You are on page 1of 21

SERVIO PBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO

RESOLUO N 31/2006 Aprova o Projeto Poltico-Pedaggico do Curso de Graduao em Cincias Contbeis, do Centro de Cincias Aplicadas e Educao, Campus IV, desta Universidade.

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extenso, da Universidade Federal da Paraba, no uso de suas atribuies e tendo em vista o que deliberou em reunio realizada em 23 de maio de 2006 (Processo n 23074.009227/06-01),

CONSIDERANDO: a importncia de um Projeto Poltico-Pedaggico dinmico que estar em constante processo de avaliao; a necessidade de formar profissionais para atuar nos campos de trabalho emergentes na rea; os critrios e os padres de qualidade estabelecidos pela UFPB para a formao de profissionais; as diretrizes fixadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394/96, que orientam a elaborao curricular; as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduao em Cincias Contbeis, institudas atravs da Resoluo CNE/CES n 10, de 16 de dezembro de 2004; a Resoluo N 34/2004-CONSEPE, que orienta a elaborao e reformulao dos Projetos Polticos Pedaggicos dos Cursos de Graduao da UFPB; RESOLVE:

Art. 1 Aprovar o Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Graduao em Cincias Contbeis da UFPB.

1 Compreende-se o Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Graduao em Cincias Contbeis da UFPB, como sendo o conjunto de aes sociopolticas e tcnico-pedaggicas relativas formao profissional que se destinam a orientar a concretizao curricular do referido Curso.

2 As definies relativas aos objetivos do Curso, perfil profissional, competncias, atitudes e habilidades, e campo de atuao dos formandos encontram-se relacionadas no Anexo I.

Art. 2 O Curso de Graduao em Cincias Contbeis, Bacharelado, do Centro de Cincias Aplicadas e Educao do Campus IV, tem como finalidade conferir o grau de bacharel aos alunos que cumprirem as determinaes constantes da presente Resoluo

Art. 3 O Curso de Graduao em Cincias Contbeis, Bacharelado, do Centro de Cincias Aplicadas e Educao, com a durao mnima de 08 (oito) e mxima de 12 (doze) perodos letivos para o turno diurno e durao mnima de 10 (dez) e mxima de 15 (quinze) perodos letivos para o turno noturno, ser integralizado com 2.760 (duas mil e setecentas e sessenta) horas, equivalentes a 184 (cento e oitenta e quatro) crditos. Pargrafo nico. Ser permitida a matrcula em no mximo 28 (vinte e oito) e no mnimo 18 (dezoito) crditos por perodo letivo para o turno diurno e no mximo () e no mnimo () crditos por perodo letivo para o turno noturno, excetuando-se os casos julgados excepcionais pelo Colegiado do Curso. Art. 4 A composio curricular, integrante do Projeto Poltico-Pedaggico, resulta de contedos fixados de acordo com as especificaes abaixo apresentadas, sendo desdobrados conforme especificado no Anexo II. Composio Curricular

Contedos Curriculares

Crditos

C/H

1. Contedos Bsicos Profissionais 1.1 Contedos Bsicos Profissionais 1.2 Estagio Supervisionado Total 80 20 1.200 300 54,3 %

100 1.500 2. Contedos Complementares 60 16 08 84 900 240 120 1.260

2.1 Contedos Complementares Obrigatrios 2.2 Contedos Complementares Optativos 2.3 Contedos Complementares Flexveis Total

45,7 %

TOTAL

184

2.760

100%

Art. 5 As modalidades de componentes curriculares sero as seguintes: I disciplinas; II atividades a) atividades de iniciao pesquisa e/ou extenso; b) seminrios - discusses temticas; c) atividades de monitoria; d) elaborao de trabalho de concluso de curso; e) participao em eventos; f) oficinas e congneres; III estgios; IV outras atividades relevantes para a formao do aluno, mediante aprovao do colegiado. 1 O Estgio Supervisionado est includo nos contedos bsicos profissionais, e ter durao de 300 (trezentas) horas. 2 Nos contedos complementares obrigatrios sero includas as disciplinas Metodologia do Trabalho Cientfico e Pesquisa Aplicada a Hotelaria que constituiro a base para o desenvolvimento do Trabalho de Concluso do Curso TCC. 3 As modalidades de componentes previstas nos incisos II, III e IV deste artigo sero regulamentadas pelo Colegiado do Curso para fins de integralizao curricular.

Art. 6 O Curso adotar o regime de crditos. Pargrafo nico. A estruturao curricular, resultante da lgica de organizao do conhecimento, em semestres letivos, ser feita conforme especificado no Anexo III.

Art. 7 Sero vedadas alteraes, num prazo inferior a 08 (oito) perodos letivos, ressalvados os casos de adaptao s normas emanadas pelo CNE e pelo CONSEPE, considerando tambm as emergncias scio-poltico-educativas.

1 Adaptaes curriculares de carter emergenciais, como alteraes de ementas, alteraes no fluxograma, redefinio de pr-requisitos, sero aprovadas pelo Colegiado do Curso e os Departamentos envolvidos, e encaminhadas Pr-Reitoria de Graduao para homologao.

