You are on page 1of 42

INTRODUO

A tipograa a arte e o processo de criao na composio de um texto, fsica ou digitalmente. Assim como desing grco em geral, o objectivo principal da tipograa dar ordem estrutural e forma comunicao impressa. Tipograa tambm um termo usado para a grca que usa uma prensa de tipos mveis (processo grco criado por Johannes Gutenberg no sculo XV. Inicialmente a prensa era usada para produo de livros mas a partir do sculo XVIII, foi usada para imprimir jornais, ento os nicos veculos jornalsticos existentes.) Na grande maioria dos casos, uma composio tipogrca deve ser especialmente legvel e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que lido e os objectivos da sua publicao. Em trabalhos de design grco experimental, os objectivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto, questes como a legibilidade, nesses casos, podem ser relativas. No uso da tipograa o interesse visual realizado atravs da escolha adequada de fontes tipogrcas, composio (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto, a relao entre o texto e os elementos grco na pgina. Todos esses factores so combinados para que o layout nal tenha uma atmosfera ou ressonncia apropriada ao contedo abordado. No caso da mdia impressa, designers grcos (ou seja, os tipogrcos) costumam-se preocupar com a escolha do papel adequado, da tinta e dos mtodos de impresso.

Por muito tempo, o trabalho com a tipograa, como actividade projectual e indstria grca, era limitado aos tipgrafos (tcnicos ou designers especializados), mas com o advento da computao grca a tipograa cou disponvel para designers grcos em geral e leigos. Hoje qualquer um pode escolher uma fonte (tipo de letra) e compor um texto simples num processador de texto. Mas essa democratizao tem um preo, pois a falta de conhecimento e formao adequada criou uma proliferao de textos mal diagramados e fontes tipogrcas mal desenhadas. Talvez os melhores exemplos desse fenmeno possam ser encontrados na internet. O conhecimento adequado do uso da tipograa essencial aos designers que trabalham com a diagramao, ou seja, na relao de texto e imagem. Logo a tipograa um dos pilares do design grco e matria necessria aos cursos de design. Para o designer que se especializa na rea, a tipograa costuma revelar-se um dos aspectos mais complexos e sosticados do design grco.

II

Esboo da anatomia de uma letra. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

III

A HISTRIA DA TIPOGRAFIA

A tipograa, palavra originada do idioma grego que signica typos, em portugus denominado forma e graphein traduzido como escrita a arte e o processo de criao na composio de um texto. Assim como no design grco em geral, o objectivo da tipograa dar ordem estrutural e forma comunicao impressa. Na maioria dos casos, uma composio tipogrca deve ser especialmente legvel e visualmente envolvente, sem desconsiderar o contexto em que lido e os seus objectivos a sua publicao. Em trabalhos de desing grco experimental, os objectivos formais extrapolam a funcionalidade do texto, portanto questes como a legibilidade, nesses casos podem vir a no ser consideradas de grande relevncia. A arte tipogrca incorporou valores estticos no decorrer dos sculos. Obviamente, o patrimnio cultural da humanidade preservado por meio da escrita no est restrito ao surgimento da tipograa e nesse sentido recua a alguns milnios, quando pensamentos e factos comearam a ser registados por meio de ideogramas e signos fonticos. Esses registos foram feitos com os mais variados instrumentos e sobre diferentes suportes. Os desenhos das letras produzidos por culturas e povos distintos continuam a sendo estudados, recriados e reaproveitados como matria prima para o design tipogrco. Outro factor a ser destacado ressalta para os projectos de novas fontes tipogrcas apontam em duas direces: para o passado, com o resgate ou releitura de antigas formas, e para o presente/futuro, onde as experincias buscam a ruptura, num cenrio fugaz e modal.

