You are on page 1of 12

REFLEXES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA GEOGRAFIA, NO MBITO ESCOLAR1

DINIZ, Carlos Alberto Malveira2 Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, Brasil carlosalbertodiniz@ymail.com FONSECA, Patrcia Santos Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, Brasil patyfonseca10@hotmail.com GONALVES, Ellen Fabiana Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, Brasil fabianageografia@gmail.com SILVA, Patrcia Cerqueira Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES, Brasil patriciacerqueiramoc@hotmail.com Resumo A Geografia como cincia consolidou-se durante o sculo XIX, no Brasil somente a partir da dcada de 1970, perodo em que iniciou-se um movimento de renovao da Geografia dividindo-a em dois segmentos: Geografia Pragmtica e Geografia Crtica. Dentro da perspectiva da Geografia Crtica est sendo desenvolvido um trabalho interdisciplinar procurando retratar diversas categorias espaciais. Neste sentido, os contedos abordados em sala de aula buscam interligar teoria realidade vivenciada pelos estudantes. Este artigo tem como principal objetivo analisar o processo de ensino aprendizagem da Geografia, buscando enfatizar procedimentos, prticas e dinmicas utilizados pelos docentes no mbito escolar, com o intuito de incentivar a capacidade do aluno de expor suas idias e pensamentos na aquisio e construo do conhecimento. Logo, a educao vista como o principal meio para a receptividade desse aprendizado, sendo considerada a responsvel pela direo e transformao da sociedade. Para tanto, foi realizada a reviso bibliogrfica de autores que discutem essa temtica. De fato, o estudo em pauta possibilita melhores reflexes do processo de ensino aprendizagem, o que corrobora na busca de novos caminhos e instrumentalizao para modificar a realidade vivenciada. Palavras-Chaves: Geografia, Ensino Aprendizagem, Geografia Escolar, Metodologias, Educao.

INTRODUO
1

Eixo temtico: Enseanza y aprendizaje de la Geografia. Artigo produzido por acadmicos bolsistas do Programa Institucional da Bolsa de Iniciao Docncia PIBID. 2 Acadmicos do Curso de Geografia da UNIMONTES Bolsistas da CAPES, Brasil.

A contextualizao histrica e social da sociedade contempornea, com advento da globalizao dos avanos cientficos, tecnolgicos e as profundas transformaes dos meios de informao e de comunicao tm afetado diretamente o nosso cotidiano, exigindo um sistema educacional reconstrudo e reformulado, onde a educao fomente e tenha como prioridade a formao de cidados que possam agir na sociedade de forma crtica e transformadora da realidade, seja de seu bairro, cidade ou at de sua nao. A Geografia uma das cincias mais afetadas por essa modernizao da sociedade e intenso fluxo de informaes que ocorrem nos meios de comunicao, principalmente pela internet. Muitas pessoas acabam no dando relevncia a esta disciplina por simplesmente acharem que os temas ensinados em sala de aula podem ser observados, discutidos e vistos pela TV, rdio, revistas e outros meios, o que no absolutamente verdade. Sendo assim, os professores dessa disciplina precisam criar mtodos e tcnicas para que o processo ensino aprendizagem possa acontecer dentro da sala de aula, despertando nos alunos o interesse e a viso crtica dos temas abordados na Geografia escolar, de modo que o conhecimento seja absorvido, deixando de lado toda aquela mania de decorar. Para isto, a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior-CAPES, rgo do governo Federal, preocupada em melhorar a qualidade do ensino, dos Cursos de Licenciatura, desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID. UM POUCO DE HISTRIA E ORIGEM DO PENSAMENTO GEOGRFICO Sobre o conhecimento geogrfico, podemos constatar que suas origens so mais remotas que o prprio surgimento da escrita, pessoas que ainda no tinham noes de caligrafia utilizavam antigos mtodos cartogrficos para se localizar e comunicar. Verificando este fato, Oliveira (1999, p.92) nos esclarece que em atendimento aos mapeamentos e tradies, os mapas surgiram antes da escrita, traduzindo os registros de lugares e de outros grupos humanos ou de animais. Porm, esse conhecimento ainda no era considerado cincia, mas um puro saber racionalista. Somente em meados do

