You are on page 1of 3

BACALHAU NOITE FELIZ Igredientes e modo de preparo 1kg de Bacalhau da Noruega 2kg de batata-inglesa 4 cebolas mdias 100g de azeitonas

5 ovos 250ml de azeite PR-PREPARO: Cortar o bacalhau em pedaos e dessalg-lo. Aps o dessalgue, retirar a pele e cozinhar os pedaos juntamente com as batatas descascadas e partidas ao meio. Aps o cozimento, escorrer a gua ainda fervente e deixar esfriar at uma temperatura manusevel. Desfiar o bacalhau em pequenas lascas e cortar as batatas em rodelas. Cozinhar os ovos at endurecerem, esfri-los e cort-los em rodelas. Cortar as cebolas cruas em rodelas. PREPARO FINAL: Usar uma travessa funda de vidro tipo pirex ou de barro e arrumar os ingredientes da seguinte forma: uma camada de lascas de bacalhau seguida por uma de batatas e outra e cebolas, ovos e azeitonas. Repetir as camadas at o trmino dos ingredientes. Nesta operao s devem ser usados 2/3 da quantidade de batatas. O restante dever ser transformado em pur. Aps a arrumao, reglos com o azeite e cobri-los com o pur. Pincelar a cobertura com gema de ovo cru e levar a travessa ao forno at obter um dourado suave.

Receita e ingredientes para o Bacalhau Portuguesa (4 pessoas):


1 Kg de Bacalhau Porto; 1 Pimento verde; 1 Pimento amarelo; 1 Pimento vermelho; 3 Tomates; 3 Cebolas; 10 batatas (pr-cozidas); 1 vidro de palmito; Azeite extra virgem; Azeitonas pretas portuguesas; Organo.

Modo de preparo:

Para dessalgar o bacalhau, primeiramente retire o couro das postas ainda secas, e em seguida coloque-as num pirex com gua e deixe na geladeira por 24 horas. Nesse perodo troque de gua pelo menos trs vezes. Depois coloque as postas numa panela com gua, leve ao fogo e tire quando levantar fervura. Esse processo bem eficaz para no deixar que as postas se desmanchem caso voc faa trs ou quatro fervuras seguidas. Unte um pirex grande com azeite. Coloque as postas do bacalhau e em seguida as batatas, os pimentes, os tomates e as cebolas cortadas em rodelas. Depois regue generosamente com o azeite extra virgem e salpique um pouco de organo. Vale a pena investir num bom azeite extra virgem, considerado por muitos um coadjuvante esse ingrediente merece mais ateno. Leve ao forno por 30 minutos e antes de servir adicione as azeitonas. Pronto, bom apetite!

BACALHAU AO FORNO Ingredientes 800g de bacalhau,1 lata pequena de azeite de oliva 3 batatas cortadas em rodelas,2 cebolas pequenas cortadas em rodelas finas,1 pimento verde sem sementes cortado em rodelas finas,1 pimento vermelho sem sementes cortado em rodelas finas, 2 tomates sem sementes cortados em rodelas,1 lata de ervilha,2 ovos cozidos cortados em rodelas 100g de azeitonas verdes inteiras,Coentro, salsa e cebolinha a gosto,100 ml de leite de coco,Sal Modo de Preparo retire a pele do bacalhau, lave em gua corrente e coloque numa vasilha coberto com gua por aproximadamente 12 horas, trocando a gua duas vezes. Retire as espinhas. Desfie em lascas e reserve. num refratrio, coloque metade do azeite de oliva, forre o fundo com a batata, acrescente o bacalhau e alterne camadas de cebolas, pimentes, tomates, ervilhas, ovos, azeitonas e temperos verdes. regue com o restante do azeite de oliva e o leite de coco. acerte o sal, se necessrio. leve ao forno mdio, coberto com papel alumnio por 30 minutos. Retire o papel aps 15 minutos de forno.

You might also like