IV

Quadratura da letra (Trajan). HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

O acesso a tecnologia que nos conecta a pessoas e impulsiona-os a viver corriqueiramente numa co cientica, abre inmeras possibilidades, que seriam impensveis sem o uso de tais ferramentas. Ao direccional o objectivo da comunicao escrita para a transmisso uente de ideias, o texto ainda teve de observar padres de legibilidade adequados ao olho humano. A esses parmetros de linearidade e conforto de leitura, culturalmente estabelecidos durante sculos, se contrapem experimentos mais ou menos radicais nos campos editorial, publicitrio e nos domnios da web design. Desta forma a leitura pode ser dividida em dois momentos: . primeiro ocorre a identicao visual da mensagem, com toda a sua idiossincrasia grca. . logo aps, se houver empatia por parte do leitor, este percorrer o texto, com todo o tipo de excessos e rudos na comunicao, fazendo com que cada ideia capturada seja recebida como uma espcie de prmio. Desde o incio, a tipograa estabeleceu relaes que, para alm dos aspectos estticos e econmicos, priorizam fundamentalmente as questes tcnicas. Por exemplo, no sculo XVIII o desing tipogrco impulsionou a evoluo tcnica da impresso. Os responsveis pelo desenvolvimento dos tipos buscavam a melhor reproduo do seu trabalho e dos tipos com grande contraste entre as hastes dos caracteres, com traos muito nos, s puderam ser utilizados com o aprimoramento dos sistemas de impresso e da produo de papeis e tintas adequadas.

VI

Impresso de um livro do sc. XVIII. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

VII

Em alguns momentos ocorreram mudanas signicativas tais como o surgimento de novas tcnicas, novas tecnologias, com sistemas de produo e reproduo mais ou menos revolucionrias. A seguir, apresenta-se os principais mtodos de composio utilizados na tipograa: . Composio manual: o mais antigo sistema de composio tipogrca e foi o nico at ao nal do sculo XIX. Est em uso at hoje, em pequenas grcas, em todo o pas. Na sua essncia, o mesmo que foi utilizado por Gutenberg na produo da Bblia de 42 linhas, em 1455. Os tipos de meta com caracteres em alto relevo e invertidos, isto , ilegveis, so organizados individualmente num basto componedor, formando linhas de palavras. Depois de utilizados na impresso, os tipos so devolvidos a uma gaveta, reordenados para uso posterior. VIII Cada tipo fundido a partir de uma matriz, com a imagem do caractere em baixo relevo. Essa matriz formada a partir de outra matriz em alto relevo, chamada puno, esculpida manualmente. A principal contribuio de Gutenberg foi a inveno do molde ajustveis, possibilitando que a matriz com o desenho de uma letra fosse reproduzido milhares de vezes. Para isso, ele precisou de vrios anos para aperfeioar um renado sistema, que viria a fundir os seus tipos mveis. Essa tcnica difundiu-se pela Europa e eram os prprios impressores que produziam as suas matrizes e fundiam os tipos. No nal do sculo XV a tcnica tipogrca j estava caracterizada como ofcio. Os tipos de metal so feitos a partir de matrizes especcas para cada corpo, com variaes de desenho para diferentes tamanhos. O ingls John Baskerville (1706 - 1775) mudou o rumo da tipograa quebrando as regras e a tradio do sistema de impresso dos seus tipos, ele mudou o design das mquinas impressoras e produziu papel e tintas especialmente para garantir a qualidade na reproduo de textos.

Johannes Gutenberg. WEB

IX

Suas ideias revolucionrias no foram muito bem vistas e o reconhecimento s veio aps a sua morte. . Composio a quente: em 1884, Otmar Mergenthaler produziu o primeiro sistema mecnico de composio e fuso de tipos, conhecido como Lintipo. Esse equipamento era formado por um teclado, um magazine com matrizes do tipo a ser utilizado e trazia uma fundidora acoplada a esse sistema de digitao. Quando o operador pressionava uma tecla, a matriz do caractere correspondente era libertada atravs de um escaninho e assim sucessivamente, at formar uma linha, na medida estipulada previamente. X Essa linha era transportada mecanicamente para a fundidora, que fundia uma linha por vez. As matrizes eram transportadas de volta para o magazine e eram redistribudas no respectivo escaninho, cando disponveis para a nova utilizao. . Composio a frio: o primeiro equipamento a usar o processo fotogrco apareceu no mercado em 1974, tendo sido na dcada de 60 que a composio a frio atingiu o seu mximo desenvolvimento. Em boa parte isso foi possvel graas evoluo da impresso de offset, que permitia reprodues com melhor denio e, consequentemente, maior qualidade nal. Os sistemas de fotocomposio eram incrivelmente mais rpidos, comparados aos sistemas mecnicos. As matrizes traziam os caracteres em negativo, que eram projectados em suportes sensveis luz e processados fotogrcamente. . Sistema digital: aqui, os tipos deixaram de ser denitivamente, os objectos com propriedades fsicas passaram a ser sequncias digitalizadas em cdigo binrio, vistas em tela de computador ou descries de curvas vectoriais interpretadas por uma impressora.

