You are on page 1of 4

Pode-se situar os primrdios da Educao Especial pelos finais do sculo XVIII.

Esta poca caracterizada pela ignorncia e rejeio do individuo deficiente. Nas sociedades antigas era normal o infanticdio quando se observavam anormalidades nas crianas. Durante a Idade Mdia a Igreja condenou esta prtica, mas por outro lado, acalentou a idia de atribuir as causas sobrenaturais as anormalidades de que padeciam as pessoas. Considerou-as possudas pelo demnio e outros espritos malficos e submetia-as a prtica de exorcismo. Nos sculos XVI e XVII os deficientes mentais eram internados em orfanatos, manicmios, prises e outros tipos de investigaes estatais. Para mudar esta situao comearam a surgir as primeiras experincias positivas: O frade Pedro Ponce de Leon (1509-1584), que em meados do sculo XVI, levou a cabo no Mosteiro de Oa a Educao de 12 crianas surdas com surpreendente xito ele reconhecido como iniciador do ensino para surdos e criador do mtodo oral. No final do sculo XVIII e inicio do sculo XIX inicia-se o perodo da institucionalizao especializada de pessoas com deficincias, e a partir de ento que podemos considerar ter surgido a Educao Especial. Essa Educao acontecia em escolas fora das povoaes, argumentando que o campo lhes proporcionaria uma vida mais saudvel e alegre. Desta maneira se tranqiliza a conscincia coletiva, pois estava a proporcionar cuidado e assistncia para quem necessitava, protegendo o deficiente da sociedade sem que esta tivesse de suportar o seu contato. O desenvolvimento cientifico tcnico permite dispor de mtodos viveis de avaliao (Galton, Binet) e tratamento(medico, psicolgico e educativo). Alguns defensores de uma pedagogia nova como Montessori (1870-1952) e Decroly(1871-1932), trabalhavam em educao especial e rapidamente se sente a necessidade de construir uma pedagogia teraputica. Nesta poca multiplicam-se as escolas especiais: cegos, surdos, deficientes mentais etc. Estes centros especiais especializados, separados dos regulares, com seus programas prprios, tcnicas especializadas, construram e constituem um subsistema de Educao especial diferenciado, dentro do sistema educativo geral. Em 1959, a rejeio feita pelas associaes de pais a este tipo de escolas segregadas recebe apoio administrativo na Dinamarca que inclui na sua legislao o conceito de normalizao entendido como possibilidade de o deficiente mental desenvolver um tipo de vida to normal quanto possvel. A partir de ento, o conceito de normalizao estende-se por toda a Europa, Amrica do Norte e Canad e como conseqncia da sua generalizao, verifica-se no meio educativo a substituio das prticas segregadoras por prticas e experincias integradoras. Trata-se de integrar os deficientes no mesmo ambiente escolar dos outros indivduos considerados normais o processo de incluso muito falado atualmente.

No Brasil, constata-se que o pas sempre teve dificuldades na educao de sua populao. Da mesma forma que em tempos anteriores, at o sculo XIX. No havia oportunidade de educao para as classes populares, tambm os deficientes, na maior parte do pas, eram alijados do sistema educacional. Apesar das dificuldades preciso considerar que as iniciativas de educao especial comearam ainda na poca do Brasil-Colonia. Durante o segundo Imprio, em 1854, foram criados no Rio de Janeiro, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente o Instituto Benjamim Constant, e dois anos depois, em 1856, o Instituto dos Surdos-Mudos, atual I.N.E.S (Instituto Nacional de Educao de Surdos). No final do imprio e comeo da Republica, havia no pas seis instituies que atendiam deficientes fsicos, auditivos e visuais. Em 1860 foi criada, junto Santa Casa de Misericrdia de So Paulo, uma ala para atendimento privado na rea de deficincia fsica. Quando surgiu o movimento da Escola Nova, tambm a educao especial ganhou outra forma de se manifestar de acordo com as exigncias dos seus alunos considerados especiais. A histria da Educao Especial no Brasil ganhou outra viso com os trabalhos de Helena Antipoff, nascida em Grodno, na Rssia (1892-1974), psicloga e educadora em Paris e Genebra, trabalhou na Frana e seguiu Claparde e Pestalozzi. Ao deixar a Rssia, em 1924, foi convidada para lecionar em Belo Horizonte, na recm-criada Escola de Aperfeioamento de Professores do Estado de Minas Gerais, que tinha a finalidade de atualizar as professoras primrias locais nos mtodos e processos educativos. Assim, ela foi convidada a lecionar Psicologia Educacional por dois anos, e acabou permanecendo em Belo Horizonte por toda a vida. Em 1932, juntamente com um grupo de intelectuais, educadores e filantropos, Antipoff havia fundado a Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte, destinada a educao de crianas excepcionais. Para a Sociedade, excepcionais eram aquelas crianas que, por alguma anormalidade orgnica, com problemas de origem scio-econmica no meio familiar, apresentavam dificuldades em acompanhar o programa escolar regular. A sociedade Pestalozzi era uma instituio de carter privado, mantida por seus fundadores e por doaes particulares ou pblicas. Em 1935, a Sociedade estabeleceu o Instituto Pestalozzi, escola para crianas excepcionais que viria a se tornar modelo na educao dessas crianas no Brasil. Os primeiros estudantes recebidos pelo Instituto foram recrutados entre as crianas abandonadas que viviam no Abrigo de Menores de Belo Horizonte, e entre crianas carentes que fracassavam nas escolas pblicas locais. O Pestalozzi (instituto), oferecia classe de educao especializada, e representou a primeira tentativa feita por Antipoff, no Brasil, no sentido de reproduzir sua experincia anterior com menores abandonados na Rssia revolucionria.