sc. XVIII, com o desenvolver do pensamento cientfico moderno, que a Geografia testemunha uma forte discusso quanto a sua origem e objeto de estudo. Quanto a esse perodo, Gomes afirma:
O sc. XVIII conhecido pela riqueza de suas discusses, algumas das quais concernem diretamente geografia, seja pelo novo olhar que foi lanado sobre a natureza, o homem e suas relaes recprocas, seja pelo estabelecimento das novas regras e princpios que fundam o pensamento cientfico moderno. Vrias transformaes foram produzidas durante este perodo, situado a meio caminho entre a Renascena e suas tradies e a idade moderna, a mesma que viu a constituio de uma geografia cientfica. (GOMES, p. 132/133)

Em linhas gerais, a Geografia Moderna primava pelo conhecimento concretizado da superfcie terrestre em termos de forma, dimenso e limites. A busca por novas terras, grandes descobertas, o perodo de estabelecimento de uma economia planetria, a partir da expanso do modo de produo capitalista, a busca pelo conhecimento de novos territrios dava condio ao surgimento da cincia. Desta forma, seu pressuposto principal era o conhecimento efetivo do planeta, no perodo compreendido entre o sculo XV a XVIII, momento no qual o conhecimento de informaes, demarcao de limites e aprimoramento cartogrfico eram tarefas principais do Gegrafo. Na histria do pensamento geogrfico, Alexandre Von Humboldt e Carl Ritter so apontados como os principais pensadores que iniciam a Geografia moderna, a partir de suas publicaes. Foram tais pensadores que deram incio sistematizao dessa disciplina, buscando definir seu objeto de estudo que vem, por diversos momentos, da histria, definido e conceituado. Moraes (2002, p.77) nos remete que
quase unnime, entre os historiadores do pensamento Geogrfico, a aceitao do papel pioneiro de Alexandre Von Humboldt, ao lado de Carl Ritter, no processo de sistematizao dessa disciplina.

A partir do sculo XIX, essa disciplina firma-se como cincia, advinda dos trabalhos de Humboldt e Ritter. Porm, o conhecimento Geogrfico, o ensino e aplicao da Geografia advm da pr histria e se expandiu na medida em que a sociedade se desenvolvia. J no Brasil, o ensino e aplicao da Geografia so mais recentes, tendo seu inicio no sculo XX, mais precisamente aps a Revoluo de Trinta. Andrade (1987, p.81) nos lembra que, na chamada Repblica Velha, foram

publicados livros de interesse geogrfico, influenciados, sobretudo pelos gegrafos alemes e franceses. neste perodo, da Revoluo de Trinta, que a Geografia brasileira, com forte influncia do pensamento da escola clssica francesa, comea a melhor se organizar, tomando fora e campo entre as cincias brasileiras. dessa poca, tambm, o surgimento de dois rgos que vo impulsionar o desenvolvimento da Geografia, no Brasil: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE e a Associao dos Gegrafos Brasileiros AGB. Sobre estes rgos Andrade afirma:
O IBGE seria a instituio que primeiro admitiria a existncia de profissionais de geografia, no dedicados ao ensino, mas pesquisa, embora tenha fornecido professores a numerosas universidades. Tambm de 1934 foi a fundao da Associao dos Gegrafos Brasileiros (AGB), organizada inicialmente pelo professor Pierre Deffontaines e que durante alguns decnios prestou notveis servios ao desenvolvimento da Geografia no Brasil. (ANDRADE 1987,p. 83)

