You are on page 1of 11

KIERKEGAARD E CIORAN MELANCOLIA E PESSIMISMO FILOSFICO

Deyve Redyson Doutor em Filosofia Professor adjunto da UFPB

Resumo: Este trabalho tem como principal mote apresentar o pensamento filosfico do romeno Emil Cioran sobre o pessimismo e a melancolia da vida e do filsofo dinamarqus Soren Kierkegaard que compreende a angstia como gnese de toda uma estrutura existencial. Pensar o pensamento pessimista hoje tentar percorrer caminhos ainda pouco descobertos e pouco estudados Palavras-chave: Pessimismo Melancolia Angstia Desespero Abstract: This work has as main mote present the philosophical thought of the Rumanian Emil Cioran on the pessimism and life melancholy and of the philosopher Dane Soren Kierkegaard who comprehends the anguish as genesis of all an existential structure. Think the pessimistic thought is today try to running through ways still little discovered and little studied. Key-words: Pessimism Melancholy Anguish Despair

17

18

Ser o pessimismo uma corrente filosfica ou apenas um desgosto pela vida. A necessidade do ser humano nos leva a crer que o mundo, tal qual vivemos, nos confronta diariamente com as possibilidades positivas e negativas de uma existncia. Coerente ou no o mundo inextricavelmente uma composio de alegria e tristeza, sade e dor, bom e mau, timo e pssimo. Um pensar filosfico que deslumbra o ser melanclico e a angstia humana um pensar filosfico real. Kierkegaard profundamente um pensador da existncia que de forma irnica deu ao mundo filosfico uma intensa produo tica, esttica e religiosa. Cioran intrpido pensador sarcstico e impiedosamente pessimista, acreditava que viver no era nada mais que uma eterna e infame misria. Entre estes dois to esquecidos pensadores sem tradio filosfica, um dinamarqus e o outro romeno, possvel ver uma filosofia necessria a existncia do ser humano na terra. Sren Kierkegaard (1813-1855) autor de uma vasta obra que nos lana numa esfera filosfica impressionante. Fez de sua vida uma intensa batalha consigo mesmo e com a filosofia, escreveu sobre a angstia, sobre o desespero e sobre melancolia. Interpretado falsamente como o corifeu do existencialismo e um grande conhecedor da filosofia alem. Emil Cioran (1911-1995) nasceu na cidade romena de Rasinari, uma pequena cidade da Transilvnia. Formado em filosofia na Universidade de Bucareste pode ser compreendido hoje como o mais pessimista e mais trgico pensador que encarou a vida como uma fortuna angustiadamente desesperada, uma solidez da agonia estilizada nos paradoxos dos tormentos, uma incrvel vocao para a dor. A Melancolia e o tdio do qual se utiliza em suas obras contagia mortalmente quem o l. Suas leituras iniciais circundam Balzac, Baudelaire, Dostoievski, Schopenhauer, Nietzsche, Heidegger, Simmel e Kierkegaard, escreve, tambm inicialmente uma tese sobre Bergson e em seguida dedica-se a uma sobre Nietzsche. Sua primeira obra escrita sob os auspcios da idia de suicdio, dominado pela insnia e pela angstia vem a luz Nos Cumes do Desespero, escrito em romeno (Pe Culmine Disperari) em 1933 que considerado a suma do pensamento cioraniano, seguido por outros, tambm em romeno, O Livro dos Enganos (Cartea Amagirilor) em 1936; Lgrimas e Santos (Lacrimi si Sfinti) em 1937; O Crepsculo dos Pensamentos (Amurgul Gndurillor) em 1938 e Brevirio dos Vencidos (ndreptar Patimas) entre 1941 e 1944. Em 1949 escreve sua primeira obra em francs, pas ao qual adotou como patria, Brevirio de Decomposio sucedendo as seguintes: Silogismos da Amargura em 1952; A Tentao de Existir em 1956; Histria e Utopia de 1960; A Queda no tempo de 1964; O Funesto Demiurgo de 1969; Do Inconveniente de ter nascido de 1973; Esquartejamento em 1979; Exerccios de Admirao em 1986 e Confisses e Antemas de 1987. Alm de 34 cadernos escritos entre 1957-1972. Cioran morreu em 1995 aos 84 anos de idade do Mal de Alzheimer. Sobre sua idade com a qual iria morrer dizia ser escandalosamente avanada.

