100BaseT

Perguntas sobre Windows XP 1. Analise as afirmaes sobre o sistema operacional Windows XP: I. a finalidade do Windows Explorer permitir a navegao na Internet; II. Boto iniciar, cones e Barra de Tarefas so elementos presentes na rea de Trabalho; III. Papel de Parede o nome atribudo a um conjunto de configuraes pr -definidas destinadas a personalizar a rea de Trabalho; IV. um Atalho a um programa permite que este seja acessado com maior rapidez. Sobre as afirmaes, pode-se dizer que est correto o contido em: (A) I e II, apenas. (B) I e III, apenas. (C) II e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. 2. Sobre o Microsoft Windows XP, na sua configurao padro, assinale a alternativa que correlaciona corretamente asfuncionalidades com as suas respectivas aes. I. Gerenciador de tarefas ( ) Fornece opes para personalizar a aparncia e funcionalidade do computador. II. Painel de controle ( ) Permite que o usurio no exiba o relgio do Windows na barra de Tarefas. III. Lixeira ( ) Exibe os documentos mais recentes abertos pelo usurio. IV. Barra de tarefas e menu Iniciar ( ) Armazena os arquivos exclu - dos de uma pasta, permitindo a sua recuperao. V. Documentos(opo selecionada no menu Iniciar) ( ) Exibem medidas de desempenho dos processos que esto sendo executados no computador, por exemplo, o percentual de uso de CPU. (A) II, IV, V, III, I. (B) II, I, V, III, IV. (C) IV, II, V, III, I. (D) IV, V, II, III, I. (E) V, II, I, III, IV.

3 Analise as afirma es a se ir s re o Microsoft Windows XP, na s a configura o padro. I. poss vel e istirem dois ou mais arquivos com o mesmo nome e e tenso emuma mesma pasta. II. poss vel visualizar o conte do de uma pasta, usando os modos de e ibio: miniaturas, lado a lado, cones, lista e detalhes. -os III. Pode-se agrupar e e ibir os arquivos das pastas, ordenando por ordem alfabtica, por tipo, por tamanho ou pela data de modificao. IV. O objetivo das pastas proteger os arquivos de invas es e ternas ao computador pela Internet. Est correto o contido apenas em (A) II e III. (B) III e IV. (C) I, II e III. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV 4. No Windows XP Professional, a partir da sua configurao padro, a opo do painel de controle que aciona ajanela ilustrada na figura :

(A) Op es de pasta. (B) Ferramentas administrativas. (C) Op es regionais e de idioma. (D) Sistema. (E) Op es de acessibilidade. 5. No Windows XP Professional, a partir da sua configurao padro, a sequn a cia partir do boto Iniciar para teracesso s op es conforme ilustrado na figura :

(A) Todos os programas, Acessrios e Comunicaes. (B) Todos os programas, Acessrios e Acessibilidade. (C) Todos os programas, Acessrios e Ferramentas do Sistema. (D) Executar, cmd e Sistema. (E) Executar, Configuraes Regionais e Sistema.

6. O cone Sistema do Painel de controle do Windows XP, na sua configurao padro, possibilita: (A) personalizar a exibio de arquivos e pastas, alterar associaes d e arquivos. (B) ver a identificao do computador na rede e definir os respectivos perfis de hardware. (C) personalizar as configuraes para a exibio de idiomas, nmeros, horas e datas. (D) alterar configuraes de contas de usurios e senhas das pessoas que compartilharem o computador. (E) instalar ou remover programas e componentes do Windows.

You might also like