You are on page 1of 9

4

PRODUO E O MERCADO.O MONOPOLISTA.

MERCADO SOB CONCORRNCIA PERFEITA E

Monoplio Exemplo 10.1: O laboratrio Astra-Merck estabelece preos para o Prilosec Em 1995, um novo medicamento desenvolvido pelo laboratrio Astra-Merck passou a ser utilizado para o tratamento de ulceras no longo prazo. O medicamento chamado Prilosec, representa uma nova gerao de remdios contra a lcera. Outros medicamentos destinados ao tratamento dessa doena j existiam no mercado: Tagament, que surgiu em 1977, Zantac, em 1983. Pepcid,em 1986,e Axid,em 1988.Os quatro funcionavam na maioria das vezes da mesma maneira para reduzir a quantidade de acido no estomago.O Prilosec,no entanto,baseava-se em mecanismos bioqumicos bastante diferentes e era muito mais eficaz do que os outros medicamentos.Por volta de 1996,tornou-se um dos medicamentos mais vendidos no mundo e no tinham nenhum concorrente altura. Em 1995, o laboratrio Astra-Merck estipulou o preo do Prilosec em torno de $3,50 a dose diria. (Em contraste, os preo do Tagamet e do Zantac estavam em torno de $1,50 a $2,25 a dose diria.) Essa determinao de preo compatvel com a frmula de markup?O custo de produo e de embalagem do Prilosec de apenas $0,30 a $0,40 a dose diria. Esse custo marginal sugere que a elasticidade do preo de demanda, esteja na faixa de -1,0 a -1,2. Com base nos estudos estatsticos da demanda farmacutica, essa de fato uma estimativa aceitvel para a elasticidade da demanda. Portanto,fixar o preo para o remdio Prilosec com base em um markup que excede a 400% o custo marginal compatvel com a regra da prtica para determinao dos preos.

Exemplo 10.22: Preo de markup: jeans de marca O uso do markup para fixar os preos. Considere um fabricante de jeans de marca. Embora muitas empresas produzam esse tipo de vesturio, alguns consumidores pagaro mais por um jeans de marca. Que valor a mais eles pagaro, ou, para sermos mais exatos, quanto s vendas poderiam cair em reao a preos mais altos?Essa uma questo que deve ser considerada com cautela pelo fabricante, pois se trata de um aspecto fundamental na determinao do preo pelo qual o vesturio ser vendido (pelos atacadistas aos varejistas que, por sua vez, adicionam outro markup). No caso de jeans de marca, elasticidade da demanda na faixa de -3 a -4 so tpicas para as mais famosas.Isso significa que o preo deve

ficar em 33% a 50% acima do custo marginal.O custo marginal tpico encontra-se na faixa de $12 a $18 a pea,sendo que os preos no atacado variam de $18 a $27.

Oligoplio

A Indstria da Viao Civil (TAM, GOL, VARIG, BRA); Gases Industriais (White Martins, Oximil); Operadoras de telefonia celular (CLARO, VIVO, TIM,Oi). Petrleo no Brasil No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em So Paulo, entre 18921896, por Eugnio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfurao na profundidade de 488 metros; contudo, o poo jorrou somente gua sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o leo de Lobato na Bahia. A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a explorao do petrleo no Brasil. A partir da muitos poos foram perfurados. Atualmente, a Petrobras est entre as maiores empresas petrolferas do mundo. O petrleo uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.

Monopsnio No final de 1981 e incio de 1982, as empresas reas American Airlinese Braniff Airways estavam competindo ferozmente entre si por passageiros. Ocorreu, ento, uma guerra de preos de passagens areas, uma vez que cada um procurava praticar valores mais baixos do que a outra com a finalidade de obter uma maior fatia do mercado. Em 21 de fevereiro de 1982, Robert Crandall,presidente e CEO da American Airlines,telefonou a Howard Putnam,presidente e principal executivo da Braniff.Posteriormente,o sr.Crandall ficou surpreso ao saber que o telefonema havia sido grampeado.O dilogo mantido foi o seguinte.

Crandall:Sabe acho uma idiotice estarmos sentados aqui discutindo feito @!#$%! sem ganhar um centavo por essa!#$%&. Putnam: Bem... Crandall: Oque quero dizer ,voc sabe, !@#$%&*,qual o objetivo de tudo isso?