Acreditamos haver trs fases no pensamento de Cioran: a primeira fase em que escreveu em romeno que demonstra um Cioran angustiado, voraz contra as felicidades do mundo e da existncia que compreende de 1934 a 1949. Uma segunda fase iniciada em 1949 vai at a data de sua morte 1995, fase em que publicou em francs e ganhou notoriedade na Europa, fazendo editar suas obras romenas em francs, constituindo amizade com Gabriel Marcel, Paul Celam, Samuel Beckett, Ernest Jnger, Jean-Paul Sartre, Mircea Eliade, Eugene Ionesco entre outros, e por fim uma terceira fase que engloba toda sua vida que seriam seus 34 cadernos escritos entre 1957-1972 que trazem impresses sobre sua obra e as circunstncias na qual escreveu. Cioran que trata Deus como um artfice que brinca com a humanidade e que levou sua desesperana aos ltimos extremos da linguagem v a essncia do sagrado como uma alternativa de total desesperana. Em uma certa medida Cioran consegue ser mais pessimista do que o prprio Schopenhauer, entendido como o genitor da filosofia pessimista. Cioran leu Kierkegaard e chega a cit-lo em algumas obras que lhe chegou a mo a partir das tradues francesas dos Tisseau 1 e acreditava que seu pensamento tinha circunstncias viveis mais extremamente desconsoladoras, acreditava que Kierkegaard era uma mente incompreendida. Se percorrermos a histria do pensamento filosfico pessimista encontraremos sua nascente em Schopenhauer autor de obras fundamentais como O Mundo como Vontade e Representao (1819) e dos Parerga e Paralipomena (1851) que desenvolve sua expresso filosfica na negao da afirmao do querer viver, uma espcie de metafsica da morte. Kierkegaard desenvolve com maestria a noo de angustia e desespero, retirando elogios do prprio Heidegger, em suas obras O Conceito de Angstia (1844) e Doena para a Morte (1849) e Nietzsche o fugaz autor da morte de Deus visto como o mais trgico e dionisaco filsofo que negou o cristianismo e a figura de Paulo de Tarso. Cioran vai beber nestas trs fontes do pensamento. A influncia de Schopenhauer, Kierkegaard e Nietzsche no pensamento cioraniano notrio, tanto pelas citaes quanto pela estrutura na qual pensa, pois ele extravasa sua dor em palavras e gritos. Cioran tem cincia da incompatibilidade deles perante o cristianismo e sua grande representao no mundo filosfico: Apaixonados pela sua fatalidade, evocam irrupes, fulgores trgicos e solitrios, prximos do apocalipse e da psiquiatria. Um Kierkegaard, um Nietzsche, mesmo que houvesse surgido no perodo mais andino, no teriam possudo uma inspirao menos fremente, nem menos incendiria. Pereceram em suas chamas; alguns sculos antes teriam perecido na fogueira: cara a cara com as verdades gerais, estavam destinados heresia 2. E ainda:

Oeuvres Compltes. Trad. Paul-Henri Tisseau e Else-Marie Jaquet Tisseau. Paris. dition de LOrante. 19661887. 20 Tomos. Cioran, Emil. Brevirio de Decomposio. Rio de Janeiro. Rocco. 1995, p. 170