possvel notar a tamanha importncia que teve estes rgos na formao e consolidao da Geografia brasileira, seja na formao profissional daqueles que j atuavam na rea, daqueles que ingressavam neste ramo, ou mesmo como fortalecimento da prpria cincia geogrfica. Em 1956 realizado, no Brasil, o XVIII Congresso Internacional de Geografia e este evento gera um enorme estmulo entre os gegrafos do pas, marcando uma nova fase na Geografia brasileira. Andrade (1987, p 87) afirma que o XVIII Congresso levou os gegrafos brasileiros a fazerem uma reflexo maior sobre os mtodos, tcnicas e objetivos da cincia geogrfica e sobre a natureza da Geografia e dos objetivos a serem atingidos com a sua utilizao. Assim, foi dado um rumo ao pensamento geogrfico brasileiro, promovendo discusses sobre os mtodos, tcnicas e objeto de estudo desta cincia, levando vrios pesquisadores da rea a discutirem o tema e, ao mesmo tempo, enriquecerem o conhecimento cientfico da nossa Geografia. Enfim, estes so apenas alguns dos vrios acontecimentos histricos que fortaleceram a Geografia brasileira e que foram essenciais para que esta cincia se firmasse e pudesse ter grande xito e desenvolvimento em nosso pas.

GEOGRAFIA E SEU OBJETO DE ESTUDO

Para uma melhor compreenso do objeto de estudo da Geografia contempornea, esta cincia conta com mtodo da interdisciplinaridade, tornando-se uma disciplina de anlise, onde o espao geogrfico o campo de investigao, pois nele que acontece a relao sociedade e natureza responsveis pelo processo de dinamizao, produo e reproduo do espao fazendo assim, da Geografia, uma cincia responsvel por estudar os fenmenos fsicos, biolgicos e sociais. Quando trabalhamos o espao, percebemos que ele se torna amplo, dinamizado, constitudo de elementos tericos e prticos e, na medida em que aprofundamos em seu estudo, notamos que possvel fragment-lo em partes, ou melhor, em categorias geogrficas como lugar, regio, paisagem, territrio, redes, tcnicas e escalas; permitindo-nos, assim, criar conceitos especficos referentes a cada categoria, o que nos pode levar a interdisciplinaridade com outras cincias, promovendo o desenvolvimento das diversas reas do conhecimento geogrfico. Segundo Oliveira, a Geografia
uma disciplina cientifica que trabalha com o espao, em termos relativos e relacionais, de um ponto de vista horizontal, ambiental e social. Geografia aquilo que os gegrafos a fazem, e tornam necessrias e relevantes. Geografia aquilo que os gegrafos querem ou desejam. (OLIVEIRA 1999, p.95)

Portanto a Geografia mais que uma disciplina em sala de aula, uma cincia que vai nos ajudar a melhor entender a natureza e seus fenmenos, a organizao e os modos de vida do homem em um determinado espao; sendo este o objeto de estudo da Geografia notemos que sem ele nada pode ser representado, afinal o espao, pelo menos para ns gegrafos, o palco onde se realiza todo o teatro da vida em nosso planeta. UMA BREVE REFLEXO DO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL (NOVAS METODOLOGIAS E DIFICULDADES DO PROFESSOR) O sistema de ensino da Geografia no Brasil vem sofrendo grandes transformaes, sendo notria a procura de dias melhores para o sistema educacional, com a tendncia de aperfeioar o processo de ensino

