You are on page 1of 14

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Aula 0 As Conjunes Coordenativas Ol a todos! Esta a nossa aula demonstrativa do curso que preparamos para vocs de Lngua Portuguesa para concursos pblicos. um grande prazer desenvolver com vocs este novo trabalho. Somos os professores Adriana e Fernando Figueiredo, preparamos os alunos para concursos pblicos pelo Brasil h mais de dez anos, aqui no Rio de Janeiro. Eu, professora Adriana Figueiredo, trabalhei como Analista Judicirio por mais de dez anos aqui no Rio, concurso em que me destaquei, obtendo a 9 colocao. Desde aquela poca, venho lecionando em cursos preparatrios, funo que hoje desempenho com exclusividade. Eu sou o prof. Fernando Figueiredo, autor do livro Portugus Simplificado para Concursos, da Editora Elsevier. Esse um dos muitos projetos que desenvolvo com a prof. Adriana Figueiredo. Tambm natural do Rio de Janeiro, leciono em vrios cursos pelo Brasil, presenciais e no presenciais. Em que tipo de trabalho ns acreditamos? Entendemos que a preparao para um concurso em Lngua Portuguesa deve compreender trs etapas. A primeira a apresentao de teoria, que deve ser desenvolvida de forma breve e objetiva, para que o candidato no se perca em meio a uma srie de informaes amontoadas, com as quais dever lidar diante da questo. Acreditamos que cabe ao professor filtrar, da teoria, apenas as informaes indispensveis s resolues das questes. A segunda etapa consiste na fixao dos conceitos apresentados por meio de frases curtas, seguidas de sua explicao. Entendemos que no didtico ensinar o conceito e levar o aluno questo de concurso, sem que ele tenha praticado os fundamentos em exerccios de fixao. Por fim, apresentamos questes de concursos das mais variadas bancas com comentrios em relao a cada alternativa. Na nossa matria, temos a vantagem de poder lidar com questes de diferentes bancas para cada assunto: o candidato que aprendeu devidamente os conceitos dever estar apto a resolver qualquer tipo de questo, independentemente da banca.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

De que maneira preparamos o aluno para os concursos? Desenvolvemos uma tcnica de preparao cuja finalidade agrupar assuntos afins, para que o aluno deixe de enxergar a matria como um emaranhado de conceitos, alguns deles perfeitamente dispensveis. Por exemplo, ensinamos as principais classes gramaticais (substantivo, adjetivo, advrbio) no em uma aula parte, mas dentro de Concordncia Nominal. Isso porque observamos nas provas que tais assuntos aparecem interligados, e no como contedos estanques. Com que bancas organizadoras costumamos trabalhar? Em nosso curso terico com exerccios, lidamos com questes das bancas mais tradicionais em concursos pblicos (ESAF, Cespe/UnB, FGV, FCC...). Como j dissemos, o candidato que sabe mesmo a matria capaz de lidar com todo tipo de questo. Conhecer mais de uma banca conferiria domnio de contedo. Por outro lado, em trabalhos mais especficos, que antecedem editais, procuraremos enfocar vrias questes de uma nica banca. Nesse caso, o aluno, que j domina a matria, deve adquirir agilidade de resoluo das questes de prova. o adestramento propriamente dito. Nessa linha de preparao, vale lembrar que cada banca tem o seu perfil, que deve ser desvendado para o candidato. A Esaf, por exemplo, traz em suas provas questes longas, que as tornam bastante trabalhosas. Mas o domnio do contedo e a experincia de resoluo de provas conseguem minimizar os efeitos de questes to longas. J a FCC apresenta, normalmente, os mesmos assuntos nas questes: basta que o aluno conhea os tpicos que mais aparecem em suas provas. O Cespe/UnB, por sua vez, costuma trazer mais questes de reescritura de frases. Nelas, o aluno precisa conjugar os conceitos de morfologia e sintaxe em uma mesma questo. Cada uma com sua caracterstica, porm o contedo que se aprende, se compreendido com lgica, servir para desvendar as estratgias de qualquer que seja a banca. Acreditamos que o aluno precisa entender a matria e aprender a fazer a prova. Fundamentalmente, preciso que se encare o estudo do portugus no como uma simples memorizao de conceitos, mas como regras que possuem lgica e, acima de tudo, se complementam. E, para passar em um concurso, entender que abrir a gramtica algo que pouco se far antes da prova: as regras sero estudadas e apreendidas na prtica, de forma instrumental, por meio de resoluo de provas. Nesta primeira aula, selecionamos um assunto que vem se repetindo em muitos concursos de todo o Brasil. A aula servir para que voc entenda a nossa proposta: ensinar voc a pensar a Lngua Portuguesa.
www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