19

Depois de Pascal e Kierkegaard no podemos mais conceber a salvao sem uma srie de imperfeies e sem as volpias secretas do drama interior3. Para Cioran, no h um recuo a idia de que o mundo o pior, ele o pior, ento o pior. Em Kierkegaard o fato de a angstia representar o estado psicolgico do ser-humano lana-o a uma dicotomia que estar entre a realidade visvel e a possibilidade de transcender de si mesmo. Eternamente morrer, morrer sem todavia morrer, morrer a morte. Por que morrer significa que tudo esta acabado, mas morrer a morte significa viver a morte e viv-la um s instante viv-la eternamente 4. Como a angstia, o tdio, a tristeza, a melancolia, o desespero sem causa, isto , no desencadeado por algo de determinado, que pode ser individualizado, nomeado ou enfrentado. O desespero se desespera pelo prprio ser-desesperado sem motivo. O sentido do ser que vive o desespero o mesmo ser que desesperado vive a noo de estar mortalmente doente, e estar mortalmente doente estar desesperado do desespero de si mesmo que no ser o ser em potencial como desesperado. O Brevirio de Decomposio remete-nos a uma metafsica negativa baseada na preeminncia do no-ser, em que o ser no passa de uma pretenso do nada, submetido as leis da degradao, uma espcie de putrefao das certezas. Dentro da perspectiva do pensamento de Cioran a religio e a relao homem-Deus uma constantes batalha em si-mesmo. Sua crtica ao cristianismo e civilizao tem origem na anlise dos movimentos trgicos que marcaram o avano do que chama de nova igreja, que soube aproveitar as fraquezas do paganismo, o sectarismo suicida das heresias e a decadncia de Roma utilizando-se de uma esfera ideolgico-filosfico que prega a lastima de que para chegar a Deus necessrio passar pela f. Sua reflexo centrada na idia de um Deus que: criou o mundo por medo da solido... A nica razo de ser das criaturas distrair o criador. Palhaos engraados, esquecemos que estamos vivendo os nossos dramas para divertir um espectador ao qual, at agora, ningum no mundo tem escutado seus aplausos 5. Vrios so os exemplos que ilustram essa concepo. A figura do personagem bblico J, que muito provavelmente nunca existiu, a idia de um Deus sarcstico que d permisso ao Diabo para fazer o que bem entender de seu servo J, somente para saber se este renunciaria a Deus, a nica ressalva que o diabo no poderia tocar na vida de J, isto , mat-lo. A igreja crist v este exemplo como um sinal de profunda humildade, obedincia e pacincia, um Deus que permite o sofrimento; se Deus conhece seu corao sab-lo- que no o renunciar, mais no, permite ao diabo brincar com o homem, isto , com a humanidade. Para que ento serve a doutrina da pacincia de J?

3 4

20

Cioran, E. Exerccios de Admirao. Jos Thomaz Brum. Rio de Janeiro. Rocco. 2001, pg. 84. Kierkegaard, S. O Desespero Humano in Col. Os Pensadores. So Paulo. Abril Cultural. 1979. pg. 199. Vale lembrar que o ttulo verdadeiro desta obra de Kierkegaard Doena para a Morte. Cioran, E. Les Larmes et des Saints in Oeuvres. Paris. Gallimard. 1995. pg. 300.

Para uma nica coisa: para os padres e pastores exortarem suas ovelhas dizendo sejam humildes e pacientes como J foi, para nada mais serve isso. Sobre J diz Cioran em seus cadernos Sou um discpulo de J, mais um discpulo infiel6. Para Cioran Deus brinca com a humanidade, onde em um mundo abalado pela estupidez religiosa transfigura a verdade de que a religio e at mesmo Deus no servem para nada, a no ser para pedidos inflamados pelo esprito de sucesso, alegria, que viriam da mesma forma sem nenhum pedido. H na verdade uma grande hipocrisia no ser de deus que compreendemos ou que as igrejas nos fazem compreender, um Deus que s ama quem a ele serve. A alternativa de Cioran a suspenso do tempo e irrupo do absoluto na histria, o cristianismo falhou at hoje em sua misso de pacificao e amor ao prximo, no h paz e no h prximo, uma experincia mstica est longe de alcanar uma verdadeira virada paradigmtica da relao homem-Deus Deus-homem, parece que o homem fala com um Deus surdo que no nos escuta ou no quer nos escutar, por isso Cioran nos diz: Recuso-me seduo mals de um eu indefinido. Quero chafurdar-me em minha mortalidade. Quero permanecer normal 7 e continua: Senhor, dme a faculdade de jamais rezar, poupa-me a insanidade de tua adorao, afasta de mim essa tentao de amor que me entregaria para sempre a Ti. Que o vazio se estenda entre o meu corao e o cu! No desejo ver meus desertos povoados pela Tua presena, minhas noites tiranizadas por Tua luz, minhas Sibrias fundidas sob Teu sol. Mais solitrio do que Tu, quero minhas mos puras, ao contrrio das Tuas que sujaram-se para sempre ao modelar a terra e ao misturar-se nos assuntos do mundo. S peo Tua estpida onipotncia respeito para minha solido e meus tormentos. No tenho nada a fazer com tuas palavras. Conceda-me o milagre recolhido antes do primeiro instante, a paz que Tu no pudeste tolerar e Te incitou a abrir uma brecha no nada para inaugurar esta feira dos tempos, e para condenar-me assim ao universo, humilhao e a vergonha de existir 8. O atesmo de Cioran culmina ainda no Brevirio de Decomposio: onde Deus causa intil, absoluto sem sentido, modelo dos bobos, passatempo dos solitrios, ouropel ou fantasma conforme divirta nosso esprito ou freqente nossas febres 9. Em Cioran ocorre ento uma metafsica negativa A vida demasiadamente limitada10, pois o mundo se configura como um sem sentido este mundo um mundo que nunca se resolve nada 11. A metafsica aristotlica fundamentada na origem do ser e na sua substancialidade, a partir da temos as quatro causas e dez categorias, o ser se explica a si mesmo quando na