aprendizagem, procedimento este, que constitui papel importante para manuteno e transformao do sistema organizacional da sociedade. Dentro desse processo de reformulao e reconstruo do sistema educacional, o ensino da Geografia, diferentemente de outras disciplinas, coloca em conflito seus educadores, em decorrncia do seu movimento renovador, dando-lhes duas possibilidades: permanecer num ensino tradicional descritivo, sem nenhum envolvimento com as prticas sociais, ou arriscar a percorrer outros caminhos de criticidade e dinamismo. O ensino tradicional descritivo pode ser compreendido conforme o pensamento de Vesentini (2004, p. 222), onde a geografia escolar aquela alicerada no paradigma a Terra e o homem, com uma sequncia predefinida de temas: estrutura geolgica e relevo, clima, vegetao, hidrografia, populao, economia; um mtodo que algumas dcadas atrs era funcional e eficaz, pois o que era ensinado dentro da sala de aula era perceptvel ao aluno quando o mesmo no se encontrava dentro da escola e as informaes no fluiam com igual rapidez, como vem acontecendo, recentemente, com o bombardeio de informaes pelos meios de comunicao. Longe de ns fazermos crticas ao mtodo tradicional, que ainda utilizado por muitos professores. Queremos apenas destacar que numa sociedade conectada em redes como a nossa, atualmente, os educadores da Geografia escolar precisam ir muito alm do que simples aulas expositivas, quando conhecimento apenas repassado. E por isso ressaltamos a importncia de novas metodologias e contedos no ensino da Geografia, de modo que o conhecimento se torne agradvel e interessante aos alunos. De acordo com Vesentini a geografia escolar deve
Levar o educando a compreender o mundo em que vive, o espao geogrfico desde a escala local at a global. E a compreenso desse espao passa necessariamente pelo estudo da natureza-para-ohomem, das paisagens naturais como encadeamento de elementos (clima, relevo, solos, guas, vegetao e biodiversidade), que possuem as suas dinmicas prprias e independentes do social. E tambm passa, principalmente nos dias de hoje, pelo estudo da questo ambiental, que no pode prescindir da dinmica da natureza (e suas alteraes/reaes diante da ao humana), que fundamental para que possa perscrutar os rumos de cada sociedade nacional e da prpria humanidade neste novo sculo. (VESENTINI 2004, p.228/229)

Seguindo este pensamento de Vesentini, destacamos que o livro didtico no deve ser usado como nica ferramenta do professor, este deve estar sempre em busca de diferentes mtodos e metodologias que motivem, nos alunos, a busca pelo conhecimento. Uma metodologia interessante de ensino da Geografia instigar, no aluno, o interesse pela investigao e pesquisa da sua realidade local e das caractersticas da sociedade ou comunidade onde ele est inserido, ou seja, promover o estudo do meio, como afirma Malysz
O meio, como um laboratrio geogrfico, est disponvel para alunos e professores em todos os graus de ensino. Precisamos enxerg-lo e explor-lo como recurso para aprendizagem significativa dos conceitos de Geografia. O meio a sala de aula, o ptio da escola, o refeitrio, o corredor, a rua, o colgio, a casa do aluno, o bairro, a cidade, o municpio, o parque florestal, o fundo do vale etc. (MALYSZ 2007, p. 172)

Segundo o autor, o meio possibilita o intercmbio entre o ensino terico da Geografia e a prtica, uma vez que o educando, atravs da observao do seu meio de vivncia, ter maior facilidade em agregar o conhecimento e reproduzi-lo. E neste contexto, muito mais que ser professor, o profissional desta rea precisa amar o que faz, pois na tentativa de querer melhorar suas aulas esbarra-se na carncia de investimentos para aquisio de materiais didticos necessrios a essa disciplina, como mapas, globos, atlas, sala de informtica (quando tem a sala no possui computadores suficientes para uma turma). Alm da desvalorizao dessa rea de conhecimento, por algumas pessoas da sociedade moderna atual, uma situao possvel de se verificar, conforme a fala de Vesentini,
O ensino de geografia vem sendo questionado pela autoridade, pelos educadores e pelo pblico em geral, que algumas vezes pensam que esse saber obsoleto para dar conta dos desafios do mundo atual, e, outras vezes acreditam que o melhor seria uma profunda reformulao no seu contedo e nos seus objetivos. Uma coisa certa: o ensino tradicional da geografia - mnemnico e descritivo alicerado no esquema a Terra e o homem no tem lugar na escola do sculo XXI. (VESENTINI, 2004 p.220)