2 Alteraes resultantes das Diretrizes Curriculares Nacionais e das normas da UFPB sero aprovadas pelo Colegiado do Curso e pelos Departamentos envolvidos, e encaminhados ao CONSEPE, ouvida a Pr-Reitoria de Graduao, para aprovao.

Art. 8 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extenso da Universidade Federal da Paraba, em Joo Pessoa, 4 de julho de 2006.

RMULO SOARES POLARI Presidente

ANEXO I Resoluo n 31/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto Poltico-Pedaggico do Curso de Graduao em Cincias Contbeis, do Centro de Cincias Aplicadas e Educao, do Campus IV da UFPB.

DEFINIES DO CURSO

01. OBJETIVOS DO CURSO O curso de Cincias Contbeis no Campus IV, cuja criao foi autorizada pelo Conselho Universitrio (CONSUNI), tem como foco a formao de contadores e gestores das informaes contbeis, capazes de desenvolver, analisar e implementar sistemas de informao contbil e de controle gerencial, exercendo com tica as atribuies e prerrogativas previstas na legislao pertinente. O curso prepara profissionais em nvel superior capacitados para programar, acompanhar e controlar o processo de gesto oramentria e financeira, coordenando, coletando, registrando, analisando e interpretando os fenmenos que produzem alteraes na situao econmica, financeira e patrimonial das empresas.

02. PERFIL PROFISSIONAL

O curso de graduao em Cincias Contbeis se prope formar bacharis com slidos domnios acadmicos, cientficos e tecnolgicos no seu campo de atuao, com capacidade de: Compreender as questes cientficas, tcnicas, sociais, econmicas, e financeiras, em mbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organizao; Apresentar pleno domnio das responsabilidades funcionais envolvendo apuraes, auditorias, percias, arbitragens, noes de atividades atuariais e de qualificaes de informaes financeiras, patrimoniais e governamentais, com plena utilizao de inovaes tecnolgicas; Revelar capacidade crtico-analtico de avaliao, quanto s inovaes tecnolgicas. Em termos da abrangncia profissional, o contador pode atuar das seguintes formas: profissional autnomo, empresrio ou prestador de servios tcnicos de contabilidade, auditor e consultor; funcionrio responsvel nas reas de contabilidade, auditoria interna, controladoria e oramento financeiro, consultoria fiscal-tributria, custos e planejamento gerencial e anlise das demonstraes contbeis de entidades pblicas ou particulares; percias contbeis judiciais ou extrajudiciais; avaliao de bens patrimoniais; constituio, incorporao, ciso, fuso ou liquidao de empresas; magistrio superior; servidor pblico em todas as instncias governamentais.

3. COMPETNCIAS E HABILIDADES Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Curso de graduao em Cincias Contbeis deve possibilitar formao profissional que revele, as seguintes competncias e habilidades: Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Cincias Contbeis e Atuariais; Demonstrar viso sistmica e interdisciplinar da atividade contbil;

Elaborar pareceres e relatrios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usurios, quaisquer que sejam os modelos organizacionais; Aplicar adequadamente a legislao inerente s funes contbeis;

Desenvolver, com motivao e atravs de permanente articulao, a liderana entre equipes multidisciplinares para a captao de insumos necessrios aos controles tcnicos, gerao e disseminao de informaes contbeis, com reconhecido nvel de preciso; Exercer suas responsabilidades com o expressivo domnio das funes contbeis, incluindo noes de atividade atuariais e de quantificaes de informaes financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econmicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e prestao de contas de sua gesto perante sociedade, gerando tambm informaes para a tomada de deciso, organizao de atitudes e construo de valores orientados para a cidadania; Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informao contbil e de controle gerencial, revelando capacidade crtico-analtica para avaliar as

implicaes organizacionais, sobretudo aquelas relacionadas s novas tecnologias da informao; Exercer com tica e proficincia as atribuies e prerrogativas prescritas na legislao especifica, revelando domnios adequados aos diferentes modelos organizacionais. 4. CAMPO DE ATUAO O mercado de trabalho para o contador desafiador e caracteriza-se como sendo um dos mais amplos, haja vista que a informao contbil indispensvel no processo de gesto das organizaes e ao mundo dos negcios de um modo geral. O campo de atuao desse profissional inclui, entre outras, empresas pblicas e privadas, rgos governamentais, como consultorias, instituies de ensino superior e de pesquisa.

ANEXO II Resoluo n 31/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto PolticoPedaggico do Curso de Graduao em Cincias Contbeis, do Centro de Cincias Aplicadas e Educao, do Campus IV da UFPB.