6 7 8 9 10 11

Cioran, E. Cuadernos 1957-1972. Trad. Carlos Manzano. Barcelona. Tusquets. 2000. pg. 232. Cioran, E. Brevirio de Decomposio. Rio de Janeiro. Rocco. 1995. pg. 95. Idem. Pg. 95. Idem. Pg. 138. Cioran, E. En las Cimas de la Desesperacin. Trad. Rafael Panizo. Barcelona. Tusquets. 2003. Pg. 22. Idem. Pg. 65.

21

sua essncia estimulada, para Cioran a essncia e o ser da coisa mesma ela em si mesma, isto , sendo em si mesma ela no passa de uma verificao daquele ser antigo, Deve-se-a filosofar como se a filosofia no existisse 12, sua negatividade o vicio no mundo A vida um vicio. O maior que existe. Isto explica porque to difcil livrar-se dele13. Ser nesta metafsica negativa que Cioran desenvolvera sua concepo de mais forte pessimismo, primeiro ele atribui as desgraas no mundo ao seu imaginado autor, Deus, e em seguida acredita que esta criao no era nada, isto uma metafsica do nada em si mesmo. As calamidades e a infelicidade so normais dentro de um mundo criado por esse deus. No se trata de combater o apetite de viver, mas o gosto pela descendncia. Aquilo que deveria ser um dom excepcional, como a genialidade tem sido atribudo a todos, indistintamente: liberdade de pssimo valor, que desqualifica a natureza para sempre. impossvel que a criminosa injuno do gnese: Crescei e multiplicai tenha sado da boca de um dom deus. Sejais escassos, teria aconselhado, se tivesse voz ativa14. O nada que o ser, diferentemente do que afirma Hegel ou Sartre, para Cioran um recuo, uma escapatria do homem. O nada um buraco negro, puro abismo, pura vertigem, presena inexplicvel que nega a si prprio. um vazio. neste vazio que reside todas as mazelas da humanidade, haja vista a melancolia, tdio, tristeza, desesperana so todos nomes de um determinado algo que um no sei o que que atormenta o ser, atormenta a alma provocando dor, gritos dentro da alma humana e destruindo por dentro o ser em si, uma revelao do tormento e da revolta. Cioran, faz uma distino entre melancolia que no provocada por um motivo determinado, uma causa externa, e a tristeza que, ao contrrio, surge de uma razo precisa, evidente e clara: Sei por que estou triste, mas no saberia dizer porque sou melanclico 15 Vencer a melancolia impossvel, ela no pode ser curada e s desaparecer junto com o fluxo do nosso sangue. Lutar, combater, tornar-se um heri nos destroos do tempo 16 . Assim viver lanar-se nas desdobras do desconsolo como tdio, angstia, melancolia e sofrimento. O tdio que nos espera no futuro nos terrifica mais do que o terror do instante presente. O presente em si revela uma via agradavelmente insuportvel 17 . Poder morrer coisa de quem est vivo, s posso ter a capacidade da morte se eu estiver vivo, logo somos seres capazes da morte, sem sentido tirar sua vida j que a morte to certa que temos medo dela. S os otimistas se suicidam, os otimistas que no conseguem mais s-los. Os outros, no