Putnam: Mas se voc est cobrindo cada rota que a Braniff detm com cada uma das rotas da American ,eu no posso apenas ficar sentado aqui e permitir que voc acabe com a gente sem darmos o troco. Crandall:Claro,mas e a Eastern e a Delta fazem a mesma coisa em Atlanta,e tem sido assim h anos. Putnam: Voc tem alguma sugesto para me dar? Crandall:Sim tenho,Aumente em 20% o preo de suas malditas passagens que eu aumentarei as minhas no dia seguinte. Putnam: Robert ns... Crandall:Voce vai ganhar mais dinheiro e eu tambm. Putnam: Ns no podemos conversar a respeito de preos! Crandall: Ah @#$%&*,Howard. Ns podemos conversar a respeito de qualquer coisa que quisermos. Crandall estava enganado Os executivos de empresas no podem conversar sobre qualquer coisa que queiram. Conversar a respeito de preos e concordar em acertlos constitui uma infrao Seo 1 da Lei de Sherman.Putnan certamente sabia disso,por que prontamente rejeitou a sugesto feita por Crandall.Aps ter o conhecimento desse telefonema,o Departamento de Justia instaurou um processo contra Crandall,acusando-o de infrigir a legislao antitruste ao propor um acerto de preos. No entanto, propor um acerto de preos no suficiente para que se constitua um infrao Seo 1 da Lei de Sherman.Para que se configure a infrao da lei ,as duas partes devem concordar,portanto,como Putnan rejeitou a proposta feita por Crandall,no houve infrao nos termos da Seo 1.Posteriormente,entretanto,o tribunal sentenciou que uma proposta para acertar preos poderia ser uma tentativa de monopolizar parte do setor aerovirio,infringindo,portanto,os termos da Seo 2 da Lei de Sherman.A American Airlines prometeu ao Departamento de Justia nunca mais se engajar em tal tipo de atividade.

Um outro exemplo de Monopsnio a empresa Cotochs localizada em MG. Normalmente existem grandes fazendas de gado leiteiro ao redor da indstria e esta se compromete a comprar toda a produo local como forma de garantir matria prima para seus diversos produtos derivados do leite.

Oligopsnio

Exemplo: Existem trs grandes indstrias de celulose (Bahia Sul Celulose, Aracruz Celulose e Cenibra), que costumam garantir a compra de eucaliptos desses produtores, como forma de garantir matria prima para a produo de celulose. As empresas garantem as sementes, o preparo da terra, a colheita e os fazendeiros entram com a terra para o plantio, so vrios pequenos proprietrios e apenas trs grandes compradores.

Um exemplo de oligopsnio o mercado de cacau, onde trs firmas (Cargill, Archer Daniels Midland e Callebaut) compram a maior parte dos gros de cacau, geralmente produzidos por pequenos agricultores de pases menos desenvolvidos.

Comportamento da oferta e da demanda

Toda empresa, independente do ramo de atividade, vive diariamente envolvida e comprometida em ofertar o melhor para o consumidor, com um preo competitivo e que tambm satisfaa as suas necessidades, de uma forma que seja vantajosa para os dois lados, fazendo com que seus produtos ou servios sejam cada vez mais procurados no mercado. Existem alguns produtos que so mais demandados do que as empresas tem para oferecer, e tambm outros em que a oferta to grande quanto sua procura. Como exemplo, podemos citar a agricultura orgnica, que segundo entrevista feita com a pioneira nesta rea no Distrito Federal, a produtora rural Massae Watanabe, conta que nos ltimos anos procura por alimentos mais saudveis, sem agrotxicos aumentou significamente, e que cada vez mais vem aumentando o nmero de produtores orgnicos certificados pelo Ministrio da Agricultura, mas ainda no suficiente para atender a demanda deste mercado, sendo assim, mesmo este produto tendo um valor mais elevado do que os produtos da agricultura convencional, a quantidade que levada feira pela Dna. Massae vendida muito rpida, faltando produto para atender aos consumidores. Um outro assunto refletiu tambm esta mesma realidade nos ltimos dias. Em notcia publicada no ms de Setembro/10, presenciamos a demanda por compra de Aes da Petrobrs, onde segundo uma das fontes, disse que a oferta foi confortavelmente subscrita em excesso com forte demanda dos investidores. Tudo indica que a demanda elevada foi incentivada por forte participao de fundos de penso estatais e investidores institucionais. Oposto aos dois assuntos citados anteriormente, temos como exemplo as empresas de Telefonia Mvel, onde a oferta to grande quanto a demanda,

obrigando as empresas a fazerem expressivos investimentos para que o servio ficasse disponvel no s nas grandes cidades, mas tambm em todas regies menores ou mais afastadas dos grandes centros urbanos, e alm da preocupao em ampliarem as reas de cobertura, houve tambm o grande investimento em telefonia a carto (pr pago) o que aumentou ainda mais a demanda, principalmente em locais onde o nvel de renda so menores, fazendo com que de uma forma ou de outra (pr ou ps pago), a populao quase em sua totalidade aderissem aos seus servios. Com esses e muitos outros exemplos, podemos perceber que as empresas , cada uma em seu segmento, tem a necessidade de diversificar e aperfeioar seus produtos e servios para conseguir uma maior satisfao de seus consumidores.