De fato, essa cincia, considerada interdisciplinar, vem sendo questionada e criticada, no pela falta de contedo-problema, mas sim, pelo processo de ensino aprendizagem que nem sempre objeto de didticas diferenciadas que estimulem o desenvolvimento e a prtica de ensino. Por isso,

importante - quando o professor se encontra nessa situao de falta de recursos e reconhecimento entrar em prtica a criatividade do docente que, para tornar suas aulas mais dinmicas, pode criar jogos geogrficos, debates, aulas de campo, enfim, inmeras atividades que produzam e reproduzam o conhecimento para e com o educando. Nesse sentido de querer melhorar a qualidade da educao e formao de professores, a Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior-CAPES, rgo do governo Federal, desenvolve o Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Docncia PIBID, tendo como objetivo principal, incentivar graduandos dos Cursos de Licenciatura Plena para o contato direto com a educao bsica, atravs da interao de acadmicos de instituies superiores com estudantes do ensino bsico, de modo que estes sejam incentivados ao exerccio docente. Nessa perspectiva, visamos melhorias na educao em todos os nveis de ensino no pas, de modo a despertar no educando, um maior interesse pelo saber, aprender e produo do conhecimento e, ao mesmo tempo, formando professores que tenham habilidades em desenvolver recursos e metodologias inovadoras em sala de aula. A IMPORTNCIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAO ESCOLAR Assim, como em toda rea da educao, o processo ensino aprendizagem tambm precisa estar presente nas aulas de Geografia escolar, uma disciplina que aborda um variado leque de assuntos, para que a transmisso do conhecimento ocorra de maneira atrativa e que seja pensado e discutido por alunos e professores. Quando se discute a arte de ensinar, impossvel no falar no ato de aprender, pois existe uma ligao muito forte entre ensino e aprendizagem, de modo que a transmisso do conhecimento no ocorre em seu mais perfeito estgio se estes dois processos no estiverem interligados, como afirma Freire:
Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possvel ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possvel depois, preciso trabalhar maneiras, caminhos, mtodos de ensinar.

Aprender precedeu ensinar ou, em outras palavras, ensinar se dilua na experincia realmente fundante de aprender. (FREIRE 1996, p. 23/24)

Vemos, ento, o quanto importante para a educao o processo de ensinar e aprender estarem trabalhando unidos. A seguir, destacamos a importncia de ambos, tentando mostrar a intimidade que existe entre ensino e aprendizagem. O ato de ensinar um compartilhar do conhecimento entre professor e alunos, que ser transmitido pelas prprias experincias adquiridas atravs de habilidades da sua vida, tendo como objetivo atingir, atravs de atividades variadas, resultados previamente determinados. Coll (1994, p.157) define ensino como sendo um conjunto de atividades sistemticas mediante as quais professor e aluno chegam a compartilhar parcelas progressivamente mais amplas de significados com relao aos contedos do currculo escolar. Dessa forma, os docentes devem utilizar vrios mtodos de ensino, sobretudo a procura de solues para as dificuldades apresentadas por cada aluno. Por sua vez, os discentes tm seu processo de aprendizado diferenciado, merecendo ateno e cuidado e, se necessrio, ensinar-lhes de tal forma que possam compreender melhor o contedo. Mediante as referidas argumentaes, conclui-se que o ensino inerente a toda sociedade, a transmisso do saber se reflete a cada instante no ser humano, direta ou indiretamente. A forma de ensinar tende a procurar maior exigncia dos educadores e evoluo no relacionamento entre esses e os alunos, no intuito de facilitar o entendimento dos mesmos. O processo de aprendizagem est inserido na forma de aquisio de novos conhecimentos, experincias e informaes e na busca por novos conceitos, visando sempre a melhoria do ensino. Atravs da aprendizagem possvel notar uma mudana no comportamento, atitudes, valores e habilidades do ser humano que, consequentemente, resulta em uma melhoria nas relaes interpessoais. Tendo como base o processo de aprendizagem de uma criana, percebe-se, inicialmente, que h uma vinculao na relao com seus genitores, responsveis diretos pelo seu desenvolvimento e aperfeioamento na formao de sua personalidade, que refletir ao longo de sua trajetria.