Mquina Tipogrca inventada por Otmar Mergenthaler. WEB

XI

XII

Conclui-se que o processo cultural da humanidade ocorre em ciclos, com mudanas nos eixos de poder e de conhecimento. A histria da tipograa reecte esses movimentos e quase sempre esteve condicionada a factores de mercado. Os copistas da Idade Mdia eram vinculados ao clero, e a produo de livros manuscritos era determinada pelos seus membros. Com a ascenso da burguesia, novos valores foram buscados e o interesse pela informao fez aparecer um crescente mercado produtor e consumidor.

Fotocomposio executada por mim. Retrata a evoluo dos processos de impresso.

XIII

OS TIPOS
Classicao dos tipos
Fonte: um conjunto completo de caracteres sob o mesmo estilo em todos os corpos: caixa alta e baixa, sinais de pontuao, acentos e numerais. Famlia de tipos: so todas as variaes de uma fonte: Helvtica Narrow, Helvtica Narrow Bold, Helvtica Narrow Bold Odlique.

Classicao: XIV Serifa triangular - elzevir, ex.: Times New Roman

Inventor do tipo Times, Morison. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XV

XVI

Serifa quadrada - egpcio, ex.: GeoSlab

Impresso com ttulo em tipo com Serifa Grossa. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XVII

XVIII

Serifa linear - didot, ex.: Bodoni

Bodoni. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XIX

XX

Ausncia de serifa - ex.: Helvtica

Composio com o tipo que deu origem Helvetica:Haas Grotesk. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXI

XXII

Semi sem serifa - ex.: Optima

Tipos Gregos, motivo de estudo para muitos tipos semi-serifados. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXIII

XXIV

Fantasias - ex.: Ruritania

Tipos Fantasistas. KRAUSE Jim, Index Idea,How Books

XXV

Fontes digitais: com o advento do computador a adobe desenvolve a linguagem postcript que possibilitou um novo formato de fonte vectorial. Fontes Adobe Type 1 - apresentam um n em cada 90 graus, trazendo renamento e preciso ao desenho. Para impresso. Fontes True Type - apresentam um n em cada 45 graus, portanto apresentam defeitos quando ampliados. Para sada web.

XXVI

Composio com tipos digitais. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXVII

Baseados em estudos feitos por Francis Thibedeau, em meados do sculo XVIII, na Frana, foi estabelecido as principais familias de letras da imprensa. Sendo elas: Romana antiga: Criada pelos franceses no sculo XVIII, inspirada na escrita monumental romana, proporciona ao leitor um inconsciente descanso visual, alcanando o maior grau de visibilidade de todas as familias. Romana moderna: Criada pelos italianos no sculo XVIII, apresenta uma evoluo dos romanos clssicos. Estticamente agradveis, trouxeram uma sensvel melhora na legibilidade das letras.

XXVIII

Egpcia ou Serifa Grossa: Criada com o advento da revoluo industrial, no sculo XVIII, tem como caracteristica estrutural uma certa uniformidade nas hastes e serifas rectangulares. Lapidria ou Sem Serifa: Criada na Alemanha no sculo XIX, possui caracteres com poucas variaes nas suas hastes, cujos os arremates no possuem serifas. Indicada para a confeco de hastes e embalagens, mas desaconselhvel para textos longos. Cursiva: So letras que no se encaixam em nehuma das familias j vistas. Tm hastes e serifas livres, o que as torna as mais ilegiveis de todas, limitando o seu uso a destaques, com numero limitado de toques Estilo antigo: baseiam-se na escrita mo dos escribas, que trabalhavam com uma pena na mo. Possuem serifas sendo que na caixa baixa elas esto inclinadas. nfase diagonal, transio grosso-na moderada.