CONJUNES COORDENATIVAS As conjunes coordenativas so aquelas que ligam oraes de sentido completo, independente, que no exercem funo sinttica em relao entre si: uma no sujeito, objeto direto da outra... Essa a principal diferena entre as conjunes coordenativas e as subordinativas: a relao sinttica que no existe entre as primeiras, ocorre com as ltimas. Mas voc deve estar se perguntando: vou ter que pensar nisso tudo na hora de classificar as conjunes? Fique tranquilo, a resposta no. Para identificar as conjunes, no ser preciso pensar em anlise sinttica. Basta entender o que cada conjuno indica: o que adicionar, opor, o que causa, concesso, efeito, etc. Assim, comecemos pelas coordenativas, que integram o primeiro bloco, entendendo cada ideia que elas iniciam, aproveitando tambm para conhecer as conjunes e, se possvel, memorizar, ao menos, meia dzia de cada uma delas, para poupar futuramente seu tempo de resoluo de prova. As conjunes coordenativas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas. As conjunes aditivas so aquelas que ligam oraes ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adio. So elas: e, nem (= e no), alm das expresses correlativas, que vm em pares e tambm somam: no s... mas tambm, no s... como tambm, bem como, no s... mas ainda. Veja a frase: A sua pesquisa clara e objetiva. Aqui, a conjuno aditiva liga termos (adjetivos) e no oraes (sim, porque no se engane achando que a conjuno s pode ligar oraes). Tais informaes se adicionam, acrescentam. Observe ainda: Ele no s entrou na sala como tambm dirigiu-se aos pais. Nesse caso, temos as expresses correlativas, que oraes, indicando aes que se somam. ligam duas

As conjunes adversativas so aquelas que ligam duas oraes ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensao. So elas: mas, porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto, no obstante. Em relao s conjunes adversativas, considero interessante frisar que elas nem sempre opem, mas podem tambm compensar, ressalvar.
www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Veja: Tentei chegar mais cedo, porm no consegui. Aqui, a conjuno adversativa ope, o que podemos observar pelas expresses tentei chegar e no consegui. Logo, esse exemplo nos traz uma conjuno adversativa com valor de oposio, contraste. Agora, observe: Seu discurso foi breve, mas violento. Nesse caso, temos palavras que no se contrastam: breve no contrrio de violento, mas sua compensao. Logo, temos aqui conjuno adversativa com valor de ressalva, compensao. As conjunes alternativas so aquelas que ligam oraes ou palavras, expressando ideia de alternncia ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente. So elas: ou, ou... ou, ora... ora, j... j, quer... quer, seja... seja. O que interessante evidenciar nesse conceito que elas podem, ento, indicar, basicamente, duas ideias: Ou saio eu, ou sai ele desta sala. (excluso, escolha) O cavalo avanava ora para a esquerda, ora para a direita. (alternncia). Voc deve estar se perguntando: por que preciso saber que a conjuno alternativa indica duas ideias (alternncia ou excluso)? Por dois motivos: primeiro, porque assim voc no se engana achando que, se a conjuno alternativa, s pode indicar alternncia. Depois porque, em algumas questes, o examinador pode exigir um conhecimento mais especfico: no que se diga apenas o nome da conjuno, mas que se explique o valor semntico que ela traz. As conjunes conclusivas so aquelas que ligam anterior uma orao que expressa ideia de concluso ou conseqncia. So elas: logo, pois (dica importante: quando deslocado na orao, depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Veja um exemplo: Ele estava bem preparado para o teste, portanto no ficou nervoso. Aqui, o fato de no ficar nervoso o resultado de ele ter se preparado bem para o teste. a sua concluso. As conjunes explicativas so aquelas que justificam a ideia da orao a que se referem. So elas: que, porque, pois (dica importante: quando iniciar a orao, antes do verbo), porquanto. Assim, temos: Venha para casa, pois est comeando a chover. No demore, que o filme vai comear. Interessante observar que as conjunes explicativas normalmente vm ligadas a oraes com verbos no imperativo ordem, pedido, conselho (venha para casa, no demore). Isso ocorre porque uma questo de educao dar a ordem e, na sequncia, explicar, justificar o porqu daquele comando. Essa uma boa dica para reconhecer as conjunes explicativas com mais rapidez nas frases. Eis uma notcia boa: ao ver uma orao com verbo no imperativo, ligada a um porque, pois, porquanto, normalmente a conjuno ser explicativa. A notcia ruim que a conjuno explicativa pode vir tambm ligada a orao sem verbo no imperativo. Mas a, para identific-la facilmente, s se lembrar do seu conceito: ela indica a explicao, a justificativa para o que foi dito anteriormente. Assim, Fazia tudo para ser agradvel, pois no deixava uma pergunta sem respostas (E. Bechara) Aqui, a segunda orao explica, justifica aquilo que se disse na primeira. A conjuno , ento, explicativa.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Uma prova que tratou da conjuno explicativa ligada a verbo no imperativo foi a de Perito Criminal da Polcia Civil, Fundao Getlio Vargas, realizada em 2009. Veja: Quase Nada (Fbio Moon e Gabriel B. Folha de So Paulo, 28 de dezembro de 2008.)