5 Noes de macroeconomia
NOES DE MACROECONOMIA

Objetivo: Verificar os efeitos das polticas governamentais sobre as organizaes. Poltica Fiscal a atuao do governo na arrecadao dos impostos e seus gastos. Podendo atuar no sistema tributrio de forma que alteraria as despesas do setor privado. Quanto maior os impostos, menor ser a renda disponvel e consequentemente o consumo. Algumas das atitudes que podem impactar as organizaes so: diminuio da carga tributria uma poltica fiscal expansionista, pois estimula as despesas de consumo e investimentos. O aumento da carga tributria reage ao inverso, diminuindo o poder de compra, diminuindo tambm a demanda.

Outra atitude o estmulo s exportaes, elevando a demanda externados produtos. Tarifa e barreiras importao, beneficiam a produo nacional.

Poltica Monetria: a atuao de autoridades monetrias (Banco Central) sobre a quantidade de moeda em circulao de crdito e das taxas de juros controlando a liquidez do sistema econmico. Ao governo cabe assegurar os servios bsicos e a mquina pblica (sade, educao, segurana, assistncia social, etc...). necessrio a promoo de mecanismos que permitam controlar a circulao do dinheiro para assegurar o consumo da populao, girando o mercado financeiro e assim gerando impostos ou receita ao Governo para que ele faa sua parte. Ex: quando o Governo aumenta os meios de pagamento, h uma tendncia de elevao das taxas de juros, porque a oferta de emprstimos se expande. A taxa de juros tem um papel fundamental nas decises dos agentes financeiros. Podemos concluir que Poltica Monetria rege toda a economia do pas. Atravs da demanda de oferta de moeda pode-se controlar o consumo de bens e at mesmo definir o equilbrio da taxa de juros. O crescimento da nao est ligado poltica econmica adotada de acordo com os planos polticos do governante. Desta forma, afeta diretamente a populao e as empresas.

Poltica Cambial o conjunto de aes e orientaes ao dispor do Estado destinadas a equilibrar o funcionamento da economia atravs de allteraes de taxas de cambio e controle das operaes cambiais. O Governo tem instrumentos de poltica de relaes comerciais e financeiras entre naes. Constituda pela administrao de taxas, como objetivo, o mercado externo, no intuito de manter equilibrado o poder de compra do pas em relao aos outros. Sendo assim, podemos considerar que as moedas nacionais tenham seu preo, que a taxa de cambio.

A taxa de cambio determinada pela Lei da Oferta e da Procura. Em relao aos Estados Unidos, se a procura maior que a oferta, o preo do dlar, em reais, sobe. Se a procura maior que a procura, o preo cai. o Banco de Brasil que define o regime cambial. Em matria divulgada em 29/09/2010 pelo jornal O Estado, sobre o recebimento do BNDES de mais de 24 bilhes do Tesouro Nacional em crditos. Os recursos sero usados para garantir a participao do BNDES na oferta de aes da Petrobrs, atravs de emisso de Letras Financeiras do Tesouro com vencimento em 14/09/2014. So recursos voltados aos investimentos. Com o aumento do IOF cobrado na entrada de capitais estrangeiros h o impacto direto em uma filial de empresa estrangeira estabelecida no Brasil, que pode deixar de remeter lucros e dividendos para a Matriz no exterior para girar estes recursos no mercado brasileiro a fim de aproveitar os juros.

Poltica de renda o conjunto de medidas visando a redistribuio de renda e justia social. a interveno direta do Governo na formao de renda com o controle e congelamento de preos. Um exemplo de Poltica de Renda a garantia de preos ao produtor agrcola, com o objetivo de proteo diante das variaes de mercado. Se ao colher o produto o preo for superior ao preo mnimo, o agricultor vende no mercado. Mas se o preo mnimo for superior ao de mercado, o governo determinar se o produtor vende a ele a preo mnimo, ou se o agricultor vender seu produto no mercado e o Governo cobre a diferena (subsdio).

REFERNCIAS

GOOGLE.COM WIKIPDIA SIMON SHWARTZMAN CARLOS ESCSSIA - ECONOMISTA LIVRO TEXTO ECONOMIA - MARCO ANTONIO S. VASCONCELOS MANUEL E. GARCIA

DEMANDA POR AES DA PETROBRS SUPERA OFERTAS

...

REUTERS NEWS DE 23/09/2010. ESTUDO ELABORADO PELA

O VALOR DA TELEFONIA MVEL PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA... IBRE/FGV. DEMANDA POR ORGNICOS MAIOR DO QUE A OFERTA ...

REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL.

MICROECONOMIA ROBERT S.PINDYCK,DANIEL L. RUBINFELD

You might also like