COMPOSIO CURRICULAR CURSO DE CINCIAS CONTBEIS MODALIDADE: BACHARELADO

Contedos Curriculares 1. Contedos Bsicos Profissionais 1.1 Contedos Bsicos Profissionais 1.2 Estagio Curricular Total 2. Contedos Complementares 2.1 Contedos Complementares Obrigatrios 2.2 Contedos Complementares Optativos 2.3 Contedos Complementares Flexveis Total TOTAL (1 + 2)

Crditos

Carga Horria

80 20 100

1.200 300 1.500 54.3%

60 16 08 84 184

900 240 120 1.260 2.760 45.7% 100%

COMPOSIO CURRICULAR CURSO DE CINCIAS CONTBEIS MODALIDADE: BACHARELADO

1. Contedos Bsicos Profissionais 1.1 Contedos Bsicos Profissionais Disciplinas Portugus Instrumental Introduo Sociologia Introduo Administrao Administrao Financeira Introduo ao Direito Pblico e Privado Direito Empresarial Legislao Social: Direito do Trabalho e Previdncia Direito Tributrio Economia I Mercado Financeiro e de Capitais Matemtica Aplicada Contabilidade Matemtica Financeira Introduo Estatstica Estatstica Aplicada Contabilidade Contabilidade I Contabilidade II Contabilidade III Contabilidade IV Contabilidade Internacional Informtica Aplicada Contabilidade Total Crditos 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 80 Carga Horria 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 1.200 Contabilidade I Contabilidade II Contabilidade III Introduo Estatstica Matemtica Aplicada Contabilidade Introduo Administrao

Pr-requisitos

1.2 Estagio Curricular

Estgio Supervisionado I Estgio Supervisionado II Estgio Supervisionado III Estgio Supervisionado IV Total TOTAL (1.1 + 1.2)

04 06 06 04 20 100

60 90 90 60 300 1.500 Estgio Supervisionado I Estgio Supervisionado II Estgio Supervisionado III

2. Contedos Complementares

2.1 Contedos Complementares Obrigatrias

Pesquisa Aplicada Contabilidade Metodologia do Trabalho Cientfico Trabalho de Concluso do Curso tica Profissional Teoria de Contabilidade Anlise das Demonstraes Contbeis Anlise de Custos Auditoria Contbil I Percia Contbil e Arbitragem Contabilidade Pblica Contabilidade de Custos Contabilidade Tributria I Controladoria Organizacional Contabilidade Gerencial Sistemas de Informaes Gerenciais TOTAL

04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 60

60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 900

2.2 Contedos Complementares Optativos (Mnimo de 16 crditos/ 240 horas)

Introduo Filosofia Introduo Psicologia Auditoria Contbil II Chefia e Liderana Gesto Contbil Contabilidade Social Contabilidade Gerencial Contabilidade Rural

04 04 04 04 04 04 04 04

60 60 60 60 60 60 60 60

Contabilidade Atuarial Contabilidade Hospitalar Contabilidade Estratgica Contabilidade da Construo Civil Contabilidade de Hotelaria e Restaurantes Contabilidade Tributria II Contabilidade Comercial Contabilidade para Organizaes do Tercirio Consultoria em Contabilidade Ingls Instrumental I Ingls Instrumental II Espanhol Comercial I Espanhol Comercial II Liderana Situacional Administrao Mercadolgica Fundamentos de Anlise de Investimentos Economia Brasileira Economia da Tecnologia Economia do Setor Tercirio Economia Clssica Introduo ao Processamento de Dados Oramento e Financiamento Governamental Oramento Empresarial e Planejamento Estratgico Economia das Organizaes Economia II

04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04 04

60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60 60

2.3 Contedos Complementares Flexveis (Mnimo de 08 crditos/ 120 horas)

Tpicos Especiais em Contabilidade I Tpicos Especiais em Contabilidade II Total (2.1 + 2.2 + 2.3)

04 04 84

60 60 1.260

ANEXO III Resoluo n 31/2006 do CONSEPE, que aprova o Projeto PolticoPedaggico do Curso de Graduao em Cincias Contbeis, do Centro de Cincias Aplicadas e Educao, do Campus IV da UFPB.

EMENTAS CURSO DE CINCIAS CONTBEIS

Portugus Instrumental Leitura, anlise e produo textual. O texto e sua dimenso: relaes internas e externas. Habilidade bsica de produo textual: Objetividade, clareza, condio, preciso. Tipo de textos: o relatrio (linguagem e estrutura, componentes discursivos, apresentao). Estudo e pratica da norma culta e escrita: ortografia e acentuao; concordncia regncia: colocao pronominal.

Introduo Sociologia Contexto histrico do surgimento da sociologia. A sociologia, seus objetivos e mtodos. Conceitos fundamentais. Anlise da sociedade brasileira. Elementos da sociologia aplicada. Questes especficas.

Introduo Administrao Papel do administrador, fornecendo os conhecimentos bsicos nesta rea. Noes preliminares da administrao em atendimento s funes profissionais.

Administrao Financeira A Funo Financeira na Empresa. Risco Econmico e Risco Financeiro. Anlise Financeira. Anlise Econmica. Administrao do Capital de Giro. Efeitos da Alavancagem. Investimentos. Financiamentos. Poltica de Dividendos. Planejamento Financeiro.

Instituies do Direito Pblico e Privado Introduo ao Estado do Direito. Direito Civil. Direito Constitucional e Administrativo.