12 13 14 15

22

16 17

Cioran, E. Le Mauvais Demiurge in Oeuvres. Paris. Gallimard. 1995. pg. 1258. Cioran, E. cartlement in Oeuvres. Paris. Gallimard. 1995. pg. 1482. Cioran, E. Le Mauvais Dmiurge in Oeuvres. Paris. Gallimard. 1995. pg. 1174 Cioran, E. En las Cimas de la Desesperacin. Trad. Rafael Panizo. Barcelona. Tusquets. 2003. pg. 73. Pecoraro, Rosano. Cioran, a filosofia em chamas. Porto Alegre. Edipucs. 2004. pg. 166. Cioran, E. Le Crpuscule des Pense in Ouevres. Paris. Gallimard. 1995. pg. 439.

tendo nenhuma razo para viver, por que a teriam para morrer 18. No possumos razes para viver nem para matar-nos: eis a frmula cioraniana que tudo permite, tudo justifica e tudo admite Embora a vida, para mim, seja um suplicio, no posso abandon-la porque no acredito no absoluto de valores em nome dos quais sacrificar-me. Sendo sincero, deveria dizer que no sei porque vivo, nem por que no cesso de viver. A chave, provavelmente, reside na irracionalidade da vida, que faz com que ela se conserve sem razo. E se houvessem s razes absurdas para viver? O mundo no merece que algum se sacrifique por uma idia ou por uma f. Somos mais felizes hoje por que outros o tem feito para o nosso bem? Mas que bem? Se algum se sacrificou para que eu seja mais feliz, eu sou, em verdade, mais infeliz do que ele, pois no posso pensar em construir a minha existncia sobre um cemitrio 19 e no mesmo sentido: Por mais que eu saiba que no sou nada, ainda tenho que me persuadir verdadeiramente. Algo, em mim, recusa esta verdade da qual estou to seguro. Esta recusa indica que em parte eu fujo de mim; e aquilo que em mim se subtrai minha jurisdio e ao meu controle faz com que eu jamais esteja seguro de poder dispor plenamente de mim mesmo. E assim, fora de repisar no pro e no contra do nico gesto que tenha importncia, acaba-se por ficar com a m conscincia de estar vivo20. O ser-humano, para Cioran uma criatura despedaada, pois todos os valores que o nutre lhe so tirados, ele apenas tem uma pseudo idia de liberdade, despedaado em vida este mesmo homem est condenado a sobreviver no mundo, a viver as falsas verdades, principalmente impostas pelo cristianismo, tornando-se um homem infeliz e amargurado, um barco em naufrgio. Os filsofos so demasiadamente orgulhosos para confessar seu medo da morte e demasiado presunosos para reconhecer que a enfermidade possui uma fecundidade espiritual21 . Cioran ainda entendido como: O mais radical dos niilistas, esquartejador, impiedoso, luciferiano, com o dom de negao e estilo 22 . Cioran insiste: No so os pessimistas, seno os decepcionados, os que escrevem bem 23. Podemos fazer um dilogo entre Kierkegaard e Cioran a partir da forma que ambos enxergam a vida, tanto Kierkegaard como Cioran foram dominados pela melancolia de encontrar-se vivo no mundo. Em vrias passagens dos Dirios, Kierkegaard enfatiza sua melancolia, angstia e de certa forma desespero e at mesmo niilismo, o tema da melancolia persegue Kierkegaard na extenso de suas obras, pois sua vida uma continuidade que se d a partir da dor da existncia, por isso sua filosofia uma

18 19 20 21 22 23

Cioran, E. Silogismos da Amargura. Trad. Jos Thomaz Brum. Rio de Janeiro. Rocco. 1991. pg. 56. Cioran, E. En las Cimas de la Desesperacin. Trad. Rafael Panizo. Barcelona. Tusquets. 2003. pg. 63-64. Cioran, E. Le Mauvais Dmiurge in Ouevres. Paris. Gallimard. 1995. pg. 1210. Cioran, E. En las Cimas de la Desesperacin. Trad. Rafael Panizo. Barcelona. Tusquets. 2003. pg. 51-52. Pecoraro, Rossano. Cioran, a filosofia em chamas. Porto Alegre. Edipucrs. 2004. pg. 221. Cioran, E. Cuadernos 1957-1972. Trad. Carlos Manzano. Barcelona. Tusquets. 2000. pg. 179.