No quarto quadrinho, a palavra que introduz uma: a) causa. b) consequncia. c) explicao. d) condio. e) concesso. Comentrio: A conjuno que aparece ligada a verbo no imperativo acorda indicando uma explicao para o que se disse na outra orao. Poderamos at trocar o que por outra conjuno explicativa porque, pois. Observe que a banca no se preocupa tanto com o nome da conjuno (coordenativa explicativa), e sim com o valor semntico que ela indica explicao. uma tendncia das bancas atuais: no cobrar do aluno memorizao da nomenclatura, mas compreenso das ideias expressas pelos conectores.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Antes de partirmos anlise de outras questes de concursos, vamos fixar os conceitos por meio de frases curtas, para verificar se voc entendeu a teoria. Classifique as conjunes coordenativas das frases abaixo: 1. Fale baixo, porque todos esto dormindo. (Ordem seguida da explicao: conjuno explicativa) 2. No s passeia, mas ainda cumpre a obrigao. (As duas aes se somam, ele passeia e cumpre a obrigao: no s, mas ainda so expresses correlativas aditivas) 3. Estudou muito e no foi aprovado. (Apesar de a conjuno e ser normalmente aditiva, aqui ela contrasta, no segue o esperado: o que se esperava seria estudar e ser aprovado: conjuno adversativa) 4. Estudou muito e foi aprovado. (Nesse caso, a conjuno no soma nem ope, ela indica o resultado, a concluso: conjuno conclusiva). ATENO! Aqui, vale um recado: a conjuno e pode ter valor aditivo, adversativo ou conclusivo. 5. Voc leu as clusulas do contrato; no reclame, pois, das dificuldades que surgirem. (Observe bem: a conjuno pois veio aps o verbo, entre vrgulas, o que indica o seu deslocamento; alm do mais, traz ideia de resultado: conjuno conclusiva) 6. Nem estuda nem deixa os outros estudarem. (Dizer que nem estuda nem deixa os outros estudarem o mesmo que dizer que no se fazem as duas coisas: no estuda e no deixa os outros estudarem. A conjuno aditiva. Cuidado para no confundir com as alternativas: no so aes que se alternam e sim que se somam). 7. Analisamos o projeto com muita ateno, estamos, pois, aptos a executlo. (Novamente, o pois deslocado. As vrgulas so uma preciosa dica. Ideia de resultado, concluso. Conjuno conclusiva.)
www.pontodosconcursos.com.br 7