Posteriormente, a escola assume um papel importante na formao desse adolescente, no seu aprendizado, objetivando no s lhe passar o contedo curricular obrigatrio, mas transform-lo em cidado participativo na sociedade, atravs de suas potencialidades. Vigotski, citado por Gasparin (2007, p.87) afirma:
A aprendizagem um momento interiormente indispensvel e universal no processo de desenvolvimento de peculiaridades no naturais, mas histricas do homem na criana. Toda a aprendizagem uma fonte de desenvolvimento que suscita para a vida uma srie de processos que, sem ela, absolutamente no poderiam surgir.

Em suma, a aprendizagem tem o objetivo de alcanar aquilo que foi ensinado s pessoas, o que as torna capazes de criticar antigos e novos conhecimentos e, consequentemente, construir uma nova sntese que possa ser aplicada a vrias outras situaes, que, consequentemente, gera um cidado mais reflexivo e articulado de idias para viver em sociedade ou, at mesmo, para mudar a realidade local de sua comunidade. Como podemos verificar em nossa discusso, o processo ensino aprendizagem tem como objetivo estimular o pensamento, atribuindo ao aluno a capacidade de expandir suas idias e pensamentos. Os docentes tm a habilidade de mediador, uma vez que intervm para promover mudanas, tornando um colaborador do processo de ensino aprendizagem do aluno. Vale destacar que o ensinar e aprender so tarefas dirias de qualquer educando e educador. CONSIDERAES FINAIS A consolidao deste artigo foi de valor imprescindvel para compreendermos a necessidade de transformar o ensino da Geografia em sala de aula, pois o mesmo considerado como enfadonho devido a atitude dos professores que antes obrigavam os discentes a decorarem a matria, fazendo com estes no se sentissem vontade para aprofundar no estudo do contedo. Portanto, cabe a ns, acadmicos de Geografia e futuros professores, a misso de transformar as aulas de Geografia, envolvendo os alunos em contedos dinmicos e atraentes, fazendo com que os discentes se interessem pela disciplina.

Para

efetivao

do

mesmo,

faz-se

necessria

busca

de

especializaes, cursos adicionais e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciao Docncia PIBID vem em um momento importante para ns, acadmicos da licenciatura, e, principalmente, para o nosso curso de Geografia que uma cincia intensa que nos leva para vrias vertentes na busca de transformar o processo ensino aprendizagem. Com este programa, temos a oportunidade de levar aos alunos da educao bsica toda essa intensidade da cincia geogrfica. Na falta desses cursos ou programas, cabe ao professor que tem interesse em tornar as suas aulas mais agradveis, onde o conhecimento disseminado e no esttico, investir em sua criatividade, inventando ou reinventado novas metodologias para uma melhor didtica. Logo, a educao vista como o principal meio para a receptividade desse aprendizado, sendo considerada a responsvel pela direo e transformao da sociedade.

Referncias: ANDRADE, Manoel Correia de. Geografia, cincia da sociedade: uma introduo anlise do pensamento geogrfico. So Paulo: Atlas, 1987. COLL, Csar. Aprendizagem escolar e construo do conhecimento. Traduo de Emilia de Oliveira Dihel. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleo Leitura). GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. MALYSZ, Sandra T. Estudo do meio. In: PASSINI, Elza Yasuko (org.). Prtica de ensino de geografia e estgio supervisionado. So Paulo: Contexto, 2007.

MORAES, Antnio Carlos Robert. A Gnese da Geografia Moderna. So Paulo: HUCITEC/ Annblume, 2002. OLIVEIRA, Lvia de. Que Geografia. Uberlndia, MG: Revista Sociedade e Natureza: 89-95, jan/dez.1999. VESENTINI, Jos Willian. Realidades e perspectivas do ensino de Geografia no Brasil. In: VESENTINI, Jos Willian (org.). O ensino de Geografia no sculo XXI. Campinas, SP: Papirus, 2004. VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedaggica. So Paulo: Martins Fontes, 2001. Apud GASPARIN, Joo Luiz. Uma didtica para a pedagogia histricocrtica. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

You might also like