23

filosofia que nos liga a existncia. Cioran da mesma forma um pensador da existncia, mas de uma existncia factvel e insalubre onde viver to somente viver e na mais. Os Dirios so leitura obrigatria a quem quer entender o gnio de Kierkegaard, pois so neles onde se pode perceber o sentido de sua vida, vejamos algumas destas entradas: Morte e inferno: posso fazer abstrao de tudo, salvo de mim mesmo 24 ou ento: Talvez eu pudesse reproduzir a tragdia de minha infncia, a chave horrvel de toda a vida religiosa, que pavorosas suspeitas colocavam sorrateiramente em minhas mos 25, insiste no problema de que sua melancolia tem, de alguma forma, inicio em sua educao crist: Minha desgraa, humanamente falando, consiste em que tive uma educao crist demasiadamente severa. Desde a infncia, vivi sob o domnio de uma melancolia originaria 26. Kierkegaard havia passado pelo grande tremor de sua vida, a descoberta dos delitos matrimoniais de seu pai, a morte de seu pai, o amor a Regine e o abandono a ela, sua melancolia expede-se dentro de todo seu universo, desde suas obras assinadas at as obras pseudonimicas. Muitos reflexos do pensamento de Cioran encontra-se na obra de AntiClimacus, pseudnimo utilizado por Kierkegaard em Doena para a Morte que em suas primeiras palavras ns diz O homem esprito. Mas o que esprito? o eu. Mas, nesse caso, o eu? O eu uma relao, que no se estabelece com qualquer coisa de alheio a si, mais consigo prpria. Mais e melhor do que a relao propriamente dita, ele consiste no orientar-se dessa relao para a prpria interioridade. O eu no a relao em si, mas o seu voltar-se sobre si prpria, o conhecimento que ela tem em si prpria depois de estabelecida27, justamente aqui que nasce o sentido de transcendncia do ser-em si com o ser prprio em si, e esta relao quando transborda culmina no desespero. Kierkegaard mais adiante ainda diz: Morrer a morte significa viver a morte28. O que desesperar-se ou entrar em desespero? Ser uma inconstante variao de que acometido o homem. Muitas podem ser as leituras que podem ser feitos de um tal desespero. Insatisfeito com a busca esttica, o homem atormenta-se e cai no desespero. O Desespero real o retorno do poder desesperar-se, isto , a superioridade do homem sobre o animal consciente em sua capacidade de se desesperar. atravs do desespero que o homem alcana o estgio seguinte ao esttico,

24 25 26 27

24

28

Kierkegaard, S. Dirios IA 162. Idem. IIA 144. Idem. X 2A 619. Mennesket er Aand. Men hvad er Aand? Aand er Selvet. Men hvad er Selvet? Selvet er et Forhold, der forholder sig til sig selv, eller er det i Forholdet, at Forholdet forholder sig til sig selv; Selvet er ikke Forholdet, men at Forholdet forholder sig til sig selv. Sygdommen til Dden Samlede Vaerke. 3. pg. 15. Thi at de, betyder at det er forbi, men at de Dden betyder at opleve det at de. Kierkegaard. Doena para a Morte. Col. Os Pensadores. So Paulo. Abril Cultural. 1979. pg. 199.