XXIX

ESTILOS DE TIPOS

XXX

Estilo moderno: Em 1700, o aperfeioamento do papel, as tecnicas mais sosticadas de impressao e um aumento genrico dos dispositivos mecanicos foram factores que zeram com que o tipo tambem se tornasse mais mecanico. Enfase vertical, serifas horizontais e nas, transio grosso-no radiacal. Ex.: Bodoni

Fonte Bodoni. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXXI

Serifa grossa: surgiu com o conceito de propaganda depois da revoluo


XXXII Industrial. Tambem chamada egipcio. Enfase vertical, as serifas em caixa baixa so horizontais e grossas, pouca ou nenhuma transio grosso-no nos traos. Ex.: New Century Schoolbook

Impresso com ttulo em tipo com Serifa Grossa. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXXIII

Sem serifa: o tipo chamado sans serif. A ideia de remover as serifas foi
XXXIV um progresso tardio na evoluo da tipologia e no obteve muito sucesso at o inicio do sculo XX. No existe serifa em parte alguma, no h transio grosso-no nos traos, nem nfase em nenhum dos eixos. Ex.: Antique Olive

Impresso com ttulo em tipo com Sem Serifa. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXXV

XXXVI

Manuscrito: todos os tipos que parecem ser escritos mo. So engraados, diferentes, fceis de usar. Ex.: Brush-Script

Manuscrito. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXXVII

Padres para WEB

O produtor de conteudo e o designer deve-se preocupar com a padronizao grca que adoptar, respectivamente, na produo de texto e na soluo grca da aplico web. Aplicar pouca variedade de tipos, evita uma miscelnea de letras que acabam por dicultar a leitura e a denio de um estilo para o conjunto da aplicao. Variao de tipos - Especialistas sugerem que o nmero de tipos de letras utilizados que em torno de trs. Utilize tipos de letra para caracterizar diferentemente o titulo, o texto e as anotaes. Ao adoptar, por exemplo, trs tipos, pode-se fazer uso das suas variaes como o itlico, o bold e o condensado que permitem uma boa margem de opes, sem contudo, descaracterizar o estilo da pXXXVIII gina. A escolha do tipo de letra - Embora subjectiva, deve-se considerar a legibilidade, ou seja, a facilidade que o leitor deve ter para reconhecer as letras. Tipos serifados - Tipos que contm traos nas extremidades das letras. Guiam os olhos do leitor de uma letra para a outra, imprimindo ritmo e facilitando a leitura impressa. Ex.: Garamond, Humanistic, Aldine... Tipos sem serifa (tipo bastonado) - Tipos que no contm traos, so rectos, utilizados em titulos e legendas com letras no formato bold. Os tipos sem serifa facilitam a leitura web. Ex.: Helvtica, Verdana, Arial, Futura...

Tipos Digitais. HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro

XXXIX

Bibliografia

MARISCAL Javier, Design Grco Vol.3 e 4, Salvat HEITLINGER Paulo, Tipograa: Origem, Formas e Usos de letras, Dinalivro KRAUSE Jim, Index Idea,How Books
WEB

XL

Tipos Utilizados no Manual

Ttulos: Arial Rounded MT Bold a 12 pts Texto: Apple Garamond a 10 pts Paginao: Times a 10 pts Legendas: Times a 6 pts
XLI

ndice

XLII

Introduo (1-3) A Histria da Tipograa (4-13) Os Tipos (14-39) Serifa Triangular (14) Serifa Quadrada (16) Serifa Linear (18) Ausncia de Serifa (20) Semi sem Serifa (22) Fantasias (24) Fontes Digitais (26) Estilos de Tipos (30-37) Estilo Moderno (30) Serifa Grossa (32) Sem Serifa (34) Manuscrito (36) Padres WEB (38-39) Bibliograa (40) Tipos utilizados no Manual (41)

You might also like