Legislao Social: Direito do Trabalho e Previdncia Direitos e deveres do empregado e do empregador. Contrato de trabalho. Diretos dos trabalhadores urbanos e rurais. Assistncia judiciria. Organizao sindical. Previdncia social brasileira: inscrio, manuteno e perda da qualidade de segurado. Prescrio legal.

Direito Tributrio Direito tributrio. Tributo. As fontes de Direito Tributrio. Vigncia, aplicao, interpretao e integrao da legislao tributaria. Fato gerador. Credito Tributrio. A partilharia. Classificao dos impostos sobre produtos industrializados.

Economia I Fundamentos do sistema econmico; uma viso geral da evoluo do capitalismo a nvel internacional; a antiga e a nova diviso do trabalho e seus efeitos sobre a economia brasileira; introduo a microeconomia (formao de preos e tipos de mercados); introduo macroeconomia (poltica fiscal e monetria); noes de contabilidade nacional.

Mercado Financeiro e de Capitais Sistema financeiro brasileiro. Mercado de aes e seus indicadores. Caractersticas das instituies financeiras. Mercado de opes e futuros. Riscos na atividade bancaria. Funcionamento das instituies financeiras. Modelos de avaliaes dos ativos negociados, de precificao de ativos, derivativos. Seleo de carterias e teoria de Markowitz.

Matemtica Aplicada a Contabilidade Nmeros naturais, inteiros, racionais e reais. Razes e Propores. Regra de Trs. Conceito de funo polinomial, logartmica, exponencial e racional simples. Noes de limite. Derivadas. Regras de derivao; derivao da funo composta. Derivadas sucessivas. Aplicao das derivadas: mximos, mnimos, concavidades, pontos de inflexo, grficos.

Matemtica Financeira Juros e descontos simples. Juros e descontos compostos. Equivalncia de capitais. Rendas. Emprstimos. Depreciao. Correo monetria.

Estatstica I Instrumentos bsicos da metodologia estatstica, familiarizando o aluno com os modelos estatsticos, modelos estes cada vez mais difundidos e necessrios soluo de problemas prticos; mltiplas aplicaes da matria, nos campos de experimentao cientifica.

Estatstica Aplicada s Contabilidade Conceitos fundamentais de estatstica. Representao tabular e grfica. Medidas de tendncia central e variabilidade. Noes sobre probabilidade. Distribuio binominal e normal. Noes

sobre processo de amostragem. Nmeros-ndice. Correo monetria e deflacionamento de dados. Noes de correlao. Sries temporais.

Contabilidade I Contabilidade: conceitos, objeto, objetivos. Informao Contbil: conceitos, tipos e usurios. Princpios de Contabilidade: postulados, princpios e convenes. Princpios Fundamentais de Contabilidade segundo o CFC. Patrimnio: conceitos, representao grfica, equao fundamental. Fatos Contbeis. Escriturao. Dbito e Crdito. Livros Contbeis. Contas: Ativo, Passivo e Patrimnio Lquido. Plano de Contas. As variaes do Patrimnio Lquido. Receitas e Despesas. Noes das operaes tpicas de uma empresa. Constituio de empresa: registros contbeis.; Noes de Demonstraes Contbeis: Balano Patrimonial e Demonstrao de Resultado do Exerccio.

Contabilidade II Operaes com Estoques. Avaliao de Estoques: Inventrio Permanente (PEPS, UEPS e MPM), Inventrio Peridico, outras formas de tratamento de estoques: Preo Especfico, Custo ou Mercado. Operaes com Duplicatas: a receber e a pagar. Operaes Financeiras Ativas e Passivas. Operaes com Imobilizado: aquisio, avaliao e reavaliao Contabilizao. Depreciao, Amortizao e Exausto. Provises e Reservas. Receitas e Despesas Antecipadas conceitos e contabilizao. Avaliao dos Ativos e Passivos.

Contabilidade III Balancete de Verificao. Balano Patrimonial. Demonstrao de Resultado do Exerccio. Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. Demonstrao dos Resultados Acumulados. Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos. Demonstrao do Valor Adicionado.Demonstrao de Fluxo de Caixa. Balano Social. Correo do Balano, DOAR e Mutaes do PL. Demonstraes Consolidadas.

Contabilidade IV Atos e fatos jurdicos. Direito Empresarial e evoluo. Comrcio: sentido econmico e jurdico. Comerciante. Empresa. Estabelecimento comercial. Fundo de comrcio. Locaes. Organizao contbil. Empresa pblica. Autarquia. Sociedades. Sistema financeiro. Instituies financeiras. Open Marketing. Bolsa de valores. Contratos. Direitos reais. Direito martimo: noes. Ttulos de crdito e suas vrias espcies. Falncia. Concordata.

Informtica Aplicada Contabilidade Arquitetura e organizao de computadores. Sistemas operacionais. Arquivos e banco de dados. Linguagens de programao. Comunicao de dados. Aplicativos: processadores de textos, bancos de dados e planilha eletrnica.

