You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA EMC5404 - Transmisso do Calor II

Nota tcnica No 1

1/4

Prof. Jlio Csar Passos

Camada limite
Todo fluido real possui viscosidade. As observaes experimentais mostram que quando um fluido escoa, paralelamente a uma superfcie, as molculas do fluido em contato com a superfcie aderem a esta. como se a viscosidade tivesse o mesmo efeito de uma cola. A velocidade relativa fluidoplaca, na superfcie (y=0), zero, u=0. Na Fig. 1, apresenta-se um esquema representativo do perfil de velocidades para um escoamento paralelo a uma placa em repouso. As molculas do fluido aderidas superfcie, em y=0, exercem sobre as demais um efeito de frenagem que diminui, medida que y aumenta, at se atingir uma regio onde a velocidade do escoamento uniforme. A regio em que a velocidade varia com y, ou seja, onde ocorrem gradientes de velocidade, representa a chamada camada limite, regio I, na Fig. 1. Na regio externa camada limite, <y< , u no varia com y.

I)

Camada limite: Forte efeito viscoso

II) Fora da camada limite: Fraco efeito viscoso Figura 1: Esquema do perfil de velocidades sobre uma placa plana Para efeito de clculo, considera-se que a espessura da camada limite, em cada posio x, onde x representa a distncia do bordo de ataque da placa, tal que u=0,99 u, u representa a velocidade, longe da placa, que no afetada pela presena da placa. medida que x aumenta, tambm aumenta a espessura da camada limite. A uma determinada distncia x, pode ocorrer uma transio do regime laminar para o turbulento, com a modificao do perfil de velocidades. Na Fig. 2, so apresentados os esquemas dos perfis de velocidade uniforme, antes de atingir a placa, laminar e turbulento.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA EMC5404 - Transmisso do Calor II

Nota tcnica No 1

2/4

Prof. Jlio Csar Passos

Figura 2: Perfis de velocidade I) Camada limite:

u = u( y ) u (0 ) = 0 u ( ) = 0,99 u

II) Fora da camada limite:

u = u
(constante) Na regio da camada limite, atua uma tenso de cisalhamento, . Para um fluido newtoniano, diretamente proporcional ao gradiente de velocidades, du/dy, e o coeficiente de proporcionalidade representa a viscosidade dinmica do fluido.

du dy

Define-se o coeficiente de atrito local Cf como

Cf =

sup
1 2 u 2
u y

onde a tenso de cisalhamento na parede sup dada por

sup =

y =0

Camadas limites hidrodinmicas laminar e turbulenta: No ponto crtico xc, ocorre a transio da camada limite laminar para a camada limite turbulenta. Uma forma de se verificar se o escoamento na camada limite laminar ou turbulento atravs do nmero de Reynolds, um parmetro adimensional.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA EMC5404 - Transmisso do Calor II

Nota tcnica No 1

3/4

Prof. Jlio Csar Passos

Figura 3: Camadas limites laminar e turbulenta Nmero de Reynolds:

Re x =

u x

Normalmente, para um escoamento paralelo a uma placa plana, considera-se que ocorre a transio do regime laminar para o turbulento quando

Re c = 5 10 5
A este nmero de Reynolds chama-se de Reynolds crtico, calculado em funo de uma distncia crtica, x=xc. Na prtica, entretanto, Rec depende da rugosidade da superfcie, e pode variar entre 105 e 3.106. A ttulo de exemplo, considere um escoamento de ar, temperatura de 350K (77C), com velocidade uniforme de 5 m/s. A viscosidade cinemtica do ar, 77C, 1,59.10-5m2/s e o nmero de Reynolds em x=3m

Re L =

UL 53 = = 943.396 = 9,43 10 5 > 5 10 5 5 1,59 10

maior do que o Rec, o que indica que o escoamento, na camada limite, turbulento.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA EMC5404 - Transmisso do Calor II

Nota tcnica No 1

4/4

Prof. Jlio Csar Passos

Aspectos histricos: O conceito de cada limite foi introduzido por Ludwig Prandtl, em 1904, conforme [1-3]. De acordo com Schlichting [1], ao final do sculo XIX, a mecnica dos fluidos comeou a desenvolver-se em duas vias que, praticamente, no possuam nenhum ponto em comum: de um lado a via terica, representada pela hidrodinmica, com os trabalhos de Daniel Bernoulli (1700-1782) e Leonardo Euler (1707-1783), para fluidos invscidos, e do outro a via experimental, representada pela hidrulica, resultante do rpido desenvolvimento tecnolgico, que exigia solues rpidas para os problemas prticos de perda de carga em tubos e dutos ou de fora de arrasto sobre corpos em movimento em um meio fluido. A divergncia entre aqueles dois ramos da cincia, onde os resultados da teoria da Hidrodinmica no estavam de acordo com os resultados empricos da Hidrulica, levaram Prandtl a analisar o escoamento sobre um corpo slido, dividindo-o em duas regies: uma regio muito fina, na vizinhana do corpo, (camada limite ou boundary layer, em ingls), onde os efeitos viscosos so importantes, e a regio distante ou fora da camada limite, onde os efeitos viscosos podem ser desprezados. Apesar da importncia do conceito de camada limite introduzido por Prandtl, em um artigo publicado em 1904, [1], e em uma seqncia de dez artigos, um por ano, co-assinados por ele seus estudantes, este conceito no teve fcil aceitao na comunidade cientfica. Foram necessrias quase trs dcadas para que o conceito de camada limite viesse a ser aceito e pesquisado por um nmero considervel de pesquisadores, em todo o mundo, at se tornar um dos ramos importantes da mecnica dos fluidos e da transferncia de calor. Referncias:

[1] Schlichting, H., Boundary-Layer Theory, McGraw-Hill, 1979. [2] Lienhard IV, J.H. and Lienhard V, J.H., 2003, A Heat Transfer Textbook, Disponvel em: web.mit.edu/lienhard/www/ahtt.html [3] Bejan, A., Transferncia de Calor, ed., Editora Edgard Blcher Ltda, So Paulo, 1996.

You might also like