Mais tarde, em 1940, a Sociedade fundou uma outra instituio dedicada educao dos excepcionais, a Fazenda do Rosrio. Na fazenda, localizada em Ibirit, cidadezinha prxima de Belo Horizonte, Antipoff pensava aplicar os mtodos da Escola Ativa, que enfatizavam que as atividades educativas. Devem ser planejadas a partir das tendncias e interesses espontneos da criana em um ambiente adequado. Os primeiros alunos da Fazenda do Rosrio eram tambm crianas recolhidas pelo Abrigo de Menores de Belo Horizonte. Antipoff procurou criar o ambiente ideal para a educao de todos os tipos de crianas, sobretudo dos excepcionais sociais que tanto a preocupavam. Antipoff trouxe a influncia da pedagogia escola- novista social democrata os demais da sociedade Pestalozzi, sobretudo as primeiras professoras da Fazenda; eram ligadas todos ao movimento do catolicismo social, sabendo aliar elementos dos dois modelos. Ela percebia que, na conservadora sociedade mineira da poca era importante fortalecer as convices ideolgicas do grupo. Como uma organizao filantrpica, a sociedade Pestalozzi dependia de doaes de particulares e do governo. Era preciso, pois, convencer as elites e o governo local a apoiar suas iniciativas. Para ela, seria precisamente o sentimento de inadequao assim produzido que traria as reaes de violncia e revolta observadas em crianas carentes ou abandonadas. Da a necessidade de criar um ambiente de liberdade onde as habilidades de cada um pudessem ser adequadamente desenvolvidas. Todas as atividades desenvolvidas por esta brilhante educadora, hoje existem em todo o Brasil escolas especiais e no momento a questo lutar pela incluso e integrao destes no s no campo educacional, mas em toda a sociedade, incluindo o apoio e a orientao da famlia, profissionalizao e realizao pessoal de um modo geral. O processo de desenvolvimento da Educao Especial no Paran guarda estreita relao com os fatos histricos que marcaram esses segmentos educacionais no contexto brasileiro que por sua vez, foi influenciado pelas tendncias pedaggicas internacionais. Em 1939, foi fundada a primeira entidade de assistncia aos portadores de deficincia visual, o Instituto Paranaense de Cegos e, no decorrer da dcada de 50, inmeras outras instituies surgiram, visando ao atendimento nas diferentes reas de excepcionais. E, at 1953, haviam sido registradas, oficialmente na Secretaria de Estado da Educao, apenas sete escolas especiais, cinco das quais localizadas na capital e duas em Londrina. A preocupao com a Educao Especial no mbito da escola pblica teve incio em 1958, no Centro Educacional Guair, hoje Escola Estadual Guair, sob a iniciativa da professora Prcia dos Guimares Alves, ento diretora da Instituio, que criou uma psicologia voltada para o estudo de crianas com problemas de aprendizagem e de repetncia escolar em funo desses estudos, foi criada naquela

instituio a primeira classe especial em escola da rede pblica de ensino do Paran, iniciativa que se intensificou quando foi institudo em 1963, pela Secretaria de Estado da Educao e Cultura, o servio de Educao de excepcionais. O ano de 1961 constitui-se num marco importante na histria da Educao Especial do Paran quando pela primeira vez na legislao educacional, a Educao Especial foi contemplada com alguns artigos da lei 4.024/61, que estabelecia as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. No decorrer de 1971, a Secretaria de Estado da Educao (SEED) foi reestruturada, em conseqncia da lei 5.692/71, quando ento o Servio de Educao de Excepcionais passou a ser dominado pelo Departamento de Educao especial (DEE). Esse departamento se estruturou de forma setorizada, compreendendo a direo, o setor administrativo e os setores especficos que atualmente constituem os Servios de Educao de Deficincia Auditiva, de Deficincia Fsica, de Deficincia Mental, de Deficincia Visual, altas habilidades e mais recentemente de condutas tpicas e o Grupo de Apoio Profissionalizao. As escolas Especiais no Paran so numerosas e constitudas predominantes, por Associaes de Pais e amigos dos Excepcionais (APAEs), cujo movimento foi iniciado a partir da dcada de 60, com a criao da primeira entidade de Curitiba e a subseqente expanso rumo ao interior do Estado. A ela se deve a introduo e difuso das metodologias voltadas educao escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. A preocupao com a educao escolar sistematizada no mbito da escola pblica conta apenas com trs dcadas de existncia efetiva no cenrio brasileiro e paranaense e determinar que as escolas devem acolher todas as crianas, independentemente de suas condies fsicas, intelectuais, sociais, emocionais ou lingsticas e isso inclui toda e qualquer escola desde as grandes capitais at os mais simples bairros do interior, todos devem estar empenhados nesta, bem como o envolvimento de toda a sociedade.

You might also like