Estgio Supervisionado I Constituio de empresas. Abertura de empresas de comrcio, industria e servios nas formas jurdicas de sociedade annima e limitada e sociedade simples. Empresas de fins lucrativos no cdigo civil. Rotinas de admisso de funcionrios. CAGED. Frias. 13 Salrio. Valestransportes. Folha de Pagamento. Resciso de Contrato de Trabalho. Pr-labore. Recolhimentos de FGTS, INSS, IRRF. RAIS-Relao Anual de Informaes Sociais.

Estgio Supervisionado II Realizao de trabalhos prticos, na rea de contabilidade aplicada ao setor industrial: contabilidade de custos e sua integrao com a contabilidade financeira. Terminologia contbil e implantao de sistemas de custos. Fluxo dos custos. Esquema bsico da contabilidade de custos. Departamentalizao. Apurao do custo total e por unidade produzida.Vivenciar as rotinas prticas do Setor Fiscal de uma indstria, utilizando os documentos reais atuais (notas fiscais, livros fiscais, etc.), como tambm, os software e impressos fiscais atualmente em uso.

Estgio Supervisionado III Escriturao Contbil. Balancete de Verificao. Fluxo de Caixa. Apurao do Resultado do Exerccio. Conciliao bancria. Registros no Livro de Apurao do Lucro ReaL - LALUR. Elaborao das Demonstraes Contbeis.

Estgio Supervisionado IV Demonstraes Contbeis. Ajustes nas Demonstraes Contbeis. Anlise das Demonstraes Contbeis: Horizontal e Vertical. Anlise de Liquidez. Anlise da Rentabilidade. Grau de Endividamento. Anlise de Insolvncia. Avaliao dos Indicadores. Identificao de Pontos Fortes e Fracos. Relatrio de Anlise. Escriturao sinttica e demonstraes contbeis do sistema financeiro e patrimonial. Encerramento de balanos. Prestao e tomada de contas pblicas.

Contabilidade Internacional Normas internacionais de contabilidade - NIC e harmonizao contbil. GAAP. FASB e IASC. O conselho federal de contabilidade, IBRACON, CVM e o processo normativo. A Organizao das Naes Unidas - ONU, a Conferncia de Comrcio e Desenvolvimento- UNCTAD, comisso de peritos contadores e as Normas Internacionais de Contabilidade e Relatrios Contbeis -ISAR.

Metodologia do Trabalho Cientfico A construo do conhecimento. Tcnicas de estudo: diretriz para a leitura, analise e interpretao de textos, sntese, resumo, fichamento, seminrio, oficina pedagogia, esquema e resenha. Elaborao de textos, artigos e trabalhos para congressos, etc.

Pesquisa Aplicada Contabilidade Conceito de pesquisa cientifica, papel e importncia. Tipos de pesquisa. Elaborao de projeto de pesquisa.

Trabalho de Concluso de Curso Elaborao do Trabalho final do Curso. Apresentao e defesa do trabalho.

tica Profissional tica e Moral. Princpios e Valores ticos. Valores Universais. Direitos Humanos. A equidade e os conflitos de valores. Responsabilidade social, moral e tica. A tica Profissional do contador. Legislao Profissional e Cdigo de tica do Contabilista.

Teoria da Contabilidade Evoluo Histrica da Contabilidade. O perodo pr-cientfico e cientfico da Contabilidade. Natureza e objeto cientfico do conhecimento contbil. Teorias e teoremas contbeis. Informao contbil e finalidades do conhecimento contbil. Postulados, princpios e convenes contbeis. Estrutura conceitual da contabilidade. Ativo: sua natureza e mensurao. Passivo: sua natureza e reconhecimento. Patrimnio Lquido: conceituao. Receitas, Ganhos, Despesas, Perdas: conceitos e reconhecimento. Conceitos de Lucro. Demonstraes Contbeis, evidenciao.

Anlise das Demonstraes Contbeis Estrutura das Demonstraes Contbeis no Brasil. Anlise das Demonstraes Contbeis: objetivos, usurios, tcnicas, relatrios, limitaes. Anlise Horizontal e Vertical. Anlise de Liquidez. Anlise da Rentabilidade. Grau de Endividamento. Anlise de Insolvncia. Indicadores, ndices e Quocientes.

Anlise de Custos Custeio varivel e por absoro. Contribuio marginal. Maximizao da margem de contribuio atravs da programao linear. Relao Custo/Volume/Lucro. Fixao de preos de venda e maximizao do lucro. Custos Padro: anlises e contabilizao. Curva de Aprendizagem: conceituao, aplicao e limitaes. Implantao de sistemas de custos.

Auditoria Contbil I e II

Fundamentos de auditoria. Normas e princpios de auditoria. Mtodos, procedimentos e tcnicas de auditoria. Tcnicas e procedimentos para a elaborao de relatrios e pareceres de auditoria.

Percia Contbil e Arbitragem Fundamentos: origem, evoluo, conceitos, objetivos e finalidades. O perfil profissional do perito. Normas de Percia Contbil. Planejamento da Percia. Procedimentos e Tcnicas Periciais. Classificao da Percia: Judicial, Extrajudicial e Arbitral. Papel de Trabalho Pericial. Perito-Contador e Perito-Assistente. Honorrios Periciais. Principais Aplicaes da Percia Contbil. Laudo Pericial. Mediao e Arbitragem.