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

8. O regulamento era bastante claro a esse respeito; no entanto, muitas pessoas teimavam em fingir que no sabiam de nada. (Apesar da clareza do regulamento, pessoas fingiam no saber de nada: oposio, contraste. A conjuno adversativa. Alm do mais, as conjunes entretanto, porm, no entanto sero sempre adversativas!) 9. Ou no entendeu, ou fingiu-se de tolo. (Duas opes que se excluem, as conjunes so alternativas e o valor semntico de excluso, escolha: uma coisa ou outra). 10. As autoridades levantaram-se e aplaudiram o velho professor. (Finalmente um e que soma: duas aes que se adicionam. Conjuno aditiva) 11. Saia da varanda, que est muito frio. (Aproveite a estruturao da frase: temos a ordem (verbo no imperativo), seguida da explicao. Conjuno explicativa.) 12. Ele agradeceu a mim bem como a todos os presentes pela ajuda recebida. (Ele agradeceu a mim e a todos: conjuno aditiva) Vamos resolver algumas provas? Mas antes uma dica importante: nas provas atuais de concursos pblicos, podemos observar duas tendncias de questes em relao ao assunto que estamos abordando. Entenda: 1. Existem as questes que retiram um trecho do texto e pedem que voc classifique a conjuno destacada ou, simplesmente, indique o valor semntico que ela representa. 2. H, tambm, as questes de reescritura, em que se retira um trecho de um texto, com determinada conjuno em destaque, para que o aluno julgue que outras conjunes seriam capazes de substitu-la, mantendo-se o sentido original da frase.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Para resolver as questes do primeiro tipo, preciso que voc identifique a conjuno na frase em destaque, analisando a ideia que ela indica. Eis um exemplo: (TRF- 2 R/FCC) No texto, o segmento ...podem ora ser consideradas como orientao geral, ora como disposio... expressa ideias de aes: a) opostas b) repetidas c) alternadas d) simultneas e) concomitantes Comentrio: O que temos na frase so aes que se alternam na linha do tempo. Os prprios conectivos ora, ora confirmam essa ideia. Anlise das outras alternativas: A letra A seria a resposta, caso se tratasse de conjuno adversativa. Quanto letra B, imagino que a banca esteja tratando de aes que se somam (aditivas). J as letras D e E referem-se s conjunes temporais, que podem indicar aes que ocorrem ao mesmo tempo (simultneas, concomitantes). Concluso: para resolver uma questo como essa, basta que voc leia a frase com cuidado para entender o valor semntico indicado pela conjuno. Outro exemplo: (TRF- SP/FCC) O emprego do elemento sublinhado compromete a coerncia da frase: a) Cada poca tem os adolescentes que merece, pois estes so influenciados pelos valores socialmente dominantes. b) Os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, por conseguinte alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno. c) Nos tempos modernos, sonhar faz muita falta ao adolescente, bem como alimentar a confiana em sua prpria capacidade criativa. d) A menos que se mudem alguns paradigmas culturais, as geraes seguintes sero to conformistas quanto a atual. e) H quem fique desanimado com os jovens de hoje, porquanto parece faltar-lhes a capacidade de sonhar mais alto.
www.pontodosconcursos.com.br 9

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Comentrio: O enunciado busca a alternativa que apresente uma conjuno mal escolhida, ou seja, que no expresse a ideia que ela deveria indicar. A alternativa B traz o conectivo por conseguinte, cuja ideia de concluso. No entanto, esse conectivo est introduzindo uma oposio: os jovens perderam a capacidade de sonhar alto, mas alguns ainda resistem ao pragmatismo moderno. Assim, a conjuno que deveria unir essa duas oraes deveria ser adversativa (mas, porm, contudo, todavia etc.), e no conclusiva. Anlise das outras alternativas: A letra A apresenta uma afirmativa seguida de sua explicao, confirmada pelo conectivo pois. A letra C apresenta duas informaes que adicionam, o que se percebe pela conjuno aditiva bem como. A letra D introduz uma condio para que a outra orao ocorra, o que estudaremos nas conjunes adverbiais condicionais. Finalmente, a letra E traz um porquanto, que estabelece uma explicao para a outra orao. ATENO! Aqui, vale um recado: no confunda a conjuno porquanto com portanto. Porquanto o mesmo que porque. Concluso: nesse tipo de questo, alm de entender a ideia que cada conjuno est veiculando, necessrio ter memorizado uma lista bsica de conjunes para cada classificao. Isso agiliza o tempo de resoluo da questo. De outra forma, alm de ler cada frase e entender a sua mensagem, o aluno teria que fazer um certo esforo para lembrar o que cada uma das conjunes normalmente indica. Aqui, ento, voc precisaria entender a ideia estabelecida por cada conjuno (oposio, ressalva, explicao, etc.) e memorizar uma lista mnima de conectores. Quanto s questes do segundo tipo, aquelas que buscam reescrituras, substituies de conjunes por outras que expressem a mesma ideia, entendemos que a memorizao da lista das conjunes seja mais importante do que a compreenso do que est escrito na frase. Veja um item de uma prova para o Ministrio das Relaes Exteriores, da banca organizadora Cespe/Unb, ocorrida no ano de 2009. Nela, esperava-se que o candidato julgasse a assertiva como certa ou errada.
www.pontodosconcursos.com.br 10

