You are on page 1of 3

PROGESTO MDULO II Programa de Capacitao a Distncia para Gestores Escolares 24 CRE e SME/R.

Sca

A escola mais autnoma e democrtica na medida em que ela mais participativa do que representativa.

Prof. Joo Carlos Dias Trindade - Gestor de Escola Pblica

A Comunidade Escolar composta por vrios segmentos: Os Pais, os Alunos, os Funcionrios, os Professores e as equipes diretivas (Direo, CPM, Conselho Escolar, Agremiao Estudantil...). Para que uma comunidade escolar possa atingir os seus objetivos preciso contar com o apoio de todos os segmentos. No tem como atribuir mais importncia a um segmento do que ao outro. A equipe gestora que no contar com o apoio de um dos segmentos no vai produzir os resultados almejados. O apoio torna-se possvel quando a participao de cada pessoa valorizada dentro do segmento a qual pertence e assim a sua visibilidade para o fim principal que a instituio Escola. Possibilitar oportunidades para que todos possam ajudar faz a diferena. preciso, tambm, saber receber a crtica no como uma viso simples de oposio, mas como uma contribuio para que se estabelea o necessrio debate. do contraditrio que vamos cultivar conscincias e vamos caminhar, cada um no seu tempo, mas, certamente na mesma direo, ou seja, com os mesmos propsitos. Respeitar a opinio de todos para o processo de gesto autnoma e democrtica abrir caminhos para a histria que ser escrita por cada um. As dificuldades vo existir sempre: os desafios de conviver em harmonia, os alunos que no conseguem obter a aprendizagem desejada, os pais que tm dificuldades de ajudar os filhos, os profissionais da escola que se esforam para ver

os alunos avanarem etc. Em tudo isso, coloca-se o desafio da escola que formar um cidado livre e responsvel. A proposta poltica-pedaggica deve ser um compromisso coletivo. Temos que questionar a sociedade antes que ela nos questione. O que fazer para termos uma vida mais saudvel? Mais humanizada? Mais solidria? So exemplos de questionamentos. Por aqui pode discorrer os contedos escolares... Ao propor a participao, percebemos que somos mais valorizados. No pelo que fizemos, mas pela oportunidade que oferecemos. Poderamos citar inmeros exemplos de situaes em que muito mais importante a sua problematizao do que a prpria soluo. Exemplifico a solicitao feita por uma professora para que fosse reformada a pracinha da escola: Primeiramente os alunos foram at uma reunio do CPM (Crculo de Pais e Mestres) e fizeram a reivindicao. A partir da os alunos realizaram uma cartinha e desenhos que foram repassados para a Secretria Municipal de Educao em reunio conjunta com o Conselho Escolar, Professores, Funcionrios, etc. Neste caso valorizamos a participao dos interessados na busca de solues. A oportunidade foi muito rica para o exerccio da cidadania. Foi possvel verificar a transparncia dos recursos financeiros da escola... Estabelecer planejamentos e parcerias. Estabelecer prioridades para um determinado perodo... Os segmentos da escola, em especial os alunos passaram a ser os co-autores das reivindicaes. O trabalho na sala de aula da professora com certeza passou a ter mais significado pedaggico e de compromisso com a escola e com a comunidade. Foi emocionante ver as crianas entregar ao poder pblico as suas reivindicaes. Os pais que o digam, pois o ato foi realizado de forma pblica e os alunos que no tem cargos na escola exerceram o papel de representantes da comunidade escolar. Para finalizar escrevo na pgina seguinte uma escola que pode ser utpica mas que ao menos queremos ter o direito de sonhar, conforme relatei durante o nosso ltimo encontro realizado em 13/12/07 na CRE em Cachoeira do Sul.

Escola Desejada... Sem livro ponto e chamadas: todos freqentam de forma livre e responsvel; Sem sineta: o professor encerra a aula, os alunos sabem se deslocar educadamente por todos os espaos; Sem muralhas e grades: todos so convidados a participar; De aprendizagens: professores, funcionrios e alunos rotulam as ensinagens desnecessrias. De pesquisa e solues: os contedos tm sentido e ajudam a resolver problemas da comunidade. Autnoma: as pessoas tm iniciativas e se emancipam de forma cooperativa. Comprometida: todos agem com lealdade e tica. Solidria: ningum se sente sozinho e desprotegido. Acolhedora: h determinao de incluir os excludos. Instigante: os problemas da comunidade so debatidos cotidianamente. Plural: rechaa as discriminaes e promove a tolerncia e o perdo. Dialgica: educa-se para a cidadania, mas principalmente na cidadania. Dinmica: alm de ler, escrever e contar exercitada a afetividade. Sensitiva: as emoes acontecem e fazem as pessoas pensar, sentir e amar. Uma Escola Democrtica: condena-se o autoritarismo, todos tm vez, voz e voto. Uma Escola Humana: as pessoas se respeitam, cuidam do meio ambiente e sonham muito. Enfim! Uma Escola de Sonhos: as pessoas acreditam no que parece impossvel... vivem em harmonia, so felizes e ao andar vo fazendo o caminho que possvel!

Prof. Joo Carlos Dias Trindade Gestor de Escola Pblica E.M.E.F. Sete de Setembro Vila Rosa Restinga Sca/RS.

You might also like