Contabilidade Pblica Estrutura da administrao publica brasileira. Campo de atuao da contabilidade publica, regimes contbeis. Oramento publico. Crditos adicionais. Receita publica. Despesa publica. Suprimentos de fundos. Estrutura de patrimnio publico. Escriturao contbil na administrao publica. Balanos e levantamentos de contas. Legislao bsica da contabilidade publica.

Contabilidade de Custos Contabilidade de custos e contabilidade financeira. Princpios bsicos da contabilidade de custos. A contabilidade de custos e a contabilidade gerencial. O custo nas empresas. Terminologia de custos. Filosofia de custeiros. Esquemas bsicos da contabilidade de custos. Departamentalizao. Etapas da implantao de sistema de custo. Critrios de rateios dos custos. Materiais diretos, mo de obra direta. Sistemas de controle de produo. Principais mtodos de formao de preo de venda. Custo integrado contabilidade. Calculo do custo de produo.

Contabilidade Tributria I Escriturao do Contribuinte. Depreciao de Bens do Ativo Imobilizado. Depreciao Acelerada incentivada. Amortizao. Exausto de Recursos Minerais. Exausto de Recursos Florestais. Provises. Tributos e Multas por Infraes Fiscais. Contribuies Parafiscais. Fundo de Garantia por Tempo de Servio. Despesas de conservao de Bens e Instalaes. Juros sobre o Capital Social. Arrendamento Mercantil. Formao Profissional. Alimentao do Trabalhador. Vale-Transporte. Operaes de Carter Cultural e Artstico. Variaes Monetrias. Lucro Presumido. Lucro Arbitrado.

Controladoria Organizacional A Organizao: viso sistmica, misso, subsistemas empresariais modelo de gesto. O papel da controladoria nas organizaes. As funes do Controller e sua posio na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um rgo. Controle: conceitos e instrumentos de controle gerencial. Sistemas de Informaes. Processos de Planejamento e Controle. Contabilidade por Responsabilidade. Centro de Lucro e preo de transferncia. Conceitos gerenciais de mensurao. Introduo ao modelo GECON.

Metodologia. Aplicaes Gerenciais. Avaliao de Desempenho e suas implicaes comportamentais. Relatrios Gerenciais. Balanced Scorecard e suas implicaes gerenciais.

Sistemas de Informaes Gerenciais Conceitos bsicos de sistemas e Teoria dos Sistemas. Ciclo de vida dos sistemas informaes. Sistemas de Informaes empresariais: sistema de processamento transaes, sistemas de informaes gerenciais, sistema de apoio gesto e sistemas informaes contbeis. Fluxos operacionais, gerenciais e financeiros. Projetos de sistemas informaes contbeis. de de de de

Introduo Filosofia Do mito racionalidade do pensamento ocidental (identidade e diferena); a histria da filosofia; a questo do fundamento: o ser, o sujeito, a linguagem; as categorias fundamentais da filosofia terica e prtica: a questo da verdade, a questo do bem; leitura propedutica de textos filosficos.

Introduo Psicologia Sistematizao histrica: estruturalismo. Funcionalismo. Behaviorismo. Gestalt. Psicanlise. Mtodos: experimental. Estudo de campo. Os testes. Atividades profissionais dos psiclogos. reas de especializao da psicologia: psicologia animal; fisiologia do desenvolvimento; clinica diferencial, educacional, industrial.

Chefia e Liderana Problemas de lideranas. Relacionamento inter-pessoal e inter-grupal. Estilos de liderana. Gesto Contbil A contabilidade no contexto do processo decisrio. Demonstraes contbeis: instrumento de controle e avaliao de desempenho. Os ndices como medidas de variao do poder aquisitivo da moeda. Os efeitos da correo monetria legal e integral. Informaes contbeis para decises de financiamentos e investimentos. Tcnicas de controladoria e relatrios gerenciais. Custo-padro e oramento contbeis. Demonstraes contbeis a preos histricos e a preos histricos corrigidos. Demonstraes contbeis a preo de reposio e a preos diferenciais ou custos correntes corrigidos. Relaes de Custo/Volume/Lucro. Converso das demonstraes contbeis para moeda estrangeira.

Contabilidade Social Anlise dos agregados macroeconmicos correntes. Formao e reposio do capital nacional. Sistema modelo de contas sociais. As contas nacionais do Brasil. Relaes inter-industriais. Registro de transaes internacionais. Efeitos macroeconmicos das variaes de preo. Esquemas integrais de contabilidade social.

Contabilidade Gerencial Uso da contabilidade para fins gerenciais. Analise de valores relevantes. Analise dos efeitos da inflao nas contas e nas demonstraes contbeis. Analise das demonstraes contbeis para efeito gerencial. A integrao dos sistemas de contabilidade (financeira e de custos) e oramento. Controladoria gerencial e controle oramentrio e administrativo. Uso de amostragem no sistema de informaes contbeis. Emisso de relatrio gerencial para tomada de decises.