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

Texto: Essas disputas, contudo, podem ter mais relao com o perfil de potncia regional do Brasil, uma vez que suas empresas multinacionais competem de modo mais agressivo por negcios alm das fronteiras brasileiras. a) A expresso uma vez que pode, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo e sem alterao das informaes originais, ser substituda por qualquer uma das seguintes: visto que, j que, pois, porque, porquanto. Comentrio: A alternativa est certa. As conjunes se substituem, se reescrevem. Nesse caso, o mais importante no era entender a frase do texto, e sim ter memorizado as conjunes. Consulte a lista de conjunes explicativas que voc possui e veja se no esto todas l. Simples, no ? J para o aluno que no memorizou... Mais uma questo, do mesmo concurso: pedia-se o de sempre, julgar a alternativa como certa ou errada. Texto: Com isso, a partir de janeiro de 2009, a produo ter reduo total de 4,2 milhes de barris dirios. A medida, que foi acompanhada por pases fora do cartel, no conseguiu, no entanto, segurar o preo da commodity, que caiu abaixo dos US$ 40. (O Globo, 18/12/2008.) a) O termo no entanto pode, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo e sem alterao das informaes originais, ser substitudo por qualquer um dos seguintes: porm, contudo, conquanto, contanto que. Comentrio: A alternativa est errada. A conjuno no entanto adversativa. Na lista das coordenativas adversativas s aparecem as duas primeiras: porm e contudo. Conquanto uma conjuno concessiva, que, apesar de indicar a mesma ideia de contrariedade, levaria o verbo para o subjuntivo (assunto que vamos explorar na aula 03). Logo, tal conjuno at manteria a ideia da adversativa no entanto, mas prejudicaria a correo gramatical do perodo.
www.pontodosconcursos.com.br 11

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

ATENO! Aqui, vale um recado: a conjuno conquanto tem o mesmo valor semntico que uma conjuno coordenativa adversativa, s que est na lista das conjunes subordinativas concessivas. Elas indicam a mesma ideia (oposio, contrariedade), mas a adversativa leva o verbo para o indicativo e a concessiva, para o subjuntivo. Trocar uma pela outra exigir, portanto, alterao na estrutura da frase. Contanto que conjuno condicional, que nada tem de semelhana com a conjuno adversativa do texto. Voc deve estar se perguntando: ento, para resolver as questes de conjunes, basta que eu decore a lista de cada uma delas? Infelizmente, no. Ainda que para algumas questes, a memorizao baste, entender as relaes semnticas que as conjunes estabelecem nas frases fundamental por alguns motivos: 1. Algumas conjunes estabelecem mais de uma ideia, aparecem em mais de uma lista. Voc vai aprender que um porque pode ser causal, explicativo ou final. Um pois pode ser conclusivo, explicativo ou causal. Alm dessas conjunes, h outras que podem ter mais de um classificao (desde que, que, se...). Assim, s uma leitura cuidadosa da frase permitiria a classificao da conjuno. Nesse caso, ter memorizado as conjunes ajuda, mas no resolve a questo. 2. H questes que pedem que se identifique o valor semntico da conjuno, e no simplesmente que d a sua classificao. Vimos, por exemplo, que a conjuno adversativa mas pode indicar adversidade ou ressalva: haver questes que vo buscar que voc identifique qual das duas ideias a conjuno indica. Decorar a lista, aqui, resolveria o seu problema?

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

COMO ESTUDAR AS CONJUNES Entendemos que estudar as conjunes tarefa que compreende as seguintes etapas: 1. Entender o valor semntico que cada conjuno expressa: saber o que adio, alternncia, adversidade, etc. 2. Sistematizar as conjunes que podem apresentar mais de uma ideia. A conjuno alternativa, por exemplo, no indica s alternncia, pode indicar tambm escolha ou excluso. 3. Memorizar uma lista bsica de conjunes para cada grupo (aditivas, explicativas...) 4. Apresentar as conjunes que podem aparecer em mais de uma lista. A conjuno e, por exemplo, vocs vero que pode ser aditiva, adversativa ou conclusiva. Sistematizar essas conjunes poupar ao aluno tempo de raciocnio para resoluo da questo. Parece muito? Talvez, at porque estamos falando de um assunto, que, comprovadamente, um dos que mais aparecem nas provas de portugus. Mas tudo fica muito simples, uma vez que se crie um mtodo de anlise das questes. A, a Lngua Portuguesa deixa de ser um amontoado de regras e informaes e passa a ser vista como disciplina que hoje trabalhada por meio de um raciocnio lgico e objetivo nas provas de concursos pblicos. Nessa aula, conhecemos as conjunes coordenativas e os valores semnticos que elas representam. Na nossa aula 03, estudaremos as conjunes subordinativas e seus respectivos valores, comparando os dois grupos, preparando voc para as mais variadas questes de provas. Por ora, ficamos por aqui e esperamos vocs em nossos prximos encontros. Um abrao a todos!

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE PORTUGUS REGULAR PROFESSORES: ADRIANA FIGUEIREDO E FERNANDO FIGUEIREDO

www.pontodosconcursos.com.br

14

You might also like