que seria o tico, pois s assim abandonar as experincias dissipadoras e a atitude passiva diante da realidade. Nos Diapsalmata, que fazem parte de uma obra maior A Alternativa Kierkegaard revela a sua mais intermitente melancolia: Minha melancolia a mais fiel das amantes que j conheci; que h de estranho em que eu tambm a ame?29. Entre o Kierkegaard e seus pseudnimos percebe-se que a melancolia que afligia um Kierkegaard e a mesma que transpassada pelos seus pseudnimos, no um esconderijo, mas uma realidade infinita que tem a necessidade da busca pela vida ou pelo seu sentido. Por isso, cita o pseudnimo de Kierkegaard autor dos Diapsalmata: A vida transformou-se para mim em uma bebida amarga, e, contudo, ela deve ser ingerida como gotas, devagar, contando 30, est a viso cioraniana de encarar a vida e ver nela algum sentido. Ainda no Diapsalmata, Kierkegaard atinge o pessimismo metafsico: Num teatro ocorreu um inicio de incndio nos bastidores. O palhao veio ao palco avisar o pblico. Acharam que era uma piada e ficaram aplaudindo, ele repetiu o aviso, as gargalhadas tornaram-se ainda mais fortes. Assim, eu penso que o mundo vai naufragar sob o jubilo geral de cabeas engraadas que ho de crer trata-se de uma piada 31. Faz, ainda, o questionamento mximo da existncia: Qual o significado desta vida?32. Nossa concluso entre estes dois pensadores to distintos de que em Kierkegaard a melancolia ganha a projeo da conquista do mundo, do encontra-se existindo: Eu era melanclico, de uma melancolia sem fim: foi isto que me ajudou. Pois em minha melancolia eu ainda amava o mundo 33. Cioran, o pessimista in natura nos colocar entre o amanhecer da insnia para o anoitecer do nada: Sabedoria e rebelio: dois venenos. Incapazes de assimilarmos ingenuamente, no encontramos em nenhum dos dois uma frmula de salvao34, e finalmente: Como nosso destino apodrecer com os continentes e as estrelas, exibiremos, como doentes resignados, e at a concluso das eras, a curiosidade por um desenlace previsto, medonho e vo 35.

29

30 31 32 33 34 35

Kierkegaard, S. Diapsalmata in Valls, Alvaro. Do desespero silencioso ao elogio do amor desinteressado. Aforismos, novelas e discursos de Sren Kierkegaard. Porto Alegre. Escritos. 2004. Pg. 20. Idem pg. 22. Idem. Pg. 22-23. Idem. 23. Idem Dirios. IX A80. Cioran, E. La Tentacin de Existir. Trad. Fernando Savater. Madrid. Punto de Lectura. 2002. Pg. 21. Idem. Brevirio de Decomposio. Trad, Jose Thomaz Brum. Rio de Janeiro. Rocco. 1995. pg. 176.

25

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
BRS, Joo Mauricio Barreiros. O Pensamento Insuportvel de mile Cioran. Porto. Campo das Letras. 2006. CIORAN, Emil. Silogismos da Amargura. Trad. Jos Thomaz Brum. Rio de Janeiro. Rocco. 1991. _____. Emil. Brevirio de Decomposio. Trad. Jos Thomaz Brum. Rio de Janeiro. Rocco. 1995 . Emil. Oeuvres. Paris. Gallimard. 1995a. . Emil. Cuadernos 1957-1972. Trad. Carlos Manzano. Barcelona. Tusquets. 2000 _____. Emil. Exerccios de Admirao. Jos Thomaz Brum. Rio de Janeiro. Rocco. 2001 . Emil. En las Cimas de la Desesperacin. Trad. Rafael Panizo. Barcelona. Tusquets. 2003. . Emil. La Tentacin de Existir. Trad. Fernando Savater. Madrid. Punto de Lectura. 2002. PECORARO, Rosano. Cioran, a filosofia em chamas. Porto Alegre. Edipucs. 2004. KIERKEGAARD, Sren. Samlede Vrker. Hg. v. A. B. Drachmann, J.L. Heiberg og H.O. Lange. Kbenhavn. Gyldendal. 1962-1963 (20 Bind). _____. Sren. Doena para a Morte. In Col. Os Pensadores sob o titulo de Desespero Humano. So Paulo. Abril Cultural. 1979. _____. Sren. Textos Selecionados por Ernani Reichmann. Curitiba. UFPR. 1970. VALLS, Alvaro. Do desespero silencioso ao elogio do amor desinteressado. Aforismos, novelas e discursos de Sren Kierkegaard. Porto Alegre. Escritos. 2004. VOLPI, Franco. O Niilismo. So Paulo. Loyola. 1999.

26

You might also like