Contabilidade Rural A contabilidade rural e seu campo de aplicao. Patrimnio da empresa rural. Gesto. Escriturao contbil. Registros de operaes tpicas. Encerramento de exerccio.

Contabilidade Atuarial Estudar os regimes de capitalizao que possibilitam a cobertura de sinistros e o pagamento de aposentadorias e penses. Investigar o processo evolutivo das distribuies etrias, salarial e de ocorrncia de sinistros, visando o estabelecimento dos prmios mdios (preo de contribuio ou pagamento de seguro) que oferea cobertura aos beneficirios dos planos.

Contabilidade Hospitalar Instituies hospitalares: forma jurdica, constituio e caractersticas. Atividade hospitalar: caractersticas da administrao hospitalar. Sistema de informao em uma instituio de sade. Plano de contas na atividade hospitalar. Sistemas de custos hospitalares. Entidades hospitalares pblicas e sistema nico de sade (SUS).

Contabilidade Estratgica Modelos contbeis de avaliao operacional em tempo real; Operacionalizao estratgica e informes contbeis; Implantao da estratgia e criao de valor sob o enfoque da contabilidade estratgica; sistemas de informaes com base na contabilidade estratgica, valores de entrada e valores de sada; o processo de tomada de decises e a contabilidade.

Contabilidade da Construo Civil Empresas de Construo Civil. Unidades Imobilirias. Estoques. Plano de Contas. Custos. Vendas. Apurao do lucro. Caso prtico. Demonstrao Financeira.

Contabilidade de Hotelaria e Restaurantes Caracterstica do sistema contbil de hotelaria, restaurantes e afins. Plano de contas. Procedimentos contbeis. Demonstraes contbeis.

Contabilidade Tributria II Aplicar as tcnicas contbeis nos termos da legislao aplicada a dada atividade sob os aspectos do IR, IPI, ICMS, ISS e outros.

Contabilidade para Organizaes do Tercirio Conceito, origem e evoluo do cooperativismo; legislao aplicvel s sociedades cooperativas: legislao societria e tributria. Aspectos particulares da contabilidade das sociedades cooperativas.

Consultoria em Contabilidade Perfil do Consultor. Consultoria Autnoma. Empresas de Consultoria (Estrutura, Custos, Formas de Constituio). Conceito de "Produto" em consultoria. O Ambiente de trabalho. Como vender servios de consultoria. Por que e como contratar servios de consultoria. Gerenciamento dos servios. Diagnsticos e Relatrios. Qualidade e Reciclagem profissional.

Ingls Instrumental I e II Estudo de textos na rea especifica de Biblioteconomia: assimilao do vocabulrio tcnico, compreenso, interpretao e traduo. Pratica para fins profissionais. Noes de redao.

Espanhol Comercial I Compreenso e interpretao de textos de natureza geral e acadmica. Desenvolvimento de estratgias bsicas de abordagem textual. Introduo ao estudo das estruturas bsicas gramaticais da lngua espanhola.

Espanhol Comercial II Aprofundamento e ampliao dos conhecimentos nos nveis morfosinttico, pragmtico e lxico.

Liderana Situacional

Esta disciplina apresenta questes fundamentais sobre as propriedades estruturais e psicodinmicas dos grupos e das equipes, levando os alunos: a) compreenso, sobretudo, do papel de um gestor na formao e desenvolvimento de equipe; b) reflexo e reconhecimento dos seus potenciais e limitaes como ocupantes deste papel de gesto. Enfatiza aspectos tericos e vivenciais bsicos ao funcionamento de grupos e equipes, tais como: tenso, coeso e conflitos nas relaes de grupo/equipe; negociao e tomada de deciso; comunicao interpessoal, percepo emptica, abertura e feedback; motivao e criatividade em equipe; liderana e relaes de poder; alm de propiciar espao para o auto-conhecimento e o desenvolvimento pessoal.

Administrao Mercadolgica O papel de Marketing nas organizaes e na sociedade. O comportamento do consumidor. O composto de Marketing: administrao de produtos/servios, administrao do preo, administrao da distribuio, administrao da promoo. Administrao da fora de vendas.

Fundamentos de Anlise de Investimentos Estudos descritivo-compreensivos da estrutura e funcionamento do sistema financeiro nacional em seus quatro segmentos de mercado: de credito; cambial; monetrio e de capitais. Situao atual e evoluo. Correlacionar alternativas de financiamento/endividamento ou aplicaes de recursos financeiros, propiciando ao administrador instrumental analtico essencial ao processo decisrio implcito a administrao financeira. Pratica de operaes nos quatro mercados.

Economia Brasileira A crise dos anos 60: 1 fase; desacelerao e crise (1926/1964); 2 fase: o novo ciclo expansivo (1968/1973): recuperaes e auge; desacelerao e crise. A evoluo da economia brasileira (1974/1981); conjuntura; a poltica econmica de hoje: causas do desequilbrio interno e externo- impasse e alternativas 9serao reservadas 30h/a para analise de conjuntura atravs de seminrios,painis, palestras e debates.

Economia da Tecnologia Estruturas de mercados e formao de preos: uma anlise no neoclssica. Dinmica e padres de concorrncia em mercados oligopolsticos. Teoria schumpeteriana da concorrncia e mudanas tcnicas. Competitividade e Tecnologia.

Economia do Setor Tercirio Conceito e indicadores de desenvolvimento scio-econmico. A evoluo da teoria do desenvolvimento econmico. A questo do subdesenvolvimento. A questo regional. Polticas de promoo do desenvolvimento econmico e social

Economia Clssica O curso discute, em carter introdutrio, questes metodolgicas da cincia econmica, abordando, em seguintes temas: noes de micro-economia, estruturas de mercado, a demanda e a oferta; noes de macroeconomia, os agregados macroeconmicos, os modelos macroeconmicos simplificados; noes de econmica monetria, as diferentes interpretaes da inflao e polticas de estabilizao; as relaes econmicas internacionais, taxa de cambio, balano de pagamento, relaes econmicas do Brasil com o resto do mundo e principais problemas.

Introduo ao Processamento de dados Introduo aos Computadores. Aplicaes do Computador na vida moderna. Evoluo e funcionamento dos Computadores. Linguagens existentes. Planilhas eletrnicas. Processador de textos. Banco de dados. Traador (plotador) de grficos.

Oramento e Financiamento Governamental Viso sistmica do processo oramentrio. Novos conceitos de oramento como instrumento de ao governamental; exposio e anlise da teoria e da prtica dos planos nacionais de desenvolvimento, dos oramentos plurianuais de desenvolvimento e do oramento-programa. Informaes da legislao que regulamenta os oramentos pblicos e do papel dos vrios rgos do governo no processo oramentrio.

Oramento Empresarial e Planejamento Estratgico A natureza do planejamento empresarial. Princpios, filosofias, estruturao e tipos de planejamento. Planejamento estratgico. Metodologia de elaborao e implementao. Diagnstico estratgico. Misso da empresa, objetivos e desafios empresariais. Estratgias empresariais. Projetos e planos de ao. Controle e avaliao. Planejamento ttico e operacional: conceitos e aplicaes. Planejamento econmico-financeiro em ambientes inflacionrios. Integrao oramentria. Oramento de vendas: quantitativo, monetrio, especificativo, temporal por condies de venda, etc. Instrumentos de previso e de controle. Oramento dinmico de vendas. Oramento de produo. Materiais: estoques, compras e consumo. Mo-de-obra: taxa padro de utilizao, aplainamento. Custos gerais de Produo. Oramento flexvel. Tcnicas de anlise da variabilidade dos custos. Aplicaes. Oramento das despesas post-fabricao. Oramento de Caixa e Bancos. Oramento das demonstraes contbeis. Oramento de investimentos.

Oramento e Financiamento Governamental As atribuies Econmicas do Estado. Administrao Pblica. Oramento Pblico: conceito, instrumentos de Planejamento, Princpios, Ciclo Oramentrio, Processo Oramentrio, Mecanismo de Alterao. Receita Pblica. Despesa Pblica. Elaborao de um case.

Economia II

O mercado monetrio e financeiro (moedas e bancos) o setor externo; Noes de economia internacional (balano de pagamentos, polticas cambiais); O setor governo (oramento monetrio, fiscal e das estatais). Teoria da concentrao industrial.

Economia das Organizaes Os problemas econmicos bsicos, teoria elementar do funcionamento dos mercados, produo e firma, determinao da renda.

Direito Empresarial Direito Comercial e evoluo. Atos e fatos jurdicos. Comrcio: sentido econmico e jurdico. Comerciante. Empresa. Estabelecimento comercial. Fundo de comrcio. Locaes. Organizao contbil. Empresa pblica. Autarquia. Sociedades. Sistema financeiro. Instituies financeiras. Open Marketing. Bolsa de valores. Contratos. Direitos reais. Direito martimo: noes. Ttulos de crdito e suas vrias espcies. Falncia. Concordata.

Controladoria Organizacional A Organizao: viso sistmica, misso, subsistemas empresariais modelo de gesto. O papel da controladoria nas organizaes. As funes do Controller e sua posio na estrutura organizacional. Autoridade e responsabilidade da Controladoria como um rgo. Controle: conceitos e instrumentos de controle gerencial. Sistemas de Informaes. Processos de Planejamento e Controle. Contabilidade por Responsabilidade. Centro de Lucro e preo de transferncia. Conceitos gerenciais de mensurao. Introduo ao modelo GECON. Metodologia. Aplicaes Gerenciais. Avaliao de Desempenho e suas implicaes comportamentais. Relatrios Gerenciais. Balanced Scorecard e suas implicaes gerenciais.

Contabilidade Comercial Contabilidade comercial e o campo de sua aplicao. Contabilizao da constituio e abertura de empresas comerciais. Registro de operaes especficas da gesto de uma empresa comercial. Operaes com mercadorias e controle de estoques. Contabilizao das operaes financeiras de uma empresa comercial. Encerramento do exerccio social.

You might also like